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Lula assina contratos para investimentos em mobilidade urbana em Salvador

quinta-feira, 2 de setembro de 2010


Andar por Salvador não é uma tarefa fácil. A geografia é o primeiro problema, não à toa a cidade é dividida entre alta e baixa, com ladeiras de cansar qualquer jipe. Os 461 anos também atrapalham um pouco, mas o desenvolvimento urbano da década de 60 para cá é que criou o maior problema: a capital da Bahia ocupa o terceiro pior índice de mobilidade urbana quando comparada com outras 21 capitais pelo urbanista Valério Augusto Soares de Medeiros, da Universidade de Brasília. À frente apenas de Florianópolis e do Rio.

A pesquisa é de 2009, mas vale o comentário porque no 1º Encontro de Representantes das Cidades Sedes da Copa de 2014, realizado aqui, em Salvador, o tema mobilidade urbana estava lá, entre as discussões sobre estádios, modelos de financiamentos, turismo e marketing.

Dos R$ 567,7 milhões liberados pelo Governo Federal para o chamado PAC Mobilidade Urbana, R$ 381 milhões são para a construção da Via Expressa Baía de Todos os Santos, para ligar a Ladeira do Cabula ao Porto de Salvador, passando por Dois Leões, Avenida Heitor Dias e Baixa de Quintas. A obra tem previsão de terminar em maio de 2011.

Mobilidade
Parte da verba será usada para a construção do sistema Bus Rapid Transport (BRT), com corredores exclusivos para ônibus e ligação com o metrô. Serão 19,3 quilômetros ligando o Aeroporto ao acesso norte da cidade. Segundo a Agecom, os embarques e desembarques são rápidos e através de plataformas elevadas no mesmo nível dos veículos.

Há ainda projetos de duplicação das avenidas Pinto de Aguiar e Gal Costa, para melhorar o acesso ao estádio de Pituaçu e Barradão, além da criação dos "corredores de transporte metropolitano de alta capacidade", que nada mais são que vias exclusivas para ônibus, já existentes, mas sem funcionamento na prática por falta de fiscalização da Secretaria de Infraestrutura e Transporte (Setin).

Isso sem contar com os projetos municipais - desenvolvidos por empreiteiras e dados à Prefeitura como sugestões de mudanças na infraestrutura para a Copa - no chamado "Salvador - Capital Mundial", que prevê desde a revitalização urbanística de áreas históricas da cidade e melhorias viárias. Depois de muitas informações desencontradas sobre desapropriações, idas e vindas em decisões e outros imbróglios a prefeitura recuou em parte do projeto.

A construção do sistema de avenidas de Salvador é dos anos 60 e lá já era tardia - reciclando o projeto do Plano Urbano, pensado para 1940, no tempo em que a Sucom se chamava Escritório do Plano Urbano. Bem, a cidade cresceu, tem mais de 644 mil carros - segundo dados da Transalvador - e alaga e para quase sempre que chove forte, seja nas avenidas largas ou nas ruas mais fininhas.

Fonte: Terra


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Recife: Greve no metrô é encerrada


A greve dos metroviários, iniciada no último dia 23 de agosto, terminou na noite de hoje. Os funcionários da Superintendência de Trens Urbanos do Recife (Metrorec) voltam a trabalhar ainda nesta quinta. Com isso, os 220 mil usuários diários do sistema contarão com o funcionamento normal do sistema de transporte a partir das 5h desta sexta. O metrô atende diretamente às cidades do Recife, Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão e Camaragibe. Desde a paralisação, os trens só operaram emergencialmente, nos horários das 5h às 8h e das 17h às 20h, por conta de uma estratégia realizada pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU).

Segundo o presidente do Sindicato dos Metroviários de Pernambuco (Sindmetro), Lenival José de Oliveira, a categoria volta ao trabalho, mas permanece em estado de greve até o próximo dia 14. Nesta mesma data, o Tribunal Superior do Trabalho (TST) julgará o dissídio coletivo dos trabalhadores. Os metroviários reivindicam a volta de benefícios que eles alegam terem sido cortados, como tíquete alimentação, plano de saúde e auxílio-creche.

