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Metrô SP só utilizou um terço dos recursos para expansão de suas linhas em 2022
quarta-feira, 13 de julho de 2022A ousada meta estabelecida pelo Metrô de São Paulo para expansão e modernização de sua malha está se tornando difícil de ser atingida. No primeiro semestre, a companhia só conseguiu desembolsar R$ 1 bilhão dos quase R$ 3,5 bilhões disponíveis em 2022. Ou seja, menos de um terço do orçamento.
Apenas três projetos chegaram a junho com um avanço financeiro acima da meta, a expansão da Linha 15-Prata (59%), a modernização da Linha 3-Vermelha (52%) e da Linha 1-Azul (75%).
Em valores absolutos, a expansão da Linha 2-Verde até Penha segue como a que mais consumiu recursos, um total de R$ 540 milhões de R$ 1,267 bilhão disponíveis, ou 43%. Projetos menores e complementares após as obras, as linhas 4-Amarela e 5-Lilás também estão abaixo da meta, mas seu impacto é menor do que o de empreendimentos como a Linha 17-Ouro, novamente a “vilã” do momento.
O ramal de monotrilho da Zona Sul de São Paulo continua aquém do esperado nos desembolsos de verbas. Mesmo com o segundo orçamento mais alto (R$ 1,072 bilhão), o projeto só fez uso de R$ 88 milhões, ou 8% do total.
Linha 2-Verde é de longe a obra que mais consome recursos
Como o Metrô não detalha onde os valores foram utilizados, não há como monitorar se os dois principais contratos, de sistemas e de obras civis, está mais atrasado. Enquanto o primeiro trem de monotrilho da BYD foi apresentado na China em março, pouco se viu nas vias em matéria de sistemas. Já o escopo sob responsabilidade do Consórcio Monotrilho Ouro está visivelmente atrasado.
Embora a empresa tenha até junho de 2023 para concluir as obras, havia a promessa do governo de concluir o trabalho até dezembro deste ano. Mas o consórcio, formado pelas empresas KPE e Coesa, do grupo OAS, mal tem conseguido lançar vigas-trilhos no trecho da Marginal Pinheiros. As sete estações e o pátio avançam lentamente, denunciando falta de fôlego da contratante já que outras obras semelhantes não têm apresentado problemas desse gênero.
Uma prova de que algo está errado na Linha 17 é o fato que a obra consumiu R$ 286 milhões em 2021, ou cerca de três vezes mais que neste ano, mesmo que o ritmo no ano passado tenha sido também ruim.
Informações: Metrô CPTM
Postado por Meu Transporte às 11:23 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Trecho 4 do Corredor de Ônibus Norte-Sul em Ribeirão Preto já tem empresa definida
Foi publicado no Diário Oficial de Ribeirão Preto desta terça-feira, 12 de julho, o edital de aviso de julgamento da proposta de concorrência para contratar empresa especializada na implantação do Corredores de Ônibus Norte-Sul – trecho 4, na região Sul da cidade.
A empresa Autem Engenharia Ltda foi a vencedora do processo licitatório, com o valor global de R$ 19.862.721,16, uma economia de R$ 843.217,62, ou 4% sobre o valor inicial previsto de R$ 20.705.938,78. O prazo de execução da obra será de 12 meses, contado a partir da emissão da Ordem de Serviço.
De acordo com o prefeito Duarte Nogueira, a Prefeitura trabalha para garantir a ligação de um ponto ao outro da cidade com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas, diminuindo o tempo no trânsito e, assim, garantir uma melhoria significativa na qualidade de vida.
“Vamos iniciar o último trecho do Corredor de Ônibus Norte-Sul para dar sequência ao programa Ribeirão Mobilidade. É mais emprego, investimento, desenvolvimento e uma cidade com mais qualidade de vida”, disse Duarte Nogueira.
Com a publicação no Diário Oficial e esgotados os prazos legais, o certame será homologado nos próximos dias.
Corredores de Ônibus Norte-Sul – trecho 4
Dividido em quatro trechos, o Corredor de Ônibus Norte-Sul será o maior em extensão de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros, passando pelas principais avenidas da cidade.
O trecho 4 compreende as avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Cel. Fernando Ferreira Leite. A avenida Independência, próximo à rua José Curvelo da Silva Júnior até o cruzamento com a avenida Ligia Latuf Salomão, receberá obras de duplicação, assim como é no restante da avenida.
As paradas de ônibus estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, com faixa de rolamento exclusiva para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais.
Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.
As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.
Programa Ribeirão Mobilidade
A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejadas para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.
Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.
Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
Informações: Prefeitura do Ribeirão Preto
Postado por Meu Transporte às 11:18 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
SPTrans cria linha para atender aos passageiros que usam a estação Vila Natal
terça-feira, 12 de julho de 2022
A SPTrans informa que a partir deste sábado, (16), começa a funcionar a linha 6003/21 Terminal Varginha – CPTM Mendes/Vila Natal, que vai atender aos passageiros que utilizam a Estação CPTM Mendes/Vila Natal.
