Trolebus em SP
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São Paulo: Av. Paulista tem ônibus mais lento que pedestres
quarta-feira, 25 de maio de 2011Postado por Meu Transporte às 17:04 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Natal, Greve de ônibus causa caos no trânsito
terça-feira, 24 de maio de 2011
Trajetos que eram feitos em uma hora, em dias normais, com apenas 30% dos ônibus rodando pelas ruas passaram a demorar até cinco horas, como relatou o açougueiro Joílson Cipriano, 38 anos. Morador do loteamento Jardim Progesso, na Zona Norte de Natal, ele trabalha no bairro de Felipe Camarão e necessita tomar dois ônibus para chegar ao local de seu emprego. "Saí de casa às 5h da manhã e até agora (9h) ainda estou na parada esperando um ônibus para chegar no serviço", contou o açougueiro.
Após mais de quatro horas de espera, ele conseguiu chegar à empresa em que trabalha somente às 10h. Joílson Cipriano afirmou que, caso a greve continue, fará um percurso diferente para ir o trabalho. "Vou pegar o trem, descer na estação do bairro das Quintas e ir a pé até Felipe Camarão. Assim, pelo menos, chego na hora", explica. Outra usuária, a técnica em hemoterapia Maria Neci, 48 anos, não tem a mesma alternativa, pois mora em Macaíba e trabalha no Hemonorte, em Tirol. O percurso que era feito em até 40 minutos, passou a ser realizado, ontem, em mais de quatro horas.
Para os motoristas que compõem a frota emergencial, a manhã do primeiro dia de greve também não foi fácil. Segundo Aílton Pereira, condutor de um ônibus da linha "Soledade II - Ponta Negra", com os carros superlotados, as viagens ficaram mais complicadas. "Estou levando em média 350 passageiros por cada viagem. Os ônibus estão superlotados", explica ele.
Na saída da Zona Norte, principalmente no conjunto Panatis, a situação era caótica na manhã de ontem. Os poucos coletivos que passavam no local não paravam, por estarem superlotados. Quem procurava o transporte alternativo deparava-se com a mesma situação, chegando até a ver-se alguns microônibus trafegando com as portas abertas e com as pessoas penduradas para fora.
AumentoO Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos (Seturn) entrou com um pedido, na manhã de ontem, junto ao Tribunal Regional do Trabalho, pedindo que a frota de emergência passe a ser de 60% do efetivo de ônibus disponíveis. "Algumas empresas tiveram problemas com atrasos nas saídas dos ônibus, pois os motoristas demoraram a chegar aos seus locais de trabalho. Com esse pedido, esperamos regularizar o atendimento", explica Augusto Maranhão, diretor de comunicação do sindicato patronal.
Postado por Meu Transporte às 14:02 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
São Paulo: CPTM, METRÔ E EMTU recebem doações da “Campanha do Agasalho”
Postado por Meu Transporte às 14:02 0 comentários
Marcadores: Campanhas, São Paulo, trem/metrô
Em São Luís, Ônibus não circulam no segundo dia de greve
Postado por Meu Transporte às 13:50 0 comentários
Marcadores: Maranhão
Ônibus movido a hidrogênio tem menor impacto na poluição
Postado por Meu Transporte às 07:40 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Vitória, Transcol quer implantar onda verde para evitar atrasos e colocar ar-condicionado em todos os ônibus
De acordo com o secretário de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, a medida seria possível graças a um Centro de Controle Operacional que permitiria o rastreamento dos veículos, além de um computador de bordo, presente em todos os ônibus. Ele diz que a tecnologia não chegou a ser adotada em Bogotá, Colômbia, onde esteve entre os dias 15 e 19 para conhecer o modelo de transporte, mas já existe em outros países.
Em Bogotá e Cali - cidade próxima, com características mais parecidas com a da Região Metropolitana de Vitória - a comitiva do governo estadual encontrou outras sugestões para o transporte capixaba.
Lá, algumas plataformas de embarque e desembarque dos corredores exclusivos têm entrada subterrânea para pedestres, os veículos têm ar condicionado e os pátios são próximos dos terminais de ônibus para que os coletivos não atrapalhem o trânsito quando forem para a garagem.
Damasceno também ressaltou que os locais de travessia de pedestres, a sinalização e as calçadas acompanham o projeto do corredor exclusivo.
O próximo passo é reunir a equipe que foi ao local para estudar o que pode ser aplicado no Estado. Cerca de 30 pessoas, entre empresários, políticos e membros do governo, participaram da visita. (Carla Nascimento)
Empresa estrangeira pode dar consultoriaO sistema de transporte coletivo de Bogotá agradou tanto a comitiva do Estado que a empresa responsável pelo serviço - a Transmilenium - foi convidada a prestar consultoria no projeto de implantação dos corredores exclusivos do Espírito Santo. Na Colômbia, o modelo existe há dez anos. De acordo com o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno, os técnicos da região devem dar uma palestra em Vitória, no próximo dia 31. O horário e local ainda não foram definidos. A comitiva do Estado também realizou uma pesquisa com os usuários do sistema de transporte de Bogotá. A população apontou a rapidez como um dos principais benefícios do corredor exclusivo. Mas até mesmo o visual dos ônibus e das plataformas de embarque e desembarque podem servir de inspiração para o modelo capixaba. O projeto deve ficar pronto até dezembro deste ano.
Propostas trazidas da Colômbia
Ideias de bogotá que podem virar realidade aqui
Um trecho da avenida só para ônibus e pedestres e outros em sistema binário para carros. A proposta é usar esse modelo no centro de Vitória, com a Av. Princesa Isabel só para ônibus e a Jerônimo Monteiro e a Getúlio Vargas, em sistema binário
Um Centro de Controle Operacional com possibilidade de rastrear a frota
Plataformas com estrutura que permita a ventilação e cobertura que facilite a saída de ar quente
Plataformas com duas faixas, uma delas para ônibus expresso
Pátios de garagens próximos aos terminais para evitar o trânsito de ônibus na área urbana
Ar condicionado nos ônibus
Passagem subterrânea para pedestres nas plataformas
Pavimentação de concreto
Sobre os corredores
Quilômetros: Inicialmente serão 52 quilômetros
Investimento: Entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões por quilômetro
Projeto:Deve ficar pronto em dezembro
Obras:Começam no segundo semestre de 2012 e em 3 anos uma boa parte deve estar funcionando
Fonte: Gazeta Online
Postado por Meu Transporte às 07:10 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Espiríto Santo
Em Niterói, Licitação vai reduzir frota de ônibus à metade
O projeto prevê que a frota de aproximadamente 600 ônibus que integram o sistema municipal deverá ser reduzida pela metade. Com isso, 13 linhas serão extintas ou absorvidas por outras, enquanto outras 14 terão itinerários alterados.
O superintendente do Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Rio de Janeiro, Márcio Barbosa, afirma que as empresas da região já estão se estruturando para o processo de licitação.
Postado por Meu Transporte às 01:56 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Bilhete de ônibus interestadual na rede em 2012
Postado por Meu Transporte às 01:53 0 comentários
Marcadores: Brasil, Reportagem especial