Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

Ônibus a hidrogênio inicia operação no Corredor São Mateus-Jabaquara

terça-feira, 8 de março de 2016

Na semana passada foram iniciadas a operação de dois ônibus a hidrogênio em linhas intermunicipais da Região Metropolitana de São Paulo. Os veículos estão prestando serviços no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), inicialmente na linha 287-P [Terminal Santo André Oeste – Terminal Piraporinha], operada pela Metra. Um terceiro ônibus da mesma tecnologia deve iniciar os testes na semana que vem.

Trata-se de um projeto em conjunto entre o Ministério de Minas e Energia – MME, da Agência Brasileira de Cooperação – ABC e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. – EMTU/SP.

O hidrogênio é obtido por eletrólise da água em uma estação de produção e abastecimento construída em São Bernardo Campo/SP. O veículo não polui o meio ambiente, e emiti apenas vapor d’água.

Os veículos foram estilizados com características da fauna brasileira, com o objetivo de homenagear a conquista da engenharia nacional.

Foto: Du Amorim/A2 Fotografia
Informações: Portal ViaTrolebus
READ MORE - Ônibus a hidrogênio inicia operação no Corredor São Mateus-Jabaquara

No Recife, Corredor Leste-Oeste do BRT terá nova licitação

Verdadeiros “esqueletos”. É nesse estado que estão as estações ainda não concluídas do Corredor Leste-Oeste e que atenderiam aos passageiros do Via Livre, o sistema de Bus Rapid Transit (BRT) que opera na Região Metropolitana. Apenas 15 das 27 projetadas estão em funcionamento. Já faz um ano e meio que as obras foram abandonadas e, como admite o Governo do Estado, não será tão cedo que tudo poderá servir aos usuários.

Quando forem retomados, para o que ainda não há previsão, os serviços devem prosseguir até 2017. A causa do atraso, diz a Secretaria das Cidades (Secid), foi a rescisão de contrato com a construtora Mendes Jr., envolvida na Lava Jato. A previsão é de que uma nova licitação seja aberta até maio. Por enquanto, certo é que o gasto público, estimado em R$ 146 milhões e que, com aditamentos e mudanças contratuais, havia passado para R$ 169 milhões, crescerá ainda mais. 

O processo está na fase de identificação do remanescente do que ficou inacabado ao longo dos 16 km do corredor. O trabalho está sendo feito pela empresa Policonsult, com custo de R$ 350 mil. Só após os resultados será possível ter ideia do quanto será gasto a mais para concluir os serviços, que começaram em dezembro de 2011 e tinham conclusão prevista até a Copa do Mundo de
2014.

Nem todas as estações chegaram a ser iniciadas, como as da avenida Belmino Correia, em Camaragibe. Outras são puro descaso, como as seis da avenida Conde da Boa Vista, no Centro do Recife. Por lá, só estruturas metálicas se deteriorando.

Três ganharam tapumes para evitar depredações. “A tarifa fica mais cara e pouca coisa melhora”, criticou o marceneiro Gilberto Santos, 60. No caso da avenida, os atrasos tomam forma no desalento de ver os BRTs passando por lá sem poder parar.

É o caso das linhas TI Camaragibe (Centro) e TI Caxangá (Centro). A última estação em funcionamento antes da Conde da Boa Vista fica na Praça do Derby, também na área central. A seguinte, só na avenida Guararapes. Quem quer desembarcar na Boa Vista tem que caminhar bastante ou optar pelas linhas convencionais, sem ar condicionado e autorização para usar a faixa exclusiva do Leste-Oeste.

“Tudo já estava sucateado e agora,com as estações fechadas (com tapumes), deve ser sinal de que vai levar mais tempo para se tornar realidade”, opinou a dona de casa Ana Lúcia
Ramos, 48.O servidor público Marinaldo Santos, 39, endossou: “Faltou planejar. O que foi gasto poderia ter melhorado o serviço que já existe”, declarou. 

Em nota, a Secid ressaltou que a rescisão com o consórcio Mendes Jr./Servix “por abandono das obras e quebra de contrato” foi “unilateral” e que houve “aplicação de multa contratual” aos envolvidos. A pasta também esclareceu que a Policonsult já “está concluindo o levantamento do remanescente” das obras. Já sobre os tapumes das estações da Boa Vista, o
Grande Recife Consórcio informou que não houve gastos extras, visto que foram usados materiais disponíveis.

