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Santos recebe mais um trem para integrar sistema do VLT
quarta-feira, 1 de junho de 2016
Santos recebeu, na madrugada desta quarta-feira (1), o 15º trem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), que vai operar no trecho entre o Terminal Porto e o Terminal Barreiros, em São Vicente. A promessa é que até o ano que vem outros sete veículos sejam enviados ao Município, totalizando 22 composições compradas pelo Estado.
Com capacidade para 400 usuários, o VLT tem 2,65 metros de largura por 44 metros de comprimento e 3,20 metros de altura.
Conforme informações da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), o VLT atende, atualmente, a média diária de 1.750 usuários, das 7h às 19 horas. Os seis veículos que já estão em funcionamento funcionam com intervalo de dez minutos entre as estações Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.
A promessa é que até 2017 outros sete veículos sejam entregues (Foto: Alexsander Ferraz)
Nove das 15 estações previstas no trecho Barreiros – Porto já recebem o VLT: Mascarenhas de Moraes, São Vicente, Emmerich, Nossa Senhora das Graças, José Monteiro, Itararé e João Ribeiro, em São Vicente; Nossa Senhora de Lourdes e Pinheiro Machado, em Santos.
Integração com ônibus
Prevista para ocorrer na segunda quinzena deste mês, a integração do VLT com as linhas de ônibus metropolitanas ainda é um mistério. Isso porque, apesar do sistema entrar em funcionamento ainda este mês, a EMTU ainda não definiu quais linhas estarão integradas ao sistema, nem tampouco qual será o valor cobrado pela tarifa.
Em nota enviada à Reportagem, a empresa informou apenas que o contrato de concessão com o Consórcio BR Mobilidade, empresa que opera o novo cartão transporte metropolitano da Baixada Santista, já está vigorando desde janeiro.
O chamado BR Card passará a ser usado, a partir da segunda quinzena de junho, nos coletivos operados pelas empresas Breda, Translitoral, Bertioga e Intersul, no VLT e na integração entre os dois meios de transporte. Nos veículos da Piracicabana, o atual cartão continuará funcionando até 31 de dezembro.
Conforme divulgado por A Tribuna, em reportagem publicada no último dia 21, a confecção do BR Card é gratuita, mas, para retirá-lo, o usuário deverá carregá-lo com ao menos duas passagens de valor mínimo, totalizando R$ 7,60. Ou seja, na prática, o usuário terá de pagar pelo cartão.
Para transferir créditos do atual cartão para o novo, será necessário procurar a empresa permissionária, pois, conforme a EMTU, cada uma terá procedimentos próprios.
Quem quiser tirar dúvidas deve entrar em contato pelo telefone 3344-3004, de segunda-feira a sábado, das 7 às 19 horas, ou pelos e-mails sac@viacaobertioga.com.br e sac@translitoral.com.br.
Informações: A Tribuna
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Bilhete único já pode ser recarregado nas catracas dos ônibus em SP
Os bilhetes únicos agora podem ser carregados nas catracas dos ônibus em São Paulo. Por enquanto, a novidade está em 334 ônibus articulados da capital, em fase de testes, e a previsão é que até o final do ano todos estejam com a máquina nova, disse a Prefeitura.
Primeiro, o usuário recarega o valor pela internet ou em aplicativos como o Ponto Certo e o Moovit. Depois, encosta o cartão na máquina que fica antes da catraca para confirmar a transação. Todos os tipos de recarga são aceitos.
O objetivo é reduzir ainda mais o número de pessoas que usam dinheiro para pagar os ônibus. Segundo a Prefeitura, 94% já usam o transporte sem usar dinheiro.
"Cada vez mais você tem tecnologias novas, avançadas, na área de celulares, então isso permite uma operação bastante segura e que facilita a vida de todos", disse o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto.
Desde o ano passado, usuários enfrentam problemas para recarregar o bilhete único. Em abril, passageiros seguiam com dificuldades.
Veja aplicativos para recarregar o bilhete único:
- Rede Ponto Certo;
- Zuum;
- Moovit;
- Conta Super.
Informações: G1 SP
Postado por Meu Transporte às 22:43 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Florianópolis amanhece sem ônibus nesta quarta-feira
Os ônibus não saíram da garagem da principal empresa de transporte coletivo no início da manhã desta quarta-feira (1) na Grande Florianópolis, apesar da determinação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de circulação de uma frota mínima de 50% com horário de sábado. Viaturas da Polícia Militar estão nas garagens desde às 5h para garantir a segurança dos veículos e trabalhadores.
Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores de Transporte Urbano da Grande Florianópolis (Sintraturb) Deonísio Linder, motoristas e cobradores não abrem mão de aumento de salário e de vale-refeição, entre outras reinvindicações.
“O sindicato não impedirá ninguém de trabalhar, a categoria é que não está disposta a retornar e exige o direito dela. A questão de circular com frota mínima é pior, porque a população acha que não tem ônibus e não vai para as paradas e quem vai encontra meia dúzia de veículos, que não atendem a demanda, as pessoas se irritam e até entram em atrito com motoristas e cobradores. A solução para o problema é sentar, negociar e regularizar a situação”, disse Denísio.
