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Apenas ônibus articulados poderão circular nos corredores exclusivos de São Paulo

sábado, 4 de julho de 2015

O novo formato de concessão de ônibus vai aumentar de oito para 27 áreas de atuação das empresas que prestam transporte público em São Paulo e terá três tipos de sistemas de operação. O sistema estrutural, que abrange apenas os corredores da capital, será dividido em cinco lotes, enquanto o sistema local, dentro dos bairros, operados pelas cooperativas, terá um total de 13 áreas. A novidade está em um sistema batizado de grupo local de articulação regional, composto por nove lotes. As informações foram publicadas em um decreto do prefeito Fernando Haddad (PT), no "Diário Oficial" desta sexta-feira, 3.

No atual formato, cada um dos oito lotes de concessão pode ser operado por mais de uma empresa. Agora, a Prefeitura vai exigir que as empresas formem sociedades para que apenas um grupo empresarial seja responsável por cada uma das áreas. O novo formato de operação, no sistema local de articulação, serão permitidos apenas ônibus do tipo "padron". Eles não poderão mais entrar em corredores. Com isso, a Prefeitura pretende diminuir a sobreposição de linhas nas faixas exclusivas à esquerda, deixando os corredores livres apenas para os ônibus do tipo superarticulado.

De acordo com Francisco Christovam, presidente do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de São Paulo (SP-Urbanuss), isso vai aumentar a velocidade dos ônibus nos corredores. "Uma linha que, por exemplo, sai de Pinheiros e vai para o Terminal Bandeira não pode usar o corredor, vai ter que ir por dentro, por outros caminhos. Hoje, isso não acontece", afirmou.

Com isso, segundo ele, os passageiros serão obrigados a fazer baldeações.

Ele também usou com exemplo o corredor da Avenida Rebouças. De acordo com Christovam, são mais de 20 linhas de ônibus no eixo. O ideal, de acordo com ele, é que se tenha quatro ou cinco linhas. Portanto, nos bairros ficarão ônibus pequenos, as áreas mais densas que passam perto de estações de Metrô e atravessam os corredores ficarão com ônibus médios, enquanto às faixas exclusivas serão para o veículos articulados.

Centro de controle

Ainda de acordo com o decreto, as empresas serão responsáveis por formar uma sociedade jurídica e criar um Centro de Controle Operacional (CCO). Para o presidente da SP-Urbanuss, este é o maior avanço do decreto. "Não tem cabimento 14 mil ônibus circularem na cidade de São Paulo sem acompanhamento em tempo real, para saber se os veículos estão muito carregados, presos no trânsito, atrasando partidas", afirmou. O desejo das empresas é que, além de representantes das garagem, o CCOs também tenham agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), da São Paulo Transportes (SPTrans), da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Como os veículos terão computadores de bordo, uma das exigências da Prefeitura para a concessão, os centros poderão saber a velocidade média de cada um dos ônibus. Caso as partidas dos terminais estejam atrasando, o CCO entra em contato com os motoristas e fiscais para normalizar a situação.

Remuneração

A forma de remuneração também será alterada na nova concessão, que terá um prazo de validade de 20 anos. O decreto não detalha custos e repasses - isso será determinado pelo edital de concorrência que será publicado nos próximos dias. No entanto, as pesquisas de satisfação dos passageiros devem influenciar nos repasses feitos pela Prefeitura. "Estimula a empresa a buscar a produtividade, atender melhor o passageiro. Temos absoluta consciência de que o serviço não feito não precisa ser pago. Mas o Poder Público não pode exigir velocidades mal dimensionadas", afirmou o presidente da SP-Urbanuss.

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No Recife, Trecho da Av. Dantas Barreto é interditado por conta de festa religiosa

Os usuários de ônibus que trafegam pela Avenida Dantas Barreto, no bairro de Santo Antônio, no Recife, devem ficar atentos às mudanças do trânsito no local. É que a partir desse domingo (5), um trecho da avenida, compreendido entre a Avenida N. Sª. do Carmo e a Rua São João, será interditado. 

A mudança acontecerá devido ao início da montagem dos equipamentos para a festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeiro do Estado de Pernambuco e da Cidade do Recife, que é comemorada no dia 16 de julho.