Por Luiz Filipe Freire e Marcílio Albuquerque
Informações: Folha de Pernambuco
READ MORE - No Recife, Corredor Leste-Oeste do BRT terá nova licitação

Em SP, 56% dos usuários cadastrados pela SPTrans no novo Bilhete Único são mulheres

As mulheres são maioria na utilização do novo Bilhete Único, que permite a recarga nas modalidades mensal, semanal e diário. Elas representam 56% do total de 1.562.810 usuários cadastrados pela SPTrans na modalidade, desde seu lançamento no final de 2013.

Dessas mulheres, 37,3% têm idade entre 21 e 30 anos e 17,4% estão na faixa etária de 31 a 40 anos. A maioria, 63,2%, completou o ensino médio ou tem o ensino superior incompleto ou em andamento. Há ainda 16,5% que já são formadas em uma faculdade ou universidade.

Os resultados constam do primeiro levantamento produzido pela SPTrans com base nos cadastros preenchidos pelos próprios usuários ao solicitar o novo bilhete único. O objetivo é conhecer melhor o perfil dos usuários para aprimorar o sistema de transporte público na cidade.

As mulheres também lideram em número de cadastros em relação aos homens entre os idosos. Do total de 1.172.305 cartões do Bilhete Especial do Idoso, 700.253 foram confeccionados para pessoas do sexo feminino, ou seja: 59,73% do total.

Até o mês de fevereiro deste ano, 56,71% dos estudantes que utilizam o benefício do Passe-Livre ou da meia passagem são mulheres. Estão cadastradas para o benefício um total de 628.630 pessoas. 

Já entre os atendidos pelo Bilhete Especial para Pessoas com Deficiência, as mulheres representam uma parcelar menor: 46,94% de cartões concedidos pela SPTrans, num total 195.175 beneficiários.

Mulheres terão 30% das vagas de trabalho em empresas de ônibus de São Paulo

Desde dezembro do ano passado, 2015, todas as empresas que operam o sistema de transporte público em São Paulo passaram a reservar, pelo menos, 30% de suas vagas no quadro de empregados para mulheres, como forma de diminuir o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Transportes, de Políticas para Mulheres e de Desenvolvimento, Trabalho e Empreendedorismo. A nova regra foi registrada na Portaria Intersecretarial 002/15-SMT-SMPM-SDTE de 10 de dezembro e publicada no Diário Oficial.

Essa é mais uma iniciativa da atual gestão na busca para acabar com o preconceito de gênero no mercado de trabalho.

Foto: Sidnei Santos
Assessoria de Imprensa - SPTrans
READ MORE - Em SP, 56% dos usuários cadastrados pela SPTrans no novo Bilhete Único são mulheres

Novos horários de ônibus passam a ser oferecidos em Florianópolis

Novos horários de ônibus passaram a ser oferecidos em Florianópolis, informou o Consórcio Fênix.

Desde sábado (5), a linha 2120 – Executivo Barra da Lagoa ganhou uma viagem aos sábados, com saída às 17h do Terminal Cidade de Florianópolis e duas aos domingos, saindo às 16h do Terminal Cidade de Florianópolis e às 17h05 do bairro.

A linha 4124 – Executivo Caieira da Barra do Sul também ganhou mais dois horários aos sábados: às 7h15, saindo do bairro, e às 13h10, no Terminal Cidade de Florianópolis.

Com a volta às aulas, a linha 184 – Udesc via Beira-Mar agora tem três novas partidas: 10h05, 10h38 (saída do bairro) e 10h40 (saída do TICEN).

Já a linha 7 – TIRIO – TITRI vai ganhar uma nova viagem às 7h (saída TIRIO) a partir do dia 14 de março.

De acordo com o consórcio, o aumento do número de viagens segue  determinação da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana.

Horários e linhas podem ser consultados no site do Consórcio Fênix.

