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Em Vitória, Governo lança o aplicativo “Ônibus GV”
segunda-feira, 27 de maio de 2019
Em mais uma ação visando à melhoria do transporte público da Região Metropolitana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria dos Transportes e Obras Públicas (Setop) e da Companhia de Transportes Coletivos de Passageiros do Estado (Ceturb-ES), lançou o aplicativo Ônibus GV, uma plataforma de informação para quem utiliza o serviço.
O lançamento foi realizado no Salão São Tiago, no Palácio Anchieta, em Vitória, e contou com as presenças do governador do Estado, Renato Casagrande; do secretário dos Transportes e Obras Públicas, Fábio Damasceno; e do diretor-presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés, entre outras autoridades.
O Aplicativo Ônibus GV é a ferramenta oficial do Sistema Transcol e que conecta o usuário ao transporte público. Além da previsão de horário para os veículos do Transcol e os que fazem as linhas municipais de Vitória, o aplicativo vai permitir que o usuário acesse a rede wi-fi durante a viagem, além de uma plataforma de entretenimento, a primeira do tipo em ônibus urbano no País.
Em sua fala durante o evento, o governador Renato Casagrande destacou as ações que estão sendo desenvolvidas pelo Estado para melhoria do transporte público e da mobilidade na Região Metropolitana.
“O lançamento do aplicativo é um passo a mais na nossa política de mobilidade humana, que é transportar e dar oportunidade às pessoas. São 600 mil passageiros usando o transporte coletivo na Grande Vitória por dia. O wi-fi, a rede de internet gratuita, é muito importante, pois o passageiro pode aproveitar que está no ônibus para trabalhar, se distrair usando o entretenimento que estamos disponibilizando e também pode ficar bem informado. Quem usa ônibus quer qualidade, conforto, entretenimento, velocidade e segurança e acredito que a tecnologia pode nos ajudar. Já temos câmeras em todos os ônibus e precisamos melhorar o protocolo de alerta para inibir os crimes que acontecem nos coletivos”, afirmou o governador.
A reestruturação e modernização do Sistema Transcol são prioridades dentro das ações do Governo do Estado para a melhoria da mobilidade urbana. Em janeiro deste ano, foi assinado o reequilíbrio financeiro do contrato e feito o reajuste para que as empresas que operam o sistema pudessem retomar os investimentos previstos no contrato, como a renovação de frota, incluindo a aquisição de veículos com ar-condicionado.
“Nós assumimos este compromisso com a população de oferecer mais qualidade no serviço de transporte público. O Estado passou quatro anos sem investimentos no Transcol e isso envelheceu a frota, degradou o sistema e contribuiu para afastar o usuário. Então, desde o início deste ano estamos empenhados em recuperar e modernizar o sistema, agregando tecnologia e incorporando informação que vão facilitar o acesso e melhorar a qualidade deste serviço”, destacou o secretário Fábio Damasceno.
"O aplicativo é um incremento de tecnologia no transporte público que possibilita o rastreamento e monitoramento das rotas, além de garantir mais facilidade para o usuário na busca dos itinerários desejados", reforçou o presidente da Ceturb-ES, Raphael Trés.
No momento, também está sendo feita a migração da tecnologia utilizada pela Bilhetagem Eletrônica, que vai permitir a implantação do Bilhete Único Metropolitano e a integração com os sistemas municipais, aquaviário, entre outras possibilidades.
Novos ônibus produzidos no ES
Durante a cerimônia de lançamento do aplicativo, o governador Casagrande também anunciou que a maioria dos 100 novos ônibus com ar-condicionado, que entrarão em operação ainda este ano, está sendo produzida na fábrica da Marcopolo de São Mateus, na região norte do Estado. “Com diálogo entre as empresas que realizam o transporte, quase a totalidade negociou com a Marcopolo e os novos ônibus serão produzidos no Espírito Santo, em São Mateus, gerando emprego e renda para as famílias capixabas”, ressaltou.