Com a interdição, sete paradas localizadas na Av. Dantas Barreto serão desativadas provisoriamente, são elas: nº180238, nº180239, nº180240, nº180241, nº180243, nº180244 e nº180245. Os usuários que utilizam uma das paradas desativadas, deverão se encaminhar para os seguintes pontos que serão implantados no canteiro central na pista Leste da Dantas: 

1. Lado oposto ao nº 691, logo após a Travessa São Pedro.
2. Lado oposto ao nº 777, em frente ao Shopping da Mídia (no Camelódromo)
3. Lado oposto ao nº 903, Casa dos Fogões. 

Para mais informações, os usuários podem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158. 

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Curitiba: Vagas para bicicletas em terminais incentivam transporte multimodal

A instalação de paraciclos nos terminais do transporte coletivo, iniciada em março, já foi concluída em 15 dos 20 terminais. São 180 vagas instaladas e a previsão é de que até o fim deste mês sejam, no total, 238 novos espaços para guardar bicicletas.

As novas vagas fazem parte do projeto da Prefeitura de Curitiba de incentivo ao uso da bicicleta, que inclui a ampliação e melhoria da rede de ciclovias, criação de ciclorrotas, implantação de vias calmas, com espaço prioritário para bicicleta ao longo das canaletas, novo plano de ocupação para bicicletários públicos e adoção de um sistema público de locação de bicicletas. No caso dos espaços nos terminais, a intenção é permitir o transporte intermodais.

A novidade tem agradado ciclistas e usuários do transporte coletivo, além de pessoas que utilizam serviços no entorno dos terminais.

“É uma excelente iniciativa, que merece aprovação e incentivo e que precisa ser ampliada para toda a cidade”, afirma o professor universitário André Ricardo Ribeiro. Mesmo sem utilizar a bicicleta em função de seus horários e pontos de deslocamentos, ele considera que toda iniciativa voltada à mobilidade sustentável e ao bem-estar do cidadão é positiva.

A doméstica Maria Regina de França, mãe de quatro filhos e avó de cinco netos, passou a andar de bicicleta no trajeto entre sua casa e o terminal. “Antes eu vinha de carro com o meu marido até aqui e pegava o ônibus para o meu trabalho no Centro, duas vezes por semana. Agora não dependo mais de carona. Venho de casa de bicicleta, ainda dou uma volta a mais para fazer um pouco de exercício, e daqui vou para o Centro de ônibus. Na volta, no horário de pico do trânsito, fica muito mais fácil. Chego no terminal e vou embora na hora”, diz Maria Regina, entusiasmada com o paraciclo no terminal Boqueirão. 

Ela mora na Vila Pantanal e deixa a bicicleta no Terminal Boqueirão. Conta que, na sua casa, todos usam bicicleta. “As crianças já vão aprendendo desde cedo, faz muito bem. E tendo onde deixar a bicicleta, no meio do caminho, fica melhor ainda”, afirma.

No terminal Pinheirinho, Antônio Romildo, que trabalha no mercado do Terminal, transportando compras dos fregueses, atesta a grande procura pelo paraciclo. “Tem dias que fica lotado, até motoristas e cobradores de ônibus estão vindo de bicicleta para entrar no turno de trabalho”, conta Adriano dos Santos, que trabalha com Antônio no mercado.

Além disso, a bicicleta passou a fazer parte dos projetos da cidade. No caso dos terminais de transporte, quando houver reforma e ampliação, contará com implantação de bicicletários, com a criação de espaços internos que não prejudiquem a operação dos ônibus e garantam a segurança de quem transita no terminal.

É o que deve  acontecer nos terminais de transporte dos eixos Leste e Oeste, que serão reformados para receber o novo Ligeirão da cidade. As obras da primeira etapa, de adequação da canaleta no início do eixo Oeste, estão em fase de licitação.

No caso dos paraciclos, eles são instalados de lado de fora do terminal, sendo uma opção para quem quer deixar sua bicicleta a meio do caminho. A localização é definida levando em conta o espaço disponível ao lado dos terminais, que contam com câmeras de segurança e guarda municipal. Diferentemente do bicicletário, onde há um funcionário cuidando das bicicletas, a segurança, no paraciclo, é de responsabilidade do proprietário.

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Tarifa para ônibus intermunicipais em SP sobe até 13,4% a partir de domingo

A tarifa das linhas de ônibus intermunicipais rodoviárias e suburbanas vai ficar mais cara a partir da 0h domingo (5) no estado de São Paulo. As passagens sobem 10,53% para o transporte rodoviário de passageiros e 13,4% para o suburbano.

