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Em 1 ano, frota de SP recebeu mais de 500 mil carros com a redução do IPI

segunda-feira, 9 de novembro de 2009


Em fevereiro de 2008, a frota paulistana chegava a 6 milhões de carros. À época, especialistas diziam que a solução seria cobrar pedágio urbano e que a cidade iria parar. Não parou. Nem a cidade nem a frota. Um ano e dois meses depois, já cresceu em quase meio milhão de carros, motocicletas, caminhões, ônibus e similares. Para ter uma idéia do que isso representa, se todos esses veículos da capital paulista fossem enfileirados, encheriam uma rodovia com aproximadamente 1.500 km de extensão, quase a distância entre São Paulo e Cuiabá (MT).
Os números são do Detran-SP, que em fevereiro registrava exatos 6.421.125 veículos (sem contar os de locadores, com placa de outras cidades). Já a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) forneceu à "Folha" números de emplacamentos em São Paulo equivalentes ao mês de março. Foram 37.161. Caso o ritmo tenha se mantido em abril, a frota deve ter ultrapassado a casa dos 6,5 milhões, o maior crescimento anual desde 1998.
Além disso, de acordo com a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores), em julho do ano passado, foram vendidos 288 mil veículos e, em março deste ano, 271 mil (maiores marcas até hoje). Parte do crescimento se deve a incentivos fiscais, como a redução do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), que a União tem dado ao setor, para evitar que a crise financeira quebre a indústria automobilística, como nos EUA.
Porém, enquanto o governo ajuda a economia, São Paulo e outras cidades sofrerão com engarrafamentos, diz Jaime Waisman, professor de engenharia de transportes da USP. "A cidade não vai parar nem os engarrafamentos existentes vão aumentar de tamanho, porque não há espaço para isso." Waisman diz não ser possível precisar quantos quilômetros de engarrafamentos a cidade ganhou porque não se sabe a distribuição espacial desses carros pela cidade. Mas haverá prejuízo ao motorista, diz."Carros vão andar mais devagar.
O motorista vai querer desviar por ruas que não tinham grande fluxo de tráfego, e a lentidão poderá chegar a áreas que não tinham esse problema. Sem falar na poluição", avalia. Ele diz que o princípio da solução do problema está nos investimentos em transporte público da administração estadual. Para ele idéias como o "Expansão SP", que pretende modernizar e unificar a malha ferroviária da cidade, podem criar uma cultura de maior utilização do transporte público. "Pode ser que, a partir de 2010, mesmo com a venda de carros, o sistema pare de piorar, já que serão inaugurados o trecho Sul do Rodoanel e a linha 4 do metrô.
O problema é convencer o cidadão a não usar o carro, o sistema é deficitário."


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Os engarrafamentos de São Paulo contados de forma harmônica entre o narrador e a população, confira:


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Graças a redução do IPI, Bahia recebe por mês 10 mil carros, Para rodar a onde?


Engarrafamentos constantes e uma seqüência de prejuízos que incluem tempo perdido, desperdício de combustível, elevação no número de acidentes, de poluição e do nível de estresse entre os motoristas. Uma realidade do trânsito de Salvador e de alguns municípios baianos, que tende a aumentar com o crescimento cada vez maior da frota de veículos - somente no mês de agosto foram vendidos mais de 10 mil em todo o Estado. Conforme dados do Detran, a frota de veículos na capital cresceu 5 % no último mês, em relação ao mesmo período do ano passado, tendo hoje 656.611 mil carros. Em tempos de IPI reduzido, a previsão é de que mais carros cheguem às ruas até o final de setembro, elevando o colapso na cidade.
No interior do Estado, a frota chega a cerca de 1,4 milhão, com acréscimo de 8,9% em relação ao mesmo período do ano passado. Em toda a Bahia, o licenciamento de veículos cresceu em 7,7% de janeiro a agosto deste ano. De acordo com especialistas em tráfego, diante da situação o trânsito da capital baiana está à beira de um colapso, caso não sejam feitas urgentes intervenções.

