Trolebus em SP
Mais lidas na semana
-
O Terminal 7 (T7), localizado no cruzamento das avenidas Torquato Tapajós e do Turismo, na Zona Oeste da capital, entrou em operação neste s...
-
A nova linha 417, que ligará a zona leste à zona sul da cidade começa a funcionar a partir desta segunda-feira (16), em Manaus. A nova rota ...
-
A renovação da frota de ônibus de Goiânia deve começar a operar dentro de 20 dias, segundo fontes ligadas as empresas de ônibus. Os novos ve...
-
As linhas intermunicipais gerenciadas pela EMTU na Baixada Santista começaram a receber os primeiros veículos do total de 100 novos ônibus 0...
-
A fabricante chinês Higer Bus apresentou nesta semana no IAA Transportation 2024, em Hannover, na Alemanha, o novo micro-ônibus elétrico Azu...
-
Em apoio ao Dia Mundial Sem Carro (22/9), a BRT Sorocaba reforça o compromisso com a mobilidade urbana e a importância do transporte coletiv...
-
Na madrugada desta sexta-feira, 20 de setembro, foi iniciada mais uma etapa de testes na Linha 2 do VLT, com a passagem da composição por to...
-
A linha BRT-2 em Feira de Santana foi inaugurada nesta quarta-feira (18) pelo prefeito Colbert Filho como parte das comemorações pelos 191 ...
-
A Trensurb divulgou em seu Instagram que o dia 20 de setembro, data tão simbólica para os gaúchos, terá ainda mais essa boa notícia para ser...
-
A Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB) recebeu, nesta semana, os equipamentos elétricos destinados à implantação do Veículo Lev...
- Novo micro-ônibus elétrico apresentado em Hannover, Azure 7 virá ao Brasil
- Linha do sistema BRT-2 em Feira de Santana é inaugurada
- Metrô de SP completa 50 anos com malha ainda insuficiente
- Ônibus elétricos circulam pela via expressa do BRT para testes em Belém
- No Rio, Universitários vão pagar metade nos ônibus municipais, confira:
Em Ribeirão Preto, Três consórcios de empresas apresentam propostas para a licitação do transporte coletivo
quinta-feira, 8 de março de 2012A Prefeitura de Ribeirão Preto promoveu nesta quarta-feira, 7 de março, na Secretaria da Administração, a abertura dos envelopes com as propostas das empresas interessadas no processo licitatório do transporte coletivo urbano da cidade.
Três consórcios de empresas apresentaram documentação exigida para a participação na licitação. São eles: Consórcio Pró Urbano, formado pelas empresas Rápido D’Oeste, Turb Transporte Urbano, Transcorp, de Ribeirão Preto e Sertran Sertãozinho Transporte e Serviços; Consórcio de Transportes Alta Mogiana, formado pelas empresas Circular Santa Luzia Ltda., de São José do Rio Preto, e Auto Viação Urubupungá Ltda., de Osasco, e Consórcio Tropical, das empresas Viação Piracema de Transporte de Piracicaba, e a AETUP (Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano e Suburbano de Passageiros Piracicaba).
Nos próximos dias a Comissão Municipal de Licitação publicará, no Diário Oficial do Município, o julgamento da fase de habilitação das empresas participantes do processo licitatório. “A Comissão fará uma análise documental e em seguida divulgará o resultado do julgamento. Caso não ocorra nenhuma manifestação dos consórcios, daremos continuidade marcando a data para a abertura dos envelopes correspondentes às propostas de preços”, explica o presidente da Comissão Municipal de Licitação, Paulo Muniz.
O consórcio vencedor da Licitação do Transporte Coletivo Urbano de Ribeirão Preto terá prazo máximo de 180 dias para iniciar a operação do novo sistema.
De acordo com o diretor superintendente da Transerp, empresa que gerencia o trânsito e o transporte urbano de Ribeirão Preto, William Latuf, a cidade passa por um momento muito importante. “A última licitação do transporte coletivo aconteceu em 1984 e o nosso objetivo é melhorar a qualidade e desempenho do serviço proporcionando qualidades adequadas para sua utilização”.
Várias mudanças acontecerão ao longo do período de implantação do novo sistema de transporte, após a licitação.
