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Estações da CPTM da Linha 11 - Coral terão distribuição de livros

quinta-feira, 14 de maio de 2015

No mês em que celebra os 23 anos de sua criação, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) promoverá mais uma ação de incentivo à leitura. Intitulado Livro Livre, o projeto será realizado na Linha 11-Coral, que neste mês também comemora os 15 anos da implantação do serviço Expresso Leste.

A distribuição de livros será realizada na estação Mogi das Cruzes, na próxima sexta-feira (15/05), das 10h às 13h. A estação Corinthians-Itaquera receberá a ação no sábado (23/05), no mesmo horário.

Os usuários que passarem pelas estações participantes do projeto encontrarão as bancas de doação de livros, com diversos exemplares. Entre as publicações disponíveis, destacam-se clássicos nacionais e estrangeiros, livros didáticos, infanto-juvenis, religiosos e de autoajuda.

A iniciativa estimula o bookcrossing, ação que incentiva o ato de ler e repassar o livro para outra pessoa, compartilhando o conhecimento adquirido. Além de contribuir cedendo o espaço para os projetos, a CPTM também fornece novos livros para distribuição.

Na estação Mogi das Cruzes, a ação será realizada em parceria com o Lions Clube Mogi Itapety, que já disponibilizou mais de quatro mil exemplares para a região. Já na estação Corinthians-Itaquera, a distribuição tem como parceiro o Projeto Adote um Livro, que também divulga o hábito do bookcrossing.

O projeto Livro Livre 

Desde 2006 a CPTM realiza o projeto Livro Livre, que neste ano chega à sua 10ª edição, promovendo uma corrente de leitura entre os usuários das seis linhas da companhia. A iniciativa propõe estimular o hábito da leitura, a partir da proposta de ler e repassar adiante os livros adquiridos nas estações participantes. 

Na última edição, em 2014, a ação foi realizada em 13 estações. Algumas delas, como Luz, Ipiranga, Palmeiras-Barra Funda, Brás, Francisco Morato, Vila Olímpia, Mogi das Cruzes, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra também receberam exemplares para serem disponibilizados aos empregados. 

Além da troca e circulação dos exemplares, o Livro Livre conta ainda com intervenções lúdicas e culturais, incluindo encontros com escritores e editores convidados pela CPTM. Nas nove edições já foram distribuídos mais de 130 mil títulos. 

Para quem quiser contribuir com a iniciativa, as doações podem ser feitas durante todo o ano nas estações da CPTM. 

Serviço: 
Evento: Projeto Livro Livre
Local: Estações Mogi das Cruzes 
Data: 15/05, sexta-feira, das 10h às 13h 
​Local: Corinthians-Itaquera 
Data: 23/05, sábado, das 10h às 13h


Informações: CPTM
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Porto Alegre terá cinco áreas com velocidade limitada em 30km

A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) confirmou para 18 de maio, segunda-feira, pregão eletrônico para selecionar empresa de sinalização de implantação do projeto da Zona 30 em cinco áreas da cidade. No mesmo dia, haverá pregão de licitação para um total de 57 Paradas Seguras a serem instaladas na avenida Ipiranga. 

Nas áreas de Zona 30, serão implantadas placas indicativas de velocidade máxima permitida em 30 quilômetros por hora, com critérios de escolha definidos pela equipe técnica de planejamento de trânsito da EPTC, para uma maior segurança dos pedestres e ciclistas. Também haverá reforço por lombadas físicas, pinturas no asfalto, faixas de travessias de pedestres elevadas, além de estreitamento de pista para veículos.

De acordo com a arquiteta Carla Meinecke, gerente de projetos de trânsito da EPTC, a Zona 30 é um projeto de engenharia viária utilizado em diversos países europeus, como Alemanha, França e Bélgica, que busca modificar a cultura e alertar a todos para uma circulação mais segura, com uma identidade visual própria e um amplo reforço de sinalização de trânsito. "Com isso, queremos tornar as ruas mais amigáveis, reduzir os conflitos e dar mais espaço para as pessoas", avalia. 

Zona 30 e Paradas Seguras - Os projetos de Zona 30 e Paradas Seguras foram aprovados pela Caixa Econômica Federal e a prefeitura. Em outubro do ano passado, receberam a garantia de verba do Ministério das Cidades, via Caixa Econômica Federal, no valor de R$ 1,4 milhão, além de aporte da prefeitura. A conclusão das cinco Zonas 30 e das 57 paradas seguras está prevista para o segundo semestre do ano.

