Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, nesta segunda-feira, a Operação Volta às Aulas

domingo, 1 de agosto de 2010


A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, na segunda-feira (2/8), a Operação Volta às Aulas - 2º Semestre nas proximidades de 129 escolas particulares e públicas, entre municipais e estaduais.
O objetivo dessa operação é dar continuidade às ações educativas e operacionais adotadas no 1º semestre, orientando, ordenando e fiscalizando o trânsito nas proximidades das escolas cujo tráfego intenso tem potencial para causar reflexos negativos ao sistema viário.
A operação, que conta com 252 operadores de tráfego da CET e funcionários de escolas devidamente treinados, visa disciplinar o embarque e desembarque de alunos e propiciar segurança na travessia de pedestres.
Filas duplas e estacionamentos irregulares são considerados alguns dos principais problemas que causam reflexos negativos no trânsito e, portanto, deverão ser coibidos com esta ação, que visa, ainda, diminuir o impacto no trânsito com o fim das férias, gerado pelo acréscimo médio de 20% no número de viagens realizadas na cidade, por meio de ajustes semafóricos e intensificação de fiscalização de estacionamentos irregulares.
O projeto conta com quatro atividades distintas para serem aplicadas nas 129 escolas contempladas na Operação Volta às Aulas, levando em conta o impacto que essas unidades geram no trânsito:
Operação Contínua (11 escolas) - aplicada em escolas localizadas em pontos estratégicos da Cidade e que geram grande número de viagens nos horários de entrada e saída das aulas provocando grande impacto no trânsito. Diariamente, equipe de agentes da CET estarão operando as entradas e/ou saídas dos alunos. A CET também oferece treinamento específico aos funcionários dessas escolas para desenvolverem ações operacionais.

Fonte: Prefeitura de São Paulo


READ MORE - São Paulo: A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) inicia, nesta segunda-feira, a Operação Volta às Aulas

Governador de SP diz que trem-bala é 'caso típico de fantasia'


O governador de São Paulo, Alberto Goldman, criticou na manhã desta sexta-feira (30) o projeto do trem de alta velocidade que deve ligar o estado de São Paulo ao Rio de Janeiro. Ele disse que “esse é um caso típico de fantasia”. Goldman fez as declarações no lançamento do corredor de ônibus Diadema-São Paulo, em Cidade Ademar, na Zona Sul da capital paulista.
“Se fosse investimento privado, iríamos aplaudir, mas com o dinheiro público, uma ligação para 50 mil pessoas, não dá para aceitar. Não queremos fantasias, queremos que coisas concretas aconteçam aqui”, completou o governador de São Paulo. Ele disse que o corredor de ônibus inaugurado nesta sexta-feira, cuja construção custou R$ 24 milhões, vai beneficiar 85 mil pessoas ao dia.

O edital para a construção do trem-bala foi divulgado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes no dia 13 de julho. As empresas interessadas no projeto terão até o dia 29 de novembro para entregar a documentação. O leilão será realizado no dia 16 de dezembro. O investimento estimado é de estimados em R$ 33,1 bilhões – a concessionária poderá pleitear financiamento com recursos públicos, respeitado o limite máximo de 60,3% do total.
“O governo federal, do Orçamento da União, não põe um tostão em todo o sistema de transporte coletivo em São Paulo. Do BNDES, sim, mas é emprestado. Vamos pagar”, afirmou Goldman ainda durante a inauguração. Ele ainda fez menção às eleições deste ano, sem citar nomes. “Tem candidato por aí que diz que vai fazer investimento no transporte, mas nunca pegou trem, ônibus ou metrô. Deve estar voando nas nuvens”, afirmou.

Fonte: G1.com


READ MORE - Governador de SP diz que trem-bala é 'caso típico de fantasia'

São Paulo: CET promete sinalizar novo corredor de ônibus até domingo

sábado, 31 de julho de 2010


O corredor de ônibus Diadema-São Paulo entrou em operação na manhã deste sábado (31). A obra durou 24 anos. O objetivo é acelerar, facilitar a viagem de quem vive em uma cidade e trabalha em outra. Nesta manhã, a reportagem do SPTV constatou que ainda faltava sinalização, mas a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) promete terminar os trabalhos até este domingo (1º).
A reportagem do SPTV percorreu nesta manhã toda a extensão dos 12 km do corredor, entre o Brooklin, na Zona Sul de São Paulo, e o Terminal Diadema, no ABC. O trajeto foi rápido, cerca de 30 minutos, já que se trata de um sábado - dia de pouco trânsito.
A linha 376 (Terminal Diadema-Berrini) estava com poucos passageiros. Funcionários da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) estavam espalhados pela via, para monitorar o funcionamento do corredor no primeiro dia.