Segundo a Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), as tarifas ficaram congeladas por 17 meses e tiveram aumento abaixo da inflação do período. O reajuste não se aplica às linhas da EMTU, que atuam dentro da Região Metropolitana de São Paulo.
Os bilhetes no valor antigo podem ser comprados até este sábado (4). Eles têm validade de um ano.

Rodoviário x suburbano
De acordo com a Artesp, as linhas rodoviárias são aquelas que operam em terminais rodoviários ou agências de vendas de passagens. Os veículos têm poltronas numeradas e bagageiro, não é permitido viajar de pé e o número de paradas é reduzido.

Já as linhas suburbanas são aquelas em que a cobrança de passagens é feita no interior do veiculo e as paradas são feitas em pontos ao longo de todo o trajeto. Os assentos não são numerados e é possível viajar em pé até a capacidade máxima do veículo.

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Itinerários de três linhas de ônibus são ampliados na Grande Goiânia

Três linhas de ônibus que ligam a capital aos municípios de Aparecida de Goiânia, Senador Canedo e Brazabantes, na Região Metropolitana, tiveram os itinerários ampliados nesta semana. Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), as alterações foram feitas após estudos técnicos constatarem a necessidade de melhoria ao atendimento aos moradores dessas regiões.

Com isso, os ônibus da linha 506 (Terminal Araguaia/Cepaigo) passaram a circular pela Avenida Goianazes, Rua Paracanas, Rua Jurema e Rua Tupinambas, em Aparecida de Goiânia. Antes os veículos faziam o trajeto circular somente pela Avenida Goianazes.

Já a linha 214 (Terminal Padre Pelágio/Brazabrantes) passou a atender também ao Setor Esplanada. Na região, os ônibus agora seguem pela Rua 13, no Setor Central, e pelas ruas 9, 14 e 5, no setor Esplanada Norte, voltando pela Rua 13, de onde continuam o itinerário normal. Para atender essa extensão, novos pontos de ônibus foram criados.

Por fim, a linha 331 (Terminal Senador Canedo/Boa Vista) também foi alterado. Dentro do Residencial Boa Vista, os ônibus passaram a trafegar pelas ruas BV 28, BV 17 e Joviano F. Araújo. O atendimento nas ruas BV 13 e Avenida Antônio Flávio Lima foi desativado.

Informações: G1 GO

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Fortaleza poderá ter paralisação de ônibus na terça

Enquanto o Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários do Ceará (Sintro) se mobiliza para a greve da categoria, agendada para começar na próxima terça-feira, 7, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Ceará (Sindiônibus) aposta em medidas judiciais para garantir a circulação de ônibus em Fortaleza.

De acordo com o advogado do Sindiônibus, Cleto Gomes, os empresários vão pedir ao Tribunal Regional do Trabalho (TRT) que exija do Sintro circulação mínima de 80% da frota nos horários de pico e 60% em outros horários. Ainda de acordo com o advogado, o sindicato tem uma ordem judicial de interdito proibitório, que impede manifestações a até 200 metros das garagens e pode multar e prender quem tentar impedir a circulação dos veículos.

Os dois sindicatos afirmam estarem abertos a negociações. No entanto, não há reuniões previstas entre as entidades. De acordo com o Sindiônibus, a proposta de 8,34% de reajuste no salário dos motoristas é a mais alta que os empresários podem oferecer.

Os motoristas e cobradores de transporte público pedem aumento salarial de 13%, vale-alimentação de R$ 13, cesta básica de R$ 130 e redução do intervalo de lanche e descanso de duas horas para 30 minutos. Segundo o presidente do Sintro, Domingo Neto, os trabalhadores estão dispostos a voltarem à mesa de negociações desde que os empresários ofereçam uma proposta melhor ou “provem que não é possível fazer o reajuste”.

Por Fábio Lima
Informações: O Povo Online
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Em Salvador, Linhas de ônibus têm novos pontos de parada

Quem precisou pegar ônibus na Estação Iguatemi, teve que ter uma maior atenção. Tudo por conta do remanejamento de 15 linhas de ônibus que passavam pelo local e tiveram trecho do itinerário alterado já que as obras da Linha 2 do metrô de Salvador estão sendo realizadas. Além das linhas que rodam pela cidade, outras 27 linhas da região metropolitana também tiveram alterações.

