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No Recife, Mais de 16 mil carteiras de estudante aguardam seus donos

terça-feira, 17 de maio de 2022

Um total de 16.146 carteiras de estudante esperam os representantes das escolas públicas e particulares resgatá-las na Divisão de Abatimentos e Gratuidade (DIAG), localizada no bairro do Cordeiro. O setor é responsável também pela emissão do VEM Livre Acesso e VEM Trabalhador. O prazo da carteira de 2021 expirou no dia 31 de março. Com isso, apenas o documento de 2022 está válido. Sem a carteira de estudante, os alunos não têm direito à meia-passagem nem à meia-entrada em eventos culturais e esportivos. Somente representantes das escolas podem pegar os documentos, que serão entregues aos estudantes pela própria escola. Em dezembro do ano passado, 2.854 aguardavam para serem pegas.   


Desde março, a solicitação do documento estudantil de 2022 pode ser feita, exclusivamente, no site do Grande Recife Consórcio. O aluno ou representante acessa o site www.granderecife.pe.gov.br e clica no ícone “Carteira de Estudante”. Em seguida, acessa “Solicite Agora” e cadastra login e senha para ter acesso ao sistema. As informações que aparecem em tela precisam ser confirmadas, o número do CPF incluído e, se desejar, alterar a foto disponível. Nesse momento, é preciso observar o padrão do arquivo para inclusão da foto. Com todos os dados corretos, o boleto no valor de R$ 15,60 pode ser emitido e o pagamento realizado nas casas lotéricas. 

Caso seja necessário alterar algum dado, o aluno deve procurar a secretaria da sua escola para realizar a mudança. Somente após a alteração é indicado emitir o boleto. Se for o caso de não estar cadastrado no sistema, o próprio estudante pode inserir seus dados e solicitar a confirmação da escola para gerar o boleto. Vale lembrar que a versão 2022 pode ser solicitada até o mês de dezembro.  

O documento é confeccionado em até 30 dias corridos, após a compensação do pagamento. Com a Carteira de Estudante em mãos, o aluno poderá baixar o aplicativo CIE PE (Carteira de Identificação Estudantil de Pernambuco), na loja do seu celular, e ter também uma versão digital do documento. O app fará a leitura do QR Code existente na carteirinha física e validará os dados para serem acessados no celular.

Até o momento, 273.830 estudantes estão confirmados no sistema de emissão das carteiras. Um total de 111.510 já solicitaram o documento de 2022. Desses, 81.426 foram entregues, enquanto 16.146 aguardam o resgate pelas escolas. Outras 12.998 estão em processo de produção. 

NOME SOCIAL – Desde 2017, as pessoas transgênero podem usar seu nome social na Carteira de Estudante. O requerimento deve ser feito junto ao Grande Recife (no setor de Carteira Estudantil, localizado no Parque de Exposições do Cordeiro – Avenida Caxangá, 2200, no mesmo prédio onde já funcionou a Secretaria da Agricultura e Reforma Agrária – SARA, do Governo do Estado).

INSTITUIÇÕES DE ENSINO – Desde 10 de janeiro, as escolas têm acessado a plataforma e inserido as informações dos alunos. As escolas devem ficar atentas quanto à inserção dos dados dos estudantes, como nome, data de nascimento, série/curso, nome do pai ou representante e mãe, sem abreviações e de acordo com a certidão de nascimento ou carteira de identidade. Também deve ser anexada uma foto 3×4, igual à utilizada para emissão de RG, Carteira de Trabalho ou Passaporte.

Em caso de dúvidas, sugestões ou queixas os usuários podem entrar em contato com o Grande Recife, ligando para a Divisão de Concessão de Abatimento e Gratuidade (3182-5800), por meio da Central de Atendimento ao Cliente (0800 081 0158) ou WhatsApp (99488.3999), exclusivo para reclamações.

Informações: GRCT
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Ônibus articulado entra em fase de testes no transporte coletivo em Foz do Iguaçu

A partir de segunda-feira (16), a frota do transporte coletivo de Foz do Iguaçu terá um ônibus articulado, com capacidade para atender 160 pessoas. O novo veículo faz parte de uma série de mudanças que vêm sendo implementadas no sistema com a contratação emergencial de nova empresa para operação das linhas.


O Interbairros foi escolhido pelo Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu - Foztrans para o primeiro teste do ônibus articulado por ser uma das linhas de maior demanda e também maior solicitação de melhorias dos usuários do transporte coletivo por meio do aplicativo 156 Foz. Na terça-feira, será definida outra linha para o teste.

02 meses de operação

Na última sexta-feira, completaram-se dois meses desde que a nova empresa assumiu a operação das linhas urbanas em Foz. Inicialmente, a frota era composta por 66 veículos - hoje já são 88 ônibus em operação, sendo 38 deles com ar condicionado.

Desde então, 29 linhas tiveram reforços - ou seja, receberam carros-extras nos horários de pico ou durante todo o dia. Outras 6 linhas que estavam suspensas desde o início da pandemia foram reinseridas pelo Foztrans.

As equipes do Foztrans estão fazendo análises técnicas para alterar as tabelas de horário das linhas que ainda estão com atrasos, com base nos atendimentos feitos pelo 156 Foz. Também foi emitida na última semana uma ordem de serviço para adição de mais 4 veículos à frota, chegando a um total de 92 veículos. “Desta forma, atingiremos o quantitativo proposto pelo Foztrans logo no início do trabalho da comissão de contratação emergencial”, destacou Licério.

Informações: G1
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Semana começa com possível greve no Metrô na quarta-feira dia 18

segunda-feira, 16 de maio de 2022

O Sindicato dos Metroviários e o Metrô de São Paulo não chegaram a um acordo sobre o índice de reajuste da categoria, abrindo a possibilidade de uma greve na próxima quarta-feira, 18 de maio.


A entidade exige um aumento salarial de 20% além de pagamento de “participação nos resultados” (PR) de três anos – 2020, 2021 e 2022. O Metrô, que teve brutais prejuízos nesse período por conta sobretudo da pandemia do Covid-19, propôs um aumento de 12,26%, mas se recusa a discutir o assunto das PRs, segundo o sindicato.

