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Cuiabá: SMTU informa adequações nas linhas de ônibus

quarta-feira, 8 de setembro de 2010


A Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano de Cuiabá informa que, para melhor atender a população usuária do transporte coletivo, a partir do dia 13 de setembro próximo haverá mudanças em algumas linhas:

As linhas 309 – Residencial Picolli (1º de Março)/Centro e 412 – Planalto/Centro, serão extintas e, em substituição, entrará em operação a linha 350 1º de Março (Res. Picolli)/Centro via terminal do CPA III/Planalto. A linha será operada com 15 carros, incluindo 2 micros, com um tempo estimado de 10 minutos de espera no pico.

A linha 350 fará o retorno sentido bairro saindo da Praça Maria Taquara. A medida visa eliminar a sobreposição de linhas em um mesmo corredor, racionalizando o sistema com ganhos ao usuário.

Na mesma data, entrará em operação a linha 340 – Altos da Glória/Chopão (via terminal CPA I/ Morada do Ouro-frente), com 8 carros e tempo de espera estimado de 15 quinze minutos na faixa horária das 5h às 20h. Tal medida fará com que os moradores do Altos da Glória e proximidades não precisem fazer o trasbordo no terminal do CPA I. A linha 340 torna-se mais uma opção para os moradores do CPA para a região do Chopão.

Com a finalidade de melhor servir a região das instituições de ensino superior na avenida Beira Rio, a linha 313 deixará de retornar no Senai/Porto e terá seu itinerário prolongado até a UNIC em todas as viagens programadas.

Por fim, a linha 315 que possui seu início no terminal do CPA I, passará para o terminal do CPA III, porém continuando a passar no CPA I. A medida visa beneficiar os moradores da região, que não precisarão deslocar-se para outro bairro para ter acesso ao transporte coletivo.

Fonte: Gazeta Digital

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Ônibus volta a R$ 2,00 em Palmas por mais 45 dias


Pela segunda vez o reajuste de 10% no valor da tarifa de transporte coletivo urbano de Palmas foi adiado no dia em que o novo preço começou a ser cobrado. A suspensão do preço de R$ 2,20 e a volta dos R$ 2,00 por passagem foram anunciadas no final da tarde de ontem pela prefeitura. Hoje, a passagem de ônibus volta aos R$ 2,00, devendo subir para R$ 2,20 somente em 45 dias a contar de ontem.

A decisão do prefeito Raul Filho veio logo após o presidente da Câmara de Vereadores de Palmas, Wanderlei Barbosa (PSB), acompanhado do vereador José Hermes Damaso (PDT), protocolar ofício na prefeitura solicitando a prorrogação da vigência do reajuste. Assinaram o documenta os membros da Mesa Diretora da Câmara, que também é composta por Divina Márcia (PDT).Uma das justificativas apresentadas por Barbosa é o fato de a prefeitura não ter realizado as melhorias previstas no sistema de transporte coletivo urbano da Capital, citando a conclusão e ampliação das estações de ônibus, implantação de novas linhas, melhorias nas condições de acessibilidade e uma nova cobertura nas estações da Avenida Theotônio Segurado.

“Acreditamos que para haver um aumento é preciso investir na qualidade do transporte também. Nós estamos aqui representando a sociedade”, frisou Barbosa. Segundo o vereador, as manifestações de categorias como dos professores municipais, que ameaçam paralisação, e as cobranças públicas de revisão do valor da tarifa, tornam o momento impróprio para elevar o preço da passagem de ônibus.

“Nós estamos sensíveis às demandas apresentadas pela Mesa Diretora da Câmara Municipal e, se há a possibilidade de oferecer um melhor serviço de transporte de passageiros aos usuários de nosso sistema nós estamos prontos para trabalhar em conjunto com a Câmara Municipal e com o Seturb”, declarou o prefeito Raul Filho, em nota enviada pela assessoria de imprensa da prefeitura, que não fixou data para o início das obras de melhorias nas estações de ônibus.
Entenda
A nova tarifa de R$ 2,20 chegou a ser cobrada por um dia, no mês de junho, após o anúncio do reajuste, feito no dia 6 de junho. O Ministério Público Estadual (MPE), entretanto, pediu à Justiça que o reajuste entrasse em vigor somente 90 dias após o anúncio, ou seja, 6 de setembro, o que foi acatado pela 1ª Vara da Fazenda Pública de Palmas, voltando a tarifa de R$ 2,00, que novamente foi mantida, por mais 45 dias, a contar de ontem.

Fonte: Jornal do Tocantins

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Praça Tiradentes deixa de ser ponto final de nove linhas de ônibus no Rio


A partir desta quarta-feira (8), os passageiros que costumam embarcar ou desembarcar na Praça Tiradentes, no Centro do Rio, terão que se dirigir a um novo ponto final. O local fica na Praça da República, lado ímpar da pista junto ao Campo de Santana, entre a Avenida Presidente Vargas e a Rua Visconde do Rio Branco, no mesmo bairro.

Por determinação da Secretaria municipal de Transportes, nove linhas de ônibus foram transferidas para o novo ponto final: 284 (Praça da República-Praça Seca), 391 (Praça da República-Padre Miguel), 372 e 373 (Pavuna-Praça da República), 313 (Penha-Praça da República), 334, 335 e 343 (Cordovil-Praça da República) e 355 (Praça da República-Madureira).

A mudança faz parte de um projeto de revitalização da área histórica da cidade.

