Trolebus em SP
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Mudanças no trânsito de Curitiba visa mais segurança e fluidez no Bacacheri
segunda-feira, 15 de agosto de 2011O trânsito vai ganhar mais segurança e fluidez no entorno do cruzamento das avenidas Nossa Senhora da Luz e Erasto Gaertner, no Bacacheri, com alterações que serão feitas pela Diretran - a diretoria de Trânsito da Urbs - a partir desta terça-feira (16).
As mudanças vão acontecer na primeira quadra da Nossa Senhora da Luz no trecho entre Nicarágua e Erasto Gaertner e incluem proibição de conversão à esquerda da Nossa Senhora da Luz para a Erasto Gaertner; abertura de 18 vagas de estacionamento; implantação de Estacionamento Regulamentado (EstaR), relocação de duas vagas de táxi; implantação de semáforo a ser acionado apenas pelos bombeiros; e criação de acesso à Munhoz da Rocha em trecho segregado.
A nova sinalização começará a ser implantada às 9h e agentes de trânsito vão orientar motoristas e pedestres. A programação poderá ser alterada em caso de chuva, uma vez que pintura da sinalização só pode ser feita em asfalto totalmente seco.
Com a mudança, quem saía da Nicarágua para a Nossa Senhora da Luz para entrar na Erasto Gaertner agora deverá seguir em frente pela Nicarágua, contornar o Corpo de Bombeiros e chegar com segurança, duas quadras à frente, à Munhoz da Rocha. Placas, sinalização no asfalto e o chamado gelo baiano vão orientar o motorista e segregar o início da faixa de acesso à Munhoz da Rocha. Placas indicando o novo acesso também serão afixadas na Nicarágua, antes da Nossa Senhora da Luz; e na Coronel Amazonas Marcondes, antes da Munhoz da Rocha.
A sinalização será refeita nesta primeira quadra da Nossa Senhora da Luz onde até aqui é proibido o estacionamento à direita no sentido Bacacheri-Cabral. Com a mudança, haverá estacionamento dos dois lados da pista em toda a quadra, o que significará um total de 32 vagas de EstaR, aí incluídas vagas de carga e descarga, exclusiva para idoso e 15 minutos livre com pisca alerta ligado.
A melhoria do trânsito com a proibição de conversão à esquerda, como é o caso deste trecho da Nossa Senhora da Luz, deve-se ao fato de que os motoristas deixam de fazer manobra com trânsito em sentido contrário, evitando uma situação de risco e congestionamentos provocados pela formação da fila de carros que precisam esperar que o motorista da frente consiga fazer a conversão.
Esta é a sétima conversão à esquerda que passou a ser proibida neste ano. De janeiroaté agora passou a ser proibido fazer a conversão da rua Fernando Moreira para a Brigadeiro Franco, no Centro; da Júlia da Costa para a Mário Tourinho, no Seminário; e da Padre Germano Mayer para as ruas Professor Brandão, XV de Novembro, Marechal Deodoro e Fernando Amaro.
Serviço
A partir desta terça-feira (16) o motorista que está na rua Nicarágua e quer chegar à Erasto Gaertner, deve seguir em frente e contornar o Corpo de Bombeiros entrando na Munhoz da Rocha que, mais à frente, passa a se chamar Erasto Gaertner.
O motorista que estiver nesta quadra da Nossa Senhora da Luz só poderá seguir em frente, atravessando a Erasto Gaertner, sem fazer conversões.
Fonte: URBS
Postado por Meu Transporte às 17:29 0 comentários
Marcadores: Paraná
Metrô do Recife agora conta com informações em Monitores LCD
Usuários do Metrô do Recife estão percebendo algumas mudanças na prestação de serviços do METROREC, depois de instalar ar condicionado em todos os trens onde deixou mais confortável as viagens, agora é a vez de monitores com informações, notícias, atualidades, vídeos entre outros.
Segundo a assessoria de imprensa do METROREC, vários são os registros de elogios pela ouvidoria eles ainda ressaltaram que esta mídia esta sendo explorada por uma empresa particular independente. Ainda não a previsão de que todos os vagões tenham os monitores, mas é de interesse colocar em todos os vagões nas linhas centro e sul.
Blog Meu Transporte
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Postado por Meu Transporte às 17:01 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, trem/metrô
Moradores da Zona Leste de Manaus denunciam a redução da frota de coletivos
Usuários do transporte coletivo que moram na Zona Norte de Manaus denunciam que estão com dificuldades de pegarem ônibus. Os coletivos das linhas 446, 443, 058 e 054 não estariam circulando porque estão sem motoristas.
Segundo moradores, algumas pessoas estão apelando para os ônibus executivos para conseguirem chegar aos seus destinos.