Ainda há problemas na sinalização. No cruzamento com a Avenida Washington Luís não há faixa para limitar o corredor. Já na Avenida Cupecê, carros e principalmente motos não respeitavam a faixa exclusiva dos ônibus. Pedestres foram flagrados atravessando em local proibido e pulando a tela do canteiro central. A divisória de metal, novinha, já está amassada.
A sinalização é de responsabilidade da CET, que prometeu terminar os trabalhos até este domingo. Em relação aos flagrantes de carros e motos no corredor, fica o alerta: trafegar na faixa exclusiva de ônibus dá multa. Na capital, a fiscalização é por conta da CET. Como os flagrantes foram na área de Diadema, a reportagem tentou entrar em contato com o departamento de trânsito da cidade, mas ninguém atendeu os telefonemas.
Segundo José Jacques Yazbeck, superintendente de engenharia da EMTU, as divisórias podem ser reforçadas ou até mesmo trocadas após avaliação junto com a CET.

Fonte: G1.com.br


READ MORE - São Paulo: CET promete sinalizar novo corredor de ônibus até domingo

Motoristas de ônibus em Curitiba acumulam funções, correm para cumprir horários e têm parte do salário comprometida pelas infrações de trânsito


Houve um tempo em que a obrigação de um motorista de ônibus em Curitiba se resumia a conduzir passageiros. Hoje essa é só mais uma das suas múltiplas funções. Ele agora também tem de fazer a cobrança da passagem, precisa evitar depredações dos ônibus e das estações-tubo, deve ter coragem para conter invasões de usuários que não pagam tarifa e ser um ás ao volante para cumprir um horário que vem desde a época em que a frota era a metade da atual. Não pode sair do ponto antes do tempo nem chegar atrasado, não pode usar boné de marca ou fone de ouvido, nem ler jornal em serviço. Sempre há um fiscal de olho. E multa para tudo.
Em média oito motoristas de ônibus têm sido multados todos os dias em Curitiba pelos fiscais da Urbs, empresa que administra o transporte coletivo na cidade. Foram 1.237 multas entre janeiro e maio deste ano, média de 247 por mês, 8 por dia. A maioria, segundo a Urbs, por “direção inadequada”, como furar sinal, não respeitar faixa de pedestre ou fazer curvas em alta velocidade. Na comparação com anos anteriores, houve uma pe­que­na redução. Em 2007 foram 4.395 infrações, média de 366 por mês. No ano passado foram 5.439, ou 453 por mês. A infração mais comum, de acordo com a Urbs, foi sair do ponto antes do horário.

Atraso e superlotação

“Como o motorista vai sair adiantado se nem consegue chegar no horário?”, questiona o diretor admi­­nistrativo do Sindicato dos Motoristas e Cobradores (Sindi­moc), Valdecir Boleti. Atraso e superlotação são as principais causas de reclamações dos usuários. Em 2009, três em cada quatro li­-nhas da Rede Integrada de Trans­porte (RIT) tiveram problemas para cumprir o horário e geraram queixas. Os penalizados não são apenas os usuários, que perdem tempo, mas sobretudo os mo­to­ristas, que perdem parte do salário. A Urbs notifica as empresas, que repassam a multa para a frente.
“A gente recebe reclamações de motorista multado porque atrasou dois minutos”, diz Boleti. O problema, segundo ele, estaria na tabela de horários criada pela Urbs em 1994. Na época, a frota de Curi­tiba era metade da atual, havia menos semáforos, menos lombadas e menos passageiros, lembra a vice-presidente do Sindimoc, Ana Ilíbia Grenn. A Urbs informou que mexe nos horários de acordo com a necessidade relatada pelas empresas e sugestões dos motoristas. Se fosse a mesma tabela desde 1994, argumenta, o sistema não funcionaria. O Sindimoc, contudo, diz que a base de horários é a mesma. “Nós é que vivemos o problema todos os dias”, diz Ana Ilíbia.
Quando fica retido em algum congestionamento, o motorista precisa recuperar o tempo. Como a multa é certa se chegar atrasado, ele decide arriscar pisando no acelerador ou passando algum sinal vermelho na esperança de não ser flagrado. “Aí o risco passa a ser de todo mundo”, alerta Boleti. Se ele não fizer isso, pondera o sindicalista, os atrasos vão se somando e as multas comprometem o salário. “Ninguém chega atrasado porque quer. Não basta o motorista se qualificar, é preciso dar condições a ele para trabalhar bem.”
O salário inicial de um motorista é de R$ 1.238 e de um cobrador, R$ 780. A única diferença entre um iniciante e um veterano está no anuênio de 2%. Curitiba e região metropolitana têm 6,5 mil motoristas e 4,5 mil cobradores. Parte desses profissionais já desempenha a função de motorista e cobrador, no caso dos micro-ônibus. Ganham para isso um adicional de 10%.