Uma reunião está marcada para as 10h entre sindicato e patrões e uma assembleia deve ocorrer com os trabalhadores às 12h. “Eles que façam uma proposta que os funcionários retornam ao trabalho”, disse o diretor.
Decisão judicial
O Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) determinou frota de transporte coletivo com horário de sábado durante a greve dos motoristas e cobradores da Grande Florianópolis. A decisão foi tomada em audiência na noite de terça-feira (31).
A greve começou na terça e desde a manhã os ônibus não circularam. Houve trânsito intenso na região e filas no transporte alternativo, oferecido na capital. A audiência no TRT-SC ocorreu em resposta à ação do Ministério Público do Trabalho de Santa Catarina (MPT-SC) que solicitou frota mínima.
Informações: G1 SC
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Marcadores: Santa Catarina
Metrô do Rio terá funcionamento especial durante os Jogos Olímpicos
terça-feira, 31 de maio de 2016
O metrô terá horário especial durante os Jogos Rio 2016. A Linha 4, que ligará a Barra da Tijuca a Ipanema, será aberta no dia 1° de agosto, antes do grande evento esportivo, permanecendo até 4 de agosto com horário de funcionamento das 6h às 23h. E, para atender ao público da Olimpíada (5 a 21/8), a linha vai operar das 6h às 1h nos dias úteis e sábados, e das 7h à 1h aos domingos e feriados.
Já as linhas 1 e 2 circularão, entre 1° e 4 de agosto, das 5h à meia-noite, em dias úteis e sábados. Durante os Jogos Olímpicos, a operação da Linha 1 será das 5h às 1h30 nos dias úteis e sábados, e das 6h30 às 1h30 aos domingos e feriados. Quanto à Linha 2, a circulação será das 5h à meia-noite, nos dias úteis e sábados, e das 7h às meia-noite, aos domingos e feriados.
Linha olímpica
Nos dias das cerimônias de abertura (5/8) e encerramento (21/8) das Olimpíadas, a operação das linhas 1, 2 e 4 será estendida até as 2h. Também nos dias 6, 12 e 13 de agosto as linhas 1 e 4 operarão com horário ampliado até 2h.
– A Linha 4 vai contribuir para que a Olimpíada do Rio de Janeiro seja a melhor da história, além de ser tornar um importante legado para a cidade, melhorando a qualidade de vida da população. Após os Jogos Paralímpicos, a Linha 4 continuará circulando, sem interrupção, em operação especial, com horário ainda restrito. O serviço será ampliado, gradativamente, até atingir a plenitude operacional – explicou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.
Informações: Agênciário
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Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
Cinco linhas de ônibus metropolitanos são integrados ao metrô de Salvador
Os baianos que diariamente circulam entre os municípios da Região Metropolitana e Salvador agora têm mais opções para fazer o trajeto da BR-324 até a Lapa. Desde o último domingo (29/5), mais cinco linhas de ônibus metropolitanos já fazem a integração com o metrô na Estação Retiro.
Agora, o passageiro que optar por usar os dois meios de transporte paga apenas uma passagem utilizando o metropasse ou o cartão do metrô, bilhete válido por até três horas e que também contempla os estudantes, que pagam meia. Com as novas rotas, já são nove linhas metropolitanas que seguiriam até a Lapa e agora fazem a parada no Retiro, oferecendo a opção ao passageiro.
Até 1º de julho, as linhas que têm como destino final a Estação da Lapa seguirão fazendo o roteiro até o Centro. Já partir do dia 2 de julho, os ônibus circularão somente até o Terminal do Retiro, e os passageiros terão que fazer a conexão com o metrô para chegar à Lapa.
Além de dar mais conforto e reduzir o tempo que o passageiro levaria em engarrafamentos, por exemplo, a progressão da integração retira de circulação certa quantidade de ônibus no Centro da cidade, o que facilita a mobilidade e melhora o trânsito em Salvador.
Para quem tiver dúvidas de como funciona o sistema, cartazes foram espalhados pela estação e, no Retiro, funcionários da CCR, concessionária responsável pela administração do metrô, dão informações aos usuários.
Segundo a superintendente de Mobilidade da Secretaria de Desenvolvimento Urbano do Estado (Sedur), Grace Gomes, esse é um período de adaptação e de aprovação do sistema pelos usuários.
“Primeiro os passageiros precisam saber que para pagar apenas um valor de passagem é preciso ter o metropasse ou o cartão do metrô. Não é necessário adquirir os dois. Em função disso, como é uma novidade, existe esse prazo até julho para que o usuário se acostume a utilizar o cartão.
A ideia é espalhar os pontos de venda do metropasse nas cidades e também com os cobradores, mas isso depende das empresas de ônibus”, explicou a superintendente. Nas estações de metrô, todas já oferecem o cartão, sem custo para o usuário e com uma carga mínima de R$ 5.