Desde a última quinta-feira, doze destas quinze linhas que rodam para o subúrbio do município, vindos da Avenida Tancredo Neves, agora terão que acessar o início da Avenida Paralela e farão o retorno no viaduto Luis Eduardo Magalhães.

Com a mudança, os novos pontos de parada desses coletivos são a passarela que fica em frente a Madeireira Brotas e a Plataforma 1 do terminal em frente a Estação Rodoviária.

Já as três linhas restantes, que vinham pela Avenida ACM, em direção a Paralela, passam a trafegar também pela Tancredo Neves. Agora, os pontos de parada desses coletivos são na Avenida ACM, no ponto de ônibus em frente ao G Barbosa, além de outro ponto em frente ao Centro Empresarial Iguatemi. A mesma situação vale para os coletivos da região metropolitana.

A equipe da Tribuna da Bahia esteve, na manhã de ontem, na Estação Iguatemi, além do Terminal da Rodoviária e verificou que agentes da Transalvador estavam nos locais passando orientação aos motoristas que ainda tinham algumas dúvidas. Alguns até chegaram a fazer o trajeto anterior, passando por dentro da Estação, mas logo eram advertidos pelos funcionários do órgão de trânsito.

Avisos
Para os passageiros, funcionários da CCR – concessionária que administra a Estação Iguatemi – estavam distribuindo avisos com informações relativas às mudanças nas linhas. Além disso, banners foram colocados tanto na estação como nos novos pontos dando o mesmo aviso. Segundo os funcionários, muitas pessoas ainda estavam um pouco perdidas, mas não houve registro de confusão.

No entanto, alguns deles se queixaram. “Estou aqui nesse vai-e-vem há mais de 40 minutos esperando um ônibus para a Barroquinha. Quando cheguei no Estação, disseram que era pra eu vir pra cá, para a Rodoviária”, reclamou o aposentado Hamilton Santana. “Eu pegava um ônibus para a Avenida Paralela aqui. Agora, eles me informaram que o meu ponto foi modificado. Acho que faltou um maior aviso”, falou a dentista, Juliana Araújo.

Mas também tiveram aqueles que disseram que tudo era uma questão de adaptação. “Eu não estava sabendo das mudanças. Mas, quando cheguei na estação, o fiscal me informou que meu ônibus agora passa aqui. Acho que está tudo tranqüilo”, disse a caixa, Rita de Cássia Santos Silva, que esperava um coletivo para Paripe. A mesma sensação teve o sapateiro, Aristóteles Santos. “Estou indo para Lauro de Freitas e não tive nenhum problema em conseguir informação”, contou.

Segundo a assessoria de comunicação da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), as mudanças vão acontecer enquanto durarem as obras do metrô na região pela concessionária – as obras no trecho das estações Acesso Norte, Detran e Rodoviária devem ficar prontas até fevereiro de 2016. Mas adiantou que as outras linhas que ainda rodam dentro da Estação Iguatemi devem, futuramente, também sair do local – não havendo prazo para tal –, já que a previsão é de que, no local, funcione uma sala de apoio ao metrô de Salvador.

O que mudou
As linhas do Subúrbio que foram remanejadas para o terminal rodoviário e para o ponto em frente a Madeireira Brotas são:
-- Vista Alegre/Pituba (1534); Paripe/Pituba (1611)
-- Paripe/Rodoviária (1612); Plataforma/Pituba (1616)
-- Alto do Cabrito/Boa Vista do Lobato–Pituba (1622)
-- Alto de Coutos/Pituba (1634)
-- Mirantes de Periperi/Boca do Rio—Rodoviária (1637)
-- Mirantes de Periperi/Boca do Rio—Rodoviária (1637 - 01)
-- F.Coutos/Pituba (1643)
-- Base Naval/Pituba (1644)
-- Alto de Santa Terezinha—Rio Sena/Pituba (1645)
-- São João do Cabrito/Pituba (1652)

Já as linhas que agora param nos pontos que estão em frente ao G Barbosa e ao Centro Empresarial do Iguatemi são as seguintes:
-- Parque São Cristóvão/Barroquinha (1034)
-- Vale dos Rios—Stiep/ Lapa (0919)
-- Conjunto Marback/Barroquinha (0923)

Por Yuri Abreu
Informações: Tribuna da Bahia
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Protesto de motoristas de ônibus travou trânsito no Centro do Recife

sexta-feira, 3 de julho de 2015

Um protesto de motoristas de ônibus organizado pela Central Sindical Popular travou o trânsito em parte do Centro do Recife , durante aproximadamente duas horas, até o começo da tarde desta sexta-feira (3). Rodovários desceram dos ônibus em frente à Agência Central dos Correios, na Avenida Guararapes, e impediram o tráfego de veículos.

