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Ônibus com ar e wi-fi começam a circular em Cuiabá

quarta-feira, 8 de junho de 2016

Parte dos novos ônibus entregues para a população de Cuiabá começou a circular esta semana. Nesta terça-feira (07), secretários municipais aproveitaram para conhecer a estrutura dos novos carros, que até o início de julho chegarão a 60.

Os novos ônibus estão equipados com ar-condicionado, wi-fi, redutor de poluentes e câmeras com biometria facial nos validadores de cartão, que irão conferir, através de fotos enviadas por sistema, se o portador é de fato o dono do cartão, no caso das gratuidades. Além de elevadores, que garantirão a acessibilidade dos portadores de deficiência.

“Esta é mais uma ação desenvolvida pela secretaria para fortalecer o serviço de transporte público. A renovação da frota de ônibus traz mais qualidade de vida e melhoria de locomoção para o usuário do transporte coletivo”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Thiago França.

Ele informou que 14 dos novos veículos da empresa Pantanal Transportes já estão circulando desde ontem (06) e que até a próxima sexta-feira (10), mais 22 carros entrarão em circulação, totalizando 36 novos ônibus.

“Houve um atraso na entrega dos novos veículos das outras empresas devido a uma greve de funcionários da Volvo, que fabrica as carrocerias. No entanto, até o dia 25 deste mês teremos mais 11 carros da Integração Transportes e, até o dia 1º de julho, mais 13 novos ônibus da Norte Sul Transportes”, esclareceu Thiago.

Com a chegada de novos veículos, as empresas deixarão de circular com carros anteriores a 2007. “A Pantanal vai ‘aposentar’ 29 ônibus e a Integração, 21, todos do ano de 2005. Já a Norte Sul vai tirar de circulação 13 carros da frota de 2006. Algumas linhas talvez não recebam ônibus zero quilômetro, mas todas terão ônibus mais novos”, explicou o diretor de transporte da Secretaria, Leopoldino Pereira.

Na quarta-feira (08), cerca de 20 dos novos carros serão apresentados em carreata, a partir das 10 horas. Eles sairão da garagem da empresa Pantanal Transportes, passarão pelas Avenidas do CPA, Mato Grosso, Presidente Marques, Isaac Póvoas, Fernando Correa, Miguel Sutil e retornarão à sede da empresa pela Avenida do CPA. 

Também conheceram os novos ônibus a secretária de Gestão, Ana Paula Villaça, o controlador-geral Wesley Emerich Bucco, o ouvidor-geral Jairo Rocha e os secretários-adjuntos de Gestão, Eroaldo de Oliveira, do Tesouro, Francisco Serafim de Barros, e de Comunicação, Leonardo Silvestre.

Informações: Folhamax
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Em SP, Motoristas de ônibus não recebem aumento e ameaçam nova greve

Os motoristas e cobradores de ônibus de São Paulo não receberam o aumento de 7,5% que havia sido acordado com os empresários da cidade há duas semanas. O acordo evitou uma greve.

O salário reajustado deveria estar nos holerites que foram entregues nesta segunda-feira, 6. Não estão. Os depósitos foram feitos com os salários antigos, o que revoltou trabalhadores de garagens da cidade.

O presidente do Sindicato dos Motoristas, Valdevan Noventa, afirmou que a situação é “inadmissível” e disse ter falado com as empresas de ônibus e com a Prefeitura que, caso os pagamentos não sejam corrigidos em 24 horas, os ônibus da cidade vão parar. “O prazo vence amanhã. Se não pagarem, quarta-feira faremos greve em 100% dos ônibus da cidade”, promete.

O SPUrbanuss, sindicato que reúne as empresas de ônibus da capital, confirmou o atraso. A assessoria de imprensa da entidade disse que algumas das empresas tiveram problema de fluxo de caixa. Outras, tomaram empréstimo para honrar o compromisso. A promessa é que todos os pagamentos sejam normalizados até sexta-feira, 10, com o depósito na diferença dos salários.

Fonte: Estadão
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Sistema de VLT integrado da Alstom inicia sua operação no Rio de Janeiro

A Alstom celebra junto ao consórcio VLT Carioca e a cidade do Rio de Janeiro, o início da operação de seu primeiro VLT no Brasil a tempo para os jogos esportivos que acontecerão no Rio de Janeiro em agosto. Sua inauguração ocorreu neste domingo, 05 de junho, com a presença de Eduardo Paes, Prefeito do Rio de Janeiro, e Michel Boccaccio, Presidente da Alstom no Brasil e Vice-Presidente Sênior da Alstom para a América Latina.

“A Alstom está orgulhosa de entregar o VLT para o Rio de Janeiro antes dos jogos. É um grande momento para a população da cidade e os visitantes de todo o mundo, já que o veículo ajudará a minimizar o trânsito e a poluição, ao mesmo tempo em que oferecerá um modal confortável, confiável e conectado eficientemente com outros tipos de transporte,” afirma Michel Boccaccio.

O VLT Carioca terá 31 estações que cobrem 28 quilômetros. Parte da linha que já está em operação tem uma distância de 7 quilômetros[1], ligando o Aeroporto Santos Dumont à Parada dos Museus (Praça Mauá). Outros 7 quilômetros serão abertos antes do início dos jogos esportivos. Conectando outros modais de transporte, as linhas do VLT auxiliarão consideravelmente a redução do trânsito no centro do Rio de Janeiro.

O projeto do VLT foi encomendado à Alstom pelo consórcio VLT Carioca em setembro de 2013. A Alstom é responsável pelo fornecimento de um sistema integrado de VLT que consiste em: 32 veículos Citadis, sistema de alimentação de energia pelo solo, sinalização, telecomunicação e equipamentos para o depósito de manutenção dos VLTs.

Para preservar e renovar a arquitetura original do Rio de Janeiro, o VLT Carioca optou pela solução de energia livre de catenárias da Alstom combinando duas tecnologias inovadoras: APS, que fornece energia por um terceiro trilho no solo, e Supercapacitores, módulos instalados no veículo para armazenar energia.

Composto por sete módulos, o Citadis tem 44 metros de comprimento e capacidade para transportar 420 pessoas por VLT. Os primeiros cinco veículos foram desenhados e produzidos em La Rochelle, na França; e os outros 27 estão sendo fabricados em Taubaté, a primeira fábrica de VLTs da Alstom no Brasil.

A Alstom coordena todas as fases para o sistema do VLT, desde o seu design até a completa validação, comissionamento e suporte para manutenção. A empresa é líder no fornecimento de sistemas integrados de VLT e recentemente conquistou projetos em cidades como: Cuenca, no Equador; Lusail, no Quatar; Mostaganem, na Algéria; e Sydney, na Austrália.

Sobre a Alstom

Promotora da mobilidade sustentável, a Alstom desenvolve e comercializa sistemas, equipamentos e serviços para o setor ferroviário. A Alstom gerencia a maior gama de soluções do mercado – de trens de alta velocidade a metrôs e VLTs – serviços customizados (manutenção, modernização,...) e soluções de infraestrutura e sinalização. A Alstom é líder mundial em sistemas ferroviários integrados. A empresa registrou vendas de €6.9 bilhões e contabilizou €10.6 bilhões em pedidos no ano fiscal 2015/16. Sediada na França, a Alstom está presente em mais de 60 países e conta com mais de 31,000 funcionários atualmente.