Além disso, o desenvolvimento do aplicativo e a tecnologia de wi-fi e entretenimento a bordo para o Sistema Transcol também está sendo feito por uma empresa capixaba, a Geocontrol. No momento, 100 ônibus já circulam com o sinal e serão 600 - incluindo todas as linhas troncais - até o final deste ano.
Como usar o Ônibus GV
Antes de iniciar uma viagem, o usuário poderá, por meio do aplicativo, consultar (para ônibus do Sistema Transcol e linhas municipais de Vitória):
- A previsão de horário (estimativa do tempo que falta para o ônibus chegar ao ponto selecionado).
- Localização atual (ao selecionar o ônibus de sua preferência, é possível visualizar a localização do ônibus naquele momento).
- Itinerário (ao selecionar o ônibus no aplicativo, também é possível ver todo o trajeto que o ônibus fará).
Durante a viagem:
- O aplicativo Ônibus GV permite utilizar a rede de wi-fi, que estará disponível nas linhas do Sistema Transcol para acessar as redes sociais, sites de notícias, entre outros.
- O Ônibus GV também traz uma plataforma exclusiva de entretenimento que o usuário poderá acessar sempre que estiver a bordo.
Como utilizar:
- Para acessar a previsão de horários, localização e itinerários, basta baixar o aplicativo Ônibus GV no Google Play ou Apple Store* e instalá-lo no celular.
- Para conectar ao wi-fi e à plataforma de entretenimento, baixe e instale o aplicativo. Quando estiver a bordo, abra o aplicativo, clique no ícone do wi-fi assista ao vídeo institucional e pronto: o acesso será liberado.
*Para o sistema iOS, o aplicativo Ônibus GV ficará disponível entre 48h e 72h.
Informações: Ceturb
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Marcadores: Espiríto Santo
Em BH, Linhas de ônibus de vilas contam com veículos novos com ar condicionado
Quatro novos micro-ônibus começaram a circular em três linhas que atendem a vilas de Belo Horizonte: a 511 (Estação Ponto São José/Jardim Alvorada), a 740 (Tupi/Mirante) e a 826 (Montes Claros/Rua São Rômulo). Os micro-ônibus têm o mesmo desenho dos novos ônibus do transporte público de Belo Horizonte e o mesmo conforto. O preço da tarifa é R$ 1,00. Na integração com um ônibus de linha convencional, o usuário paga a tarifa do sistema, de R$ 4,50.
Atualmente, as vilas e favelas são atendidas por 16 linhas, operadas com uma frota de 32 micro-ônibus, que transportam 523.207 passageiros/dia útil. As linhas 740 e 826 começaram a circular no ano passado. Em março deste ano entrou em funcionamento a linha 902, atendendo a uma antiga solicitação da comunidade do bairro Taquaril.
A Prefeitura de Belo Horizonte tem atendido, por meio das Comissões Regionais de Transportes e Trânsito (CRTTs), as demandas da população por transporte público nos locais antes não contemplados com o atendimento.
Informações: BHTrans
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Marcadores: Minas Gerais
Trensurb amplia bilheterias em todas estações para venda do SIM Múltiplo
Após um período experimental, a Trensurb ampliou definitivamente às bilheterias de todas as suas estações a venda do SIM Múltiplo, cartão que permite o carregamento com créditos suficientes para até dez viagens de metrô. Hoje, cerca de 40% dos 170 mil passageiros diários da Trensurb acessam o sistema usando cartões unitários ou múltiplos.
Os créditos do SIM Múltiplo não têm um prazo limite para utilização, sendo válidos indefinidamente para uso nos bloqueios do metrô – exclusivamente, uma vez que não podem ser utilizados em ônibus ou lotações. A colocação de créditos pode ser realizada somente no momento da compra. Após a utilização de todas as passagens, o cartão deve ser introduzido no bloqueio para recolhimento, como já acontecia com o SIM Unitário. Novos cartões com a identidade visual do SIM Múltiplo já estão disponíveis, porém os antigos cartões unitários também estão sendo aproveitados como múltiplos.
