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DF: Confira íntegra do projeto de lei para mudar passe livre estudantil

sexta-feira, 14 de maio de 2010


Responsável pelo cadastro dos estudantes, a empresa Fácil é controlada por três donos de concessionárias que operam no sistema público. MP fala em conflito de interesses e Tribunal de Contas pede investigação
O rombo nos gastos com o Passe Livre Estudantil se deve em parte ao descontrole no cadastro de beneficiados, reflexo da falta de prestação de contas dos recursos por parte da Fácil, empresa que gerencia o programa. A Secretaria de Transportes não sabe para quem paga. E um fato leva agora à suspeita de direcionamento de lucros na gestão do programa, que deveria garantir transporte de graça aos estudantes do Distrito Federal. Um dos sócios da empresa Fácil Brasília Transporte Integrado, responsável pela administração do serviço, é Wagner Canhedo Filho, dono da Viplan, empresa de ônibus que também recebe o dinheiro dos passes.

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) determinou que a Secretaria de Transportes apure o que o Ministério Público aponta como “conflito de interesses”. O Tribunal ordenou que seja feita uma inspeção em regime prioritário para verificar, entre outros pontos, a revisão do convênio entre a Fácil e o GDF devido ao “aparente conflito de interesses, uma vez que a empresa é pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, mas representada pelos operadores do Sistema de Transporte Público Coletivo, mais especificamente os senhores Wagner Canhedo Filho, Eduardo Queiroz Alvez e Victor Foresti”, aponta o Processo nº 11.760/10, do TCDF.
Todos os três são donos de empresa de ônibus. Victor Foresti e Eduardo Queiroz são genros e sócios do empresário Nenê Constantino na Viação Planeta. O TCDF também determinou que seja investigada a ausência de prestação de contas por parte da Fácil à Secretaria de Transportes.

Regras

“Vamos alterar as regras do Passe Livre estudantil, senão o governo não dá conta. E vamos alterar uma série de requisitos para reduzir filas, para que o benefício chegue para quem precisa, e não como está acontecendo hoje. Cartões vão sendo carregados para pessoas que não precisam e vão acumulando até R$ 1,2 mil, R$ 1,5 mil, R$ 2 mil. Isso acabou”, afirmou ontem o governador Rogério Rosso (PMDB).

Os gastos mensais com o Passe Livre extrapolam em 140% a previsão orçamentária. Estavam destinados R$ 50 milhões este ano para o programa. Mas somente de fevereiro a abril já foram utilizados R$ 26 milhões. Se continuasse no mesmo ritmo, o GDF teria de arcar com R$ 120 milhões até o fim do ano, quase 2,5 vezes mais que o previsto. O convênio da Fácil foi assinado em 2007, na gestão do ex-governador José Roberto Arruda.

Para tentar amenizar os problemas enfrentados pelos estudantes, hoje o GDF promete liberar cerca de R$ 2 milhões para suprir a demanda do Passe Livre nos próximos dias. Há uma semana os beneficiados estão sem recarga nos cartões. Os recursos vão cobrir os custos do programa até que seja aprovada, em regime de urgência, a nova lei que regulamente o benefício.

Ontem, o governo enviou à Câmara Legislativa o projeto que prevê novos critérios. Também ontem, o Tribunal de Contas se pronunciou recomendando que nenhum estudante seja prejudicado com a nova legislação. Atualmente, cerca de 120 mil jovens utilizariam o Passe Livre.

Mudanças

Entre as principais mudanças na lei está a criação de um limitador social para a concessão do Passe Livre aos estudantes com renda familiar bruta mensal de três salários mínimos (o equivalente a R$ 1.530). O projeto de lei também exige o acesso do governo, por meio do DFTrans, aos cadastros feitos pela empresa Fácil, assim como a relação dos créditos efetivamente utilizados pelos beneficiários.

O pedido de fiscalização do programa Passe Livre veio da representação da procuradora-geral do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do DF, Marcia Farias, com pedido de medida cautelar urgente para que a empresa Fácil não suspenda, sob alegação de que não recebeu ainda recursos do GDF, o serviço de recarga dos cartões estudantis. O Tribunal, por unanimidade, acatou a representação. Assim, a Fácil está impedida de interromper o serviço até efetiva aprovação de suas prestações de contas pelo TCDF, sob pena de aplicação das penalidades previstas em lei.

