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Ônibus municipais voltam a circular nesta quinta-feira em Cubatão, SP

quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Um acordo feito nesta quarta-feira (14) no Tribunal Regional do Trabalho entre a empresa de transporte Translíder e o Sindicato dos Rodoviários deve acabar com a greve e normalizar o transporte coletivo de passageiros e escolar em Cubatão, no interior de São Paulo, a partir desta quinta-feira (15). Paralisação entrou no terceiro dia nesta quarta-feira.

Segundo a Prefeitura da cidade, os trabalhadores mantêm o estado de greve até os pagamentos de salários, mas suspendem a paralisação dos serviços, que serão retomados no primeiro turno, às 4h, nesta quinta-feira.

Por causa do acordo, o pedido de liminar feito pela Prefeitura para que fosse garantido o atendimento aos usuários do transporte público está suspenso. A população precisou utilizar as vans de transporte alternativo e os ônibus intermunicipais para se locomover durante a paralisação.

Informações: G1 Santos

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Presidente da ANTP critica modelo de transporte do Brasil

"A velocidade média dos ônibus nas grandes capitais é menor do que a de uma carroça". Esta é a afirmação do presidente da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), Ailton Brasiliense Pires, que estará em Salvador para participar do 'Fórum Mobilidade Urbana: desafios e soluções', no próximo dia 20 de novembro, no Hotel Fiesta. Em entrevista ao iBahia, o gestor defende urgência na mudança das políticas públicas de transporte no Brasil e fará palestra sobre reorganização das cidades.

Podemos dizer que há uma opção das grandes cidades pelo transporte individual em detrimento do transporte púbico? 
Tem sido prática dos governantes do executivo brasileiro - seja em esfera federal, estadual ou municipal - favorecer a implantação do automóvel no país. Seja pelo controle do preço do combustível, redução de impostos para compra de novos carros, criação de novas vias e locais para estacionamento. Um dado que exemplifica isso é a redução da malha ferroviária brasileira em 40% em apenas 50 anos, uma mudança implementada já desde o século XX.  Essa política está diretamente ligada "à cultura do status de se ter um carro", uma idéia divulgada até mesmo pelos meios de comunicação.

O transporte individual, em suas palavras, é antieconômico. Por quê? 
Andar de carro é de quatro a cinco vezes mais caro do que o custo que temos simplesmente com o combustível, mas na hora de escolher não levamos em conta custos como estacionamento, seguro, IPVA. Claro que isso não é muito relevante para classes A e B, mas o que vemos são pessoas das classes C e D comprometendo boa parte da renda com o carro e deixando de pagar, por exemplo, um plano de saúde ou escolas melhores. Temos que pensar em pelo menos reduzir o uso do carro. 

Quais os prejuízos de se priorizar o transporte particular motorizado?
É importante lembrar que a baixa velocidade do ônibus é uma das responsáveis pelas altas tarifas praticadas. Então, se temos um sistema que prioriza o transporte individual, isso aumentará o valor da passagem, com certeza. Hoje, a velocidade média do ônibus nas capitais brasileiras é de 14 km/ h, ou seja, uma carroça vai mais rápido. Precisamos elevar essa velocidade para, pelo menos, 20 km/ h para ter um sistema viável. Não sou contra o carro, mas o transporte público tem que ter prioridade pelo simples motivo de que ele tem maior capacidade de transportar pessoas.

Informações: iBahia.com

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Em Campo Grande, Prefeitura inicia projeto de mobilidade urbana com 25 novos ônibus

Foi realizada no início da tarde desta quarta-feira (14), a assinatura da Ordem de Serviço para a operacionalização das novas linhas de ônibus de Campo Grande. Até o dia 26 de novembro 25 novos veículos estarão disponíveis para o usuário, sendo 20 convencionais e 5 articulados.