Oferecendo a possibilidade de compra de diversos créditos de uma só vez, sem necessidade de cadastramento prévio, a Trensurb busca proporcionar aos usuários mais praticidade e menos tempo de espera nas filas das bilheterias. O cartão múltiplo também gera economia à empresa, diminuindo o custo operacional de controle e manutenção do sistema unitário, bem como os prejuízos com a perda de cartões.
SIM Passagem Antecipada
O cartão SIM Múltiplo não substitui o cartão SIM Passagem Antecipada, aceito também nos ônibus urbanos e lotações de Porto Alegre, dando direito a um desconto de 10% nas integrações do metrô com linhas de ônibus da capital. Diferentemente do novo cartão múltiplo, o SIM Passagem Antecipada possibilita ainda a transferência de créditos para um novo cartão em caso de perda ou roubo e pode ser recarregado com créditos equivalentes a trezentas viagens de metrô. A solicitação de confecção do cartão SIM Passagem Antecipada exige, porém, um cadastramento, que pode ser realizado no quiosque de atendimento localizado na Estação Canoas, de segunda a sexta-feira, das 10h às 20h, ou no Centro Integrado de Passagem Escolar e Isenção, na Rua Uruguai, 45, Centro de Porto Alegre, também de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h30.
Informações: Trensurb
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Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Prefeitura de Cuiabá abre licitação para contratar novo modelo de transporte coletivo
A Prefeitura de Cuiabá abriu licitação nesta sexta-feira (24) para contratação de empresa que preste serviço de transporte coletivo na capital. A licitação foi aberta nesta sexta-feira (24), com edital publicado no Diário Oficial de Contas.
Atualmente, cerca de 150 mil passageiros utilizam o sistema de ônibus diariamente.
O edital permanece aberto por 45 dias e garante ampla concorrência a empresas de todo Brasil, desde que as mesmas preencham todos os requisitos estabelecidos.
A vencedora será aquela que apresentar toda a documentação necessária e o menor preço para a execução do serviço. O prazo da concessão é de 20 anos, prorrogáveis por mais 10.
Para participar do novo certame, as empresas terão que oferecer muito mais ao usuário, segundo o procurador do município, Daniel Barion. As diretrizes da nova concessão vão além da oferta de ônibus novos.
O contrato prevê:
- 100% da frota com ar condicionado, em 5 anos;
- Câmeras de monitoramento em todos os ônibus;
- As empresas contratadas também vão fazer o transporte rural para os distritos de Aguaçu, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Cinturão Verde;
- As concessionárias também devem oferecer o transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida;
- A frota passará por controle de qualidade.
Além de novas tecnologias, as empresas terão que oferecer veículos híbridos e elétricos. E, para melhorar a trafegabilidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai implantar novas faixas exclusivas para ônibus.
O novo projeto de transporte urbano também prevê a construção de terminais, nos locais onde seriam as estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Um dos terminais seria no Coxipó e outro na região do Bairro CPA.
A formalização dos contratos também deve ser revista. Atualmente, os acordos não preveem a implantação de melhorias por parte das concessionárias do serviço. A partir de agora, segundo a administração, elas terão que apresentar essas propostas ao longo da vigência do contrato.
Informações: G1 MT
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Marcadores: Mato Grosso
Prefeitura de SP suspende assinatura de contratos com empresas que venceram licitação de ônibus
domingo, 26 de maio de 2019
A Prefeitura de São Paulo suspendeu na tarde desta sexta-feira (24) a assinatura dos contratos com as empresas que venceram a licitação do serviço de ônibus na capital paulista. A decisão veio depois que o Tribunal de Justiça derrubou a lei que ampliava o prazo das concessões.
O TJ considerou "inconstitucional" o artigo sétimo da lei que ampliou para 20 anos, o prazo contratual para as concessões dos serviços de transporte coletivo da capital.
