Trolebus em SP
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Salvador pode ter teleférico da Suburbana para Estação do Metrô
quinta-feira, 20 de julho de 2023A Prefeitura de Salvador estuda a possibilidade de criar um teleférico com saída em bairros da região da Avenida Suburbana, com destino para a Estação Campinas de Pirajá, do metrô. O objetivo é oferecer um modal alternativo para a população da região, que hoje só consegue se locomover através de veículos sob pneus.
O prefeito Bruno Reis (União), divulgou a informação nesta quarta-feira (19) em entrevista ao Isso é Bahia, da rádio A TARDE FM. De acordo com o gestor, um estudo de viabilidade técnica do projeto e viabilização de recursos ainda está sendo realizado.
“Ele atende a parte de cima do Subúrbio, Ilha Amarela, Santa Terezinha, Rio Sena. É um teleférico. Estamos estudando para levar os passageiros para a estação de Campinas e traz mais passageiros para o sistema, ajuda a prefeitura e o governo a fechar a conta, além de oferecer um transporte público melhor para as pessoas”, disse, lembrando que o governo do estado enfrenta problemas ao realizar aportes do metrô.
“Se a prefeitura tem um problema (com o transporte público), o Estado tem um igual ou maior. Quando o Estado fez a concessão estabeleceu que ali iriam passar 580 mil passageiros, os que não passassem, o Estado iria pagar. Essa conta no ano passado foi de R$ 436 milhões só em passageiros não transportados. O metrô, ao longo dos tempos, vai custar aos cofres públicos mais de R$ 20 bilhões. O metrô mais caro do mundo. É um problema nosso com os transporte por pneus, mas é também do Estado com o metrô. Não há outra solução senão trazer mais passageiros para o sistema”, declarou.
Bruno Reis ainda cutucou o governo estadual pela retirada dos trens do Subúrbio para a construção do VLT. O gestor disse ter reforçado a quantidade de ônibus em circulação nos bairros da região para melhor atender a população.
“Por isso temos uma série de projetos, como as esteiras rolantes do Campo da Pólvora ao Comércio, que vai trazer mais passageiros ao sistema. O BRT, que queremos levar da Estação de Águas Claras, pelo Derba, até Paripe, e trazer mais passageiros para o metrô. Se não oferecermos um transporte ágil, seguro e modesto o passageiro não vai vir. Quando a gente conseguir botar todos os modais para funcionar, o metrô, BRT, VLT e ônibus, vamos ter uma das cidades mais conectadas do mundo”, acrescentou.
Informações: Midia Bahia
Postado por Meu Transporte às 17:50 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em SP, Linhas de ônibus voltam a circular pela Av. São Miguel
A SPTrans informa que a partir da 0h de sábado, 22 de julho, 21 linhas voltarão ao seu itinerário normal pela Avenida São Miguel, na altura do número 8.301, após o fim da interferência em uma faixa da via no sentido Centro.
Acompanhe as linhas que retornam ao itinerário:
2080/10 Cid. Kemel - Term. Aricanduva
2583/10 Vl. Curuçá - Term. Aricanduva
2678/10 Oliveirinha - Term. Pq. D. Pedro II
2678/41 Jd. Camargo Novo - Term. Pq. D. Pedro II
273G/10 Jd. Helena - Metrô Artur Alvim
273G/21 Jd. Noêmia – Metrô Artur Alvim
273X/10 Jd. das Oliveiras – Metrô Artur Alvim
2772/10 Jd. Nazaré – Metrô Penha
307C/10 Conj. Encosta Norte – Metrô Artur Alvim
N304/11 Term. São Miguel – Term. Aricanduva
Ida: normal até a Av. São Miguel e no trecho da referida obra utilizar apenas uma das faixas liberadas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
1178/10 São Miguel - Pça. do Correio
2552/10 Vl. Mara - Term. Pq. D. Pedro II
2552/41 Jd. São Martinho - Term. Pq. D. Pedro II
2582/10 Vl. Nova Curuçá - Term. Pq. D. Pedro II
2626/10 Jd. Nazaré - Term. Pq. D. Pedro II
2666/10 Jd. Camargo Velho - Term. Pq. D. Pedro II
2666/21 Jd. Camargo Velho - Term. Pq. D. Pedro II
2769/10 Jd. Romando - Metrô Tatuapé
2770/10 CPTM José Bonifácio - Metrô VL. Matilde
3301/10 Term. São Miguel – Term. Pq. D. Pedro II
Ida: normal até a Av. São Miguel e no trecho da referida obra utilizar apenas uma das faixas liberadas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
2702/10 Vl. Americana - Metrô Artur Alvim
Ida: normal até a Av. São Miguel e no trecho da referida obra utilizar apenas uma das faixas liberadas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.
