Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Cartões do metrô e do RioCard vão fazer integração

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Até o fim do ano, o tíquete de papel metrô-ônibus Expresso, que garante integração entre coletivo municipal e metrô a R$ 4, será extinto. O benefício será garantido por qualquer cartão RioCard ou do metrô. Um prazo entre os dois embarques ainda será estipulado, assim como já existe no Bilhete Único.

Com o acordo entre Metrô Rio e Fetranspor, as empresas pretendem pôr fim à fraude milionária denunciada desde segunda-feira por O DIA, em que bilhetes Expresso desviados ou roubados são vendidos no mercado paralelo.

“Vamos fazer a compatibilização dos sistemas para permitir que cartões do metrô sejam aceitos nos coletivos e também para que os validadores instalados nos ônibus sejam programados para entender a integração e fazer a cobrança em cima do valor (R$ 4)”, disse Homero Quintais, diretor executivo da RioCard.

Com os sistemas integrados, a primeira passagem será cobrada a preço comum (R$ 2,50 no ônibus ou R$ 3,10 no metrô), mas a segunda, se o embarque estiver dentro do período estipulado, apenas completará o que falta para chegar a R$ 4. Metrô e viação repartirão a receita.

A integração digitalizada deve representar duro golpe na quadrilha, já que os ‘atravessadores’ teriam que correr contra o tempo para vender cartões válidos. Hoje, os bilhetes fraudados são vendidos sem prazo. Para passageiros, aumenta o risco de comprar no mercado negro bilhete já sem validade.

Acesso a informação sobre usuários
Com os cartões magnéticos, será possível verificar o número real de usuários do benefício e até mesmo o tamanho do prejuízo que as empresas vinham tendo com a fraude, que rendia para os rodoviários envolvidos no esquema lucro de R$ 0,50 por tíquete negociado. Os integrantes do bando que revendiam os vales faturavam até R$ 1.

Ao receber a passagem comum de usuários (R$ 2,50), rodoviários completavam para retirar o tíquete: R$ 1,50. Em seguida, vendiam por R$ 2 para a atravessadores, que o repassavam por até R$ 3 nas estações do metrô. Cinco foram detidos na segunda-feira perto de quatro estações.



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São Bernardo terá mais corredores de ônibus

São Bernardo deve anunciar nos próximos dias a construção de mais dois corredores de ônibus que interligarão a cidade com Diadema. A meta é aliviar a demanda por transporte público, que tem provocado o aumento do número de veículos em circulação na cidade.

Uma das linhas deve ter início na Praça dos Bombeiros, localizada no fim da avenida Prestes Maia, e a outra ligará a Estrada do Alvarenga até o bairro Piraporinha.

Segundo o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, as obras terão investimentos dos governos federal e estadual, e serão anunciadas oficialmente em dezembro, em solenidade com a presença do governador Geraldo Alckmin e da presidente Dilma Rousseff.

“Os dois corredores estarão interligados com a linha 18 do Metrô, que ligará São Bernardo à Estação Tamanduateí”, explicou. O projeto prevê que a estação final da nova linha fique localizada no bairro Alvarenga. Marinho ressaltou ainda que deve buscar financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

De acordo com o prefeito, duas vias também devem ser duplicadas em São Bernardo. A Estrada do Alvarenga, além de passar por duplicação, terá o trecho final asfaltado.

Em evento no ABC, a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, comentou a relevância da obra e ressaltou que o governo deve anunciar em breve pacote de cidades selecionadas para receber aportes para projetos de mobilidade urbana. “Serão R$ 18 bilhões em incentivos para esses projetos e 24 cidades beneficiadas. Se tratam de demandas antigas dos municípios para melhorar a malha urbana”, afirmou Miriam.

Na região, o projeto do Metrô Leve que passará pelas cidades de São Caetano, Santo André e São Bernardo já recebeu R$ 1,8 milhão de investimento. O monotrilho cruzará importantes avenidas, como Faria Lima, Café Filho, Capitão Casa, Pereira Barreto e Guido Aliberti.




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Diadema implanta novo sistema de transporte público

quinta-feira, 24 de novembro de 2011

A partir deste sábado, 26 de novembro, o transporte coletivo de Diadema entrará em uma nova fase. Todos os 194 ônibus da frota municipal serão zero quilômetro e adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida. Para marcar a data a Prefeitura escolheu o domingo (27) para ser o Dia da Catraca Livre, ou seja, nesse dia os usuários não pagarão passagem.