Os gestores públicos e privados podem ser alvo de ações de responsabilidade se não acatarem as decisões do Tribunal de Contas. No início da noite de ontem, o Correio procurou o empresário Wagner Canhedo Filho, mas não teve retorno. Por meio da assessoria de imprensa, a Fácil limitou-se a informar que não poderia manter o serviço de recarga nos cartões de transporte estudantil sem antes receber o crédito dos recursos do GDF.

Alegou que o sistema operacional não permitiria isso. E confirmou que desde a sexta-feira da semana passada o serviço não estava sendo realizado, deixando milhares de estudantes sem direito ao ônibus gratuito.

Fonte: Correio Brasiliense
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Rio ganha novos ônibus de turismo


Começa a circular no Rio uma frota de oito ônibus conversíveis para turismo. Os passeios nos ônibus durarão três horas e serão oferecidos por agências. Haverá três roteiros: Centro- Pão de Açúcar; Pão de Açúcar-São Conrado e São Conrado-Barra. Não será possível embarcar pelo caminho.

Fonte: Extra online
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VLT continua sendo prioridade para a Baixada Santista

As demandas da região foram apresentadas pela vereadora de Santos, Cassandra Maroni Nunes (PT), que reivindicou o VLT, melhores condições na infraestrutura dos conjuntos habitacionais da CDHU e soluções para a segurança pública, de forma a conter as execuções que vêm ocorrendo na Baixada.
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Pontos de embarque e desembarque de transporte coletivo na Av.Duque de Caxias com mudanças


A avenida Duque de Caxias deixa de ser ponto de embarque e desembarque de passageiros que usam as linhas do serviço de transporte metropolitano regular e complementar. A alteração começa a valer a partir desta sexta-feira (14). A mudança se aplica para as vans e ônibus com destino aos municípios da Região Metropolitana de Fortaleza (corredor sul, compreendido por Eusébio, Aquiraz, Pindoretama, Cascavel, Pacajus, Horizonte e Itaitinga).
O Detran e a Etufor tomaram a decisão após recomendações do Ministério Público Estadual. O órgão registrou várias reclamações de moradores sobre os problemas causados por embarque e desembarque de passageiro em frente as suas residências. Os reclamantes são domiciliados na Rua Assunção, entre Rua Pedro I e Avenida Duque de Caxias. Os registros desses pedidos foram efetivados através do Núcleo de Atuação Especial de Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Polí­ticas de Trânsito (Naetran).
As linhas são operadas pelas vans que integram as Cooperativas de Transporte Complementar: de Aquiraz (Cootace), de Horizonte (Cootache), de Pacajus (Cotralp) e de Itaitinga (Cootrami). E, também, as linhas de ônibus da empresa São Benedito, com destino as mesmas regiões.
Novas paradas:Os novos pontos de embarque e desembarque ficarão instalados nas vias transversais a Avenida Duque de Caxias (Jaime Benévolo, Barão de Aratanha, Sólon Pinheiro, Assunção e Floriano Peixoto), entre a Avenida Duque de Caxias e Rua Meton de Alencar, a serem implantados pela Etufor até sexta-feira. A AMC vai proibir o estacionamento de veículos nessas vias, para comodidade dos usuário.

Fonte: Governo do Estado.

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Transporte coletivo custará R$ 2,50 em Atibaia


A tarifa do transporte coletivo urbano e rural passará a custar R$ 2,50 (dois reais e cinqüenta centavos) a partir de 1º de junho em Atibaia. Para pedir o aumento da passagem, a concessionária do serviço, a Viação Atibaia São Paulo, alegou desequilíbrio econômico financeiro, considerando os custos elevados com os valores pagos por veículos das linhas que passam pela Praça de Pedágio da Rodovia Dom Pedro I. A VASP apresentou ainda, os custos relacionados ao transporte gratuito em algumas linhas no Imperial.O Poder Executivo por sua vez, baixou de R$ 2,60, originalmente requeridos pela empresa para R$ 2,50 depois que comissões foram nomeadas para a análise das planilhas da empresa, cujo estudo abrangeu os custos totais do sistema de transporte.
O reajuste já foi publicado no Imprensa Oficial de quarta-feira (12) e os valores passam a vigorar a partir do mês que vem.

