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Transporte coletivo em BH tem redução de 40% dos usuários
segunda-feira, 29 de maio de 2023Enquanto o número de carros só aumenta nas ruas, com aumento de 51% na frota só nos últimos nove anos, a quantidade de passageiros no transporte público cai. É o que mostram os dados da BHTrans no período entre 2014 e 2022, quando houve uma queda de 40% no total de pessoas transportadas por ano pelos ônibus da capital mineira -- foram 448,3 milhões, contra 269,3 milhões no ano passado.
Os índices foram ainda mais impactados por conta da Covid-19 e o sistema ainda não conseguiu recuperar o valor pré-pandemia, em 2019, que foi de 353,1 milhões de passageiros no ano.
O especialista em trânsito Frederico Rodrigues ressalta que esse é um problema crônico que acompanha o transporte público há muito tempo, fenômeno que foi ainda mais potencializado por apps como Uber e 99.
“A cultura brasileira, aliada à qualidade do transporte coletivo, por mais que tenham sido feitos esforços, leva as pessoas a migrarem para um modo individual. E, sem dúvida, a Uber é mais um ponto que tirou várias pessoas do transporte coletivo, devido ao barateamento desses deslocamentos quando comparados aos táxis”, argumenta.
Insatisfação😞
Um estudo divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) no fim do ano passado apontou que 63,2% da população considera o transporte público urbano como ruim ou péssimo. Para Lorena Freitas, esse descontentamento é um reflexo de anos da falta de políticas públicas para o setor, aliado à facilidade trazida pelos aplicativos de mobilidade.
“As plataformas se tornaram uma alternativa de transporte mais barata que comprar um carro, e é acessível para uma parcela da população. Com isso, acaba cobrindo a falta que os coletivos deixam, seja pelo valor da tarifa ou pela falta de capilaridade para atender as demanda”, explica.
A especialista finaliza que são poucos os municípios brasileiros que conseguem subsidiar o transporte público em algum nível e, por isso, defende a criação de fundos geridos pela União para que o setor tenha repasses para investimentos.
“Sempre que a gente tem essa redução da demanda, que é uma tendência, temos uma série de problemas que estão ligados a precarização do serviço, da qualidade, a redução ou extinção de linhas, o aumento da tarifa, que vai fazendo com que ela fique cada vez mais inacessível”.
Informações: O Tempo
Postado por Meu Transporte às 17:39 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais, Pesquisas
Greve dos ônibus em SP atrasam saída nesta segunda-feira
Passageiros que utilizam transporte coletivo na capita paulista foram surpreendidos nesta manhã de segunda-feira, 29, com a falta de ônibus em diversos bairros da cidade. De acordo com a São Paulo Transporte (SPTrans), o início da operação apresentou atraso em nove concessionárias do sistema e a circulação já foi normalizada.
A SPTrans afirma que solicitou apoio do policiamento nas garagens e irá registrar um boletim de ocorrência para que os envolvidos na interrupção de serviço essencial à população sejam responsabilizados, além de estar aplicando, de forma automática, as autuações pelas viagens não realizadas às concessionárias.
"A SPTrans lamenta os atrasos praticados, sem respeitar o prazo legal de 72 horas para comunicação oficial antecipada à população e ao órgão gestor de paralisação de serviço essencial e prejudicando a população desde as 3h desta segunda-feira”, afirmou em nota.
Qual o motivo da greve dos motoristas em São Paulo?
De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas) a paralisação foi decidida em assembleias após ausência de uma nova proposta patronal contendo a valorização das cláusulas econômicas. Os trabalhadores afirmam que o sindicato não sinalizou qualquer intenção de contribuir para um acordo.
Quais frotas já foram normalizadas?
- Grajaú - Zona Sul
- MobiBrasil - Zona Sul
- Transppass - Zona Oeste
- Viação Campo Belo - Zona Sul
- KBPX - Zona Sul
- Metrópole 3 - Zona Leste
- Santa Brígida - Zona Norte
- Gato Preto - Zona Oeste
- Sambaíba - Zona Norte
Informações: Exame
Postado por Meu Transporte às 17:08 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Terminal de ônibus de Curitiba (PR) terá energia solar
sexta-feira, 26 de maio de 2023
Na última quarta-feira (24/05) o Prefeito de Curitiba, Rafael Greca, assinou a ordem de serviço para início das obras de implantação do sistema de energia solar fotovoltaica no Terminal Pinherinho. A iniciativa faz parte do programa Curitiba mais Energia, que já está acontecendo nos terminais de transporte coletivo Boqueirão e Santa Cândida.