De acordo com a Companhia de Trânsito e Transportes Urbanos (CTTU), a Guararapes e uma faixa da Avenida Conde da Boa Vista ficaram completamente paradas. O órgão interditou a Conde da Boa Vista, no trecho que vai da Rua do Hospício até a Avenida Guararapes. Os ônibus voltaram a circular pouco antes das 13h.

Segundo Genildo Pereira, assessor de comunicação do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco, essa mobilização não é oficial. "Essa atuação não é feita por gente ligada a nós. O Sindicato dos Rodoviários está em plena campanha salarial. Temos inclusive uma reunião marcada para segunda, às 14h, no Grande Recife Consórcio de Transporte", afirmou.

Os manifestantes disseram que entregaram, há mais de 30 dias, uma pauta de reivindicações à Urbana-PE, entidade que reúne os donos das empresas de ônibus. Entre os pedidos estão reajuste salarial de 30% e aumento no tíquete-refeição. Como, segundo eles, não houve avanço nas negociações, o grupo decidiu suspender as atividades nesta manhã.

Em nota, o Grande Recife Consórcio de Transporte disse que foi "surpreendido com a paralisação de alguns ônibus na manhã dessa sexta-feira (3), no Centro do Recife. A equipe de fiscalização do Consórcio constatou que havia sete veículos obstruindo a circulação do trânsito. O fato foi identificado e as empresas serão notificadas por abandono de direção e estacionamento irregular do veículo. As empresas possuem um prazo de oito dias úteis, a partir do recebimento do auto, para apresentação de recurso de defesa".

A Urbana-PE informou, através de nota, "que o serviço de transporte público por ônibus foi restabelecido em sua totalidade após paralisação ilegal promovida por dissidentes do Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco. A Urbana-PE reforça que estabeleceu entendimento com o Sindicato dos Rodoviários de Pernambuco junto ao Ministério Público do Trabalho, garantindo que nenhuma paralisação ou protesto deveriam ser promovidos até o final das negociações do dissídio coletivo da categoria. Lamentavelmente, esse entendimento foi descumprido e, mais uma vez, a população e economia local foram penalizados por um movimento que busca apenas projeção política para projetos individuais e não contribui para a negociação coletiva em andamento".

Informações: G1 PE

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Três novos trens entram em operação na SuperVia

A Secretaria de Estado de Transportes, em parceria com a SuperVia, informa que três novos trens chineses entraram em operação nesta quinta-feira. As composições circularão em operação assistida durante uma semana e serão gradualmente inseridas à grade do sistema ferroviário. Ao todo, 71 dos 100 trens chineses adquiridos pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro já estão circulando, o que permite a oferta de mais de 85% dos lugares em composições com ar-condicionado.

Para garantir a segurança dos passageiros, os carros contam com sistema que não permite a abertura de portas durante as viagens e são equipados, ainda, com passagem interna entre os vagões, circuito interno de câmeras, bagageiro e painéis de LED. Cada trem comporta até 1.200 passageiros.

A entrada em operação desses três trens permitiu aposentar mais de 60 composições dos modelos mais antigos e representa mais um passo no processo de modernização que será concluído em 2016, quando os passageiros da SuperVia terão à disposição uma frota 100% refrigerada. Atualmente, mais de 650 mil pessoas usam os trens diariamente.

Informações: Jornal do Brasil
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Metrô do Recife sofre com lixo colocado pelos usuários

Lixo, lixo e lixo. É só andar pela cidade – seja em bairros populares ou sofisticados – para se observar o descarte indevido de detritos em ruas, rios, praias, praças. Como mostrou o JC de quarta-feira, a culpa pela seboseira não é só do poder público. Mas sobretudo da população, carente de educação doméstica. Pois agora as reclamações que chegam à coluna vêm do metrô. São enviadas por usuários e até pelos próprios servidores. Eles se queixam da sujeira em escadarias, trilhos, vagões. “Nossa cidade é suja, e somos parte disso. Os trens são limpos a cada viagem, mas no quesito educação, o passageiro ainda tem muito o que aprender”, desabafa um funcionário do Metrô do Recife (Metrorec). “Uso esse meio de transporte, mas acho que a principal fonte da sujeira são os ambulantes”, acusa o economista Henrique Inojosa Cavalcanti. Conta que os “vendedores” não se limitam a oferecer as mercadorias. “Gritam, empurram, transportam sacos enormes e até ameaçam os passageiros”, diz o bancário.
Foto Ricardo Labastier