Entre outras razões, a inconstitucionalidade foi declarada porque a alteração na lei estava "desvirtuando a essência do texto que era regular a concessão de terminais de ônibus e não a exploração dos serviços de transporte coletivo urbano de passageiros".
A licitação atual foi feita com base nessa lei.
Para o Instituto de Defesa do Consumidor (Idec), o correto agora é refazer todo o processo. “Os 20 anos são ruins. Primeiro que ele engessa um sistema por muito tempo e a gente está tendo mudanças muito grandes na mobilidade com aplicativos, patinetes, outras coisas”, diz Rafael Calábria, pesquisador de mobilidade urbana do Idec.
“Então, é bom que se corrija agora o edital e também se avance em outros pontos para gerar um edital melhor nos próximos meses.”
A licitação de linhas de ônibus de São Paulo é uma das maiores do país, totalizando R$ 71 bilhões, em 33 contratos.
A decisão considerou "inconstitucional" o artigo 7º da lei 16.211/2015, que aumentou de 15 para 20 anos, prorrogáveis por até mais 20 anos, o prazo contratual para as concessões dos serviços de transporte coletivo de São Paulo. Toda a licitação atual de ônibus da Prefeitura, que já teria efeito em 2020, foi feita com base nessa lei.
A decisão tem efeito retroativo.
Diz o artigo 7º da lei:
para a concessão: 20 (vinte) anos, contados da data de assinatura do contrato, prorrogáveis por até igual período, devidamente justificado pelo Poder Público.
A inconstitucionalidade foi declarada porque o artigo 7º da lei foi incluído por uma emenda de autoria de um parlamentar. Mas a legislação prevê que a matéria só pode ser de autoria do Executivo (administração municipal) e a lei original tratava apenas sobre concessão de terminais de ônibus, e não de serviço de transporte.
A decisão foi tomada pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça, em acórdão datado de quarta-feira (22), mas que só foi divulgado nesta sexta (24).
O prefeito Bruno Covas disse que "a Prefeitura ainda não foi formalmente notificada da decisão". "A Procuradoria Geral do Município está desde a manhã debruçada sobre essa decisão pra analisar os impactos dela em relação aos contratos de ônibus. Assim que tivermos uma decisão da Procuradoria, vamos anunciar".
O coordenador da Rede Nossa São Paulo, Américo Sampaio, disse que a decisão afeta "totalmente" a licitação em andamento, já que, segundo ele, "todos os cálculos, contratos e processos foram feitos com base no período de 20 anos". "Entendemos que anula totalmente a licitação e o contrato", disse ele.
Durante o processo, a Câmara de Vereadores defendeu a constitucionalidade da lei, afirmando que, além de não impor despesas, guarda "pertinência temática" com a lei e o seu decreto que regulamenta. A Prefeitura, por sua vez, afirmou no processo que a lei tinha apenas ofensa reflexão na Constituição do Estado.
TCM autorizou a concessão
Na semana passada, o Tribunal de Contas do Município liberou a assinatura dos contratos com as empresas vencedoras da licitação de ônibus da cidade de São Paulo.
O edital prevê depósitos em 48 meses sobre os terminais e 3 depósitos para o sistema de monitoramento. O TCM fez a correção para que o processo pudesse seguir.
Segundo o despacho do colegiado, "fica determinada a obrigação de depósito imediato, na data da assinatura dos contratos, pelos concessionários, do valor dos investimentos previstos para cada um dos ajustes (de forma parcelada conforme cronograma já preestabelecido no edital e não integral como equivocadamente constou), valor que será aportado ao Fundo de Investimentos quando da sua efetiva constituição. Para tanto, a SPTrans deverá indicar uma conta corrente específica para depósito e guarda dos referidos valores até que seja feito o aporte ao fundo".
A novidade que passa a vigorar é que as empresas de ônibus serão obrigadas a formar uma Sociedade de Propósito Específico e criar um Fundo de Transporte com recursos para investimentos em melhorias dos terminais de ônibus para a criação do Centro de Controle Operacional para monitoramento da frota.