Informações: Alstom
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Mais seis linhas de ônibus recebem internet wi-fi em Recife

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Os problemas do transporte coletivo por ônibus na Região Metropolitana do Recife são fato. Terminais superlotados, intervalos longos em diversas linhas e, o que é pior: a eterna disputa por espaço nas vias públicas. Mas a chegada da internet wi-fi gratuita no sistema de transporte é algo que merece ser elogiado. Independentemente dos problemas. E a oferta do serviço gratuito nos coletivos está sendo ampliada como prometido pelo Grande Recife Consórcio de Transporte (GRCT). A partir desta segunda-feira (6/6), o serviço entrará em teste em mais seis linhas de ônibus, todas em operação ligando a Zona Norte ao Centro da capital.

No total, quase 17 mil passageiros diários serão beneficiados somente nessas linhas. Serão 23 veículos, todos da empresa Globo. Atualmente, a wi-fi gratuita está em teste nos seis veículos da linha opcional RioMar-Apipucos e nos 45 BRTs (Bus Rapid Transit) que rodam no Corredor Leste-Oeste. No caso dos BRTs, a wi-fi é um investimento direto dos empresários de ônibus – o consórcio MobiBrasil. Já a linha RioMar–Apipucos e as seis linhas que ainda receberão o serviço, representam uma iniciativa do governo do Estado, em parceria com a operadora Vivo. Nos dois casos, entretanto, não há custo para os passageiros. Ainda bem!

O acesso à internet wi-fi nas futuras linhas da Zona Norte se dará do mesmo jeito que acontece na linha opcional RioMar–Apipucos, como explica o diretor de Tecnologia da Informação do GRCT, Fernando Guedes. “A navegação é direta. O passageiro precisa apenas identificar a rede wifibus e navegar. Não é exigido cadastro como no BRT. Mas no futuro iremos exigir”.  No Sistema de BRT, o acesso à wi-fi não é direto. O passageiro precisa, no caso da primeira navegação, fazer um cadastro básico, inserindo email e outras poucas informações para conseguir usar a internet.

A MobiBrasil está investindo R$ 37.800 por ano. São R$ 70 pagos por veículo, por mês. O consórcio investe para fidelizar os passageiros, mas também para somar pontos na avaliação do serviço oferecido, que se reverte na remuneração que a empresa recebe. Mas a navegação na wi-fi gratuita nos ônibus não é totalmente livre. Há limitações. Está configurada para atender apenas no interior do coletivo – o que é lógico –, e impede o acesso a conteúdos com imagens, como filmes, por exemplo. É ideal mesmo para o uso do WhatsApp, Facebook e Twitter.

Informações: De Olho no Trânsito
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Prefeitura inaugura neste domingo o VLT Carioca

A Prefeitura do Rio inaugura neste domingo (05/06) o VLT Carioca e o passeio público da Avenida Rio Branco, duas grandes obras que mudam significativamente o perfil de mobilidade e ambiência do Centro da cidade. Rápido, sustentável e moderno, com rede de 28 Km, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) vai integrar todos os meios de transporte do Centro e da Região Portuária – barcas, metrô, trem, ônibus, rodoviária, aeroporto, teleférico, terminal de cruzeiros marítimos e, futuramente, o BRT Transbrasil. Para a viagem inaugural do VLT, a Avenida Rio Branco será fechada integralmente das 8h às 18h e se transformará numa grande área de lazer para os cariocas que forem até o local neste domingo.

O VLT Carioca inicia a operação de forma progressiva. De acordo com o planejamento da prefeitura, o avanço da operação em ciclos tem como objetivo fazer com que a população se acostume ao movimento de circulação dos bondes. A prioridade é garantir segurança plena aos futuros passageiros e melhor convívio entre pedestres, veículos e VLT. A cada ciclo, gradativamente, horário e trajetos da operação serão ampliados e novos bondes entrarão no sistema. 

A primeira etapa, Rodoviária Novo Rio – Aeroporto Santos Dumont, terá 18 Km em trilhos, 17 paradas e uma estação (em azul no mapa acima). A ligação entre a Central do Brasil e a Praça XV (em verde) entra em operação no segundo semestre. Inicialmente, o VLT transportará passageiros de segunda a sexta-feira, das 12h às 15h com embarque e desembarque em oito paradas nos dois sentidos: Parada dos Museus, São Bento, Candelária, Sete de Setembro, Carioca, Cinelândia, Antônio Carlos e Santos Dumont. No primeiro mês, período de adaptação, não haverá cobrança, mas agentes da concessionária irão acompanhar o dia a dia da operação para tirar dúvidas dos passageiros sobre o pagamento da passagem, trajetos e demais procedimentos do novo modal. A previsão é a de que o primeiro trecho do sistema entre em operação comercial no dia 1º de julho. A partir de 2017, entrará em operação o trecho que funcionará na Avenida Marechal Floriano.

A Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e a Concessionária do VLT Carioca vão intensificar campanhas educativas e ações nas redes sociais para orientar os usuários a respeito do uso do novo sistema sobre segurança, forma de pagamento, compra dos bilhetes e regras de convivência dentro dos trens, dentre outras informações. Desde março, a campanha#OlhonoVLT trabalha o conceito de segurança com foco na atenção de pedestres e motoristas, já que os trens são silenciosos e vão circular em áreas com grande fluxo de pessoas e automóveis. A campanha ocupa ruas, mídias sociais, mídia mobile e rádio, além de ações corpo a corpo bem-humoradas chamando a atenção de pedestres. No período de testes, o programa distribuiu 50 mil adesivos, 250 mil folhetos e instalou 22 painéis e displays ao longo do Centro e Região Portuária. Nesta nova etapa, mais 200 mil folhetos serão distribuídos nas ruas do eixo de passagem.

Características do sistema

O VLT servirá aos usuários dos diversos sistemas de transporte públicos e distribuirá passageiros nas regiões que compõem a área central da cidade. Na operação plena, funcionará 24 horas com 32 trens, capacidade para transportar 300 mil pessoas e máquinas de autoatendimento para a compra de bilhetes em todas as paradas e estações. Condutores e controladores responsáveis por guiar as composições acumulam desde o ano passado mais de 2 mil horas de treinamentos teóricos, no simulador e habilitação em via. Ao todo, serão 130 profissionais habilitados até o fim de 2016. 

As estações e paradas do VLT ficam a cerca de 20 cm de altura, niveladas às composições, dotadas de rampas suaves e antiderrapantes que facilitam o acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais. Cada plataforma disporá de entrada nas extremidades, linha de piso podotátil e faixas em alto relevo que facilitam a locomoção de pessoas com deficiência visual. Internamente, todas as composições reservam local específico para cadeirantes sem prejuízo a outros assentos. Sinalização, validadores e acionamento de portas estarão sempre em alcance adequado. 

Integrado à operação urbana Porto Maravilha, o VLT Carioca será um modelo sustentável de transporte. Movido à eletricidade, preserva a identidade do Rio ao oferecer a opção de Alimentação Pelo Solo (APS), com energia captada por meio de um terceiro trilho instalado entre os trilhos de rolamento do trem, dispensando o uso de fiação aérea (catenárias). A implantação do VLT tem custo de R$ 1,157 bilhão, sendo R$ 532 milhões com recursos federais do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da Mobilidade, e R$ 625 milhões viabilizados por meio de uma parceria público-privada (PPP) da Prefeitura do Rio. 

