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Transporte coletivo de Joinville terá terminais abertos, novos horários e linhas aos domingos

domingo, 20 de novembro de 2022

A partir deste domingo (20/11), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra), vai ampliar o serviço de transporte coletivo para esse dia da semana. A medida acontece em parceria com as empresas operadoras Transtusa e Gidion.
De acordo com a Unidade de Transportes da Seinfra, com a mudança, das atuais 34 linhas em operação aos domingos, o serviço passará a contar com 67 linhas. Em relação aos horários, o número passará de 609 para 2.197. A mudança ocorre em caráter definitivo e deverá contemplar todas as regiões da cidade.

Outra importante mudança é que todos os terminais urbanos em operação funcionarão aos domingos, permitindo a integração entre as linhas.

“Estamos atendendo a um importante pedido da população que é aumentar a opção de linhas e horários de ônibus, aos domingos, inclusive com todos os terminais urbanos em funcionamento”, afirma o gerente da Unidade de Transportes da Seinfra, Charlison Ribeiro.
Vale destacar que a ampliação das linhas e horários será apenas aos domingos, sendo que a programação para os outros dias da semana (segunda-feira a sábado) permanece inalterada. A grade completa e atualizada de horários do Transporte Coletivo Urbano está disponível no site onibus.info.

Terminal Central com melhorias concluídas
Além das novas opções de ônibus aos domingos, os usuários do transporte coletivo de Joinville já podem usufruir das melhorias realizadas no Terminal Central.

Na quinta-feira (17/11), o prefeito Adriano Silva conferiu o resultado das manutenções que foram feitas no local.

“Fizemos um trabalho que deve sempre acontecer, a manutenção do bem público. Agora temos um equipamento renovado e pronto para atender à população com mais comodidade e segurança”, declarou o prefeito.

Com as melhorias, o Terminal Central recebeu novo forro, cobertura nas passagens de pedestres entre as plataformas, nova iluminação, substituição do gradil externo, novas placas de sinalização, além de banheiros reformados.

Ônibus temático de Natal
Além da mudança nas opções de horários e linhas, também a partir deste domingo (20/11), a população vai conhecer os quatro ônibus circulares temáticos do Natal de Joinville.

Com as cores típicas da época, verde e vermelho, os ônibus enfeitados e iluminados serão itinerantes e deverão operar em diversas linhas, com o objetivo de circular em diversas regiões da cidade.

Durante este domingo, os veículos estarão abertos à visitação do público ao lado do Ginásio Abel Schulz, com a presença do Papai Noel.

Logo após o evento de abertura do Natal de Joinville 2022, marcado para às 19h30, em frente ao prédio da Prefeitura de Joinville, os ônibus entram em circulação.

Informações: Prefeitura de Joinville
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Em Campo Grande, Novas estações de embarque em duas vias vão custar R$ 1 milhão

Foi aberta licitação que prevê custo de até R$ 1.078.532,94 para construção de 11 estações de embarque na Avenida Bandeirantes e na Rua Bahia, onde há corredores de ônibus do lado esquerdo, em obras ou em operação.
Foto: Caroline Maldonado

A concorrência lançada pela Secomp (Secretaria Executiva de Compras Governamentais) prevê gastos com serviços preliminares; demolições, remoções e supressões; fundação; estrutura; acabamentos e complementares; instalações elétricas; aterramento; plataforma e administração local de obra.

As empresas interessadas em concorrer devem apresentar documentação de habilitação e a proposta até às 9h do dia 10 de janeiro de 2023, na sala de reuniões da Secomp, que fica na Avenida Afonso Pena, nº 3.297, no Paço Municipal, no Centro.