Fonte: Atibaia News
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Amanhã o transporte coletivo de Várzea Grande será gratuito


O transporte coletivo de Várzea Grande será totalmente gratuito das 0h de amanhã (15) até a meia noite de domingo (16). Quem utilizar esse meio de transporte estará isento do pagamento da tarifa de R$ 2.20.
A medida faz parte do Decreto Municipal 034/2010 assinado pelo prefeito, Murilo Domingos em 2004. Como ocorre há seis anos, a prefeitura suspende a cobrança da passagem no dia do aniversário da cidade.
De acordo com a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes Urbanos (STU/VG), a frota do transporte coletivo municipal circulará segundo a planilha já utilizada para os finais de semana. O superintendente da STU/VG, Fernando Sé, lembra que durante todo o sábado, as catracas do Terminal André Maggi estarão liberadas. Para o transporte intermunicipal (Várzea Grande/Cuiabá), o embarque só será gratuito no Terminal André Maggi. Em outros pontos de embarque desta linha, o passageiro terá que pagar a tarifa.

Fonte: Folha de Várzea Grande
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Renovação da frota dos ônibus de Petrópolis, será realizada após intervenção


Desde o processo instalado para rever a situação do transporte coletivo em Petrópolis, os interventores estão tomando decisões administrativas de curto prazo e necessárias à prestação do serviço técnico operacional. Com a intervenção, as medidas vêm sendo colocadas em prática e a população já vem percebendo.

Embora as empresas estejam operando com a mesma frota que ficou muitos anos sem investimento, ações como compra de óleo e a realização de manutenção constante para a redução das quebras de veículos, reposição de pneus e outros componentes para a melhoria do funcionamento dos carros e verificação da situação dos funcionários está sendo realizada.

Antes da intervenção, os funcionários das empresas de ônibus estavam com seus benefícios e salários atrasos. Com a instalação desse processo, os funcionários começaram a receber as cestas básicas atrasadas, o pagamento de horas extras e tiveram os vales (adiantamentos) pagos. E hoje, estão recebendo o pagamento em dia. Em meses, foi a primeira que os funcionários das empresas de ônibus receberam o pagamento no dia certo.

A intervenção significa que a Prefeitura de Petrópolis tem o controle da administração das empresas de ônibus para analisar a situação contábil, financeira e operacional, mas não tem o poder de comprar ônibus novos, até porque as empresas não tem dinheiro em caixa para isso e as mesmas ficaram anos sem investir na renovação da frota.

A partir da conclusão dos interventores nesse período de trabalho, que não deve passar de 60 dias, o prefeito Paulo Mustrangi vai se posicionar sobre a necessidade de abertura ou não de uma nova licitação para a concessão dos serviços de transporte coletivo no município para que novos investimentos, como compra de ônibus possam ser feitos para melhorar o transporte coletivo em Petrópolis.

Fonte: Diáriode Petrópolis
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Mudanças no transporte coletivo urbano de Caxias do Sul desagradam usuários


As mudanças no embarque e desembarque de passageiros nas estações Central e Ópera têm desagradado boa parte dos usuários do serviço de transporte coletivo urbano, em Caxias do Sul, operado pela Viação Santa Tereza (Visate). De acordo com os passageiros, a extinção dos terminais nas ruas Bento Gonçalves e Dr. Montaury, no Centro, deixou mais tumultuados os locais de espera para o deslocamento até os bairros.

A partir das alterações, os ônibus passaram apenas a fazer a coleta e desembarque de pessoas no Centro e não mais ficar parados em determinado ponto. Como consequência disso, quem antes esperava pelo transporte em paradas específicas distribuídas ao longo das Bento Gonçalves e da Montaury passou a se concentrar nas quadras da Bento e da Pinheiro Machado entre a Montaury e a Visconde de Pelotas. Agora, os terminais estão localizados nos bairros.

Conforme a Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade (STTM), a medida foi tomada para desafogar o fluxo de veículos na região central. O problema, segundo os usuários, é que seriam muitas linhas operando na mesma estação e, consequentemente, mais pessoas circulando pelo mesmo local. Em horários de pico a situação seria ainda pior.— Está uma verdadeira anarquia. Se antes estava ruim, agora está muito pior — reclama a funcionária pública Acélia dos Santos, 60 anos, moradora do Centro e usuária frequente das linhas Santa Fé e Vila Ipê.

Moradora do bairro Santa Lúcia e usuária da linha Santa Lúcia-Cohab para deslocar-se ao Centro para trabalhar, a dona de casa Maria de Fátima Salvador, 50, queixa-se da demora no intervalo entre um ônibus e outro.

— Em determinados momentos, chegamos a esperar 45 minutos. Antes, era de 15 em 15 minutos, no máximo - afirma Maria de Fátima.

