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Após três dias, motoristas de ônibus encerram greve em Florianópolis
quinta-feira, 31 de maio de 2012
Os motoristas e cobradores de ônibus de Florianópolis decidiram encerrar a greve iniciada à 0h da segunda-feira (28), informou o Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do Município de Florianópolis (Setuf).
A decisão foi tomada na noite desta quarta, diz o sindicato. A proposta de conciliação foi elaborada pelo Tribunal Regional do Trabalho de Santa Catarina (TRT-SC) para pôr fim à greve.
Os trabalhadores reivindicavam aumento real de 5% mais reajuste de acordo com o INPC, além da redução da jornada de trabalho.
A greve foi encerrada após um acordo para aumentar o salário da categoria de R$ 1.517 para R$ 1.591, e o vale-refeição subiu de R$ 380 para R$ 420. Os trabalhadores também terão jornada de trabalho será reduzida de 6h40 para 6h30. Inicialmente os motoristas pediam redução para 6h de jornada.
Nesta quinta, está marcada uma audiência no TRT que servirá para ratificar os termos do acordo firmado entre patrões e empregados, formalizando o fim da greve, informou o tribunal.
Na terça, o TRT havia determinado que toda a frota deveria circular em dois períodos - entre 5h30min e 8h e das 17h30min às 20h; e a metade entre 11h30min e 14h metade. Se não houvesse acordo, o tribunal julgaria nesta quinta pedido do Ministério Público do Trabalho para que essa decisão fosse cumprida, sob pena de multa ao sindicato.
De acordo com a Secretaria de Transportes, cerca de 500 mil pessoas em Florianópolis e da Grande Florianópolis foram afetadas pela paralisação dos motoristas e cobradores de ônibus.
Fonte: g1.globo.com
Postado por Meu Transporte às 09:21 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
Monotrilho uma boa opção para cidade de São Paulo
Uma viagem a 18,5 metros de altura, a até 80 km/h. Segundo imagens divulgadas pelo Metrô, o trecho mais elevado do monotrilho da Linha 17-Ouro terá altura de um prédio de seis andares e passará sobre a Ponte do Morumbi, na Marginal do Pinheiros. O trajeto total terá 17,9 quilômetros e ligará o bairro ao Aeroporto de Congonhas, na zona sul.
Após cruzar o rio e a linha férrea da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a altura dos pilares será reduzida para 14 metros, em média, mas deve voltar a oscilar durante o restante do percurso, especialmente no cruzamento com avenidas e viadutos existentes.
Nas imagens divulgadas pela empresa é possível visualizar, por exemplo, as intervenções previstas na Avenida Jornalista Roberto Marinho. O monotrilho passará por baixo da alça de acesso da Ponte Octavio Frias de Oliveira, a estaiada da Marginal do Pinheiros, e por cima dos viadutos localizados nos cruzamentos com as Avenidas Santo Amaro e Vereador José Diniz.
Toda essa região, que corta os bairros de Campo Belo, Brooklin e Jardim Aeroporto, é palco hoje de lançamentos imobiliários de alto padrão, com apartamentos avaliados em mais de R$ 2 milhões. Com a chegada do monotrilho, os imóveis correm o risco de perder valor.
Segundo Antonio Claudio Fonseca, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo do Mackenzie, quanto mais próxima estiver a estrutura do edifício, pior será o efeito. "Isso deve ocorrer, por exemplo, na chegada ao Aeroporto de Congonhas pela Avenida Washington Luís. Ali, segundo mostram as imagens do Metrô, os pilares não ficarão no canteiro central, mas na lateral da via, bem perto dos prédios."
Fonseca ainda cita outras soluções preocupantes do ponto de vista urbanístico. "São os cruzamentos da nova linha com viadutos já existentes, como a ponte estaiada. Serão muitos componentes juntos."
Obras. Em construção desde o dia 1.º de abril, a Linha 17-Ouro já interdita uma faixa de 400 metros da Avenida Jornalista Roberto Marinho, no sentido Marginal do Pinheiros. Ao longo do trecho, 110 imóveis serão desapropriados para permitir a construção da linha, que terá 18 estações. Na lista há terrenos comerciais e residenciais espalhados pela Avenida Jorge João Saad e pelas Ruas Senador Otávio Mangabeira e Doutor Flávio Américo Maurano, na região do Morumbi, além de áreas localizadas na região do Jabaquara.
Segundo o governo estadual, a primeira fase - com 7,7 km - deve ser entregue em 2014, a tempo de atender os turistas que desembarcarem em São Paulo para a Copa do Mundo. O trecho ligará o Aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi, da Linha 9-Esmeralda da CPTM.
