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Prefeitura do Rio cria novo modelo para transporte alternativo
sexta-feira, 11 de setembro de 2009 A Prefeitura do Rio, publicou nesta quarta-feira, no Diário Oficial do Município, decreto que cria o Serviço de Transporte Público Urbano Local (SPTL) na Zona Oeste. Com o SPTL, a Secretaria de Transportes licita e regulamenta o chamado transporte alternativo a partir de critérios que permitirão o atendimento eficaz das necessidades dos usuários. Assim, o poder público terá mais instrumentos para fiscalizar e exigir a prestação de bons serviços.O Lote 1 da licitação abrange o bairro de Guaratiba e a parte sul de Campo Grande e prevê a utilização de micro-ônibus em substituição a kombis e vans, garantindo frota definida, itinerários fixos, intervalos regulares, gratuidade, e acessibilidade. Os veículos deverão possuir equipamento eletrônico de validação de bilhetes compatível com os sistemas da Riocard, Supervia, Metrô e Barcas, criando condições favoráveis para a implantação do Bilhete Único.O novo modelo substitui o TEC (Transporte Especial Complementar), que atualmente opera com kombis e vans. A previsão é de que todos os lotes da Zona Oeste sejam licitados até o fim de fevereiro de 2010.O Lote 1 é composto de cinco linhas: Pedra de Guaratiba-Campo Grande (Via Estrada das Capoeiras), Pedra de Guaratiba-Campo Grande (Via Estrada do Catruz), Largo do ABC-Campo Grande, Morro Cavado-Campo Grande e Areal-Campo Grande, com estimativa de 20 mil passageiros pagantes e 2 mil gratuidades.
Postado por Meu Transporte às 19:34 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em Brasília Conselho derruba decisão do TCDF contra Sistema Integrado de Transporte
À unanimidade, o Conselho Especial do TJDFT concedeu Mandado de Segurança ao Distrito Federal, reconhecendo a legalidade da portaria da Secretaria de Transportes nº 34/2008, que dispõe sobre a revogação das permissões concedidas aos operadores do Serviço de Transporte Alternativo do DF - STPA. A decisão foi de mérito.
Em julho de 2008, o TCDF, através da decisão 4.368/2008, item V, suspendeu a eficácia da portaria, alegando haver irregularidades no processo de licitação do Sistema Integrado de Transporte do DF - SIT. Liminar concedida no Mandado de Segurança impetrado pelo DF garantiu a aquisição e circulação de 350 microônibus financiados pelo Banco Interamaricano de Desenvolvimento (BID). A relatora do processo afirmou à época que a suspensão da portaria poderia acarretar dano de difícil reparação, já que a retirada de circulação das vans fazia parte das medidas pactuadas com o BID, banco financiador do Sistema Brasília Integrada.
Na sessão desta terça-feira, 8/9, os desembargadores confirmaram a liminar e mantiveram a decisão no mérito. De acordo com os julgadores, a decisão do TCDF visava não mais suspender a licitação, encerrada e homologada em fevereiro de 2008, mas sustar os contratos administrativos dela decorrentes. A competência para a sustação dos contratos firmados pela administração seria da Câmara Legislativa e extrapolaria as atribuições do órgão fiscalizador, conforme prevê o art. 78, § 1º, da Lei Orgânica do DF e o próprio regimento do TCDF, afirmaram os desembargadores.
Para o relator, "não há nenhuma ilegalidade no que se refere a revogação das permissões do STPA. As vans não tinham condições de se adequar ao novo sistema de transporte, que prevê a instalação de equipamentos para validar cartões inteligentes de cobrança de tarifas e a integração dos transportes rodoviários e metroviários locais."
Em julho de 2008, o TCDF, através da decisão 4.368/2008, item V, suspendeu a eficácia da portaria, alegando haver irregularidades no processo de licitação do Sistema Integrado de Transporte do DF - SIT. Liminar concedida no Mandado de Segurança impetrado pelo DF garantiu a aquisição e circulação de 350 microônibus financiados pelo Banco Interamaricano de Desenvolvimento (BID). A relatora do processo afirmou à época que a suspensão da portaria poderia acarretar dano de difícil reparação, já que a retirada de circulação das vans fazia parte das medidas pactuadas com o BID, banco financiador do Sistema Brasília Integrada.
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Para o relator, "não há nenhuma ilegalidade no que se refere a revogação das permissões do STPA. As vans não tinham condições de se adequar ao novo sistema de transporte, que prevê a instalação de equipamentos para validar cartões inteligentes de cobrança de tarifas e a integração dos transportes rodoviários e metroviários locais."