Estações - Esta é a segunda licitação para instalar estações porque a empresa vencedora da primeira pediu rescisão de contrato. Com os terminais prontos, será possível colocar em funcionamento os dois corredores exclusivos para o trajeto dos ônibus que se estendem por 5,2 quilômetros.
O tempo de viagem no transporte coletivo irá reduzir, como ocorreu no primeiro trecho do corredor sudoeste, ativado em maio passado, ligação da Avenida Afonso Pena com o terminal Bandeirantes, onde circulam 45 ônibus de 6 linhas. A velocidade média aumentou, conforme levantamento da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

Na Bandeirantes, que é o braço bairro/centro do corredor sudoeste, estão programadas ao longo dos seus 3,5 km de extensão, 7 estações com módulos de 10 metros em plataformas de 40 metros, localizadas nas esquinas com as ruas Campinas, Hermenegildo Pereira, Bélgica, Tenente Antônio João Figueiredo, Argemiro Fialho, no meio da quadra entre a Avenida Salgado Filho e a Rua Brilhante e na esquina com a Rua Visconde Taunay.

A partir do cruzamento com a Rua 26 de Agosto, o corredor sai da margem esquerda para a da direita para facilitar a entrada dos ônibus na Avenida Afonso Pena.

Na Rua Bahia, primeiro trecho do corredor Norte (ligação da Avenida Afonso Pena com o Terminal General Osório), as 4 estações serão nas esquinas com as ruas da Paz, Antônio Maria Coelho, das Garças e das Paineiras.

Está sendo recalculada a planilha de custos para retomada do corredor da Marechal Deodoro (entre os terminais Bandeirantes e Aero Rancho), último trecho da ligação com o centro da cidade. Foram feitos 5,5 km de recapeamento (duas pistas de 2,75 km), além da drenagem. Serão concluídas e seguida as 5 estações e o reordenamento do trânsito no Trevo Imbirussu.

Corredores de ônibus - Quando toda a malha de corredores, com mais de 54 km, estiver funcionando, a expectativa é que a velocidade média dos ônibus aumente. Está em andamento a implantação corredor da Avenida Calógeras, ligação centro/bairro com os terminais Morenão e Guaicurus, que terão 3 corredores de acesso nas avenidas Gury Marques e Costa e Silva.

O sentido bairro/centro do Corredor Norte terá faixas exclusivas de tráfego nas avenidas Cônsul Assaf Trad e as ruas Alegrete e 25 de Dezembro. 

Informações: CAMPO GRANDE NEWS
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Prefeitura do Rio compra 270 novos ônibus articulados para o sistema BRT

A Prefeitura do Rio realizou, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR), nesta quinta-feira (17), no auditório da Procuradoria Geral do Município, a sessão pública do pregão eletrônico para a compra de 270 novos ônibus articulados para o sistema BRT.

A licitação, que foi dividida em cinco lotes, teve propostas recebidas para todos. Os vencedores que apresentaram os menores preços foram as empresas Marcopolo e Guanabara Diesel, que fornecerão os ônibus ao município, que investirá, ao todo, R$ 864 milhões na compra. A previsão é de que os veículos, com capacidade mínima para 180 passageiros, sejam entregues entre novembro de 2023 e março de 2024.
Os próximos passos, previstos para os próximos dias, serão a homologação do resultado e a assinatura do contrato com os consórcios vencedores de cada lote. Essa é a primeira compra de ônibus pela Prefeitura do Rio seguindo a determinação da nova norma ambiental Proconve P-8 (Euro VI), que é menos poluente e entra em vigor a partir de 2023.

Com o resultado, chega a 561 o número de veículos comprados pela prefeitura neste ano para a recuperação do sistema BRT. A SMTR realizou outras duas licitações em abril e maio para a aquisição de 291 novos ônibus para o sistema, sendo 220 articulados e 71 do tipo padron. Aqueles já comprados nas licitações anteriores serão entregues até março de 2023.

Informações: O Dia
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Eixo Anhanguera: 91% dos usuários avaliam operação como positiva

Desde julho, um acordo operacional firmado entre a Metrobus (empresa que opera o Eixo Anhanguera), a Companhia Metropolitana de Transporte Coletivo (CMTC) e as empresas privadas (Rápido Araguaia, Viação Reunidas e Cootego) tem possibilitado a ampliação da frota que atende ao corredor, com o acréscimo de 54 ônibus articulados seminovos e outros seis zero quilômetro. 

