Trolebus em SP
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Motoristas e patrões tentam acordo para evitar greve de ônibus em Natal
quarta-feira, 16 de junho de 2010Postado por Meu Transporte às 14:40 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Em Natal, Licitação mudará todo o sistema de transportes
Postado por Meu Transporte às 14:30 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Região leste de São José dos Campos agora integração total de ônibus
Postado por Meu Transporte às 14:26 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Passagens do transporte coletivo urbano recebem aumento em Araguari-MG
Postado por Meu Transporte às 14:21 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Transporte coletivo de Paulínia pode entrar em greve
O sindicato pede vale refeição no valor de R$ 250, salários e cestas básicas iguais a dos trabalhadores de Campinas, convênio odontológico e médico subsidiado a 80% para os titulares e 50% para os dependentes.
A Passaredo já havia feito uma contraproposta, que foi recusada pelos trabalhadores durante assembleia realizada, na segunda-feira, dia 14, na portaria da garagem da empresa em Paulínia.
Postado por Meu Transporte às 14:12 0 comentários
Marcadores: São Paulo
1,2,3,4,5 ........... 9 dias de greve de ônibus em Fortaleza
Tudo começou com uma manifestação popular pacífica. Os usuários que estavam no terminal da Parangaba ficaram tão revoltados com os prejuízos ao sistema transporte público que partiram para uma ação mais violenta. O resultado foi um confronto sério com a polícia.
Por volta das 8h, no terminal da Parangaba, passageiros revoltados com a greve dos motoristas bloquearam o tráfego de ônibus e entraram em confronto com a polícia. Foram colocados cavaletes nas entradas do terminal, impedindo a saída dos ônibus, assim como a entrada dos veículos que chegavam ao local.
Paralisação continua
Neste nono dia de greve de motoristas, cobradores e fiscais continuam paralisando as atividades nas garagens e terminais, prejudicando o tráfego dos veículos.
Postado por Meu Transporte às 14:06 1 comentários
Marcadores: Ceára
Prefeitura do Rio vai assumir, no lugar de empresas, racionalização das linhas de ônibus
De acordo com o edital, em 20 anos de concessão das linhas, as passagens pagas pelos usuários somarão R$ 15,9 bilhões. Nesse período, os concessionários deverão investir R$ 1,8 bilhão na melhoria do serviço. Entre as exigências está a instalação, em todos os veículos e em até 24 meses, de GPS e de equipamento para a localização dos ônibus, a cada minuto, interligados à Secretaria de Transportes. Também num prazo de dois anos todos os veículos terão, no mínimo, uma câmera de filmagem. Outra obrigação da concessionária será a de gravar e armazenar, por 72 horas, as imagens gravadas durante o trajeto dos ônibus. Os vencedores da concorrência terão ainda que assumir a manutenção dos terminais e implantar novos pontos de ônibus. Aumento de 30% na frota da Zona Oeste
A aprovação de projeto de lei, pela Câmara de Vereadores, instituindo o bilhete único municipal (R$ 2,40) para os coletivos sem ar condicionado, é condição para a assinatura dos contratos com os consórcios ou empresas vencedores da concorrência. Incluído na licitação, o prazo para implantar o bilhete único será de 30 a 120 dias após a assinatura dos contratos. Os licitantes que se dispuserem a implantar o quanto antes o cartão que garantirá embarque em dois ônibus durante duas horas receberão pontuação maior. Sansão explicou que o reordenamento das linhas só começará após a avaliação do impacto do bilhete único:
- O bilhete único vai mudar o padrão de viagem. Usuários que, agora, pegam um ônibus, para não pagar duas passagens, vão passar a usar dois. - disse o secretário - A intenção é começar a racionalização até o início de 2011, concluindo o processo no fim do ano.
