Trolebus em SP
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Equipamento para deficientes visuais identificarem ônibus será apresentado em feiras tecnológicas
domingo, 14 de março de 2010O DPS2000, equipamento que permite a usuários com deficiência visual identificarem ônibus que pretendem tomar, será apresentado no próximo dia 16 na Inova Brasil, feira empresarial de incubadoras e parques tecnológicos, que acontecerá em São José dos Campos, interior de São Paulo. O dispositivo foi patenteado pela UFMG e resulta de parceria entre o inventor Dácio Pedro Simões e o pesquisador Julio Cesar David de Melo, do Laboratório de Sistemas Inteligentes da Escola de Engenharia da Universidade e sócio da Geraes Tecnologias Assistivas – empresa responsável pelo desenvolvimento do produto.
O equipamento é composto por um transmissor portátil que fica com o usuário e um receptor, instalado nos ônibus. "No ponto de ônibus o usuário aciona o aparelho, que emite um sinal para o dispositivo instalado nos ônibus. O motorista vê o sinal no painel e sabe, antecipadamente, que no próximo ponto deve parar", explica Julio Cesar de Melo, em reportagem especial sobre o DPS publicada em forma de livro, pelo Sebrae. Quando o ônibus estaciona no ponto, uma mensagem é reproduzida em um alto falante localizado na porta de entrada do veículo para avisar o usuário, explica a reportagem.
O equipamento começou a ser testado desde o início de março em frota de transporte urbano de Jaú, em São Paulo. Ele será apresentado na Feira de Turismo Muito Especial de Pernambuco, que acontecerá em Recife, de 24 a 27 de março. O evento deve ter novidades para as áreas de saúde, alimentação, tecnologia da informação, agricultura e tantos outros segmentos.
Fonte: UFMG
Postado por Meu Transporte às 21:25 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Em Rio Preto, carro perde de galinha no rush
Velocidade média de um veículo no Centro em horários de pico chega a cair para 8,2 km/h; galinha anda a 14km/h
Você sabia que na hora do rush uma galinha anda mais rápido do que um carro em ruas de Rio Preto? O Site BOM DIA tirou a prova.
No quadrilátero do rush – entre as avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt e as ruas Redentora e Pedro Amaral, um carro chega a andar a uma velocidade de 8,2 quilômetros por hora enquanto uma penosa percorreria até 14 quilômetros no mesmo tempo.
No quadrilátero do rush – entre as avenidas Alberto Andaló e Bady Bassitt e as ruas Redentora e Pedro Amaral, um carro chega a andar a uma velocidade de 8,2 quilômetros por hora enquanto uma penosa percorreria até 14 quilômetros no mesmo tempo.
O Site BOM DIA percorreu as ruas do Centro (em horários e dias diferentes) e constatou que o trânsito é mais crítico nas ruas Bernardino de Campos, Coronel Spinola de Castro, 15 de Novembro, Pedro Amaral, além das avenidas Bady Bassitt e Alberto Andaló, nos horários do rush da manhã, tarde e noite, onde a reportagem chegou a gastar 8 minutos e 50 segundos para percorrer 1,2 quilômetro. Essa mesma distância poderia ser feita por uma galinha em 5 minutos e oito segundos, segundo cálculos do matemático da Unesp João Carlos Ferreira Costa.
Com os 8 minutos e 50 segundos que se gasta para andar doze quadras no centro de Rio Preto é possível fazer uma viagem de 9,5 quilômetros, saindo do trevo da avenida Clóvis Oger até Mirassol.
Para o auxiliar de serviços gerais Thiago Augusto da Silva, 25 anos, é preciso “sangue frio” para andar em Rio Preto na hora do rush. Ele diz que perde diariamente entre 20 a 25 minutos para percorrer pouco mais de dois quilômetros da rua Pedro Amaral. “Tem de ter muita paciência. O trânsito aqui é péssimo.”
Para o auxiliar de serviços gerais Thiago Augusto da Silva, 25 anos, é preciso “sangue frio” para andar em Rio Preto na hora do rush. Ele diz que perde diariamente entre 20 a 25 minutos para percorrer pouco mais de dois quilômetros da rua Pedro Amaral. “Tem de ter muita paciência. O trânsito aqui é péssimo.”