Nesta segunda-feira (30/5), primeiro dia útil após a mudança, muita gente já estava aprovando a facilidade e a vantagem de pagar apenas um bilhete pelos dois meios de transporte. A agente de viagens Eliane Brito, que mora em Simões Filho e trabalha na capital baiana, já utiliza a integração com o metrô e comemora a medida.
“Ficou muito mais fácil porque, para mim, é mais confortável, gasto menos tempo no engarrafamento e ainda preciso andar menos para o trabalho. Vou continuar usando todos os dias”, afirmou.
Linhas integradas
Inicialmente, a integração funcionava para quatro linhas de ônibus: 869I Barra-Simões Filho, 826A Góes Calmon-Estação Aquidabã, 872 Ilha de São João-Estação Rodoviária e 875 Areia Branca -Terminal Retiro.
Com a operação que começou nesse domingo (29/5), foram incluídas outras cinco rotas: 803A2 Nova Dias D’Ávila–Estação Aquidabã, 861 Mata de São João-Estação Aquidabã, 805A Madre de Deus-Estação Aquidabã, 800A Camaçari-Estação Aquidabã e 809 Candeias-Estação Aquidabã.
Para o gestor de arrecadação da CCR, Júlio Farias, o metrô, à medida que avança na cobertura da cidade, muda a cara da mobilidade de Salvador para melhor.
“O metrô é uma opção a mais para o usuário, rápida, segura e confiável. Não tenho dúvidas de que operações como essa vão trazer uma mudança muito grande com o passar do tempo para o soteropolitano. Esse é o processo de convencimento, de experimentação, e assim as pessoas passam a entender que pode ser um meio de transporte interessante para elas”, disse.
Informações: Tribuna da Bahia
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Marcadores: Bahia, trem/metrô
No DF, Rodoviários param por quatro em ato por reajuste salarial
Motoristas e cobradores de ônibus decidiram cruzar os braços entre 11h e 15h desta terça-feira (31) em seis regiões administrativas do Distrito Federal. Eles pedem reajuste de 20% nos salários e no valor do tíquete-alimentação.
Foto: Mateus Vidigal |
A categoria informou que 4 mil rodoviários haviam aderido ao ato – ao todo, são 12 mil. As regiões afetadas são Samambaia, Ceilândia, Paranoá, Sobradinho, Gama e Planaltina. A Transit, empresa que representa as companhias de ônibus na negociação, informou que não vai comentar o assunto no momento.
De acordo com o secretário de Comunicação do Sindicato dos Rodoviários do Distrito Federal, Marcos Junio Duarte, as negociações já ultrapassam um mês, porém não há avanços. "Negociação aparentemente tem. Afinal nós nos reunimos, apresentamos nossa pauta e já cobramos vários vezes um acordo, porém, as empresas nem aceitam nossas reivindicações, como também não apresentam nenhuma contraproposta.”
"Nós apresentamos nossas demandas para as empresas e ouvimos que eles não podem negociar enquanto o governo não fizer o repasse referente ao ajuste do ano passado. Enquanto o governo não pagar as empresas, não vai haver negociação", completou o diretor financeiro do sindicato, João Osório da Silva.
Atualmente o salário dos motoristas de transporte público do DF é de R$ 2.121 e dos cobradores, R$ 1.108. O tíquete é de R$ 660.
Informações: G1 DF
Postado por Meu Transporte às 22:44 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Novo aplicativo ajuda usuários de transporte público em Osasco
O Cittamobi, aplicativo para smartphones que monitora em tempo real os horários de chegada e partida de ônibus, desembarca nesta quarta-feira, dia 1 de junho, em Osasco. Com o nome de OsascoBus, a ferramenta chega para facilitar a vida de mais de 666.740 habitantes e é fruto de uma parceria entre a Companhia Municipal de Transportes de Osasco (CMTO), as concessionárias de transportes e a empresa de tecnologia Cittati.
Presente em mais de 33 cidades, como São Paulo, Recife e Salvador, o Cittamobi permite a otimização de tempo para os usuários de transporte coletivo. Com um simples clique é possível saber em tempo real o horário em que o ônibus chegará ao ponto e a duração do trajeto. Além disso, com a função “alarme”, o usuário é alertado da proximidade do seu destino. O app também permite salvar trajetos e informa se o ônibus é adaptado para deficientes ou não.
Para a Cittati, empresa que criou a ferramenta, a chegada do aplicativo em mais um grande centro é reflexo de um movimento pró-mobilidade urbana que vem surgindo no País. Diariamente, o CittaMobi conta com 400 mil acessos em todo o Brasil.
“As pessoas buscam cada vez mais alternativas e evitam o uso do veículo próprio. As tecnologias de informação e comunicação servem para melhorar o fluxo de mobilidade, ajudando a otimizar o tempo do usuário, que hoje tem o que há de mais moderno na palma da mão”, diz Cesar Ranzino, diretor de Tecnologia e Produtos da Cittati.
Cittati
A Cittati é uma empresa integradora de soluções voltada para o desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação com foco na gestão de sistemas de transporte.
Postado por Meu Transporte às 22:42 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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