Para Kazuo Nakano, arquiteto e urbanista do Instituto Pólis, o impacto paisagístico talvez nem seja o mais grave, mas a funcionalidade do projeto. "O monotrilho é usado hoje em lugares menores, como em aeroportos, não em ambiente metropolitano. Com um grande número de viagens e de passageiros, como o monotrilho vai se comportar? Se já estamos vendo um grande número de problemas nas linhas do metrô e da CPTM, como será com o monotrilho?", questiona. / COLABOROU RODRIGO BRANCATELLI
Adriana Ferraz - O Estado de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 09:20 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo
Ônibus articulado futurista pode ser adotado no transporte público de Campo Grande
quarta-feira, 30 de maio de 2012
O transporte coletivo de Campo Grande poderá ter ônibus com design futurista, usados em grandes cidades do País. Um modelo, que custa cerca de R$ 800 mil, foi apresentado na manhã de desta quarta-feira (30) para o prefeito Nelson Trad Filho (PMDB) e empresários do setor.
O veículo articulado, com chassi da Mercedes Bens e carroceria do Marcopolo. lembra um vagão de metrô. Ele é maior e mais espaçoso que os ônibus do mesmo tipo utilizados atualmente na Capital. Ele mede 2,30 metros de altura por 2,60 m de largura e pode transportar 120 passageiros, incluindo pessoas em pé e sentadas, enquanto que o atual tem 2,10 m de altura por 2,50 m de largura e transporta até 90 passageiros.
O modelo apresentado será utilizado na cidade do Rio de Janeiro (RJ).
“Ele é mais espaçoso e possibilita o transporte de um maior número de passageiros”, explicou André Oliveira, gerente de marketing da Marco Polo.
O ônibus é dotado de GPS, que informa ao usuário o local por onde o ônibus está circulando e qual será o próximo ponto de parada. Tudo isso mostrado em monitores e com alerta sonoro. Além de ter ar condicionado, ele possui bancos ergométricos, que não absorvem líquidos e não incendeiam.
Todo esse conforto e tecnologia têm um alto custo, cerca de R$ 800 mil, valor que pode aumentar ou diminuir dependendo da quantidade de acessórios adaptados no veículo, explica o gerente.
O valor dos articulados que circulam na Capital é de R$ 650 mil.
De acordo com o presidente da Assetur (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano), João Resende, quem vai escolher o modelo adotado são as empresas que vencerem a licitação do transporte coletivo que será aberta em junho.
Segundo ele, é possível melhorar e modernizar os veículos utilizados, mas é preciso ter cautela e não gastar dinheiro com itens desnecessários. “Já que no final quem paga a conta é o usuário”, afirma detalhando que o ar condicionado é o acessório “desnecessário neste momento”.
João Resende explica que para a compra de novos ônibus, a Prefeitura oferece incentivos para os empresários e facilita aquisição.
Exigências
Conforme o diretor da Agetran (Agência Municipal de Trânsito), Rudel Trindade, as empresas que vencerem a licitação terão que adquirir ônibus mais modernos. Segundo ele, a frota deverá ser ampliada de 539 para 600. Desses, 60 terão de ser articulados. Hoje, são 45.
O prefeito fez uma avaliação positiva do veículo após um rápido passeio pelas ruas da cidade. Trad explicou que a tendência é que as empresas troquem os ônibus antigos por novos, deixando o transporte mais seguro. “Nós queremos que as pessoas deixem o transporte individual para o coletivo”,
Trad Filho comentou ainda sobre a licitação para o setor. Lembrou que as empresas que quiseram atuar no transporte da Capital terão que atender uma série de exigências. Cada uma, citou, terá que colocar em circulação pelo menos cinco novos veículos.
A modernização do transporte público faz parte do projeto apresentando pela Prefeitura ao Ministério das Cidades para que a Capital fosse incluída no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) Mobilidade.
A cidade está entre os 51 municípios brasileiros com mais de 700 mil habitantes que tiveram projetos habilitados. Segundo Trad, a Prefeitura está esperando o aval da Caixa para apresentar o projeto executivo.
No total o município irá receber R$ 180 milhões. Entre as obras previstas está a construção de 55 quilômetros de corredores para circulação de ônibus.
Fonte: campograndenews.com.br
Postado por Meu Transporte às 20:29 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso do Sul
Cai o IPI sobre veículos. E, com ele, a qualidade de vida
O frio vai chegando à capital paulista. Daqui a pouco, voltaremos a conviver com uma faixa bege, levantando o horizonte em alguns centímetros. Porque São Paulo não poderia ter o horizonte no mesmo patamar das outras cidades, de jeito nenhum. Mesmo que isso custe a qualidade de vida de milhões de pessoas que diariamente estão envolvidas em um chumaço de poluição gerada por milhões de felizes condutores de veículos que surgem a cada dia como se fossem Gremlins em dia de chuva. O pior é que quem calcula o número de anos perdidos pelos citadinos paulistanos por respirar meleca é considerado entrave ao desenvolvimento. É mais patriótico comemorar os recordes de fabricação de veículos do que o número de baixas direta ou indiretamente causadas por eles.
