Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo terá empréstimo de bikes em estações de trens e ônibus

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

O prefeito Fernando Haddad (PT) sancionou projeto de lei que institui o programa Integra-Bike São Paulo, para empréstimo de bicicletas públicas nos principais terminais rodoviários, estações de trem e de metrô. De autoria do vereador petista Paulo Reis, ele oficializa o sistema de compartilhamento de bicicletas na cidade e prevê sua expansão para periferia.

Segundo a nova lei, publicada no Diário Oficial de sábado, 5, o empréstimo deve ser por meio de mecanismos de autoatendimento, nos quais o ciclista retira sua bike depois de realizar um cadastro prévio no sistema. O processo pode ser feito por meio do bilhete único.

A legislação não impõe a forma, mas prevê que as bicicletas sejam colocadas para empréstimo pela iniciativa privada, após processo de licitação ou chamamento público. O negócio poderá ser feito por concessão ou convênio, como o firmado com o Banco Itaú para a operação do Bike Sampa, rede privada de empréstimo de bicicletas que conta com 279 estações na cidade - a maioria em bairros do centro expandido.

"O programa lntegra-Bike buscará inserir um grande sistema de bicicletas públicas em São Paulo, assim como existem em grandes metrópoles do mundo, como Nova York, Paris, Berlim e Barcelona. Trata-se de tornar a bicicleta parte do sistema de transporte público da cidade, interligando os transportes de massa, como o metrô e os trens da CPTM, aos bairros do subúrbio", pretende o vereador, na justificativa do projeto.

A expectativa é de que o processo de licitação defina uma ou mais empresas para operar o sistema. Hoje, apenas o Itaú exerce essa função - o Bradesco também empresta bikes, mas somente nos percursos das ciclofaixas, ativadas aos domingos ao longo de 120,7 km.

Na teoria, a intenção do programa é conectar bairros mais distantes aos terminais de transporte público, por meio do uso da bicicleta - o metrô chegou a emprestar bikes em dez estações de sua rede, mas suspendeu o serviço em 2013, após desistência da empresa responsável.

A nova legislação não define, no entanto, se a rede deverá ser montada dentro ou fora das estações e dos terminais rodoviários nem quantas estações ou quantas bikes ela deve ofertar. Segundo a gestão Haddad, o detalhamento só será conhecido na regulamentação da lei, prevista para sair em 60 dias.

A expectativa, segundo Reis, é que a implementação das estações seja realizada com "participação popular", possibilitando a escolha de locais seguros e de rotas corretas.

Crítica

Para o ciclista Daniel Guth, consultor em mobilidade, o projeto não traz inovação em relação ao sistema que funciona hoje na cidade. "Nem o nome do programa é novo. Sorocaba, no interior, também tem o seu Integra-Bike", diz.

Segundo Guth, a Prefeitura perde a chance de aprimorar a rede atual, ao não exigir um número mínimo de estações e de bicicletas, ao não ampliar o horário de funcionamento (hoje, o Sampa Bike funciona até as 22 horas) e ao não definir como se dará a divisão das estações pela cidade. "Não precisamos de nova lei. Precisamos é de regras mais rígidas para o operador, a fim de aprimorar o serviço e torná-lo mais democrático."

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Leia também sobre:


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - São Paulo terá empréstimo de bikes em estações de trens e ônibus

Em Goiânia, Empresas são cobradas a oferecer transporte coletivo eficaz, seguro e regular

O Ministério Público do Estado de Goiás (MP-GO) propôs quatro ações civis públicas nesta quinta-feira (11) contra empresas concessionárias do transporte coletivo de Goiânia e Região Metropolitana. Nestas, há o pedido de antecipação de tutela para que sejam obrigadas a regularizar o serviço prestado ao usuário.

As ações são da promotora de Justiça Leila Maria de Oliveira, da 50ª Promotoria de Goiânia, e foram propostas contra a Rápido Araguaia, Viação Reunidas, HP Transportes e a Cootego. A Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) é ré nas ações por ter o dever de fazer o controle e a fiscalização do serviço prestados pelas empresas.

A promotora pediu que as empresas ofereçam aos usuários um serviço “eficaz, seguro, regular e eficiente”, no prazo de 120 dias. Caso contrário, poderão ser punidas com extinção dos contratos de concessão.

Entre os pedidos, foram solicitadas a ampliação de 10%, de forma provisória, na frota de ônibus de cada empresa e o aumento em 10% do número de viagens realizadas por linha. As novas exigências deverão, segundo as ações, vigorar até que seja feito um estudo amplo que comprove a real necessidade de incremento da frota de veículos e número de viagens.

Consta nas ações o pedido de liminar para que a CMTC seja obrigada a fazer o controle e a fiscalização dos serviços prestados pelas concessionárias e das obrigações assumidas no contrato firmado.