Qualquer um dos índices de reajuste fará com que o salário médio de um metroviário atinja ao menos R$ 10.000, segundo dados obtidos pelo site via SIC. É o caso de funcionários que recebem gratificação por tempo de serviço, cujo salário médio atual (após reajuste de 7,58% concedido no ano passado) é de R$ 8.373. O índice também se refletirá em outros benefícios como vale-refeição e vale-alimentação que hoje somam cerca de R$ 1.377 – com o reajuste proposto pelo Metrô o valor subirá para aproximadamente R$ 1.545.

As discussões ocorrem num momento em que o Metrô acumulou quase R$ 2,5 bilhões de prejuízo. A companhia precisou manter a operação em níveis mínimos durante as medidas de isolamento social, a despeito da queda brutal na demanda de passageiros e na manutenção da tarifa.

Além do reajuste e da participação nos “lucros”, o Sindicato dos Metroviários também tem pleiteado a isonomia dos salários dos funcionários, entre o piso e o teto pagos. Segundo nota da entidade, enquanto um operador de trem (OTM1) começa na função com salário de R$ 2.470 e esse valor sobe para R$ 3.835 no teto – o Metrô teria dito ao sindicato que só irá abordar esse tema, chamado de “step”, em 2023.

Nesta segunda e também na terça, os funcionários estão sendo convocados a utilizar um colete em vez do uniforme. A assembléia que votará a possível greve na quarta-feira ocorrerá amanhã (17), até às 21h.

Caso seja aprovada, a greve deve afetar as linhas 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata – as demais são operadas pela iniciativa privada, que realiza discussões salarias à parte. A CPTM também tem seu próprio calendário de dissídio.

Informações: Metrô CPTM
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Volvo apresenta novos ônibus no Recife


Com atuação consolidada no Nordeste, o Grupo Gotemburgo - concessionária Volvo, realizou um evento para apresentar soluções para o transporte de passageiros na cidade de Recife

Um dos destaques foi o chassi Volvo B270F 15 metros, ideal para operações urbanas e que permite transportar até 120 pessoas. Quando falamos do modelo, a capital pernambucana é uma das referências. 

Recife foi uma das primeiras cidades a conhecer o B270F 15 metros .

O evento foi realizado na última quarta-feira (11) e contou com a presença de clientes, figuras públicas da região e empresários do segmento.

Informações: Volvo
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Prefeitura do Rio aceita aumentar subsídio para manter passagem a R$ 4,05

domingo, 15 de maio de 2022

Pela terceira vez, uma reunião de conciliação entre a Prefeitura do Rio, o Ministério Público e as empresas de ônibus para buscar uma solução temporária para a crise dos ônibus na cidade terminou sem acordo. Apesar do impasse, alguns pontos já foram acertados, como o valor da passagem que será mantido em R$ 4,05 até o fim do ano.


Para não mexer na tarifa atual, a prefeitura teria que aumentar o subsídio a viações para R$ 1,75 por passagem, segundo o Ministério Público. Mas esse valor ainda pode variar, uma vez que o cálculo não será feito por passageiro, mas sim por quilômetro rodado.


Outro ponto discutido nesta sexta-feira (13) foi em relação ao prazo de contrato de concessão, que diminuiria de 8 anos para 4 anos.

Já sobre a bilhetagem eletrônica, ficou definido que as empresas de ônibus e os consórcios não vão participar da licitação. A Riocard também não será mais a operadora da bilhetagem.

“A bilhetagem já é uma concordância de todos, me parece que a Riocard não será mais a operadora da bilhetagem. Estamos com uma licitação aí na praça. E todos já chegamos num acordo que é inviável ser a Riocard a operadora da bilhetagem”, falou Bucar.

Vai permitir o uso da tecnologia para implantar a transparência desse serviço que é uma reivindicação da sociedade carioca já de mais de 20 anos, já que a caixa preta da Fetranspor ficou conhecida no Rio de Janerio porque não há nenhuma transparência desse fluxo de caixa e isso com a alteração que o município está querendo implantar vai ser possível", explicou o promotor de Justiça, Rodrigo Terra.

A partir dos dados da bilhetagem eletrônica, a prefeitura espera que seja preparado o próximo edital, com itens que façam sentido.

Mas todos os pontos de discussão estão atrelados a melhorias no sistema. As empresas terão que colocar mais ônibus nas ruas. Atualmente, são cerca de 3.400. Pelo menos 6.000 deveriam estar rodando.

Uma nova reunião de conciliação foi marcada para a próxima quinta-feira (19) no Tribunal de Justiça, no Centro do Rio.

Informações: G1 Rio
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Passe Livre: transporte gratuito alivia orçamento das famílias em Manaus

Iniciado em fevereiro deste ano, o Passe Livre Estudantil tem garantido o acesso ao transporte coletivo a crianças e adolescentes de Manaus. Construído pelo governador Wilson Lima, em parceria com o prefeito David Almeida, o programa atende alunos da Educação Infantil e Ensinos Fundamental e Médio da rede pública estadual e municipal, que têm direito a até 44 passagens mensais gratuitas.


Uma reivindicação histórica de movimentos estudantis, a gratuidade na passagem representa um alívio no orçamento das famílias mais pobres, que são o foco do programa. Moradora do bairro da Paz, a estudante Alicia Reyes, de 16 anos, pega quatro ônibus por dia para ir às aulas no Centro Educacional de Tempo Integral (Ceti) Áurea Pinheiro Braga, no bairro Compensa, na zona oeste.

“Como a escola é de tempo integral, eu gasto muito com lápis e caderno, então utilizo esse dinheiro para comprar isso e também para o meu uso, como comprar coisas de higiene”, explica Alicia.

Da mesma escola, o estudante Simon Cardoso, 16, lembra que já perdeu aulas por não ter dinheiro para pegar ônibus. “Tem momentos que a gente não tem dinheiro para pagar passagem, mesmo pagando meia”, disse o estudante.

Com o benefício, além de garantir o transporte dos alunos para a escola, a ação também aumentou a possibilidade de locomoção dos estudantes para atividades extracurriculares. Como um curso fora da escola, uma atividade entre os alunos fora do ambiente escolar, como bem explica o estudante Lucas Pena, da recém-inaugurada Escola Estadual Terezinha Almeida da Silva, no Alvorada.

