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Modelos de Ônibus BRT são apresentados em Belo Horizonte

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, apresenta às 9h30 desta quinta-feira, 16, na sede da empresa – Av. Eng. Carlos Goulart, 900, Buritis, os primeiros modelos dos veículos que estão sendo avaliados para operar o Sistema de Transporte Rápido por Ônibus (BRT) na capital.

O BRT é um moderno sistema de transporte de alta capacidade, utilizado em grandes cidades do mundo como Pequim (China), Joanesburgo (África do Sul), Bogotá (Colômbia) e Los Angeles (Estados Unidos). Com características similares ao metrô, mas economicamente mais viável, os veículos do BRT são rápidos e possuem capacidade de transporte de passageiros quase três vezes maior do que os ônibus convencionais.

O Sistema BRT possui estações de transferência ao longo do itinerário de forma a permitir a cobrança externa da tarifa e embarque em nível, agilizando os tempos de embarque/desembarque; sistemas de controle informatizados, permitindo o acompanhamento da operação em tempo real; sistemas de informação ao usuário em tempo real; e circulação em vias exclusivas, minimizando as interferências com o tráfego geral.

As vantagens do BRT são as seguintes: redução nos tempos de espera, de embarque e de viagem; mais conforto; confiabilidade e segurança; facilidade de acesso, embarque em nível e em estações, pagamento antecipado e menor custo de implantação por quilômetro — cerca de 10% do custo de implantação do metrô, conforme a experiência internacional.

Implantações previstas em Belo Horizonte

Para a implantação do BRT em Belo Horizonte, já estão assegurados investimentos para as seguintes vias:

- Corredor Cristiano Machado – 2012
- Corredor Pedro II / Carlos Luz – 2013
- Corredor Antônio Carlos / Pedro I – 2012 (Pampulha - Centro) / 2013 (Vilarinho-Pampulha)


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Rio de Janeiro: Ônibus e trens mais caros: confira tabela

O ano de 2011 vai começar com aumento nas passagens de trens e ônibus intermunicipais no Rio. Decreto publicado ontem pelo Departamento Estadual de Transportes Rodoviários (Detro) autoriza o reajuste de 5,63% em todas as linhas. A medida entra em vigor no dia 2 de janeiro, mas a elevação da tarifa não será repassada para o Bilhete Único, que continuará custando R$ 4,40.

>>INFOGRÁFICO: Vejam a tabela com os novos valores das passagens

Para os passageiros que utilizam vale-transporte, o aumento só será cobrado a partir do dia 2 de fevereiro. Avisos alertando sobre o reajuste e indicando os novos valores das tarifas deverão ser afixados nos ônibus, guichês e pontos de venda.

De acordo com o Detro, o aumento concedido é menor do que os 9,42% reivindicados pela Federação das Empresas de Transportes do Rio (Fetranspor). Apesar disso, a mudança irritou passageiros.

RECLAMAÇÕES NOS PONTOS

“Se a passagem continuar subindo assim, daqui a pouco vou ter que começar a economizar em outras coisas para poder ir trabalhar”, queixou-se a empregada doméstica Maria Aparecida de Oliveira, 45 anos.

A onda de aumentos também chegou aos trilhos da SuperVia. Ontem a Agência Reguladora de Serviços de Transportes (Agetransp) aprovou por unanimidade a proposta de reajuste para o preço das viagens de trem. Desta forma, a passagem vai passar de R$ 2,50 para R$ 2,80 a partir do dia 2 de fevereiro.

Também ontem, o governador Sérgio Cabral solicitou autorização da Assembleia Legislativa para fazer empréstimo de 600 milhões de dólares (equivalentes a mais de R$ 1 bilhão). O dinheiro será aplicado no Programa Estadual de Transportes 2, que prioriza ações no setor, como compra de 60 trens.

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Pelotas: Mais de 70 mil são afetados pela greve dos rodoviários

A paralisação de toda a frota do transporte público da zona urbana de Pelotas afetou cerca de 70 mil usuários na manhã desta quarta-feira (15). Sem ônibus, a alternativa para se deslocar de um bairro ao outro da cidade foi partir para as opões particulares. Lotações improvisadas em veículos de passeio e trabalho triplicado para os mototaxistas.

