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Tarifa de ônibus de Curitiba será reajustada ainda neste mês de fevereiro
domingo, 17 de fevereiro de 2013
Não tem escapatória! A tarifa do transporte coletivo será reajustada até o final do mês, mas não deve passar de R$ 3. A informação foi dada pelo prefeito Gustavo Fruet (PDT), na manhã de ontem. “O sindicato das empresas afirma que o custo técnico é de R$ 3,10, mas evidentemente não vamos bancar esse preço”, declarou.
Também ontem, o presidente da Urbs, Roberto Gregório da Silva Júnior, protocolou dois ofícios na Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec). Um deles solicita a readequação dos valores do convênio vigente, que prevê subsídio de R$ 64 milhões ao sistema integrado de transporte coletivo metropolitano até maio. Porém, como em agosto, por decisão judicial, a Comec foi obrigada a adotar para as empresas das cidades vizinhas o mesmo valor pago às da capital, o custo técnico foi elevado e a prefeitura estima que a verba disponível só “dure” até março. Para garantir o subsídio até maio, seriam necessários mais R$ 17,7 milhões.
Interligação
Já o segundo pedido é para garantir a integração com 13 municípios metropolitanos por, no mínimo, 5 anos. “A tarifa única é um fator de justiça social. Não é subsídio apenas para a capital, mas para a região de maior demanda do Estado”, salientou. A Comec informou que não tinha conhecimento do teor dos documentos e que só poderá se pronunciar sobre a questão na segunda-feira.
Segundo o prefeito, o custo técnico da tarifa está sendo estudado e precisa ser definido ainda neste mês, por causa da data-base dos motoristas e cobradores, que estão em negociações com as empresas de ônibus. “Não é arbítrio nem chute. A partir disso, vamos definir qual será o impacto da tarifa cobrada do usuário. Nosso papel é garantir que a conta não fique só com o usuário”, afirmou. Fruet promete fortalecer o Conselho Municipal de Transporte e, com acompanhamento do Ministério Público, realizar auditoria do sistema de transporte coletivo, trabalho previsto para ser concluído em um ano.
Postado por Meu Transporte às 17:06 0 comentários
Marcadores: Paraná
Ônibus de Mauá terá novas tecnologias como GPS e ampliação de câmeras dentro dos coletivos
A Leblon Transporte de Passageiros anunciou uma série de investimentos que visam melhorar o atendimento aos passageiros em Mauá. Ações de respeito e preservação ao meio ambiente também estão entre os investimentos. Além disso, o passageiro de Mauá vai contar com tecnologia para que os serviços sejam mais regulares e para ampliar o nível de conforto nos ônibus.
Em breve, toda a frota da Leblon em Mauá vai ter um sistema de computador que orienta eletronicamente a condução dos ônibus. Os equipamentos já foram comprados e estão em fase de instalação. Isso vai proporcionar um comportamento melhor do motorista na direção, já que o sistema transmite em tempo real os dados de operação dos veículos. Com o controle de dirigibilidade é possível diminuir os riscos de acidentes e registrar ocorrências como freadas bruscas, impactos e curvas percorridas em alta velocidade.
- Blog Meu Transporte/Mauá
- Blog Meu Transporte/Mauá
O sistema também vai permitir que o setor de tráfego envie em tempo real mensagens de orientação aos motoristas, por um display no painel e detecte ocorrências repetidas, o que auxilia na programação dos serviços. É possível programar até a velocidade em determinados trechos e com o monitoramento, ajustar melhor os horários.
Segundo a Leblon, com o sistema, será possível ter um maior controle dos horários e das linhas.
O sistema de GPS vai ser modernizado, informa a empresa, e o passageiro vai consultar com mais precisão os horários e a localização dos ônibus em tempo real no site da Leblon (http://www.leblontransporte.com.br/).
Ainda na parte tecnológica, já estão sendo instalados monitores de TVs para os passageiros terem acesso a uma programação diferenciada, com serviços, informações e entretenimento enquanto estão nos ônibus da Leblon. Já são 15 veículos com os equipamentos, mas o objetivo é colocar nos 90 ônibus do lote 02. Mais que diversão, o sistema de monitores também representa segurança maior para os passageiros, já que além das TVs, os ônibus têm no painel uma tela de 10 polegadas que mostra a entrada e saída dos passageiros, facilitando o controle por parte do motorista da movimentação de pessoas na região das portas.
O número de câmeras em cada veículo também será ampliado de 4 para 6 aparelhos. Ainda de acordo com a Leblon, o objetivo é monitorar melhor o fluxo de pessoas dentro dos veículos, inibir a criminalidade e ajudar a elucidar possíveis ocorrências, como acidentes de trânsito ou mesmo esclarecer reclamações de passageiros quanto a postura dos funcionários.