Serão instalados 2.156 painéis fotovoltaicos no telhado do terminal Pinheirinho e as obras devem durar cerca de nove meses. Agora, todo o projeto executivo da obra do terminal será detalhado e os trabalhos devem começar em 45 dias.
Iniciativa no Terminal Boqueirão e Santa Cândida
No Terminal Boqueirão as obras já estão com 30% de execução. No local, todas as telhas estão sendo trocadas para receber a estrutura onde serão instalados os painéis fotovoltaicos. São 10.945 metros quadrados e cerca de 2,6 mil telhas que estão sendo substituídas.
Já no Terminal Santa cândida, atualmente estão sendo feitos os ajustes necessários na cobertura para a instalação de 900 módulos fotovoltaicos para geração de energia elétrica.
Programa Curitiba mais Energia
O programa Curitiba Mais Energia possui diversas iniciativas em locais públicos de Curitiba. Além dos terminais de transporte público, fazem parte do programa a Pirâmide Solar do Caximba, os painéis instalados no Palácio 29 de Março (sede da Prefeitura), no Complexo Imap e no Salão de Atos, ambos no Parque Barigui, e na Galeria Quatro Estações do Jardim Botânico.
A secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza Dias, pontua que os terminais de ônibus terão cerca de 3,5 mil placas solares e destaca que a iniciativa será capaz de gerar quase metade da energia consumida pelos prédios municipais de Curitiba:
“Eles terão uma capacidade máxima instalada para gerar 1,5 megawatts de energia. Ao somá-la à energia gerada pela Pirâmide Solar do Caximba e pelos outros projetos do programa Curitiba mais Energia, vamos conseguir gerar cerca de 45% do consumo dos prédios municipais”.
Informações: Portal Solar
Postado por Meu Transporte às 23:40 0 comentários
Marcadores: São Paulo, Tecnologia Renovável
Em Campinas, Atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde será ampliado
Como parte do plano de operação gradativa dos Corredores BRT, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) amplia o atendimento das linhas BRT Campo Grande e Ouro Verde, a partir desta sexta-feira, 26 de maio. A linha BRT Campo Grande (BRT20) passa a operar o dia todo, com opções de horários entre os picos. E a linha BRT Ouro Verde (BRT10) agora vai e volta, atendendo as nove estações e terminais entre o Ouro Verde e o Centro também no contrafluxo. Ambas circulam em dias úteis.
A linha BRT20 terá intervalos de 20 minutos e frota de quatro veículos nos horários de entrepico. As partidas do Terminal Campo Grande (sentido Centro) irão ocorrer entre 8h50 e 15h30; e as partidas do Terminal BRT Mercado (sentido bairro), entre 9h30 e 16h10. O tempo de percurso entre os terminais Campo Grande e Mercado fica mantido em cerca de 40 minutos. O número de viagens diárias passa de 96 para 130, sendo 65 por sentido.
Nos horários de pico, os intervalos de 10 minutos e a frota de oito veículos serão mantidos. Nas partidas do Terminal Campo Grande, permanece a operação entre 4h40 e 8h30; à tarde, as partidas passam a ocorrer entre 15h40 e 18h50. Nas partidas do Terminal Mercado, fica mantida a operação entre 5h20 e 9h10 pela manhã; à tarde, as saídas passam a ocorrer entre 16h20 e 19h30.
“Gradativamente, o atendimento das linhas BRT está sendo ampliado, dando mais opções de acesso aos usuários do transporte público coletivo. O intuito é que cada vez mais usuários que se deslocam entre o Campo Grande, o Ouro Verde e o Centro sejam beneficiados com o menor tempo de viagem proporcionado pelos corredores e com a estrutura das estações e terminais”, destaca o presidente da Emdec, Vinicius Riverete.