Postado por Meu Transporte às 17:46 0 comentários
Marcadores: São Paulo
SPTrans: Linha 5030/10 volta a circular pelas ruas Prof. Almeida Porto e Prof. Jaime Poggi
A SPTrans informa que a partir do dia 29 de julho, a linha 5030/10 Jd. Maria Estela – Term. Sacomã voltará ao seu itinerário normal pelas ruas Prof. Almeida Porto e Prof. Jaime Poggi, após o fim da interferência viária que motivou a alteração da linha.
Acompanhe a linha que retorna ao itinerário:
5030/10 Jd. Maria Estela – Term. Sacomã
Ida: Pça. Dr. Curado Fleuri, Rua Cachoeira Dourada, Rua Vinte e Cinco de Julho, Rua Prof. Sylla Mattos, R. C. (J. Caraguatá-5AC), Rotatória, Rua Manoel Salgado, Rua Prof. Sylla Mattos, Rua Manuel Manços, Rua Prof. Almeida Porto, Rua Prof. Jaime Poggi, Rua Bernardino de Aguiar, Rua Prof. Thomaz de Aquino, prosseguindo normal.
Volta: normal até a Rua Prof. Thomaz de Aquino, Rua Bernardino de Aguiar, Rua Prof. Jaime Poggi, Rua Prof. Almeida Porto, Rua Manuel Manços, Rua Prof. Sylla Mattos, R. C. (J. Caraguatá-5AC), Rotatória, Rua Prof. Sylla Mattos, Rua Amadeu Giusti, Av. Gen. Leite de Castro, Rua Vinte e Cinco de Julho, Rua Cachoeira Dourada, Pça. Dr. Curado Fleuri.
Postado por Meu Transporte às 17:37 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Recife, Greve de ônibus é confirmada para quarta feira (26)
Rodoviários da Região Metropolitana do Recife (RMR) aprovaram, em assembleia na tarde desta quinta-feira (20), por unanimidade, indicativo de greve para a próxima quarta-feira (26).
A data mínima para o início efetivo da greve caracteriza o indicativo de greve. A decisão, no entanto, pode sofrer alterações a depender das circunstâncias.
Mais de 1, 8 milhão de passageiros que usam os ônibus todos os dias no Grande Recife devem ficar atentos. É que os motoristas de coletivos já decidiram: vai ter greve e as pessoas ficarão sem transporte. A categoria cobra aumento salarial e revisão da jornada de trabalho. Caso seja confirmada, será a primeira paralisação no governo de Raquel Lyra (PSDB), que acabou de completar seis meses.
Os motoristas fizeram uma assembleia pela manhã, no Recife, e decidiram, na primeira votação, que a paralisação começará na próxima quarta (26), decisão essa confirmada agora a tarde.
Tudo indica, no entanto, que os profissionais vão realmente cruzar os braços. De acordo com o Sindicato dos Rodoviários, essa situação só será modificada caso a Urbana-PE, o sindicato das empresas de ônibus, apresente nova proposta para reabrir a negociação.
Os rodoviários querem aumento real de 10%, além da inflação, piso salarial para os setores administrativo e de manutenção, aumento do vale-refeição para R$ 600 e da cesta básica para R$ 400, entre outras reivindicações.