Como é sistema de ônibus da capital?
Cerca de 9,5 milhões de passageiros por dia;
1.340 linhas;
14.377 ônibus;
Custos de operação chegam a R$ 8 bilhões por ano;
Subsídio pago pela Prefeitura às empresas custa quase R$ 3 bilhões ao ano.
Veja as empresas vencedoras
LINHAS ESTRUTURAIS – 9 LOTES:
Consórcio Bandeirante - E1
Sambaíba - E2
Viação Metrópole Paulista - E3, E7
Via Sudeste- E4
Mobi Brasil- E5
Viação Grajaú- E6
Transvida - E8
Gatusa - E9
LINHA LOCAIS DE ARTICULAÇÃO REGIONAL - 10 LOTES:
Consórcio Bandeirante- AR1
Sambaíba - AR2
Metrópole Paulista- AR3
Express - AR4
Via Sudeste- AR5
Mobi Brasil - AR6
Consórcio KBPX - AR7
Gato Preto - AR8
Transvida - AR9, AR0
LINHAS LOCAIS DE DISTRIBUIÇÃO - 13 LOTES
Transnoroeste - D1 e D2
Transunião - D3 e D7
Upbus - D4
Pêssego - D5
Alibus - D6
Move Bus - D8
A2 - D9
Transwolf - D10 e D11
Transcap - D12
Alpha Rodo Bus - D13
Informações: G1 Rio
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Marcadores: São Paulo
Transporte coletivo de Blumenau terá ajustes no funcionamento aos finais de semana
O transporte coletivo urbano de Blumenau terá ajustes no funcionamento aos finais de semana. A medida, adotada pela Prefeitura por meio do Seterb, entra em vigor no dia 1º de junho e visa equilibrar a oferta de linhas com a demanda de usuários, atender exigências contratuais, bem como minimizar o impacto do reajuste anual previsto para dezembro.
A necessidade da adequação decorre de dados apontados no Índice de Passageiros por Quilômetro Equivalente (IPKe), ou seja, o total de passageiros pagantes transportados a cada quilômetro do ônibus em operação no sistema. Aos sábados o IPKe é aproximadamente igual 1 e aos domingos a média é de 0,7, ambos bem abaixo do IPKe contratual que é de 1,477. A linha 604 – São João é um exemplo da importância das adaptações, atualmente conta com 23 horários aos domingos e uma média de 21 passageiros no dia, representando menos de uma pessoa por horário.
“Durante a semana transportamos uma média de 100 mil passageiros por dia, com a disponibilização total do sistema. Precisamos adotar certos procedimentos para otimizar o uso dos recursos, pois aos sábados disponibilizamos atualmente 56% do sistema para uma demanda de 34 mil usuários em média. Já aos domingos empregamos 39% do sistema para transportar 14 mil passageiros em média”, afirma o presidente do Seterb, Marcelo Schrubbe.
As modificações implantadas ano passado no transporte coletivo resultaram numa economia de nove centavos no reajuste da tarifa em 2018. Com esses novos ajustes, a expectativa é melhorar os índices de passageiros por quilômetro equivalente, conforme exigência contratual.
Confira as linhas de ônibus que terão adaptações aos sábados e domingos/feriados a partir de 1º de junho:
Linha 112 (Botuverá) será aglutinada a linha 120 (Jardim Germânico)
Novo trajeto da linha 120: Terminal Aterro/ Rua Ari Barroso/ Rua Frederico Jensen/ Rua Botuverá/ Rua Lituânia/ Rua Ucrânia/ Rua Estônia/ Rua Adele Wruck/ Rua Arno Delling/ Rua Frederico Jensen/ Rua Jardim Germânico/ Rua das Margaridas/ Rua Amor Perfeito/ Rua Jardim Germânico/ Rua Ipê Amarelo/ Rua Angela Grassmann/ Rua Frederico Jensen/ Rua Dr. Pedro Zimmermann/ Terminal Aterro.
