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GPS melhora a qualidade do transporte público de Aracaju

quinta-feira, 5 de novembro de 2009


Atrasos nas linhas de ônibus, defeitos apresentados pelos veículos durante o trajeto, mudanças no itinerário e fraudes no sistema de bilhetagem eletrônica. Para solucionar esses e outros problemas do sistema de transporte público, a Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA), em acordo com as empresas responsáveis pela prestação do serviço, acaba de implantar na frota o sistema de rastreamento e monitoramento via GPS (Sistema de Posicionamento Global, em inglês).
Através da nova tecnologia, a Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) acompanhará, em tempo real, a movimentação de todos os ônibus que circulam na capital e em Nossa Senhora do Socorro, Barra dos Coqueiros e São Cristóvão, municípios que formam a Grande Aracaju. Ao todo, são 515 ônibus com GPS, responsável por transmitir à SMTT e às empresas permissionárias todas as informações relacionadas ao trajeto dos veículos.
Toda a frota já está equipada, mas, como as empresas ainda estão preparando a instalação do sistema nos seus computadores, a previsão é de que a implantação total do monitoramento seja concluída no início de dezembro. Aqui na SMTT nós já temos um mapa técnico à nossa disposição, através do qual acompanhamos em tempo real tudo o que está acontecendo com relação aos ônibus. Todas as linhas podem ser visualizadas instantaneamente. Com a implantação desse sistema on line, temos condições de resolver os problemas com mais rapidez, explica o diretor de Trânsito da SMTT, Orlando Sérgio.
Para ele, a inovação ajudará a garantir a segurança da população e a qualidade do serviço de transporte público. Se algum carro quebrar durante o percurso, seremos avisados pelo sistema, para que o problema seja solucionado de imediato. Saberemos também, em tempo real, quando um carro está parado com o motor ligado, quando ele está acima da velocidade permitida em cada via, se o motorista está realizando o percurso correto e até mesmo o tempo que ele leva para fazer um determinado trajeto, coibindo assim possíveis atrasos, detalha Orlando.

Planejamento
Além da fiscalização instantânea do serviço público de transporte, Orlando Sérgio acredita que um dos maiores benefícios trazidos pela tecnologia é a possibilidade de melhorar o planejamento e a organização. Com as informações que recebo instantaneamente, posso fazer um relatório sobre a eficiência de cada linha. Através desses relatórios, podemos analisar se determinado local precisa de mais uma linha, se o trajeto percorrido é o ideal para os passageiros ou até mesmo se tem muitos carros em uma linha transportando poucas pessoas. O GPS auxiliará bastante na execução do nosso planejamento, comemora.
Segundo ele, os fiscais da SMTT continuarão ocupando os mesmos postos de trabalho, apesar da implantação do sistema GPS. O monitoramento via satélite é um adicional na qualidade do transporte, não vai tirar o emprego de ninguém. Até porque precisamos dos fiscais para continuar organizando o fluxo. É a mesma situação do cobrador de ônibus, que continua empregado, mesmo com a implantação da bilhetagem eletrônica, lembra Orlando Sérgio.

Bilhetagem
Ao lado do monitoramento via GPS, outro recurso eletrônico facilita o trabalho da SMTT e ajuda a garantir o bom funcionamento do transporte público. Implementada em 2007, a bilhetagem eletrônica é um serviço que vem avançando com o passar do tempo. As informações referentes ao uso do cartão Mais Aracaju pela população e das catracas eletrônicas são captadas pelo triângulo de antenas das empresas de transporte e recebidas pelo sistema ‘Mercury Report Center´.
No momento que o motorista entra no ônibus e passa o cartão funcional dele na catraca, sabemos que ele vai começar o serviço. Quando ele muda de linha, também somos informados, quando o fiscal passa o cartão na catraca. Essas informações nós não recebemos em tempo real, porque custaria muito caro e não são dados tão urgentes. Mas em um prazo de 24 horas já temos um relatório detalhado no sistema, afirma Orlando Sérgio.
Os dados relacionados aos passageiros do transporte coletivo também são utilizados nos relatórios do órgão, a fim de evitar fraudes na utilização do Cartão Mais Aracaju. Temos à disposição o extrato do cartão de todos os usuários. Por isso, é possível identificar quando uma pessoa está utilizando um cartão que não é seu. Por exemplo, se um estudante da Universidade Federal de Sergipe mora no conjunto Marcos Freire e seu cartão é utilizado todos os dias em uma linha da Universidade Tiradentes, saberemos que se trata de uma fraude e o cartão será automaticamente bloqueado, informa o diretor de Trânsito da SMTT.