Fonte: Pioneiro
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Comitê da Copa conhece sistema de ônibus BRT para Cuiabá

quinta-feira, 13 de maio de 2010


Os integrantes do Comitê Organizador Local da Copa do Mundo de 2014 (COL) visitaram Cuiabá nesta quinta-feira para verificar como estão as obras do estádio que sediará jogos na capital mato-grossense. Apesar da visita técnica ter sido voltada especificamente para acompanhar o andamento das obras da nova Arena Multiuso, o Comitê também foi apresentado a 26 projetos que fazem parte da proposta de Cuiabá para receber os jogos da Copa daqui a quatro anos.Algumas destas obras são obrigatórias por determinação da Fifa, como o estádio, o entorno do estádio, construção de centros de treinamento e reforma do aeroporto.
- A garantia que nós demos é que, com relação a esses projetos que são requerimento da Fifa, estão todos dentro do prazo - disse o diretor de Assuntos Estratégicos da Agecopa, Yuri Bastos Jorge.Segundo o diretor, os membros do Comitê fizeram questionamentos sobre a ampliação do Aeroporto Marechal Rondon.
- Esta é uma obra do governo federal e existe um acompanhamento por parte da Agecopa. Já há R$ 83 milhões disponíveis na Infraero para fazer a obra, que praticamente triplica a capacidade aeroportuária de Cuiabá - argumentou Yuri Bastos.
Segundo ele, o Governo do Estado também colocou outros aeroportos de cidades vizinhas, como de Rondonópolis e Cáceres, para dar suporte na Copa do Mundo se for necessário. As duas cidades estão, em média, 200 quilômetros distantes da capital.BRT (Transporte Rápido por Ônibus)A Agecopa definiu o novo sistema de trânsito que deve ser implantado em Cuiabá para melhorar o transporte coletivo até a Copa do Mundo de 2014. O sistema escolhido será o Bus Rapid Transit (BRT), ou Transporte Rápido por Ônibus, semelhante ao que já existe em Curitiba (PR). São ônibus articulados e com vias exclusivas para sua circulação. A iniciativa pretende desafogar o trânsito no centro da cidade e permitir facilidade de acesso entre as áreas mais populosas da capital.Os membros do COL que visitaram Cuiabá também conheceram um protótipo deste ônibus, que os transportou do aeroporto até o local onde será construída a nova Arena Multiuso.
- Mostramos que os trabalhos de mobilidade urbana estão adiantados. O que era apenas uma ideia, hoje é uma concepção de projeto e começa a tomar forma física - disse Carlos Brito, diretor de Obras da Agecopa.Brito explicou que na próxima semana começam os trabalhos de topografia necessários para implantar os projetos de mobilidade urbana, aumentando avenidas e construindo viadutos na capital.
- E em um prazo de 60 dias teremos como começar algumas das licitações do sistema BRT - finalizou o diretor.

Fonte: G1
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Guarulhos: Rodoviários ameaçam entrar em greve geral por tempo indeterminado


A categoria está em Campanha Salarial e reivindica reajuste de 14,10%, mas as empresas só oferecem a reposição da inflação. O aviso de greve foi protocolado na noite de terça, 11.Cerca de 12 mil motoristas e cobradores do transporte coletivo privado da cidade de Guarulhos ameaçam entrar em greve por tempo indeterminado a partir de sexta, dia 14.

A decisão foi aprovada em assembleia, realizada na noite de terça, 11, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rodoviários, em razão da lentidão das empresas de transportes que não avançaram nas reivindicações da Campanha Salarial dos trabalhadores, cuja data-base é 1º de maio.

A categoria está em estado de greve e protocolou aviso de paralisação para as seis empresas da região – que são responsáveis pelo transporte de 1,3 milhão de passageiros diariamente. O documento informa que após o prazo de 72 horas (três dias úteis), contados a partir da entrega do comunicado, ou seja, sexta, dia 14, os rodoviários poderão suspender o trabalho por tempo indeterminado.

Reivindicações

Os trabalhadores reivindicam reajuste salarial de 14,10% (referente à reposição da inflação calculada pelo INPC-IBGE do período da data-base 1º de maio, 4,56%, e mais 9,12% de aumento real); vale-refeição de R$ 12; a implantação de um piso salarial único; o fim da dupla função (motorista que atua também como cobrador) e do “motorista leve” (que passou de cobrador para motorista, mas ganha salário inferior à função), bem como a jornada 40 horas semanais.