Estrangulado
O problema do trânsito em Rio Preto se agrava a cada ano, com o aumento da frota de veículos na cidade. Segundo Luci Montemor, professora do Centro de Formação de Condutores Transitar, a cidade não foi projetada para tamanho crescimento.
Ela, que há dez anos estuda o trânsito de Rio Preto, diz que as ruas são muito estreitas o que impede uma solução definitiva para o problema. “Seria impossível derrubar todos os imóveis para avançar mais na largura das ruas e depois reconstruí-los. Solução não há, mas tem como minimizar esse caos.”
Ela, que há dez anos estuda o trânsito de Rio Preto, diz que as ruas são muito estreitas o que impede uma solução definitiva para o problema. “Seria impossível derrubar todos os imóveis para avançar mais na largura das ruas e depois reconstruí-los. Solução não há, mas tem como minimizar esse caos.”
Corredores Para Ônibus
Luci aponta como fundamental a implantação de corredores de ônibus em Rio Preto. “Isso agilizaria bastante o transporte urbano, que passaria a ser mais atraente aos olhos da população.”
Mas diz que seria preciso investir em campanha de educação do motorista. “Isso já foi tentando antes, mas os motoristas não respeitaram a faixa de uso exclusivo para ônibus.”
Ela aponta a ciclovia como outra opção. “A área ao lado da Represa e a avenida Clovis Oger poderiam ter ciclovias e quem trabalha no Distrito Industrial poderia ir de bicicleta. Seria um grande avanço.”
Mas diz que seria preciso investir em campanha de educação do motorista. “Isso já foi tentando antes, mas os motoristas não respeitaram a faixa de uso exclusivo para ônibus.”
Ela aponta a ciclovia como outra opção. “A área ao lado da Represa e a avenida Clovis Oger poderiam ter ciclovias e quem trabalha no Distrito Industrial poderia ir de bicicleta. Seria um grande avanço.”
Projetos
Segundo o secretário de Trânsito, Aparecido Capello, dois projetos estão previstos para 2011: sincronizar os semáforos das principais vias e um estudo do trânsito e da malha viária de Rio Preto.
População compra veículo e deixa transporte público
A população de Rio Preto cresceu 15,6% de 2000 a 2008, mas, em contrapartida, houve uma queda média de 15% nos usuários do sistema público de transporte no mesmo período.
É que o rio-pretense tem investido em veículos particulares. Em oito anos (de 2000 a 2008) a frota de automóveis passou de 101.187 para 140.502 (38%). Hoje, já são mais de 200 mil carros. E o número de motos praticamente dobrou, de 37.589 para 71.902 (91%). Os dados são da Conjuntura Econômica.
Enquanto a população saltou de 358.253 para 414.272, o número de usuários de ônibus sofreu queda de 30.732 para 26.220. Resultado do aumento do poder de compra e o descontentamento com o transporte público.
Com isso, o problema do trânsito em Rio Preto tende a se agravar.
Em breve mais uma usuária da Circular Santa Luzia passará a trabalhar de carro.
A doméstica Franciele Fernanda Claudino, 25 anos, comprou um carro e agora vai tirar carta de habilitação.
“Quero melhorar minha qualidade de vida. Hoje eu gasto uma hora e meia para ir para o trabalho. Com o carro faria em menos de 30 minutos.”
Ela mora na Vila Elmaz e vai até o Cidade Jardim.
Segundo o chefe de tráfego da Circular Santa Luzia, Euclides Spatti, Rio Preto precisa de vias de tráfego rápido para que o transporte público seja eficaz. “O preço da passagem também é alto, mas devido às gratuidades e impostos.”
É que o rio-pretense tem investido em veículos particulares. Em oito anos (de 2000 a 2008) a frota de automóveis passou de 101.187 para 140.502 (38%). Hoje, já são mais de 200 mil carros. E o número de motos praticamente dobrou, de 37.589 para 71.902 (91%). Os dados são da Conjuntura Econômica.