Fonte: Pernambuco.com


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Rio de Janeiro: Metrô da Barra começa a sair do papel

O metrô que vai ligar a Barra da Tijuca a Ipanema começa a sair do papel. Ontem teve início as duas detonações diárias previstas para os próximos 4 meses na Estrada da Barra, no itanhangá. O trânsito de motoristas e pedestres teve de ser interrompido por 2 minutos a cada explosão, em frente às pontes sobre o Canal da Barra. A primeira explosão foi às 11h, e outra a tarde.
Até dezembro, será aberto túnel de serviço por onde passarão máquinas, caminhões e operários. Depois disso, por mais um ano e meio, serão feitas detonações para construir a galeria principal da Linha 4 do metrô — com trajeto Barra, São Conrado, Gávea e Leblon até a já existente Estação General Osório, em Ipanema.


Até dezembro, será aberto túnel de serviço por onde passarão máquinas, caminhões e operários. Depois disso, por mais um ano e meio, serão feitas detonações para construir a galeria principal da Linha 4 do metrô — com trajeto Barra, São Conrado, Gávea e Leblon até a já existente Estação General Osório, em Ipanema.

Ir da Zona Sul à Barra deverá levar 15 minutos e meio. Da Barra ao Centro, serão 34, segundo estimativa da Secretaria Estadual de Transportes.

Para garantir a segurança nas proximidades da rocha, antes de cada explosão será emitido alerta sonoro com três toques de sirene, e um quarto silvo sinalizará o fim da operação. Ainda assim, moradores estão temerosos. “Estamos preocupados, pois o nosso prédio está bem próximo da pedra a ser detonada”, afirmou Paulo Vaz, administrador de condomínio vizinho à obra.

Cerca de 100 residências e estabelecimentos comerciais foram visitados por técnicos durante o período de preparação, que envolveu testes e condicionamento da encosta. “É seguro. Faremos pequenas explosões sem força para abalar a estrutura da rocha”, explica o diretor de engenharia da Rio Trilhos, Bento Lima.

“A rotina da área vai mudar”, prevê o diretor da associação de moradores Câmara Comunitária da Barra, Cléo Tagliosa, que, pretende acompanhar os trabalhos.

Câmara e moradores pedem traçado pelo Humaitá

A Comissão Especial da Copa do Mundo de 2014, composta por quatro vereadores e representantes de associações de moradores da Barra e da Zona Sul, questiona o traçado da Linha 4 apresentado pelo estado. O tema foi debatido ontem na Câmara dos Vereadores.

O grupo defende a manutenção do projeto licitado em 1998, que previa a extensão da Linha 1 saindo de Botafogo, no Morro de São João, passando pelo Humaitá, Gávea, São Conrado e Jardim Oceânico, na Barra.

A proposta do governo é prolongar a Linha 1 a partir da Estação General Osório, passando pelo Leblon, Gávea, São Conrado e Barra. A localização das estações, contudo, ainda será definida. O plano é construir 4.

“Se esse projeto se concretizar, teremos, na verdade, uma única linha cortando a cidade, favorecendo a superlotação e comprometendo a qualidade do transporte” público, questiona o vereador Carlo Caiado, presidente da Comissão.

Segundo a Secretaria Estadual de Transportes, o traçado atual poderá beneficiar um número maior de usuários, cerca de 230 mil passageiros por dia, enquanto o outro trajeto atenderia apenas 120 mil passageiros por dia.

Fonte: O Dia

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BRT prevê espera de um minuto nas estações em Manaus


A espera dos usuários do transporte coletivo de Manaus nos pontos de ônibus será reduzida para um minuto após a implantação do Sistema de Transporte Público Bus Rapid Transit (BTR). A estimativa foi anunciada na manhã de hoje (01) pela empresa VTech Engenharia, contratada para fazer os estudos preliminares da implantação do sistema.

A obra está orçada em R$ 230 milhões e deve ser concluída em 24 meses a partir do início dos trabalhos. A audiência pública foi realizada pela Prefeitura de Manaus para discutir o projeto do sistema e apresentar os eixos de circulação do transporte na cidade.