Além disso, foi requerido que a Companhia apresente ao MP-GO cópias das planilhas de fiscalização que deverão constar as datas, horários e linhas fiscalizadas, com especificação dos ônibus utilizados; quantidade de usuários que utilizam os serviços em cada viagem e veículo; estado de conservação dos veículos, com especificação da situação atual de bancos, condições de higiene, pneus e itens de segurança; e tempo de duração das viagens no percurso por linha.

Caso as empresas não cumpram suas obrigações firmadas em contrato, a CMTC deverá, por determinação judicial, rescindir os contratos de concessão. A promotora também exige que a Companhia apresente, sob pena de ação de improbidade administrativa, a prestação de informações ao Judiciário.

São elas: o número de viagens por linha que são cumpridas atualmente pelas cinco empresas e o número ideal para evitar a superlotação no transporte coletivo, sob o argumento de que os passageiros devem ser transportados com respeito à dignidade humana; número de ônibus por linha oferecidos pelas empresas e número ideal para evitar a superlotação.

Além disso, a promotora cobra um estudo, feito pela CMTC, para apurar as linhas de ônibus de cada empresa que precisam de incremento no número de viagens e veículos, além do quantitativo.

Contratos

Consta nas ações que os contratos de concessão do serviço de transporte coletivo foram firmados entre as empresas e o poder público em 2008, após realização de processo licitatório. Nestes foram definidas as obrigações de todas as concessionárias.

Entre elas está a “prestação adequada do serviço de transporte de passageiros, com observância das condições de regularidade, continuidade, segurança, atualidade, generalidade, cortesia e modicidade das tarifas”.

No entanto, para o MP-GO essas obrigações não estão sendo cumpridas pelas empresas devido às diversas reportagens divulgadas sobre a frequente precariedade e má qualidade do serviço prestado aos usuários, que são expostos à superlotação nos ônibus, insegurança nas plataformas, irregularidades nas linhas, entre outros problemas.

Por Thais Dutra
Informações: Diário de Goiás


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Em Goiânia, Empresas são cobradas a oferecer transporte coletivo eficaz, seguro e regular

Em Salvador, Duas linhas de ônibus têm trajeto alterado no Subúrbio

Os moradores de um novo condomínio na Lagoa da Paixão, na Suburbana, terão duas novas linhas de ônibus a partir da próxima segunda-feira, 15. O empreendimento faz parte do Minha Casa, Minha Vida e abriga famílias que perderam as casas por conta da chuva do ano passado em Salvador. Cerca de duas mil pessoas moram no local.
Edilson Lima | Ag. A TARDE

Os coletivos, que fazem a linha Hospital do Subúrbio-Estação Pirajá (código 1629), e Vista Alegre-Alto de Coutos-Baixa do Fiscal (código L110), terão seus itinerários alterados para atender à demanda.

Funcionamento
A linha Hospital do Subúrbio-Estação Pirajá receberá ainda o reforço de mais um coletivo na frota. O roteiro passa pela Estrada da Base Naval, rua Morada da Lagoa e faz o retorno para acessar a rua Morada da Lagoa, Estrada da Base Naval e então volta a fazer o itinerário normal.

Já a linha Vista Alegre-Alto de Coutos-Baixa do Fiscal, que integra o Subsistema de Transporte Especial Complementar (STEC), fará o seguinte roteiro: Terminal Baixa do Fiscal, avenida Suburbana, rua Jubiabá, Terminal de Alto de Coutos, Ligação Alto de Coutos - Vista Alegre, Terminal de Vista Alegre, Estrada da Base Naval de Aratu, rua Morada da Lagoa e faz o retorno próximo à última quadra de futebol, segue pela rua Morada da Lagoa, Estrada da Base Naval de Aratu, rua Almirante Tamandaré (Terminal Escola de Menor), Largo de Paripe, avenida Suburbana e Terminal da Baixa do Fiscal.

READ MORE - Em Salvador, Duas linhas de ônibus têm trajeto alterado no Subúrbio

Linhas de ônibus de Florianópolis têm nova mudança nesta segunda (15)

O Consórcio Fenix, responsável pelo transporte coletivo de Florianópolis, informou que irá alterar horários, trajetos e nomes de algumas linhas de ônibus a partir da próxima segunda (15). Segundo a empresa, a mudança foi uma solicitação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU).
Foto: Luiz Gustavo Silva de Freitas/Divulgação

A relação completa de horários e trajetos está disponível no site do Consórcio Fenix.

