Trolebus em SP
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A América Latina sonha com uma vida sem carro
segunda-feira, 16 de novembro de 2015
Você deixaria de usar o automóvel para pegar um trem que tivesse wi-fi, não fosse poluente e, mesmo ao frenar, gerasse a própria energia?
Trocar a comodidade do automóvel pelo transporte público sempre foi pouco atrativo para os latino-americanos por muitas razões: o mau estado dos veículos, a poluição, a baixa pontualidade e o serviço limitado a poucos bairros. Mas, nos últimos anos, surgiu uma nova geração de transporte limpo, que aos poucos se expande pela região.
Especialistas em transporte defendem que, além de ambiental, trata-se de uma questão de saúde e de economia. Por causa da crise brasileira, por exemplo, o uso dos trens metropolitanos do Rio de Janeiro aumentou 11% no último ano, promovendo um recorde no número de passageiros: 700.000 em apenas um dia, segundo a Supervia, empresa que opera a concessão do setor.
Para dar conta do aumento da demanda, o sistema ganhou o reforço de 120 trens que – apesar de contar com ar-condicionado – usam apenas um terço da eletricidade dos antigos. Além disso, ao frear, os veículos também geram energia, retroalimentando a rede elétrica. Um projeto envolvendo o Banco Mundial, a Supervia e o governo estadual do Rio de Janeiro tornou a aquisição possível.
“O transporte é o setor que mais consome combustíveis fósseis e no qual as emissões de CO2 crescem mais rapidamente no mundo. Por isso, investir no transporte de massa se torna essencial para cuidar do clima e dar mobilidade às pessoas”, avaliou o especialista em transporte Daniel Pulido, do Banco Mundial, após visitar as reformas de algumas estações para os Jogos Olímpicos de 2016.
Ele também destaca que, além de se tornarem mais verdes, os trens do Rio estão mais confiáveis: em 1998, alcançavam só 30% das metas de pontualidade; hoje, o índice chega a 90%. O sistema cobre 75% da área metropolitana do Rio de Janeiro, onde vivem cerca de 12 milhões de pessoas.
Enquanto o mundo busca ações para combater a mudança climática e evitar que a temperatura suba 4ºC até o fim do século, as redes de transporte de outras partes da América Latina se ampliam e se tornam mais sustentáveis.
Por exemplo, em Lima, no Peru, começaram obras da nova linha 2 do metrô, que se estende do leste da capital até o município de Callao, no oeste. “O plano é que haja seis linhas de metrô no futuro”, comenta o especialista em desenvolvimento urbano Eric Dickson, do Banco Mundial. Isso aliviará a forte pressão do tráfego na cidade de nove milhões de habitantes e ajudará a reduzir as emissões dos automóveis.
Outro passo importante para a mudança do transporte público da cidade foi a construção do primeiro corredor de trânsito rápido por ônibus, a exemplo do que existe há anos em Bogotá (Colômbia) e Curitiba, por exemplo. Ao mesmo tempo, 790 ônibus velhos e poluentes saíram de circulação, deixando de emitir 26.500 toneladas de gases causadores de efeito estufa.
Esses são apenas dois dos resultados de um projeto do Fundo para o Meio Ambiente Global (GEF, na sigla em inglês), que também reabilitou 33,2 km e construiu 19,4 km de ciclovias entre 2004 e 2010.
Já em Monterrey, uma das cidades mais poluídas do México, corredores de ônibus – que somam 30 km de extensão – e veículos de baixas emissões também prometem tornar o ar mais limpo. O sistema funciona há pouco mais de um ano e meio e calcula-se que evitará a emissão de cerca de 17.000 toneladas de CO2 por ano, o equivalente a tirar 5.700 carros de circulação.
O que move os veículos da Ecovía não é o diesel dos antigos veículos, mas o gás comprimido, que não expele fumaça escura nem deixa aquele mau cheiro pela rua.
E, para os 80.000 passageiros que circulam diariamente nos 80 ônibus, há muito mais itens de conforto do que nos antigos ônibus: ar-condicionado, wi-fi gratuito e acesso fácil a quem tem problemas de locomoção, por exemplo.
Tudo isso, aliado à maior rapidez – pois os ônibus têm corredor exclusivo –, gera a expectativa de que até 10% dos usuários do sistema deixem de ter um carro. Parece pouco, mas é um ponto de partida necessário para uma região que atualmente tem 80% da população vivendo em cidades. Mais ainda levando-se em conta que o percentual subirá para 90% em 2050.