Ele já foi até ameaçado de levar uma facada, só porque exigiu o seu direito livre de ir e vir. “As autoridades não fazem nada, mas é porque não querem”, conclui. O leitor faz comparação. “Qualquer cidade civilizada não possui ambulantes no metrô”. Lembra que na última sexta-feira pegou um trem em Camaragibe, e que estava repleto de camelôs. “Já fui ameaçado por um deles, só porque reclamei dos empurrões”. Ele relata, em e-mail enviado ao JC nas ruas, que os ambulantes fazem uma corrente para avisar sobre uma eventual fiscalização. “Mas nem precisa, porque quando o metrô abre as portas, não se vê fiscal nenhum”. E indaga: “as câmeras existem prá quê”?     A Companhia Brasileira de Transportes Urbanos (CBTU) gasta R$ 9 milhões por ano para recolher lixo em trilhos, trens e estações. Mas não informou a quantidade de detritos recolhidos.  Henrique  reside em Camaragibe e trabalha em uma agência bancária no Recife Antigo.

“Com relação ao metrô, o que acho mais absurdo é a situação dos ambulantes, porque parece uma coisa sem controle. Na estação Joana Bezerra, eles invadiram a área completamente. E quando se olha para os trilhos, o que se vê é um mar de garrafas plásticas de água mineral. Os vigilantes parecem não querer problemas para eles, porque nada fazem, só observam. Os passageiros contribuem, porque compram dos ambulantes e descartam o material no chão, nos trilhos do metrô, em todo lugar. Já vi turistas pasmos com aquela situação selvagem no metrô. Nas estações, vemos escadas rolantes quase sem funcionar, sujeira, superlotação, fiscais que não fazem nada”, relata. Conta que quem reclama dos empurrões pode até se dar mal. Para o passageiro, viajar de metrô é um suplício. “Nunca presenciei assalto em metrô, mas há uns seis meses atrás, peguei um trem por volta das oito da noite, e de repente arremessaram uma pedra do lado de fora que quebrou uma das janelas do vagão onde eu estava. Foi vidro para todo lado. Quando desci, avisei a um segurança da estação de Camaragibe”.

E relata que quem leva empurrão, pode até se dá mal se exigir mais educação dos outros passageiros. “Outra vez, reclamei a um homem que dizia pertencer a entidade que ajudava a drogados, e estava vendendo canetas.Reclamei porque viajava tranquilo e ele passou empurrando passageiros que estavam de pé. Ele começou a me xingar, quando desci na Estação de Camaragibe. Na porta, ele gritou para mim: “Da próxima vez que te encontrar, estarei com uma faca. Quando cheguei em casa, enviei e-mail para o Disk-denúncia”, conta.

Informações: JC Online
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Prefeitura do Rio vai inaugurar VLT do Centro com 10 paradas a menos

quinta-feira, 2 de julho de 2015

A nove meses do início da operação comercial do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Centro, o projeto ainda passa por redimensionamento das linhas. Em vez dos 42 pontos de embarque e desembarque anunciados na época da licitação, o sistema contará, de fato, com 32 paradas, 10 a menos do que o projeto original. Além disso, alguns trechos do traçado previsto inicialmente foram suprimidos.

Antes, o plano de implantação previa seis linhas interligando o Centro à Zona Portuária. Agora, a prefeitura ainda estuda quantas rotas serão criadas sobre o que considera os dois eixos do sistema — um conectando a rodoviária ao Aeroporto Santos Dumont, e outro, a Central do Brasil à Praça 15.

Segundo o secretário especial de Concessões e Parcerias Público-Privadas do município, Jorge Arraes, as linhas do VLT estão sendo revistas à medida que a Secretaria Municipal de Transportes estuda a reconfiguração dos trajetos dos ônibus.

“O VLT, por definição, é um meio de transportes integrador com os demais e vai diminuir a quantidade de ônibus circulando na cidade. Em função do estudo das linhas de ônibus, vamos fazer um novo estudo do serviço e das linhas do VLT”, explicou.