Fonte: Gazeta do Povo

READ MORE - Motoristas de ônibus em Curitiba acumulam funções, correm para cumprir horários e têm parte do salário comprometida pelas infrações de trânsito

Recife: Avenida Norte: uma via importante, mas com muitos problemas


A avenida Norte é uma das principais avenidas do Recife. Tem quase nove quilômetros de extensão. Ela passa por dez bairros, alguns deles com muitos moradores, que usam a via para se deslocar. Muita gente usa bicicleta, mas só existe ciclovia em um trecho da avenida, que passa por Santo Amaro. Para quem anda a pé, de carro ou de ônibus sobram os buracos.
A avenida começa na rua da Aurora, no bairro de Santo Amaro, e termina na BR-101, perto do Terminal de Ônibus da Macaxeira. Em todo o percurso de um dos principais corredores da cidade, é possível encontrar problemas. Pelo local, passam 58 linhas de ônibus. Os passageiros, aproximadamente 120 mil, sofrem com os buracos na pista e com as calçadas.
As placas de concreto são remendadas com piche. Eles abrem e se transformam em perigo, que os motoristas precisam desviar. “Isso deixa o trânsito lento, traz prejuízo para a gente”, disse o taxista Fábio de Lima.
Na saída do Alto José do Pinho, a placa de concreto que deveria cobrir a galeria não existe mais. No local, barras de ferro. Até os ônibus precisam reduzir a velocidade. Muitas galerias estão quebradas, entupidas. No inverno, a avenida Norte alaga. A aposentada Antônia Gomes, de 76 anos, reclama: “já levei tanto banho de chuva aqui. quando chove, alaga tudo e a gente não consegue ver os buracos”.
“A avenida Norte faz parte dos grandes corredores do Recife e receberá um tratamento diferenciado. As galerias, canaletas e pavimentação já foram recuperadas em diversos locais, mas o trabalho vai continuar. Até final de outubro, a população sentirá a modificação na via. Dentro do plano de manutenção, vamos trocar placas danificadas e, nos cruzamentos, iremos colocar um concreto de melhor qualidade”, falou o diretor de manutenção da Emlurb, Fernando Melo.
  • CICLOVIA
Pior para as pessoas que usam bicicletas. “É horrível andar por aqui. Devia ter uma ciclovia para a gente, dos dois lados. Começaram a construir uma, mas eu nunca usei”, disse o entregador de móveis Edilson Teixeira.
A ciclovia que ele se refere é esta no bairro de Santo Amaro. Um trecho que tem menos de um quilômetro e não atende todos os moradores da avenida Norte. Os ciclistas reclamam e os motociclistas também.
A assessora executiva da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Obras do Recife, Ana Cláudia Mota, explicou que a obra da ciclovia não está concluída. “Por isso ainda não tem sinalização, nem fiscalização. Dos 1,5 quilômetros de ciclovia, a maior parte está pronta, mas ainda falta oito dos 135 terrenos que temos que desapropriar, através de processos judiciais, para poder dar continuidade ao trabalho. Até dezembro desse ano, a ciclovia deve estar concluída”, disse
  • FISCALIZAÇÃO DOS SEMÁFOROS
Além dessas denúncias, a empregada doméstica Genilda dos Santos fala que as motos vivem passando no farol vermelho. “É capaz até de a gente ser atropelada”, falou. Sobre isso, a CTTU diz que, diariamente, agentes de trânsito fazem rondas para fiscalizar o tráfego no local. Quando os agentes identificam alguma irregularidade, os condutores são notificados.
  • FAIXA DE PEDESTRES APAGADAS
Muitas faixas de pedestre apagadas foram encontradas. Sobre isso, a Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU) esclarece que, em abril deste ano, renovou toda a sinalização horizontal da avenida Norte. E, assim que terminar o período de chuvas, as faixas de pedestre da via receberão uma nova pintura.
  • TEMPO DOS SEMÁFOROS
A reclamação da estudante Tâmires Gomes é sobre o tempo nos semáforos. A avenida Norte tem 24 sinais de trânsito. Ela diz que espera mais de meia hora para os sinais abrirem.
A CTTU informou que a sincronia dos semáforos é feita através de cálculos matemáticos obtidos em função do volume de veículos, da velocidade estabelecida para a via e da distância entre os sinais. Quanto ao tempo dedicado aos pedestres, a CTTU esclarece que também é determinado por um cálculo matemático em função da largura da via e da velocidade do pedestre.
Trata-se de uma regra mundialmente adotada pelos órgãos de trânsito. Mesmo assim, caso o pedestre identifique que o tempo para a travessia é curto, ele pode ligar para o para a CTTU, através 0800.081.1078, e solicitar uma vistoria do órgão informando o local do sinal.