Locais - A prioridade de implantação deste projeto, de ostensiva sinalização e disciplinamento viário, compreende locais de interior de bairros onde há desrespeito à velocidade e índices de acidentalidade, de acordo com dados estatísticos, assim como regiões onde há escolas e praças. De acordo com estudos técnicos e encontros nos Centros Administrativos Regionais (CARs), as cinco primeiras Zonas 30 da Capital ficarão localizadas nas seguintes áreas, com muitas características residenciais:

Cristal: ruas Butuí e Inhanduí. Na área estão a Escola Municipal Professor Eliseu Paglioli Especial, o Posto de Saúde Cristal Divisa e a Escola Estadual de Primeiro e Segundo Grau Professor Elpídio Ferreira Paes.

Vila João Pessoa: a área contempla a avenida Luiz Moschetti, limite entre os bairros Vila João Pessoa e Cel. Aparício Borges. Destaca-se a existência de uma praça, um posto de saúde e, no entorno próximo, a existência de três escolas.

São Geraldo: a área abrange o quadrilátero formado pelas avenidas São Pedro, Pernambuco, Maranhão e Amazonas, no bairro São Geraldo. A região possui cinco entradas, sendo as principais pelas avenidas Pará e Bahia. Destaca-se a existência de quatro escolas e diversos restaurantes, o que ocasiona uma quantidade significativa de deslocamentos a pé pela região, em diferentes horários.

Rubem Berta: rua Wolfram Metzler, uma das principais vias deste populoso bairro da Capital. Conta com uma escola municipal e uma estadual; cinco creches comunitárias, três linhas de ônibus e uma de lotação; posto de saúde e posto da Brigada Militar, além de uma igreja e diversos templos;  um CTG, várias entidades esportivas; clube de mães, grupo de terceira idade, o que proporciona uma quantidade significativa de deslocamentos a pé pela região, em diferentes horários.

São Sebastião: a área de estudo contempla a avenida João XXIII. Destaca-se a existência de um centro comercial de grande porte, uma escola estadual e o Terminal Triângulo, além de estabelecimentos comerciais de pequeno porte na via e imediações.

Informações: EPTC
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Tarifa de ônibus pode passar para R$ 2,70 em Belém

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Em reunião nesta terça-feira (12), o Conselho Municipal de Transporte aprovou o reajuste da passagem de ônibus da capital para R$ 2,70. A proposta representa um reajuste de 12,5% em relação aos atuais R$ 2,40. Para entrar em vigor, o aumento precisa ser homologado pelo prefeito Zenaldo Coutinho.

Este reajuste corresponde a planilha elaborada pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob). A outra proposta apresentada para o conselho havia sido feita pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belém (Setransbel) e fixava o reajuste em 15%, propondo tarifa de R$ 2,76.

Segundo a titular da Semob, Maísa Tobias, foi levado em consideração o poder aquisitivo da população durante a votação do conselho, mas o aumento de insumos com mão de obra e o preço dos combustíveis pesou no preço final da passagem.

"Foram apresentados cálculos técnicos que contemplam todos os insumos, os custos e investimentos necessários para que se faça o preço do serviço. É bom frisar que foi colocado como pauta a necessidade de investimentos, que é um dos motivos da tarifa ser reajustada", disse Tobias.

Ainda assim, o aumento só foi aprovado pelo conselho com a condição de que as empresas de ônibus invistam em qualidade, capacitando motoristas, cobradores e renovando a frota de ônibus. Procurado pelo G1, o Setransbel ainda não se manifestou sobre o aumento.

Informações: G1 PA
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SPTrans nega redução de linhas e desemprego

A São Paulo Transportes (SPTrans), empresa da Prefeitura que administra a frota de ônibus da capital, negou na terça-feira, 12, que a nova licitação do transporte coletivo da cidade vá reduzir o número de linhas.

Em nota, a empresa afirma que "os vencedores da nova licitação do transporte coletivo municipal contratarão os empregados que já trabalham no sistema atualmente", evitando, assim, as demissões de motoristas e cobradores.

De acordo com o texto, "a licitação, cujo edital será lançado ainda no primeiro semestre deste ano, vai estabelecer a quantidade de veículos que deverão ser colocados em cada região e em cada grupo de linhas, respeitando critérios como demanda e modelo de ônibus".

A nova licitação foi objeto de uma única audiência pública, em março. No encontro, foi informado que as atuais empresas poderão participar da concorrência, "caso atendam às condições previstas no edital, que está em fase de elaboração", segundo a SPTrans.