A linha BRT20 conecta os terminais Campo Grande e Mercado. São 16 opções para embarque e desembarque: três terminais (Campo Grande, Satélite Íris e Mercado) e 13 estações (Nova Esperança, Rossin, Florence, Bela Aliança, Bandeirantes, Roseira/PUCC, Londres, Garcia, Aurélia, Vila Teixeira, Alberto Sarmento, Bonfim e Rodoviária).
Para incentivar a migração dos usuários que utilizam o eixo Campo Grande para a linha BRT20, haverá ajustes operacionais nas linhas 212 (Terminal Itajaí) e 220 (Terminal Campo Grande). A linha 212 terá ajustes na programação horária, nos dias úteis, nas partidas do Terminal Itajaí e da Avenida Dr. Moraes Sales. E a linha 220 deixa de operar no período de entrepico, em dias úteis.
Linha BRT10 passa a operar no contrafluxo
A operação da linha BRT10 nos dois sentidos de circulação oferece mais opções de deslocamento aos usuários. Ela passa a atender as nove estações e terminais também no contrafluxo, nos horários de pico, em dias úteis.
Até então, a linha vinha realizando retorno reservado, sem paradas no contrafluxo, priorizando o sentido de maior fluxo de passageiros. Agora, os usuários poderão utilizar a linha para acessar o sentido Ouro Verde no pico da manhã, com partidas entre 5h30 e 9h06; e o Centro no pico da tarde, com partidas entre 14h54 e 18h30.
Serão mantidos os intervalos de 18 minutos e a frota de quatro veículos. O tempo de percurso será de, aproximadamente, 36 minutos. No total, serão realizadas 52 viagens, sendo 26 por sentido.
Não haverá alteração nos horários de partida já praticados atualmente nos sentidos de maior fluxo. Pela manhã, os horários de saída do Terminal Ouro Verde (sentido Centro) têm início às 4h54 e seguem até as 8h30. À tarde, a linha tem partidas do Terminal Central (sentido Ouro Verde) entre 15h30 e 19h06.
A linha BRT10 opera de forma semiexpressa entre os terminais Ouro Verde e Central. São nove opções para embarque e desembarque. Além dos terminais, ela atende as estações Vila Rica, Anhanguera, Parque Industrial, São Bernardo, Mário Gatti e João Jorge; além de passar pelo Santa Lúcia.
Para informar os usuários, a Emdec instalou faixas informativas nas estações. Cartazes foram inseridos nos ônibus das linhas BRT e, também, nas linhas que circulam nos eixos Campo Grande e Ouro Verde. Agentes da Mobilidade Urbana também orientam os passageiros nas estações e terminais.
Histórico
A operação gradativa da linha BRT20 (Campo Grande) foi iniciada em novembro de 2022, atendendo a três terminais (Campo Grande, Terminal Satélite Íris e Mercado) e duas estações (Londres e Rodoviária), nos horários de pico. Foi a primeira linha com características BRT a entrar em operação em Campinas.
Em janeiro de 2023, o atendimento foi ampliado para 10 estações e terminais no total, incluindo no trajeto as estações BRT Rossin, Florence, Roseira/PUCC, Garcia e Aurélia. Em março, a linha passou a realizar o percurso de ida e volta, atendendo aos usuários também no contrafluxo (sentido Campo Grande no pico da manhã e Centro no pico da tarde).
E em abril, a linha passou a atender seis novas estações, tornando operacionais 100% das estações entregues do Corredor BRT Campo Grande – Nova Esperança, Bela Aliança, Bandeirantes, Vila Teixeira, Alberto Sarmento e Bonfim. A linha BRT20 atende, em média, 2,7 mil passageiros diariamente.
Já a linha BRT10 (Ouro Verde), a segunda com características BRT, entrou em operação no dia 31 de março, conectando o Ouro Verde ao Centro, com nove opções de embarque e desembarque. Ela atende, em média, 850 passageiros diariamente.
Com a operação gradativa dos Corredores BRT, os usuários já usufruem de estações e terminais mais modernos, com portas automáticas, acessibilidade, iluminação em LED e catracas eletrônicas. O pagamento da tarifa deve ser feito por meio do Bilhete Único, QR Code impresso em papel ou na tela do smartphone.