Por Adamo Bazani
Postado por Meu Transporte às 17:05 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, BRT Transoeste ganha mais quatro estações
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
Quatro novas estações entraram hoje (15) em operação no corredor exclusivo para ônibus Transoeste, na Zona Oeste do Rio. As estações Três Pontes, 31 de Outubro, Cesarinho e Vila Paciência, ficam na Avenida Cesário de Melo, entre Paciência e Santa Cruz. As novas estações receberam ônibus da linha expressa e da paradora e vão funcionar diariamente das 5h à 1h.
A Transoeste, que liga a Barra da Tijuca a Campo Grande e Santa Cruz, atende por dia cerca de 220 mil pessoas. Com a conclusão das obras até Paciência, o corredor expresso passa a ter 44,5 quilômetros. Depois do término das obras, a Transoeste, que atualmente conta com 41 estações, passará a ter 64 pontos de embarque e desembarque e 56 quilômetros de extensão.
Atualmente a prefeitura finaliza a extensão do BRT (sigla em inglês para trânsito rápido de ônibus) até Campo Grande e a obra com mais 15 estações deve ser entregue no mês que vem.
"Estamos expandindo os nossos corredores expressos pela cidade, e a população carioca tem colaborado bastante. Essas obras são muito importantes porque integram a cidade e esse é o objetivo da prefeitura, fazer com que a cidade funcione, trazer um serviço de mobilidade urbana eficiente”, disse o secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório.
Os investimentos da Prefeitura do Rio incluem também as obras dos BRTs Transcarioca, que fará a ligação do terminal da Alvorada, na Zona Oeste, e a Ilha do Governador, na Zona Norte; Transolímpica, que fará a ligação entre a Barra da Tijuca e Deodoro, na Zona Oeste; e Transbrasil, que facilitará o acesso da Baixada Fluminense e o Centro da cidade.
"Até o fim do ano, nós pretendemos entregar os primeiros trechos da Transcarioca. As obras na Transolímpica já começaram, e a Transbrasil já está com um projeto de licitação. Temos um grande desafio pela frente que é facilitar essa movimentação na cidade para melhor conforto do carioca e para atender às necessidades dos grandes eventos que a cidade irá receber", concluiu o secretário.
Postado por Meu Transporte às 21:27 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Passagem de ônibus em Fortaleza volta a R$ 2 a partir deste sábado
O prefeito de Fortaleza, Roberto Claudio, assinou no início da tarde desta sexta-feira (15), decreto revogando o aumento da passagem de ônibus e restabelecendo o valor de R$ 2 para inteira e R$ 1, para a meia passagem. Os novos valores passam a vigorar a partir da zero hora deste sábado (16), segundo a Prefeitura. A decisão do desembargador Francisco de Assis Mendes, do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), que suspendeu o aumento, foi publicada nesta sexta-feira no Diário da Justiça Eletrônico (DJE).
O Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado do Ceará (Sindiônibus), afirmou que foi notificado na tarde desta sexta-feira e que cumprirá o que for determinado.
O decreto determinando o aumento da passagem foi assinado pela então prefeita Luizianne Lins, em dezembro de 2012. A atual gestão municipal havia entrado com o recurso contra o aumento na tarde de 8 de janeiro, em caráter de urgência. Não cabe recurso da decisão.
Mandado de Segurança
Durante o plantão judiciário, na terça-feira (12), o Consórcio Leste e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado (Sindiônibus) impetraram mandado de segurança pedindo a suspensão da decisão do desembargador Francisco de Assis Filgueira Mendes. O relator foi o desembargador Manoel Cefas Fonteles Tomaz. Ao apreciar o mandato de segurança, o magistrado entendeu que “não se vislumbra urgência que justifique a sua análise em regime especial, podendo, portanto, ser submetido ao regime de distribuição normal de autos”.
A ação de mandado de segurança é a medida cabível para a defesa de direito individual ou coletivo líquido e certo, ameaçado ou violado por ato ilegal ou abuso de poder de qualquer autoridade (policial e judiciária). Direito líquido e certo é aquele direito incontestável, que não admite controvérsia. No mandado de segurança não existe a produção de provas, ela é pré-constituída e documental.