Ah, mas o dinheiro público que despejamos na indústria automobilística nos ajudou a sair da crise econômica! Será mesmo? O governo brasileiro acordou para a vida e vai começar a checar se o tamanho do apoio que dá à indústria se traduz na melhora da economia. Vão analisar pelo viés do preço ao consumidor, o que já um começo, mas não deveria ficar por aí. Mas, ao mesmo tempo, e mais uma vez, reduziu o Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), para aumentar o consumo de automóveis.
Sempre optamos pela saída mais fácil, sem pensar nas consequências. Como boa parte do capital não aceita condicionantes, contrapartidas sociais, ambientais ou trabalhistas decentes pelo dinheiro investido só quando um fusca falar.
E se os mesmos recursos fossem investidos no transporte público, favorecendo a coletividade e não o individualismo? E se o Estado optasse por gerar empregos na fabricação e veiculação de ônibus, trens, bondes e na reestruturação da malha urbana para acolher ciclistas e pedestres, ao invés de incentivar que pessoas comprem seus bólidos, cada vez mais planejados para suprimir as frustrações do dia-a-dia? Respire fundo! Vocês e seus filhos vão viver menos por conta da poluição e do estresse, mas felizes, porque estarão motorizados.
E se a primeira parte desse debate poderia ser traduzia com a pergunta “é racional ter tanto carro assim?”, a segunda poderia ser “quem afinal de contas ganha com isso?”
Sou a favor de defender a indústria nacional, básico, por várias razões (exceto os argumentos brotados de babaquices patrióticas). Mas isso não significa que tenhamos que, no intuito de apoiar o desenvolvimento nacional, fechar os olhos para a caca feita em nosso quintal. Ou ignorar que contrapartidas existem para serem exigidas.
Por exemplo, durante o pico da crise econômica mundial, a General Motors demitiu 744 trabalhadores de sua fábrica em São José dos Campos (SP) sob a justificativa de “diminuição da atividade industrial”. Mesmo após ter recebido apoio da União e do governo do Estado de São Paulo no sentido de facilitar a compra de seus produtos por consumidores. Vale destacar que o setor também foi beneficiário de recursos oriundos de fundos públicos, como o Fundo de Amparo ao Trabalhador e o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço, ou seja, pertencentes aos trabalhadores.
A verdade é que as grandes beneficiárias do apoio financeiro dado às montadoras durante a crise de 1998, mais do que a economia brasileira, foram elas próprias. Muitas encararam as operações brasileiras com sua âncora de salvação, diante da queda livre nos Estados Unidos e na Europa.
Alguns “especialistas” disseram e escreveram que o Ministério do Trabalho e Emprego e sindicatos faziam uma chiadeira irracional, quando pediam contrapartidas à cessão de linhas de crédito ou corte de impostos vinculada à manutenção de empregos. Juravam que empresas não podem operar esquecendo que estão inseridas em uma economia de mercado. Em outras palavras, defendiam que não dava para esperar que o capital fosse dilapidado da mesma forma que o trabalho em uma crise. Diretores de federações de patrões e economistas ligados a empresas que pediram a redução salarial com manutenção de jornada durante a crise se arrepiam até hoje quando sindicatos e alguns parlamentares pressionam pela diminuição de jornada de 44 para 40 horas semanais com manutenção salarial. Para eles, isso é pecado, coisa do mal.
Essa “regra do jogo” me faz lembrar um restaurante self-service. Você passa com a bandeja e escolhe o que quer e o que não quer para o almoço. O que é bom coloca no prato, o que é ruim vira xepa para a massa se servir depois. Traduzindo: o Estado tem que garantir e ajudar o funcionamento das empresas, mas as empresas não podem sofrer nenhuma forma de intervenção em seu negócio. Um liberalismo de brincadeirinha, de periferia do mundo, com um Estado que despeja grana, mas subserviente ao poder econômico, em que o (nosso) dinheiro público deve entrar calado para financiar os erros alheios. Privatizam-se lucros, estatizam-se prejuízos.
O governo tem a obrigação sim de exigir contrapartidas de quem vai receber recursos ou benefícios devido a uma crise econômica – aliás, esse era o momento ideal para isso – e mesmo fora dela. De tanto bater em pedra surda, obteve-se algumas contrapartidas da indústria quanto à manutenção de empregos. Mas isso é apenas parte do que deve ser exigido, a parte mais lógica.