“Isso ajuda muito no meu dia. Eu pego ônibus todo dia para vir para escola e ir para minha casa, ir também para outros lugares, como um curso, ir para a casa de um colega fazer trabalho. É maravilhoso, o dinheiro que eu gastava nos ônibus, eu pude fazer outro tipo de coisas que aumentasse muito a minha produtividade no dia a dia”, afirmou Pena.

Cadastro

Para consultar a situação cadastral de seu cartão, os alunos devem acessar o site www.estudantes.manaus.am.gov.br. Os usuários novos, que nunca tiveram cadastro junto ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado do Amazonas (Sinetram), devem solicitar a emissão do cartão. O agendamento ocorre por meio do site www.sinetram.com.br ou pelo aplicativo Cadê Meu Ônibus.

Para retirar o cartão, basta se dirigir ao posto selecionado, portando documento de identidade ou certidão de nascimento. Nos casos de menores de 18 anos, é necessário estar acompanhado de um responsável.

Em casos de gratuidade negada, os responsáveis pelo estudante devem procurar o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU).

Como funciona?
Com o Passe Livre Estudantil, o estudante tem direito a até 44 passagens mensais, não cumulativas, proporcionais ao número de dias letivos de presença exigida nas instituições de ensino. A escola frequentada pelo estudante deve se localizar dentro do município de Manaus, sendo que a distância entre os endereços da escola e da residência do estudante não pode ser inferior a 1 quilômetro.

Informações: Agência Manaus
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Fiscalização da nova faixa exclusiva de ônibus inicia nesta segunda-feira em Ribeirão Preto

A Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, inicia na próxima segunda-feira, dia 16 de maio, a fiscalização da faixa exclusiva de ônibus recém implantada na avenida Independência, no trecho entre a rua João Penteado e José Curvelo da Silveira Júnior.

Com a entrega da primeira etapa da obra do Corredor de Ônibus Norte-Sul, trechos 2 e 3, pelo programa Ribeirão Mobilidade, sete linhas já utilizam este dispositivo viário localizado na avenida Independência, que conta com cinco estações (José Curvelo, Rafael Canini, Fiúsa, Estação Itacolomi e Afonso Celso).

Desde o dia 2 de maio, os ônibus das sete linhas que utilizam esse trecho do corredor circulam na faixa exclusiva de ônibus, já devidamente sinalizada junto ao canteiro central da avenida, passando a fazer parada junto às plataformas das estações de embarque/desembarque.

Com esta entrega da obra, a Secretaria Municipal de Obras Públicas e a Transerp implantaram a nova sinalização com o objetivo de garantir a fluidez na circulação dos ônibus, menor tempo de viagem e pontualidade no serviço do transporte coletivo.

A partir de agora, neste trecho da avenida Independência, os veículos particulares poderão realizar conversão somente à direita para acessar determinado estabelecimento comercial ou residencial.

Infração

Conforme o Código de Trânsito Brasileiro, transitar pela faixa exclusiva de ônibus é considerada uma infração gravíssima, com multa de R$ 293,47, com a perda de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A fiscalização é realizada pelos Agentes Civis de Trânsito e pelos policiais militares conveniados com o município.

Informações: Prefeitura de Ribeirão Preto
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Em Aracaju, Nova tarifa R$ 4,50 dos ônibus entra em vigor


A nova tarifa no transporte público de Aracaju entra em vigor neste domingo, 15. A partir de agora, os passageiros terão que pagar 4,50 para se deslocar pela capital e região metropolitana.  O reajuste foi anunciado pela Prefeitura de Aracaju na última sexta-feira, 13.

O aumento de 12,5%, segundo a PMA, se deu devido ao aumento do valor dos combustíveis que já ultrapassa R$7,50 em algumas bombas da capital, segundo pesquisa de preço divulgada pelo  Programa Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Aracaju).

Segundo a PMA, a tarifa não sofria reajuste desde 2018, quando teve um aumento de 14,2% e passou de R$3,50 para R$4.

Por Luana Maria e Verlane Estácio com informações da PMA
Infonet
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Sistema de Transporte Público na Grande Recife vai ser licitado ainda este ano

sexta-feira, 13 de maio de 2022

O Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife vai ser licitado ainda este ano, para isso, a mesma em andamento já se encontra na parte de consulta pública que começou no dia 10 desse mês de maio e vai até o dia 13 de junho, visando colher dados vindos dos usuários para possíveis ajustes na proposta já apresentada pelo CTM que teve a parceria da ANTP (Agencia Nacional de Transportes Públicos).


Nessa licitação foram levantas a quantidade de lotes a serem licitados que nessa proposta nova passa a ser 03 e não 05 lotes como na ultima licitação que não saiu do papel de 2013. também foram levantas as linhas prioritárias para o sistema, sendo elas como fundamentais por atenderem os principais corredores de ônibus da cidade, bem como os principais e mais movimentados terminais integrados e na mesma vem a questão da volta dos ônibus articulados, hoje só usados praticamente nos BRT´s. Dentre essas linhas com prioridade alta, as chamadas Grupo I são: 050 TI PE-15/BOA VIAGEM, 080 TI JOANA BEZERRA/BOA VIAGEM, 166* TI CAJUEIRO SECO (RUA DO SOL), 185*TI CABO, 200*JABOATÃO (PARADOR), 207*BARRO/MACAXEIRA(BR-101), 216*TI BARRO / TI CAJUEIRO SECO, 645*TI MACAXEIRA (AV. NORTE), 820*TI XAMBÁ (CABUGÁ), 825*JARDIM BRASIL/JOANA BEZERRA, 861*TI XAMBÁ/TI JOANA BEZERRA, 914*PE-15/AFOGADOS.

Ainda na proposta tem o levantamento das linhas mais deficitárias, onde o estudo mostra a possibilidade de mudança de equipamento, sendo essas linhas atendidas por ônibus menores, os chamados MIDIÔNIBUS, visando diminuir os intervalos dessas linhas que chegam a mais de 01 hora, por isso a proposta é em certas linhas que operam com apenas 01 ônibus pesado passar a operar como 02 ônibus MIDI, diminuindo os intervalos das mesmas.