O itinerário do 6003/21 Terminal Varginha – CPTM Mendes/Vl.Natal terá Sentido Único com início no Terminal Varginha, que fica na Rua Luiz Supertti, depois passa pela Avenida Senador Teotônio Vilela, Estrada dos Mendes, passagem sob a Linha Férrea, Plataforma lateral da Estação Mendes/Vila Natal, Marginal Leste, acesso à, Estrada dos Mendes, Rua Blasco Ibanez, retorno, Avenida Senador Teotônio Vilela, Rua Balneário São José, Acesso, Terminal Varginha.
Horário de operação
Dias úteis das 4h20 às 23h10
Sábados das 4h40 às 23h30
Domingos das 4h50 às 23h30
SECOM - Prefeitura da Cidade de São Paulo
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Em Campo Grande, Novos pontos de ônibus terão câmeras e wifi
A estrutura de uma das cinco estações de embarque e desembarque projetadas para o corredor do transporte coletivo da Rui Barbosa começou a ser instalada. O serviço começou pelo ponto da quadra entre as ruas Dom Aquino e Cândido Mariano. As estações terão câmeras de monitoramento, acesso a wi-fi e iluminação inteligente.
Os passageiros poderão acessar o itinerário das viagens em tempo real, via QR-code. Foram instalados sensores embaixo do asfalto que farão a comunicação do sistema com os veículos.
Ao longo do corredor de ônibus da Rui Barbosa, entre a Rua Chile e a Avenida Mato Grosso, outras quatro estão sendo implantadas entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Barão do Rio Branco. No trecho acima da Avenida Fernando Correa da Costa, as estações ficarão nas seguinte quadras: entre a Afonso Pena e Barão do Rio Branco; entre as ruas Calarge e Tonico de Carvalho; entre as ruas Bariri e Professor Severino Ramos de Queiroz; e, as ruas Aluizio de Azevedo e a Rua Dr. Anibal de Toledo.
No trecho mais central da Rui Barbosa haverá reforço da iluminação pública, com 119 postes complementares que trarão ainda mais segurança durante a noite na região central, da Avenida Fernando Corrêa da Costa até a Avenida Mato Grosso. No trecho há vários estabelecimentos que funcionam à noite, como farmácias, instituições de ensino e igrejas, além de ser um dos corredores de ônibus mais importantes da cidade. A iluminação será de lâmpadas LED.
O Programa Reviva Campo Grande está requalificando o microcentro de Campo Grande. A Rua Rui Barbosa está recebendo intervenções desde o pontilhão da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) até a rotatória com a Avenida Rachid Neder.
São 7,3 km de recapeamento asfáltico e muitas melhorias para usuários do transporte público coletivo, além de 4,1 km de drenagem que eliminam pontos de alagamento, na região do São Francisco, perto do Centro de Especialidades Médicas, Santa Casa e no outro extremo.
Informações: Campo Grande News
Postado por Meu Transporte às 22:14 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
No Recife, BRT na BR 101 ficou apenas na promessa
Mais uma promessa não cumprida, esse é o sentimento concreto dos usuários que precisam se deslocar frente a uma rodovia cheia de problemas nas obras frente ao TCE devido a desvios bem como por problemas nas áreas lindeiras e retornos incompletos.
Em 2013, o governo de Pernambuco prometia aos usuários do sistema um dos maiores e principal ramal com a implementação de um BRT na BR 101 desde Abreu e Lima até Cajueiro Seco em Jaboatão, cortando toda capital num corredor que contaria com 39 estações de transporte rápido em um percurso de 30,7 km.
Esse trecho do BRT na chamada 4ªPerimetral daria aos usuários eficiência e mais pontualidade a um sistema que hoje sofre com engarrafamentos diários deixando terminais superlotados.
Para se ter uma ideia, hoje o usuário que sai de Cajueiro Seco em Jaboatão dos Guararapes com destino ao terminal de Abreu e Lima precisa fazer baldeação em dois terminais (Barro e Macaxeira) e o BRT faria essa ligação de forma direta e em menos tempo.
A BR 101 está concedida ao Estado desde meados 2010 e passou por diversas intervenções e obras mal elaboradas, onde muitas vezes as mesmas foram paradas por suspeitas de superfaturamento nas licitações e até hoje a mesma não contempla os usuários devido a constantes engarrafamentos, principalmente na altura da entrada de Muribeca e entornos da Caxangá.
Vale salientar que o Governo Federal liberou em 2012 cerca de 192 milhões de reais que incluía a troca do pavimento, recuperação do acostamento e vias marginais e era nesse momento que o BRT deveria ser implementado, ou seja, durante a própria obra de requalificação da via.