Passeio público 

O novo passeio público da Avenida Rio Branco alterou uma das avenidas mais movimentadas do Centro, entre a Avenida Nilo Peçanha e a Rua Santa Luzia e abrange 14,4 mil metros quadrados, dos quais 9 mil m² de área de convivência ao longo de seus 600 metros. O local ganhou 35 árvores, 1.620 m² em canteiros verdes, bicicletários, 70 bancos e nova iluminação pública.

A área de grande movimento passa a oferecer aos frequentadores do Centro um espaço de circulação exclusiva para pedestres, ciclistas e para o VLT ao longo do caminho cercado de prédios históricos como o Theatro Municipal, o Museu Nacional de Belas Artes e a Biblioteca Nacional.

A prefeitura montou esquema especial de trânsito e transportes para o fechamento de toda a Avenida Rio Branco, das 8h às 18h deste domingo, que funcionará como área de lazer entre o Aterro do Flamengo e a Orla Prefeito Luiz Paulo Conde. As linhas de ônibus que circulam pela Avenida Rio Branco serão desviadas para a Avenida Passos. Painéis de mensagens e 55 operadores de trânsito da CET-Rio e agentes da Guarda Municipal orientarão os motoristas.  

Informações: Jornal do Brasil
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Coletivos de Cuiabá terão sinal de internet gratuito aos usuários em 30 dias

Aprovada no final do ano passado, uma lei obriga o Poder Executivo a disponibilizar, gratuitamente, o sinal de internet móvel através do sistema de Wi-Fi aos usuários do transporte público. Nos próximos 30 dias, os passageiros cuiabanos poderão bater-papo, fazer self ou enviar e receber fotos, em tempo real, dentro do coletivo.

A lei estabelece que a conexão do sinal Wi-Fi será disponibilizada nos veículos e nos terminais do transporte coletivo dentro de Cuiabá, sendo que para a conexão, o usuário poderá utilizar celular, smartphone, tablet, notebook e demais aparelhos que possuam dispositivos compatíveis com o padrão Wi-Fi de conexão á internet, com controle de acesso de alguns serviços e sites.

“Estamos muito satisfeitos porque já sabemos que dentre os cinqüenta e cinco novos ônibus que estarão em Cuiabá, até o final deste mês, 29 já estão adequados com ar condicionado e Wi-Fi, apenas aguardando a liberação para começar a rodar”, comemora o vereador Marcrean Santos, autor do projeto.

Cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Florianópolis, Porto Alegre e Natal já oferecem este benefício em pelo menos algum de seus transportes públicos e, agora, Cuiabá passará a integrar este seleto grupo.

“O trabalhador cuiabano passa horas dentro do transporte público, em trajetos para o trabalho ou escola, pagando uma das mais altas tarifas de transporte de ônibus do país, nada mais justo que tenha a oportunidade de acessar uma conexão a internet para se informar, comunicar ou mesmo se divertir para passar o tempo, além disto, em ambiente climatizado”, argumenta o vereador.

Caberá à Secretaria de Mobilidade Urbana regulamentar as condições de uso deste sistema, assim como a forma de acesso dos usuários ao programa, através de um cadastramento para estabelecer a conexão de acesso.

O Executivo Municipal também irá informar os usuários do transporte público, por meio de placas, que serão afixadas em local de fácil visualização, a disponibilidade do serviço gratuito, além de prestar todas as orientações para a utilização do sistema.

Informações: O Documento
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No Recife, Novo Terminal Integrado Joana Bezerra já funciona normalmente

O novo Terminal Integrado Joana Bezerra já funciona normalmente neste domingo (5). A estrutura fica na Ilha Joana Bezerra, próxima ao Viaduto João Paulo II e à estação de metrô. Segundo o Grande Recife, ele deverá substituir o antigo, inaugurado em 1994, e que funcionava em um espaço limitado e não comportava a demanda de usuários do transporte público. No local, funcionários do Grande Recife estão orientando os usuários sobre a localização das paradas dos ônibus e tiram eventuais dúvidas.

A obra foi orçada em R$ 11 milhões. O TI foi feito em uma área de 4.336,93 m² dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional com 12 plataformas (sendo 8 de embarque e 4 de desembarque), lanchonete, boxes, banheiros acessíveis para os usuários, Central de Atendimento ao Cliente e piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida).

O TI Joana Bezerra permanecerá com a operação atual, ou seja, 10 linhas, 115 veículos e as 1.200 viagens realizadas diariamente. Atualmente o terminal atende cerca de 48 mil passageiros/dia.

Confira abaixo as linhas do Terminal Integrado Joana Bezerra:

021 - TI Joana Bezerra / Shopping Riomar
026 - TI Aeroporto / TI Joana Bezerra
080 - TI Joana Bezerra / Boa Viagem
100 - Circular (Conde Da Boa Vista /Prefeitura)
101 - Circular (C. Boa Vista/ Rua Do Sol)
104 - Circular (Imip)
1909 - TI Pelópidas / TI Joana Bezerra
1913 - TI PE - 15 / TI Joana Bezerra
825 - Jardim Brasil / TI Joana Bezerra
861 - TI Xambá / TI Joana Bezerra

Informações: Diário de Pernambuco
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Mercedes-Benz desponta no BRT do Rio de Janeiro

De olho na crescente demanda do transporte público, a Mercedes-Benz amplia sua participação com a venda de 50 ônibus superarticulados exclusivos para o sistema de BRT do Rio de Janeiro, cidade sede dos Jogos Olímpicos que serão realizados em agosto próximo. Somados aos 18 novos ônibus também negociados para a capital fluminense no fim do ano passado, o sistema será acrescido de 68 novos veículos da marca. Além disso, até o fim de julho, o sistema terá 158 novos veículos previstos para operar até as Olimpíadas.

O novo volume chega em momento propício para a montadora, que entre janeiro e maio deste ano acumula fatia de 55,3% do mercado total de chassis, considerando urbanos e rodoviários e modelos a partir de 8 toneladas de PBT. Em 2015, a Mercedes-Benz encerrou o ano com 52,5% de market share, sendo a líder do segmento urbano, com 71,6% das vendas no período.

“Acreditamos que apesar da retração do mercado de ônibus, que caiu 42% no acumulado até maio, nos manteremos neste patamar de participação este ano”, afirma Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. Segundo o executivo, as baixas do mercado previstas para este ano no segmento urbano estão concentradas na faixa de micro-ônibus e escolares, incluindo os do programa Caminho da Escola, exatamente os segmentos onde a empresa tem pouca participação.

Com o anúncio da encomenda destes novos 50 veículos, a Mercedes-Benz soma 271 ônibus de grande capacidade rodando em vias do BRT carioca, entre modelos padron, articulados e os superarticulados, o que garante participação de mais de 80% da frota exclusiva para o sistema, que conta com 367 ônibus.

Barbosa defende que este é o resultado do trabalho dedicado ao negócio de ônibus: na cidade do Rio de Janeiro, onde a montadora tem 20 concessionárias de veículos pesados, quatro delas são inteiramente voltadas para o segmento. “Oferecemos não só no Rio de Janeiro mas em todo o Brasil e América Latina uma consultoria especializada em transporte de passageiros fazendo o papel de intermediários entre o produto e a infraestrutura local”, comenta Gustavo Nogueira, gerente de marketing para BRT.