Ouvidoria
Com a implantação do sistema GPS, as solicitações e reclamações feitas pela população com relação ao transporte público serão analisadas com maior rigor. Como estou acompanhando a movimentação dos ônibus, eu posso conferir a ausência de linhas solicitadas pela população ou até mesmo se o carro realmente quebrou, informa Orlando Sérgio, ao mostrar as solicitações registradas pelo serviço de Ouvidoria da SMTT.
Durante todo o dia, dois funcionários recebem em média 60 telefonemas, que nos ajudam a melhorar cada vez mais o serviço de transporte público, informa o coordenador de Projetos e Estudos da SMTT, Diogo Crispim.
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Mobilidade urbana é tema de reunião em Belo Horizonte


O Comitê Municipal sobre Mudanças Climáticas e Ecoeficiência (CMMCE) se reuniu na quinta-feira (29/10) na sede da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS). Um dos destaques do encontro foi a participação do coordenador de Políticas Urbanas da BHTRANS, Marcelo Cintra, que expôs algumas metas do plano de mobilidade urbana para a capital. Segundo Marcelo, “é preciso integrar todos os setores da administração pública no combate às fontes de poluição”. Entre outras ações, Cintra citou o gerenciamento da demanda nos transportes públicos e as regras inseridas no novo contrato de concessão dos serviços às empresas de transportes, que estabelecem a ampliação do uso de combustíveis menos poluentes como o álcool, biodiesel e hidrogênio.

Na mesma linha, o gerente de Planejamento e Monitoramento Ambiental da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SMMA), Weber Coutinho, anunciou a assinatura de importante convênio com o Instituto Nacional de Meteorologia e a instalação de duas novas Estações de Monitoramento da Qualidade do Ar. “Iniciamos neste mês o trabalho nas bases para a instalação dos containers de sustentação e as estações deveDuas outras boas notícias vieram do diretor do grupo de trabalho de Energias Renováveis do CMMCE, Rogério Siqueira.

Uma é o início do funcionamento, em novembro, da planta de geração de Biogás no Aterro Sanitário da PBH que, mesmo ainda em montagem, já gerou recursos da ordem de R$ 16 milhões para os cofres da PBH. Ele informou ainda que a MundusCarbo, empresa contratada pela SMMA para realizar o Inventário de Emissões de Gases do Efeito Estufa (GEE) na capital, deve concluir o trabalho também no mês de novembro.Para o secretário municipal de Meio Ambiente, Ronaldo Vasconcellos, o desenvolvimento do inventário deve ser visto como a etapa mais relevante na elaboração de uma política municipal de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

Os números devem ser apresentados no dia 12 de dezembro.Presidido por Ronaldo Vasconcellos, o CMMCE é constituído por representantes da Prefeitura, Câmara Municipal, Estado, universidades, ONGs e entidades representativas da indústria e do comércio, tendo como objetivo central discutir propostas para a melhoria da qualidade de vida e preservação do meio ambiente na capital.
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Cuiába: Encontro gera soluções para o setor de transporte da Capital


Técnicos, diretores, agentes de trânsito e transportes, usuários e empresários do setor de transportes de Cuiabá estão reunidos no Hotel Paiaguás, na manhã desta quarta-feira (04.10). Eles estão fazendo o fechamento do 1º Encontro de Transporte Coletivo da Capital, que teve a primeira fase realizada no último dia 28 de outubro.Na reunião estão sendo elaborados os encaminhamentos para os problemas levantados no primeiro dia do evento. Cada solução apontada tem um responsável para executá-la. Também é estabelecido um prazo para a execução.