Informações: G1 SC
READ MORE - Novos horários de ônibus passam a ser oferecidos em Florianópolis

Em Campinas, MPT propõe pagamento com cartões para eliminar dupla função em ônibus

O Ministério Público do Trabalho propôs às empresas do transporte público, em Campinas (SP), a adoção de um sistema em que o usuário possa pagar a tarifa com cartão bancário. A medida está entre as sugestões do órgão para tentar eliminar a dupla função exercida pelos motoristas, desde a saída dos cobradores. A associação das companhias (Transurc) diz que fará avaliação.

Em despacho assinado nesta semana, o procurador Silvio Beltramelli Neto explicou que a medida está entre as ações que serão adotadas em Jundiaí (SP), onde o mesmo problema foi investigado pelo MPT. O novo sistema de cobrança começa a funcionar a partir de 7 de março.

Outras duas sugestões foram feitas às companhias VB Transporte e Turismo, Coletivos Pádova, Consórcio Urbcamp, Onicamp Transporte Coletivo e Consórcio Cidade Campinas. Uma delas é a instituição do Bilhete Único, implantado no município desde 2006, segundo a Transurc.

A outra proposta do MPT trata da situação em que o passageiro está com dinheiro, mas não tem bilhete ou cartão bancário. Segundo Beltramelli Neto, neste caso o usuário deve viajar na parte da frente do ônibus e, na sequência, descer em área cercada do terminal onde haja uma cabine apta a receber o valor da passagem, atualmente em R$ 3,80, e comprar um bilhete se precisar.

"Tais providências, frise-se, têm por escopo expresso a completa eliminação da circulação de moeda no interior dos veículos", informa texto do documento.

A saída dos 1,2 mil cobradores provocou precarização do trabalho dos motoristas e há risco de acidentes, segundo o MPT.

A assessoria de imprensa da Transurc informou que avaliará as propostas, mas não mencionou detalhes. O procurador concedeu prazo de 15 dias para respostas.

Riscos aos usuários
Segundo a assessoria do MPT, o procurador constatou durante diligências que a média de cobranças feitas por viagem é superior à quantidade alegada pelas empresas.

Outro problema verificado foi que parte dos recebimentos ocorreu com o veículo em movimento, o que eleva risco de acidentes.

À época em que as apurações começaram, o Sindicato das Empresas de Transporte da Região Metropolitana (Setcamp) alegou que a maioria dos usuários utiliza o Bilhete Único, portanto, não usa dinheiro nos coletivos.

Orientações
A Emdec, responsável pela fiscalização do sistema de transporte público em Campinas, informou na ocasião que motoristas são orientados a não receber com ônibus em movimento.

A assessoria da Transurc explicou que, dos 1,2 mil cobradores de ônibus contratados no município, 700 foram reaproveitados em novas funções, e os demais desligados.
"Só não foi possível quantidade maior [reaproveitamento] porque parte dos ex-colaboradores decidiu sair das empresas e, por conta disso, optaram por fazer acordos", informa texto.

Informações: G1 Campinas e Região
READ MORE - Em Campinas, MPT propõe pagamento com cartões para eliminar dupla função em ônibus

VLT e ônibus devem ser integrados em Outubro na Baixada Santista

A integração do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) da Baixada Santista com o sistema de ônibus local pode ocorrer em outubro.

A malha do transporte sobre pneus da região é composto por 37 linhas, com uma frota de cerca de 350 ônibus, que atendem a uma demanda diária de 150 mil passageiros por dia.

Em Santos, estudos para a integração estão sendo feitos pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pela Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU). Já em São Vicente, a integração depende da licitação da empresa que vai operar o município, que deve ocorrer em julho.

Bilhete Único

De acordo ainda com a publicação, a EMTU estuda uma modelo de bilhete único, que atenda toda a região, e sirva para ônibus e VLT. No entanto, não existe prazo para implantação da funcionalidade.

Informações: Portal ViaTrolebus
READ MORE - VLT e ônibus devem ser integrados em Outubro na Baixada Santista

Em Teresina, Primeiro terminal de integração dos ônibus será entregue neste mês

O primeiro terminal do transporte coletivo de Teresina deverá ser entregue ainda neste mês de março. Localizado no bairro Dirceu Arcoverde, na Zona Sudeste, o Terminal do Livramento deverá receber mensalmente 970 mil usuários, sendo 44 mil por dia.  Ao todo, oito terminais estão sendo construídos. A informação foi divulgada, nesta segunda-feira (7), pelo gerente de Planejamento da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans), Vinícius Rufino, em entrevista ao Jornal do Piauí. 