Informações: Blog Meu Transporte e Folha PE
Postado por Meu Transporte às 17:31 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
TEVX Higer apresenta o AzureA18BR, ônibus elétrico no modelo articulado
quarta-feira, 19 de julho de 2023
A TEVX Motors aumenta sua oferta de ônibus elétricos com a chegada do modelo articulado de 18 metros, o AzureA18BR. O modelo tem seu lançamento oficial em plataforma virtual do Centro Técnico da marca, com direito a customização e interatividade pelos usuários da experiência. O novo modelo complementa a linha de ônibus elétricos da marca, ao lado do veículo padrão Azure12BR e do rodoviário FE10BR.
Articulado e com capacidade para 130 passageiros, o urbano AzureA18BR desembarca no País com todas as configurações que transformaram essa linha de produtos na mais tecnológica do mercado de ônibus elétrico: veículo integral, 100% elétrico, piso totalmente baixo, elevada autonomia com possibilidade de recarga rápida e total acessibilidade.
“Esse é mais um passo importante para consolidar nossa presença no Brasil. Com seriedade, assumimos o compromisso de trazer o que há de mais avançado e reconhecido em tecnologia sustentável para as ruas brasileiras e, o modelo 18 metros, totalmente flexível e adaptável a qualquer sistema de transporte urbano, fomenta nosso propósito”, ressalta Marcelo Barella, diretor da Higer para a América Latina.
A versão nacional contará com equipamentos de renomadas empresas de componentes atuantes no Brasil, e já presentes nas outras versões da marca, como a ZF (eixos e suspensão); Bosch (sistema de direção); CATL (baterias); Sachs (amortecedores; Dana (motor elétrico); Mobitec (itinerário eletrônico); Fanavid (vidros e para-brisas; Alcoa (rodas de alumínio); Wabco (sistema de freios) e Grammer (assentos de motorista e passageiros).
Baterias – o modelo Azure A18BR é equipado com bateria CATL de LFP (fosfato de ferro-lítio) - última geração, reconhecida internacionalmente por alta confiabilidade e durabilidade, tem capacidade total de 564 kWh e está distribuída em 18 packs alocados na parte traseira e no teto contribuindo para uma perfeita distribuição do centro de gravidade do veículo. As baterias possuem garantia de oito anos ou 4.000 ciclos.
Com autonomia de 270kms, o motor elétrico aliado ao estilo de condução do condutor pode aumentar a autonomia em até 30%. Seja em descidas íngremes ou frenagens convencionais o sistema funciona como um gerador de eletricidade – também chamado de processo de regeneração - gerando energia extra e assim, incrementando a autonomia do veículo.
Conforto - conforto e segurança são pilares indiscutíveis da marca HIGER Bus. O AzureA18BR possui com exclusividade piso totalmente plano, garantindo um embarque e desembarque facilitado e promovendo a percepção do conforto desde o primeiro passo ao entrar no veículo. Com capacidade total para 130 passageiros, está repleto de funcionalidades como: tomadas USB para equipamentos eletrônicos nas paredes laterais para os que viajam sentados e nos balaústres para os passageiros em pé, wi-fi e telas
A instalação de leds coloridos no teto do veículo brindam os passageiros com os benefícios da cromoterapia, elevando assim o bem estar e completando a aconchegante jornada diária dos passageiros.
O isolamento térmico em toda a estrutura do veículo complementa o inovador e ecológico sistema de ar-condicionado sem dutos e com saídas de ar individuais nas laterais do veículo proporcionando aos passageiros um ambiente uniformemente climatizado e confortável tanto no verão quanto no inverno. Por sua concepção avançada, tem uma performance otimizada o que garante disponibilidade e autonomia ao operador.
O conforto também é presença garantida no posto do motorista o qual foi estrategicamente desenhado para atender aos mais variados requisitos de ergonomia, visibilidade e condução segura o que além de promover a qualidade de ambiente durante a jornada profissional, tanto para a saúde física quanto para uma condução responsável, também maximiza a produtividade do veículo. O assento da marca Grammer tem sistema pneumático com ajustes de altura por peso e de lombar com bolsas que inflam internamente gerando uma posição totalmente confortável e adequada durante o trabalho. O cinto de segurança de três pontos está integrado ao banco o que confere melhor postura e segurança ao condutor.
O painel 100% digital traz as principais informações do veículo para uma condução eficiente e segura. Os comandos eletroeletrônicos dos sistemas como: abertura e fechamento de portas, freio de estacionamento e emulador de trocas de marchas são facilmente acessados no painel do veículo reforçando o padrão superior de ergonomia ao condutor.