De acordo com o diretor da VTech, Airton Mergulhão, a redução no tempo de espera dos usuários para 1 a 3 minutos é possível com base na estimativa de 80 veículos em circulação nas ruas. Caso o sistema opere com esse número, Mergulhão prevê o fim das longas filas nos pontos de ônibus. “O BRT é mais interessante que o monotrilho para a cidade de Manaus”, disse.

Valor da Tarifa

Segundo ele, o valor da tarifa do BRT ficará entre R$ 2,20 e R$ 2,25. A tarifa também foi confirmada pela Prefeitura de Manaus que pretende tornar o BRT a solução definitiva para o transporte coletivo da cidade. Para o arquiteto urbanístico da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), Claudemir Andrade, o valor será mantido e não deve onerar o sistema.

Funcionamento

Os veículos que atuarão no sistema são do tipo articulado e bi-articulado. Segundo Mergulhão, os ônibus podem ser movidos a gás e eletricidade. O trajeto do BRT terá 19 quilômetros de extensão e o total de 20 estações e três terminais. A distância entre cada terminal de integração será de 800 metros.

O traçado inicial do anel viário interligará as zonas Norte, Leste Sul e parte da zona Centro Oeste e Centro da cidade. Entre os pontos de integração destacam-se a estação Grande São José Operário, estação Acariquara e Clube do Trabalhador, estação Grande Circular/ São José Operário, além do terminal da Manaus Moderna.

O sistema vai funcionar 19 horas por dia e terá velocidade média de 25 quilômetros por hora. Cada veículo terá capacidade máxima de 270 passageiros. O sistema terá corredores exclusivos para melhorar a rapidez do trajeto dos ônibus.

Fonte: Portal Amazônia


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Concorrência leva ônibus do Rio ao mesmo lugar


O resultado da licitação das linhas de ônibus municipais do Rio atropelou as esperanças dos passageiros de contar com melhorias. Apesar das queixas de atrasos, má conservação dos coletivos e despreparo dos profissionais, os vencedores foram os quatro consórcios formados pelas empresas que operam há anos na capital.

Eles têm 40 das 47 viações cariocas que concorreram. Das 5 piores empresas no ranking da prefeitura, três continuarão na ativa: Madureira Candelária (2ª com mais queixas); Transurb (3ª) e Vila Isabel (5ª).

Análise da Secretaria Municipal de Transportes, divulgada em março, mostrava que mais de 1 milhão de passageiros — 30% do total — circulava todo dia em ônibus com serviços precários. O relatório revelou que 16 de 41 viações de transportes estavam abaixo do nível de qualidade.

Ontem, a secretaria publicou no Diário Oficial o resultado da análise da documentação dos concorrentes. Todos foram habilitados. Mas, na primeira fase da licitação, os consórcios cariocas saíram na frente porque apresentaram a melhor proposta técnica. Isso porque na 2ª etapa também houve ‘empate’: todos anunciaram tarifa de R$ 2,40, a máxima.

Os dois paulistas, que perderam, têm cinco dias úteis para recorrer. Se não, o resultado oficial da licitação deve ser publicado até dia 8. Os contratos serão assinados em seguida. O Rio Ônibus só vai se pronunciar após a homologação.

Enquanto isso, nas ruas, as reclamações não param. “Se o time está perdendo, tem que mexer. O serviço é precário, deveriam dar chance a gente mais capacitada”, cobra o servente Jorge Luiz Delgado, 37, usuário da linha 222 (Vila Isabel-Hospital dos Servidores), da Transportes Vila Isabel. O operador financeiro Carlos Souza, 46, se queixa da conservação da linha 355 (Tiradentes-Madureira): “Já desci numa ladeira da Penha, com outros passageiros, porque o carro com ar perdeu a potência”. Reportagem de Celso Oliveira e Mahomed Saigg

Fonte: O Dia


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Blumenau: Nova tarifa entra em vigor neste sábado, dia 04


Entra em vigor a partir de sábado, dia 04, a nova tarifa do transporte coletivo de Blumenau. O valor que era de R$ 2,30, passa a ser R$ 2,57. O ônibus seletivo (vermelhinho), custará R$ 3,20 e a passagem de domingo R$1,50.