Foto: Antônio Lima |
Segundo informações do representante do Sindicato dos Rodoviários, Élcio Campos, não há nenhuma manifestação sendo realizada na cidade, mas ele afirma que muitos carros da empresa Eucatur estão em condições precárias de funcionamento o que se reflete no atendimento ao usuário.
Na garagem da empresa, a informação é de que a frota está circulando normalmente neste domingo (14).
Empresas podem ser multadas
De acordo com a assessoria de comunicação da Superintendência Municipal de Transportes Urbanso (SMTU) , caso a denúncia seja confirmada, as empresas vão ser notificadas e os funcionários faltosos serão advertidos. Isso será verificado por meio do Sistema de Bilhetagem Eletrônica que informa quantos carros estão circulando na cidade.
Fonte: A Critica
Postado por Meu Transporte às 16:39 0 comentários
Marcadores: Amazonas
No Rio, A via expressa Transoeste vai unir bairros da Zona Oeste
Corredor expresso que vai ligar a Barra da Tijuca a Santa Cruz, a Transoeste terá 32 km de extensão, com 30 estações de BRT (Bus Rapid Transit). A expectativa é que a via reduza pela metade o tempo médio de viagem entre os dois bairros da Zona Oeste do Rio.
As obras incluem a abertura de um túnel na Grota Funda, restauração de 255 mil m² e implantação de outros 522 mil m² de pavimentação e a instalação de 3.650 novos pontos de luz.
Pela Transoeste vão circular ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras. A via, que é um dos três corredores do projeto de transportes da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, não terá pedágios, e seu corredor central contará com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.
Ao todo, a nova via será dividida em três trechos: do Terminal Alvorada à Avenida Benvindo de Novaes; entre a Avenida Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba, e entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz.
As obras incluem a abertura de um túnel na Grota Funda, restauração de 255 mil m² e implantação de outros 522 mil m² de pavimentação e a instalação de 3.650 novos pontos de luz.
Pela Transoeste vão circular ônibus articulados, com linhas expressas e paradoras. A via, que é um dos três corredores do projeto de transportes da cidade para a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016, não terá pedágios, e seu corredor central contará com linhas alimentadoras dos bairros periféricos.
Ao todo, a nova via será dividida em três trechos: do Terminal Alvorada à Avenida Benvindo de Novaes; entre a Avenida Benvindo de Novaes e a Estrada da Matriz, em Guaratiba, e entre a Estrada da Matriz, em Guaratiba, até a Estrada da Pedra, em Santa Cruz.
Informações: Cidade Olimpica
Postado por Meu Transporte às 07:35 0 comentários
Marcadores: B R T, Rio de Janeiro
Metrô inicia construção da Estação Vila Prudente (monotrilho) da extensão da Linha 2-Verde
A nova estação será interligada à atual estação Vila Prudente da Linha 2-Verde e abrigará sob ela terminal de ônibus do Expresso Tiradentes, ex-”Fura-Fila”, da SPTrans (na ligação Vila Prudente-Parque Dom Pedro II).
A primeira viga de concreto, de uma série de oito, que irá estruturar a plataforma da estação, mede 27m de comprimento, 2,50m de altura e 1,10m de largura, com peso aproximado de 80 toneladas.
A nova estação Vila Prudente, com sistema monotrilho, faz parte da extensão da Linha 2-Verde, que terá 24,5 km de extensão total e 17 estações: Vila Prudente, Oratório, São Lucas, Camilo Haddad, Vila Tolstói, Vila União, Jardim Planalto, Sapopemba, Fazenda da Juta, São Mateus, Iguatemi, Jequiriçá, Jacu-Pêssego, Érico Semer, Márcio Beck, Cidade Tiradentes e Hospital Cidade Tiradentes -todas localizadas na zona Leste da capital paulista.
opção pelo monotrilho
A opção do Metrô de São Paulo pelo monotrilho para fazer a ligação Vila Prudente-Cidade Tiradentes levou em consideração o tempo menor de implantação deste sistema em relação ao metrô convencional, além da previsão de atendimento pleno da demanda, com capacidade para transportar 48 mil passageiros/hora/sentido. A implantação do monotrilho, privilegiando o canteiro central de avenidas, a uma altura entre 12 e 15 metros, minimiza a necessidade de desapropriações.
A extensão da Linha 2-Verde avançará ao longo das avenidas Luiz Inácio de Anhaia Mello, Sapopemba, Metalúrgicos e Estrada do Iguatemi.
Com velocidade semelhante ao metrô convencional (máxima de 80 km/h e média operacional de 36 km/h), o monotrilho também é movido a energia elétrica, não poluente, e com reduzido ruído operacional também por rodar sobre pneus.