Os empresários estão reunidos para definir estratégias da retomada do serviço. Por enquanto, a contraproposta permanece pelos 5,39% de reajuste - rejeitada na noite desta terça pelos rodoviários. O sindicato das empresas do transporte público deverão solicitar ao Tribunal Regional do Trabalho a ilegalidade da greve. A medida obrigará, pelo menos, que uma pequena porcentagem da frota volte a circular.

Conforme o presidente do sindicato dos rodoviários, Eder Blank, até agora não houve contato entre categoria e empresários. Os trabalhadores estão concentrados em frente às garagens da Turf, Conquistadora e Santa Maria. A categoria reivindica 9% de reajuste salarial, vale-alimentação também no 13º e plano de saúde.

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Em João Pessoa, Faixa para ônibus melhora fluxo de veículos no Centro

A ampliação da faixa exclusiva para ônibus no Centro de João Pessoa está contribuindo para a redução dos congestionamentos nos horários de grande movimentação de veículos. De acordo com o diretor de Trânsito da Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans), Pablo Fragoso, embora ainda ocorram, os congestionamentos registrados tem sido menores e mais curtos. "Além disso, com um espaço reservado somente para os ônibus, as vias ficaram mais organizadas e não há mais carros entre eles", afirmou.
A medida faz parte do plano de mobilidade urbana da Prefeitura Municipal de João Pessoa e teve como objetivo reordenar o trânsito e dar prioridade ao tráfego de ônibus, tornando o percurso mais ágil e confortável ao usuário do sistema de transporte coletivo. "Somente a partir de um bom serviço é que os pessoenses poderão se sentir seguros para deixar seus carros em casa e andar de ônibus", afirmou a superintendente da STTrans, Laura Farias.
"O que eu notei é que os ônibus têm maior facilidade de transitar com a faixa exclusiva, pois os carros respeitam o espaço deles", contou o vigilante, Adenilson Junior. O vigilante afirmou que espera que mais faixas exclusivas sejam implantadas em outros pontos da cidade para facilitar ainda mais os usuários dos transportes coletivos e os próprios motoristas de João Pessoa.
A cidade conta com uma frota de aproximadamente 220.796 veículos circulando pela Capital, segundo o Departamento Nacional de Trânsito. Além disso, o sistema de transporte público urbano da cidade conta com 445 ônibus em operação, realizando diariamente cinco mil viagens, através de suas 92 linhas e transitando pela região Central em direção ao Terminal de Integração. Com isso, com a implantação da faixa exclusiva, a STTrans está disciplinando o tráfego e melhorando o conflito que existia entre o anel interno da Lagoa do Parque Solon de Lucena e a Avenida General Osório, onde o volume de veículo circulando é bastante intenso.
O funcionário público Airton Sales de Oliveira disse que com a faixa exclusiva o fluxo de veículos que passa pela Lagoa melhorou muito, pois os veículos particulares não se misturam com os ônibus. "As viagens são mais rápidas e com isso chego em minha casa mais cedo para descansar do trabalho", disse o servidor.
A faixa exclusiva foi ampliada em três quilômetros no início do mês de novembro. Ela tem início a partir do Parque Solon de Lucena, no anel interno, e se estende pelo Viaduto Miguel Couto, Avenida Cardoso Vieira, Avenida Cândido Pessoa, Avenida Sanhauá e Avenida Desembargador Trindade. Após os ônibus passarem do Terminal de Integração do Varadouro, a faixa exclusiva segue pela Rua Padre Azevedo e Rua Padre Meira até o cruzamento da Avenida General Osório com a Rua Guedes Pereira.
De acordo com o chefe da Divisão de Controle Operacional de Trânsito (Dicop), Klebson França, a ampliação da faixa beneficiou motoristas de veículos e usuários de ônibus. "Percebemos que houve uma melhora na fluidez do trânsito e os ônibus agora estão cumprindo melhor os seus horários de viagem. Outro ponto de melhora é que na Avenida Cardoso Vieira, quando ocorria um acidente, causava um grande transtorno, pois como era permitido o estacionamento no lado esquerdo, a via ficava bloqueada. Agora com a faixa exclusiva, o estacionamento foi proibido e não há mais bloqueios, sendo a rua liberada muito mais rápido", explicou.
O motorista de ônibus Josmar Andrade da Silva falou que a medida melhorou 100% para os operadores de transporte coletivo, pois antigamente os coletivos tinham que concorrer com os carros para transitar no Centro da cidade. "Antes os veículos não deixavam a gente transitar em paz, já com as faixas eu ganho tempo de viagem em vários minutos. Espero que a STTrans coloque mais faixas na cidade", disse Josmar.

