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Em SP, Multas por invadir faixas de ônibus sobem 60% em 5 meses

domingo, 19 de julho de 2015

As multas por invasão às faixas exclusivas de ônibus cresceram mais de 60% em São Paulo nos cinco primeiros meses deste ano comparado ao mesmo período de 2014. Segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), de janeiro a maio de 2015 foram aplicadas 702.540 multas contra 434.415 infrações cometidas no ano anterior.

Entre os motoristas penalizados estão os apressadinhos que querem andar mais e desrespeitam a sinalização, até condutores que desconhecem que só podem fazer a conversão à direita no trecho pontilhado da faixa exclusiva.

“Esse pontilhado está adequado à velocidade da via e aproximação daquele ponto onde ha interesse de convergência do veículo”, afirmou Valtair Valadão, diretor de operações da CET.

O motorista que invadir uma faixa de ônibus comete uma infração leve, perde quatro pontos na carteira de habilitação e tem que pagar uma multa no valor de R$ 85,13.

A CET aplicou mais de 10 milhões de multas na cidade de São Paulo no ano passado. Em primeiro lugar aparecem as multas por excesso de velocidade, seguida das multas por invasão de faixas exclusivas e corredores de ônibus.

O aumento mais expressivo em 2014 foi em relação às multas para quem transitou em faixas exclusivas e corredores de ônibus. Nesse quesito, a cidade teve 1,2 milhão de infrações, 69,5% a mais do que as 713,5 mil multas de 2013.

Para o advogado Mauricio Januzzi, especialista em mobilidade urbana, o motorista de carro está sendo penalizado com as multas. “Aumentou o conforto pra quem vai de ônibus? Aumentou, mas aumentou também a insegurança pra quem vai de carro individual. Por quê? Porque não ha faixas de rolagem pra transpassar essas faixas de rolamento de ônibus. o que faz com que a pessoa é obrigada a invadir a faixa de ônibus e é multada”, argumentou.

Arrecadação
Segundo a Secretaria Municipal de Transportes (SMT), a arrecadação com multas de trânsito em 2014 foi de R$ 852,6 milhões, pouco mais do que os R$ 850,5 milhões arrecadados em 2013.

Do total arrecadado, 5% são destinados ao Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito (Funset). O restante é aplicado em melhorias no trânsito, fiscalização e programas de educação de trânsito, de acordo com determinação da Lei nº 14.488/05, que criou o Fundo Municipal de Desenvolvimento de Trânsito (FMDT).

Radares
Segundo a CET, os registros de multas não sofreram influência da mudança no sistema de radares que a Prefeitura de São Paulo vem implementando. O número de radares em 2014 se manteve praticamente igual ao de 2013 – há em média 560 equipamentos na capital.

Em março do ano passado, a prefeitura contratou o novo sistema de radares da cidade, que prevê um aumento no total de aparelhos para 843. A instalação já começou, mas só deve ser concluída neste ano.

Os números de multas divulgados pela CET consideram as infrações anotadas pela companhia e também por policiais do Comando de Policiamento de Trânsito, São Paulo (CPTRAN) e agentes da SPTrans, que atuam em fiscalização de faixas e corredores de ônibus.

Informações: G1 SP
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Empresas de ônibus de Salvador prometem renovação de frota e integração com metrô

A tarifa do transporte metropolitano vai aumentar na segunda-feira . Os novos valores foram divulgados ontem pela  Agência de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicação da Bahia (Agerba), que autorizou um reajuste de 8,92% sobre o valor atual. O aumento afetará 146 linhas que circulam por Salvador e Região Metropolitana (RMS).

Segundo Eduardo Pessoa, diretor da Agerba, há três anos não tem reajuste. “A periodicidade do aumento é anual, mas a última vez que a passagem do transporte metropolitano sofreu reajuste foi em julho de 2012. Para chegar ao valor de 8,92%, usamos uma planilha de variação de custos, que leva em consideração os gastos com manutenção de veículos, mão de obra, combustível”, explicou.

Para Edmar Ribeiro, diretor executivo da Associação das Empresas de Transporte Coletivo Rodoviário do Estado da Bahia (Abemtro), o reajuste é necessário. “O investimento na renovação de frotas vem da tarifa que é paga pelos passageiros. Se essa tarifa está limitada, é evidente que você não vai poder assumir todos os investimentos necessários. Em dezembro de 2014, quando apresentamos o pedido (de reajuste), essa defasagem já estava em torno de 20%. Então, ela foi concedida agora, seis meses após o pedido, no percentual de 8,92%”, avaliou.

Segundo  Pessoa, a partir de setembro, a frota de veículos começará a ser renovada para atender à demanda e ofertar mais conforto ao usuário. Também em setembro, segundo Pessoa, os ônibus começarão a ser interligados com o sistema metroviário de Salvador.