A tecnologia do monotrilho da extensão da Linha 2-Verde é fornecida pela fabricante canadense Bombardier, que usará sua fábrica no município paulista de Hortolândia para montar (com índice de nacionalização de equipamentos superior a 60%), 53 dos 54 trens do sistema, com sete carros cada (o primeiro trem virá da matriz no Canadá).
A extensão da Linha 2-Verde é um empreendimento orçado em R$ 2,4 bilhões (incluindo as obras civis, equipamento elétrico e trens). A inauguração do primeiro trecho, em construção entre Vila Prudente e Oratório, está prevista para 2013. O segundo trecho, até São Mateus, deverá iniciar funcionamento em 2014 e a chegada à Cidade Tiradentes, em 2015.
O mesmo local das duas estações Vila Prudente abrigará futuramente uma terceira linha do Metrô, a Linha 15-Branca, entre Vila Prudente e Tiquatira (após Penha), também na zona Leste.
Fonte: Metrô
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Postado por Meu Transporte às 07:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
São Paulo: Em 69% das viagens, ônibus saem com atraso, diz auditoria
Fiscalização feita em 623 linhas de ônibus da capital (46,1% de um total de 1.352) constatou que 69,3% (432) delas não cumprem o horário previsto de partida.
A elevada quantidade de descumprimento de horários de viagem foi uma das observações do TCM (Tribunal de Contas do Município) em relação às contas de 2010 da prefeitura.
A auditoria não faz referência às outras 729 linhas, mas menciona que os testes "evidenciaram elevada quantidade de autuações pelo não cumprimento da partida". O documento do TCM ressalta, porém, que há "reincidência crônica", o que indicaria que a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) aplica multas, mas não consegue reverter a situação.
A informação do horário de circulação das linhas consta no site da SPTrans. Porém, se o horário de partida não é cumprido, todo o resto do trajeto acaba prejudicado.
Parte desse problema poderia estar solucionada se o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), implantado há sete anos, fizesse a fiscalização eletrônica do cumprimento do horário de viagens. Isso, porém, é feito manualmente por fiscais.
A auditoria do tribunal também cita deficiências nos corredores de ônibus, item mais mal avaliado na pesquisa feita pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). Entre os piores estão os das avenidas Santo Amaro (zona sul), 9 de Julho (zona oeste até o centro), Rebouças (zona oeste), Paes de Barros (zona leste) e Guarapiranga (extremo da zona sul).
Frota velha
O sistema de ônibus sofre de um deficit contínuo, hoje em R$ 952 milhões. Ou seja, o que os usuários pagam não é suficiente para cobrir os custos. As contas não fecham, principalmente pelos custos elevados das compensações tarifárias (gratuidades e estudantes, que pagam meia).
O TCM também constatou que as empresas não cumprem cláusulas contratuais que preveem que a idade média dos veículos seja, no máximo, cinco anos de uso. Além disso, alguns veículos chegam a ter mais do que o dobro dessa idade.
Multas por atraso cresceram 29,5%
Corredores de ônibus das avenidas Santo Amaro, 9 de Julho e Rebouças estão entre os mais deficientes
A elevada quantidade de descumprimento de horários de viagem foi uma das observações do TCM (Tribunal de Contas do Município) em relação às contas de 2010 da prefeitura.
A auditoria não faz referência às outras 729 linhas, mas menciona que os testes "evidenciaram elevada quantidade de autuações pelo não cumprimento da partida". O documento do TCM ressalta, porém, que há "reincidência crônica", o que indicaria que a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) aplica multas, mas não consegue reverter a situação.
A informação do horário de circulação das linhas consta no site da SPTrans. Porém, se o horário de partida não é cumprido, todo o resto do trajeto acaba prejudicado.
Parte desse problema poderia estar solucionada se o SIM (Sistema Integrado de Monitoramento), implantado há sete anos, fizesse a fiscalização eletrônica do cumprimento do horário de viagens. Isso, porém, é feito manualmente por fiscais.
A auditoria do tribunal também cita deficiências nos corredores de ônibus, item mais mal avaliado na pesquisa feita pela ANTP (Associação Nacional dos Transportes Públicos). Entre os piores estão os das avenidas Santo Amaro (zona sul), 9 de Julho (zona oeste até o centro), Rebouças (zona oeste), Paes de Barros (zona leste) e Guarapiranga (extremo da zona sul).
Frota velha
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O TCM também constatou que as empresas não cumprem cláusulas contratuais que preveem que a idade média dos veículos seja, no máximo, cinco anos de uso. Além disso, alguns veículos chegam a ter mais do que o dobro dessa idade.
Multas por atraso cresceram 29,5%
Corredores de ônibus das avenidas Santo Amaro, 9 de Julho e Rebouças estão entre os mais deficientes
LUISA SANTOSA
Informações no Destak Jornal
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Postado por Meu Transporte às 07:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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