O prefeito de Diadema, Mário Reali, fará a apresentação da nova frota nesta sexta-feira, 25, às 14h, durante o 1º Congresso da Cidade, que acontece de 24 a 26 de novembro, no Teatro Clara Nunes. Nessa data, os participantes terão a oportunidade de conhecer detalhes do processo de concessão das linhas da ETCD – Empresa de Transporte Coletivo de Diadema, iniciado em 2010, e que resultou na renovação e modernização total na frota.

Além de contar com ônibus mais modernos, confortáveis e acessíveis, a população de Diadema também terá outros benefícios no transporte público. Um deles é a segurança, já que os veículos estarão equipados com câmeras, que ajudam a inibir roubos e outras formas de vandalismo. Outra novidade está relacionada à tecnologia embarcada nos veículos. O monitoramento operacional será feito através de equipamentos GPS (Sistema Global de Posicionamento por Satélite), instalados nos ônibus, e da Central de Monitoramento. O objetivo dessa estrutura é visualizar em tempo real a operação dos ônibus em cada linha, oferecendo dados e informações que servirão para fiscalizar o cumprimento de horários e os eventos que podem interferir na programação da viagem dos ônibus, como desvios de rota, tempo de parada, pontualidade, excesso de velocidade, queima de parada, entre outros.

A nova frota inclui mais um veículo adaptado para o transporte de pessoas com necessidades especiais, que será somado aos dois já existentes. Trata-se do Serviço de Atendimento Especial de Diadema, o Atendi, modalidade de transporte gratuito, porta a porta, destinado às pessoas com deficiência física severa, com alto grau de dependência, impossibilitadas de usar outros meios de transporte público e que necessitem de atendimento em instituições de Saúde.

Encerrada em junho deste ano, a licitação teve como vencedora a empresa Benfica – Transportadora Turística, que passará a operar oito linhas de ônibus, o que representa 40% do total. Os outros 60%, que já eram operados pela Viação Imigrantes, passam agora para a empresa Metropolitana, que adquiriu o direito de operar as linhas sob a condição de renovar toda a frota.

Painéis mostrarão tempo de espera por ônibus
Além de ser o único município brasileiro com frota municipal totalmente zero quilômetro e 100% adaptada, Diadema passará a contar, a partir de janeiro de 2012, com painéis eletrônicos que mostrarão o tempo de espera nos terminais, itinerários e horários. Também a partir de janeiro a Secretaria de Transportes promoverá um grande debate com a sociedade, com o intuito de readequar as linhas e horários dos ônibus, para melhorar o atendimento, eliminar defasagens e diminuir o tempo de espera nos pontos.


Fonte: O Reporter

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Em São Paulo, Projeto do metrô ABC será anunciado em dezembro

A presidente Dilma Rousseff e o governador Geraldo Alckmin irão anunciar até o fim do ano os detalhes do projeto que estenderá o Metrô até o ABC. O traçado aéreo de 28 quilômetros deverá ter início em 2012 e beneficiará Santo André, São Bernardo e São Caetano.

Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, o anúncio ainda não foi feito porque o Planalto irá externar, além do equipamento, um conjunto de ações referentes ao PAC Mobilidade Urbana.“Estamos terminando as definições e esses empreendimentos têm grandes chances de serem contemplados. Eu acredito que até meados de dezembro a presidente anuncia assim como já anunciou em Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Salvador”.

Os critérios para a escolha dos projetos levam em conta itens como sustentabilidade operacional dos sistemas, compatibilidade entre a demanda e modais propostos, além de adequação às normas de acessibilidade.

Além do Metrô, o governo federal deverá anunciar aporte financeiro ao projeto apresentado pela Prefeitura de São Bernardo que prevê dois corredores de ônibus que cortarão o traçado da linha 18 Bronze. Belchior não adiantou se os dois corredores serão contemplados pelo montante de R$ 18 bilhões previsto pelo governo federal para atender 24 cidades, mas, no mínimo um, terá a participação financeira.