As questões estão distribuídas em temas como “Sinalização” e “Infraestrutura”.São problemas como falta de semáforos, necessidade de alargamento de pistas, estacionamento em locais inadequados, entre outros. Foram estudadas necessidades em todos os pontos da cidade de Cuaibá.Os trabalhos estão sendo conduzidos pelo secretário de Trânsito e Transporte Urbano, Edivá Pereira Alves. O encontro deve terminar por volta do meio dia.
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Tarifa de ônibus deve ficar mais barata em Votorantim

O valor da tarifa do transporte coletivo urbano municipal de Votorantim pode ser reduzido em breve. Para isso, a prefeitura deverá encaminhar nos próximos dias um projeto de lei à Câmara.
O prefeito Carlos Pivetta explica que a proposta visa criar adaptações necessárias às leis já existentes para possibilitar a concessão de subsídios ao transporte coletivo urbano e ainda a criação do Fundo de Incentivo à Administração Tributária.
Ainda segundo Pivetta, o projeto se trata de um plano de incentivo ao transporte coletivo da cidade, que objetiva fazer com que a prefeitura ofereça um benefício ao usuário. “A meta é cobrir uma parte desta tarifa de ônibus, com isso fazer com que o passageiro pague um valor menor à empresa concessionária”, diz.
Assim, se o projeto for aprovado pelo Legislativo, a parte restante do valor da tarifa passaria então a ser custeada pela prefeitura.
O Plano de Incentivo ao Transporte foi tema de uma audiência pública realizada na quinta-feira, no plenário da Câmara de Votorantim. Na ocasião, o próprio Pivetta explicou todo o projeto.
Hoje a tarifa custa R$ 2,20 em Votorantim. Ainda não está definido qual será o valor exato do subsídio.
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Audiência discute acesso de idosos e deficientes aos transportes coletivos de Natal

A Câmara Municipal do Natal realizou uma audiência pública nesta quarta-feira(4) para discutir a relação entre os idosos e deficientes e o sistema de transporte coletivo em Natal. Os vereadores Heráclito Noé (PPS) e Franklin Capistrano (PSB), propositores do debate, sentiram a necessidade de aprofundar a questão já que na última audiência sobre as políticas públicas para idosos problemas com relação à acessibilidade foi decorrente. “Ficou marcante a situação atual dos idosos e deficientes no transporte coletivo de Natal. A gravidade da questão do tratamento nos transportes precisa ser aprofundada diretamente com os segmentos para que as propostas surjam e possam acontecer de fato”, destaca Heráclito.
O vereador Franklin Capistrano destacou a questão econômica como limitante dos direitos dos idosos e deficientes. “Há uma necessidade urgente de lutarmos pela cidadania e pela vigência efetiva do estatuto do idoso para garantirmos a boa acessibilidade de todos nos transportes urbanos de Natal”, assegura.
A presidente do Conselho Municipal do Idoso, Telma Targino, colocou algumas das preocupações, como o não cumprimento por parte da Seturn do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) que obriga a disponibilizar dez ônibus para o PRAE e a questão do contrafluxo que obriga os idosos a entrar pela porta onde todos saem. O PRAE é um serviço de transporte gratuito porta a porta, feito com veículos acessíveis e adaptados ao transporte de pessoas com mobilidade reduzida e deficiências físicas severas. “Queremos o cumprimento do TAC urgentemente e o direito dos idosos poderem entrar pela porta que todos entram com ou sem cartão do idoso”, ressalta.
Muitos são os relatos de idosos e deficientes que sofrem acidentes pela arrancada brusca dos veículos lesionando as pessoas que ainda estão entrando nos ônibus. Segundo a vice-presidente do sindicato dos rodoviários (Sintro-RN), Maria da Paz, alegou que essa situação acontece muitas vezes pela pressa dos motorista que tem um horário previsto para estar no terminal. “Somos muito cobrados no cumprimento do horário. Precisamos cumprir os horários para não sermos punidos. Essa situação pode melhorar quando todos tiverem o acesso pela porta da frente”, declara Maria da Paz.
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Transporte público vira alvo de reclamação em fins de semana e feriados em São Paulo

terça-feira, 3 de novembro de 2009


Em várias regiões da capital, passageiros reclamam da lotação e da demora dos ônibus. A frota que durante a semana é de 15 mil ônibus é reduzida em 50% nos domingos e feriados. Será que é desse jeito que o governo quer incentivar o uso do transporte coletivo? como incentivar as pessoas a deixarem seus carros em casa se o transporte público é totalmente desrespeitoso com a população, neste video, mostra com exatidão o que passa os usuários dependentes do transporte coletivo, e as empresas que gerem o transporte sempre vem com explicação de números de passageiros e por ai se vai, mas nós gostaríamos que eles passassem o que nós passageiros passamos nas paradas e não apenas ficar atrás de gabinetes com números que não resolvem os anseios da população.
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Depois de dez anos, ônibus em Guarulhos voltam a ter cobrador