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Passageiros sofrem com superlotação em Maringá

Diariamente, milhares de pessoas usam o transporte coletivo metropolitano para chegar a Maringá. Uma das linhas que mais apresenta problema de superlotação é a de Iguaraçu. A reportagem acompanhou o trajeto na manhã desta quarta-feira (26) e teve dificuldade até para entrar no ônibus. De acordo com os passageiros, a situação vai piorando ao longo da viagem, já que em todos os pontos o ônibus para para pegar mais pessoas.
“Todo dia é lotado, principalmente da segunda-feira. Cada dia tem mais gente entrando para ir trabalhar e não tem espaço dentro da circular. Dá uma média de 120 a 130 pessoas todos os dias nesse horário”, disse o passageiro Sérgio, que utiliza o transporte diariamente. “Tem dias que vai gente pendurada aqui na porta. Tenho medo, mas tenho que ir trabalhar”, relatou outra senhora.
O ônibus superlotado ainda passa pelo posto do Polícia Rodoviária, mas não é parado. O preço do bilhete também deixa os cidadãos indignados. “É R$2,50. Não acho justo porque não tem conforto nenhum. A maioria dos passageiros vai em pé”, disse um rapaz. Já os idosos contam com a generosidade dos mais jovens para que não precisem viajar em pé.
De acordo com o gerente da Garcia, empresa responsável pela linha que sai de Astorga, passa por Iguaraçu e segue até Maringá, não é verdade que os ônibus fiquem lotados em todos os horários. Mesmo assim, a empresa deve fazer uma pesquisa para identificar as demandas, mas já descartou a implantação de uma linha exclusiva entre Iguaraçu e Maringá.

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Mais da metade dos domicílios no Paraná (61,7%) já contavam com pelo menos um veículo particular

Mais da metade dos domicílios no Paraná (61,7%) já contavam com pelo menos um veículo particular (automóvel ou motocicleta) no ano passado. O dado integra o Comunicado número 73 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), com base nos resultados de 2009 da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

A exemplo do que ocorre no Brasil, todo o crescimento do setor automobilístico tem mudado o padrão de mobilidade urbana. E essa alteração é ainda mais evidente no Estado, que só perde para Santa Catarina no percentual de domicílios com veículos. O percentual catarinense ficou em 70,5%.

No âmbito nacional, o Ipea apontou que quase a metade dos domicílios brasileiros (47%), em 2009, possuíam automóveis ou motocicletas para o deslocamento dos seus moradores. De 2008 para 2009, por exemplo, o percentual de domicílios com automóvel ou motocicleta subiu de 45,2% para 47%.

Apesar desse crescimento, a população de quase a metade dos domicílios do País, ainda é muito dependente dos sistemas de transporte público. Segundo o IPEA, isso é um claro indício de que a situação do congestionamento nas grandes cidades ainda pode piorar, pois a posse de veículos privados tende a crescer.
Aliás, se observar a evolução na aquisição de veículos de 2008 para 2009, mesmo os domicílios com faixas de renda mais baixas aumentaram o percentual de quem respondeu ter motocicleta ou automóvel próprio.
De meio a um salário mínimo, o percentual passou de 33,2% para 36,5%. Entre um e dois salários, o percentual foi de 52,7% para 55,9%. Vale destacar que a única faixa salarial analisada, que sofreu redução no percentual de domicílios com veículos privados, foi a de renda entre três e cinco salários. Nesse grupo, o percentual recuou de 79,6% para 78,9%.


