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Tarifa de ônibus coletivo em Curitiba pode subir em novembro

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

A tarifa do transporte público deve voltar a subir em Curitiba. O prefeito Gustavo Fruet declarou nesta quarta-feira,5, que precisará adotar medidas de curto prazo para equilibrar o déficit no sistema de transporte coletivo. O prefeito se reuniu nesta tarde com o governador Beto Richa para negociar o valor do subsídio para o próximo ano. As medidas devem ser anunciadas até a semana que vem.

Desde as manifestações no ano passado a passagem, que era R$2,80, se mantém em R$2,70. Esse valor inclui a rede integrada com a região metropolitana. A manutenção dessa tarifa depende de um subsídio de R$7,5 milhões do governo estadual e mais R$4,5 milhões da prefeitura de Curitiba. Esses valores compensam a diferença entre a tarifa paga pelo usuário e a técnica exigida pelas empresas, de R$3,18.

Em fevereiro já estava previsto em contrato um reajuste do valor do transporte público. Na próxima semana, Fruet deverá anunciar se a tarifa aumenta já em novembro por causa do déficit. O prefeito estuda possibilidades para a redução da tarifa técnica e alternativas para evitar atrasos nos repasses de verba às empresas que atuam no sistema. Essas medidas seriam alternativas para tentar diminuir o aumento da tarifa para o usuário. 

Informações: Bem Paraná

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Palmas terá 50% da frota do transporte coletivo com ar-condicionado até julho de 2015

Palmas sai à frente das demais capitais brasileiras e até o final de julho de 2015 terá quase 50% da sua frota, que faz o transporte público urbano, com ar-condicionado e 100% com elevadores com acessibilidade para portadores de deficiência locomotiva. A frota existente em Palmas é de 217 ônibus, sendo 205 operantes e 12 reservas. Outro grande avanço foi a implantação de internet wi-fi nas estações de ônibus e do sistema de monitoramento em tempo real.

Em março deste ano, 40 novos ônibus com ar-condicionado e com elevadores, renovaram a frota. A previsão é que até o final deste ano, 31 novos ônibus com ar-condicionado e acessibilidade cheguem, e para o final de julho de 2015 outros 31 novos ônibus completem a frota, que terá 100% dos veículos adaptados para portadores de deficiência locomotiva.


Esta foi uma determinação do prefeito Carlos Amastha, que desde que assumiu a Prefeitura de Palmas exigiu que os novos ônibus fossem adquiridos com ar-condicionado e com dispositivos de acessibilidade. Durante reunião realizada no final de outubro, com o Conselho Municipal de Acessibilidade, Mobilidade e Transporte (CMAMT), o prefeito cobrou ao Seturb (Sindicato das Empresas do Transporte Coletivo Urbano) a aquisição de mais 62 novos veículos, e anunciou o prazo exigido pela Prefeitura para a chegada dos mesmos.

“Até o final deste ano teremos mais 31 novos ônibus, todos com ar-condicionado e com acessibilidade, e até julho do ano que vem outros 31 novos veículos completam a frota 100% adaptada à acessibilidade, então, teremos 50% da frota com ar-condicionado”, destacou o prefeito diante à garantia do presidente do Seturb, Antônio Silva Júnior, conhecido com Toninho da Miracema, que na ocasião confirmou a renovação da frota dentro prazo acordado.

Para o secretário municipal de Acessibilidade, Mobilidade, Trânsito e Transporte (SMAMTT), Christian Zini, Palmas está à frente de muitas capitais brasileiras, até mesmo do Rio de Janeiro, que foi a primeira Capital do País a ter ônibus coletivos com ar-condicionado. “Temos melhorado o transporte público em Palmas, além da renovação da frota, implantamos o sistema wi-fi nas estações, para facilitar a vida dos usuários de ônibus e o BRT (Bus Rapid Transit) irá revolucionar o sistema de transporte em Palmas. Pois além da frota com ar-condicionado, teremos estações climatizadas”, destacou Zini.

Ar-condicionado
De acordo com a SMAMTT, a grande maioria dos ônibus que fazem a linha Eixão são com ar-condicionado. Na linha 54D, que percorre o Setor Taquari até a Estação Apinajé, foram colocados 13 veículos com ar-condicionado operam nos horários de pico, nos demais horários, apenas dois veículos fazem o percurso. A linha 56D opera com dois veículos com ar-condicionado, já a linha TO-2 opera com quatro veículos com sistema de ar refrigerado.

Sistema wi-fi
Desde maio desde ano, os 80 mil usuários, que utilizam o transporte coletivo diariamente em Palmas, contam com o serviço livre e gratuito de internet em todas as seis Estações de ônibus. Graça a um convênio firmado com a empresa Expnet, os usuários podem desfrutar de um momento de qualidade durante a espera do seu ônibus, usando a rede de computadores gratuitamente. O aplicativo gratuito, “Meu Busão”, criado por Luídne da Silva Mota, também veio facilitar a vida do usuário referente ao horário de chegada e saída dos ônibus e ao itinerário de cada linha. O sistema é alimentado mensalmente com informações repassadas pela SMAMT.