A reportagem pediu entrevista com o secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, mas não foi atendido. A Prefeitura também não informou quantas são as empresas interessadas na nova licitação.

Paralisação
Sobre o protesto de terça-feira a empresa "reitera a necessidade do restabelecimento de diálogo entre trabalhadores e empresários que operam o sistema de transporte coletivo", diz outra nota.

O prefeito Fernando Haddad (PT) comentou a paralisação durante entrevista para o Jornal da Gazeta, da TV Gazeta. Ele afirmou esperar que motoristas e cobradores mantenham o diálogo para evitar paralisações.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.
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População elogia BRT da Bezerra de Menezes em Fortaleza

O corredor exclusivo de ônibus da Avenida Bezerra de Menezes foi instalado no dia 18 de abril, com o objetivo de dar mais fluidez no trânsito da região, sobretudo dos ônibus. Todavia, após a mudança já houve reclamações quanto à ciclofaixa e um acidente com morte foi registrado no corredor central. Os 8,2 km de extensão de faixa exclusiva para as 26 linhas de ônibus que passaram na via e a implementação do embarque no canteiro central deixaram alguns passageiros desorientados. Sinal de que um pouco de orientação – ou educação – resolveria o problema.
FOTO: Tribuna do Ceará/ Rosana Romão
O Tribuna do Ceará percorreu a área e registrou pessoas andando na ciclofaixa, ciclistas parados conversando atrapalhando quem estava pedalando, carros avançando o sinal vermelho e passageiros de ônibus atravessando a avenida fora da faixa de pedestre. Os usuários do transporte público são os que mais sofrem com a mudança. Além de terem que procurar o local das paradas, alguns contam que os ônibus não param e o tempo de espera até o próximo veículo é longo. Confira as percepções dos cidadãos que trafegam pela Avenida Bezerra de Menezes.

Pedestre

A pedestre Silvia Falcão precisou atravessar a Avenida Bezerra de Menezes para chegar ao North Shopping, mas não se incomodou em ir andando pela ciclofaixa, local exclusivo para o tráfego de bicicletas. Ela teve sorte de não haver nenhum ciclista no momento. “Eu tive o cuidado de observar. Como o percurso era curto, eu preferi vir por aqui, porque se eu fosse dar a volta para vir pela faixa ia demorar muito”, confessa. Todavia, ela aprova a mudança. “Se cada um tiver seu espaço, dá certo”, completa.

Ciclista

O pintor Afonso Bezerra usa a bicicleta diariamente como meio de locomoção para o trabalho. Como precisa se deslocar para vários destinos, a praticidade de bicicleta o ajuda e faz reduzir o tempo no trânsito. Com a implantação da ciclofaixa na Avenida Bezerra de Menezes, o trajeto de Afonso ficou mais rápido. “Olha, pra mim está bom. Tenho um espaço só pra mim, é uma maravilha. As árvores nem atrapalham, eu acho é bom que dá uma sombrinha”, comemora.

Motorista

Para o engenheiro Antônio Silva, o sistema é benéfico, mas seu funcionamento depende da colaboração dos usuários. Como motorista, ele aprova a mudança e afirma que seu trajeto ficou mais veloz. “Foi bem projetado, de uma forma que cada tipo de deslocamento tem o seu espaço. Se cada um souber a sua função e respeitar as outras, funciona. Acho que o que falta mesmo é orientação”, opina.

Usuário de ônibus

A auxiliar de produção Maria Liduína de Oliveira utiliza o serviço de transporte público para ir e voltar do trabalho. Para isso, precisa pegar ônibus na parada do North Shopping. “Tá desorganizado demais. Você vê essa multidão aqui, ninguém sabe para onde vai. Eu pensei que a minha parada ainda fosse na rua, mas soube que agora é nesse corredor”, conta. Apesar de gostar da rapidez no trajeto do ônibus, ela critica a forma como acontece o embarque e desembarque. “O sinal fecha para a gente atravessar a rua, mas tem carro que não respeita. Tem que ter muito cuidado. Até quando o ônibus vem, pode até atropelar alguém que esteja atravessando. Eu não confio não, mesmo com o sinal fechado fico com medo de passar”, desabafa.

Orientação

O fiscal da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor) Almeida de Oliveira permanece no corredor das 16h às 22h, mas garante que durante todo o dia há orientação para os pedestres e usuários de ônibus. “É um movimento muito intenso, tem hora que não dá pra dar atenção a todo mundo, mas eu sinalizo com esse apito a hora de atravessar e a hora de esperar. Tem uns ou outros que não respeitam, mas a minha função eu estou cumprindo”, garante.