Por Diogo Costa
Informações: Correio 24 Horas
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Suspensão do BOM em vans gera insatisfação em SP

sexta-feira, 17 de julho de 2015

Os passageiros de vans e micro-ônibus intermunicipais não conseguem utilizar o cartão BOM há quase duas semanas em São Paulo. A causa é a suspensão do serviço determinada pela Justiça, que bloqueou os leitores de cartões e se baseou em uma ação de 2007.

De acordo com três cooperativas que prestam serviço para a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU) na região metropolitana, cerca de 158 linhas tiveram seus leitores bloqueados e estão sem transportar passageiros.

No terminal de ônibus Armênia, os passageiros e donos dos coletivos reclamam das catracas travadas e do prejuízo causado. Sem ter como passar o cartão, eles precisam pagar o valor total da passagem em dinheiro. As vantagens para os passageiros é que com o cartão é possível fazer a integração com o Metrô e a CPTM, o que permite economia. 

Um aviso foi colocado no para-brisa dos veículos e o recado é dado também pelos fiscais do terminal. Segundo o motorista Rozeval Silva, que faz a linha Carapicuíba/Pinheiros, está tudo parado há uma semana. Ele afirmou que 90% dos seus passageiros usam o cartão.

A EMTU informou em nota que deve recorrer da decisão da Justiça e que está reforçando a frota de ônibus para não prejudicar os passageiros. Os usuários que não conseguirem utilizar os créditos devem ligar para a central de atendimento no telefone 0800 77 11 800.

Manifestação/ Os donos e motoristas de micro-ônibus e vans estão protestaram em frente à Assembleia Legislativa de São Paulo, no Ibirapuera, Zona Sul. Eles reclamam da decisão da Justiça e querem falar com o presidente da Assembleia. Em seguida, os manifestantes pretendem ir até o Palácio dos Bandeirantes, no Morumbi.

Informações: Diário de SP
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Mercedes Benz quer atender demanda de ônibus de São Paulo

A licitação da Prefeitura de São Paulo para o transporte público da cidade terá impacto positivo nas fabricantes de ônibus. A modernização do sistema da cidade pode resultar na compra de 2,7 mil veículos novos. A maior parte deste volume está prevista para entre 2016 e o começo de 2018. Ainda assim, a Mercedes-Benz estima que de 300 a 350 unidades podem ser encomendadas ainda este ano. “Não sabemos qual será o mix de produto, qual é o volume de ônibus grandes e o de modelos menores. De qualquer forma, nos antecipamos e já estamos nos programando com os nossos fornecedores para atender a uma demanda maior”, admite Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing de ônibus da montadora.

O executivo ainda não projeta qual parcela das compras de chassis em São Paulo será atendida pela companhia, mas a empresa mantém expectativas elevadas por ser líder do segmento, com 53,7% de participação no mercado nacional de ônibus no primeiro semestre deste ano. A presença da companhia é ainda maior quando analisadas as vendas de urbanos, chegando a 68,1%. “Se considerarmos o cenário atual, o segmento urbano ainda teve um resultado bom, com melhor performance”, destaca ao lembrar que, enquanto a demanda total por ônibus caiu 27% no Brasil entre janeiro e junho, a retração da demanda por modelos da categoria foi bem menor, de 7,7% para 4,7 mil unidades.

A promessa é que, com a concorrência pública em São Paulo, as vendas de urbanos se mantenham mais fortalecidas. A iniciativa é a maior concorrência pública já realizada no Brasil para o transporte coletivo e terá efeito pelos próximos 20 anos, com impacto em 10 milhões de passageiros que usam o sistema diariamente. Mesmo sem o detalhamento dos produtos que a cidade precisará, a expectativa é que a maior dos ônibus que serão adquiridos sejam modelos de grande porte, já que a frota vai diminuir das atuais 15 mil para cerca de 13 mil unidades, mas o objetivo é aumentar em 24% a oferta de viagens e em 13% a de assentos.

“É uma oportunidade para o nosso segmento”, avalia Barbosa. A Mercedes-Benz larga na frente com o modelo superarticulado, que promete alta capacidade de transporte com custo de operação inferior ao de biarticulados. “Temos um portfólio muito completo e, portanto, podemos atender diversas especificações para os veículos”, explica o executivo, sem detalhar qual parcela da demanda a empresa projeta abocanhar. 

MAIS QUALIDADE 

O edital da licitação para o transporte público de São Paulo (veja aqui) impõe a criação de uma central de controle deve ser construída pelas concessionárias que vencerem a concorrência pública para monitorar a frota. O objetivo é ter grande número de ônibus de alta capacidade nos corredores e faixas exclusivas das vias principais da cidade. Esta estrutura será alimentada por linhas locais que circularão nos bairros.