Monitoramento
Palmas também conta com alta tecnologia para o monitoramento e a fiscalização do transporte coletivo. Implantado pela atual gestão, o Centro de Controle Operacional de Transporte Público possibilita o acompanhamento instantâneo da movimentação de toda a frota. A fiscalização passa a ser mais precisa, uma vez que o sistema transmite em tempo real dados como localização, velocidade, sentido e próximas paradas dos veículos.

Os ônibus são equipados com GPS e é possível saber, também, se o motorista não efetuou a parada em determinado ponto e se há problemas com determinado veículo, e, o mais importante, se está cumprindo o horário exato das paradas. O sistema foi adquirido pelo Sindicato das Empresas de Transporte e cedido para a SMAMTT, através de um Termo de Cooperação, para uma fiscalização mútua.

Informações: O Girassol
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Proposta de VLT em Uberlândia será apresentada em audiência pública

A Universidade Federal de Uberlândia (UFU) apresentará à sociedade a proposta de implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) na cidade. O evento acontece em audiência pública no dia 2 de dezembro, das 18h30 às 22h, no Center Convention. O estudo econômico para viabilizar o projeto ficou pronto nesta semana e deve ser divulgado nas vésperas da audiência.

O VLT é uma tecnologia de transporte coletivo sob trilhos movida a energia elétrica com capacidade de passageiros superior aos ônibus e com mais flexibilidade em relação os metrôs, pois compartilha as vias com os carros, motos e pedestres circulando pelas mesmas avenidas.

Pelas características, os VLTs tornaram-se mais que um simples meio de transporte. Eles têm sido utilizados para desenvolver a mobilidade urbana sustentável, repensar as cidades, revitalizar áreas urbanas degradadas e valorizar o patrimônio arquitetônico.

Segundo o técnico do projeto, o doutorando em geografia Edson Pistori, a realização de audiência pública é etapa final do estudo de viabilidade, sendo exigência legal para projetos dessa natureza prevista pelo Estatuto das Cidades e pela Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei Federal nº 12.587/2012). Com a conclusão do estudo, caberá a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores a decisão de implantar o empreendimento. A audiência é aberta ao público e os interessados em participar devem se inscrever pelo site.

Segundo Edson Pistori, a audiência é um momento onde as pessoas podem opinar se estão de acordo com o projeto, acrescentar algum dado e ajudar a definir sobre as estações e tempo de implementação do projeto. “Para participar do encontro, temos um limite de vagas de 500 pessoas devido ao espaço. Representantes da Prefeitura e Câmara participarão do evento. Já a Aciub, OAB e Ministério Público também foram convidados”, concluiu.

Estudo
Há dois anos, uma Comissão Interdisciplinar composta por professores e pesquisadores dos cursos de Geografia, Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Civil, Engenharia Elétrica e Economia recebeu a incumbência de avaliar a viabilidade da implantação dessa modalidade de transporte em Uberlândia.
O estudo de viabilidade realizado pela UFU definiu duas linhas de circulação para o VLT. A Linha Lilás ligará o Bairro Fundinho, passando pelo Centro e indo até o Bairro Umuarama 2 com percurso de 6,92 quilômetros, 23 estações e capacidade para transportar 65.000 passageiros ao dia. Na Linha Lilás, os trens circularão ocupando uma faixa da Avenida Afonso Pena e outra faixa da Avenida Floriano Peixoto.

Já a Linha Verde, o VLT partirá do bairro Daniel Fonseca, iniciando na altura da Ponte do Val passando pelas margens do Rio Uberabinha, seguindo pelas Avenidas Rondon Pacheco e Anselmo Alves dos Santos com parada final no Aeroporto de Uberlândia.  Essa linha terá 17,5 quilômetros e 19 estações com previsão para atender uma demanda diária de 15.400 passageiros.
"Durante a audiência, os participantes poderão ajudar na definição de qual o melhor trecho a ser feito pela Linha Lilás. Temos três opções viáveis e podem ser votados", disse o técnico do projeto, o doutorando em geografia Edson Pistori.

Passo importante
Em matéria divulgada em setembro deste ano pelo G1, o arquiteto Francisco Nogueira disse acreditar que o VLT poderia ser um passo importante para desafogar o transporte público da cidade, principalmente nos horários de pico. “Nosso transporte é um caos, passar pelo trecho da Praça Tubal Vilela em horário de pico, por exemplo, é muito complicado”, opinou.

Ainda na opinião do uberlandense, o VLT poderia levar mudanças à rotina da população que talvez passaria a deixar mais os carros em casa para começar a usar um transporte público de qualidade.

A cidade compartilha de uma frota que gira em torno de 380 mil veículos e frota flutuante de 450 mil. Na opinião do analista de sistemas, Blayton Portela, 29 anos, trazer melhorias ao trânsito de Uberlândia sem dúvidas seria um dos principais benefícios do metrô de superfície considerando o aumento contínuo da frota de veículos.

Informações: G1 Triângulo Mineiro

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