Segundo o prefeito de São Bernardo, Luiz Marinho, um corredor sairá da Praça dos Bombeiros e seguirá pela rua Tiradentes, avenida Prestes Maia até o cruzamento com a avenida Faria Lima, no Centro, em direção ao viaduto Tereza Delta, seguindo pela avenida José Odorizzi em direção a estrada Samuel Aizemberg até a divisa com Diadema. O outro corredor sairá da Estrada dos Alvarengas e seguirá pela avenida Robert Kennedy até a avenida Piraporinha também na divisa com Diadema.

Se só um for contemplado, o Paço irá buscar alternativas para viabilizar a obra restante com empréstimo, por exemplo, do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Marinho afirma que o anúncio estava previsto inicialmente para este mês mas deverá ocorrer mesmo em dezembro."É possível que seja anunciado junto. Essa obra do metrô muito provavelmente seja anunciada por Dilma e Alckmin. A expectativa era em novembro, mas acredito que será em dezembro”.

A ministra esteve nesta quarta (23) em São Bernardo onde foi homenageada pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). Ela recebeu o prêmio “O Construtor” que, pela primeira vez, foi entregue pela entidade, devido aos trabalhos prestados à região e ao País.“Eu fiquei muito feliz por ser a primeira premiada. Eu acho que é muito importante essa associação pois são empresários que têm visão de futuro ao deixar diferenças de lado e perceber que ganham quando se asssociam. É um exemplo para outros lugares. É uma honra ganhar um prêmio de empresários que estão sintonizados com o crescimento do País”.

Durante o evento na Acigabc, Miriam reafirmou o discurso de otimismo perante os empresários. A ministra afirmou que o País continuará crescendo economicamente e que os investidores não devem temer percalços. Para sustentar a elevação da economia, Belchior citou ações como o aumento do salário mínimo, a desoneração de investimentos do setor empresarial, novo Supersimples e a redução da taxa de juros.


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Na Grande Recife, Programa Ambiental aprova 90% da frota de ônibus

A frota de ônibus gerenciada e fiscalizada pelo Grande Recife Consórcio de Transporte alcan­çou a aprovação de 90,85% na qua­lidade do ar e redução da emissão de gases poluentes. O dado, referente ao período de janeiro a julho deste ano, está de acordo com as vistorias reali­zadas pela Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordes­te (FETRONOR), por meio do Programa Ambiental de Transporte – Despoluir.

O resultado apontado para a frota operante na Região Metropolitana do Recife ficou acima da média nacional, que é 85% dos veículos aprovados, e é a segunda melhor do país. Dos três mil coletivos que fazem o Sistema de Transporte Público de Passageiros da RMR, 2.667 foram analisados e 2.423 passaram nos testes.

Cada coletivo avaliado, estando dentro dos níveis de emissão de fuma­ça estabelecidos pelo Conselho Nacio­nal do Meio Ambiente (Conama) – de acordo com as resoluções nº 16/1995 e nº 251/99 – recebe o Selo Despoluir, que tem validade de 180 dias. Mesmo com esta proteção, a FETRONOR reali­za as avaliações a cada três ou quatro meses, dependendo do tamanho da frota da operadora.

De acordo com o Regulamento do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (RSTPP/RMR), o Consórcio realiza a manutenção dos ônibus de até quatro anos no mínimo uma vez a cada 12 meses. Para uma ida­de acima da estipulada, o veículo é avaliado no mínimo duas vezes nes­se período. A frota atual do sistema tem a média de 3,8 anos.

Para o presidente da FETRONOR, Eudo Laranjeiras, o resultado alcança­do pela quantidade total de coletivos do Grande Recife é fruto do trabalho de duas políticas. “A renovação per­manente da frota com a aquisição de ônibus novos e tecnologicamente mo­dernos e o acompanhamento do pro­grama Despoluir, que emite relatórios e orienta as empresas”, afirma.

Além da fiscalização dos níveis de emissão de gases poluentes, a FETRO­NOR também age na conscientização dos empresários do setor de trans­portes. “Apresentamos os resulta­dos como a redução de consumo de combustível, o acompanhamento do desempenho do meio de transporte e o mais importante, a contribuição que o setor está dando para a melhoria do meio-ambiente”, explicou Laranjeiras.