Informações: Tribuna do Ceará
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Governo Federal cancela BRT em Caruaru e corredores exclusivos em Olinda e Paulista

O Ministério das Cidades decidiu cancelar a implantação do sistema Bus Rapid Transit (BRT) em Caruaru, no Agreste de Pernambuco. O projeto existe há três anos, quando o órgão constatou que havia viabilidade na área, no entanto, orçado em R$ 250 milhões, nunca saiu do papel. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira. Além disso, também anulou a execução das obras de corredor exclusivo de ônibus de complementação da III Perimetral, trecho Olinda e Recife e trecho Paulista.

Segundo a publicação, a implantação deveria obedecer aos atos normativos que regem o Programa de Infraestrutura de Transporte e da Mobilidade Urbana (Pró-Transporte) e o calendário com os prazos estabelecidos para contratação da operação de crédito no Programa. "Considerando a ocorrência de desistências formalizadas da contratação da operação de crédito e o não cumprimento dos prazos estabelecidos, resolve: Art. 1º Tornar insubsistente a seleção das propostas listadas no Anexo I desta portaria em função da não continuidade da contratação no Programa Pró-Transporte, para fins de realocação dos recursos do programa", consta no documento.

O sistema deveria ligar Caruaru de Leste a Oeste - do Alto do Moura ao Bairro das Rendeiras, com estações próprias e aproveitando o trajeto da linha férrea. Através de nota oficial, a Prefeitura de Caruaru explicou que os atrasos ocorridos, quando dos prazos estabelecidos no início, não foram cumpridos por causa da demora na aprovação do projeto, além de outros aspectos formais, que não foram detalhados.


Informações: Diário de Pernambuco
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Novos ônibus começam a circular gradativamente em Campos dos Goytacazes

Boa parte dos ônibus zero quilômetro financiados através do Fundo de Desenvolvimento de Campos (Fundecam) para as empresas que fazem parte dos consórcios vencedores da licitação do transporte coletivo do município, já está circulando. Foram financiados 85 novos ônibus, sendo 30 da empresa São Salvador e 25 da Turisguá, ambas do consórcio União – cor amarela; e mais 30 da Rogil, da cor azul.

Um dos veículos novos é do Consórcio União, que está fazendo linha entre o Centro e Goitacazes. Para a dona de casa Maria das Graças da Conceição Baptista, 59 anos, o transporte coletivo no município está melhorando. “A gente percebe na melhoria dos ônibus, por exemplo, cujos assentos são bem melhores e mais confortáveis”, afirmou.

Todos os coletivos têm acessibilidade. Ao todo, a frota do município terá 385 novos ônibus operando nos três consórcios. A frota circulante vai aumentando após os veículos serem vistoriados pelo Departamento Estadual de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ). 

Por Por: Telmo Filho - Foto: Rodolfo Lins 
Informações: Prefeitura de Campos dos Goytacazes
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Governo vai estender subsídio de 50% do Eixo Anhanguera a toda RMTC

terça-feira, 12 de maio de 2015

Usuários do transporte coletivo poderão pagar R$ 1,65 pela passagem de ônibus em toda a região metropolitana de Goiânia a partir de agosto.

Este é o plano do presidente da Metrobus, Eduardo Machado, que, em entrevista ao Jornal Opção Online, anunciou o lançamento do Cartão Metrobus — benefício que garantirá a usuários cadastrados 50% de desconto na passagem em qualquer ônibus da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos da Grande Goiânia (RMTC).

Aos moldes do atual subsídio ofertado pelo Governo de Goiás no Eixo Anhanguera — operado pela estatal goiana –, o presidente do órgão afirmou que tal benefício não ficará mais restrito ao “Eixão”. “É uma inovação, cujo objetivo é promover justiça social para todos os moradores da região metropolitana. Estaremos atendendo, verdadeiramente, aqueles que mais precisam”, justificou Eduardo.

Segundo ele, todo o investimento que o governo faz atualmente apenas no Eixo Anhanguera será ampliado para os ônibus das outras empresas que atendem a região metropolitana. “Estaremos relocando os investimentos, que hoje ficam restritos à apenas uma linha. Estamos expandindo nossa atuação”, completa.

Com a nova proposta, o valor de R$ 1,65 do Eixo Anhanguera será extinto e o usuário regular pagará os R$ 3,30 atuais da RMTC.

A criação do Cartão Metrobus faz parte do pacote de melhorias do novo consórcio que a estatal vai apresentar com a constituição de um novo consórcio de transporte coletivo. A Rede Metrobus, que reunirá as empresas Viação Reunidas, Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás (Cootego), Rápido Araguaia, e a própria Metrobus, vai operar de maneira semelhante à RMTC.