Além do Terminal do Livramento, outros dois deverão ser entregues à população no primeiro semestre de 2016, são os localizados no Itararé, também na Zona Sudeste, e o do bairro Bela Vista, na Zona Sul da capital. 

Cada região da cidade terá dois terminais, o segundo da Zona Sul, no Parque Piauí, está com as obras paralisadas diante do impasse da retirada das árvores da praça, onde será construído o terminal. Um movimento chamado de #OcupeAPraça foi realizado por militantes ambientalistas, moradores e simpatizantes para evitar a derruba das plantas. 

De acordo com o gerente de planejamento da Strans, Vinícius Rufino, a construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários. 

“A idéia principal dos terminais de integração é proporcionar uma dinâmica maior das viagens, independente do local de destino, a partir das integrações entre as zonas. Hoje já existe uma integração entre elas, mas é de maneira limitada. Agora vamos ter uma integração de forma mais dinâmica com diversas possibilidades”, disse.

Informações: CidadeVerde
READ MORE - Em Teresina, Primeiro terminal de integração dos ônibus será entregue neste mês

Blumenau passa a contar com novas linhas de ônibus

A partir desta segunda-feira (7), o transporte coletivo de Blumenau, no Vale do Itajaí, irá circular com novos horários. Dos 240 veículos que a empresa Viação Piracicabana comprometeu-se em contrato a oferecer, 220 ônibus irão circular e 20 veículos ficarão de reserva para eventual demanda.

As tabelas de horários das linhas estão disponíveis no site do Seterb.

Alteração de linhas
Temporariamente, as linhas 103 – Itoupava Rega e 105 - Divisa Massaranduba serão atendidas pela linha 104 – Vila Itoupava. A linha 157 – Ilha do Salto será atendida pela linha 155 – Badenfurt e a linha 212 – Cidadão I será atendida pela linha 422 – Rua Brusque. 

A linha 307 – Francisco Becker não irá operar. Como opção alternativa, os usuários desta linha poderão utilizar o Troncal 31 – Via Rua dos Caçadores ou seguir até o Terminal Velha.

Informações: G1 SC
READ MORE - Blumenau passa a contar com novas linhas de ônibus

Nova Iguaçu tem mudanças na frota de ônibus

No próximo dia 14, as ruas de Nova Iguaçu terão novas cores. Os 454 ônibus de 83 linhas do município começarão a circular com a nova pintura padronizada. Os veículos serão operados pelos consórcios Reserva de Tinguá e Serra do Vulcão, que venceram a concorrência e são os novos concessionários do transporte na cidade. O lay-out dos coletivos será apresentado nesta terça-feira, em cerimônia no Bairro da Luz. A mudança visual tem o objetivo de facilitar a identificação pelos usuários e a fiscalização da prefeitura, além de ser uma das exigências da licitação, que promete oferecer mais conforto.

Na operação, pelo menos uma alteração. A Salutran, que atualmente tem a maior frota do município, ficou fora da concorrência, iniciada no ano passado. “As linhas licitadas não são fixas. Elas podem ser reduzidas ou ampliadas, se houver necessidade. Vão circular veículos com idade média de cinco anos. Este número pode, também, aumentar ou diminuir. Antes, as empresas só tinham permissões, agora são concessões”, afirmou o secretário municipal de Transporte, Trânsito e Mobilidade Urbana, Rubens Borborema.

Sete empresas formam os dois consórcios: Vera Cruz, Linave, Brazinha, Mirante, Nilopolitana, Expresso Nossa Senhora da Glória e São José. “No dia 14 haverá fiscalização e só vão circular os ônibus padronizados. Faremos divulgação com panfletos e banners para não pegar a população de surpresa. O que está em questão não é só a nova cor dos ônibus, mas sim uma melhor qualidade no serviço, com maior pontualidade e motoristas mais treinados”, acrescentou Borborema.

Não há na licitação, no entanto, meta para que as empresas substituam a frota por veículos refrigerados. A tarifa de R$ 3,50 será mantida.