Enquanto a população saltou de 358.253 para 414.272, o número de usuários de ônibus sofreu queda de 30.732 para 26.220. Resultado do aumento do poder de compra e o descontentamento com o transporte público.
Com isso, o problema do trânsito em Rio Preto tende a se agravar.
Em breve mais uma usuária da Circular Santa Luzia passará a trabalhar de carro.
A doméstica Franciele Fernanda Claudino, 25 anos, comprou um carro e agora vai tirar carta de habilitação.
“Quero melhorar minha qualidade de vida. Hoje eu gasto uma hora e meia para ir para o trabalho. Com o carro faria em menos de 30 minutos.”
Ela mora na Vila Elmaz e vai até o Cidade Jardim.
Segundo o chefe de tráfego da Circular Santa Luzia, Euclides Spatti, Rio Preto precisa de vias de tráfego rápido para que o transporte público seja eficaz. “O preço da passagem também é alto, mas devido às gratuidades e impostos.”
Fonte: Rede Bom Dia
Postado por Meu Transporte às 21:09 0 comentários
Marcadores: São Paulo
DF: Metroviários decidem pela greve a partir de segunda
sábado, 13 de março de 2010
O sindicato dos metroviários acabou de decidir, após reunião com a equipe técnica do GDF, que a categoria vai cruzar os braços a partir da zero hora de segunda. Durante o encontro que ocorreu esta tarde com o secretário de Fazenda, André Clemente, e com o coordenador de Assuntos Sindicais, Ilair Tunelero, os sindicalistas rejeitaram a proposta de aumento de 10% no plano de saúde, auxílio-creche, além de um acréscimo de 12% no auxílio alimentação. O governo do DF também propôs um aumento de 5% na folha de pagamento.
"Parece insignificante diante da magnitude do que eles pedem, mas são reajustes consideráveis", fala Ilair. As principais reivindicações dos metroviários são o aumento de 120% salário e a convocação dos cerca de 100 aprovados no último concurso, realizado em 2009. De acordo com o GDF, os funcionários que aderirem à greve terão o ponto cortado. Atualmente, 1.100 pessoas trabalham no metrô. A paralisação do serviço afetará cerca de 150 mil pessoas que circula diariamente pelos vagões do sistema de transporte.
O sindicato reunirá os trabalhadores às 20 horas, na Praça do Relógio, em Taguatinga, para comunicar a decisão.
Fonte: Correio Brasiliense
Postado por Meu Transporte às 20:02 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal, trem/metrô
São Paulo: Inauguração de duas estações da Linha 4 do Metrô deve atrasar
O Metrô não confirma mais a inauguração das Estações Paulista e Faria Lima da Linha 4-Amarela para o fim deste mês. Ao que tudo indica, as duas obras devem ser entregues depois do prazo estipulado inicialmente.
Questionado ontem sobre o cumprimento do cronograma, o Metrô não confirmou nem negou a mudança no calendário. "A entrega das duas primeiras estações da Linha 4-Amarela depende da conclusão bem sucedida de uma série de complexos e exaustivos protocolos de teste. Esses testes ocorrem de forma isolada e posteriormente integrada", informa nota enviada pela companhia.
"As obras da Estação Paulista estão chegando ao fim. Em breve, as Estações Paulista e Faria Lima entrarão em operação", dizia o texto, sem informar a data. O atraso é mais um na longa lista de adiamentos da nova linha, que ligará a Vila Sônia à Luz.
As obras começaram em setembro de 2004 e a previsão inicial era que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Um dos motivos para o atraso foi o acidente ocorrido na área da futura Estação Pinheiros, em janeiro de 2007, que matou sete pessoas.
A segunda fase da linha começaria a funcionar neste ano. Agora, apenas a primeira fase (que tem, além de Paulista e Faria Lima, as Estações Butantã, República e Luz) sairá até dezembro. As demais estações serão inauguradas no ano que vem.