A sensação é que o sistema BRT na BR 101 que seria um sonho para os usuários virou um tremendo pesadelo, na qual as chances para sua implementação perdeu essa oportunidade, fica aos mesmos a frustação por erros de planejamento por parte do governo do Estado.
Números
60 mil carros passam por dia na BR-101, no contorno do Recife
20% do tráfego são de veículos pesados
30,7 km formam o trecho entre Abreu e Lima e Jaboatão
R$ 774 milhões seriam aplicados no trecho entre o km 51 e o km 82
150 mil pessoas circulariam por dia pelo novo corredor após as obras
39 estações para o BRT e 39 passarelas para pedestres
R$ 224 milhões seriam investidos na primeira etapa, que incluia:
Troca de asfalto e placas de concreto
Abertura de via exclusiva com duas faixas de rolamento para a futura passagem do BRT
R$ 550 milhões seriam investidos na segunda fase, que incluia:
Implantação de estaçãoes de BRT e ciclovias
Construção de pontes, viadutos e elevados
Construção de elevado para o BRT entre a Caxangá e a BR-232
Implantação do novo Terminal Integrado da Macaxeira, maior e mais confortável que o atual
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 21:55 0 comentários
Marcadores: B R T, Pernambuco
Montadora Chinesa Higer Bus assina acordo com Governo do Ceará para construir nova fábrica de ônibus elétricos
segunda-feira, 11 de julho de 2022
A empresa da China, Higer Bus, assinou acordo com o Governo do Ceará para a instalação de sua nova fábrica de ônibus elétricos no Pecém, a 315 km de Fortaleza. A iniciativa da empresa, discutida com o governo do estado, demandará investimentos de US$ 20 milhões. Com um grande plano de expansão, o Governo do Ceará entra no raio de escolha da empresa não apenas pelo fator de vantagem geográfica com mercados da Europa e das Américas, mas também devido ao hidrogênio verde.
A nova fábrica da Higer Bus deve importar os ônibus elétricos via PKD. Nessa modalidade, o veículo virá com todas as peças desmontadas, ou seja, chegará pronto, e no estado, serão colocadas peças como assentos, vidros e motores elétricos.
Em entrevista, Marcelo Barcella, diretor para América Latina da Higer Bus, ressaltou que os fornecedores da montadora podem atender perfeitamente às demandas da Higer no Ceará. Na seleção estão empresas como Siemens e Dana, para os motores dos ônibus elétricos, Bosch para caixas de direção e ZF para a Suspensão.
As baterias ficarão por conta da CATL, que fechou recentemente uma parceria com a fabricante brasileira de baterias Moura. Entretanto, no Brasil, a empresa atuará via TEVx Motors Higer.
Entretanto, antes de chegar ao Ceará, a empresa já possui em São Paulo, um contrato com a Enel, onde a companhia de energia disputará uma licitação ou concorrência para a comercialização dos ônibus elétricos. Caso vença, a Higer Bus montará a estrutura de carregamento e alugará todo o pacote de operadores.
Contrato oficial com o Governo do Ceará deve ser assinado em breve
A assinatura do protocolo de intenções com o Governo do Ceará para a instalação da nova fábrica de ônibus elétricos no estado deve chegar em breve. Segundo informações, a Higer Bus já se mobiliza ao lado do Governo do estado para a assinatura do documento, sendo este o primeiro passo para a construção da nova fábrica na região.
Para Baralla, a iniciativa trará vários benefícios, desde a diminuição da poluição até a geração de novos empregos. De acordo com o executivo, a Heiger trará para as empresas e desenvolvedores novas tecnologias onde será necessário capacitar motoristas mecânicos e com isso, realizar avanços para o Brasil e para o estado.
Para o Governo do Ceará, a iniciativa também trará desenvolvimento, como afirma o Secretário do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet), Maia Junior. A prioridade ao longo dos anos do Pecém foi atrair siderúrgicas, e está atraindo várias novas fábricas, como foi o caso da Higer Bus, que está disposta a assinar um protocolo de intenções para que a nova fábrica de ônibus elétricos seja instalada.
Conheça a Higer Bus
A Higer Bus Company Limited, foi fundada em 1998 e ao longo das últimas décadas, desenvolveu uma moderna base de produção de ônibus de 950 mil metros quadrados, alcançando vendas anuais de mais de 10 bilhões de yuans e exportando ônibus para mais de 100 países e regiões do mundo, abrindo um caminho de desenvolvimento sustentável e rápido.
A montadora foi classificada entre as 500 marcas mais valiosas da China por 11 anos consecutivos com valor de marca de 35, 835 bilhões de yuans, tornando-se a fabricante de ônibus com maior crescimento da China.
Informações: Band News
Postado por Meu Transporte às 22:30 0 comentários
Marcadores: Ceára, Ônibus Elétricos, Tecnologia Renovável
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