“O reforço da frota tem o objetivo de conferir maior agilidade e conforto aos usuários do Eixo Anhanguera, enquanto trabalhamos com a licitação da locação que vai substituir a atual frota por uma totalmente elétrica, zero poluente, mais moderna e confortável”, explica o secretário-geral de Governo e presidente da Câmara Deliberativa do Transporte Coletivo, Adriano da Rocha Lima.   
 
A compilação de todos os dados da pesquisa mostrou que 86% dos usuários querem que a operação de fortalecimento da frota continue. Ainda, 75% dos usuários ouvidos aprovaram as alterações feitas nos últimos meses e 70% dizem preferir os novos ônibus que estão em operação. 
Os atuais resultados foram compilados com exatos dois meses da realização da última pesquisa de satisfação, o que evidencia que as soluções empreendidas para a melhoria do Eixo têm sido bem avaliadas pela população. Antes das medidas, apenas 30% dos usuários avaliavam positivamente a operação no corredor. Em setembro, esse índice foi de 73%, e agora 91%.
 
Dinâmica
A primeira etapa da pesquisa abordou virtualmente mais de 10 mil pessoas, entre os dias 16 e 18 de agosto. Ao todo, 532 pessoas responderam espontaneamente a enquete, por meio das mídias sociais. Em seguida, no dia 15 de setembro, a RedeMob Consórcio promoveu uma entrevista com 211 pessoas, nos terminais mais movimentados do Eixo: Padre Pelágio e Praça da Bíblia. No dia 20 de agosto, a pesquisa conseguiu ouvir 405 pessoas nos mesmos terminais. A última etapa ocorreu no dia 10 de novembro, com 475 pessoas entrevistadas nos terminais Padre Pelágio, Bíblia e Novo Mundo.
 
Números
• 68% aprovaram os novos ônibus em operação;
• 56% perceberam e avaliaram positivamente o aumento no número de viagens;
• 70% preferem os novos ônibus em relação aos da Metrobus;
• 86% querem que a operação conjunta continue;
• 91% avaliam como positivo a operação atual no Eixo Anhanguera (67% reprovavam a operação antes da entrada de novos ônibus);
• 75% aprovaram as alterações feitas na operação do Eixo Anhanguera.

Informações: Secretaria Geral da Governadoria – Governo de Goiás
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Salvador será sede de encontro nacional sobre mobilidade urbana

A capital baiana irá sediar, na próxima semana, uma série de eventos de âmbito nacional na área de Mobilidade Urbana. A abertura ocorrerá durante a 113ª Edição do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, a ser realizada na próxima segunda-feira (21), no Wish Hotel da Bahia, no Campo Grande. O encontro, promovido pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob), em parceria com a Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP), vai reunir gestores e técnicos da área de todo o país, com o objetivo de trocar experiências e buscar novas soluções para a mobilidade nos centros urbanos. 

O evento terá a participação do secretário de mobilidade de Salvador, Fabrizzio Muller, além dos gestores de mobilidade de diversas cidades brasileiras. Muller, que também é vice-presidente geral do Fórum, irá apresentar as ações realizadas em Salvador para melhoria da mobilidade urbana, com destaque especial para a aquisição de ônibus elétricos para a operação do BRT. Salvador também será a primeira capital do nordeste a implantar um terminal de eletrocarga, com capacidade para carregar até 40 veículos por vez, o maior do Brasil. 

O evento terá ainda apresentações de autoridades de outros estados como Sergipe, São Paulo, Goiás e Paraná, e de representantes de instituições parceiras reconhecidas internacionalmente na área de mobilidade urbana, como a WRI, TUMI e GIZ. Entre os temas que serão discutidos durante o Fórum estão a gratuidade para idosos, a regulamentação dos aplicativos de transporte de passageiros, e a proposta do projeto de lei para criação do Marco Legal do Transporte Público. 
“O Fórum será a abertura de um grande encontro de mobilidade, que reunirá técnicos de diversos setores buscando fomentar, cada vez mais, a melhoria da mobilidade urbana em todo país através da troca de conhecimento”, pontua o secretário da Semob, Fabrizzio Muller. “É Salvador confirmando seu protagonismo tanto na temática da mobilidade urbana, como também na recém-chegada eletromobilidade, que assegura, mais uma vez, o compromisso da cidade com a redução de emissões de gases e cumprimento de suas metas definidas ao longo dos últimos anos”, complementa. 