Comparando os mapas, é possível ver que o passageiro que sair das barcas na Praça 15 não terá mais ligação direta para o aeroporto. Ele vai precisar pegar um VLT até a Rio Branco e outro para o Santos Dumont. Outro trecho deixado de lado é o que ligaria a estação São Diogo, na região da Leopoldina, até a Central em linha paralela aos trilhos da SuperVia.

Segundo o secretário, algumas composições começarão os testes nos trilhos em dois meses. Ele afirma que o sistema será inaugurado em abril de 2016.

Primeira composição chega ao Rio

A primeira composição do VLT, fabricado na França, chegou ao Rio na sexta-feira e permanece no Porto. Além da primeira, mais quatro composições virão do país europeu e outras 27 serão produzidas em Taubaté (SP).

A partir deste sábado, às 14h, novas vias do Centro terão alterações para a continuidade das obras. A Praça da República será interditada entre a Presidente Vargas e Rua da Constituição. As obras fecham também novo trecho da Rua da Constituição, entre a Praça da República e a Rua Gomes Freire. Os cruzamentos ao longo das vias serão mantidos, e a Rua República do Líbano passará a operar em mão invertida.

Haverá mudança em itinerários de ônibus da região a partir das 14h de sábado, 4 de julho.

Por Gustavo Ribeiro
Informações: O Dia
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Em um ano, Move BH elevou em 0,8% número de passageiros

Números da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) mostram que em um ano de operação, o Move fez crescer em 0,8% o número de passageiros de ônibus na capital. O sistema é a principal aposta para reverter a queda de usuários no transporte por ônibus, que, em três anos, perdeu mais de 75 milhões de viagens individuais. Mas, segundo especialistas, se quiser fazer com que milhares de pessoas troquem o carro pelo transporte coletivo, a Prefeitura de Belo Horizonte terá que tirar do papel os investimentos previstos no Plano Diretor de Mobilidade Urbana (PlanMob), que estão estagnados.

O Move foi inaugurado em março de 2014. Nos 12 meses anteriores, foram transportados 441 milhões de passageiros nos ônibus de Belo Horizonte. Um ano depois, esse número passou para 445 milhões – 0,8% a mais. O resultado, apesar de tímido, reverte a tendência de queda de usuários no sistema que se intensificou a partir de 2011 e é uma das metas do PlanMob.

“A concorrência com o veículo particular não é fácil, mas é um dos objetivos do Move. A nossa meta é conseguir pelo menos evitar a tendência de queda, agora conseguimos inverter essa curva, mesmo que discretamente”, afirmou o diretor de transporte público da BHTrans, Daniel Marx. Ele garante que o Move tem capacidade para receber mais usuários com a estrutura atual já instalada.

Investimentos. Apesar do otimismo do diretor, especialistas em transporte público afirmam que, se não houver novos investimentos em ampliação do Move e das linhas de metrô da capital, não haverá avanços superiores a esse.

O PlanMob prevê um cenário de mudanças drásticas para 2020. Entretanto, em cinco anos, apenas uma pequena parte do BRT – sistema rápido de transporte – saiu do papel. A meta é ter 160 km de BRT, mas há apenas 23 km, e as expansões do sistema estão paralisadas por falta de verba. A grande promessa, a obra do metrô, está parada esperando entendimento sobre o projeto a ser executado.

Professor do departamento de Engenharia de Transportes da UFMG, Dimas Gazzola não acredita que apenas o Move vai retirar usuários do carro. “Só será possível fazer uma transferência sustentável do carro para o transporte público quando houver um sistema diversificado. Hoje, 90% dos deslocamentos no transporte público são de ônibus. Sem um sistema alternativo, a concorrência com a qualidade do automóvel nunca será atrativa.”

Na avaliação de Tiago Gonçalves da Costa, arquiteto e especialista em planejamento urbano, falta prioridade por parte dos governantes. “Não falta planejamento. Temos o plano municipal, o plano para os trens metropolitanos e o projeto do metrô. Faltam execução e vontade política”, explica.