No entanto, o grande diferencial é que haverá uma padronização dos ônibus, além de uma nova marca e, claro, acordo de cooperação mútua.

Com a demanda das concessionárias em baixa — tendo perdido cerca de 30 milhões de validações apenas de 2013 para 2014, principalmente após a extensão do Eixo Anhanguera a Senador Canedo, Trindade e Goianira –, elas passariam a operar o trajeto para tais cidades — hoje, exclusivo da Metrobus.

Em contrapartida, a estatal passaria a compartilhar o quadro de funcionários, além de fazer uso da expertise/estrutura das garagens das concessionárias. Dessa forma, diminuiria os custos de operação do Eixo Anhanguera que, segundo Eduardo Machado, sofre com a burocracia de toda empresa pública brasileira.

“Vamos passar a gerar lucro para o Estado. Investiremos em melhorias nos ônibus da Metrobus, como ar-condicionado e Wi-Fi”, assegura.

Martelo

O presidente da Metrobus contou que se reuniu com a diretoria da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, Recursos Hídricos, Cidades, Infraestrutura e Assuntos Metropolitanos (Secima) nesta segunda-feira (11/5) e acertou mais detalhes sobre o projeto, que deve ser enviado a Assembleia Legislativa no dia 15 de junho. “A minuta vai regularizar a extensão do Eixo Anhanguera, operacionalizar a Rede Metrobus e criar as melhorias”, revelou Eduardo.

A expectativa é que o novo formato entre em funcionamento no dia 15 de agosto. O governador Marconi Perillo (PSDB) já deu o “sim”.

Por Alexandre Parrode
Informações: Jornal Opção
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João Pessoa poderá ter sinal de internet wifi em terminais de integração do transporte público

João Pessoa poderá ter sinal gratuito de internet wifi para os usuários de transporte público, nos terminais de integração do Município. É o que solicita uma Indicação ao Executivo Municipal, de autoria do vereador Eduardo Carneiro (SD), aprovada na votação desta terça-feira (12), da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP).

Segundo o autor da Indicação, a iniciativa, se acatada pela Prefeitura da Capital, vai promover mais comodidade para os usuários de transporte coletivo e mais modernidade para a Capital. “A cidade conseguiu grande avanço com a implementação dos terminais de integração. Queremos avançar ainda mais com essa iniciativa. As pessoas que aguardam os ônibus poderão realizar uma pesquisa ou se comunicarem pela internet. Estamos sempre buscando essa linha de modernização da cidade”, defendeu o parlamentar.

Os vereadores Renato Martins (PSB), Raoni Mendes (PDT), Bosquinho (DEM) e Marmuthe se pronunciaram a favor da Indicação de Eduardo Carneiro. Renato Martins parabenizou a iniciativa e solicitou subscrição à Indicação. “Destaco a produtividade da propositura do vereador, que está atendo ao consumidor e aos problemas da cidade, segurando a bandeira da humanização do transporte coletivo. Peço o direito de subscrever a Indicação nessa ideia legítima, barata, simples e extremamente oportuna”, afirmou Renato Martins.

Para Lucas de Brito (DEM), a matéria entra em pauta em um momento em que o transporte público como um todo precisa ser melhorado. “É preciso climatizar os ônibus, disponibilizar internet e fornecer paradas com abrigos adequados”, cobrou. Raoni Mendes pediu mais atenção para o Terminal de Integração do Varadouro. “O terminal foi abandonado. Ele está deteriorado porque foi esquecido pela atual Gestão”, denunciou.

Já Bosquinho afirmou que a disponibilização de internet gratuita é uma tendência nas grandes cidades. “Que possamos avançar nesse sentido e estender esse serviço para vários outros locais públicos”, colocou. Marmuthe destacou que essa iniciativa já é posta em prática no Valentina de Figueiredo e que ela incentiva o uso de espaços de convivência da cidade.

Informações: PB Agora

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Prefeitura de Campo Grande fará licitação do Corredor Sul de transporte coletivo

Os moradores da região do Universitário terão maior conforto. Ainda neste mês, a Prefeitura de Campo Grande, fará a licitação do Corredor Sul de transporte coletivo. São 17,28 quilômetros de corredor, começando no Terminal Guaicurus, passa pelo Terminal Morenão, se estendendo até a avenida Mato Grosso, passando pela Rui Barbosa, Calógeras, além de trechos da 13 de Maio e Maracaju.