AUDIÊNCIA PÚBLICA:

Ocorrerá no dia 31.05 - 09h através do canal oficial do youtube do Governo do Estado de Pernambuco: LINK

Para exercício da manifestação oral durante a sessão virtual, é necessário enviar prévio pedido de inscrição pelo interessado até 30 (trinta) minutos antes do início da audiência, portanto, até as 8h30 do dia 31 de maio de 2022, através do link abaixo:

Com essa licitação, o governo espera melhorar o serviço de transporte aos usuários, visto que 70% do modelo atual tem as empresas tidas como permissionárias e com contratos e regulamentos precários.

A licitação de 2013 só teve 02 lotes dos 07 publicados licitados, onde a CONORTE e a MOBIBRASIL foram as vencedoras e hoje operam sobre regime de concessão com o Estado pagando as mesmas.

Trata-se  do  número  de  Lotes  em  que  a  rede  será  dividida  para  efeito  de  repartição  do objeto  dos  contratos.  O  sistema  atual  é  dividido  em 7 lotes,  sendo  que  os  lotes  1  e  2  já foram   licitados   e   contratados em   2013.   As   linhas   pertencentes   aos   lotes   que remanesceram daquela licitação (3, 4,5, 6 e 7) é que serão oferecidas no novo certame. Por  meio  da  Nota  Técnica  “Reconfiguração  da  Quantidade  de  Lotes  de  Linhas  do STPP/RMR Remanescentes do Processo Licitatório 003/2013” elaborada e distribuída pela     DPL-CTM,  foi  fundamentado  em  profundidade  a  decisão  de  que  o  conjunto  de  linhas  a serem  licitadas –em número  de  265  linhas –fosse  dividido  em  apenas  três  lotes,  desde então denominados Lote 3, Lote 4 e Lote 5. Essa montagem é considerada mais adequada pelas  equipes  da  SEPLAG/CTM,  no  sentido  de  facilitar  a  montagem  de  lotes  mais equilibrados  do  ponto  de  vista  econômico-financeiro  e  de  facilitar  os procedimentos  de gestão dos contratos e de supervisão e fiscalização dos serviços por parte do CTM.

Sobre os Lotes

O Lote 3 é formado basicamente por linhas que circulam no todo ou em parte nos Corredores de transportes das Avenidas Beberibe(Recife),Norte Miguel Arraes de Alencar  (Recife),  Cruz  Cabugá  (Recife),  Caxangá  (Recife),  Rui  Barbosa  (Recife),  Conde  da Boa Vista (Recife), 17 de Agosto (Recife), Rosa e Silva (Recife), Estrada de Belém (Recife),Presidente Kennedy (Olinda), Getúlio Vargas (Olinda), Carlos de Lima Cavalcanti (Olinda), Iª (Recife/Olinda), IIª (Recife/Olinda),IIIª (Recife)e IVª(Recife/Paulista)Perimetrais.

O Lote 4 é constituído por Linhas que circulam no todo ou em parte nos Corredores de Transportes compreendidos pelas Avenidas Bernardo Vieira de Melo(Jaboatão dos Guararapes),Conselheiro Aguiar(Recife),Conde da Boa Vista(Recife),Herculano  Bandeira  (Recife),  Antônio  de  Góes (Recife),  Imbiribeira  (Recife),  Domingos Ferreira  (Recife),  Presidente  Castelo  Branco  (Jaboatão  dos  Guararapes),  Dantas  Barreto(Recife),  Sul  (Recife),  Rodovias  BR  101  (Antiga),BR  101,  PE -060,  PE008,Iª e IVª Perimetrais.

O  Lote  5  compreende  Linhas  que  circulam  por  trechos  ou  em  toda  extensão  das Avenidas  Imbiribeira  (Recife),  Conde  da  Boa  Vista  (Recife),  Recife  (Recife),  Dois  Rios (Recife),  José  Rufino  (Recife),Sul(Recife),Dantas Barreto(Recife),Abdias de Carvalho(Recife),Rodovias  BR  101  (Recife e Jaboatão  dos  Guararapes)  PE  007  (Jaboatão  dos Guararapes),   BR232   (Recife,   Jaboatão   dos   Guararapes),   BR   408   (Jaboatão   dos Guararapes), Iª (Recife) e IIª(Recife)Perimetrais.
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MetrôRio passa a aceitar cartão de crédito via aproximação

quinta-feira, 12 de maio de 2022

Os usuários do metrô do Rio de Janeiro podem, desde o início de maio, pagar a tarifa do serviço com cartão de crédito ou celular, via aproximação. A funcionalidade, desenvolvida pelo MetrôRio e pela Visa, conta ainda com a parceria do Banco do Brasil, Bradesco e Cielo.


Todas as 41 estações do MetrôRio (linhas 1, 2 e 4) possuem validadores compatíveis com a nova modalidade de pagamento. Segundo a concessionária, eles já estão devidamente sinalizados. O usuário precisa apenas aproximar o cartão de crédito do equipamento para a tarifa ser cobrada, sem necessidade de digitar senha.

Para tal, o cartão precisa ser do tipo contactless. Como alternativa, o usuário pode fazer o pagamento via serviços como Apple Pay e Samsung Pay. Relógios ou pulseiras com NFC também são compatíveis. Não há taxas ou valores adicionais nos pagamentos via aproximação: apenas a tarifa vigente é cobrada.

De acordo com os porta-vozes do MetrôRio e da Visa apontam, entre as vantagens da nova funcionalidade, está a comodidade ao usuário, que não precisa comprar ou recarregar bilhetes nos postos — as tarifas são cobradas na fatura do cartão de crédito. Eles também destacam a diminuição das filas nas bilheterias das estações. Outro benefício é a facilidade para turistas utilizarem o metrô.

Segundo a assessoria de imprensa da Visa, o MetrôRio é a primeira concessionária de transportes do mundo a implementar a plataforma SAM (Secure Access Module), que permite que a tecnologia seja usada sem necessidade de trocar os validadores, ou seja, é preciso apenas instalar um chip para cada equipamento ser compatível.