A estimativa de Sansão é de que, pelo menos 20% dos cerca de 1.800 ônibus da Zona Sul e da Grande Tijuca (inclui Grajaú, Vila Isabel, Maracanã e adjacências) e 20% dos coletivos do restante da Zona Norte deixem de circular. Na Barra e em Jacarepaguá, a previsão é de reduzir em 10% a frota de dois mil ônibus. Para a Zona Oeste, a expectativa é de aumentar entre 20% e 30% o atual número de coletivos (1.900).
O secretário alegou que optou por não incluir na licitação as propostas de reordenamento da frota por considerar que 45 dias para elaborar os planos seria um tempo curto para as empresas:
- Além disso, nossa malha é muito complexa, e as empresas de fora poderiam ser prejudicadas. - acrescentou Sansão - De qualquer forma, a proposta anterior não tirava o direito do poder público de intervir. Os licitantes apresentariam os seus projetos, mas continuaria sob a responsabilidade do município fazer todos os ajustes que considerasse necessários.
O edital de licitação divide a cidade em cinco Redes de Transportes Regionais (RTRs), das quais quatro serão Regiões de Exploração a serem licitadas: a Região 2 (Zona Sul e Grande Tijuca); Região 3 (Zona Norte); Região 4 (Baixada de Jacarepaguá, Barra da Tijuca e Recreio); e a Região 5 (Zona Oeste). A Região 1 (Centro) não será licitada, já que, no novo modelo, é considerada área neutra e de uso comum. As empresas têm liberdade de concorrer em duas ou mais regiões, embora só possam assumir uma delas. Contrapartida pode ser paga em 3 anos.
As melhores propostas para as quatro áreas serão escolhidas levando em conta critérios de melhor técnica (consórcio com mais condições de assumir as linhas e cumprir as metas) e maior oferta pela outorga da concessão. Não é fixado um valor mínimo para a contrapartida, a ser repassada à prefeitura em 36 parcelas mensais, a partir da assinatura do contrato.
A concessão pode ser renovada por mais 20 anos, também mediante outorga. O edital inclui os três corredores expressos (Bus Rapid Transit, ou BRTs): TransCarioca (ligando a Barra à Penha), TransOeste (entre Barra e Guaratiba) e TransOlímpica (entre Barra e Deodoro). Serão feitos acordos entre os vencedores para operar os BRTs que interligarão áreas distintas da licitação.
Com nove anexos, o edital apresenta cronogramas para todas as mudanças, fixando as metas anuais de renovação da frota, com a obrigação de chegar a 2016 com cem por cento dos veículos dentro do novo padrão. Até as Olimpíadas, toda a frota terá de ter direção hidráulica, suspensão a ar, escadas de acesso rebaixadas e elevador para pessoas com deficiência, motor traseiro (para reduzir a poluição sonora dentro dos coletivos) e carroceria dupla articulada.
O aumento do bilhete único, de acordo com o edital, será anual. Para o cálculo do percentual, serão levados em conta os reajustes de insumos do sistema de transportes, como o do óleo diesel e o da mão de obra. Está prevista ainda revisão do contrato a cada quatro anos.
Ainda conforme o edital, a transferência da concessão ou do controle societário da concessionária, sem que o poder público seja informado com antecedência, implicará o rompimento do contrato. O edital também não estabelece eventuais ressarcimentos para as empresas que hoje exploram o sistema e que não vençam a licitação.
Postado por Meu Transporte às 00:51 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, Videos
Recife: Trio de forró agita passageiros de ônibus na estreia do Brasil na Copa
Entre um balanço e outro do ônibus, os passageiros aproveitaram a viagem para esquentar o clima de torcida pela vitória do Brasil contra a Coreia do Norte, na estreia da Copa do Mundo da África do Sul.
No cardápio, bolo de fubá, sanduíches variados, salgadinhos e refrigerante.
Os passageiros que passavam pelo coletivo em outros ônibus lamentavam que não tinham trio de forró e até pediam para trocar de veículo.
Postado por Meu Transporte às 00:32 0 comentários
Marcadores: Pernambuco