Reuniões técnicas – Além do Fórum Nacional de Mobilidade, outras reuniões serão realizadas com as equipes técnicas da área. Em paralelo ao Fórum, também na próxima segunda-feira (21), acontece o TUMI Day. O evento será realizado pela Iniciativa de Mobilidade Urbana Transformativa (TUMI), e reunirá representantes das cinco cidades brasileiras escolhidas pela iniciativa para receber apoio técnico para a implantação de ônibus elétricos na operação de transporte. 

Durante o encontro, temas como modelos de negócios, financiamentos, estruturas necessárias e metas de sustentabilidade serão apresentadas e debatidas por técnicos da área de mobilidade. Já na terça e quarta-feira (22 e 23) acontecem as reuniões do grupo Qualionibus, nas quais várias cidades e entidades que se reúnem para discutir diversas temáticas a respeito do transporte coletivo, tais como combate ao assédio sexual, financiamento, mobilidade e gênero, entre outros. O grupo fará também uma visita técnica ao BRT, onde poderá conhecer o local onde será implantado o Eletroterminal de Salvador, além de visitar o Centro de Controle Operacional (CCO) do BRT, um dos mais modernos do país.

Informações: Governo da Bahia
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No Rio, Promulgada lei que prevê pagamento da passagem de ônibus com cartão

O presidente da Câmara do Rio, vereador Carlo Caiado (DEM), promulgou nesta sexta-feira (18) a lei que autoriza os ônibus do município do Rio a aceitar pagamento por meio de cartões de débito ou crédito por aproximação, ou ainda por tecnologias de pagamento com relógios inteligentes ou smartphones. A lei nº 7.645/2022 havia sido vetada pelo prefeito Eduardo Paes. Desta maneira, mesmo com a promulgação na Câmara, ainda precisa ser regulamentada pela Prefeitura do Rio por meio de um decreto.
Maíra Coelho/ arquivo

De autoria dos vereadores Cesar Maia (PSDB), Welington Dias (PDT), Eliseu Kessler (PSD) e Dr. Carlos Eduardo (PDT), a norma estabelece que a regulamentação ficará a cargo da prefeitura em conjunto com a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e empresa e/ou consórcio responsável pela cobrança das tarifas. O preço corresponderá ao valor vigente de uma passagem paga em dinheiro ou bilhete eletrônico.
"Essa nova forma de pagamento será mais uma alternativa para cobrança das passagens de ônibus na cidade do Rio de Janeiro. Ela traz um grande avanço no sistema de transporte público, visando aperfeiçoar ainda mais o pagamento das passagens e facilitar a vida do usuário. Com o avanço das tecnologias e alternativas digitais de pagamento, as pessoas tendem a utilizar cada vez menos o pagamento em dinheiro", justificam os autores.

Procurada, a SMTR informou que o edital do sistema da nova bilhetagem digital do transporte público coletivo na cidade, cujo processo de licitação está em andamento, exige que o validador ofereça diversas modalidades de pagamento, com as devidas atualizações tecnológicas.

Importante ressaltar que é preciso que a prefeitura publique um texto informando como será a aplicabilidade da lei, prazo para adaptação e qual secretaria ficará responsável pelos trâmites legais.

Informações: O Dia
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Porto Alegre conhece sistema de transporte público da Espanha e Itália

Encerrou-se nesta sexta-feira, 18, a Missão Internacional em Barcelona, na Espanha, com a participação do secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, a convite da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Ao longo da semana, a comitiva realizou uma troca de experiências com Itália e Espanha na área da mobilidade urbana, conheceu projetos e o sistema de transporte dos dois países. Castro Júnior levou o exemplo de Porto Alegre aos gestores locais, falando a respeito do Programa Mais Transporte, do projeto Ruas Completas e do sistema de bicicletas compartilhadas.

