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VLT da Baixada Santista começará cobrança sem integração com ônibus

domingo, 10 de janeiro de 2016

A primeira fase das obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), entre São Vicente (Barreiros) e Santos (Porto), tem previsão de término em setembro deste ano. O novo meio de transporte, que já  roda em fase de testes entre São Vicente (estação Mascarenhas de Moraes) e Santos (Pinheiro Machado), iniciará a cobrança de tarifas no dia 31 próximo, mas ainda não incluirá a integração com os ônibus municipais e intermunicipais.

Segundo a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do Governo do Estado, apenas quando o primeiro trecho do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) for concluído, o consórcio BR Mobilidade Baixada Santista, que vai administrá-lo, apresentará um plano de reorganização do sistema. Somente a partir disso é que poderá ocorrer a integração física e tarifária entre as linhas metropolitanas de ônibus e o VLT.

Por enquanto, a população vai pagar em torno de R$ 3,90 para circular em seis trens do VLT, que sairão com intervalos de dez minutos cada, atendendo as nove estações construídas entre Mascarenhas de Moraes, em São Vicente, e Pinheiro Machado, em Santos.

O percurso, com aproximadamente 6,8 quilômetros, será cumprido em até 20 minutos, com velocidade média prevista, nesta fase, de 20km/h.

Se o local desejado pelo passageiro não for próximo de uma das estações de parada, ele terá de descer em uma delas, achar um ponto de ônibus onde passe o coletivo que ela precisa e pagar outra tarifa, já que não há bilhete único.

Em Santos, a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) afirma que tem estudos em andamento, visando a futura integração dos coletivos municipais com o VLT. Porém, depende de definições da EMTU.

“O assunto vem sendo analisado em conjunto com a empresa, uma vez que a integração nos ônibus de Santos será consequência da realizada no sistema coletivo intermunicipal”, informa a CET, em nota.

A EMTU diz que a integração com os ônibus municipais deve acontecer até o final do ano e que “depende de acordos tarifários com as ad
ministrações municipais”.

Consórcio

Em julho de 2015 foi assinado o contrato de PPP (Parceria Público-Privada) com o Consórcio BR Mobilidade Baixada Santista (formado pelas empresas Viação Piracicabana e Comporte Participações S.A), concedendo a operação do Sistema Integrado Metropolitano por 20 anos, o que inclui as linhas metropolitanas de ônibus e o VLT.

A operação do Sistema Integrado Metropolitano (VLT e reestruturação do sistema de ônibus intermunicipal) ficará sob responsabilidade do consórcio. A concessão inclui também o fornecimento de equipamentos e sistemas de controle operacional de veículos (ônibus e VLTs) e implantação da bilhetagem eletrônica.

A obra, a primeira a entrar em operação no País ligando dois municípios, tem expectativa de beneficiar 2,8 milhões de pessoas, tanto pelo VLT e as integrações, sendo 1,7 milhão de moradores habituais e 2,8 milhões durante o período da temporada.

A EMTU afirma trabalhar simultaneamente na conclusão do projeto da segunda etapa do VLT, que vai ligar a Estação Porto ao Terminal Valongo, no Centro Histórico de Santos, com 14 estações e que tem previsão de início de obras no final de 2016. Estão em estudos também extensões para o bairro Samaritá, em São Vicente, e Guarujá.

Horários

De 31 de janeiro até 30 de março, o VLT funcionará das 9 às 16 horas, todos os dias. De 31 de março a 31 de setembro, das 7 às 19 horas. Já a partir de setembro, o atendimento será das 6 às 23 horas, todos os dias da semana.

Por Maurício Martins
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Trabalhadores do transporte coletivo de Curitiba e região ameaçam nova greve

Os motoristas e cobradores do transporte coletivo de Curitiba e Região Metropolitana fizeram uma breve paralisação na tarde desta sexta-feira (08) em protesto contra mais um atraso nos salários. A manifestação aconteceu na Praça Rui Barbosa, no Centro da capital e durou cerca de 30 minutos.

O Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) disse que os trabalhadores entrarão em greve a partir das 00h de terça-feira (12), caso as empresas não regularizem os salários, que venceram nesta sexta-feira.