Por Bernanrdo Miranda e Bárbara Ferreira
Informações: O Tempo
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No Rio, Detro retira 34 coletivos de circulação e aplica 85 multas

quarta-feira, 1 de julho de 2015

O Departamento de Transportes Rodoviários (Detro), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Transportes, realizou nesta quarta-feira (01), operação em 12 terminais rodoviários do estado, com objetivo coibir as irregularidades no transporte intermunicipal de passageiros por ônibus. Entre 6h e 10h, os agentes aplicaram um total de 85 infrações, retirando de circulação 34 coletivos. ?Ao todo, foram aplicadas multas no valor de R$ 124.382,48.
Marcelo Carnaval / Agência O Globo
Na Região Metropolitana, foram registradas 58 infrações, sendo Niterói o município com maior número de irregularidades flagradas, totalizando 19 multas. Já no interior, das 27 infrações aplicadas, 10 foram em Campos dos Goytacazes. 

As principais irregularidades flagradas foram: má conservação dos veículos, dupla função de motorista em ônibus urbano com espaço para o trocador, elevador de cadeirante inoperante, falta do selo de vistoria, documentação irregular, entre outros.

As equipes atuaram simultaneamente na rodoviária Novo Rio, nos terminais Américo Fontenelle (Central do Brasil), João Goulart e Roberto Silveira (Niterói), além dos terminais de Alcântara, Magé, Nova Iguaçu, Cabo Frio, Araruama, Barra Mansa, Volta Redonda e Campos dos Goytacazes.

Este ano, o Detro intensificou as fiscalizações na frota regular. Desde janeiro, já foram infracionados em todo o estado 2.151 ônibus regulares e outros 850 retirados de circulação. Além da operação de inteligência, o Detro também utiliza as denúncias feitas pela população para direcionar as ações de fiscalização. 

Informações: Jornal do Brasil

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Em João Pessoa, Motoristas de ônibus decidem entrar em greve a partir de terça-feira

Os motoristas, cobradores e outros profissionais do transporte coletivo urbano de João Pessoa decidiram, em assembleia realizada nesta quarta-feira (1º) em João Pessoa, entrar em greve por tempo indeterminado a partir da próxima terça-feira (7). Segundo a assessoria de imprensa do sindicato dos motoristas, a decisão sobre a greve foi unânime e deve envolver 100% dos funcionários. "Todos os ônibus vão parar na terça-feira. Só vamos considerar a implantação de uma frota mínima caso alguma medida judicial seja tomada", disse.

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Demais Trabalhadores dos Transportes de Passageiros Urbanos do Município de João Pessoa, Antônio de Pádua, explicou que a proposta inicial da categoria era de reajuste de 14%, que, posteriormente, foi diminuída para 12%. Apesar disto, os empresários teriam oferecido uma contraproposta de 6%. Os trabalhadores pedem também um aumento no ticket alimentação.

“Reduzimos nossa proposta inicial com base no INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) relativo aos últimos 12 meses, mas a contraproposta foi muito abaixo desse patamar, inclusive longe do INPC acumulado. Além de oferecer apenas esses 6%, ainda pretendem congelar os demais benefícios, como plano de saúde e ticket alimentação, mantendo o que ficou decidido no ano passado. Essa proposta está longe da realidade e não mudaremos de ideia sem uma proposta passível de negociação”, afirmou.

Por outro lado, o presidente do Sindicato das Empresas de Transportes Coletivos Urbanos de João Pessoal (Sintur-JP), Alberto Pereira, disse que os empresários não têm como elevar a proposta de aumento. “Estamos trabalhando no vermelho, com uma tarifa defasada, com queda acentuada de passageiros e consequente redução da receita, além de acumularmos vários aumentos, principalmente do óleo diesel, que é o segundo maior custos das empresas”, afirmou Alberto Pereira.

Ainda segundo o presidente do Sintur-JP, a classe dos empresários das empress de transporte coletivos espera que os trabalhadores sejam sensíveis a essa realidade de crise e entendam que uma greve, na atual conjuntura, só vai prejudicar a população. Para Alberto Pereira, a tarifa praticada na cidade deveria ser de, pelo menos, R$ 2,80. “A própria tarifa técnica calculada pela Semob quando da última recomposição tarifária, já acusava um valor maior do que foi aprovado, de forma que estamos trabalhando com uma tarifa que não está cobrindo os custos já há algum tempo”, destacou.

Segundo Antônio de Pádua, na segunda-feira (6) será realizada uma reunião no sindicato às 18h. "No local, será decido os termos da paralisação e, por volta das 23h, está programada uma caminhada para a Lagoa, onde, exatamente à meia-noite deflagraremos a greve”, explicou.

Informações: G1 PB

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