Informações: Prefeitura de Campinas
Postado por Meu Transporte às 23:08 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Goiânia terá transporte gratuito em ônibus elétricos para Campus Party
As secretarias de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Geral de Governo (SGG), vão disponibilizar transporte gratuito para a Campus Party 2023 com ônibus elétricos. O maior evento de tecnologia do mundo será realizado de 7 a 11 de junho, no Passeio das Águas Shopping, em Goiânia.
Um dos temas centrais da terceira edição da Campus Party Goiás é a mobilidade urbana. Por isso, a escolha dos ônibus elétricos para fazer a locomoção dos passageiros entre o Terminal Bíblia e o Passeio das Águas Shopping.
ÔNIBUS ELÉTRICOS
Este será o primeiro teste desta tecnologia com a circulação de passageiros. A previsão é de que os ônibus elétricos sejam implementados em Goiás, começando pelo Eixo Anhanguera.
Segundo o secretário Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima, o Estado quer transformar a Região Metropolitana de Goiânia em referência nacional de transporte urbano.
“Nós estamos dando um passo a mais ao fazer aquilo que chamamos de mobilidade como serviço. Estamos assumindo o desafio de integrar todos os modais de mobilidade, garantindo que o cidadão consiga se locomover da maneira mais eficiente possível”, diz.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a terceira edição da Campus Party deixará sua contribuição para a mobilidade urbana.
“Todas as edições da Campus Party deixam um legado para Goiás. Eu tenho certeza de que um dos legados desta terceira edição será o avanço em mobilidade urbana, não só pelo teste inédito dos ônibus elétricos, mas também pela discussão sobre outras tecnologias de mobilidade”.
TRAJETO E HORÁRIOS
Os ônibus elétricos sairão do Terminal Bíblia, passarão pela Praça Universitária, Praça Cívica, Terminal Paulo Garcia, até chegar ao Passeio das Águas Shopping, e voltarão pelo mesmo trajeto. Serão 14 viagens de ida e volta, por dia.
As saídas do Terminal Bíblia estão previstas para 9h, 9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 13h, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 20h, 20h40, 21h20 e 22h.
Os retornos, saindo do Passeio das Águas Shopping, estão previstos para 9h35, 10h10, 10h45, 11h20, 11h55, 13h35, 14h10, 14h45, 15h20, 15h55, 20h35, 21h15, 21h55 e 22h35.
Informações: Governo de Goiás
Postado por Meu Transporte às 23:06 0 comentários
Marcadores: Goiás, Ônibus Elétricos
Ônibus 100% elétricos são apresentados no Norte Fluminense para estimular a mobilidade sustentável na região
quarta-feira, 24 de maio de 2023
Ao longo desta semana, a TEVX HIGER, em parceria com a Enel, permitirá que a eletromobilidade sustentável seja experimentada na região Norte Fluminense em sua versão mais tecnológica. A empresa está com dois exemplares de sua frota de ônibus elétricos de última geração para eventos de demonstração na Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan/RJ), em Campos dos Goytacazes, e no Porto do Açu, em São João da Barra, que se consolida como o porto da transição energética do país.
Marca líder mundial em ônibus elétricos, com mais de 50 mil unidades já produzidas, a Higer apresenta o modelo urbano Azure A12 e o de fretamento FE10BR, demonstrando todos os diferenciais em termos de conforto, silêncio e segurança da tecnologia de eletromobilidade mais moderna e reconhecida do mercado.
Com elevada autonomia e a possibilidade de recarga rápida de até três horas, os ônibus elétricos da Higer permitem ao operador uma economia de custo de manutenção de até 60% com relação aos modelos a diesel, sem contar o conforto extremo, tanto para quem anda quanto para o meio ambiente, uma vez que emitem zero poluição e ruído.
Além de apresentar os ônibus, a iniciativa visa conscientizar a comunidade local sobre a importância da descarbonização do transporte e da mobilidade, um dos maiores desafios no combate as mudanças climáticas. O foco do Porto do Açu em promover negócios e iniciativas de descarbonização fizeram com que a Higer escolhesse a região do porto-indústria como a primeira no estado do Rio de Janeiro para a apresentação dos veículos inovadores.