Os usuários que compraram a tarifa até o dia 03, poderão utilizar o passe ainda no valor atual por 60 dias.

Fonte: Pref. Municipal de Blumenau


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Aracaju: Recadastramento escolar segue até 30 de setembro


Pré-Vestibular, Graduação, Pós-Graduação, Profissionalizante, Supletivo e À distância, que já efetuaram o Recadastramento Estudantil 2010/1 (que ocorreu de 01/02/2010 até 30/04/2010), para o Recadastramento Estudantil 2010/2 devem preencher o formulário via web, apresentar comprovante de vínculo estudantil e efetuar atualização no cartão em qualquer posto de recarga (mesmo processo do primeiro Recadastramento 2010/1, sendo desnecessário somente o comprovante de residência).

Os alunos UNIVERSITÁRIOS (presencial) e deverão preencher o formulário de recadastramento da web, apresentar o comprovante de matrícula do período em questão, em qualquer Posto Setransp (pode ser também grade curricular 2010/2 ou Declaração da Instituição de Ensino ou último pagamento bancário), RG e cartão MAIS ARACAJU ESCOLAR.

Os alunos dos cursos Profissionalizante, Pós-Graduação, Supletivo e à distância só poderão efetuar o Recadastramento Escolar 2010/2 na sede do SETRANSP (Rua: F, s/n, D.I.A de segunda a sexta das 8 as 17 h. Não fechamos para o almoço). Onde os documentos necessários são:

•Comprovante de matrícula com fotocópia;
•Comprovante de residência com fotocópia (em nome do estudante ou dos pais declarados);
•Cartão Mais Aracaju Escolar;
•RG.

Estão desobrigados de recadastrar no 2º semestre os estudantes do Ensino Fundamental e Médio, que já o havia efetuado no 1º semestre- Recadastramento Estudantil 2010/1.

Fonte: Setransp


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Consórcios cariocas são os vencedores da licitação dos ônibus do Rio

quarta-feira, 1 de setembro de 2010


O secretário municipal de transportes, Alexandre Sansão, confirmou o resultado das licitações para a concessão da operações dos ônibus do Rio de Janeiro pelo prazo de 20 anos. A decisão está publicada na edição desta quarta-feira do Diário Oficial do Município. Os vencedores das licitações são 40 das 47 empresas que já atuam no Rio e disputaram as concorrências em forma de consórcios.

( Com as novas concessões, o que muda e o que permanece em relação ao transporte público do Rio? Envie seu artigo para ser publicado aqui no site )

A expectativa é que a prefeitura divulgue nas próximas horas a data para as assinaturas dos contratos. A partir daí, as empresas se comprometem a implantar o bilhete único municipal no prazo de 60 dias.

Na abertura dos envelopes com as propostas de preços das tarifas, todos os quatro grupos cariocas e dois paulistas indicaram o mesmo valor de tarifa (R$ 2,40) como era previsto no edital.

Ao contrário do que havia dito anteriormente, em junho, a prefeitura desistiu de transferir às empresas de ônibus a tarefa de apresentar projetos visando a racionalização das linhas , objeto de críticas quando foi anunciada a licitação do sistema . De acordo com o edital de concorrência, cabe à Secretaria municipal de Transportes formular o plano, que resultará na redução do número de ônibus nas regiões Sul e Norte, na Barra e em Jacarepaguá, bem como no aumento da frota na Zona Oeste.

De acordo com o edital, em 20 anos de concessão das linhas, as passagens pagas pelos usuários somarão R$ 15,9 bilhões. Nesse período, os concessionários deverão investir R$ 1,8 bilhão na melhoria do serviço. Entre as exigências está a instalação, em todos os veículos e em até 24 meses, de GPS e de equipamento para a localização dos ônibus, a cada minuto, interligados à Secretaria de Transportes. Também num prazo de dois anos todos os veículos terão, no mínimo, uma câmera de filmagem. Outra obrigação da concessionária será a de gravar e armazenar, por 72 horas, as imagens gravadas durante o trajeto dos ônibus. Os vencedores da concorrência terão ainda que assumir a manutenção dos terminais e implantar novos pontos de ônibus.