"Durante esta grande imersão na Europa, foi possível entender um pouco mais sobre o sistema de remuneração desenvolvido em ambos os países, que é voltado para o usuário do transporte público, exemplo que queremos seguir também em Porto Alegre. Levo grandes ideias para aplicar na capital gaúcha, tanto na área da tecnologia, com as inovações apresentadas dentro do conceito de Smart Cities, quanto para o desenvolvimento de um sistema de transporte mais sustentável”, destaca o secretário.
Espanha - Desde segunda-feira, 14, o titular da pasta da Mobilidade Urbana de Porto Alegre está em Barcelona. O gestor visitou pontos estratégicos, onde são realizadas ações de qualificação da mobilidade urbana, como o Distrito 22@, que tem um projeto piloto de qualificação dos espaços públicos.

Também conheceu a empresa Tusgsal, responsável pela operação dos ônibus metropolitanos da cidade espanhola. A empresa atua com ônibus elétricos há três anos e possui 12 veículos na frota. No local, foi possível conhecer os detalhes em relação à duração de baterias e abastecimento dos carros.

Além da visita à empresa, foi realizado encontro no órgão regulador do Sistema de Transporte de Passageiros de Barcelona. “Foram muito importantes essas últimas agendas. Chamou a atenção que o sistema de remuneração utilizado é o mesmo que aplicamos na Capital, com o conceito de receita menos custo”, comentou. 

Além das visitas, houve uma grande troca de experiências durante três dias no Congresso Smart Cities no Brasil: desafios e oportunidades. Foram debatidos temas como a reformulação das cidades inteligentes em tempos de incerteza, a segurança dentro do conceito de cidades inteligentes, agendas climáticas, entre outros. 

Itália - Entre os dias 10 e 13, foram visitadas as cidades de Roma, Genova e Turim. Nos municípios, foram apresentadas ações voltadas para o futuro da mobilidade e projetos estratégicos focados nas metas de ações climáticas e redução de emissões. A delegação também conheceu in loco a situação atual da mobilidade urbana nessas cidades. Na parte das soluções tecnológicas, foi apresentado o Sistema Mobilidade como Serviço (MaaS), que está em teste com mil voluntários. No piloto, estão testando um aplicativo único para usar no sistema de transporte, integrando metrô, bikes e scooters compartilhadas. 

Missão - A missão Internacional é liderada pela FNP e tem o objetivo de realizar uma troca de experiências entre os países na área da mobilidade urbana. A viagem faz parte do projeto Acesso Cidades, iniciativa da FNP/Brasil com a Confederación de Fondos de Cooperación y Solidaridad (Confocos)/Espanha e a Associazione Nazionale Comuni Italiani (ANCI)/Itália.

Informações: Prefeitura de Porto Alegre
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Prefeitura de Belém retoma processo de licitação para o transporte coletivo por ônibus

A Prefeitura de Belém retomou o processo de licitação para a concessão do transporte público coletivo por ônibus do município com a republicação do edital de licitação ajustado e seus anexos, nesta sexta-feira, 18. Um dia antes, o anúncio foi feito pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, pelas redes sociais do Governo Municipal. 

O Aviso de Alteração da Concorrência n° 9/2022–Semob foi publicado pela Comissão Geral de Licitação (CGL), designada pelo Decreto n°. 105.290/2022, no Diário Oficial da União (DOU), página 3, na edição desta sexta-feira, 18. A publicação no Diário Oficial do Município (DOM) está prevista também para sair nesta sexta. 

O Aviso torna pública a abertura e designação de nova data de abertura da licitação, agendada para o dia 26 de dezembro de 2022. O documento também deverá ser publicado, na próxima segunda-feira, 21, nos jornais de grande circulação. 

Ajustes

O processo licitatório tinha previsão inicial para abertura no dia 12 de setembro, porém foi suspenso pela Prefeitura de Belém, por meio CGL, no dia 6 de setembro deste ano, para ajustes e explicações sobre as questões técnicas levantadas pelo Tribunal de Contas do Município (TCM) e Sindicato das Empresas de Ônibus (Setransbel). 

Com os ajustes feitos, o edital e os anexos foram encaminhados, na sexta-feira, 11, pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), à Secretaria Municipal de Coordenação Geral de Planejamento e Gestão (Segep) para ampla publicação.