Questionado ontem sobre o cumprimento do cronograma, o Metrô não confirmou nem negou a mudança no calendário. "A entrega das duas primeiras estações da Linha 4-Amarela depende da conclusão bem sucedida de uma série de complexos e exaustivos protocolos de teste. Esses testes ocorrem de forma isolada e posteriormente integrada", informa nota enviada pela companhia.
"As obras da Estação Paulista estão chegando ao fim. Em breve, as Estações Paulista e Faria Lima entrarão em operação", dizia o texto, sem informar a data. O atraso é mais um na longa lista de adiamentos da nova linha, que ligará a Vila Sônia à Luz.
As obras começaram em setembro de 2004 e a previsão inicial era que a primeira fase ficasse pronta até 2008. Um dos motivos para o atraso foi o acidente ocorrido na área da futura Estação Pinheiros, em janeiro de 2007, que matou sete pessoas.
A segunda fase da linha começaria a funcionar neste ano. Agora, apenas a primeira fase (que tem, além de Paulista e Faria Lima, as Estações Butantã, República e Luz) sairá até dezembro. As demais estações serão inauguradas no ano que vem.
Fonte: Estadão
Postado por Meu Transporte às 20:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
No Rio, Mais Cinco ônibus retirados de circulação por falta de manutenção e documentos
Um dia após a divulgação da lista de empresas de ônibus que oferecem serviços precários na cidade, a Secretaria Municipal de Transporte (SMTR) rebocou para o depósito público cinco carros da viação Amigos Unidos — 4º lugar no ranking das piores — em operação no Terminal Rodoviário Américo Fontenelle, na Central. Os veículos tinham resto de comida entre bancos e estavam em péssimo estado de conservação, além de apresentar irregularidades na documentação.
As cinco empresas com pior desempenho — Breda, Campo Grande, Zona Oeste, Amigos Unidos e Estrela Azul — estão sob fiscalização e podem ter a concessão cassada se continuarem encabeçando a lista. Cada vistoria em ônibus que caiu na ‘malha fina’ analisa 105 itens. O ranking foi feito com base em reclamações que chegaram à Ouvidoria da SMTR entre novembro e dezembro. O documento revela que 16 das 41 empresas prestam mau serviço, o que significa que mais de um milhão de passageiros circulam todos os dias em frotas precárias. O maior número de queixas vêm de moradores da região AP 3.3, que abrange Quintino, Cascadura, Madureira, Irajá, Pavuna e adjacências.
Em nota, a Fetranspor disse que as empresas têm todo interesse em conhecer os critérios e a metodologia utilizada na avaliação, já tendo inclusive solicitado ao Rio Ônibus que entre em contato com a SMTR para dar ciência do trabalho a todos os associados.
As cinco empresas com pior desempenho — Breda, Campo Grande, Zona Oeste, Amigos Unidos e Estrela Azul — estão sob fiscalização e podem ter a concessão cassada se continuarem encabeçando a lista. Cada vistoria em ônibus que caiu na ‘malha fina’ analisa 105 itens. O ranking foi feito com base em reclamações que chegaram à Ouvidoria da SMTR entre novembro e dezembro. O documento revela que 16 das 41 empresas prestam mau serviço, o que significa que mais de um milhão de passageiros circulam todos os dias em frotas precárias. O maior número de queixas vêm de moradores da região AP 3.3, que abrange Quintino, Cascadura, Madureira, Irajá, Pavuna e adjacências.
Em nota, a Fetranspor disse que as empresas têm todo interesse em conhecer os critérios e a metodologia utilizada na avaliação, já tendo inclusive solicitado ao Rio Ônibus que entre em contato com a SMTR para dar ciência do trabalho a todos os associados.
Fonte: O Dia online
Postado por Meu Transporte às 19:55 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Metrô Leve ligará Alvarenga à Tamanduateí
A Estrada dos Alvarenga, em São Bernardo, terá ligação direta com a Estação Tamanduateí do Metrô, na Zona Sul em São Paulo (divisa com a Zona Leste) por meio de monotrilho (ou Metrô Leve). O trajeto de 23 quilômetros, com 18 estações, será feito em 28 minutos.