O edital de licitação dividirá a cidade em cinco regiões. Para a região 1 (Centro e área portuária), considerada destino, não poderão ser apresentadas propostas. Os percursos dessa área entrarão no bloco da região 2 (Zona Sul, Tijuca e adjacências). Na região 3, estão incluídos 83 bairros da Zona Norte e na região 4, Barra, Jacarepaguá e adjacências.

Fonte: Extra Online


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São Paulo: SPTrans alterará itinerários de ônibus na Zona Sul


A SPTrans informa alterará os itinerários de 14 linhas de ônibus, em função da realização dos eventos XV Congresso Paulista de Ginecologia e 11ª edição do congresso Fitness Brasil 2010, que acontecerão entre os dias 2 e 4 de setembro, das 7h às 22h, no Transamérica Expo Center, localizado na Av. Mário Villas Boas Rodrigues, em Santo Amaro, Zona Sul da Capital.

Para informações sobre os trajetos de linhas de ônibus consulte itinerários ou ligue 156.

Linhas e itinerários:

677A/10 Term. Jd. Ângela – Metrô Ana Rosa
7710/10 Term. Guarapiranga – Metrô Ana Rosa*
637A/10 Terminal Jd. Ângela – Pinheiros
637C/10 Jd. Jacira – Pinheiros
Ida: normal até Av. Dr. Mário Vilas Boas Rodrigues, Rua Adele, Av. Mário Lopes Leão, Avenida das Nações Unidas, prosseguindo normal.
Volta: sem alteração.

6049/10 Valo Velho – Santo Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até Av. Mário Lopes Leão, Avenida das Nações Unidas, Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, Rua Acari, Rua Centro Africana, Av. João Dias, prosseguindo normal.

6007/10 Pq. Santo Antonio – Term. Santo Amaro
6013/10 Jd. Nakamura – Term. Santo Amaro
6043/10 Jd. Capelinha – Term. Santo Amaro
6065/10 Vila Calú – Term. Santo Amaro**
Ida: sem alteração.
Volta: Term. Santo Amaro, Av. Pe. José Maria, Avenida das Nações Unidas, Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, Rua Acari, Rua Centro Africana, Av. João Dias, prosseguindo normal.

6042/10 Jd. Três Estrelas – Santo Amaro
6036/10 Jd. Macedônia – Santo Amaro
6039/10 Valo Velho – Santo Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até Av. Mário Lopes Leão, Avenida das Nações Unidas, Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, Rua Acari, Rua Centro Africana, Av. João Dias, prosseguindo normal.

746P/10 Paraisópolis – Santo Amaro
746P/31 Paraisópolis – Santo Amaro
Ida: sem alteração.
Volta: normal até Av. Mário Lopes Leão, Avenida das Nações Unidas, Rua Dr. Rubens Gomes Bueno, Rua Acari, Rua Centro Africana, Av. João Dias, prosseguindo normal.

* Linha que não atende aos sábados e domingos;
** Linha que não atende aos domingos.

Fonte: SPTrans


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Vale transporte eletrônio começa a ser implantado em Teresina


Os cerca de 200 funcionários da Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) serão as primeiras pessoas da capital a serem beneficiadas com a implantação do vale transporte eletrônico. Etapa essencial do processo de integração do sistema de transporte de Teresina, a substituição do vale de papel pelo digital deverá ser totalmente concluída dentro de no máximo oito meses.

A mudança evitará que o ticket seja comercializado por vendedores ambulantes da cidade, além de dar mais segurança aos usuários de transporte coletivo, tendo em vista que diminuirá o risco de assaltos aos ônibus.

Segundo Fábio Prado, gerente do Setut, semelhante ao cartão passe verde utilizado pelos estudantes, o vale eletrônico será carregado por meio da internet. No entanto, com uma vantagem ainda maior para os funcionários de empresas públicas e privadas, já que estes não precisarão se deslocar até os postos de recarga disponibilizados pelo Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Teresina. “As próprias empresas irão fazer o repasse do dinheiro ao Setut, sendo que o cartão é automaticamente recarregado na data estipulada pelo empregador”, explica.