O investimento  é de R$ 32,3 milhões, somente para as faixas exclusivas de ônibus> Além de R$ 27,8 milhões para o viaduto na rotatória das avenidas Interlagos com Gury Marques.

Na sexta-feira (8) foi lançado o edital de licitação do primeiro trecho, com extensão de 6,90 km, entre o terminal Guaicurus e a rotatória da Interlagos. O projeto prevê o corredor no canteiro central e o recapeamento das duas pistas da avenida, com previsão de investimentos em R$ 12 milhões. As empresas poderão apresentar propostas até o dia 15 de junho às 18 horas. Nesta etapa está programado o recapeamento de ruas de acesso ao corredor, como as ruas Danda Nunes, Marques de Olinda, Filomena Segundo Nascimento e Visconde de Cairu.

Os próximos lotes do corredor terão recapeamento na avenida Costa e Silva, em uma extensão de 4,37 km da Olavo Vilela, até a avenida Eduardo Elias Zahran, passando pelo Terminal Morenão. O trajeto tem extensão de 570 metros, da rua Carlinda Tognini, que dá acesso a rua Rui Barbosa, onde o corredor será implantado ao longo de mais 3,47 km, entre a Carlinda Tognini e a avenida Mato Grosso. O outro eixo do corredor é avenida Calógeras, ao longo de 2,97 km , entre as avenidas Mato Grosso e Eduardo Elias Zahran.

Segundo lote
Antes da licitação do Corredor Sul, a prefeitura licitou o Corredor Sudoeste,  entre o terminal Aero Rancho e o Shopping Campo Grande, passando pelo terminal Bandeirantes. Já foi feita a ordem de serviço para um trecho de 570 metros do corredor na rua Guia Lopes da Laguna, entre a Afonso Pena e a rua Brilhante.

A obra está orçada em R$ 700.734,66, com previsão de ser concluída em 90 dias. Os serviços incluem sinalização horizontal e vertical, além da acessibilidade.

Mobilidade
O projeto de Mobilidade Urbana prevê a implantação de três corredores do transporte. Além do Corredor do Sudoeste, estão projetados os Corredores Sul (centro/terminal Morenão/Guaicurus) e Norte (centro/terminal General Osório/Terminal Nova Bahia).

O orçamento total é de R$ 116 milhões, prevendo ainda colocação de 500 abrigos em pontos de ônibus e quatro novos terminais de transbordo. (com informações da assesoria PMCG)

Por Alberto Gonçalves
Informações: Capital News

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Motoristas de ônibus de São Paulo decidem paralisar terminais por 2 h nesta terça

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Motoristas e cobradores decidiram, em plenária realizada nesta segunda-feira (10), paralisar os terminais de ônibus de São Paulo entre 10h e 12h desta terça-feira (11) em manifestação por reajuste salarial.

A São Paulo Transporte (SPTrans) divulgou nota na qual apela para que as conversas prossigam no sentido de que a operação do sistema não sofra descontinuidade e afirma que espera que trabalhadores e empresários alcancem o entendimento no sentido de evitar a paralisação das atividades. "É fundamental que as duas partes negociem e cheguem a um acordo para que a população não seja prejudicada."

O sindicato que representa as empresas de ônibus diz que "uma atitude extrema dos operadores, sem amparo de uma assembleia da categoria, caracteriza o movimento como ilegal, resultando em sérios prejuízos aos usuários do serviço de transporte urbano".

O presidente do Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano, Valdevan Noventa, disse que a manifestação desta terça “é um alerta para todos”. Ele afirma que todos os terminais da cidade deixarão de funcionar no horário, além de algumas linhas que circulam fora dos terminais.

“É uma campanha salarial, recusamos uma proposta indecente. É um alerta para todos, que a cidade pode parar”, afirmou.  Ele diz que os funcionários pedem a correção do salário pela inflação mais um aumento real de 7%. Segundo o presidente, as empresas ofereceram 7,21% no total. Os trabalhadores marcaram para quinta-feira (14) uma assembleia que irá definir os rumos da campanha salarial.

Em nota, o sindicato que representa as empresas diz que "as negociações estão em andamento; ainda não se esgotaram". "As empresas concessionárias, associadas ao SPUrbanuss, farão todos os esforços para manter a operação normal dos ônibus", afirma.

Os motoristas e cobradores fizeram protesto semelhante em novembro de ano passado e fecharam os terminais das 10h às 12h30. Na época, a manifestação pedia mais segurança para os trabalhadores, após a morte de um motorista que teve o corpo queimado.