O estudo preliminar encomendado pela Prefeitura de São Bernardo, ao custo de R$ 1,5 milhão, foi apresentado ontem no Paço, com presença do chefe do Executivo, Luiz Marinho (PT), o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PTB), o secretário adjunto de Transportes Metropolitanos do Estado, João Paulo de Jesus Lopes, e o diretor de Planejamento do Metrô, Marcos Kassab.Técnicos dos quatro órgãos públicos trabalharam juntos com a empresa contratada para chegar à conclusão divulgada ontem.
Após oito trajetos diferentes, os especialistas chegaram ao percurso que sai do Alvarenga, segue
pela Avenida João Café Filho, passa sobre a Via Anchieta, continua pela Avenida Brigadeiro Faria Lima, pega trecho da Avenida Pereira Barreto, entra na Avenida Lauro Gomes até chegar a São Caetano.
Na cidade vizinha, segue pela Avenida Guido Aliberti até encontrar com a linha de trem, por onde continua até a Estação Tamanduateí.Jesus Lopes considera que o monotrilho é o ingresso do Metrô na região. "É um projeto moderno, semelhante às linhas Ouro (Metrô Leve que liga o aeroporto de Congonhas à Estação Morumbi da CPTM) e Prata (Lapa-Cachoeirinha)."Segundo projeção de demanda, 300 mil pessoas utilizarão diariamente o monotrilho da região - 20 mil na hora de pico.
A tarifa deve ser a mesma cobrada pelo Metrô: R$ 2,65, com possibilidade de integração ao Bilhete Único. O próximo passo para concretização do Metrô Leve é a realização de estudo base, com prospecto de valores, material a ser utilizado nas obras, desapropriações (serão mínimas), impacto ambiental, dentre outros fatores. Essa responsabilidade é do governo estadual, que ainda aguarda aporte de R$ 27,5 milhões da União para abrir licitação para contratação do levantamento.
A expectativa das prefeituras de São Bernardo e São Caetano, do Metrô e da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado é de que as obras do monotrilho devam começar em um ano e meio. "Se tudo der certo", afirmou Luiz Marinho.
Convênio assinado que garante repasse de R$ 27,5 milhões do governo federal para o governo de São Paulo, para contratar estudo base do projeto, entrará nos cofres estaduais nas próximas semanas.
"O ritmo está rápido, pois temos a perspectiva de projeto viável. Lançaremos o edital para contratar o próximo levantamento ainda em 2010. Essa parceria entre União, Estado e município está sendo bem-sucedida", avaliou o secretário adjunto João Paulo de Jesus Lopes.
Com a implementação do Metrô Leve, as cidades terão de "acompanhar esse processo com um conjunto de melhorias", frisou a secretária de Transportes de São Bernardo, Patrícia Veras. "Terão de ser feitas benfeitorias nas vias nos entornos das estações, pavimentação, passeio, travessias de pedestres, iluminação pública e sinalizações."
O monotrilho do Grande ABC foi inspirado nos moldes de metrôs leves do Japão, Coréia do Sul, Austrália, Portugal, Holanda e Emirados Árabes.
Convênio assinado que garante repasse de R$ 27,5 milhões do governo federal para o governo de São Paulo, para contratar estudo base do projeto, entrará nos cofres estaduais nas próximas semanas.
"O ritmo está rápido, pois temos a perspectiva de projeto viável. Lançaremos o edital para contratar o próximo levantamento ainda em 2010. Essa parceria entre União, Estado e município está sendo bem-sucedida", avaliou o secretário adjunto João Paulo de Jesus Lopes.
Com a implementação do Metrô Leve, as cidades terão de "acompanhar esse processo com um conjunto de melhorias", frisou a secretária de Transportes de São Bernardo, Patrícia Veras. "Terão de ser feitas benfeitorias nas vias nos entornos das estações, pavimentação, passeio, travessias de pedestres, iluminação pública e sinalizações."
O monotrilho do Grande ABC foi inspirado nos moldes de metrôs leves do Japão, Coréia do Sul, Austrália, Portugal, Holanda e Emirados Árabes.
Fonte: Diário do Grande ABC
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