O edital retificado e os anexos estarão disponíveis para retirada gratuita, a partir de segunda-feira, 21, nos sites da Prefeitura de Belém e Comprasnet, ou na sala da CPL, na sede da Segep, localizada na avenida Governador José Malcher, 2110, em São Brás, das 8h às 17h. Mais informações sobre os dados constantes do aviso poderão ser obtidas pelo e-mail da CPL (cplcglsegep@gmail.com).

Com a reabertura do processo licitatório, as empresas ou consórcios interessados deverão apresentar propostas de execução do serviço à Prefeitura.

Além da proposta, a situação jurídica de cada empresa será analisada para verificar se estão aptas a participar da licitação. A abertura dos envelopes está prevista para o dia 26 de dezembro de 2022, às 9h.
O edital prevê a execução dos serviços por seis anos, com possibilidade de prorrogação, em regime de exclusividade, e de participação de consórcio de empresas. O critério de escolha será o da menor tarifa. As concessionárias também serão responsáveis pela exploração e manutenção dos Terminais e Estações do BRT.

Os usuários terão acesso ao sistema de informações e poderão acompanhar o itinerário do veículo e o tempo de chegada nas paradas de ônibus. Além disso, ao término dos primeiros dois anos, 20% da frota deverá possuir ar-condicionado.

A frota de veículos contará também com monitoramento por meio de câmeras de segurança em seu interior. Os veículos terão ainda sistema de rastreamento e serão monitorados em tempo real pela Semob.

por Rosangela Gusmao
Informações: Agência Belém
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EMTU SP altera 16 linhas de ônibus no ABC e região Oeste

16 linhas da EMTU passaram por alterações operacionais na Grande SP neste sábado. Elas operam nas cidades de Barueri, Carapicuíba, Cotia, Diadema, Jandira, Osasco, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul. Veja as alterações feitas:

050EX1 – São Bernardo do Campo (Terminal Ferrazópolis) x São Paulo (Campo Belo): Alteração de horários de partida aos sábados.
086 – Osasco (Jardim Veloso) x São Paulo (Lapa): Atualização dos horários para Osasco e menos dois horários para SP. Alteração feita nos dias úteis.
181 – Carapicuíba (Parque Santa Tereza) x São Paulo (Lapa): Atualização dos horários nos dias úteis. Menos uma partida por sentido, ficando então com 22 na ida e 23 na volta.
279 – Diadema (Terminal Diadema) x São Paulo (Metrô São Judas): Menos três viagens nos dias úteis, ficando então com 14.

346 – Jandira (Fátima) x Santana de Parnaíba (Terminal Alphaville)

468 – Santana de Parnaíba (Terminal Alphaville) x Cotia (Terminal Cotia): Ativada integração tarifária entre o trecho “Barueri (centro) x Alphaville” da linha 346 e a linha 468, por meio do Cartão TOP, no valor de R$7,10.
359 – São Bernardo do Campo (Terminal Ferrazópolis) x São Paulo (Saúde): Menos uma partida por sentido nos dias úteis, ficando então com 17.
380 – Diadema (Terminal Diadema) x São Paulo (Jardim Guacuri): Menos cinco partidas por sentido nos dias úteis, ficando então com 83.
431 – São Bernardo do Campo (Jardim Las Palmas) x São Paulo (Terminal Sacomã): Menos uma partida por sentido nos dias úteis, ficando então com 36 em cada.

449 – Carapicuíba (Aldeia) x Santana de Parnaíba (Alphaville 10): Algumas alterações de horários para Santana e mais uma partida para Carapicuíba, ficando então com 15.
450 – Carapicuíba (Jardim Novo Horizonte) x Barueri (Alphaville 2): Mais cinco partidas por sentido aos sábados, ficando então com 21.
466EX2 – Osasco (Santa Maria) x Barueri (Alphaville / Green Valley): Alteração em horários de partida aos domingos.
468BI1 – Barueri (Shopping Tamboré) x Cotia (Terminal Cotia): Segundo sua tabela oficial, linha deixou de operar aos sábados.