Informações: Brasil Elpais
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Marcadores: Especialistas, M u n d o, Paraná, Rio de Janeiro, trem/metrô
Ônibus em Campinas terá sistema antifraude
A Transurc (Associação das Empresas do Transporte Coletivo Urbano de Campinas) vai gastar R$ 6 milhões para implementar um sistema de reconhecimento facial no transporte público de Campinas. O objetivo, segundo a associação, é coibir as fraudes por parte de usuários que usufruem de algum tipo de benefício, como os bilhetes únicos escolar, universitário e gratuito (destinados a pessoas com necessidades especiais e idosos). A associação admite, no entanto, não ter condições de manter fiscais em todos os coletivos e que se não houver reconhecimento da face de uma pessoa, ela terá de pagar a passagem e ir até a sede da Transurc para ter o caso avaliado. O Conselho de Transportes critica a prefeitura por não consultar a entidade e diz que vai acompanhar se a situação não causará constrangimento.
O sistema, que será composto de câmeras e validadores de cartões, já começou a ser instalado em toda a frota, que conta com cerca de mil ônibus. A expectativa da Transurc é que a nova fiscalização comece a funcionar entre janeiro e fevereiro de 2016.
"Não temos condições de ter fiscais em todos os ônibus da cidade, então o sistema trava e a pessoa não vai poder utilizar o cartão. Aí vai ter que pagar passagem se quiser andar e depois terá que ir até o prédio da Transurc para explicar a situação", relatou.
Questionado sobre possíveis falhas na identificação, como alterações faciais da pessoa em relação à foto, Barddal disse que possíveis falhas serão adequadas com o tempo. "Já estamos instalando os equipamentos com a expectativa de entrar em funcionamento entre janeiro e fevereiro. Vamos fazer testes antes. Ainda não temos definição de todas as possibilidades".
De acordo com a associação, em outubro, cerca de 5% a 10% dos beneficiários fraudaram o sistema. "Atualmente, o número de fraudes contra o sistema de transporte público é alto. A utilização de benefícios por quem não tem esse direito acaba onerando o sistema, com prejuízos para toda a população", apontou Belarmino da Ascenção Marta, presidente da Transurc.
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Marcadores: São Paulo
Em Salvador, Estação Bonocô vai atender 80 mil pessoas
Após dez meses em obras de construção, a estação Bonocô do sistema metroviário de Salvador será inaugurada nesta sexta-feira, 13, por volta das 9h, pelo governador Rui Costa e pelo ministro das Cidades, Gilberto Kassab.
Adilton Venegeroles l Ag. A TARDE |
O horário de funcionamento do terminal será o mesmo dos demais - de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 13h. O acesso continua sendo gratuito.
A operação comercial do metrô de Salvador vai começar no dia 21 de dezembro, quando será inaugurada a estação Pirajá do sistema. No entanto, o valor da tarifa do metrô, que será integrado aos sistemas de ônibus metropolitano e urbano, ainda não foi definido.
De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano do estado, Carlos Martins, entre os dias 21 e 22 deste mês, o governo irá anunciar o valor da tarifa e o modus operandi da integração entre os sistemas metroviário e de ônibus.
"As negociações em relação aos valores estão em andamento, com reuniões envolvendo os metropolitanos e urbanos", completa.
Intervenções
A estrutura da Estação Bonocô segue os mesmos padrões de acessibilidade já utilizados em outras: possui quatro escadas rolantes, dois elevadores, piso e sinalização táteis nas escadas fixas, além de sanitários adaptados para pessoas com deficiência.
Carlos Martins revelou que o investimento na construção da estação foi em torno de R$ 23 milhões. Ele conta que o equipamento já estava previsto no projeto original do sistema metroviário e seria o entroncamento com a linha 2. Com a mudança no projeto, o entroncamento passou para a estação Acesso Norte.
Martins ressalta que as obras desta estação foram conduzidas com o metrô em funcionamento e, por conta disso, a maioria das intervenções foi realizada das 22h às 4h. Cerca de 600 trabalhadores atuaram na construção do terminal.
"Tivemos que trabalhar muito tecnicamente, com todo o cuidado, pois o sistema estava funcionando, com a rede elétrica de três mil volts. Trabalhamos com o máximo de segurança", afirma Martins.
De acordo com o secretário, o projeto da estação Bonocô difere dos demais. "Tem traços arquitetônicos futuristas, chama a atenção de quem observa", pontua.
A estrutura conta com painéis compostos por chapas de alumínio e peças arquitetônicas de brises no revestimento lateral, que permitem a entrada da iluminação e ventilação natural. O entorno da estação será revitalizado com ciclofaixas e jardins, segundo informações do governo do estado.
Inicialmente, o acesso à estação é pela passarela existente, que foi reformada pela CCR Metrô Bahia, administradora do sistema. Mas outras duas - uma em cada lado da avenida - serão instaladas, de acordo com a concessionária.
Atendendo aos atuais padrões de acessibilidade, os equipamentos vão ligar os bairros de Cosme de Farias e Brotas à nova estação.