Tempo

Com o volume de carros circulando, o tempo de deslocamento no percurso casa-trabalho fica comprometido, principalmente nas regiões metropolitanas das capitais.
Curitiba, que sempre se destacou pelo planejamento urbano, já apresenta um decréscimo na qualidade do trânsito, a ponto de fazer com que 40,3% dos trabalhadores da capital percam mais de 30 minutos no deslocamento de casa para o trabalho. Em Porto Alegre, por exemplo, esse percentual é de 32,8%. Contudo, São Paulo e Rio de Janeiro apresentam um índice maior - 55,6% e 56,1%, respectivamente.

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Tarifa dos ônibus vai custar R$2,50 em Guaratinguetá

A Prefeitura de Guaratinguetá publicou no Jornal Oficial desta terça-feira (14) o decreto que reajusta o valor da tarifa do transporte coletivo e complementar da cidade.

De acordo com o decreto, a partir das 0h do dia 10 de janeiro de 2011, o serviço de transporte coletivo passa a cobrar a tarifa de R$ 2,50 por passageiro (R$ 0,20 a mais do valor atual reajustado em janeiro de 2010), nas linhas de ônibus urbanas e rurais, assim como nas linhas do transporte coletivo complementar.
 
Fonte: VNews
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Transporte Coletivo de Palmas terá novos micro ônibus

A partir da próxima semana, o Sistema de Transporte Urbano de Palmas passará a contar com oito novos micro ônibus. Os veículos foram apresentados pela Empresa Expresso Miracema, na tarde desta terça-feira, 14, ao secretário Municipal de Segurança, Trânsito e Transporte, Coronel Antônio Joaquim Martins Benvindo, e aos integrantes do Conselho Municipal de Trânsito.
Segundo a Empresa Miracema, cada micro ônibus custou R$ 230 mil e todos atendem aos requisitos de acessibilidade, com rampa para cadeirantes, poltronas especiais para pessoas que estão acima do peso e catraca diferenciada que facilitam o acesso de gestantes ao espaço das 21 poltronas.

Somados os valores de cada ônibus, o investimento no Sistema de Transporte Urbano de Palmas chega a R$ 1.840.000,00. A empresa revelou, ainda, que no próximo ano novos modelos vão integrar à frota, porém, serão veículos maiores, como os tradicionais que já circulam na Capital. (Informações da ascop)

Fonte: O Girassol
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DF: Rodoviários da Cootarde em greve deixam 04 linhas prejudicadas

quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Sem acordo, 50 ônibus da Cooperativa de Transportes Alternativos do Recanto das Emas (Cootarde), que fazem as linhas de Santa Maria, Samambaia e Gama para o Plano Piloto e Paranoá estão parados nesta quarta-feira (15/12). A paralisação dos funcionários da empresa teve início às 6h de terça-feira (14/12) e é motivada por um atraso na parcela do pagamento do 13º salário.

De acordo com o presidente da Cootarde, Augusto Maia, no último dia 10, os 220 funcionários receberam a primeira parcela do 13º. Ele admitiu o atraso no pagamento. No entanto, Augusto garantiu que foi feita uma reunião ontem com o sindicato para tentar uma negociação. "Oferecemos o pagamento na sexta-feira (17/12), mas eles não aceitaram. Mas vamos tentar resolver essa situação. O problema é que temos uma receita inferior.", afirma o presidente.

Enquanto a categoria permanece em greve, pelo menos 15 mil pessoas têm a rotina modificada. Para reduzir os prejuízos, o presidente da Cootarde afirmou que o Transporte Urbano do Distrito Federal (DFtrans) disponibilizou ônibus da Viplan que fazem uma linha paralela na região. "A população não é prejudicada, de uma forma ou de outra, eles têm o serviço das linhas da Viplan", ressalta Augusto.

A assessoria de imprensa do DFTrans confirma a informação, mas não soube dizer quantos coletivos foram disponibilizados. Os ônibus da Viplan que já faziam uma linha de concorrência em Santa Maria, Samambaia e Gama reforçam as linhas e receberam orientação de cumprir o mesmo horário para atender a população.
 