VISTORIA
Em paralelo ao trabalho feito pela FETRONOR, o Grande Recife possui uma Divisão de Vistoria (DIVI) dos cole­tivos, ligada à Gerência de Fiscalização do Consórcio. Os técnicos que com­põem a área são responsáveis pela análise permanente da frota. O chefe do setor, Edílson Ferreira, destaca a importância desse acompanhamento. “Quando estamos vistoriando e o ôni­bus emite fumaça negra ou fuligem, nós fazemos a avaliação detalhada no motor. Caso não esteja nos níveis de­sejados, o veículo é retirado de ope­ração só retornando às ruas após os reparos necessários”, informa.

Caso seja constatada alguma ir­regularidade como fumaça negra ou fuligem, a empresa operadora po­derá ser autuada com multa de até R$ 171,42, podendo ter este valor dobrado em caso de reincidência. O Grande Recife observa também com muita atenção o Certificado de Vistoria de cada carro. Caso o docu­mento esteja vencido, o veículo tam­bém será retirado da circulação.

PROGRAMA
O Despoluir foi criado em 1997 pela Confederação Nacional do Trans­porte (CNT), em parceria com a Fede­ração das Empresas de Transporte de Passageiros do Nordeste (FETRONOR). A iniciativa proporciona atuações nos estados de Pernambuco, Alagoas, Rio Grande do Norte e Paraíba.

Informações do CGRT



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Dez novos ônibus articulados chegam a Manaus para compor a frota

Dez ônibus articulados chegaram nesta tarde de terça-feira (22) ao Porto da Sanave, bairro Santo Antônio, em Manaus. Os ônibus, de marca NeoBus Mega BRT, fazem parte da frota da empresa Global GNZ Empreendimentos e Participações Ltda, reponsável pela renovação de 300 veículos do sistema de transporte coletivo de Manaus.

De acordo com o proprietário da Global GNZ, Cláudio Flores, a nova frota atenderá as linhas troncais do terminais T4 e T5, substituindo os coletivos da linha 600, que circulam na zona leste da cidade.


Segundo o superintendente Municipal de Transporte (SMTU), Marcos Cavalcante, a cidade receberá ao todo 166 ônibus articulados. Dentre essa quantia, 70 carros são de responsabilidade da Global GNZ, e os outros 96 serão entregues pelas empresas Rondônia Comércio e Extração de Minérios Ltda, Viação Nova Integração Ltda e Transitol Empresa de Transporte Coletivo Toledo Ltda, vencedoras da licitação para transportes de alta capacidade.

Os ônibus articulados já foram incluídos nos projetos de corredores de ônibus de trânsito rápido de cidades como Rio de Janeiro, Curitiba e Goiânia.

Alguns itens os diferenciam dos ônibus convencionais. Primeiramente, o comprimento é 14% maior e 5 centímetros mais largo. São 21 metros de extensão, 2,20 metros de altura e 2,60 metros de largura, com capacidade para 157 passageiros, conforme indica a placa de dentro do ônibus.

Outros itens como computador de bordo, equipamentos de acessibilidade para deficientes físicos e visuais, espaços para cadeiras de rodas, alertas sonoros e os sinais de parada para estas pessoas que, ao ser acionado, emite um som diferenciado, indicando que uma há um passageiro necessitando de mais tempo para desembarcar na próxima parada.

"Os articulados são também hidramáticos, possuem sistema de ventilação forçado, reduzindo três graus da temperatura do ambiente. Ele causa menos impacto no solo, uma vez que seu peso é distribuído por eixo", ressaltou.

No entanto, para os ônibus articulados veicularem pela cidade tendo o melhor desempenho possível, a Prefeitura da cidade necessita segregar as pistas, é o que afirma Cláudio.

"Esses ônibus foram feitos para rodar a, pelo menos, 36km por hora, diferente de um ônibus convencional, o qual roda a 20km pela cidade. Dessa forma, ele transporta mais passageiros em menos tempo, barateando o preço da passagem. Entretanto, a Prefeitura tem que segregar as pistas, para que os veículos privados não interfiram no transporte público", explicou.

Cada ônibus custou R$ 652 mil. A Global GNZ pretende investir, ao todo, R$ 85 milhoes. Dos 300 carros precisam renovar, a empresa já entregou 100. Até janeiro de 2012, Cláudio disse entregar os 145 carros restantes.


Informações: D24 AM

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