Além de usar cartões de crédito contactless já existentes, em breve, os usuários poderão adquirir cartões compatíveis em terminais da Saque e Pague na Estação Central. Por serem cartões pré-pagos, essas unidades poderão ser usadas em outros estabelecimentos.

Por ora, somente cartões com bandeira Visa são aceitos. Mas a Visa garante que o sistema foi desenvolvido para aceitar cartões de outras bandeiras, basta que as empresas responsáveis manifestem interesse pelo serviço.

A Visa diz ainda que a tecnologia poderá ser utilizada nos sistemas de transportes de outras cidades brasileiras, sejam eles de modalidade ferroviária ou rodoviária. A companhia não revelou, porém, se já há projetos semelhantes em andamento em outros municípios.

Com informações do MetrôRio e da Visa
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Grande Recife: Frota de ônibus para Porto de Galinhas será renovada, veja os horários


Na Grande Recife, a empresa Expresso Vera Cruz renovará sua frota de opcionais que atendem a Porto de Galinhas e outras linhas da área sul da cidade, essa renovação se dará com veículos confortáveis da Busscar com uma série de inovações internas desde o piso até na modelagem dos bancos até som ambiente e WI FI com direito a entrada USB em todas as poltronas.



Essa renovação se dará de início com 08 veículos com a perspectiva de mais 02 nos próximos dias visando renovar a frota atual principalmente da área de Porto de Galinhas com a retirada total da frota atual.

A linha Porto de Galinhas custa R$ 20,05 tem suas saídas do terminal do Cais de Santa Rita com destino a Porto de galinhas nos seguintes horários: 

Segunda à Sexta
05:20, 07:20, 08:10, 09:10, 10:20, 12:10, 13:10, 14:10, 15:20, 17:10, 18:10 

Sábados e Domingos
05:30, 06:30, 07:30, 08:30, 10:30, 11:00, 12:30, 13:30, 15:00, 16:00, 17:30, 18:30, 19:30 e 21:30

atendendo em seu caminho inclusive ao Aeroporto Internacional dos Guararapes.
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Sistema BRT Sorocaba recebe novos e modernos ônibus articulados

O Sistema BRT Sorocaba passa a contar com mais seis unidades do ônibus Millennium BRT Superarticulado, marca Caio. As unidades foram adquiridas pela CS Brasil e MobiBrasil, empresas com sólida experiência no setor de transportes que operam no Consórcio Sorocaba (Consor). 


Os veículos zero km irão complementar a frota em operação, que transporta uma média de 32 mil passageiros por dia. “Sorocaba agrega o que há de mais moderno em mobilidade urbana, proporcionando agilidade nas viagens, conforto por meio de ônibus com tecnologia de ponta, acessibilidade e segurança aos passageiros, além das inovações no controle operacional da frota. É gratificante participarmos da evolução do transporte coletivo da cidade”, afirma José Gildo Rego Vendramini, representante de vendas da Caio.

Sobre os Millennium BRT Superarticulado

Os Millennium BRT Superarticulado possuem 23 metros de comprimento e lotação total de 176 passageiros, configurações ideais para atender à demanda de transporte em corredores de ônibus. 

São sete portas ao longo da carroceria, sendo três do lado direito, posicionadas na altura da via, e quatro do lado esquerdo, no mesmo nível da plataforma do Sistema BRT.


Todos os veículos possuem monitoramento por câmeras, telas nos salões internos para fornecer informações aos passageiros e itens de tecnologia embarcada, como tomadas USB para recarga de dispositivos móveis e sistema Wi-fi, com internet gratuita. 

Contam também com sistema multiplex, que identifica possíveis falhas na parte operacional e elétrica do veículo

Poltronas totalmente estofadas e sistema de ar condicionado garantem o conforto durante as viagens. O embarque de pessoas com necessidades especiais e idosos é facilitado pela total acessibilidade dos ônibus e do embarque, no mesmo nível da estação com o veículo. Além de elevador, o salão interno possui espaços para cadeirantes e assentos reservados para PcD.

Informações: Caio Induscar
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Vandalismo cresce 30% em um ano e gera prejuízo de R$ 2 milhões no transporte coletivo de Curitiba

O vandalismo cresceu em terminais, estações-tubo e pontos de ônibus do transporte coletivo de Curitiba. Em um ano (de abril de 2021 a abril de 2022), os prejuízos somaram R$ 2,1 milhões, segundo levantamento da Urbanização de Curitiba (Urbs) e Clear Channel, que administra os pontos de ônibus metálicos da cidade. O valor é 30% superior ao do ano anterior (de abril de 2020 a abril de 2021), quando totalizou R$ 1,6 milhão.


Os valores referem-se aos gastos com conserto, substituição e manutenção realizados após as ocorrências. Os bairros mais afetados com o vandalismo no transporte coletivo são Centro, Água Verde, Rebouças, Bigorrilho, Mercês e Uberaba. Juntos, esses seis bairros responderam por quase metade dos gastos com vandalismo nos últimos 12 meses (R$ 947 mil).

“O vandalismo não deu trégua nem com a pandemia e a queda do número de passageiros. Com o movimento no transporte voltando ao normal, observamos um aumento ainda maior da ação dos vândalos. Trata-se de um dinheiro público, que poderia ser direcionado para outros projetos, mas que precisa ser gasto para consertar o que foi destruído. Um prejuízo para todos”, diz Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbs.
 

Segundo ele, o valor de R$ 2 milhões gastos com o vandalismo poderia ser aplicado em melhorias para o usuário, como a ampliação do terminal do Santa Cândida. 

Neste ano, de janeiro a abril, foram gastos R$ 581 mil com reparos provocados por vandalismo – 12% mais do que os R$ 519,5 mil no mesmo período do ano passado.


Tipos de problemas
As depredações ocorrem principalmente nos pontos de ônibus, com quebra de vidros, furto de teto e peças em alumínio, lâmpadas e fiações elétricas de cobre.

Nas estações-tubo, a quebra de vidros é o principal problema. Somente esses casos somaram 1.959 ocorrências de janeiro a abril, um aumento de 12% de janeiro a abril de 2022 (1.746).

No mesmo período, as pichações ficaram praticamente no mesmo patamar. Foram 912 ocorrências no primeiro quadrimestre de 2022, contra 914 no mesmo período do ano anterior.