Segundo ele, há 14 projetos de BRT aprovados no Brasil com previsão de serem concluídos em até cinco anos: “Dez deles estão em estágio avançado e a Mercedes-Benz participa de todos eles”, acrescenta.

Para Nogueira, o superarticulado é uma alternativa inteligente para o operador do transporte público urbano: “Prova disso é que em três anos, desde o seu lançamento, já vendemos mais de mil unidades em todo o País”, relembra.

Com seus 23 metros de comprimento, o modelo O 500 MDA de piso alto tem capacidade para transportar entre 200 e 220 passageiros, dependendo da configuração da carroceria. “Um ônibus biarticulado que tem um pouco mais de capacidade, além de não encontrar essa demanda ao longo do dia e ter de ficar parado no fim de semana, tem um custo operacional mais alto, fora o valor da aquisição. Acredito que o sucesso do superarticulado se dá por essas diferenças, pela demanda de transporte e pelo custo operacional mais baixo”, defende. Segundo ele, o preço final do veículo depende da configuração da carroceria: “Em média, o biarticulado custa de 35% a 40% mais caro que o superarticulado”, revela.

Os novos veículos rodarão no terceiro corredor do sistema BRT no Rio de Janeiro, a linha Transolímpica, com previsão de ser inaugurada a tempo das Olimpíadas, informa Alexandre Castro, gerente de infraestrutura do consórcio que opera o sistema. O BRT do Rio já opera com as linhas Transoeste, desde 2012, e com a Transcarioca, desde 2014. Para 2017, está prevista a inauguração do quarto corredor, o Transbrasil.

Informações: Automotive Business
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No Recife, Novo Terminal Integrado Joana Bezerra será inaugurado neste domingo

sexta-feira, 3 de junho de 2016

Neste domingo, será inaugurado o novo Terminal Integrado Joana Bezerra. A estrutura fica na Ilha Joana Bezerra, próxima ao Viaduto João Paulo II e à estação de metrô. Segundo o Grande Recife, ele deverá substituir o antigo, inaugurado em 1994, e que funcionava em um espaço limitado e não comportava a demanda de usuários do transporte público.
Terminal hoje opera com total precaridade

A obra foi orçada em R$ 11 milhões. O TI foi feito em uma área de 4.336,93 m² dentro dos padrões da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) e oferece uma estrutura moderna e funcional com 12 plataformas (sendo 8 de embarque e 4 de desembarque), lanchonete, boxes, banheiros acessíveis para os usuários, Central de Atendimento ao Cliente e piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida).

O TI Joana Bezerra permanecerá com a operação atual, ou seja, 10 linhas, 115 veículos e as 1.200 viagens realizadas diariamente. Atualmente o terminal atende cerca de 48 mil passageiros/dia.

Confira abaixo as linhas do Terminal Integrado Joana Bezerra:

021 - TI Joana Bezerra / Shopping Riomar
026 - TI Aeroporto / TI Joana Bezerra
080 - TI Joana Bezerra / Boa Viagem
100 - Circular (Conde Da Boa Vista /Prefeitura)
101 - Circular (C. Boa Vista/ Rua Do Sol)
104 - Circular (Imip)
1909 - TI Pelópidas / TI Joana Bezerra
1913 - TI PE - 15 / TI Joana Bezerra
825 - Jardim Brasil / TI Joana Bezerra
861 - TI Xambá / TI Joana Bezerra

Informações: Folha PE
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Mercedes-Benz aumenta a participação em ônibus de grande capacidade nos BRTs do Rio de Janeiro

A Mercedes-Benz novamente reafirma a sua liderança absoluta nas vendas de ônibus para a região metropolitana do Rio de Janeiro, onde responde por 80% de participação deste mercado no segmento urbano. Somente em 2016, a Empresa comercializou 50 unidades do chassi superarticulado O 500 para operadores do sistema BRT (Bus Rapid Transit), chegando a 68 unidades nos últimos seis meses. Estes veículos serão utilizados nos corredores Transoeste e Transcarioca.

“Com essa nova venda, já são 271 ônibus Mercedes-Benz, entre superarticulados articulados e padrons que estarão em circulação no BRT do Rio de Janeiro, o que assegura melhoria da qualidade do transporte e da mobilidade urbana para população, turistas e o grande número de pessoas atraídas por mega eventos esportivos na cidade”, diz Walter Barbosa, diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

De acordo com Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas, Marketing e Pós-Venda de Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, o superarticulado é uma solução inovadora totalmente desenvolvida pelo Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT) da Empresa, localizado na fábrica de São Bernardo do Campo, São Paulo, que é o centro mundial de competência da Daimler para chassis de ônibus. “Há 60 anos, somos líderes de mercado não só em vendas de ônibus, mas também na oferta de produtos e serviços que asseguram eficiência e rentabilidade no transporte de passageiros”, afirma o executivo. “Nestas seis décadas, sempre contribuímos de forma decisiva para a evolução do transporte de passageiros no País, assim como para melhoria da qualidade e da mobilidade urbana para os usuários de ônibus”.

Em 2016, a Mercedes-Benz do Brasil celebra 60 anos de atividades. “Desde o O 321 de 1958, o primeiro ônibus monobloco fabricado no País, a Empresa sempre se manteve na primeira posição de vendas”, ressalta Leoncini. “Nestas seis décadas, produzimos 670.000 ônibus. Isso está refletido na frota circulante nacional: de cada 10 ônibus que circulam no Brasil, 6 levam a estrela de três pontas”.

Parceria com gestores e operadores do BRT do Rio de Janeiro

Na avaliação de Walter Barbosa, o superarticulado O 500 vem se consolidando cada vez mais como solução eficaz e rentável para o transporte coletivo de massa em sistemas como BRT, corredores e faixas exclusivas. “Com 23 metros de comprimento, quatro eixos e 4º eixo direcional, o superarticulado facilita as manobras, assegurando conforto e segurança para o motorista e usuários”, diz ele. “Para os operadores, o veículo garante alta capacidade de transporte com baixo custo operacional, atuando com eficiência tanto no pico quanto no entrepico da demanda de passageiros. Ou seja, o superarticulado é rentável ao longo de todo o dia, oferecendo capacidade para mais de 200 pessoas, dependendo do modelo e da configuração interna do salão de passageiros”.

Walter Barbosa destaca a importância da presença da Mercedes-Benz no BRT do Rio de Janeiro. “Estabelecemos uma parceria muito produtiva com os gestores e operadores locais. Desde 2012, quando o primeiro corredor entrou em operação – a Transoeste – temos acompanhado o crescimento do sistema e as novas demandas da população, conhecendo de perto as reais necessidades dos usuários, o que é uma referência muito importante para nossos futuros desenvolvimentos”, afirma o diretor. “O aumento da capacidade de transporte é uma das exigências que estamos sempre atentos e buscando soluções”.