Para os órgãos de transporte e trânsito da capital, a substituição do vale tradicional fará com que o volume de dinheiro transportado pelos veículos coletivos diminua, refletindo diretamente na diminuição da quantidade de assaltos aos colaboradores que trabalham com o sistema de transporte teresinense. Além de maior segurança, os representantes do Setut argumentam ainda que a transição trará mais facilidade e comodidade aos usuários. “Nossa intenção é divulgar ao máximo a nova tecnologia, assim não haverá dificuldades no decorrer do processo”, esclarece Prado.

Já o cartão expresso - que será utilizado avulsamente pela população - ainda não tem data para ser disponibilizado ao público. Inicialmente pensado para suprir a demanda de pessoas que não recebem vale transporte de empresas, o cartão Mais Fácil Expresso ainda está sendo analisado pela prefeitura. “Ele será adquirido nos postos de venda e recarregado de acordo com a necessidade do usuário. Contudo, não sabemos como será a sua distribuição”, ressalta Fábio Prado, ao comentar que 57% da população da cidade utiliza o vale transporte como forma de pagamento da passagem.

O processo de implantação do novo vale será gradativo e tem como uma de suas metas o cadastramento de aproximadamente duas mil empresas, as quais compram vales regularmente no Strans. Na oportunidade de lançamento da nova tecnologia, ontem, 31, no Salão Nobre da Prefeitura, o prefeito Elmano Ferrer anunciou que ainda esta semana estará enviando ao PAC II a proposta para construção dos terminais da cidade, completando assim a integração do sistema de transporte coletivo de Teresina.

Fim dos vendedores de vale e do comércio de papel

Trabalhando há mais de 10 anos com a venda de vale transporte, Francisco das Chagas viu na comercialização do ticket uma forma de complementar a renda de aposentado. No entanto, o anúncio da migração do vale de papel para o eletrônico o deixará mais uma vez sem uma fonte extra para seu sustento, já que dentro de alguns meses o vale tradicional deixará de existir. “Quando soube da mudança não pensei que fosse ser feita em tão pouco tempo, então o jeito é eu me acostumar com as novas mudanças e aproveitar os meses que ainda me restam para juntar mais algum dinheiro”, afirma.

Assim como os vendedores de vales, outro segmento que sairá perdendo com a transição será os comerciantes, principalmente aqueles de pequeno porte. Estes, não raramente, utilizam os vales transportes como moeda de troca para seus produtos, abarcando uma clientela desprovida de dinheiro em espécie. “Todo dia recebo vales como pagamento pelos lanches que vendo, sendo que eu repasso os vales que recebo a um preço mais caro”, revela o comerciante Baltazar da Silva.

Contudo, para Ricardo Freitas, superintendente da STRANS, o vale transporte não foi pensado para servir como moeda de troca, sendo que sua função está sendo desvirtuada por boa parte das pessoas. “A informatização vai garantir que o vale resgate a sua finalidade, que é a de transportar o usuário”, enfatiza.

Fonte: Portal O Dia


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Horários e itinerários são alterados em Sorocaba


A partir desta quarta-feira (01) a Urbes – Trânsito e Transportes informa que serão realizadas cinco alterações em linhas do Sistema de Transporte Coletivo de Sorocaba. Confira:

08 – Trujillo: Terá seu ponto final alterado para a avenida Mario Covas nas proximidades da Escola Municipal Avelino Leite de Camargo;

31 – Cajuru: Alteração do horário de partida do Terminal São Paulo de 13h33 para 13h28, de segunda a sexta-feira;

60 - Ouro Fino: Alteração do itinerário e do ponto final do atendimento ao Wanel Ville V. O novo itinerário será:
Partindo do Terminal Santo António - Segue normal até a rua Zenilda Alves Mascarenhas e depois pela rua Darcy Fruet e avenida Joaquim de Carvalho Gil, onde passará a realizar ponto final.
Partindo do Novo Ponto Final - Parte da avenida Joaquim de Carvalho Gil, e depois segue pelas ruas Nelson Antonio Henrique e Zenilda Alves Mascarenhas, retornando ao seu itinerário normal até o Terminal Santo António.