Problema recorrente nos centros urbanos
A redução do IPI, a recuperação do crédito e o aquecimento da economia impulsionaram o setor de vendas de carros na Bahia, elevando o número de “cidadãos motorizados”. “Acabei de comprar um carro para facilitar minha locomoção no dia a dia, pois trabalho em dois lugares. Mas, o que mais me desanima são os congestionamentos. No final do dia estou morta de cansaço e estresse”, conta a nutricionista, Ana Soares, 29 anos. A jovem é mais uma na multidão de novos condutores que lotam as vias da cidade.
Transitar nas principais avenidas em horários de pico já se tornou um tormento praticamente irreversível. Sem ter para onde crescer e com ocupações irregulares, a capital baiana necessita de urgentes medidas para fluir o tráfego.
De acordo com o engenheiro de tráfego e professor da Ufba, Elmo Felzemburg, o inchaço de veículos e conseqüentemente o aumento dos engarrafamentos não é um problema apenas de Salvador, mas de Recife e de outras cidades com sistema de trânsito mais moderno, a exemplo do Rio de Janeiro, São Paulo, Paris (França) e Cingapura (capital de Cingapura - país do sudeste asiático). “E preciso que as autoridades ofereçam alternativas melhores de transporte para a população”, afirma, lembrando que mesmo que o sistema de Salvador se modernize não vai consegui resolver todos os problemas do trânsito.
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Frota de ônibus cai em 40% aos sábados em São Paulo e nas grandes capitais

domingo, 8 de novembro de 2009


O problema do transporte público atinge muitas cidades brasileiras. O drama de todo dia se repete aos sábados, já que a circulação cai em 40% na cidade.

Será que é dessa maneira que os governos irão incentivar os brasileiros a deixarem seus carros em casa, quem de boa sanidade mental deixará seu carro em um fim de semana para passar com sua família e ter que esperar mais de 30 minutos um ônibus lotado, ou com paradas desprotegidas, sem segurança e por aí se vai, estamos nas mãos de amadores que não investem no transporte público de fato, quem não gostaria de sair nos fins de semana sossegado, com ônibus em grande oferta e contudo, que os passageiros pudessem se locomover sem esses problemas, será que eles não imaginam que não agindo deste jeito, não irão resolver o problema, é preciso termos pessoas mais audaciosas e competentes para gerir o transporte público de nossas cidades.

Meu Transporte: ''Temos que pensar que o transporte público não é só para trabalhar, estudar, etc; mas esses mesmos trabalhadores e estudantes também precisam do ônibus para passearem nos fins de semana, vocês não acham Srs. Governantes?''.


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Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira não cumpre lei municipal e são processadas pelo PROCON

A Coordenadoria Municipal de Defesa do Consumidor (PROCON) de Feira de Santana está instaurando processo contra o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Feira de Santana (SINCOL) e as empresas Viação Princesinha do Sertão Ltda. e Viação 18 de Setembro Ltda., nesta sexta-feira (6), fruto do descumprimento da Lei Municipal nº 3.026/2009, antes mesmo de o juiz emitir liminar. A lei garante gratuidade no transporte coletivo urbano para as pessoas com idade acima de 60 anos.
De acordo com o coordenador do órgão, Magno Felzemburg, serão notificados o SINCOL e as empresas de ônibus Princesinha e 18 de Setembro, inclusive multando as três partes envolvidas em R$ 100 mil cada, pelo desrespeito ao cumprimento da lei que já estava em vigor.
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Guarulhos vai ter bilhete único no fim de 2010

sábado, 7 de novembro de 2009

A prefeitura de Guarulhos, na Grande São Paulo, inicia até o fim deste mês o processo de licitação que vai reestruturar o sistema de transporte público da cidade e implantar o bilhete único para os ônibus do município. Segundo a Secretaria Municipal dos Transportes, o primeiro passo será a realização de uma audiência pública para definir o projeto de concorrência. O objetivo é adotar o bilhete único no máximo até o fim de 2010.
- Vamos dividir o transporte público da cidade em três lotes para as linhas principais, operadas por ônibus, e outros três para as linhas alimentadoras do sistema, feitas por micro-ônibus - disse o secretário dos Transportes da cidade, José Evaldo Gonçalo. Segundo ele, a licitação para os seis lotes vai remodelar todo o sistema de transporte público local, permitindo a adoção do bilhete único.
A lei que regulamenta o bilhete único foi assinada ontem pelo prefeito Sebastião Almeida (PT). Gonçalo disse que o projeto que prevê o benefício é semelhante ao criado na capital, em 2004. O secretário explicou que cada passagem paga com o bilhete único terá validade de duas horas, permitindo que o passageiro use mais de uma condução.
- Esperamos passar dos atuais 380 mil para 450 mil passageiros por dia - afirmou ele.
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