Superarticulado O 500: sucesso crescente em sistemas de transporte
Assim como acontece na cidade do Rio de Janeiro, os ônibus Mercedes-Benz circulam hoje, de forma intensa, nos principais sistemas de transporte coletivo urbano de grandes regiões metropolitanas, como São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba. “Tanto no BRT, como em sistemas por corredores ou faixas exclusivas, nossa participação é extremamente expressiva. No primeiro quadrimestre de 2016, são 70% de participação da marca no segmento urbano no País”, informa Walter Barbosa. “Como exemplo, nos últimos três anos, comercializamos 1.000 unidades somente do superarticulado, sendo 90% para a cidade de São Paulo, onde o sucesso do veículo é cada vez maior”.

A Mercedes-Benz também tem aumentado sua participação nas vendas de ônibus como um todo. Apesar da atual retração do mercado no País, no primeiro quadrimestre deste ano, a Empresa manteve sua liderança no segmento acima de 8 toneladas, com cerca de 53% de market share, mais que o dobro do que foi obtido pelo segundo colocado.

Assessoria especializada para BRT e outros sistemas de transporte
Além da mais completa linha de ônibus, a Mercedes-Benz oferece ao mercado assessoria especializada em transporte de passageiros, por meio de uma equipe totalmente focada em sistemas como o BRT, apoiando clientes, órgãos gestores e consultorias. Como exemplo, os profissionais da área deram importante contribuição às etapas de construção e operação do BRT do Rio de Janeiro.

A Empresa tem conhecimento e experiência mundial e local para a implantação desse tipo de sistema. A marca está presente hoje em todos os principais BRTs no mundo, como os do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Brasília e Curitiba no Brasil, Bogotá na Colômbia, Santiago do Chile, México, Turquia e África do Sul. Os sistemas destes países figuram entre os que mais transportam passageiros por ônibus urbanos no mundo.

“Com o BRT, a população passa a contar com mais qualidade de vida, graças ao transporte mais rápido, confortável e seguro, o que resulta em ganhos significativos para a mobilidade urbana”, diz Gustavo Nogueira, gerente de Marketing BRT da área de Marketing de Produto Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil. “Some-se a isso os benefícios ambientais, uma vez que frotas novas consomem menos combustível, emitem menos poluentes e contribuem para a melhoria da qualidade do ar”.

O uso do biodiesel, como ocorre no Rio de Janeiro, aumenta ainda mais as vantagens ambientais, uma vez que este combustível alternativo já está totalmente consolidado no País. Aliás, a Mercedes-Benz é pioneira nos testes e no uso regular junto a frotas de ônibus urbanos, que podem utilizar até a proporção de 20% de biodiesel em seus veículos com eficiência, confiabilidade e durabilidade, sem necessidade de modificações no motor e no veículo.

Ainda de acordo com Gustavo Nogueira, as cidades que escolheram o BRT se apoiam em mais vantagens, como os custos de implantação até dez vezes menores e um prazo até 2/3 menor em comparação com outros modais, como trem e metrô, para transportar a mesma quantidade de passageiros. Esses benefícios também são válidos para quaisquer outras cidades que queiram prestar um serviço de transporte coletivo de mais qualidade para a população.

Rede de Concessionários dedicada ao negócio de ônibus
O atendimento especializado que a Rede de Concessionários Mercedes-Benz oferece aos clientes de ônibus é outro grande diferencial da marca no mercado. Além da elevada abrangência no território nacional, a Empresa dispõe de uma Rede especialmente dedicada aos negócios de ônibus, o Center Bus – Centro Especializado em Ônibus.

Por meio da Rede de Concessionários, o cliente tem acesso à mais completa linha de produtos e serviços de pré e de pós-venda, como os financiamentos e seguros do Banco Mercedes-Benz, contratos de manutenção, assistência 24 horas, três linhas de peças de reposição (peças genuínas Mercedes-Benz, peças originais da Alliance Truck Parts e peças remanufaturadas da linha RENOV) e a mais premiada Central de Relacionamento com o Cliente, entre diversos outros.

Mercedes-Benz oferece quatro modelos de ônibus articulados
A linha de chassis Mercedes-Benz para ônibus urbanos articulados conta, atualmente, com quatro modelos: superarticulados O 500 UDA Low Entry (piso baixo) e O 500 MDA (piso alto) e também os articulados O 500 UA Low Entry (piso baixo) e O 500 MA (piso alto).

Os modelos Low Entry são indicados para pontos de embarque ao nível da calçada. Já os de piso alto são mais adequados a corredores que utilizam plataformas de embarque elevadas. Todos estes chassis da marca são indicados para corredores, faixas exclusivas e BRT, ficando a cargo dos gestores e operadores a escolha do modelo que melhor atenda ao perfil e ao dimensionamento da capacidade do seu sistema de transporte.

Os clientes da Mercedes-Benz têm à disposição a mais completa linha de chassis de ônibus. São mais de 90 versões para atender todas as demandas dos clientes, com modelos para transporte urbano, rodoviário, fretamento, turismo e escolar – do microônibus para 19 passageiros ao superarticulado para mais de 200 pessoas.

Informações: Segs
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Haddad supera meta de faixas de ônibus com mais de 400 km de vias para o transporte coletivo

quinta-feira, 2 de junho de 2016

A prefeitura de São Paulo, a sete meses do final da gestão Fernando Haddad, superou em quase o dobro a entrega de faixas exclusivas de ônibus, concluindo 412,6 quilômetros de vias com prioridade para a circulação de ônibus na capital paulista. A meta do programa de governo era de 150 quilômetros. Os números constam do Ciclo Participativo de Planejamento e Orçamento (CPPO), o Planeja Sampa, canal digital de acompanhamento de metas organizado pela Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Gestão.

Quando a gestão Haddad começou, em janeiro de 2013, a cidade contava com 90 quilômetros de faixas para os ônibus. Sem as vias exclusivas, os ônibus acabam presos no meio do congestionamento de automóveis, o que é um erro grave segundo especialistas em mobilidade urbana.

“Quando começou a discussão com os pré-candidatos à prefeitura eu palestrei para eles sobre transporte coletivo e frisei que não existe solução em cima do automóvel. A cidade precisaria ter, no mínimo, 400 quilômetros de faixas exclusivas de ônibus preferencialmente à direita para tirá-los da imobilidade, porque estavam presos no congestionamento dos automóveis”, diz o consultor em engenharia de transporte Horácio Figueira. “Em uma faixa exclusiva de ônibus que aparentemente está ociosa passam mais pessoas por hora do que na faixa de automóveis, toda parada.”

O número de pessoas que utiliza ônibus diariamente está em elevação. Segundo os Indicadores de Referência de Bem-Estar no Município (Irbem), da organização não governamental Rede Nossa São Paulo e do Ibope, lançados em 19 de janeiro, 71% dos entrevistados (1.512 pessoas entre 30 de novembro e 18 de dezembro de 2015) afirmam usar ônibus como meio de transporte diário na cidade. Na pesquisa do ano anterior, eram 68%.

A mesma pesquisa mostrou, no entanto, que a população continua descontente com serviços de transporte e com trânsito na capital paulista. A nota média foi de 3,9, em uma escala de zero a dez, registrando ligeira queda em relação à pesquisa anterior (4,1).