Postado por Meu Transporte às 19:08 0 comentários
Marcadores: Brasília
Brasília entra oficialmente no itinerário do Veículo Leve sobre Trilhos
quarta-feira, 9 de setembro de 2009
Brasília é a primeira cidade da América Latina a aderir ao Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A autorização para o início imediato das obras foi assinado nesta segunda-feira (7) pelo governador José Roberto Arruda, com a preseça do presidente da França, Nicolas Sarkozy. O chefe de Estado do país europeu esteve na quadra 6 do Setor Comercial Sul, em frente ao shopping Pátio Brasil, durante o lançamento da exposição de um dos trens que circularão pela W-3."Quero que no dia 7 de setembro de 2010, o primeiro trecho da obra esteja inaugurado", agendou Arruda, durante um pronunciamento, ao lado de Nicolas Sarkozy, parceiro da capital do país no processo de modernização do transporte público.Durante a apresentação do VLT, o presidente francês não discursou, mas surpreendeu os próprios seguranças ao apontar para baixo e quebrar o protocolo. Ele desceu do palanque ao lado do governador e cumprimentou a população. Antes de ir embora, Sarkozy recebeu das mãos de Arruda uma placa com o símbolo aos 50 anos de Brasília.Na primeira fase das obras, será construída a linha que liga o terminal da Asa Sul até a 502 Norte, prevista para ser inaugurada em setembro de 2010. O custo desta etapa é estimado em R$ 775,8 milhões. Outros dois trechos fazem parte da linha. Um deles liga o Aeroporto Internacional JK ao Terminal da Asa Sul, com uma extensão de 6,5km. O outro estágio começa no Brasília Shopping e chega ao fim no Terminal da Asa Norte, uma distância de 7,4 km.
O novo sistema de transporte contará com 39 trens. Destes, 16 veículos vêm da França. “Depois os trens serão fabricados em São Paulo”, explicou o presidente do Metrô-DF, José Gaspar de Souza. Arruda reforçou que o VLT trará benefícios para os usuários de transporte público e os moradores do Plano Piloto. “À medida em que o sistema é construído a população vai entendendo as suas vantagens. Não tenho dúvidas em afirmar que o VLT vai modernizar a vida do Plano Piloto”, vislumbra Arruda.
Postado por Meu Transporte às 18:53 0 comentários
Marcadores: Brasília
Deficientes de Franca perdem gratuidade no transporte coletivo
O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) suspendeu a gratuidade no transporte coletivo para deficientes, aposentados por invalidez e pensionistas em Franca. O pedido foi feito pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de São Paulo, que alegou prejuízos por não receber uma contrapartida do governo. A medida prejudica mais de dez mil usuários no município.
A empresa São José, responsável pelo transporte coletivo em Franca, não está recarregando os cartões e nem renovando os passes permanentes. A prefeitura recorreu para derrubar a liminar, sob a alegação de que a gratuidade no transporte para essas pessoas foi concedida por leis municipais.
A dona de casa Maria Antonia leva o filho portador de síndrome de down para receber tratamento em uma escola há mais de um ano. Com a perda do benefício, ela agora gasta R$ 9,40 por dia com as passagens. “Está me fazendo muita falta. Não posso deixar de levá-lo, pois pode comprometer o desenvolvimento dele”, afirma Maria.
A assistente social da Apae, Michele Barbosa Oliveira, explica que ausência nas aulas traz um outro problema par as famílias. “Com a baixa frequência nas aulas, outros benefícios, como o Bolsa Família, podem ser cortados”.
O advogado da prefeitura de Franca, Joviano Mendes da Silva, informou que o contrato com a empresa de transporte foi renovado em junho e o valor da tarifa de R$ 2,35 já leva em conta o gasto com a gratuidade.
O presidente da empresa de ônibus São José, Delismar Rodrigues, disse que não vai comentar o assunto. Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de São Paulo, Robson Rodrigues, afirmou que a entidade pediu a suspensão porque as leis que impõem as regras do transporte coletivo deveriam ter sido feitas pela prefeitura e não pelos vereadores. “É preciso ter um debate aberto entre prefeitura, empresa de ônibus, sociedade e Ministério Público para avaliar se Franca pode arcar com a gratuidade”, explica.
A empresa São José, responsável pelo transporte coletivo em Franca, não está recarregando os cartões e nem renovando os passes permanentes. A prefeitura recorreu para derrubar a liminar, sob a alegação de que a gratuidade no transporte para essas pessoas foi concedida por leis municipais.
A dona de casa Maria Antonia leva o filho portador de síndrome de down para receber tratamento em uma escola há mais de um ano. Com a perda do benefício, ela agora gasta R$ 9,40 por dia com as passagens. “Está me fazendo muita falta. Não posso deixar de levá-lo, pois pode comprometer o desenvolvimento dele”, afirma Maria.
