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Fortaleza: Motoristas de ônibus voltam a fazer paralisação surpresa

sexta-feira, 6 de agosto de 2010


Uma manhã que parecia tranquila terminou como mais um bloqueio de terminal. Ontem, motoristas, cobradores e fiscais fecharam, por duas horas, o do Papicu, com a liderança da categoria promovendo paralisações surpresas no sistema de ônibus urbanos. À tarde e noite, no entanto, o movimento foi tranquilo. Mesmo assim, passageiros estavam apreensivos com receio de novas paradas.

Até o meio-dia de ontem, o único terminal parado era o do Papicu, que registra uma movimentação de 281 mil passageiros por dia e conta com uma frota de 495 ônibus, divididos por 44 linhas. A suspensão do funcionamento teve a duração de três horas e 20 minutos.

No entanto, as ações de protesto da categoria se fizeram sentir em outros pontos da cidade. No cruzamento da Avenida Dom Luis com a Rua Frei Mansueto, houve abordagem de pessoas vinculadas ao movimento paredista, que impediram a passagem dos ônibus e obrigaram os passageiros a desembarcarem na via pública.

O bloqueio do terminal aconteceu, num primeiro momento, nas vias de acesso, onde foi posicionado um carro com serviço de som. Por volta do meio-dia, lideranças do movimento se pronunciaram nos microfones, informando sobre a "intransigência em resolver diversas cláusulas pendentes nas reivindicações trabalhistas".

Enquanto isso, a Guarda Municipal e até uma viatura Polícia Militaram acompanhavam as manobras dos sindicalistas, sem que reagissem para garantir a livre circulação dos ônibus. Ainda pela manhã, o gerente da área da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) Jackson Carvalho disse que não havia como se prevenir de manobras de protestos, como as que fecharam por mais de duas horas o terminal do Papicu.

"São ações que acontecem a qualquer momento, a exemplo do que se sucedeu na noite de ontem (quarta-feira) e hoje (ontem)´, disse. Ele informou que os incidentes ocorridos na quarta-feira passada causaram uma queda na demanda nos terminais, sendo que os mais sentidos ocorreram nos de Parangaba, Antônio Bezerra e Papicu.

O administrador do Terminal de Messejana, Carlos Alberto Silva, disse que o fechamento do Papicu não afetou a movimentação naquele equipamento, que verifica uma média diária de 165 mil passageiros, divididos em 36 linhas.Situação parecida também se verificava na parte da manhã no terminal da Parangaba. O administrador Vilamar Brito dos Santos disse que estavam mantidos em 100% a circulação das 53 linhas, que atendem diariamente 260 mil passageiros. Já, no Terminal do Antônio Bezerra o movimento não foi interrompido. Pessoas nas filas, fiscais de prancheta nas mãos checando os horários da partida e saída de veículos e aquele sufoco rotineiro para conseguir entrar nos transportes coletivos.

Mesmo com o cenário favorável, a tensão nos rostos dos passageiros era visível, pois o risco de paralisação era provável. Muito temiam paralisações de surpresa em todos os terminais de integração. O terminal, pela manhã, contava com um reforço de 12 Guardas Municipais de plantão. A frota de ônibus, de acordo com o gerente operacional dos terminais do Conjunto Ceará e Antônio Bezerra, Américo Pimentel, estava normal e nenhum veículo foi danificado devido aos impasses da noite anterior. "Todos os 373 carros de costume estão rodando. Não houve depredação", garantiu o gerente operacional.

Fonte: Diário do Nordeste


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Permissionários de Jaboatão paralisaram atividades nesta quinta


Os usuários de micro-ônibus de Jaboatão do Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, ficaram sem o serviço, parte da tarde desta quinta. Os profissionais paralisaram o transporte de passageiros durante uma audiência do Ministério Público, em que foram discutido o uso do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) pelos permissionários.
De acordo com o presidente da Cooperativa de Profissionais do Transporte Público de Passageiros do Município de Jaboatão dos Guararapes (Cootrape) Alex Sandro da Silva, uma audiência para debater o uso do VEM pelos permissionários já foi realizada no mês passado. A categoria quer saber por que a bilhetagem eletrônica ainda não está disponível na cidade.
Os permissionários e a população querem o sistema nos veículos. Não sabemos por que o VEM não está disponível para Jaboatão”, diz Silva. Além dos permissionários e representantes da categoria, líderes comunitários e usuários são esperados no protesto em frente ao Ministério Público, ao lado da prefeitura da cidade.