492 – Carapicuíba (Parque Jandaia) x São Paulo (Metrô Vila Sônia): Mais uma partida por sentido nos dias úteis. A linha ficou então com 40 partidas para SP e 39 para Carapicuíba.
494 – São Caetano do Sul (Terminal Rodoviário) x São Paulo (Terminal Sacomã): Alteração nos dias úteis. Menos nove partidas para SP (ficando então com 47) e menos sete para São Caetano (ficando com 46), nos dias úteis.
840 – Osasco (Terminal Km 21) x São Paulo (Metrô Butantã): Alteração de horários aos sábados.

Informações: linhasmetropolitanas.com
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No DF, Mais 130 km de ciclovias e bikes compartilhadas nas cidades

O Distrito Federal vai  ganhar 130 km de ciclovias nos próximos quatro anos. O objetivo da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) é interligar a malha cicloviária da capital federal, hoje a segunda maior do país – 636,890 km de ciclovias distribuídas em 28 regiões administrativas, atrás apenas de São Paulo (SP), que conta com 699,2 km de pistas exclusivas para bicicletas. Além disso, o Governo do Distrito Federal (GDF) pretende levar o projeto das bikes compartilhadas para outras regiões administrativas.

“Temos um projeto pronto para interligar as ciclovias existentes”, afirma o secretário de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro, que tem trabalhado o assunto junto à comissão de transição, grupo do governo responsável pelo planejamento dos próximos anos e que tem atuado no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB). “A gente ainda tem muitos pontos que não fazem essa ligação, então a ideia é priorizar isso, fazer essa integração de toda a malha e colocar ciclovias nas cidades que ainda não as têm.”

Ao longo dos quatro anos do primeiro mandato do governo Ibaneis Rocha, o DF ganhou 169,8 km de ciclovias. Até 2018, o GDF tinha uma rede de 466,6 km.

Bicicletas compartilhadas 

Um projeto retomado nesta gestão e que tem funcionado bem é o das bicicletas compartilhadas. Reinaugurado em outubro de 2021, o sistema conta hoje com 66 estações e 438 bicicletas. A meta é chegar a 70 estações e 500 bicicletas, levando o projeto, atualmente concentrado no Plano Piloto, a outras cidades.

“Quando a gente fez a licitação, a empresa só se interessou pela região central, então a proposta que a gente está colocando é a de dar alguns subsídios para que essas bicicletas também componham a mobilidade ativa nas regiões administrativas”, explica o secretário de Mobilidade.

Informações: Agência Brasília
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Em SP, Quatro consórcios entregam propostas para o anteprojeto da Linha 22-Marrom

O Metrô realizou na quinta-feira, 17, a sessão de recebimento das propostas para a prestação de serviço do anteprojeto de engenharia e estudo de impacto ambiental da Linha 22-Marrom, que ligará Cotia a São Paulo.

Quatro consórcios compareceram à sede da companhia, na capital paulista, para entregarem suas propostas. São eles o Consórcio GPO-Geocompany-Tetra-JGP, o Consórcio STEMM – Linha 22, o Consórcio Linha 22 Marrom – Nempi e o Consórcio Systra Prime L22.

O Metrô, no entanto, só abriu os envelopes das quatro propostas técnicas, que visam a assegurar a capacidade de executar o serviço pelas participantes e cujo conteúdo foi publicado em seu site.

Já os envelopes com as propostas comerciais, ou seja, constam os valores pedidos, foram lacrados para posterior análise. Segundo a companhia, as propostas serão submetidas a uma análise mais apurada e que o resultado desse exame, assim como o conteúdo das propostas comerciais, serão publicados em uma data ainda não definida no site do Metrô.

A Linha 22-Marrom tem um traçado provisório de 29 km e 19 estações, ligando o centro do município de Cotia à estação Sumaré, da Linha 2-Verde. A demanda esperada é de 649 mil passageiros por dia e a operação deverá contar com 29 trens.

No entanto, esses dados devem mudar à medida que o anteprojeto for executado. O Metrô ainda não definiu nem o tipo de traçado da linha, se será subterrâneo, na superfície ou elevado, e mesmo se terá um mesmo padrão de modal ou dois.