Postado por Meu Transporte às 08:00 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Novo edital do BRT de Sorocaba será apresentado na próxima semana
O novo edital de licitação do Sistema Bus Rapid Transit (BRT) será apresentado na próxima quarta-feira (18), às 10h, no salão de vidro do Paço Municipal. O objetivo é mostrar ao público quais os benefícios do projeto, a infraestrutura prevista para o sistema e os aspectos jurídicos e econômicos para a sua implantação.
Conforme destaca o secretário de Planejamento e Gestão, Edsom Ortega, o Tribunal de Contas do Estado (TCE) fez algumas observações no edital anterior e sugeriu alterações. A Comissão de Parceria Público Privada (PPP) analisou e acolheu as observações do TCE e, em decorrência disso, foi feita uma análise minuciosa do impacto dessas alterações, tanto na questão econômica, quanto técnica e jurídica. "Essa audiência do dia 18 é para explicar as mudanças a toda população, para que ela tenha as informações a respeito do novo edital", diz o secretário.
Além de apresentar o projeto, a audiência pública também servirá para colher subsídios, informações e sugestões. Depois do encontro, em um prazo de aproximadamente 15 dias, será publicado o novo edital, inclusive com os eventuais ajustes complementares, caso algum cidadão ou entidade faça sugestão ou questione algum item.
Para Ortega, o edital agora está completo e atendendo a todas as exigências do TCE em relação ao formato de concessão. A expectativa é de que o projeto atraia bastante interesse.
Postado por Meu Transporte às 07:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, São Paulo
Metrô do Recife passa a receber bicicletas diariamente
A partir desta segunda-feira os ciclistas poderão entrar de bicicleta, todos os dias, nos trens do Metrô do Recife. O horário, no entanto, é limitado: a partir das 20h30 e apenas no primeiro vagão, perto do maquinista. As regras para utilização estarão afixadas nas estações do Metrô.
A ideia é oferecer a opção dos 39,5 Km de percurso por trilhos aos trabalhadores que usam a bicicleta como meio de transporte, aumentando a possibilidade do uso do modal para deslocamentos maiores e contribuindo para mobilidade da cidade. A medida atende a solicitação da Associação Metropolitana de Ciclistas do Grande Recife (Ameciclo).
Há cinco anos, as bikes são bem vindas no metrô, aos sábados a partir das 13h e aos domingos, durante todo o dia.
Postado por Meu Transporte às 01:25 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Em Sorocaba, Faixa exclusiva para ônibus entra em operação na 2ª feira
Entra em operação nesta segunda-feira (16) a faixa exclusiva para o transporte coletivo da Avenida General Carneiro, em Sorocaba (SP). A faixa exclusiva operará das 6h às 8h e das 17h às 19h, da Praça Nove de Julho à Praça Oxford. Ela possui 4,4 quilômetros de extensão e tem como objetivo melhorar a circulação dos ônibus.
A velocidade máxima permitida na faixa da direita será de 50km/h, já que ciclistas e pedestres também utilizarão esta faixa para circulação junto com o transporte coletivo. Nas outras duas faixas de rolamento a velocidade permanece em 60 km/h.
Segundo a prefeitura, a faixa exclusiva poderá ser utilizada pelo transporte coletivo urbano, transporte especial, fretamento com passageiros, taxis com passageiros, transporte escolar com passageiros, transporte intermunicipal e suburbano e veículos em operações emergenciais como ambulâncias, bombeiros e viaturas de polícia, conforme prevê o artigo 29, inciso VII do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A faixa também pode ser utilizada por bicicletas que tenham a partir do aro 20.
A via receberá 123 placas de regulamentação, advertência e sinalização de solo diferenciada que indicará a presença da faixa exclusiva. A avenida possui câmeras de monitoramento e é acompanhada em tempo real pelos agentes de trânsito da Urbes que estão no Centro de Controle Operacional (CCO).
Com a proibição do estacionamento e o ordenamento do fluxo da avenida, também haverá ganho de fluidez para os usuários dos veículos particulares. Durante 30 dias de operação das faixas exclusivas os agentes de trânsito irão orientar sobre a proibição de transitar na faixa e, por 15 dias, sobre a proibição de estacionamento.
Rotas alternativas
Os motoristas que dirigem pela Avenida General Carneiro para a Zona Norte poderão utilizar o Corredor Mário Covas (via Rua Humberto de Campos) como alternativa. Já a opção para quem deseja seguir para a Zona Sul é utilizar as Ruas Lituânia ou Celidônio do Monte como opções. Os condutores que seguem para o Centro podem utilizar a Rua Belarmino Moraes de Arruda como opção.
Linhas do transporte coletivo: ao todo, 16 linhas utilizarão o novo corredor exclusivo da Avenida General Carneiro.
Informações: G1 Sorocaba e Jundiaí
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Postado por Meu Transporte às 01:23 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
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