A construção de corredores de ônibus, no entanto, foi menor: da meta de construir 150 quilômetros novos de corredores, apenas 51,2% foram alcançados, segundo o Planeja Sampa. Foram concluídos 56 quilômetros. Está contratada a construção de 40,8 quilômetros e mais 71 quilômetros estão em fase de licitação ou licenciamento. A diferença entre corredores e faixas é que, nos primeiros, é necessária uma estrutura própria em termos de resistência do piso, planejamento das paradas e terminais. As faixas, em geral, são um segmento da própria rua reservado aos coletivos, com proibição de uso por automóveis em horários determinados.

A prefeitura está bem perto também de alcançar a meta de implementação de ciclovias, ciclofaixas e ciclorrotas estabelecida no Plano Cicloviário Municipal, que prevê 400 quilômetros de vias para bicicletas até o final de 2016. Desde junho de 2014, a gestão implementou 380,7 quilômetros. Antes da administração de Haddad, São Paulo tinha 64,7 quilômetros de vias destinadas a bicicletas.

por Sarah Fernandes
Informações: Rede Brasil Atual
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Em Salvador, Linhas da Lapa e de Pirajá são integradas ao metrô

O governo estadual aceitará, a qualquer momento, um acordo proposto pela prefeitura de Salvador para integrar as 27 linhas alimentadoras da Estação Pirajá e as 117 da Lapa ao metrô. 
Raul Spinassé l Ag. A TARDE

Com isso, caso o acordo seja confirmado, os usuários de transporte poderão, a partir do dia 10 de julho, utilizar 144 linhas de ônibus e os trens do metrô na sequência, durante duas horas, pagando apenas uma tarifa de R$ 3,30 pelos dois serviços utilizados, conforme A TARDE já havia antecipado.

Segundo o secretário de Mobilidade de Salvador, Fábio Mota, o acordo proposto ao estado define o próximo dia 12 como data para a integração das linhas da Estação Pirajá. Já as linhas da Lapa seriam integradas ao sistema metroviário no dia 10 do próximo mês.

Até o fechamento desta edição, a proposta ainda não havia sido oficialmente aceita, mas, de acordo com fontes ouvidas pela equipe de A TARDE, a intenção da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano (Sedur) é dar um fim ao imbróglio, que já dura mais de dois anos. Nesta quarta-feira, 1º, o órgão voltou a confirmar, em nota, que a integração acontecerá, mas não confirmou a data.

"O passageiro vai ser beneficiado com esse acordo, porque vai fazer o percurso rápido, com ar-condicionado do metrô e sem pagar mais uma tarifa", defendeu Mota, sem dar certeza sobre as datas da integração. "Ainda espero a confirmação do governo", disse, à tarde.
No comunicado, a Sedur informou que a integração entre o sistema metroviário e as linhas de ônibus urbanas e metropolitanas poderá ser feita com o cartão do metrô, o Metropasse, ou o SalvadorCard.

"No sentido ônibus-metrô, o valor total da passagem será debitado no primeiro uso, no acesso ao ônibus. No sentido contrário, será descontado R$ 3,30 ao passar o cartão no sistema do metrô", diz a nota.

Por causa dessa integração, a prefeitura tenta popularizar o uso do bilhete avulso. Desde abril, cartões são distribuídos gratuitamente pela Semob.

Atualmente, segundo a secretaria, 12% das passagens de ônibus de Salvador são pagas por meio do sistema de bilhetagem. Em São Paulo, de acordo com SPTrans, esse número é de 66,5%.
A meta da prefeitura é atingir números próximos aos da capital paulista, segundo Fábio Mota.

Internet livre
Na próxima semana, 228 ônibus de Salvador passarão a disponibilizar internet sem fio para os usuários de transporte coletivo.

A intenção, de acordo com o titular da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), Fábio Mota, é aumentar a utilidade do Cittamobi, aplicativo para smartphones no qual passageiros podem verificar horários e percursos de coletivos, além de fazer críticas ao sistema e propor soluções.

"Essa ação é um ganho grande para a população, que vai passar a ser protagonista do sistema, usando o Cittamobi com uma internet de qualidade", afirmou Mota, destacando que 760 mil pessoas já fizeram o download da ferramenta, disponível nas versões Android e iOS (para iPhones).

O gestor disse, ainda, que a previsão é colocar a internet em todos os 2.700 ônibus da frota da capital baiana até fevereiro de 2017.

Para utilizar o serviço, o passageiro precisa preencher, no aparelho, um formulário onde informará e-mail e CPF. "O wi-fi não será uma opção sem motivação. A ideia é ajudar as pessoas a acessarem o Cittamobi com mais facilidade e rapidez, sem gastar o pacote de dados do passageiro", concluiu Mota.

[veja abaixo as linhas que serão integradas com o metrô].




Informações: A Tarde
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Grande Recife: Terminal Integrado Cosme e Damião será entregue neste sábado

Os usuários da Região Metropolitana do Recife (RMR) passam a contar, a partir deste sábado (4), com mais um equipamento do Sistema Estrutural Integrado (SEI). O Terminal Integrado Cosme e Damião, localizado no bairro Loteamento Santos Cosme e Damião, ao lado da estação de metrô, inicia suas operações com linhas convencionais do sistema. Atualmente, o TI funciona nos dias de jogos na Arena Pernambuco com linhas especiais que ligam o terminal ao estádio. 

O Governo do Estado, através da Secretaria das Cidades investiu 20 milhões na construção do TI Cosme e Damião. O equipamento, que conta com uma área construída de 4.162 m², beneficiará cerca de 7 mil usuários por dia, que terão ligação com outros municípios da RMR, através da linha interterminal. Ele oferece uma estrutura funcional, incluindo os requisitos relacionados à acessibilidade para usuários com mobilidade reduzida. Este terminal também está equipado com lanchonete, banheiros acessíveis, Central de Atendimento ao Cliente, rampas de acesso, escadas fixa e rolante, elevador, piso tátil (que facilita a orientação de pessoas com deficiência visual e visibilidade reduzida), e mecanismos antiderrapantes, para evitar quedas e escorregões. 

Com a inauguração do TI, a linha 2489 – Bairro dos Estados/TI Caxangá deixará de operar e será substituída pela linha circular 2456 – TI Cosme e Damião (Circular) que atenderá as comunidades de Viana e Santo Antônio. Outra mudança acontecerá com a 2459 – Loteamento Santos Cosme e Damião que passará a se chamar 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá e terá dois itinerários, um pela Av. Belmino Correia, em Camaragibe, e o outro atendendo o Bairro dos Estados. Ao todo, 10 veículos irão realizar 127 viagens por dia com um intervalo de 10 a 25 nos horários de pico. As duas linhas do Terminal irão operar com anel A (R$2,80).

Para possibilitar maiores deslocamentos aos usuários, a linha 2456 - TI Cosme e Damião (Circular) fará integração temporal com a estação de metrô de Camaragibe, deste modo, também podendo ter acesso ao Terminal Integrado de Camaragibe. Já os passageiros da linha 2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá poderão migrar diretamente para as linhas do Via Livre BRT Leste/Oeste através da integração temporal com as estações Areinha, Barreiras e Padre Cícero. Ou seja, os usuários que possuem o Vale Eletrônico Metropolitano (VEM) Estudante, Trabalhador, Comum e Livre Acesso terão até duas horas, após ter embarcado na sua linha de origem, para validar novamente o VEM sem pagar uma nova passagem.