A atualização do sistema trará melhoria expressiva aos usuários. Além do aumento da capacidade de transporte da frota, os passageiros terão veículos mais confortáveis. O edital determina que os ônibus sejam equipados com rede wi-fi de internet, ofereçam pontos de recarga de baterias para celulares e outros dispositivos e tenham letreiros luminosos com informações das paradas. A mudança vai afetar toda a frota. Os veículos que já estão em circulação também terão de se adequar. 

Outra iniciativa que deve gerar forte impacto é que, no novo modelo, a avaliação dos passageiros sobre o transporte vai afetar a remuneração da empresa. Por meio de pesquisa de satisfação, a impressão dos usuários entrará no cálculo ao lado de gastos com a operação, número de passageiros e ganho de produtividade. Atualmente, os repasses para as concessionárias são feitos baseados no tipo de veículo e no número de pessoas transportadas, o que inclui os passageiros isentos de pagar a tarifa.

Informações: Automotive Business

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Transporte Público de Campinas terá faixas e fiscalização mais rigorosa

A Prefeitura de Campinas vai iniciar, ainda neste ano, a implantação das novas faixas exclusivas para ônibus nas regiões do Campo Grande e Ouro Verde, que concentram cerca de 400 mil moradores. Nestas vias, poderão circular apenas veículos do transporte coletivo, a Emdec passará a monitorar com fiscalização eletrônica o techo. Para isso, serão instalados (tanto nas novas faixas quanto nas existentes) equipamentos de Leitura Automática de Placas que irão flagrar o motorista infrator. 

A secretaria de Transportes, disse que irá ampliar o número de agentes de trânsito nas ruas da cidade, que passarão de 280 para 400. Em 2014 foram emitidas 1,6 mil multas por desrespeito ao uso das faixas e corredores exclusivos. Esse número de infrações é considerado baixo. Os valores das multas nas vias exclusivas vão de R$ 53,20 a R$ 127,69. 

O prefeito de Campinas, Jonas Donizette (PSB), disse que a medida visa priorizar o transporte público, já que o município é proporcionalmente mais motorizado do que a cidade de São Paulo. Campinas tem 850.147 veículos para uma população de 1,1 milhão de habitantes. 

Atualmente a cidade possui 11 quilômetros de vias exclusivas e passará a ter 22 quilômetros. Entre as avenidas e ruas dotadas com essas faixas estão Moraes Sales, Irmã Serafina, Anchieta, Senador Saraiva e Lix da Cunha. Algumas delas possuem ainda espaços preferenciais. O município tem também dois corredores por onde só circulam veículos do transporte coletivo: Amoreiras e João Jorge.

Os técnicos avaliam que a mudança irá ajudar 30 gargalos no trânsito, melhorando a velocidade média e o tempo para realizar percurso.

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Novo corredor de ônibus no setor leste de Uberlândia já está em construção

quinta-feira, 16 de julho de 2015

O Prefeito de Uberlândia Gilmar Machado anunciou nesta terça-feira, 14, o início da maior obra viária urbana da cidade, a construção do corredor estrutural (BRT: Transporte Rápido por Ônibus) da avenida Segismundo Pereira e do terminal de ônibus Novo Mundo, na região Leste.

Serão investidos R$ 22,5 milhões e o prazo de entrega está previsto para o primeiro semestre de 2016. As obras já foram iniciadas. O novo corredor de ônibus tem mais de 6 quilômetros de extensão. Ao todo 11 estações serão instaladas e o sistema vai atender prioritariamente os moradores do Santa Mônica, Dom Almir, Morumbi e outros bairros da região.

O estacionamento que já existe para o comércio na Avenida Segismundo Pereira, que é a principal via de ligação entre o Terminal Central e o Terminal Novo Mundo (próximo a Ceasa), será mantido. 

O projeto aponta que a faixa do ônibus será prioritária, em vez de exclusiva. Logo, os veículos de passeio poderão dividir a faixa com os 56 ônibus convencionais e outros 10 articulados.

Além da estações, mais um terminal está sendo construído: o Novo Mundo. Algumas linhas que hoje passam pela avenida sofrerão alterações.

Para suportar o tráfego constante de veículos pesados, a avenida Segismundo Pereira terá o asfalto reforçado, assim como já acontece no BRT da avenida João Naves de Ávila.

O recurso de mais de R$ 22 milhões foi obtido junto ao governo federal. A previsão é que o novo corredor seja finalizado até abril de 2016. Os serviços não haviam iniciado antes por atrasos no projeto.

As obras fazem parte do programa Uberlândia Planejada. Ele contempla um conjunto de infraestrutura e mobilidade urbana com investimentos na ordem de R$ 132 milhões já aprovados. O pacote de financiamento engloba a construção de cinco novos corredores, quatro terminais, 67 estações e três viadutos.