Desde dezembro último está aberto indicativo de greve permanente, por conta dos constantes descumprimentos de prazos por parte das empresas. “Há meses motoristas e cobradores do transporte coletivo vêm enfrentando esse descaso por conta dos patrões que atrasam salários, vales e ameaçam não pagar os direitos, como o 13º salário”, reclama a categoria.

A Urbanização Curitiba (Urbs) informou em nota que os pagamentos relativos aos serviços prestados pelas empresas do transporte coletivo estão em dia e que vai notificar as empresas para que comprovem o depósito dos salários. A Urbs disse também que vai autuar os patrões por causa dos atrasos que a manifestação dos trabalhadores ocasionou na tarde desta sexta. Segundo o órgão, 25 linhas de ônibus foram prejudicadas pelo protesto dos motoristas e cobradores. O Sindimoc diz que foram apenas seis linhas.

O Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) disse que algumas empresas estão com dificuldades com a folha salarial de seus colaboradores e que estão se esforçando para realizar o pagamento o mais breve possível e evitar transtornos à população.
As empresas de ônibus reclamam que a tarifa técnica do transporte não é suficiente para cobrir os gastos do sistema, o que é visto como uma forma de pressionar um reajuste na tarifa.

Informações: RICMAIS


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Ônibus refrigerado e com internet ainda é sonho

Andar cerca de 22 quilômetros confortavelmente em um ônibus com ar-condicionado, internet sem fio – que funciona –, em menos de uma hora de percurso em plena cidade de São Paulo. Parece difícil, mas essa é uma realidade para quem usa a linha 4310/10, cujo itinerário vai da Estação de Transferência de Itaquera, na Zona Leste, até o terminal Parque Dom Pedro 2, no Centro.
Veículo superarticulado da linha tem 23 metros de extensão e capacidade de 171 pessoas / Kaique Souza/DiárioSP

Inaugurada em 2013, a chamada  Golden Line (Linha de Ouro) é considerada modelo na cidade – hoje existem 34 veículos  operando nesse trajeto, 26 semelhantes.

Saindo a cada três minutos no horário de pico, os ônibus concluem o percurso em 45 minutos, tempo quase igual a quem prefere fazer o trajeto de  Metrô (feito no mesmo tempo). A resposta para tamanha rapidez: o ônibus segue pela faixa exclusiva da Radial Leste praticamente sem parar nos semáforos. Além disso, em pleno verão, o ar-condicionado ameniza o calor  torna a viagem mais agradável.  “Foi uma surpresa para mim”, admitiu a aposentada Conceição Silva, de 61 anos, moradora de Itaquera. Ela costuma usar a linha quando vai a consultas no Centro e até já trocou o ônibus pelo Metrô em determinados percursos. 

O DIÁRIO testou a linha na última quinta-feira e confirmou o relato de Conceição. Durante quase todo o caminho - que começou às 11h47 no Terminal Dom Pedro 2 e terminou às 12h33 em Itaquera –, o ônibus estava com os 112 bancos ocupados, mas havia espaço  suficiente para ficar em pé sem aperto. Todos os veículos que operam o 4310/10 são superarticulados de 23 metros.

Os usuários concordam que nos horários de pico o conforto não é tão grande como na hora do almoço, mas são unânimes ao dizer que está longe do aperto de outros coletivos.

Na opinião do promotor de vendas Lucas Silva, 21, o ar-condicionado é um dos grandes diferenciais. “Em outros ônibus mais antigos é terrível de andar”, disse.

Já o assistente-administrativo Rafael Nicacio, 45, foi mais longe. “A passagem está bem cara, mas esse ônibus aqui vale o dinheiro”, opinou ele, que utiliza a linha desde 2013, quando começou a operar.

Internet/ Do total, 26 veículos da linha contam com internet sem fio grátis. Após um rápido cadastro, a internet conectou a uma velocidade de 1,6 megabytes, o suficiente para acessar sites de notícias e redes sociais sem precisar gastar os créditos do celular ou a franquia de dados do plano contratado.