Segundo o prefeito Nelson Trad Filho, este é o primeiro passo para atender as exigências do Governo Federal para o recebimento das verbas do PAC (Plano de Aceleração do Crescimento) da Mobilidade Urbana que destinará verbas de R$ 180 bilhões à cidade e, em contra partida, exige maior modernidade e agilidade no transporte público.

“Os novos veículos facilitarão o acesso de deficientes e obesos. Essas mudanças trazem credibilidade para o transporte público permitindo que motoristas passem a utilizá-lo, deixando de lado o transporte individual.”.

Já a liberação da verba referente à continuidade do projeto deverá ser conseguida pelo próximo prefeito, aponta Nelsinho.

A tecnologia será um dos atributos definidos pela licitação que trará benefícios ao usuário. O diretor presidente da Agetran (Agência Municipal de Trânsito) Rudel Trindade informou que, com os novos veículos, o passageiro poderá saber o horário de passagem do veículo pelo ponto através do celular. Esta novidade irá abranger 20% das linhas até o final do ano, com meta de 100% da cobertura do serviço, porém ainda sem prazo definido.

Conforme o diretor, atualmente, Campo Grande conta 550 veículos e está previsto que a frota seja de 600 ônibus em um ano. “Os novos veículos possuem motor que reduz em 99% a emissão de gases poluentes, conforme determina o Ministério das Cidades.”, explica Rudel a cerca da verba destinada pelo governo federal à melhoria do transporte público.


Todos os ônibus terão três câmeras, que auxiliarão no controle da utilização de benefícios pelos estudantes, além de elevador para deficientes físicos.

A previsão da Agência é de que a construção de novas pistas de rolagem aumente de 16 km para 20 km a velocidade média dos veículos, diminuindo o tempo de espera dos passageiros. O controle dos veículos por GPS, também permitirá os desvios em caso de ruas interditadas.

Os ônibus articulados passarão dos atuais 18 metros para 21m, além de capacidade para 140 pessoas, wi-fi (internet grátis) e ar-condicionado. A linha azul terá suporte para 85 passageiros, a vermelha para 100.

De acordo com Rudel Trindade, a primeira parte do projeto deverá ser concluída até meados de dezembro. Esta fase inclui a construção de 54 km de corredores de ônibus, quatro terminais (Parati, São Francisco, Cafezais e Tiradentes), ampliação do terminal Morenão.

A partir da aprovação pelo Ministério das Cidades, a Caixa Econômica Federal definirá o prazo para liberação da verba e execução das próximas etapas do projeto.

Rudel revela ainda que, com as melhorias, será possível a redução das tarifas de ônibus. “Como será menor o número de problemas nos veículos, entre outras melhorias, também será possível, em médio prazo, a redução da tarifa.”, revelou.

O diretor da Agetran informou ainda que os funcionários da empresa Serrana não perderão seus empregos, devendo ser remanejados para empresas participantes do Consórcio Guaicurus. Já os veículos não deverão ser comprados pelo consórcio.

Informações: Midiamax.com

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Metrô DF vai operar com novo sistema em dezembro

No último domingo, o Metrô-DF suspendeu o atendimento à população para testar o novo sistema de operação, o Automatic Train Operation (ATO). Segundo a equipe técnica, os testes apresentaram resultados positivos e os requisitos de segurança foram atendidos. Com a avaliação, foi confirmada a expectativa de iniciar, a partir do próximo mês, a operação com o ATO, em modo experimental, mas somente nos ramais de Ceilândia e Samambaia nos horários das 9h30 às 16h30, e aos domingos.

Os testes foram realizados sem interrupções entre as estações Ceilândia, Samambaia e Feira do Guará. Dez trens foram colocados em operação com o novo sistema.