Fonte: Pernambuco.com


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BH: Biblioteca da Estação Central do Metrô completa um ano


O trem corre pelos trilhos, enquanto os olhos do leitor deslizam suavemente pelas linhas cheias de histórias, emoções e sensibilidade. Há um ano a cena se repete na movimentada Estação Central do Metrô de Belo Horizonte, por onde circulam diariamente cerca de 20 mil pessoas. Desconfiada, a auxiliar de serviços gerais Iris Mariana, de 47 anos, se encantou com o colorido dos livros dispostos nas estantes, paixão que veio da infância. Ela descobriu que poderia ter acesso a cada um deles gratuitamente e se tornou uma das 1,5 mil sócias da biblioteca Estação Leitura, criada pelo Instituto Brasil Leitor (IBL), e que comemora o primeiro aniversário na capital com um acervo de 2,5 mil títulos.

Em um ano de operação, a biblioteca já contabiliza quase 10 mil empréstimos gratuitos à população. Para comemorar a data, uma série de atividades foi preparada para presentear durante o mês de agosto todos aqueles que apreciam a leitura e a cultura de um modo geral. A programação começa nesta quarta-feira às 16 horas quando a Estação Central recebe a contadora de histórias Josiane Félix, que vai cantar e contar a herança cultural do Vale do Jequitinhonha, incluindo cantigas e lendas da região.

Cada sócio tem direito de ficar até 10 dias com o livro. O prazo pode ser prorrogado. Quem não cumprir a regra pode ter suspenso o direito de pegar livros. "Geralmente as pessoas não atrasam, já que o livro que está lendo pode servir para outro", comentou Fabiana. A Estação Leitura funciona de segunda a sexta-feira, das 11h às 20h. Para utilizar o serviço, basta fazer um cadastro gratuito, apresentando identidade, CPF, foto 3x4 e comprovante de residência atual (original e cópia). Os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos pais. Os leitores recebem cartão de identificação com foto e podem retirar as obras por até dez dias.

Fonte: Uai - Minas


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Volta às aulas piora o trânsito nas principais vias de Natal


As aulas recomeçaram e com elas vem o inevitável aumento do fluxo de automóveis nas principais vias de Natal. Quem já estava se habituando a um trânsito menos congestionado, agora com o fim das férias, vê-se em meio a um aumento de 40 a 50% a mais no número de veiculos transitando diariamente pela cidade. Alheio a isso, o número de carros segue crescendo. A cada mês são cadastrados no Detran uma média de 2,5 mil veículos, o que corresponde a uma fila de 8km a mais que entra na cidade para circular em um espaço físico que não cresce.

Nas principais ruas de acesso a grandes escolas, a situação tende a piorar mais ainda, é o caso da Avenida Hermes da Fonseca, que dá acesso ao Complexo Educacional Henrique Castriciano, ao Colégio Maria Auxiliadora e ao IFRN, onde diariamente o fluxo de veículos aumentou de 12 mil nas férias para 18 mil agora, um incremento de 50% a mais. Já na Prudente de Morais, que possui também grandes escolas e faculdades, o aumento de veículos foi maior e chegou a quase 50%, passando de 7,7 mil no período de férias para 11 mil atualmente. Outra avenida que teve um incremento de 50% no movimento no pós férias é a Romualdo Galvão que passou de 8,6 mil para 12,8 mil veículos transitando diariamente. Os números foram cedidos pela Secretaria de Mobilidade que faz a contagem eletrônica através de fotossensores instalados em diversos pontos da cidade.

Corredores

Uma solução, na opinião de Haroldo Maia, seria investir no transporte público com corredores exclusivos para ônibus e com uma política de subsidios por parte dos governos, proporcionando um valor de passagem mais acessível para o trabalhador. Com relação à implantação do Via Livre, ele diz que todo mundo aprova mas ainda há resistência principalmente do comércio. "A via é um bem muto caro para servir de estacionamento, pois prejudica a mobilidade principalmente no deslocamento nos principais corredores da cidade", disse.

