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Transporte público de Florianópolis terá reforço no sistema executivo a partir desta segunda-feira

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Com início da temporada de verão o transporte público de Florianópolis terá reforço no sistema executivo. A Prefeitura da Capital projetou, em conjunto com o Consórcio Fênix, adequações operacionais com novas linhas, alteração de itinerário e adequação de horários. 
Uma das mudanças mais significativas que começa a valer nesta segunda-feira é a inclusão de três novas linhas. O itinerário Aeroporto terá custo de R$ 5,50 e vai ligar o Aeroporto Internacional Hercílio Luz aos hoteis da ´Capital. As saídas serão às 7h, 8h30min, 9h55min, 11h25min, 12h55min, 14h20min, 15h45min, 17h05min e 18h30min.

A linha Cachoeira do Bom Jesus custará R$ 7 e sairá da Rua Leonel Perira, no Morro do Maurício a partir das 6h25min. Os demais ônibus saem às 7h20min, 8h40min, 11h20min, 12h05min, 13h40min, 15h, 16h10min, 17h20min e 18h30min.
Já a linha 4125 Pântano do Sul via Gramal custará R$ 7,00 e vai atender os usuários a partir da Estrada João Belarmino da Silva. Os ônibus saem às 6h, 6h40min, 7h, 9h, 10h, 11h, 12h, 13h, 14h, 15h30min, 16h30min e 17h30min.

Transporte hidroviário funcionará na Lagoa

Também será reativada hoje a linha Gastronômica do transporte hidroviário. O serviço custará R$ 7,50 e é feito por um barco que sai da Lagoa da Conceição e segue o passeio costeando a Avenida das Rendeiras, seguindo por toda a via gastronômica da região até a Barra da Lagoa - uma alternativa para evitar as constantes filas da Estrada da Barra.

NOVAS LINHAS
1126 - Executivo Cachoeira do Bom Jesus
4125 - Executivo Pântano do Sul via Gramal
6120 - Executivo Aeroporto

NOVO ITINERÁRIO E NOVOS HORÁRIOS
4120 - Executivo Pântano do Sul via Eucaliptos
4122 - Executivo Campeche
4123 - Executivo Ribeirão da Ilha
4124 - Executivo Caieira da Barra do Sul via Tapera

LINHAS COM NOVO ITINERÁRIO
1118 - Executivo Córrego Grande via Poção
3001 - Executivo Abraão / Córrego Grande
3002 - Executivo Jardim Atlântico / Santa Mônica

LINHAS COM NOVOS HORÁRIOS
1121 - Executivo Ingleses
1122 - Executivo Praia Brava

Informações: Diário Catarinense


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Suspensa licitação do BRT de São José dos Campos

Cinco dias antes do prazo para a entrega de propostas, previsto para o dia 3 de dezembro, o governo Carlinhos Almeida (PT) prorrogou por prazo indeterminado a licitação do BRT (Transporte Rápido por Ônibus), o seu principal plano para melhorar o transporte público de São José dos Campos.

O secretário de Transportes, Luiz Marcelo Silva Santos, disse ontem que a suspensão do processo licitató-rio foi motivada por questionamentos técnicos feitos ao projeto por empresas que retiraram o edital.

Segundo ele, um dos questionamentos recebidos pela prefeitura foi com relação “aos riscos da matriz do empreendimento no tocante à execução da obra”.

Luiz Marcelo não detalhou o assunto. Informou que o governo preferiu prorrogar a licitação para responder os questionamentos e que mais de dez empresas retiraram o edital.
“É preferível adiar a licitação agora para responder as questões técnicas para evitar questionamentos jurídicos no futuro, que poderiam até cancelar a licitação”, afirmou o secretário.

Otimista, ele disse acreditar que em dez dias os técnicos da secretaria irão responder as dúvidas e o edital poderá ser relançado.
“A previsão é que ele seja publicado novamente ainda este ano”, frisou.

Verba. A licitação do BRT é na modalidade RDC (Regime Diferenciado de Contratação), que tem regras próprias, diferentes da Lei das Licitações, a 8.666/1993.

O RDC foi criado pelo governo federal para acelerar as obras da Copa do Mundo, ocorrida em junho, mas também pode ser aplicado às obras do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento).

O BRT de São José é uma das obras do PAC Mobilidade de Médias Cidades, do governo federal, que liberou R$ 800 milhões para a implantação desse sistema de transporte. 

A licitação estava orçada em R$ 779 milhões e previa a elaboração dos projetos básico e executivo e realização das obras do BRT.
“É a primeira vez que o município faz uma licitação nessa modalidade. Já esperávamos que isso poderia acontecer”, declarou Marcelo. 

Atraso. Mesmo assim, o secretário admitiu que haverá atraso no cronograma do projeto do BRT. “Haverá atraso, que poderá ser recuperado quando da execução do projeto”.

A previsão inicial do governo é que as obras seriam iniciadas em 2015 e parte do sistema começaria a ser operado no ano seguinte.

O BRT é um sistema em que os ônibus trafegam em canaletas segregadas do sistema viário, com estações que permitem a cobrança antes do embarque, para aumentar velocidade operacional. Para 2015 está prevista uma verba de R$ 210 milhões para o início da obra.

Por Chico Pereira
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Conheça o BHLS, sistema que pode substituir o BRT em Londrina

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

A prefeitura de Londrina está reunida nesta quarta e quinta-feira (27) com técnicos da Embarq Brasil, ONG especializada em projetos de mobilidade urbana, para discutir ajustes no modelo de transporte rápido apresentado em março deste ano. 
Exemplo de BHLS na cidade de Nîmes, na França
A ideia original do BRT (Bus Rapid Transit) previa corredores exclusivos para ônibus articulados e 23 estações, além de dois terminais e diversas intervenções viárias, com recursos do programa federal ProTransporte, sendo R$ 124 milhões da Caixa Econômica Federal e R$ 19 milhões de contrapartida. 

No entanto, de acordo com o assessor executivo da prefeitura, Carlos Alberto Geirinhas, o projeto passará por adequações para atender o porte de uma cidade de 500 mil habitantes como Londrina. O receio da prefeitura é tornar o sistema de transporte coletivo caro com a demanda abaixo do esperado. Para o BRT ser autossuficiente, seria necessário que mais de 90% da população local fizesse uso de transporte público. 

A previsão de Geirinhas é que o BRT seja substituído por outro modelo, o do BHLS ( Bus with High Level of Service), desenvolvido na Europa. O sistema é mais simples, dispensa obras de infraestrutura pesada e tem capacidade de transporte até 60 mil passageiros por dia, sem necessidade de construir canaletas exclusivas. Em cidades como Madrid e Amsterdam, o sistema atende de 30 a 40 mil usuários/dia. 

Seriam estabelecidas as já existentes faixas exclusivas para ônibus e as estações seriam uma evolução dos atuais abrigos, com espaço maior de cobertura, área para estacionamento de bicicletas e piso elevado para embarque. 

Na Europa, o sistema também tem prioridade semafórica e pequenos trechos preferenciais para evitar interseções congestionadas, agilizando o percurso. 

"O BRT do jeito que estava sendo imaginado precisaria de obras profundas. Vamos tentar usar ao máximo a estrutura já existente para implantar o sistema de forma mais rápida  possível", afirmou Geirinhas em entrevista à rádio Paiquerê. Ele confirmou que, apesar das possíveis alterações no projeto, o recurso do ProTransporte segue garantido. 

As mudanças discutidas entre representantes da prefeitura e técnicos da Embarq devem ser anunciadas nos próximos dias.

Informações: Redação Bonde

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