Por: Caio Colagrande 
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Metrô de Salvador registra queda de 25% no número de passageiros após início da cobrança

Cerca de 80 mil pessoas já utilizaram o metrô de Salvador de sábado (2) até quinta-feira (7). O balanço foi informado pela CCR Metrô Bahia, concessionária que administra o sistema. A média diária de passageiros desta primeira semana do ano ficou em 20 mil usuários por dia, o que significa uma queda de 25% do movimento em relação ao mesmo período dos anos de 2014 e 2015.

A queda no movimento pode ser atribuída ao início da operação comercial do sistema, que até 2015 operou gratuitamente para o usuário. A cobrança da tarifa de R$3,30 começou na quinta-feira (2). O sistema fechou o ano com uma média diária de passageiros em 55 mil usuários, o que representaria uma queda de mais de 36% da média, no entanto a concessionária pondera que essa primeira semana é atípica, por conta do período de férias, e já costuma apresentar menor movimento.

Segundo a CCR Metrô, através de sua assessoria de imprensa, a expectativa de recuperação da demanda é depositada também na ampliação da rede de integração com ônibus que alimentem as estações de metrô. A operação integrada começou com dez linhas municipais de Salvador e quatro da Região Metropolitana. Um novo terminal de integração entre ônibus e metrô será inaugurado nesta segunda (11).

Informações: Correio 24 Horas


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Em Campinas, Bilhete Único escolar e universitário tem cadastramento

O cadastramento para o Bilhete Único escolar e eniversitário retorna nesta segunda-feira (11), em Campinas (SP). A venda dos créditos, entretanto, tem início na segunda-feira (18). Os bilhetes garantem desconto na tarifa de ônibus do transporte público coletivo da cidade.

Com o Bilhete Único Escolar, o cartão azul, é possível ter desconto de até 60% na passagem do ônibus. O benefício é destinado aos estudantes do ensino fundamental e médio e para alunos de cursos profissionalizantes que residam em Campinas e morem a mais de um quilômetro do local onde estudam.

O Bilhete Universitário, cartão cinza, por sua vez, garante o desconto de 50% na tarifa e pode ser adquirido por alunos de graduação em regime integralmente presencial. Para obter o benefício, o aluno deve ser morador da cidade e estar matriculado em instituição de ensino superior de Campinas. Além disso, também é preciso residir a mais de um quilômetro da universidade.

Para mais informações, o usuário deve entrar em contato com o Disque Transurc, Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas, através do telefone: 0800 014 02 04.

Informações: G1 Campinas e Região


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Usuários reclamam de aumento de tarifa de ônibus na região de Sorocaba

Usuários do transporte coletivo intermunicipal reclamam do reajuste na tarifa dos ônibus na  região Metropolitana de Sorocaba (SP). O aumento de 4,55% autorizado pela Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos entrou em vigor neste sábado (9).

Entre as principais reclamações está a falta de um aviso prévio indicando a data do novo valor na tarifa.

O auxiliar administrativo Paulo Jean da Silva, por exemplo, esperava o ônibus para Mairinque (SP) em um terminal de Sorocaba e foi surpreendido com a passagem mais cara. De R$ 4,80 agora o trajeto sai por R$ 6,00. "Eles não comunicaram as pessoas que viajam e dependem do vale-transporte. Só o salário que não aumenta", diz.

E ele não foi o único a ficar sabendo só na hora de embarcar que as passagens estariam mais caras a partir deste fim de semana. "Eu vim na quinta-feira para cá e era R$ 4,20. Hoje já subiu em um real. Deveriam avisar", diz a estudante Suzana Moraes.

Para os usuários, o aumento no preço deveria vir acompanhado de melhorias no serviço prestado pelas empresas responsáveis pelo transporte. "Desde que seja para benefício para o passageiro seria bom, mas há muito tempo aumenta a tarifa e nada de melhoria para os usuários", diz o reparador Otoniel Souza.

Reajuste
O percentual médio do reajuste de 4,55% leva em consideração a inflação, a extensão percorrida e insumos como mão de obra e combustível, tendo como parâmetros o último reajuste realizado julho de 2015. O valor é menor do os 10,49% da inflação acumulada desde o último aumento, segundo o IPC-Fipe.

Os valores, que variam de acordo com os trechos percorridos, poderão ser consultados no site da EMTU - Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos.

Informações: G1 Sorocaba e Jundiaí

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