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Três veículos do VLT chegam a Santos em maio

Três unidades do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) chegam a Santos, no litoral de São Paulo, ainda neste mês. De acordo com a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), os trens entrarão em circulação em junho, na interligação com a cidade de São Vicente.

Os veículos que chegam a cidade são os primeiros produzidos no Brasil. Ainda em maio serão concluídas as obras no túnel Nossa Senhora de Lourdes, no bairro José Menino, e consequentemente terá início a fase de testes dos trechos até o Canal 2.

Ao todo, o VLT entre as cidades de Santos e São Vicente terá 22 veículos, com capacidade para transportar 400 pessoas em cada conjunto de sete módulos. As obras para o novo sistema viário estão 95% concluídas em São Vicente e 60% em Santos.

Informações: G1 Santos

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Scania lançará ônibus biarticulado no Brasil

A Scania pretende inflar sua participação nas vendas de ônibus urbanos. O primeiro reflexo da orientação global no Brasil será o lançamento de um chassi biarticulado, programado para julho deste ano. O modelo deve abrir as portas para que a companhia entre em mercados fora de São Paulo, como Brasília (DF), Rio de Janeiro (RJ) e Curitiba (PR). “Não teremos apenas esta novidade”, revela Silvio Munhoz, diretor de vendas de ônibus da companhia para o Brasil. Ele admite que também está em estudo a produção local de um modelo superarticulado.

O executivo trabalha ainda em outra frente para incrementar a presença da marca no segmento: na área comercial e no fortalecimento do relacionamento com autoridades responsáveis pelos sistemas de transporte. Dessa forma a empresa fica próxima dos tomadores de decisões para apresentar soluções, dar sugestões para o transporte público e, claro, participar das licitações. 

Com esta postura a Scania pretende reverter o distanciamento do segmento urbano. A participação da companhia é pontual. “Temos cerca de 400 veículos circulando na frota de cerca de 15 mil ônibus da cidade de São Paulo”, conta Munhoz. Além disso, a fabricante tem parcela de 70 chassis de 15 metros a etanol que rodam na capital paulista. Há presença também em Recife (PE), onde a empresa forneceu veículos para o sistema BRT, que ainda não foi completamente implementado. 

Com participação tão pequena, a Scania não divulga a meta de market share que pretende alcançar em urbanos, mas mostra otimismo com o segmento. Munhoz acredita que, com a proximidade das eleições municipais, em 2016, o mercado deve ficar mais aquecido. O diretor estima que, apenas São Paulo, município que responde por entre 30% e 40% do mercado total destes modelos, deve demandar cerca de 4 mil ônibus até o primeiro semestre de 2017, considerando licitações que já são aguardadas e a renovação de modelos antigos. 

O executivo acredita que a cidade é afetada também pela tendência de aumento dos usuários deste tipo de veículo. Além do empenho da prefeitura para priorizar o transporte coletivo, há certo fluxo de pessoas que tem trocado o metrô pelo ônibus. “Em algumas linhas esta é a opção mais vazia e rápida”, aponta. No médio prazo Munhoz prevê evolução da qualidade do transporte coletivo oferecido na cidade. “Hoje o sistema é desorganizado. Há um plano que, se realmente for colocado em prática, vai melhorar muito oferta de linhas de ônibus na cidade.” 

MERCADO

Mesmo diante do cenário econômico e político conturbado, a Scania tem expectativa de que o mercado de ônibus alivie a queda de 26% registrada nos primeiros quatro meses de 2015, quando foram entregues 6,7 mil chassis. “A minha visão mais otimista é de que podemos alcançar volume estável na comparação com o ano passado”, estima Munhoz. Ele considera que os próximos meses serão de melhora gradual da demanda, com perspectiva de aumento da procura por modelos urbanos e de destravamento das vendas de rodoviários.

Em breve deve enfim sair a regulamentação pendente da legislação para as concessões de transporte rodoviário interestadual. O executivo acredita que a proximidade da definição tem dado confiança aos empresários, que estão reabrindo as negociações. “Isso acontece com clientes pequenos e médios focados principalmente em turismo. A área de fretamento está parada”, explica. Munhoz admite que a Scania virou o ano com a carteira de pedidos vazia, algo fora do normal para a companhia, que sempre recebe encomendas importantes nesse período. “Vendemos 270 ônibus no primeiro quadrimestre, 100% eram rodoviários e 90% foram para pequenas e médias empresas.”