Tecnologia e conforto

Os ônibus do novo corredor funcionarão com sistema de ar-condicionado e parte da frota terá acesso à internet wi-fi. Em agosto deste ano, oito modelos vão circular pelo corredor da avenida João Naves de Ávila. As novas estações receberão o videomonitoramento, que deverá ser expandido posteriormente para o primeiro corredor estrutural.

Informações: Portal Uipi

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Em Fortaleza, Estações do BRT da Bezerra de Menezes serão entregues no sábado

As 11 estações que encerram a implantação do corredor expresso de ônibus da avenida Bezerra de Menezes serão entregues no próximo sábado, 18, pela Prefeitura de Fortaleza. Os equipamentos deveriam estar funcionando desde o dia 30 de junho, mas, conforme a Secretaria Municipal da Infraestrutura (Seinf), testes de balizamento dos ônibus e de automação das portas das estações “demandaram mais tempo do que o previsto”. 

Os testes, coordenados pela Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), avaliam a eficiência dos ônibus ao pararem nas estações - adequadas tanto para veículos articulados quanto para novos modelos que tiverem embarque e desembarque, também, pela esquerda. De acordo com o presidente da Etufor, Antônio Ferreira Silva, esta última classe de veículos, porém, só deve ser incorporada à frota da Capital em agosto.

Valdir Santos, coordenador do Programa de Transporte Urbano de Fortaleza (Transfor), disse que, antes de inaugurar o novo sistema, seis assistentes sociais da Seinf têm visitado comércios, escolas e entidades como o Instituto dos Cegos e Associação dos Surdos para explicar o que muda com o funcionamento das estações. “A receptividade tem sido muito boa”, assegura.

Campanhas

Segundo Valdir Santos, os três primeiros meses de funcionamento do corredor da Bezerra de Menezes possibilitaram que a Prefeitura alertasse para a necessidade de intensificar campanhas educativas para pedestres e motoristas. “Notamos que a nossa população não tem o costume de fazer a travessia na faixa de pedestres, vimos pessoas andando nas ciclovias”, comenta.

Foi percebido ainda que alguns ônibus chegavam aos abrigos de parada em velocidade alta. Para contornar o problema, o gestor afirmou que placas com avisos de redução de velocidade foram instaladas e campanhas educativas foram direcionadas aos motoristas. Conforme o presidente da Etufor, sinalizações horizontais também foram pintadas na pista para que os ônibus não cheguem a mais de 20 quilômetros por hora. “Apesar de termos profissionais qualificados, é algo novo”, esclareceu.

Ferreira explica que, por enquanto, apenas a linha 200 (Antônio Bezerra/Centro) - que será composta por ônibus articulados - pode fazer o percurso completo pelas 11 estações. Os demais ônibus vão continuar a embarcar e desembarcar passageiros pelos abrigos do lado direito do corredor.

Sobre a substituição dos modelos dos ônibus, o presidente da Etufor explica que será de forma gradual. “À medida que a Prefeitura vai concluindo a estrutura (viária), vamos trocando a frota”, citou.

Informações: O Povo Online

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Em Guarulhos, Corredor de ônibus da EMTU vira estacionamento antes de inauguração

Depois de dois adiamentos para a entrega das obras, o trecho do Corredor Metropolitano de Ônibus Guarulhos-São Paulo, entre o terminal Cecap e a Vila Galvão, se transformou em calçada e estacionamento de veículos em frente a alguns pontos de parada.
Foto: Reprodução TV Globo

As obras atrasaram porque, em maio, a Prefeitura de Guarulhos não aprovou o cimento usado na faixa para a passagem dos ônibus alegando que o material usado era de má qualidade. Os trabalhos só foram retomados no dia 22 de junho.

A administração também disse que a Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) não estava cumprindo o projeto original acordado. A EMTU prevê que o corredor fique pronto na segunda quinzena de agosto, segundo informou o SPTV.

O Corredor Metropolitano Guarulhos-São Paulo terá, ao todo, 20 quilômetros de extensão, mas só trecho entre o Terminal Cecap ao Terminal Taboão, perto do Aeroporto do Cumbica, está pronto. As obras de outros dois trechos ainda não começaram. 

Sem a circulação dos ônibus, os pedestres usam a faixa como calçadão para chegar até o terminal Cecap. Na estação Timóteo Penteado, a estrutura está pronta, mas é usada como vagas para estacionamento de veículos.

O reportagem flagrou um guardador de carros, conhecido como "flanelinha", organizando as "vagas". Os motoristas aproveitam o espaço livre e a falta de sinalização sobre a proibição para estacionar.

Informações: G1 São Paulo

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