63 – Esmeralda: Alteração do itinerário sentido bairro-centro:
Partindo do Novo Ponto Final - segue normal até a alameda dos Antúrios, e depois pela alameda das Papoulas e avenida Américo Figueiredo, retornando ao seu itinerário normal até o Terminal Santo António.

77 - Santa Bárbara: Voltará a atender a rua Almir Muza Soares em ambos os sentidos e a realizar ponto final na rua Alexandre Dias Batista, portanto, fica suspenso o atendimento ao bairro Jardim Tropical.

Fonte: Jornal Cruzeiro do Sul


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Mobilidade urbana demanda compromisso de longo prazo de novos governantes


Centros urbanos brasileiros estão à beira de um apagão no seu sistema de transporte. Uma pesquisa da Fundação Dom Cabral (FDC) aponta que, sem investimentos, São Paulo vai praticamente parar daqui a quatro anos, avenidas do Rio de Janeiro ficarão intransitáveis em oito e Belo Horizonte e Porto Alegre terão lentidão permanente em suas vias daqui a 12 anos.

A solução dos problemas da mobilidade urbana é um dos desafios do próximo presidente da República e governadores, que serão eleitos este ano, e dos atuais prefeitos. Durante os quatro anos de mandato, os governantes terão de colaborar para minimizar as falhas no transporte coletivo e no sistema viário das principais cidades brasileiras.

Para a solução definitiva do problema, porém, compromissos em longo prazo serão essenciais. Especialistas em mobilidade urbana afirmam que só com o comprometimento de investimentos em obras de longa maturação será possível desafogar o trânsito das metrópoles.

“Precisamos de compromisso”, diz o coordenador do núcleo de Infraestrutura e Logística da FDC, Paulo Resende. “No Brasil, o político acha que tem que desconstruir o que seu antecessor fez. Isso prejudicou os investimentos em transporte durante a década de 90 inteira.”

Em entrevista à Agência Brasil, Resende afirmou que a frota das grandes regiões metropolitanas aumenta cerca de 15% por ano. A cada cinco anos, o número de carros nessas áreas dobra.

Para ele, apenas obras de grande porte podem acomodar toda essa demanda ou criar alternativas para que a população possa deixar seu carro em casa. O problema é que essas obras levam tempo para ser concluídas e, por isso, muitas vezes acabam deixadas de lado.

“O político não quer iniciar uma linha de metrô, por exemplo, que só será inaugurada depois que ele não estiver mais no cargo”, disse. “Acaba investindo em pequenas intervenções, que melhoram algumas coisas, mas não resolvem o problema definitivamente”, completou.

O arquiteto e urbanista Jorge Wilheim, que participou da elaboração do plano diretor dos municípios de São Paulo e Curitiba, ressaltou que a reorganização do sistema de transporte público nas grandes cidades é fundamental para o deslocamento das pessoas.

Segundo ele, estações de metrô têm de ter estacionamento para bicicletas e carros. Devem ser também interligadas a linhas de ônibus que trafegam por corredores exclusivos do transporte coletivo. “Isso não é fácil, custa caro e demanda tempo. Pelo menos 15 anos. Mas é preciso que os governantes assumam o compromisso de pelo menos iniciar as obras”, disse.

De acordo com o diretor-superintendente da Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos (NTU), Marcos Bicalho dos Santos, seriam necessários cerca de R$ 10 bilhões anuais por pelo menos uma década para criar sistema de transporte público eficiente em todas as cerca de 50 cidades com mais de 500 mil habitantes do país.

O Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) da mobilidade urbana, principal programa de investimento no setor de transportes urbanos, contém projetos orçados em R$ 11,4 bilhões. Lançado em janeiro, o programa planeja os investimentos na mobilidade das 12 cidades-sede da Copa do Mundo até 2014. Para Santos, ainda é pouco. “O PAC é um começo”, avalia. “Não podemos ficar limitados às cidades da Copa. Muitas cidades ainda precisam de investimento”, completou.

Fonte: Ecodesenvolvimento


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