Retrovisores digitais, com imagens 360° permitem total visibilidade com o veículo em movimento e conferem segurança durante as manobras. O modelo ainda conta com oito câmeras internas e cinco externas, integradas aos retrovisores internos digitais, além de câmera de ré com sensor de aproximação, tudo controlado no painel do veículo ampliando a segurança e minimizando a possibilidade de acidentes.
Acessibilidade - Em questão de acessibilidade, a linha Azure é a única no país com piso totalmente baixo, possui três portas sem degraus e com duas rampas de acesso acopladas ao piso plano para passageiros com cadeira de rodas ou carrinhos de bebê, que combinados com o conjunto de suspensão que viabiliza o “ajoelhamento” do veículo proporcionando embarques e desembarques mais seguros.
Performance e Economia– O AZURE A18BR vem equipado com motor DANA de 370 kw e torque de 3.700 Nm com garantia de 5 anos ou 300.000 kms. Conta com freios ABS, sistema de frenagem eletrônica (EBS) e Controle Automático de Estabilidade (ASC) da marca WABCO.
Eixos ZF de alta capacidade com disponibilidade de peças genuínas e serviços executados por técnicos treinados pela TEVX Higer, facilitando as operações de manutenção preventiva e corretiva.
A linha de ônibus elétrico Azure permite aos operadores uma economia nos custos de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel e de até 80% nos custos operacionais totais.
Novo Centro Técnico – O visitante que fizer o tour virtual para conhecer o novo Azure A18BR, além da possibilidade de customizar o veículo, escolhendo cores externas, o tecido dos bancos ou adesivos ecológicos, também poderá conhecer o nosso Centro Técnico, o primeiro para veículos elétricos no País.
Com 6 mil metros quadrados, está localizado na Marginal Pinheiros em São Paulo, e além de serviços técnicos, nossos Clientes terão num único espaço a Central de Peças, a Assistência Técnica CATL e Central de Treinamento técnico e de condução.
Informações: TEVX HIGER
Postado por Meu Transporte às 22:40 0 comentários
Marcadores: Ônibus Elétricos, Tecnologia Renovável
SuperVia retoma operação na extensão Vila Inhomirim
Após concluir as obras estruturais na ponte sobre o rio Ribeirão das Moças, a SuperVia retomou, nesta terça-feira (18/07), a operação dos trens na extensão Vila Inhomirim. Ou seja, voltando a atender no trecho entre Fragoso e Vila Inhomirim, ambos na cidade de Magé, na Baixada Fluminense.
O horário da primeira partida da extensão Vila Inhomirim é às 4h55min (na Estação Vila Inhomirim) e a última partida é às 22h12 (da Estação Saracuruna). Nos dias úteis, a SuperVia oferecerá um total de 14 viagens no ramal, considerando ambos os sentidos.
Em todo o trecho da extensão Vila Inhomirim (da Estação Saracuruna até Vila Inhomirim) não haverá cobrança de passagens. Os clientes interessados em dar continuidade na viagem, utilizando os trens elétricos, precisarão pagar o valor da tarifa integral na bilheteria da Estação Saracuruna.
Alteração no intervalo entre Gramacho x Central do Brasil
Na última semana, a SuperVia comunicou à Agetransp que precisou fazer alterações no intervalo passando de 15 para 20 minutos entre uma viagem e outra nos horários de pico, no trecho entre Gramacho x Central do Brasil por causa de uma ocorrência de segurança pública - o intervalo no trecho Saracuruna x Gramacho permanece em minutos. No dia 18 de junho, a equipe de manutenção da concessionária constatou danos causados por atos de vandalismo na proteção mecânica, blindagem e isolamento dos cabos que alimentam o circuito de energia nas proximidades da estação Manguinhos
Em função das alterações no trecho Gramacho x Central do Brasil, também foi necessário realizar alguns ajustes nos horários de partidas no ramal Belford Roxo, devido ao trecho compartilhado por ambos os ramais.
Informações: Supervia
Postado por Meu Transporte às 22:33 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, trem/metrô
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