  • PARADAS DE ÔNIBUS
Durante a reportagem, um flagrante de parada de ônibus quebrada foi encontrado no bairro da Encruzilhada. Um abrigo que não abriga ninguém. O passageiro reclama no verão e sofre no inverno.
Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte disse que a parada quebrada é ponto de ônibus apenas da linha avenida Norte/ Macaxeira. O local, segundo a empresa, não tem espaço para a instalação de um abrigo. Em uma semana, a parada será trocada por uma nova, igual a anterior, com o nome parada seletiva, informou.
Fonte: pe360graus

READ MORE - Recife: Avenida Norte: uma via importante, mas com muitos problemas

Processo de licitação para nova etapa das obras do Bigossi será em agosto


O processo de licitação da 2ª etapa de obras do Canal Bigossi, orçadas em R$ 11 milhões, deverá começar no mês de agosto. De acordo com a Secretaria de Estado dos Transportes e Obras Públicas (Setop) o processo está seguindo o cronograma.
A segunda etapa da obra faz a ligação viária entre a Avenida Capixaba, no bairro São Cristóvão, com a Rodovia Carlos Lindenberg, na Glória. De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico de Vila Velha, Winker Denner, a expectativa é de que a obra seja inaugurada até o final de 2012.
A Prefeitura de Vila Velha recebeu o engenheiro Antônio Luiz Caus, da Setop, que apresentou os projetos de Prolongamento do Canal Bigossi e do Corredor Urbano Saída Sul, em fase de licitação pelo governo do Estado. A apresentação dos projetos foi feita durante a reunião do Conselho Municipal de Desenvolvimento Urbano (Comdur), onde lideranças comunitárias tiveram a oportunidade de conhecer as mudanças que serão feitas para melhorar a mobilidade urbana em Vila Velha, no final da tarde de quarta-feira (28).
A Setop informou que serão construídas três faixas de tráfego para automóveis em cada sentido, com semáforos de dois tempos, já prevendo espaço para implantação do corredor exclusivo para ônibus no canteiro central.
Corredor Saída Sul
Outro corredor importante que será feito ligará o Canal Bigossi, da altura do Terminal de Vila Velha, até a Rodovia do Sol, passando pelos bairros Soteco, Boa Vista e Itaparica. A novidade irá suprir a demanda das avenidas Antônio Ataíde e Luciano das Neves, que hoje estão com as suas capacidades esgotadas.
Segundo Winker Denner, a obra, deverá custar aproximadamente R$ 30 milhões, será dividida em duas etapas de execução, sendo que ambas devem ser licitadas até o fim do ano e o projeto concluído em 4 anos, após a licitação. O secretário não soube informar quando as obras do corredor serão iniciadas. O secretário confirmou que a verba para a execução das obras sairá do cofres do governo do Espírito Santo.
Segundo o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Henrique Casamata, essa reunião teve a intenção de compartilhar as informações. "É importante que a população participe, se aproxime e conheça as melhorias antes mesmo que elas aconteçam", destacou Casamata.
Na reunião, foi reafirmada a importância da existência de uma legislação ativa que impeça que a cidade sofra com ocupações desordenadas, como aconteceu no passado. "Ao longo desses corredores que estão sendo criados, é importante deixar áreas livres para a expansão desses caminhos, preparando Vila Velha para o crescimento", lembrou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Winker Denner.

Fonte: ESHoje

READ MORE - Processo de licitação para nova etapa das obras do Bigossi será em agosto

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960