Fonte: Blog do Sakamoto
Postado por Meu Transporte às 20:28 0 comentários
Marcadores: Brasília, Especialistas, São Paulo
Reajuste na passagem de ônibus de Salvador deve ser anunciada nos próximos dias
A decisão de reajustar ou não a tarifa de ônibus em Salvador deve sair daqui a três dias, segundo o secretário municipal de Transportes e Infraestrutura (Setin), José Mattos. Nesta terça (29), Mattos se reuniu com os donos de empresas de ônibus de Salvador, que já haviam encaminhado à prefeitura um pedido de reajuste de R$2,50 para R$3,15, após o encerramento da greve dos rodoviários, no último sábado.
Os empresários alegam que o “impacto resultante do reajuste salarial e de benefícios concedidos pela Justiça do Trabalho” aos rodoviários, que pararam por quase quatro dias, vai gerar uma despesa mensal de R$ 6 milhões às empresas. Mattos adiantou que “não há hipótese de aumento da tarifa desse percentual (26%), mas os técnicos estão analisando a planilha de custo apresentada pelos empresários”.
De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Salvador (Setps), ao cumprir o reajuste de 7,5% determinado pela Justiça e o aumento de 4,09% no tíquete-refeição, além de outros benefícios, as empresas vão passar a operar com prejuízo. O Setps alega que a atual da tarifa, de R$ 2,50, está defasada há seis meses em relação ao custo real de cada passageiro, estimado em R$ 2,96 até a decisão.
O Setps afirma que o último pedido de aumento ocorreu em 2011 e foi negado. De acordo com o Setps, de 2002 até 2011, o valor da passagem de ônibus saiu de R$ 1,10 para R$ 2,50 (confira a tabela). A Justiça ainda determinou o retorno do pagamento do quinquênio, benefício pago aos rodoviários que têm mais de cinco anos de atividade. Segundo os empresários, a mão de obra que “pesava” 46,7% aumenta agora para 49,7%.
Fonte: Correio 24 Horas
Postado por Meu Transporte às 20:28 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em João Pessoa, Terminal do Bessa será inaugurado nesta quinta-feira
A cidade de João Pessoa ganha, na próxima quinta-feira (31), mais um equipamento que vai facilitar o dia a dia das pessoas que utilizam ônibus em seus deslocamentos e melhorar, ainda mais, o sistema de transporte da capital. Trata-se do novo terminal do Bessa, localizado na Rua Washington Luis, em frente ao mercado público do bairro. O novo espaço disponibilizado graças a uma parceria público/privada, que envolveu a Prefeitura de João Pessoa e empresas de ônibus da capital, será inaugurado nesta quinta-feira (31), pelo prefeito Luciano Agra e os empresários de transporte da cidade, durante solenidade marcada para começar às 8h.
O novo terminal tem uma estrutura inovadora que inclui, na sua área interna, espaço para embarque e desembarque numa ampla sala de espera coberta, equipada com bancos de madeira, bebedouro, banheiros masculino, feminino e para portadores de deficiência, uma lanchonete, guichês, além de uma sala climatizada que poderá ser utilizada para pequenas reuniões e treinamentos. Na parte externa, além da sala de fiscalização, há outros dois banheiros. Todo o entorno do terminal é calçado e ele tem ainda um grande jardim que acompanha as duas laterais e a frente, além de uma calçada construída com rampa de acesso para cadeirantes.
“Disponibilizamos neste terminal toda uma infraestrutura necessária para um bom atendimento aos passageiros e uma melhor prestação de serviço na área de transporte público”, afirma o dirigente da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob), Nilton Pereira. O diretor executivo da Associação das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoa (AETC-JP), Mário Tourinho, reforça que a construção do terminal é fruto do esforço conjunto do poder público e da iniciativa privada para melhorar, ainda mais, o sistema de transporte público de João Pessoa. “Com o terminal, os moradores do Bessa e adjacências serão beneficiados não apenas com a disponibilidade de um espaço diferenciado, mas, sobretudo, com novas opções de serviços”, afirma Mário Tourinho.
O novo terminal vai beneficiar, especialmente, os moradores do bairro do Bessa que utilizam, diariamente, as linhas 513 – Tambaú (Reunidas), 601 – Bessa/Manaíra Shopping (Transnacional) e 603 – Bessa/Bessa Shopping, além das linhas intermunicipais 5103 Poço e 5104 – Jacaré/Intermares, que circularão de forma integrada. As linhas 601, 603 e 513 operam, respectivamente, com 8, 6 e 7 veículos cada uma. O terminal também vai beneficiar a população de Intermares e da Praia do Poço, que não precisará mais pagar passagem na segunda viagem quando integrarem no novo terminal.
Fonte: PB Agora
Postado por Meu Transporte às 19:32 0 comentários
Marcadores: Paraíba
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