Com a inauguração deste terminal, o Sistema Estrutural Integrado passa a contar com um total de 22 TIs em operação, são eles: Aeroporto, Afogados, Barro, Cabo, Cajueiro Seco, Camaragibe, Cavaleiro, Caxangá, Igarassu, Jaboatão, Joana Bezerra, Macaxeira, PE-15, Pelópidas Silveira, Recife, Tancredo Neves, TIP, Xambá, Largo da Paz, Prazeres, Santa Luzia e Cosme e Damião.


Confira abaixo o novo itinerário das linhas:

2459 – TI Cosme e Damião/TI Caxangá (Via Belmino Correia)

Sentido TI Cosme e Damião/TI Caxangá: TI Cosme e Damião, Rua Boa Esperança, Av. Portugal, Rua Vale do Siriji, Rua Rodrigo Delamare, Rua do Guarani, Rua Elisa Cabral de Souza, Rua Antonio Rodrigues, Rua Teófilo Melo, Av. Belmino Correia, Rua Av. Joaquim Ribeiro, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Caxangá, Av. Afonso Olidense, Rua Rodrigues Ferreira, Av. Caxangá, TI Caxangá.

Sentido TI Caxangá / TI Cosme e Damião: TI Caxangá, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Joaquim Ribeiro, Av. Belmino Correia, Rua Pio X, Rua Severino G. da Silva, Rua Elisa Cabral de Souza, Rua Guarani, Rua Rodrigo Delamare, Rua Vale do Siriji, Av. Portugal, Rua Boa Esperança, TI Cosme e Damião.


2459 - TI Cosme e Damião/TI Caxangá (Via B. dos Estados)

Sentido TI Cosme e Damião/TI Caxangá: TI Cosme e Damião, Rua Boa Esperança, Av. Portugal, Rua Vale do Siriji, Rua Rodrigo Delamare, Rua do Guarani, Rua Elisa Cabral de Souza, Av. Pernambuco, Av. Joaquim Ribeiro, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Caxangá, Av. Afonso Olidense, Rua Rodrigues Ferreira, Av. Caxangá, TI Caxangá.

Sentido TI Caxangá/TI Cosme e Damião: TI Caxangá, Ponte Marechal Castelo Branco, Av. Joaquim Ribeiro, Av. Dr.Belmino Correia, Av. Joaquim Ribeiro, Av. Pernambuco, Rua Elisa Cabral de Souza, Rua Guarani, Rua Rodrigo Delamare, R. Vale do Siriji, Av. Portugal, Rua Boa Esperança, TI Cosme e Damião.


2456 - TI Cosme e Damião (Circular)

Sentido TI Cosme e Damião/Av. Belmino Correia: TI Cosme e Damião, Rua Arapongas, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Bernardo Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Afonso Ferreira Maia, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Tomaz Ferreira, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Fernão Lopes, Rua Sta. Leopoldina, Rua Paran Correia, Rua Jacobina, Rua Oscar de Albuquerque, Av. Belmino Correia.

Sentido Av. Belmino Correia/TI Cosme e Damião: Rua José Izidio, Rua Daize de Araujo, Rua do Sol, Rua Arapongas, Rua Fernão Lopes, Rua Bernardo Ribeiro, Rua Tomaz Ferreira, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Pres. Honório Hermeto, Rua Afonso Ferreira Maia, Rua Barão de Cerro Largo, Rua Tomaz Ferreira, Rua Arapongas, TI Cosme e Damião.

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente (0800.0810158) ou acessar o site: www.granderecife.pe.gov.br.

Informações: GRCT
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Sem recursos, Metrô do Recife pode parar em julho

“Estou no metrô desde 1983. Eu nunca vi uma situação como essa.” É assim que o novo superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), o engenheiro mecânico Leonardo Villar, define o atual estado de degradação do modal no Recife. Com metade do orçamento previsto para 2016 – R$ 51,8 milhões – já utilizada e problemas como estoques insuficientes, são necessários R$ 100 milhões para manter o sistema em funcionamento até o fim do ano, sem contar com investimentos. É o dobro do que havia sido previsto para o ano inteiro e, sem esses recursos, o metrô já pode parar em julho.

Para defender o aumento da verba repassada pelo governo federal, o superintendente fez um paradoxo entre o alcance do metrô e o orçamento: enquanto em 2002, quando eram atendidos aproximadamente 200 mil passageiros, as verbas de custeio eram de R$ 72 milhões, hoje, com o dobro do número de passageiros, é de R$ 51,8 milhões. Foi justamente o aumento do aporte financeiro o motivo da reunião entre Villar e o atual ministro das Cidades, Bruno Araújo (PSDB), em Brasília, nessa terça (31).

Informações: Ne10
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Definido início da implantação do BRT em Belém

Já estão na estrada, a caminho da capital paraense, os primeiros ônibus do sistema BRT Belém. São 15 veículos que, até o final deste mês, começam a operar na primeira etapa da fase experimental, com integração total e gratuita com linhas que trafegam na área de Icoaraci e Augusto Montenegro.

Nesta primeira etapa, os ônibus BRT Belém circularão do Terminal Mangueirão à estação Antônio Baena, com retorno em São Brás, com uma velocidade média de 25 a 50km/h pela canaleta exclusiva, num percurso com extensão total de 9,4km e com paradas nas estações localizadas em frente ao Mangueirão e próximo à Rua da Marinha e Entroncamento, além das estações na Almirante Barroso próximo à avenida Júlio César e à Antônio Baena, todas em construção. O serviço funcionará inicialmente no horário de 6h às 20h, sendo que a frequência média dos veículos BRT Belém nos horários de pico será de cinco minutos e, fora de pico, de oito minutos.

No Terminal Mangueirão, os ônibus BRT Belém terão inicialmente integração com as linhas Jardim Sideral-Dom Pedro II, C. Maguari – Ver o Peso (A. Barroso), Icoaraci – A. Barroso, Cabanagem – Ver o Peso, Águas Negras – São Brás, Tapanã – Ver-o-Peso, Tapanã II – Ver-o-Peso, Tapanã-Felipe Patroni, Cordeiro de Farias – Ver-o-Peso, Cordeiro de Farias – Pte Vargas, Canarinho / Tapajós – Ver-o-Peso e Tenoné – Pátio Belém, totalizando uma frota de 58 veículos. Dessa relação, as linhas Icoaraci-Almirante Barroso e Canarinho/Tapajós – Ver-o-Peso serão apenas alimentadoras, indo até o Terminal Mangueirão para fazer a integração e depois retornando à origem. As demais serão no modelo expresso, ou seja, vão entrar no Terminal Mangueirão, fazer embarque e desembarque de passageiros lá e seguir viagem expressa, sem parada, pela canaleta do Mangueirão até São Brás, de onde seguem até seus respectivos destinos no centro de Belém.

‘Neste início de fase experimental não vamos tirar nada e sim somar, dando à população mais uma opção de viagem pagando apenas uma passagem. O usuário pode seguir de expresso do início ao fim do trajeto, pode fazer a integração com o BRT Belém e desembarcar em uma das estações da Augusto Montenegro e Almirante Barroso, pode fazer a integração entre ônibus alimentadores e entre expressos e alimentadores no Terminal Mangueirão ou mesmo optar por seguir viagem normalmente no ônibus parador, que é como chamamos aquele que vem do lado de fora da canaleta’, explica Gilberto Barbosa, diretor geral da Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém, órgão que irá gerenciar o sistema.