“Enxergamos o Norte Fluminense como uma região ímpar, composta por cidades extremamente alinhadas ao turismo sustentável e pioneira na implantação de novas tecnologias no Estado, características que favorecem a chegada da eletromobilidade e todos seus impactos positivos para a qualidade do transporte e desenvolvimento da região”, afirma Marcelo Barella, diretor da Higer Bus para a América do Sul.
Tecnologia em dose dupla - Com 10 metros de comprimento, o veículo rodoviário FE10BR tem capacidade para 41 passageiros alocados perfeitamente em assentos confortáveis, reclináveis e ajustáveis lateralmente. Além disso, conta com wi-fi, ar-condicionado ecológico de última geração, conectores USB para celulares e vidros com tratamento UV. Traz opcionais exclusivos, como geladeira térmica, sistema de áudio e vídeo e porta usb para carregamento rápido.
Dentro do conjunto destaca-se o sistema de freios regenerativo, cujo dispositivo eletromecânico transforma a energia cinética liberada na frenagem em energia potencial recarregando as baterias e contribuindo para a autonomia do veículo.
Já o modelo urbano AZURE 12 BR possui 12 metros de comprimento e traz uma exclusiva tecnologia embarcada de piso baixo total, o que permite acessibilidade sem qualquer obstáculo ou degraus em suas três portas. Conta com uma suspensão que permite “ajoelhamento” para facilitar ainda mais embarques e desembarques. Seu conjunto de monitoramento em tempo real dispõe de telemetria e 7 câmeras localizadas no interior da unidade para proporcionar total segurança à operação.
Equipado também com o exclusivo sistema de freio regenerativo da TEVX Higer, que transforma a energia da frenagem em carga para a bateria contribuindo para um conjunto mais econômico e com maior autonomia de operação.
Made in Brazil – Maior fabricante de ônibus elétricos do mundo, a Higer Bus já atua em mais de 100 cidades nos cinco continentes.
No Brasil, a empresa venceu a primeira licitação de veículo elétrico no país, na cidade de Cascavel (PR) e também conquistou um contrato para fornecimento de 200 unidades para a eletrificação do sistema de transporte da cidade de São Paulo com o modelo Azure A12BR.
Nas demonstrações práticas do Azure A12BR em linhas urbanas circulares de cidades brasileiras - São Paulo, Curitiba e São José dos Campos - a tecnologia Higer se comprovou, recebendo excelentes avaliações e deixando operadores e usuários muito satisfeitos com o desempenho dos ônibus elétricos.
O sucesso desse modelo atravessou fronteiras e projetou a marca para outros mercados, como Uruguai, Argentina, Chile, Colômbia, Peru, Panamá, Guatemala, República Dominicana e México.
Sobre o Porto do Açu - Localizado na região norte do Rio de Janeiro, o Porto do Açu é o maior complexo porto-indústria da América Latina. Em operação desde 2014, é administrado pela Porto do Açu Operações, uma parceria entre a Prumo Logística, controlada pelo EIG, e o Porto de Antuérpia-Bruges Internacional. Ao todo já são 21 empresas já instaladas e entre clientes e parceiros, sendo várias delas companhias de classe mundial. Com atividades de minério, petróleo e gás consolidadas e em expansão, o Açu pretende acelerar a industrialização com foco em projetos de baixo carbono, sendo reconhecido como o porto da transição energética no país.
Sobre TEVX HIGER – A operação no mercado brasileiro da HIGER BUS – líder mundial na fabricação de ônibus elétricos – está sob a responsabilidade do TEVX Motors Group (voltado para a oferta de soluções de transporte limpo, com atuação na importação dos ônibus, na prestação de serviços de pós-venda e a oferta de peças de reposição).
Com uma receita anual de US$ 5,5 bilhões e capacidade para produzir anualmente 35 mil ônibus, a HIGER BUS exporta cerca de 30% da sua produção para dezenas de países. E em sua planta chinesa há uma linha de produção dedicada ao Azure A12BR, seu primeiro produto a ser oferecido ao mercado brasileiro ainda em 2022.
Informações: TEVX
Postado por Meu Transporte às 22:04 0 comentários
Marcadores: Ônibus Elétricos, Rio de Janeiro, Tecnologia Renovável
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