Postado por Meu Transporte às 21:17 0 comentários
Marcadores: Ceára
Com apenas 74 km de rede ferroviária, São Paulo sofre com a mobilidade
Não há hoje assunto tão caro ao paulistano quanto mobilidade. É sua principal reclamação, seu maior anseio. Um terço das ideias recebidas na pesquisa Que SP Vc Quer? se refere a esse assunto, tanto em relação ao trânsito de carros e bicicletas quanto ao transporte público por ônibus, metrô ou trem. Esse quadro mostra o quanto o morador da metrópole está farto de chegar em casa esgotado, com o corpo dolorido do metrô lotado, de ficar em pé no ônibus sacolejante ou gastar horas no carro olhando o semáforo abrir e fechar, sem ninguém conseguir se mover.
O paulistano hoje demora, em média, 1h05 diariamente para ir de casa ao trabalho. Isso significa que quase um mês inteiro é desperdiçado no trânsito no decorrer de um ano. Para reverter esse quadro, as propostas mais bem avaliadas trazem uma solução há décadas repetida por especialistas: expandir significativamente a malha do metrô.
Apesar de antiga, essa ideia demorou muito para sair do papel. Os primeiros projetos paulistanos para o metrô foram discutidos ainda no início do século 20, quando cidades como Buenos Aires, Londres e Nova York já operavam suas primeiras linhas. Mas, em São Paulo, a inauguração do primeiro trecho só ocorreu em 1974 e a expansão da rede a partir daí foi lenta: menos de 2 km de trilhos por ano.
A rede paulistana tem 74 km de extensão, bem menos do que cidades menores, como Berlim (331 km) e Moscou (313 km), de capitais latino-americanas, como Cidade do México (226 km), e até de locais que fizeram metrô mais tarde, como Seul (563 km) e Xangai (437 km). "Não entendo por que tudo no Brasil tem de demorar tanto. A população precisa cobrar a execução dessas obras o quanto antes", diz Leandro Gomes Silva e Silva, estudante que mora na Alemanha e enviou a ideia vencedora da categoria Transporte Público.
Pelos planos oficiais, a meta é que, em 2040, São Paulo tenha 264 km de metrô - quase quatro vezes a malha atual. Somando o crescimento da rede de trens, monotrilhos e corredores de ônibus, o transporte coletivo de média e alta capacidades deverá ter 1.336 km naquele ano. Caso essas promessas realmente saiam do papel, o tempo de deslocamento ao trabalho do paulistano não deverá passar de 30 minutos, menos da metade do de hoje.
Postado por Meu Transporte às 21:08 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
DFTrans notifica empresas de ônibus por circularem fora do DF
O Transporte Urbano do Distrito Federal (DFTrans) proibiu três empresas de ônibus que atendem a pelo menos cinco regiões administrativas de circular fora das divisas do DF. Elas também não podem retirar ou substituir peças e equipamentos dos veículos.
A decisão foi publicada no Diário Oficial de quarta-feira (13), após o departamento receber denúncias de que as empresas Rápido Veneza, Rápido Brasília e Viva Brasília, que fazem parte do Grupo Amaral, estavam descaracterizando ônibus e levando os veículos para cidades de Goiás. A direção do DFTrans não informou a origem das denúncias.
O diretor do Grupo Amaral, Leonardo Silva, afirma que as preocupações manifestadas pelo DFTrans sobre a descaracterização da frota ou mesmo sobre o uso de ônibus do DF em outras cidades são infundadas. Silva disse que acredita que isso esteja acontecendo porque os veículos do grupo também circulam em duas cidades do Entorno. Segundo ele, isso não significa que o grupo esteja retirando ônibus do DF.
De acordo com diretor geral do DFTrans, Marco Antonio Campanella, o governo recebeu informações sobre a possível redução da frota das empresas e decidiu tomar a medida de forma preventiva. “Essa é uma instrução preventiva, uma retaguarda jurídica para que a gente possa agir no caso da confirmação de que os ônibus estão deixando o DF para outras unidades da federação”, disse.
O DFTrans informou que as empresas foram notificadas e devem apresentar até a próxima semana a listagem completa dos ônibus que circulam efetivamente dentro do Distrito Federal, conforme contrato mantido com o governo.
Campanella disse ainda que no ano passado o DFTrans assinou um Termo de Ajustamento de Conduta com o Grupo Amaral que previa recuperação da frota, investimento na empresa e cumprimento de cláusulas que estão pendentes no acordo coletivo com os trabalhadores.
Segundo o diretor do DFTrans, até agora esses itens do acordo não foram cumpridos. O Grupo Amaral não comentou esta declaração.
As três empresas do Grupo Amaral possuem 300 ônibus e atendem a 10% da população do Distrito Federal.
Postado por Meu Transporte às 21:04 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
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