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Greve deixa 100 mil pessoas sem ônibus em Pelotas

A cidade de Pelotas está sem transporte coletivo nesta manhã. Os motoristas e cobradores de ônibus começaram na madrugada greve por melhores salários. Os coletivos permanecem nas garagens, onde há piquetes dos grevistas.

Cem mil pessoas usam diariamente o transporte coletivo na cidade. O presidente do Sindicato dos Rodoviários de Pelotas, Eder Ricardo Blank, diz que os ônibus só atendem as áreas rurais.

Os moradores da cidades estão indo para o trabalho de táxi, mototáxi, bicicleta e a pé. Os rodoviários pedem reajuste salarial de 9% e plano de saúde.

Fonte: Zero Hora
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Aumento da Tarifa em São Paulo preocupa população

No final do mês de Setembro, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, afirmou em entrevista ao jornal O Estado de São Paulo, que a prefeitura pretende aumentar a tarifa de ônibus dos atuais R$2,70 para R$2,90, ainda em Dezembro. Um reajuste de 7,4% que estaria cerca de 3 pontos percentuais acima da inflação projetada para o período. Além do aumento na tarifa, desde então, Kassab anunciou um aumento no subsídio dado às empresas de transporte coletivo, valor que em Novembro desse ano chegou a R$600 milhões.
O Movimento Passe Livre de São Paulo(MPL-SP) afirma que ?qualquer aumento de passagem é absurdo. Todos os aumentos diminuem a nossa possibilidade de circulação na cidade, nos impedem de ir à escola, ao posto de saúde, aos parques e centros culturais, de visitar nossos amigos. Aumento de tarifa significa excluir mais pessoas do sistema de transporte coletivo. Sistema no qual a própria existência de tarifa impede que mais de 37 milhões de pessoas o utilizem?.
?Impedir este aumento e mudar a forma que o transporte é organizado depende de nós, usuários e usuárias. Em São Paulo todos sabem que o aumento é um absurdo (...), mas é necessário que esta insatisfação individual transforme-se em mobilização coletiva, como a população de Florianópolis e Vitória que se organizou, mobilizou e barrou o aumento?.
Para denunciar o provável aumento e impedir que ele ocorra, o MPL?SP chama uma manifestação essa quinta-feira, 16/12, com concentração a partir das 16h na Pç do Ciclista (esquina da Av Paulista com a R daConsolação).
Em seguida, dia 13/01, haverá um novo protesto com concentração no Teatro Municipal a partir das 17h.

Fonte: CMI Brasil
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Curitiba: Tarifa de ônibus deve aumentar em 2011

A partir da manhã desta quarta-feira(15) o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Sindimoc) começa realizar assembleias em 22 pontos de concentração de trabalhadores, como garagens e áreas administrativas das empresas de transporte coletivo da capital. Depois de conversar com a categoria, os dirigentes do Sindimoc devem apresentar formalmente a pauta de reivindicações ao Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) no início de janeiro do ano que vem. A negociação é importante porque é um dos fatores de peso na decisão de aumentar ou não o preço da passagem de ônibus da Rede Integrada de Transporte (RIT), que vale para Curitiba e outras 13 cidades metropolitanas.
O último reajuste ocorreu no dia 12 de janeiro de 2009, quando a passagem aumentou 15,7%, passando de R$ 1,90 para R$ 2,20. Na época, a tarifa estava congelada há cinco anos em R$ 1,90. Existe expectativa que haja aumento em janeiro do ano que vem, já que no ano passado não houve nenhum reajuste e o preço da tarifa atual está defasado para equilibrar a arrecadação do sistema em relação as despesas.

O vice-presidente do Sindimoc, Dino César, explicou que a primeira reunião de negociação deve acontecer após o dia 3 de janeiro, quando o sindicato realiza a última assembleia com os trabalhadores. Após isso, será fechada a pauta de reivindicações e apresentada ao sindicato patronal. “Inicialmente, queremos manter a data-base no dia 1.º de fevereiro e conseguir o reajuste referente a inflação mais um aumento real”, adiantou o Dino César, sem precisar o quanto a categoria pretende pedir de valorização do salário, já que isso depende da realização das assembleias.

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