O transporte coletivo da capital conta com 23 terminais (incluindo o metropolitano Guadalupe), 331 estações-tubo e mais de 5.468 pontos cobertos.

Vistorias e manutenção
A Urbs mantém equipes própria e terceirizada para atender demandas provocadas pelo vandalismo, percorrendo os terminais diariamente para fazer a vistoria e apontar falhas. Esse reforço tem ajudado a reduzir o tempo de resolução dos problemas e o desconforto dos usuários do sistema. O tempo médio de reparo hoje é inferior a 24 horas (22 horas). 

As denúncias também têm papel importante no combate ao vandalismo, tanto via 153 (Guarda Municipal), quanto no local vandalizado, com o contato com os seguranças e a fiscalização.
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Prefeitura de Ribeirão Preto inicia licitação para implantação de novos Corredores de Ônibus

A prefeitura de Ribeirão Preto abriu duas licitações nesta terça-feira, dia 10 de maio, para contração de empresa especializada na implantação dos Corredores de Ônibus Norte-Sul (trecho 4) e da avenida Nove de Julho.


O investimento inicial previsto é de R$ 20.705.938,78 e R$ 18.012.972,43, respectivamente, totalizando R$ 38.718.911,20. Ambas as obras possuem o prazo de execução de 12 meses, contado a partir da emissão da Ordem de Serviço.

De acordo com o prefeito Duarte Nogueira, a Prefeitura trabalha para garantir a ligação de um ponto ao outro da cidade com o objetivo de facilitar o deslocamento das pessoas, diminuindo o tempo no trânsito e, assim, garantir uma melhoria significativa na qualidade de vida.

“Vamos iniciar nossa tão esperada recuperação da avenida Nove de Julho e o último trecho do Corredor de Ônibus Norte-Sul para dar sequência ao programa Ribeirão Mobilidade. É mais emprego, investimento, desenvolvimento e uma cidade com mais qualidade de vida”, disse Duarte Nogueira.

O prazo limite para entrega dos envelopes com as propostas do Corredor de Ônibus da avenida Nove de Julho é até às 8h45 do dia 14 de junho e a abertura dos envelopes acontece no mesmo dia, às 9h. As propostas do Corredor de Ônibus Norte-Sul (trecho 4) devem ser entregues até às 8h45 do dia 15 de junho e abertura dos envelopes às 9h.

Corredor de Ônibus da avenida Nove de Julho

Um dos cartões postais mais charmosos de Ribeirão Preto, a avenida Nove de Julho, será restaurada entre a rua Amador Bueno e a avenida Independência.

Será recuperado todo o pavimento, com a retirada e preservação dos paralelepípedos para implantação da base, com reforço em concreto, como é realizado nas obras dos corredores de ônibus. O diferencial está na implantação da base de areia e realocação dos paralelepípedos no lugar do asfalto. Esse trabalho permite manter a qualidade do pavimento por mais tempo de uso.

Todo o canteiro central será restaurado, preservando os mosaicos de pedras portuguesas e as árvores, que não serão retiradas. Com a obra, será possível implantar acessibilidade nos cruzamentos e retornos da avenida, com rampas de acesso para cadeirantes, piso tátil direcional e de alerta indicando os pontos de espera e de travessia.

Outra importante intervenção que faz parte da obra de restauro da avenida Nove de Julho é a implantação de duas galerias de águas pluviais de grande porte, com todo o atual sistema de drenagem da avenida refeito e melhorado. O escoamento das galerias será pelas ruas São José e Marcondes Salgado até o córrego Retiro Saudoso, na avenida Francisco Junqueira. Este escoamento será importante também para auxiliar parte da drenagem das águas pluviais do centro.


Corredores de Ônibus Norte-Sul (trecho 4)

Dividido em quatro trechos, o Corredor de Ônibus Norte-Sul será o maior em extensão de Ribeirão Preto, com cerca de 20 quilômetros, passando pelas principais avenidas da cidade. O trecho 4 compreende as avenidas Independência, Ligia Latuf Salomão, Braz Olaia Acosta e Cel. Fernando Ferreira Leite.

A avenida Independência, próximo à rua José Curvelo da Silva Júnior até o cruzamento com a avenida Ligia Latuf Salomão, receberá obras de duplicação, assim como é no restante da avenida.

As paradas de ônibus estarão localizadas nos canteiros centrais, a cada 500 metros, com faixa de rolamento exclusiva para os ônibus, seguindo o modelo das grandes avenidas das capitais.

Em toda a extensão do corredor de ônibus serão realizadas melhorias para garantir acessibilidade aos pedestres, principalmente àqueles com dificuldades de mobilidade, e sinalização eletrônica inteligente, que detecta a presença do ônibus e abre para garantir a fluidez do trânsito.

As esquinas contarão com rampas de acesso para cadeirantes, com piso tátil direcional e de alerta, indicando os pontos de espera e de travessia. Por fim, será feito um recapeamento reforçado nas faixas preferenciais para garantir maior tempo de uso e menor risco de danos devido ao peso dos veículos, além do piso de concreto nas paradas de ônibus.

Programa Ribeirão Mobilidade

A Prefeitura conta com mais de 30 projetos de intervenção viária planejados para garantir mais acessibilidade, segurança no trânsito e qualidade de vida à população de Ribeirão Preto, além de diversas frentes de recapeamento asfáltico. O investimento total se aproxima dos R$ 500 milhões.

Entre as obras já entregues estão o corredor de ônibus da avenida do Café, duplicação das avenidas Antônia Mugnatto Marincek e Adelmo Perdizza, adequação viária na rotatória das avenidas Nove de Julho, Portugal e Antônio Diederichsen, ampliação da avenida Coronel Fernando Ferreira Leite, viaduto Profissionais da Saúde, entre outras intervenções.