Nesta semana, a companhia também publicou a segunda licitação referente à Linha 22-Marrom, que prevê a realização de levantamentos topográficos e de redes de utilidade pública. O novo certame será usado justamente para a execução do anteprojeto.

Informações: Metro CPTM

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BH terá novas faixas exclusivas e preferenciais para ônibus

quinta-feira, 17 de novembro de 2022


A Prefeitura de Belo Horizonte inicia nesta quinta-feira (17) a operação de novas rotas de prioridade para o transporte coletivo na capital. Serão cerca de sete quilômetros de novas faixas exclusivas e preferenciais nas avenidas do Contorno e dos Andradas, que vão melhorar a velocidade operacional dos ônibus nos trechos, reduzindo assim o tempo de viagem dos usuários.

Confira abaixo os locais das faixas, que vão funcionar de segunda a sexta-feira: 

Avenida do Contorno (faixas exclusivas)

Avenida do Contorno, entre a Avenida Barbacena e a Rua Rio de Janeiro, sentido Carlos Prates/Área Hospitalar (faixa exclusiva entre 6h e 19h30); 

Avenida do Contorno e dos Andradas, entre a Rua Rio de Janeiro e a Alameda Ezequiel Dias, sentido Carlos Prates/Área Hospitalar (faixa exclusiva 24 horas). 

Avenida dos Andradas (faixas exclusivas e preferenciais)

Avenida dos Andradas, entre Alameda Ezequiel Dias e Viaduto da Floresta, sentido Área Hospitalar/Carlos Prates (faixa exclusiva 24 horas); 

Avenida dos Andradas, entre a Avenida do Contorno (Perrela) e a Avenida Mem de Sá, sentido Centro/Bairro (faixa exclusiva entre 6h e 9h);

Avenida dos Andradas, entre a Avenida Mem de Sá e Avenida do Contorno (Perrela), sentido Bairro/Centro (faixa preferencial entre 7h e 9h). 

As novas faixas exclusivas fazem parte de uma série de ações na mobilidade urbana de Belo Horizonte com o objetivo de melhorar a velocidade e o desempenho dos ônibus na capital. A expectativa é que a velocidade média operacional dos ônibus nas rotas de prioridade cresçam 20%, de acordo com estudos de simulação de tráfego, passando de 17,2 km/h para 20,7 km/h nos horários de pico da tarde. 

Confira todos os locais e trechos de rotas de prioridade para o transporte coletivo de Belo Horizonte no portal da PBH.  

Informações: Prefeitura de Belo Horizonte
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Maioria do STF mantém gratuidade de passagem para jovem de baixa renda em ônibus interestaduais

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (16) maioria de votos para confirmar a validade de dispositivo da Lei nº 12.852/13, conhecida como Estatuto da Juventude. A norma garantiu a gratuidade de duas vagas em ônibus interestaduais para jovens de baixa renda. 


Ação contra a lei foi proposta em 2017 pela Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros. Entre os argumentos apresentados, a entidade alegou que a gratuidade provoca desequilíbrio econômico dos contratos de autorização para operação das linhas e não prevê ressarcimento ao prestador privado de serviço público pelos encargos impostos pela lei. 

De acordo com o artigo 32 da Lei nº 12.852/13, o sistema de transporte coletivo interestadual deve reservar duas vagas gratuitas por veículo para jovens de baixa renda e mais duas vagas com desconto de 50% para o mesmo público. 

Até o momento, o placar do julgamento está em 6 a 0 e prevalece o voto do ministro Luiz Fux, relator do processo. Segundo o ministro, o artigo é constitucional por tratar-se de direito fundamental implícito. 

"A reserva de vagas gratuitas e com valor reduzido para os jovens de baixa renda não implica ônus desproporcional às empresas concessionárias do serviço público de transporte coletivo interestadual de passageiros", afirmou. 

O voto do relator foi seguido pelos ministros André Mendonça, Nunes Marques, Edson Fachin, Alexandre de Moraes e Cármen Lúcia. 

Após as manifestações, a sessão foi suspensa e será retomada amanhã (17). O plenário é formado por 11 ministros.

Edição: Maria Claudia
Informações: Agência Brasil
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