A implantação do ATO deve dar mais precisão à condução dos trens e os pilotos passarão a ter uma função de supervisão, atuando em situações estratégicas. Segundo o Metrô-DF, o novo sistema também possibilitará prever com precisão os intervalos entre os trens. Ele ainda proporciona o alinhamento automático dos trens nas plataformas de embarque, com a abertura e fechamento automático das portas. Tudo será controlado pelo Centro de Controle Operacional (CCO), que tem uma visão geral de todo o sistema.

O objetivo é reduzir o tempo de viagem com economia de 5% de energia, apresentando mais eficiência na condução dos trens. 

Mais um teste será realizado em toda a via, em outro domingo, mas ainda vai ser definido pela Companhia.

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Greve de ônibus em Cubatão-SP continua nesta quarta

terça-feira, 13 de novembro de 2012

Os mais de 22 mil passageiros que utilizam diariamente o transporte público de Cubatão terão que continuar recorrendo aos micro-ônibus alternativos e veículos intermunicipais da EMTU nesta quarta-feira. Isso porque a greve dos 260 motoristas e cobradores da empresa Translíder continua, sem previsão de término. 

Segundo informações do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários, até a noite desta terça-feira, os salários de outubro ainda não haviam caído na conta dos empregados. Em mesa redonda realizada na Gerência Regional do Trabalho (GRT), em Santos, também não houve acordo. 

Impasse 

Um dia após a Prefeitura alegar que a empresa deveria manter em dia os salários dos funcionários, porque isso está previsto em contrato, o diretor jurídico da Translíder, Paulo Longobardo informou que, para deixar os pagamentos em dia, precisa receber a quantia acordada em contrato com a Admininistração Municipal. 

“Há seis meses a Prefeitura não paga o que temos direito pelo transporte de passageiros e de alunos da rede de ensino. São mais de R$ 5 milhões em dívidas. Aí fica difícil pagar o salário deles”. 

Procurada, a Prefeitura de Cubatão informou que a Translíder tem a obrigação de manter em dia as relações trabalhistas com seus empregados, independentemente do pagamento ou não das parcelas do contrato. 

“A Prefeitura tomará todas as medidas cabíveis para o retorno imediato do transporte coletivo e da totalidade do transporte escolar.”

Nesta quarta, uma audiência de conciliação está marcada para as 14 horas, em São Paulo, no Tribunal Regional do Trabalho (TRT-SP).

Por Bruno Rios
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Aracaju: Aparelho de autenticação de recarga on line já está disponível


Os validadores on-line chegaram ao sistema de transporte público de Aracaju. Eles são aparelhos que autenticam a recarga feita pela internet, tornando-a disponível de uma forma mais rápida. Com o equipamento, os créditos dos cartões Mais Aracaju Escolar, Vale-Transporte e Cidadania urbanos ficam disponíveis em até 24 horas.

Com o validador on-line, a atualização pode ser feita tão logo o pagamento seja compensado (sem a necessidade de aguardo dos três dias úteis para a recarga a bordo). Desse modo, os usuários não precisam mais pegar fila no posto de venda para ter acesso aos créditos que já estão no sistema.

Atualmente, dez pontos estão equipados com o valildador on-line, cinco deles já em pleno funcionamento.

1. Terminal DIA
2. Terminal Atalaia (em funcionamento)
3. Terminal Maracaju (em funcionamento)
4. Terminal Leonel Brizola
5. Terminal Fernando Sávio (em funcionamento)
6. Terminal Mercado
7. Terminal Campus (em funcionamento)
8. Terminal Marcos Freire II
9. Universidade Tiradentes (Campus II)
10. Rua do Turista – 1º Piso (em funcionamento)

Para utilizar o validador on-line, basta seguir o passo a passo a seguir: 
1.Insira o cartão Mais Aracaju (Escolar, Vale-transporte ou Cidadania urbano) no validador on-line.
2.Aguarde a mensagem indicando a atualização da recarga. Caso não haja recarga, será exibida apenas o saldo do cartão.
3.Retire o cartão após exibição da mensagem, finalizando o processo.

Informações: G1 Sergipe


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