Segundo Haroldo Maia, outra medida que vai ajudar a desafogar o trânsito nas principais vias é a liberação do pronlogamento da avenida Prudente de Morais até a BR 101. "Mas para que isso venha a realmente surtir efeito no trânsito é necessário ainda a mudança de mentalidade da população. É importante investir ainda na qualidade do transporte público de massa, como ônibus e trens. Só com transporte de qualidade é queas pessoas podem começar a deixar os carros em casa. Além disso, novos projetos e melhorias devem ser pensados diariamente porque a cidade diariamente também ganha edifícios e cosntruções novas, que devem prover a questão também do estacionamento", disse Haroldo.

Fonte: DN Online


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ANTT determina licitação para linha entre Brasília e Goiânia


O Grupo Odilon Santos perdeu a concessão de transporte rodoviário no trecho entre Brasília e Goiânia. A Justiça Federal em Goiás determinou que a Agência Nacional de Transportes (ANTT) tem 90 dias para fazer licitação do trecho, que é explorado pelas empresas Viação Araguarina e Viação Goiânia, ambas do grupo.

O trecho é operado pelas companhias desde 1960 sem nunca ter havido concorrência. “São duas irregularidades, além de operarem há muitos anos sem licitação, as duas empresas são do mesmo grupo familiar, o que é errado, de acordo com a lei”, disse a procuradora da República Mariane Guimarães, autora da ação do Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO) que resultou na liminar da Justiça Federal.

De acordo com o Ministério Público, as duas empresas podem participar da concorrência, mas se uma delas ganhar, a outra fica automaticamente impedida de operar o trecho. Ainda segundo o órgão, a falta de concorrência tem afetado o preço das passagens e a qualidade do serviço.

Para a estudante Amanda Gonzaga, que viaja de Brasília para Goiânia uma vez por mês, em média, o serviço das empresas é ruim. “Eu prefiro viajar de carro com amigos e dividir a gasolina, porque é melhor e mais barato. Só vou de ônibus em último caso”. Ela disse que os problemas são recorrentes. “Uma vez o ônibus da Viação Araguarina em que eu viajava quebrou e eu e os outros passageiros tivemos que ficar mais de uma hora na estrada esperando o próximo ônibus passar”.

Sem prejuízo

Até que a licitação seja feita, as duas companhias vão continuar fazendo o transporte de passageiros no trecho. Isso para que os passageiros não sejam prejudicados. Como muita gente de Goiânia optou por trabalhar em Brasília, o trânsito entre as duas cidades é intenso. Nos finais de semana e feriados, a procura por transporte é grande, já que a maioria procura viajar para ficar com a família. Para alguns, a viagem nos finais de semana é uma constante. A passagem, atualmente, custa, em média, R$ 40, variando de acordo com a classificação do veículo.


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João Pessoa: Mais ônibus, ciclovias e monitoramento das ruas devem ser aliados contra o aumento de acidentes e engarrafamentos


A capital paraibana cresce estreitando as relações com cidades vizinhas e constituindo uma área metropolitana com 11 municípios integrados. O fluxo de usuários que utilizam o transporte público extrapola o primeiro milhão de passageiros a circular na cidade. Na avaliação do diretor de Transporte da STTrans, Adalberto Araújo, permitir a fluidez do tráfego numa cidade que cresce a cada ano prescinde de uma certeza no planejamento e execução de ações. "Não há solução para o trânsito que não passe pelo transporte público", avalia Adalberto Araújo.
A projeção feita pelo diretor de Transporte da STTrans é de que somente a frota de ônibus deve crescer 30% em João Pessoa, que atualmente dispõe de 500 veículos, sendo 430 em circulação e 70 como reserva técnica, para o transporte diário de 270 mil passageiros. Para atender a demanda crescente, será necessário disponibilizar mais 150 ônibus para o transporte no perímetro urbano, mas se for levada em consideração a região metropolitana, esse aumento pode ser de até 210 novos veículos.

A consequência imediata na concentração de carros e motos está na queda da velocidade comercial dos ônibus. "Se um ônibus tem, hipoteticamente, uma velocidade comercial média de 40km/h para fazer o trajeto, com os congestionamentos, essa velocidade cai para 20km/h, sendo necessário colocar mais veículos para atender a população", explicou Adalberto Araújo.

Uma das medidas alternativas em análise pela prefeitura de João Pessoa está no sistema "Bus Rapid Transit" (BRT) - ônibus de trânsito rápido -, espécie de veículo sobre trilhos que deve englobar a área central e a Epitácio Pessoa.

Fonte: O Norte


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