Linha 126 (Libertadores) será aglutinada com a linha 124 (Felipe Bauler)
Novo trajeto da linha 124:
Ida via Badenfurt, volta via Itoupavazinha - Terminal Aterro/ Rua Engº Udo Deeke/ BR - 470/ Rua Werner Duwe/ Rua Felipe Bauler/ Rua Frederico Jensen/ Rua Frederico Bohringer/ Rua João José Ferreira até esquina Francisco Siebert/ retorna Rua João José Ferreira/ Rua Frederico Bohringer/ Rua Radialista Rodolfo Sestrem/ Rua Frederico Bohringer/ Rua Frederico Jensen/ Rua Ari Barroso/ Terminal Aterro.
Ida via Itoupavazinha, volta via Badenfurt – sentido inverso
Linha 303 (Franz Mueller) será aglutinada com a linha 305 (Hermann Kratz)
Novo trajeto da linha 305: Terminal Velha/ Rua José Reuter/ Rua Franz Müller/ Rua Emil Wehmuth até viradouro/ retorna Rua Emil Wehmuth/ Rua Franz Müller/ Rua Hermann Kratz até viradouro/ retorna Rua Hermann Kratz/ Rua Franz Muller/ Rua José Reuter/ Terminal Velha.
Linha 406 (Leopoldo Heringer) será aglutinada com a linha 402 (Rui Barbosa)
Novo trajeto da linha 402: Terminal Garcia/ Rua Progresso/ Rua Germano Roeder/ Rua Emílio Tallmann/ Rua Júlio Heiden/ Rua Rui Barbosa até viradouro retorna Rua Rui Barbosa/ Rua Gustavo Mayer até Viradouro/ retorna Rua Gustavo Mayer/ Rua Rui Barbosa/ Rua Leopoldo Heringer/ viradouro retorna Rua Rui Barbosa/ Rua Júlio Heiden/ Rua Emílio Tallmann/ Rua Germano Roeder/ Rua Progresso/ Terminal Garcia.
Linha 510 (Oscar Buerger) será aglutinada com a linha 509 (Zendron)
Novo trajeto da linha 509: Terminal Fonte/ Rua Amazonas/ Rua Antônio Zendron/ Rua Hans Satter/ Rua Oscar Burger até (Viradouro)/ Rua Oscar Burger/ Rua Hans Satter/ Rua Antônio Zendron/ Rua Amazonas/ Terminal Fonte.
Linha 601 (Fortaleza) será aglutinada com a linha 603 (Tribess)
Novo trajeto da linha 603:
Ida Fortaleza, volta Tribess - Terminal Fortaleza/ Rua Francisco Vahldieck/ Rua das Bromélias/ Rua Hildo Kasulke/ Rua Juventino Pereira/ Rua Morada do Sol/ Rua Samuel Morse (viradouro) / Rua Samuel Morse/ Rua Hermann Tribess/ Rua Júlio Michel/ Terminal Fortaleza.
Ida Tribess, volta Fortaleza - Terminal Fortaleza/ Rua Júlio Michel/ Rua Hermann Tribess/ Rua Francisco Vahldieck/ Rua das Bromélias/ Rua Hildo Kasulke/ Rua Juventino Pereira/ Rua Morada do Sol/ Rua Samuel Morse (viradouro)/ Rua Samuel Morse/ Rua Francisco Vahldieck/ Terminal Fortaleza.
Linha 602 (Fritz Koegler) será aglutinada com a linha 606 (Romário Badia)
Novo trajeto da linha 606:
Sentido Aterro / Fortaleza - Terminal Aterro/ Rua Eng.º Udo Deeke/ Rua 2 de Setembro/ Rua Romário Badia/ Rua Eclair Martins da Silva/ Rua Fritz Koegler (Viradouro)/ retorna Rua Fritz Koegler/ Rua Albert Einstein/ Rua Gravatá/ rua Bom Jardim/ Rua José Augusto Maba/ Rua Nilton Persuhn/ Rua Francisco Vahldieck/ Terminal Fortaleza.