Ao todo, serão implantados 11 corredores de ônibus em Ribeirão Preto, num total de 56 quilômetros percorrendo as principais avenidas do município, além de pontes, túneis e viadutos que irão proporcionar maior conforto a 4.154.118 usuários do transporte público.
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Em Uberlândia, Settran realiza melhorias nos corredores de ônibus


Os usuários de 24 estações de embarque e desembarque dos corredores de ônibus das avenidas João Naves de Ávila e Segismundo Pereira terão ainda mais conforto e segurança. Nesta semana, a Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Settran) iniciou diversos serviços de engenharia e reparos nestes equipamentos. Os serviços estão sendo feitos pela empresa vencedora de licitação, Ferragista Guerreiro Sheik, entre 23h30 e 5h da manhã, momento em que as estações estão fechadas. Estão sendo investidos aproximadamente R$ 150 mil na obra com recursos oriundos dos cofres municipais.


Os reparos incluem pintura, execução de meio-fio, reposição de calhas e troca e substituição de vidros, elementos de guarda-corpo e corrimão, entre outros. Uma intervenção considerada de suma importância pela Settran já foi feita na estação 3 do Corredor da Segismundo Pereira (E3 – Adeviud), que recebeu um corrimão para auxiliar as pessoas com deficiência visual a saírem da estação e chegar até a faixa de pedestre com segurança.

O corredor da João Naves de Ávila está em operação desde 2006, possui 7,5 km de extensão, conta com 13 estações e dois terminais de integração (Central e Santa Luzia). Já o corredor da avenida Segismundo Pereira iniciou suas atividades em julho de 2018, possui 6 km de extensão, conta com 11 estações e permite acesso dos passageiros aos terminais Novo Mundo e Central. 
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Passagem de ônibus em Petrópolis sobe para R$ 4,95

A tarifa de ônibus em Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, vai subir para R$ 4,95. A decisão foi tomada após reunião entre o Conselho Municipal de Transportes (Comutran) e os representantes das empresas de ônibus do município, realizada nesta terça-feira (10).


O valor de R$ 4,95 será cobrado nos pagamentos realizados em dinheiro. Já no caso de pagamento com cartão de transporte, a passagem terá desconto e sairá por R$ 4,80.

De acordo com alguns negociadores, os empresários de empresas de ônibus exigiram que a tarifa fosse aumentada para R$ 7,58, mas, após a articulação, houve a redução para os valores acordados.

Mesmo diante da crise ocasionada pela pandemia de Covid-19, e também com as tragédias causadas pelas chuvas de 15 de fevereiro e 20 de março, o acordo foi comemorado pelos representantes que participaram da reunião. Segundo eles, houve vitória em conseguir negociar o valor abaixo do solicitado pelas empresas de transporte.

Durante as negociações, o Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Petrópolis (Setranspetro) informou que, “com base nas legislações e nos contratos, toda e qualquer tarifa de prestação de serviço público deve ser ajustada anualmente. Porém, o aumento da tarifa do transporte coletivo por ônibus não acontece há dois anos e oito meses em Petrópolis – sendo um dos poucos, senão, o único serviço, que até hoje não sofreu qualquer elevação de preço na cidade”.

“Diante do aumento do custo da operação, principalmente impulsionado pelo aumento de 80% no preço médio de distribuição do óleo diesel em Petrópolis e da obrigatoriedade contratual de se manter o equilíbrio econômico e financeiro, se fez necessária a revisão tarifária para propiciarmos o pleno funcionamento do sistema de transporte público da nossa cidade”, disse o diretor-presidente da CPTrans, Jamil Sabrá.

O sindicado justificou o pedido do ajuste na tarifa alegando o impacto causado pelo aumento do preço do óleo diesel, do pneu e do salário dos rodoviários. “Em contrapartida, neste mesmo período, o óleo diesel sofreu alta acumulada de 73,3%, pneus registraram aumento de 81%, salário dos rodoviários subiu 15%, benefício dos colaboradores apresentou aumento de 57,7%, entre outros”.

O Setranspetro informou ainda que houve queda na demanda de passageiros, o que tem causado um desequilíbrio contratual. “Além disso, a demanda de passageiros, que chegou a registrar queda de 75% nos períodos mais críticos da pandemia, não retomou ao cenário anterior à Covid. Ainda hoje, o sistema de transporte público por ônibus em Petrópolis segue com redução de mais de 26% do número de pessoas que andam de ônibus, resultando em completo desequilíbrio contratual”.

A CPTrans alertou que transporte público coletivo vive uma crise nas cidades grandes e médias de todo o país, aprofundada a cada ano. Há uma tendência de queda do número de passageiros nos ônibus municipais. Com isso, há cada vez menos pessoas “dividindo a conta” do sistema de transporte público, o que encarece a tarifa (já que o sistema é custeado apenas pelos passageiros pagantes).

Em relação à qualidade dos serviços prestados pelas empresas de ônibus, a CPTrans tomará medidas duras contra a Cascatinha, a Petro Ita e todas as empresas que apresentam deficiência na prestação do serviço.

“Essa é uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo. A partir de agora, a Prefeitura não vai mais aceitar que o usuário do transporte público seja prejudicado do jeito que vem sendo nesses últimos anos”, disse Jamil Sabrá.

O texto segue agora para tramitação legal e a data para o reajuste entrar em vigor será definida após publicação no Diário Oficial do Município.

Informações: Portal Giro
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Prazo para adesão ao Passe Livre do Trabalhador é antecipado em Goiânia

A adesão das empresas ao Passe Livre do Trabalhador foi antecipada para esta quarta-feira (11/05). Inicialmente prevista para sexta-feira (13/05), o adiantamento permite que cerca de oito mil empregadores da Região Metropolitana tenham maior prazo para cadastro na nova modalidade. O processo é feito pelo site http://www.sitpass.com.br/, disponível para atualização e novos cadastros.


O modelo de assinatura mensal foi lançado no dia 02 de maio pelo prefeito Rogério Cruz, em evento na presença do governador Ronaldo Caiado. As empresas que aderirem ao Passe Livre do Trabalhador vão adquirir cada assinatura pelo valor único de R$ 180 por mês, por cada funcionário.

De acordo com a Companhia Metropolitana do Transporte Coletivo (CMTC), esse valor representa desconto de 20% para empresas que atualmente compram, para cada trabalhador, duas viagens por dia para uso em seis dias da semana.