A assistente social da Apae, Michele Barbosa Oliveira, explica que ausência nas aulas traz um outro problema par as famílias. “Com a baixa frequência nas aulas, outros benefícios, como o Bolsa Família, podem ser cortados”.
O advogado da prefeitura de Franca, Joviano Mendes da Silva, informou que o contrato com a empresa de transporte foi renovado em junho e o valor da tarifa de R$ 2,35 já leva em conta o gasto com a gratuidade.
O presidente da empresa de ônibus São José, Delismar Rodrigues, disse que não vai comentar o assunto. Já o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de São Paulo, Robson Rodrigues, afirmou que a entidade pediu a suspensão porque as leis que impõem as regras do transporte coletivo deveriam ter sido feitas pela prefeitura e não pelos vereadores. “É preciso ter um debate aberto entre prefeitura, empresa de ônibus, sociedade e Ministério Público para avaliar se Franca pode arcar com a gratuidade”, explica.
Postado por Meu Transporte às 18:36 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Recife: Há um ano a EMTU era extinta. Algo mudou?
segunda-feira, 7 de setembro de 2009
Um ano atrás, a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) era extinta para dar lugar ao Grande Recife Consórcio de Transportes. Mais do que um nome pomposo, a mudança representava a divisão de poder e responsabilidade entre o governo do Estado e os municípios sobre o transporte público da Região Metropolitana. E ela foi feita, pelo menos no papel. Um ano depois, o consórcio funciona bem na teoria, no princípio. Mas na prática ainda não mostrou para que veio, não mudou para melhor a vida dos passageiros de ônibus. Nas ruas, a população nem sabe a diferença para a antiga EMTU. Para a maioria das pessoas, mudou apenas o nome. Investimentos foram feitos, como é o caso da implantação da nova bilhetagem eletrônica, trazendo com ela o carregamento dos créditos eletrônicos embarcado nos ônibus. O projeto de expansão do Sistema Estrutural Integrado (SEI) também foi retomado depois de ficar vários anos parado, com a inauguração do Terminal Integrado da PE-22 e a construção do TI do Cabo de Santo Agostinho. Mas a questão é: será que esses investimentos não seriam feitos mesmo que o gestor do transporte público ainda fosse a EMTU? Era apenas uma questão de mudança do nome. Um ano se passou e nem mesmo a licitação das linhas de ônibus, a ação mais esperada do consórcio, está nas ruas. O Grande Recife diz que tem tudo pronto, dependendo apenas de alguns ajustes e, principalmente, do aval do governador Eduardo Campos para colocar o edital da concorrência na rua. Mas, de fato, ainda não o fez. O maior mérito da atual gestão do transporte público, na opinião da coluna, é a decisão de só promover um aumento das passagens por ano, aconteça o que acontecer. Não importa a pressão. Pelo menos nos últimos três anos vem dando certo. Mas essa também é uma postura de governo, nada tem a ver com a mutação da EMTU para o consórcio.
Postado por Meu Transporte às 18:24 1 comentários
Marcadores: Pernambuco
População de Natal fica surpresa com aumento das passagens
A nova tarifa de ônibus da capital, anunciada no valor de R$2,00 desde ontem, pegou os natalenses de surpresa. Com a mudança, no feriado de amanhã (07) a tarifa social passa a R$1, valor também da meia passagem.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) justifica que o aumento era previsto se as empresas de ônibus cumprissem o Termo de Ajustamento de Conduta assinado em 2007 pela Prefeitura de Natal, Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Natal (Seturn) e Ministério Público, e ainda as novas exigências da Secretaria. O TAC venceu em 06 de junho, data em que a Prefeitura Micarla de Sousa anunciou que não permitiria o reajuste e que a passagem permaneceria a R$1,85 por tempo “indeterminado”, mas foi prorrogado por 90 dias.
Além da renovação da frota em 100 ônibus novos e adaptados, a Semob solicitou acréscimo de 20 veículos novas à frota para desafogar linhas de grande fluxo, implantação de duas salas de embarque e desembarque nas estações III e IV (Carrefour e Mirassol) e criação de uma linha exclusiva na zona Norte, a “Norte Fácil”.
Créditos eletrônicos serão preservados
Créditos do vale eletrônico carregados até sexta (04) serão usados no valor antigo da passagem, R$ 1,85. Só créditos adquiridos a partir de terça-feira (08) serão descontados a R$ 2,00. A linha “Norte Fácil” terá tarifa diferenciada de R$ 1,50, e seus usuários terão 1 hora após desembarque para pegar outro ônibus com acréscimo de R$ 0,50 para demais regiões da capital.
Postado por Meu Transporte às 18:15 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
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