Ainda segundo ele, as cores dos novos ônibus foram escolhidas para lembrar a história de Nova Iguaçu. “O laranja lembra a época dos laranjais, o branco, uma das cores da cidade, e o cinza, que está na parte debaixo do coletivo, é para sujar menos. Outra novidade é que eles não terão apenas o nome do trajeto de identificação, mas também os números”, disse. 

Ampliação de terminal deve melhorar trânsito da cidade

Dois terminais rodoviários da Baixada Fluminense devem ser reformados e ampliados até o fim do ano. Além de Nilópolis, a rodoviária de Nova Iguaçu já teve as obras iniciadas. O terminal ganhará quatro plataformas, ampliando a capacidade e passam a ter acessibilidade, novo sistema de câmeras de monitoramento e controle de acesso, além de nova iluminação. Haverá também cobertura, lojas, áreas de alimentação e melhor organização para embarques.

A nova estrutura da rodoviária vai contar ainda com seis guichês de bilheteria, estacionamento com 30 vagas e novos banheiros. Serão instaladas 39 novas baias para ônibus, aumentando de 30 para 33 o número de linhas e de 17 para 20 empresas operando no terminal. Ao todo, serão 59 novas lojas e 25 quiosques, em área de 10.950 m².

“Com ônibus padronizados e um terminal moderno e ampliado, o trânsito ficará melhor, pois hoje muitos não cabem nas baias e ficam circulando próximos da rodoviária em busca de uma vaga”, lembrou Rubens Borborema.

Empresas tradicionais ficam de fora

Empresas tradicionais como a Salutran e Niturvia ficaram fora da licitação e não vão poder mais circular por Nova Iguaçu. “Será estranho não ver mais um ônibus da Salutran passando pelas ruas. Todos os dias embarco na linha Nova Iguaçu x Cerâmica e vamos ficar um pouco órfãos, pois estavá-mos acostumados com as cores cinza e azul. Com a padronização será melhor a visualização. Hoje, muitos dos letreiros não estão bem iluminados”, contou a dona de casa Lilian Reis, 38 anos.

Para o presidente do consórcio Reserva de Tinguá, Ramiro Brandão, a população sentirá diferença significativa na operação do transporte. “Haverá mais pontualidade e frequência dos ônibus. Acabou essa história de a empresa definir o tempo de intervalo dos coletivos. Os passageiros vão ficar menos tempo nos pontos e o serviço será mais ágil”, afirmou.

Informações: O Dia
READ MORE - Nova Iguaçu tem mudanças na frota de ônibus

Motoristas de ônibus de Maringá aceitam proposta e encerram greve

A greve dos motoristas de ônibus de Maringá, no norte do Paraná, foi encerrada na noite de segunda-feira (7). A categoria aceitou a proposta acordada com o Tribunal Regional do Trabalho do Paraná (TRT-PR) em audiência realizada na sexta-feira (4).

A paralisação começou em 1° de março, quando nenhum ônibus circulou pelo município, mas foi suspensa no dia 2. Em assembleia, os motoristas decidiram retomar as atividades até a realização de audiência entre o Sindicato dos Motoristas do Transporte de Maringá e Região (Sinttromar), as empresas Transporte Coletivo Cidade Canção e Cidade Verde Transporte e o Ministério Público do Trabalho do Paraná (MPT-PR).

saiba maisMotoristas aprovam greve nos ônibus urbanos e metropolitanos de MaringáPrimeiro dia de greve de motoristas de ônibus de Maringá é tumultuado

Por unanimidade os trabalhadores aceitaram a proposta acordada no TRT-PR entre empresas e sindicato.

Ficou definido que os salários dos motoristas serão reajustados conforme o Índice Nacional de Preço ao Consumidor (INPC), será implementado o Programa de Participação nos Resultados (PPR) no valor anual de R$ 1.860, a partir de junho e a gratificação de função será mantida. Ainda conforme a ata divulgada pelo TRT-PR, o valor do PPR deverá ser pago em duas parcelas iguais, a primeira em setembro e a segunda em fevereiro de 2017.

O acordo ainda prevê que o Sinttromar e as empresas devem discutir, em 2017, a transformação do PPR em vale-alimentação.