A nova modalidade permite a disponibilização, ao trabalhador, de oito viagens diárias em todos os dias do mês, inclusive aos finais de semana e feriados, nas 281 linhas de ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC). A CMTC explica que o atual modelo, de duas viagens, continuará a existir para o empregador que não quiser fazer a transição.

“Nosso intuito é, de forma gradativa, proporcionar melhorias aos usuários do transporte coletivo. Estamos conseguindo trazer uma novidade melhor do que a outra”, afirma o prefeito Rogério Cruz.

Depois de acessar o site www.sitpass.com.br, o empregador atualiza ou efetua o cadastro da empresa e de seus trabalhadores, e se declara ciente das cláusulas do Termo de Adesão à nova modalidade. A renovação mensal é automática, a partir do pagamento efetuado pela empresa.

Após a atualização cadastral, a retirada dos novos cartões será na Loja Sitpass (Rua 4, Parthenon Center, no Centro), três dias úteis após o cadastro, pelo empregador. A primeira via é gratuita e os funcionários, então, a recebem diretamente na empresa.

Perguntas e respostas sobre Passe Livre do Trabalhador

Minha empresa pode aderir ao Passe Livre do Trabalhador?
Toda empresa que possua CNPJ, com situação cadastral devidamente regular junto à Receita Federal, poderá aderir ao Passe Livre do Trabalhador, independentemente do número de trabalhadores. Não será autorizada a venda para pessoas físicas.

Como faço para minha empresa aderir ao Passe Livre do Trabalhador?
2.1 Empresas que atualmente compram vale transporte pelo site Sitpass devem:
-Acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 13 de maio de 2022.
-Atualizar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores.
-Escolher o dia de vencimento da assinatura.
-Retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados (a primeira via do cartão é gratuita).

2.2 Empresas que ainda não compram vale transporte pelo site Sitpass devem:
-Acessar o site sitpass.com.br, a partir do dia 13 de maio de 2022.
-Efetuar o cadastro de sua empresa e de seus trabalhadores.
-Retirar os cartões dos trabalhadores na Loja Sitpass e distribuí-los aos empregados (a primeira via do cartão é gratuita).

Existe custo para adesão ao Passe Livre do Trabalhador?
Não há custo para a adesão nem para a utilização do site no cadastramento, solicitação ou renovação das assinaturas. O custo será apenas o valor fixo mensal da assinatura
Como adquirir as assinaturas do Passe Livre do Trabalhador para meu empregado?
Acessar o site sitpass.com.br.
-Selecionar os trabalhadores.
-Efetuar o pagamento (boleto bancário, PIX, DOC/TED ou depósito em conta corrente).
-Os cartões iniciam sua vigência de acordo com a data da assinatura definida pela empresa no ato da adesão, válida por 30 dias.
É possível realizar assinatura/renovação parcial ou por tempo determinado do Passe Livre do Trabalhador?
Não. Não há valor parcial ou fracionamento do valor da assinatura mensal.

No caso de demissão de um funcionário, preciso recolher seu cartão?
Não. O cartão é de uso pessoal e intransferível, e deve permanecer na posse do trabalhador.

Quantas viagens o trabalhador pode utilizar por dia?
O trabalhador pode utilizar até 8 viagens por dia, todos os dias da semana, inclusive aos finais de semana e feriados, enquanto a assinatura estiver vigente.
As viagens do Passe Livre do Trabalhador não utilizadas podem ser reembolsadas?
Não. O Passe Livre do Trabalhador não acumula e nem reembolsa viagens não realizadas.

O Passe Livre do Trabalhador pode ser emprestado ou vendidas suas viagens para outras pessoas?
Não. O Passe Livre do Trabalhador é pessoal e intransferível, ou seja, somente o titular pode utilizá-lo, e será bloqueado, pela Biometria Facial, em caso de uso indevido.

Se o Passe Livre do Trabalhador for usado indevidamente tem alguma penalidade?
Sim. Suspensão do benefício por 7 dias na primeira infração, e de 15 dias em caso de reincidência. (O valor da assinatura não será devolvido em caso de bloqueio por uso indevido).

O Passe Livre do Trabalhador pode ser recarregado?
Não. Por se tratar de uma assinatura mensal, paga pelo empregador, não há possibilidade de realizar recarga de créditos pelo trabalhador.

Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (Cmtc) – Prefeitura de Goiânia
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Tarifa do transporte coletivo em Dourados cai para R$ 3,25

A tarifa de ônibus em Dourados, a 233 quilômetros de Campo Grande terá redução de R$ 3,50 para R$ 3,25, a partir desta quarta-feira (11). A proposta de lei nº 10/2022, que reduz em R$ 0,25 a tarifa de transporte coletivo do município foi aprovada na Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito Alan Guedes.


“Estou muito feliz com a aprovação do projeto, que será um benefício, primeiro para o usuário comum que usa o transporte público para ir para o trabalho, mas também para o estudante, para as empresas que utilizam o vale transporte para os funcionários, todos terão mais economia e isso em um período que estamos vendo o aumento do combustível, nós em Dourados estamos reduzindo e teremos a menor tarifa do Centro-oeste”, ressaltou Alan.

Em contrapartida à redução a prefeitura de Dourados irá conceder subsídio temporário à empresa responsável pelo serviça, a Viação Dourados, com o intuito de amenizar os impactos pós-pandemia. O subsídio, que se dará na modalidade de aporte de recursos financeiros à empresa concessionária de transporte público coletivo urbano, terá o valor limitado de R$ 380 mil por mês e será concedido pelo prazo de 10 meses, até o 28 de fevereiro de 2023.

A Viação Dourados tem uma frota composta de 52 ônibus circulando na cidade para atender a população douradense e a estimativa da chegada de quatro novos veículos que foram adquiridos. Atualmente são 18.500 passageiros que utilizam o transporte coletivo em Dourados diariamente.

A diretora-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), destacou que só foi possível desenvolver o projeto graças ao trabalho de muitos colaboradores da gestão. “Foi um trabalho de equipe com a colaboração de muitos que sonharam e acreditaram, além da disponibilidade financeira e o amparo legal. Foram 10 meses conhecendo a realidade de outros municípios e participando do fórum nacional de mobilidade para que hoje fosse possível essa proposta na redução da tarifa”, comenta.

Informações: Campo Grande News
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