Ao mesmo tempo em que faz ofensiva na área de urbanos, a montadora pretende concentrar esforços em um veículo que já faz parte de seu portfólio para acelerar as vendas de rodoviários. “Houve uma alteração na lei da balança, que permite agora que os ônibus tenham mais uma tonelada de capacidade de carga por eixo”, conta. Para aproveitar isso, a empresa destaca o chassi K360 4x2 de 360 cv, que comporta até 52 lugares com banheiro. “Ninguém consegue oferecer uma solução tão competitiva. Não é algo muito comum, mas já temos projeto pronto e é a melhor forma de aproveitar a nova regulamentação”, assegura.

Por Giovanna Riato
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Pesquisa mostra que tempo de viagem no Corredor 85 melhorou para 60,5% dos usuários

Para 53,8% dos entrevistados, o tempo de percurso está mais rápido e, para 6,7%, o tempo de viagem melhorou muito

A implantação do Corredor Preferencial de Ônibus 85 feita pela Prefeitura de Goiânia já tem resultados positivos. De acordo com pesquisa realizada pela Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC), o tempo de viagem está melhor segundo a avaliação de 60,5% dos usuários dos ônibus que trafegam pelo trecho. Para 53,8% dos entrevistados, o tempo de percurso está mais rápido e, para 6,7%, o tempo de viagem melhorou muito.

Sob a supervisão do Consórcio RMTC, a pesquisa foi realizada pela empresa Omini, nos dias 29 e 30 de abril, com 185 usuários e motoristas de ônibus. A margem de erro é de 3%.

Os dados mostram que, para 31,7% dos usuários de ônibus, o tempo de viagem, após a implantação do corredor, está igual. Outros 5,8% avaliam que houve piora no tempo de viagem.

A maioria dos motoristas do transporte coletivo também avalia que houve melhora no tempo de viagem. Para 57% dos motoristas entrevistados, a duração da viagem foi reduzida. Outros 11,7% avaliam que o tempo ficou ótimo após a implantação do Corredor Preferencial 85. 25,1% dos motoristas avaliaram o tempo de viagem como regular e 4,5% como ruim.

Velocidade
De acordo com a pesquisa, 56,3% dos usuários do transporte coletivo afirmam que a velocidade dos ônibus melhorou. Para 6,2%, o tempo de viagem melhorou muito. Entre os motoristas, 65,9% disseram que a velocidade está boa após a implantação do projeto, sendo que para 7,3% o tempo ficou ótimo.

Entre os usuários, 31% dos entrevistados avaliam que o tempo de viagem está igual e, para outros 5,8%, piorou. Já 22,4% dos motoristas avaliam que o tempo está regular e outros 3,9% consideram o tempo de viagem ruim.

Mais fiscalização e respeito à faixa preferencial
A pesquisa também coletou sugestões dos usuários e motoristas do transporte coletivo para melhorar a eficácia do Corredor Preferencial 85. Para 41,1% dos usuários, é preciso ampliar a fiscalização ao longo da via. Outros 33,9% pedem que os motoristas respeitem o corredor.

Os motoristas de ônibus pedem que a fiscalização seja mais rigorosa (31,4%) para que o índice de invasão da faixa por outros veículos diminua. Para 39,2%, é preciso podar as árvores porque a via do ônibus é estreita. 15,7% dos motoristas solicitam medidas para reduzir o congestionamento no cruzamento com a T-10 e outros 13,7% pedem melhorias no tempo dos semáforos.

Por Lourdes Souza, da editoria de Transporte - Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

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Estações de Metrô do Rio vão receber vagas para bicicletas

A Secretaria de Transportes, por meio do Programa Rio – Estado da Bicicleta, em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e a concessionária MetrôRio, deu início à instalação de 400 bicicletários no entorno de estações do metrô. Ao todo, são 800 vagas para os usuários que utilizam a bicicleta em seus deslocamentos junto a integração com o transporte público.

A primeira estação contemplada será a General Osório, em Ipanema, na Zona Sul do Rio: serão 20 vagas na saída pela Praça General Osório, dez na rua Jangadeiros e outras 70 no acesso pela rua Barão da Torre, somando 100 vagas. Os bicicletários serão implementados em quatro estações da Zona Norte: 20 em Vicente de Carvalho, 20 em Irajá, 25 em Colégio e outros 12 em Coelho Neto. Cada estrutura comporta duas bicicletas.

O número de vagas foi estabelecido a partir de um levantamento feito em parceria com a ONG Transporte Ativo, que mapeou as estações de metrô que registram maior movimento de ciclistas. As próximas estações serão São Cristóvão, Maracanã, Triagem e Uruguai, na Zona Norte da cidade.

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