Fonte: G1.com

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Transporte público de Sapucaia do Sul terá bilhetagem eletrônica


A Cidade vai implantar o sistema da bilhetagem eletrônica no sistema de transporte urbano. O secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ivan Braz, juntamente com a diretora de tráfego, Adriana Muller, do chefe do serviço de fiscalização de transportes, Neudir Cardoso da Silva e do gerente financeiro da empresa Real Rodovias, Wilson Garcia dos Santos, visitaram as instalações do consórcio gestor TEU, em Porto Alegre. Na oportunidade, o gerente operacional do TEU, Fernando Lindner, apresentou à comitiva sapucaiense as vantagens e benefícios do sistema de bilhetagem eletrônica, bem como todos os setores da empresa, desde a criação até a entrega do cartão à população.
Conforme Braz, a intenção com a visita foi de conhecer o consórcio a fim de dar início a uma campanha informativa que prepare a comunidade do município para as novas mudanças. O novo sistema de vale transporte será implementado gradativamente na cidade até janeiro de 2011. Segundo o gerente financeiro da Real Rodovias, Wilson Garcia dos Santos, um evento preparatório para o uso correto do novo sistema deverá acontecer em Sapucaia na segunda quinzena de setembro. Durante o evento, serão apresentados à comunidade os 14 novos veículos adquiridos pela empresa já equipados com validadores eletrônicos instalados junto às roletas.

Fonte: Jornal Correio de Notícias

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Grade de proteção solta põe usuários de terminal de ônibus em risco em Porto Alegre

terça-feira, 7 de setembro de 2010


Usuários de ônibus que utilizam o terminal localizado sobre o viaduto José Eduardo Utzig, no cruzamento das Avenidas Dom Pedro II (Terceira Perimetral) e Benjamin Constant, na zona norte de Porto Alegre, estão preocupados com o risco causado por uma grade de proteção parcialmente solta. O concreto colocado para fixar a estrutura está frágil — inclusive comprometendo a fixação por meio de parafusos.

A grade, instalada para proteger os usuários do risco de quedas sobre a pista da Benjamin Constant, está solta desde o início do ano, segundo a advogada Magdala Ferreira Barrada, 33 anos, que trabalha nas imediações do viaduto.

— O concreto está caindo, nem segura mais os parafusos. A impressão é que tu vai encostar na grade de proteção e cair junto com ela. Moradores da região estão bem preocupados com os riscos. Uma criança pode se escorar lá e a grade cair — declara.

Nas últimas semanas, de acordo com a advogada, a prefeitura chegou a reforçar a proteção soldando os ferros. No entanto, para ela, a situação ainda oferece risco aos usuários.

— Não acho que aquela solda tenha resolvido o problema. Continua perigoso — afirma.

Escada rolante estragada há dois anos

Além da proteção comprometida, os usuários de ônibus do terminal estão impedidos de usar a escada rolante instalada para facilitar o acesso ao segundo andar do terminal. Conforme o agente de vistoria Diego Américo Costa, 32 anos, que usa o lugar todos os dias, o equipamento está estragado há cerca de dois anos.

Tapumes foram colocados pela prefeitura para impedir a passagem no acesso à escada.

— Na primeira vez que a escada estragou, foi consertada. Na segunda, há dois anos, colocaram os tapumes para impedir o acesso e não fizeram os reparos necessários. Idosos ou cadeirantes são os mais prejudicados. Quando o elevador estraga, o que é comum, eles (idosos e cadeirantes) não tem opção — comenta Costa.


Fonte: Zero Hora


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Mauá pode ter ônibus sem bilhete eletrônico


A empresa Leblon Transporte de Passageiros quer assumir o lote 2 do sistema de transporte público de Mauá - que abrange 18 linhas - sem ter nos ônibus sistema de bilhetagem eletrônica, conforme exige concorrência da Prefeitura. Sem o aparelho, não é possível que o usuário, que usa o bilhete na atual frota, possa utilizar o serviço após a mudança. Apesar de ter anunciado que entraria hoje em operação, a irregularidade inviabiliza o início das atividades da empresa.

A exigência consta no anexo IV do item ‘bilhetagem eletrônica'' do edital, que diz, na página 36: "o proponente deverá equipar os seus ônibus com validadores eletrônicos híbridos, capazes de ler e gravar os bilhetes de tarja magnética atualmente empregados no município de Mauá".

A Leblon apresentou em sua proposta validador APB Prodata, incompatível com o formato Auttran, em vigor nos ônibus da cidade. A APB Prodata chegou à enviar, no dia 11 de dezembro de 2008, comunicado ao então presidente da Comissão Permanente de Licitações, João Tekatscz Filho, afirmando que, de fato, a empresa não tem condições de fazer a leitura e gravação dos bilhetes de tarja magnética.

Por conta de não cumprir esse item, a Leblon foi desclassificada do processo licitatório em 18 de dezembro de 2008, ainda durante a gestão de Leonel Damo. Ata da Comissão Técnica da Prefeitura mostra que a Leblon não conseguiu cumprir a determinação e apresentou validador incapaz de ler e gravar os bilhetes de Mauá.

Outras duas concorrentes da licitação, Estrela de Mauá e Transmauá, seguiram para a próxima etapa do certame, que seria a proposta comercial. A Estrela de Mauá, então, foi declarada vencedora do lote 2 do sistema de transporte do município.



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