Ao optar pelo BRT Belém, o usuário tem a vantagem, nesta primeira etapa, de fazer a viagem do Mangueirão até a Antônio Baena com conforto, pois os veículos têm 104 lugares, são refrigerados e possuem sistema Wi-Fi gratuito, além de ter um ganho no tempo de viagem, já que a logística do BRT faz o percurso em tempo reduzido. Se a escolha for por um dos expressos que fazem a integração no Terminal Mangueirão também há ganho de viagem, pois os ônibus que atualmente se tornam expresso apenas do Entroncamento até São Brás farão o percurso expresso desde o Mangueirão, com ganho de até 20 minutos. Isso tudo sem contar com o fato de que, uma vez dentro do Terminal Mangueirão, o usuário pode fazer a integração em qualquer uma das linhas que desejar.

‘O usuário pode vir num ônibus expresso e trocar por um BRT ou por outro expresso, ou até mesmo pode pegar um alimentador e retornar à origem, tudo com uma única passagem. Esse último caso vai beneficiar, por exemplo, quem está em um dos conjuntos, como Sideral, e quer ir para Icoaraci. Com uma passagem a pessoa pode sair do conjunto em um dos expressos, descer no Terminal e pegar um ônibus que esteja seguindo rumo a Icoaraci’, comemora Gilberto.

A passagem poderá ser paga nos ônibus expressos e alimentadores, em uma das estações ou dentro do Terminal Mangueirão. ‘O pagamento será feito na origem do usuário. Se ele iniciar a viagem em um ônibus comum pagará a passagem no ônibus. Se for na estação ou no terminal, o serviço será pré-pago na entrada, não haverá a figura do cobrador dentro do BRT Belém. Uma vez dentro do sistema ele pode circular de forma universal e gratuitamente fazendo os transbordos’, detalha. Em todos os casos o Vale Digital, o Passe Fácil Estudantil e as gratuidades previstas em lei serão preservadas e tanto o terminal quanto as estações terão acessibilidade para idosos e deficientes físicos (inclusive o embarque e desembarque do BRT Belém nas estações e terminal será em nível, sem degraus).  

Serviço experimental

O caráter experimental de um serviço BRT é uma prática adotada em todas as cidades onde o modelo é implantado. Serve, entre outros motivos, para que a população e os operadores do sistema se acostumem com o novo fluxo viário, correções estruturais sejam realizadas caso necessário, e o sistema vá sendo ampliado ao longo do tempo, com a inserção de novas linhas alimentadoras, aumento da quantidade de estações, etc.

‘A fase experimental é regra, porque não é possível que o sistema durma de um jeito e acorde de outro, ainda mais em Belém, onde vivemos um modelo de sistema em vigor há cerca de 40 anos e que agora vai começar a mudar. Isso tem que ser feito de forma responsável, por etapas’, justifica o diretor geral da Semob. 

Informações: ORM News
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Justiça determina manutenção de cobradores em SP

Os ônibus da capital paulista do sistema estrutural devem continuar a ter cobradores, segundo decisão do Tribunal de Justiça de São Paulo. A informação é do Sindmotoristas – Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo.

A entidade estima que dos 32 mil cobradores, em torno de 13 mil já foram demitidos em 2015, sobretudo das linhas dos bairros, que eram operadas por cooperativas, e que a pouco tempo se transformaram em empresas, por determinação da prefeitura. O Sindmotoristas diz que a permanência dos trabalhadores garante 24 mil empregos.

O sindicato recorreu a justiça e a administração municipal perdeu nas instâncias estaduais. Depois, está última recorreu ao STF – Supremo Tribunal Federal. Mas o ministro Gilmar Mendes entendeu que este caso deve ser julgado pela justiça em São Paulo.

A prefeitura afirma que 96% dos passageiros pagam a passagem por meio do bilhete único, e que a manutenção dos postos de trabalho causa um impacto financeiro de R$ 1 bilhão. O prefeito Fernando Haddad afirmou que não haveria demissões, e que os trabalhadores seriam reaproveitados em outras funções.

Os projetos de sistemas de corredores de ônibus do tipo BRT (Bus Rapid Transit) preveem pagamento antecipado nas paradas, dando agilidade e velocidades aos coletivos.

Por Renato Lobo
Informações: ViaTrolebus
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Transporte nos Jogos Rio 2016: Linha 4 do metrô começa a operar em 1º de agosto

quarta-feira, 1 de junho de 2016

A partir do dia 1º de agosto, entra em funcionamento no Rio de Janeiro uma nova opção de transporte entre a Barra a Ipanema. Trata-se da Linha 4 do metrô, que começa a operar com as estações Nossa Senhora da Paz, Jardim de Alah, Antero de Quental, São Conrado/Rocinha e Jardim Oceânico. A informação é da Secretaria de Estado de Transportes (Setrans), que divulga o esquema de funcionamento do metrô durante os Jogos Olímpicos Rio 2016.

A Linha 4 irá operar das 6h às 23h entre os dias 1º e 4 de agosto. Durante os Jogos Olímpicos, de 5 a 21 de agosto, as cinco estações passam a funcionar entre 6h e 1h, de segunda a sábado, e entre 7h e 1h, aos domingos e feriados. Já na Linha 1, que liga a Tijuca a Ipanema, a operação acontece das 5h a 24h, entre 1º e 4 de agosto, das 5h à 1h30, nos dias úteis, e de 6h30 a 1h30, nos domingos e feriados. 

Nas 29 paradas da Linha 2, que vai da Pavuna a Botafogo, os trens circulam entre 5h e 24h, nos quatro primeiros dias de agosto e de segunda a sábado. Nos domingos e feriados, o horário muda: 7h às 24h. 

O cronograma prevê operações especiais em alguns datas. Uma delas é 5 de agosto, quando acontece no Maracanã a cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos. Neste dia, as Linhas 1, 2 e 4 funcionarão até 2h para atender os espectadores. 

O mesmo acontece nos dias 6, 12 e 13 de agosto, quando competições acontecem no período da noite no Parque Olímpico, na Barra. Em fase de testes desde janeiro, a Linha 4 recebeu a primeira viagem de carro no chamado eixo olímpico no último dia 22. De acordo com a Setrans, as cinco estações que compõem o percurso a ser aberto em 1º de agosto estão agora em fase final de acabamento.

Informações: Rio 2016
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Metroviários aceitam proposta salarial do Metrô de São Paulo

Em assembleia realizada na noite desta terça (31), os metroviários decidiram aceitar a proposta salarial do Metrô (Companhia do Metropolitano de São Paulo). Assim, não acontecerá a paralisação prevista para esta quarta-feira (1º).

Mais cedo, durante audiência realizada no TRT (Tribunal Regional do Trabalho) da 2ª Região, o Metrô apresentou a proposta de reajuste salarial de 10,03%. O aumento será efetuado em duas parcelas: a primeira retroativa ao dia 1º de maio e a segunda em novembro. O mesmo índice de 10,03% será aplicado para reajustar os demais benefícios, a exemplo do vale refeição.

A categoria dos trabalhadores pedia 10,82% de reajuste mais 6,59% de aumento real. Depois chegou a propor o aumento imediato de 10,03%, mas acabou por aceitar o reajuste salarial parcelado.

Informações: Do UOL, em São Paulo
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