Informações: G1 PR
READ MORE - Motoristas de ônibus de Maringá aceitam proposta e encerram greve

Uber chega ao Recife com promessa de preço até 40% menor que táxi

quinta-feira, 3 de março de 2016

O aplicativo de solicitação de corridas Uber, que conecta motoristas cadastrados com o usuários através do celular, chega ao Recife nesta quinta-feira (3), a partir das 14h. O aplicativo  já pode ser baixado nos celulares de forma gratuita. O serviço promete preços até 40% mais acessíveis, mas pode enfrentar problemas para circular já em seu primeiro dia.

A Secretaria de Mobilidade do Recife aponta que a Lei Federal 12.587/2012, que trata das atividades de transporte remunerado de passageiros, seja coletivo, escolar ou individual, determina em seu artigo 2º que “é atividade exclusiva dos profissionais taxistas a utilização de veículo automotor, próprio ou de terceiros, para o transporte público individual remunerado de passageiros, cuja capacidade será de, no máximo, 7 (sete) passageiros.”.

A mesma lei é utilizada pelo diretor de comunicação da Uber no Brasil, Fábio Sabba, para defender a legalidade do serviço. "Os motoristas prestam serviço de transporte individual privado, que consta no segundo parágrafo da lei de Mobilidade Urbana. A gente não vê o Uber como uma competição com o táxi. Nossa ideia é de que existam várias plataformas para que o usuário deixe o carro em casa e use outras alternativas. Você aumenta o mercado existente, é diferente", garante.

Os carros do Uber já operam em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Porto Alegre, Goiânia e Campinas. Recife é a oitava cidade no Brasil a aportar o aplicativo. Em várias cidades, o serviço gera polêmica: os taxistas acreditam que os motoristas do aplicativo competem pela clientela. Além de que, de acordo com a categoria, eles não pagam tributos ou possuem permissão para circular com passageiros.

Em cada cidade, uma reação diferente: em Guarulhos, em São Paulo, um juiz autorizou uso do aplicativo nesta quarta-feira (2). Também na capital paulista, motoristas do Uber dizem ter sido agredidos por taxistas em fevereiro.

Também no âmbito da política, o Uber vem rendendo assunto. Em Goiás, um deputado apresentou projeto de lei que propõe a proibição do aplicativo Uber sem regulamentação. No Rio, a votação do projeto que proíbe a atuação da empresa Uber no município do Rio foi adiada na terça-feira (1º).

Valores mais modestos
De acordo com o diretor de comunicação do Uber no Brasil, Fábio Sabba, os valores do serviço são entre 30% e 40% menores que em corridas de táxi comum."É como você ter um carro e não precisar pagar seguro ou Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). O aplicativo também permite estimar o preço da viagem. Colocando o destino inicial e o final, ele calcula uma média do valor da corrida", diz o diretor.

No Recife, a bandeirada, que é o preço por solicitar um táxi, custa R$ 4,75. No Uber, o valor é de R$2,50. A bandeira 1 é R$ 2,31, enquanto que a bandeira 2 custa R$ 2,79 nos táxis. Já no Uber, o valor do quilômetro é R$ 1,15 com acréscimo de R$ 0,17 por minuto. O pagamento no Uber, no entanto, só pode ser feito através de cartão de crédito.

Segurança
Como os carros não possuem um padrão, já que qualquer modelo de carro que tenha data de fabricação a partir do ano de 2008, possua quatro portas e ar-condicionado, pode fazer as corridas pelo aplicativo, pode gerar receio no usuário sobre a confiança no motorista.

Mas, segundo Fábio, a tecnologia assegura o passageiro de que sua corrida será a mais segura possível. "Nós checamos antecedentes criminais dos motoristas e diversas outras formas legais. Além de que a tecnologia é usada para oferecer segurança, uma vez que todas as corridas são rastreadas pelos próprios usuários. O itinerário também pode ser compartilhado com outra pessoa", afirma o diretor de comunicação da empresa.

Em caso de perda de objeto dentro do veículo ou se achar que o motorista fez uma rota que cobrasse mais caro ao passageiro, ao final da corrida surge um botão "pedir ajuda". Quando terminar a corrida também aparece um botão para avaliar o motorista: com notas de 3 para baixo, em um ranking que tem 5 como nota máximo, surge um chat com funcionários do Uber perguntando a razão da insatisfação do usuário.