Mudanças no Continente
Segundo o consórcio, as linhas circulares mudarão de nome: "601 – Circular Abraão" será "601 – Circular Abraão Estreito";  "603 – Circular Continente via Biblioteca Pública" torna-se "603 – Circular Estreito Abraão via Biblioteca Pública"; "605 – Circular Abraão" será chamado de "605 – Circular Estreito Abraão" e "607 – Circular Continente via Biblioteca Pública" passa para "607 – Circular Abraão Estreito via Biblioteca Pública".

Ainda conforme o consórcio, as linhas "602 - Circular Continente" e "606 - Circular Continente" serão temporariamente suspensas. Já as linhas "668 -Promorar via Ivo Silveira" e "670-Monte Cristo" terão ajustes de horários.

Alterações na Ilha
A partir da próxima segunda, haverá um acrescimo de horários na linha da região da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), o "184 – UDESC".

Já quando a temporada terminar, as linhas "272 - Jurerê", "294 –Interpraias", "363 – Joaquina", "276 – Balneário Canasvieiras", "277 – Balneário Ingleses" terão os horários modificados.

READ MORE - Linhas de ônibus de Florianópolis têm nova mudança nesta segunda (15)

Recife teve 559 ônibus depredados no carnaval deste ano

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Durante os quatro dias de carnaval, 559 ônibus foram depredados na Região Metropolitana do Recife. Mesmo o número sendo 8,9% menor do que o do ano passado – quando 612 coletivos foram danificados – 979 itens foram quebrados. Entre eles estão: vidros das janelas e das portas, alçapões de teto e para-brisas.

De acordo com o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros no Estado de Pernambuco (Urbana-PE), a população acaba sofrendo com essa situação, já que o ônibus sai de circulação para que seja substituído ou reparado. No entanto, o sindicato garante que todo sistema voltou ao normal nesta quinta-feira (11). 

Esperando o pior, as empresas tiveram que investir em estoque de peças e mão-de-obra para que os reparos fossem feitos o quanto antes nas próprias garagens.

Informações: G1 PE


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Recife teve 559 ônibus depredados no carnaval deste ano

Com renovação, 100% dos ônibus convencionais de BH terão elevador de acessibilidade

Em meio à discussões sobre os dois últimos reajustes de tarifa, os quatro consórcios que operam o transporte coletivo por ônibus de Belo Horizonte renovarão 11,53% da frota de 2.947 coletivos ao longo de 2016. O Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que serão incorporados pelas 40 empresas operadoras 340 ônibus convencionais novos, que substituirão a frota já circulante. A atualização não inclui os veículos do tipo padron e articulados do sistema Move, o que possibilitaria a implantação de linhas pendentes do sistema BRT, inaugurado no início de 2014.

Com a substituição, 100% dos coletivos da capital mineira passarão a ter elevador destinado ao atendimento de portadores de necessidades especiais – índice já atingido em cidades do interior de Minas, como em Divinópolis, na região centro-oeste do estado. Já há novos veículos em circulação em linhas como a 101 (Aglomerado Santa Lúcia) e a 4103 (Aparecida/Mangabeiras).

A renovação dos ônibus convencionais, segundo o Setra-BH, ocorrerá nas garagens de todas as 40 empresas que operam o transporte coletivo municipal e “em praticamente todas as 341 linhas”. São realizadas em média 730 mil viagens/mês, percorrendo 14 milhões de quilômetros e transportando 36 milhões de passageiros.

No fim de janeiro, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) negou pedido da Defensoria Pública de Minas Gerais para suspender o primeiro aumento de tarifa do ano passado, quando o valor médio, da maioria das linhas (perimetrais, diametrais, semi-expressas e também do Move), foi de R$ 3,10 para R$ 3,40. O último reajuste de tarifa ocorreu em 3 de janeiro, quando a passagem passou a custar R$ 3,70. Conforme mostrou o Estado de Minas, a Promotoria de Defesa do Patrimônio Público do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) prometeu entrar com nova ação civil pública contra o mais recente aumento. Em BH, 80% das linhas se enquadram nas de tarifa de R$ 3,70, 18% nas de tarifa de R$ 2,65 e 2% nas de tarifa de R$ 0,85.

Investimento Cada novo ônibus convencional adquirido terá custo final – após a instalação dos equipamentos e tecnologias –, de cerca de R$ 300 mil. Os valores dos ônibus das linhas do BRT/Move giram em torno de R$ 400 mil, no caso dos ônibus do tipo padron, e de R$ 750 mil nos articulados. O Setra-BH salienta, contudo, que não há haverá inclusão de novos veículos padron e articulados no sistema, em razão da aquisição recente daqueles que se encontram em operação – o que não justifica o adiamento na implantação de linhas pendentes do Move.

Por  Bruno Freitas 
Informações: Estado de Minas


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Com renovação, 100% dos ônibus convencionais de BH terão elevador de acessibilidade

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960