Depois de dez anos, Guarulhos, na Grande São Paulo, vai voltar a ter cobradores dentro dos ônibus. Alívio para os cerca de 300 mil passageiros que usam a condução, todos os dias. Hoje, o motorista tinha que cobrar as passagens, além de dirigir, é claro. Ficava de olho no trânsito, uma mão no volante, e a outra no dinheiro.
Depois de muitas reclamações, a Prefeitura de Guarulhos obrigou as empresas a contratar os cobradores. A partir deste domingo (1), toda a frota da cidade vai ter que ter cobradores. Na segunda maior cidade do estado, a maioria dos motoristas trabalha guiando o ônibus e controlando o pagamento dos passageiros.
As empresas tiveram seis meses para se adaptar às novas medidas, que atingem os 650 ônibus que circulam em Guarulhos. O problema é que cerca de 200 coletivos ainda nem têm espaço adequado para o cobrador. “Só milagre”, diz um motorista. Nos ônibus que já estão cumprindo a lei, a felicidade é de quem conseguiu um emprego.
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Terminais vão desafogar Niterói

Urbanista Jaime Lerner apresentou ao prefeito Jorge Roberto o planejamento para disciplinar trânsito e transporte

Cinco terminais de integração, dois mergulhões, reversíveis e mudanças de mão em diversas vias fazem parte do projeto do arquiteto Jaime Lerner para trazer melhorias ao trânsito e ao transporte de Niterói. O prefeito Jorge Roberto Silveira definiu as propostas como “audaciosas, mas realistas”. O total de investimentos chega a R$ 205 milhões, dos quais R$ 120 milhões virão de contrapartida da iniciativa privada e os R$ 85 milhões restantes serão providos pelo setor público, que, de acordo com o prefeito, deverá contar com ajuda do estado e da União.

Lerner defende que a melhoria nos transportes públicos é o principal fator para resolver os engarrafamentos. Ele anunciou a implantação dos terminais de integração no Centro, Piratininga, Charitas, Caramujo e Largo da Batalha, que receberão ônibus alimentadores de diversos pontos. Com isso, segundo Lerner, mais pessoas deverão optar pelos ônibus, que passarão em intervalos curtos de tempo. “À medida que o serviço fica melhor, mais pessoas vão utilizá-lo e isso vai gerar benefício até para quem vai de carro”, afirma Lerner.
MERGULHÕESA frota de veículos de transporte público no município poderá ser reduzida, sem causar prejuízos à população, segundo Jaime Lerner. Ele calcula que atualmente 600 ônibus circulam dentro da cidade e que 275 mil pessoas se utilizam do serviço em cada dia útil. “É necessário racionalizar e melhorar a oferta”, conclui.

Nos terminais serão construídas espécies de tubos, onde os passageiros poderão comprar as passagens antes da chegada do veículo, agilizando o embarque. Estas plataformas ficarão no mesmo nível da porta dos ônibus, o que também economiza tempo. Lerner diz que, dependendo do numero de passageiros que utilizam cada um dos terminais, o número de tubos poderá dobrar ou triplicar.
Ainda em defesa de um transporte público de qualidade, o responsável pelo projeto não se preocupou em criar mais vagas de estacionamento nas ruas da cidade. “Se existe um bom sistema, a cidade não sofre com problemas de estacionamento”, avalia, acrescentando que o projeto deve ser implementado independente da criação da Linha 3 do metrô, já que, segundo ele, não se deve sacrificar este tempo até as obras começarem.

Outro ponto que chamou a atenção do arquiteto e de sua equipe foi a necessidade de melhorar o fluxo na saída da Ponte Rio-Niterói nos horários de rush. A sugestão é esta: a Rua Marquês de Paraná ganhará novos semáforos, faixas reversíveis e um mergulhão exclusivo para ônibus, em frente ao Hospital Universitário Antonio Pedro — projeto que também será implantado na Avenida Feliciano Sodré, em frente à Praça da Renascença, próximo ao antigo terminal de trens. As ações deverão ajudar no escoamento de veículos em direção à Zona Norte da cidade.
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