As empresas de transportes, no entanto, só ofereceram a reposição da inflação calculada em 4,56%. Segundo o assessor da Diretoria do Sindicato, Wagner Menezes (o Marrom), se as empresas não avançarem nas reivindicações, os rodoviários vão cruzar os braços por tempo indeterminado.

Fonte: CNTT-CUT
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Salvador: Poluição sonora supera limites impostos por lei e metrô irá piorar a situação


Não bastassem o atraso de dez anos para finalização de apenas 6,5 km de extensão e as denúncias de superfaturamento, as obras do metrô de Salvador não preveem estrutura de isolamento sonoro, o que pode agravar, caso a falha persista, os já elevados níveis de poluição sonora da região da Avenida Bonocô.
O diagnóstico é da arquiteta Débora Barreto, mestre em engenharia ambiental Urbana. Ela fez projeção acústica da área a partir da implementação do metrô. Os estudos apontam para acréscimo de seis decibéis (dB) nos ruídos da avenida, em trechos a menos de 30 metros do equipamento, com os trens rodando. A estudiosa defendeu dissertação de mestrado sobre o tema em 2007.
A projeção foi realizada a partir de medições do metrô de Brasília, cuja emissão de ruído a quatro metros de distância do trem chega a 97 dB. “É a mesma tipologia de implantação da via do metrô de Salvador, portanto, ruídos semelhantes”, explica Débora.
Como referência, Débora usou medição de 2006 do estatístico José de Jesus Araújo, hoje fiscal sonoro da Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom). À época, o volume sonoro na Av. Bonocô tinha média de 79 dB.
Hoje, inclusive, tende a ser maior. Mesmo assim, 79 dB já é um nível muito acima dos permitidos pela NBR 10.151 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), de 45 dB para ambientes internos e 60 dB para externos. Também extrapolam os limites estabelecidos por lei municipal, uma média de 65 dB.
Níveis sonoros acima de 70 dB aumentam, por exemplo, os riscos de enfarte, provocam alterações do sistema auditivo e perda de 70% dos estágios profundos do sono, conforme a Organização Mundial de Saúde (OMS).
Um aumento de seis decibéis, com o metrô, elevaria os níveis de poluição sonora na região para além dos 80 dB. “Acima de 80 dB, com seis horas de exposição direta, a pessoa pode sofrer de problemas auditivos”, pondera o otorrino Paulo Dórea.

Fonte: A Tarde online

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Feira de Santana: Passageiros reivindicam cumprimento de horário dos ônibus


Usuários do transporte coletivo urbano de Feira de Santana reclamam do atraso em algumas linhas do sistema. Segundo muitos passageiros, os usuários do serviço passam muito tempo no ponto a espera de um ônibus, outros dizem que nunca sabem os horários em que os carros passam.
A passageira Jaci Carla Melo afirma que várias vezes perdeu compromissos por conta desses atrasos. “Já cheguei a ficar uma hora e vinte minutos esperando o ônibus que faz linha para o bairro Nova Esperança e Feira IX. Os ônibus atrasam e, quando passam, estão sempre cheios. Já cheguei atrasada no trabalho e perdi compromissos por causa disso”, relata.

“Já são 17 horas e estou desde 16h25h esperando o ônibus do Aviário. Uma vez passei uma hora no ponto esperando por ele e quando vem está muito cheio. Temos que esperar muito pelo ônibus do Aviário. Já cheguei atrasada várias vezes no trabalho por causa do atraso do carro”, diz Joseleide Figueredo, enfatizando que a empresa responsável pela linha não tem a preocupação de deixar a população informada sobre os horários dos ônibus.

Justificativa

O gerente da empresa de ônibus 18 de Setembro, Rock Gomes, afirma que os atrasos não são significativos e que fatores externos podem colaborar para que eles aconteçam. Ele também alega que a população pode ficar atenta aos horários disponibilizados nos carros e que assim passará menos tempo à espera do transporte. Porém, nossa equipe identificou que o ônibus da empresa 18 de Setembro, placa JRN 8273, que faz a linha Feira X /Terminal Central, não apresenta o mapa de horário no vidro localizado atrás do banco do motorista.

“Às vezes o ônibus pode atrasar por conta das condições do solo, em tempo de chuva isso acontece muito. É claro que devemos levar em consideração a melhoria da pavimentação urbana realizada pela Prefeitura, mas as chuvas podem destruir o solo. Quando o piso fica danificado é mais fácil que um pneu fure ou um carro quebre e até para que outro carro chegue ao local para substituir o quebrado requer um certo tempo”, explica o gerente da empresa.

Fonte: Folha do Estado

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