Informações: G1 PE


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Uber chega ao Recife com promessa de preço até 40% menor que táxi

Consórcios notificam EPTC sobre quebra de contrato

Os consórcios de ônibus Via Leste e Mais entregam hoje, à Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), uma notificação extrajudicial sobre a quebra do contrato assinado entre a prefeitura e as empresas vencedoras da licitação. A medida é um alerta de que, se o valor da passagem não voltar aos R$ 3,75, elas ingressarão com uma medida judicial cobrando a indenização do prejuízo. De acordo com o presidente do consórcio Via Leste, Ênio Roberto Dias dos Reis, a medida judicial que reduziu a tarifa para R$ 3,25, a partir de ação de autoria do P-Sol, é o início do caos no sistema. "Hoje, as empresas estão trabalhando fora da realidade. Fizemos investimentos altos recentemente. Podemos, daqui a pouco, não conseguir pagar a folha de pagamento dos funcionários, e os bancos em que fizemos os financiamentos podem vir e nos tomar os ônibus novos", afirma.

Reis diz que a decisão é encarada por ele com espanto, pois a licitação foi amplamente discutida com a população, a Justiça e o Tribunal de Contas. "Se isso não se resolver, o município terá que nos indenizar. A responsabilidade é da prefeitura que foi quem firmou o contrato com os consórcios", ressalta. Ele argumenta que o prejuízo das empresas ainda não foi mensurado, mas que o reajuste da tarifa foi feito sobre os R$ 3,46, valor da menor tarifa apresentada em julho do ano passado pelos vencedores da licitação, e não R$ 3,25. É a partir deste valor que o reajuste foi praticado, considerando os novos salários dos rodoviários e o IPCA acumulado até o dia de início da nova operação. O cálculo utilizado está previsto no documento assinado entre as partes.

O prefeito José Fortunati já havia declarado que o temor da prefeitura era ter que indenizar os consórcios. Em abril de 2013, após ação também movida pelo P-Sol, a passagem retornou de R$ 3,05 para R$ 2,85. "A minha preocupação é a mesma de 2013. Naquele ano, o juiz de primeira instância mandou baixar a passagem. Depois, o Tribunal de Justiça extinguiu a ação, e as empresas ingressaram contra a prefeitura, que hoje poderá ter que desembolsar R$ 20 milhões para pagá-las. Ou seja, pagar por algo que não fizemos, por uma decisão equivocada de um juiz de primeira instância", criticou Fortunati na quinta-feira passada.

A Procuradoria-Geral do Município apresentou, nesta semana, a sua contestação à Justiça e um pedido de reconsideração. Hoje, será realizada uma reunião da EPTC com o Conselho Municipal de Transporte Urbano (Comtu). De acordo com nota emitida pela empresa, a convocação objetiva apenas a ratificação e consequente explicitação da efetiva participação do conselho durante todo o processo que resultou na tarifa do novo sistema de transporte coletivo da Capital. "O Comtu, nos termos da lei em vigor, fiscalizou e acompanhou todas as etapas da licitação, tendo exercido papel relevante na discussão, elaboração e definição das regras do novo sistema, inclusive no regramento resultante da tarifa fixada", explicou.

O principal argumento que levou à redução da tarifa foi a não votação do reajuste pelo Comtu, conforme determina legislação municipal. No entender do município, a nova tarifa foi decretada com base nas propostas financeiras apresentadas na concorrência, sem qualquer vinculação ou relação com a tarifa praticada anteriormente. Assim, não se trataria de um reajuste tarifário, mas da decretação da primeira tarifa do transporte coletivo posteriormente à realização de uma licitação.

Por Jessica Gustafson
Informações: Jornal do Comércio


Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Consórcios notificam EPTC sobre quebra de contrato

EMTU/SP inicia a operação de ônibus a hidrogênio com passageiros

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo deu início nesta quarta-feira, 02/03, em São Bernardo do Campo, à operação com passageiros de dois novos ônibus movidos a hidrogênio.

A EMTU é a gestora dos ônibus intermunicipais nas regiões metropolitanas do Estado de São Paulo, e é vinculada à Secretaria Estadual dos Transportes Metropolitanos.