Sentido Fortaleza / Aterro – Trajeto inverso
Confira as linhas de ônibus deixam de circular aos sábados e domingos/feriados a partir de 1º de junho:
108 (Alvorada) – Sábado
O trajeto será atendido pela linha 102 (Margem Esquerda).
121 (Distrito Industrial) – Sábado
O trajeto será atendido pela linha 112 (Botuverá).
310 (Interbairros II) - Sábado a partir das 13h30 e Domingo/Feriado
Seu trajeto é sobreposto com as linhas troncais 12 e 32, 902 (Loteamento Primavera) e 705 (Ponte do Salto) com atendimento para o Terminal da Proeb e ainda com o Troncal 12 para o Terminal do Aterro.
407 (Manoel Salvador) – Sábado
Opções de linhas próximas ao seu trajeto: 401 (Emílio Tallmann) e Troncal 10. Ambas as ligações com os terminais do Garcia e da Fonte.
604 (São João) – Sábado e Domingo/Feriado
Opções de linhas próximas ao seu trajeto: Troncal 11 com ligação para os terminais da Fonte e do Aterro; Troncal 15 com ligação aos terminais da Fortaleza e da Fonte; e a linha 605 (Rodoviária) ligando os terminais da Fortaleza e da Proeb.
702 (Vila Nova) – Sábado
Opção de linha próxima ao seu trajeto: Troncal 12 ligando os terminais do Aterro a da Proeb.
114 (1º de Janeiro – provisório) – Sábado
Opções de linhas próximas ao seu trajeto: Linhas troncais 10 e 11 Aterro/Fonte e ainda as linhas 300 (Interbairros I) e 606 (Romário Badia) ligando os terminais do Aterro e da Fortaleza.
Informações: SETERB
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Marcadores: Santa Catarina
No Recife, Queima de paradas é o problema mais apontado por passageiros
A queima de paradas ficou em primeiro lugar no ranking anual de queixas de usuários de coletivos gerenciados pelo Grande Recife Consórcio de Transporte. Ao todo, foram 12.850 mil registros de reclamações, divididas entre seis categorias como falta de urbanidade, não cumprimento do horário e dirigir perigosamente que, inclusive, ficou em último lugar.
No último balanço, divulgado na semana passada, 4.566 queixas foram destinadas à queima de paradas na Região Metropolitana, campeã também no balanço anterior. Nessas, estão inclusas as queimas para usuários comuns, idosos e pessoas portadoras de deficiência. De acordo com a gerente de Fiscalização do Grande Recife, Kátia Sena, existem fatores físicos externos ao coletivo que podem provocar o problema.
“Quando o usuário nos notifica, nós verificamos. Pode ser uma iluminação mal feita, a parada pode estar em um lugar errado ou pode haver algum obstáculo. Algo que temos visto muito são veículos parados no ponto de ônibus, impedindo que o coletivo estacione”, informou Kátia.
O segundo lugar também foi o mesmo nas duas últimas pesquisas, os atrasos, ou o não cumprimento do horário. A categoria teve 3.035 mil queixosos. “A empresa pode se justificar em defesa. Alegar que houve congestionamento, uma obra ou um obstáculo no percurso, uma quebra de veículo, justificativas que nós acatamos. Caso não seja, nós consolidamos a autuação que pontua negativamente no desempenho da operadora”, explicou a gerente.
A manutenção dos equipamentos ficou em penúltimo lugar no ranking, com 494 reclamações. O principal item é o aparelho de ar-condicionado. “O órgão está avaliando a inserção de equipamentos com o aparelho. A questão está sendo monitorada e investigada para que seja feita da melhor forma possível”, afirmou a gerente de fiscalização.
Ainda de acordo com Kátia, as empresas podem ser punidas se não atenderem às exigências dos usuários. A companhia pode ser advertida e até perder a concessão para operar. “As empresas precisam entender que os usuários são a nossa razão de viver”, concluiu Kátia.
Informações: OP9
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