Os ônibus estão circulando no Corredor São Mateus-Jabaquara (ABD), inicialmente na linha 287-P, que liga o Terminal Santo André Oeste ao Terminal Piraporinha, em Diadema, operada pela concessionária Metra.

O projeto foi implementado numa parceria do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento - PNUD, do Ministério de Minas e Energia - MME, da Agência Brasileira de Cooperação - ABC e da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo S.A. - EMTU/SP, que exerce a Coordenação Nacional do Projeto. 

Os recursos financeiros para o desenvolvimento do projeto vieram do Global Environment Facility - GEF, através do PNUD, e da Financiadora de Estudos e Projetos, atual Agência Brasileira de Inovação - FINEP, através do MME.

A construção de três novos ônibus e da estação de produção e abastecimento de hidrogênio foi feita por um Consórcio formado por empresas nacionais e internacionais líderes em seus segmentos.

O hidrogênio é obtido por eletrólise da água na estação de produção e abastecimento de hidrogênio construída nos próprios da EMTU/SP, em São Bernardo Campo/SP, onde os ônibus são abastecidos.

Apenas um seleto grupo de países conseguiu desenvolver e operar ônibus com essa tecnologia, inclusive o Brasil, que a partir de agora terá capacidade de produzir e comercializar os veículos. 

A concepção deste Projeto, totalmente brasileira, propicia e amplia a capacitação da indústria nacional.

Tecnologia

Essa tecnologia de propulsão é totalmente livre de emissões de poluentes (material particulado e gases de efeito estufa). Somente vapor d’água é eliminado pelo escapamento dos ônibus. Os três novos ônibus já são considerados comerciais e trazem inovações em relação ao ônibus protótipo, lançado em 2010, com a nacionalização de todo o sistema de tração, maior capacidade de carregamento de passageiros e o aperfeiçoamento dos sistemas de controle e integração a bordo.

READ MORE - EMTU/SP inicia a operação de ônibus a hidrogênio com passageiros

Em João Pessoa, Semob permite circulação de táxis em faixas exclusivas de ônibus

A partir da próxima segunda-feira (7), as faixas exclusivas para ônibus à direita serão liberadas para a circulação de táxi com passageiro. A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP) explica que está atendendo reivindicação de taxistas cadastrados na cidade de João Pessoa e usuários. A autorização tem como objetivo agilizar as viagens sem prejuízo ao transporte coletivo.

Esta medida beneficia exclusivamente taxistas cadastrados na Semob-JP, em qualquer horário e dia da semana em todas as faixas exclusivas de ônibus existentes e a serem implantadas no município de João Pessoa.

O superintende da mobilidade, Carlos Batinga, falou que a liberação será usufruída por taxistas com passageiros. “Esta permissão é apenas para as faixas que ficam à direita nas vias, quando esta faixa é no lado esquerdo, a exemplo do anel externo da Lagoa, não é permitido o uso pelos táxis e continua exclusiva aos ônibus”, explicou.

Durante os primeiros dias da concessão, a Semob-JP continuará monitorando e avaliando a circulação nas faixas, sempre primando pela velocidade dos coletivos.

Existe faixa exclusiva no anel externo da Lagoa, Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Candido Pessoa e Avenida Sanhauá até o Terminal de Integração do Varadouro. Após o terminal, a faixa segue pela Rua Padre Azevedo, Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com a Rua Guedes Pereira e na Avenida Epitácio Pessoa.

CTB – Atualmente, a infração para o motorista que for pego dirigindo em corredores de transporte coletivo é gravíssima com multa de R$191,54, além de 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH). A mudança no artigo 184 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) foi publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de julho de 2015. Antes, trafegar na faixa exclusiva era considerado infração leve (3 pontos) sujeita a multa no valor de R$53,20.

Os motoristas de ônibus que saírem de sua faixa exclusiva também estão sujeitos à autuação pelo CTB no valor de R$85,13. A infração é considerada média e acarreta em 4 pontos na carteira de habilitação.

Informações: Governo da Paraíba

Colabore com o Blog Clicando nos anúncios da página
READ MORE - Em João Pessoa, Semob permite circulação de táxis em faixas exclusivas de ônibus

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960