Os envelopes com a documentação das empresas já foram abertos
O que muda com a implantação da nova rede de transporte coletivo:
· Concessão da gratuidade para estudantes das redes municipal e estadual de Educação;
· Implantação de tarifa única;
· Retorno do cobrador nas estações de embarques;
· Ampliação de frota em diversas linhas;
· Criação de sete linhas novas;
· Criação de 4 (quatro) corredores diametrais;
· Criação de duas linhas Circulares;
· Criação de duas linhas Perimetrais;
· Criação e adequação de linhas alimentadoras (Leva e Traz), com ampliação dos seus quadros de horários;
· Utilização de ônibus zero quilômetro, com sistema de ar forçado, três portas largas, sendo uma delas com elevador para usuários de cadeira de rodas, com destaque para os do tipo padron, nas linhas estruturais, com maior capacidade, conforto e segurança;
· Construção de dois 2 (dois) terminais na Área Central;
· Construção de 8 (oito) estações de integração nos bairros;
· Implantação de 40 km de corredores estruturais;
· Controle da operação através de sistema de monitoramento remoto, por GPS, e da instalação de câmeras em toda a frota e nos terminais;
· Implantação de sistema de informação ao passageiro (SIP), promovendo ampla divulgação da rede de transporte através de diversos meios de comunicação com os usuários;
· Melhoria das facilidades de acesso e de utilização dos cartões eletrônicos mediante a ampliação do número de lojas de atendimento e dos postos de recarga;
· Atendimento qualificado para os passageiros preferenciais, contemplando criação de código de conduta, treinamento periódico para os operadores, campanhas de esclarecimento à população, identificação dos assentos e sistema de identificação das linhas para deficientes visuais;
· Implantação do novo regulamento do transporte coletivo, como importante instrumento de gestão;
· Criação de sistema de indicadores e metas para monitoramento da qualidade do serviço prestado.
Última licitação do transporte coletivo aconteceu em 1984
Fonte: Correio do Brasil
Postado por Meu Transporte às 09:50 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, Avenida Presidente Vargas pára pelo segundo dia
No segundo dia do corredor exclusivo de ônibus da Avenida Presidente Vargas, no Centro, a expectativa do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, de que o trânsito ficaria “mais fácil” não se confirmou. Os congestionamentos voltaram a parar a via. Passageiros e motoristas reclamaram de falta de informação e da longa espera nos pontos de ônibus. O tempo levado por alguns coletivos para fazer o trajeto quase dobrou.
A Secretaria Municipal de Transportes está fazendo mapeamento para analisar o funcionamento e as dificuldades do BRS da Avenida Presidente Vargas. A partir do diagnóstico, serão pensadas possíveis soluções. As filas formadas nas agulhas e os ônibus circulando fora da faixa são questões que o município acredita que serão ajustadas com o tempo.
A partir da semana que vem, os motoristas que desrespeitarem o BRS já serão multados. Onze câmeras ajudarão na fiscalização do tráfego nos corredores. Ao todo, 57 operadores de trânsito da CET-Rio estão ordenando o trânsito e auxiliando motoristas ao longo da via.
Segundo balanço feito pela Secretaria de Transportes e a CET-Rio, os outros corredores exclusivos do Centro, nas avenidas Rio Branco, Presidente Antônio Carlos e Rua Primeiro de Março, reduziram em 30% o tempo do percurso.
Fonte: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 09:49 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Ônibus de Curitiba perdem 120 mil passageiros a cada ano
quarta-feira, 7 de março de 2012
Desde que os novos consórcios assumiram a gestão do transporte coletivo de Curitiba, a estimativa oficial é de que o transporte coletivo da cidade tenha perdido 120 mil passageiros por ano.
A conta é feita pela própria Urbs. Em fevereiro do ano passado, logo depois da licitação, a previsão era de 25,8 milhões de passageiros. Neste ano, caiu para 25,7. É uma tendência que se repete há vários anos.
Quando fez a licitação dos ônibus, a Urbs disse que o novo sistema forçaria as empresas a se esforçarem para ter um serviço melhor e conseguir mais passageiros.
Para que a tarifa de R$ 2,60 adotada nesta semana fosse sustentável, seria preciso ter mais 7% de passageiros.
Informações: Gazeta do Povo
Postado por Meu Transporte às 18:42 0 comentários
Marcadores: Paraná
Motoristas e cobradores de ônibus ameaçam fazer nova paralisação em Florianópolis
A reunião entre o vice-prefeito e secretário de transportes, João Batista Nunes, o sindicato dos trabalhadores (Sintraturb) e o das empresas de transporte coletivo de Florianópolis terminou tensa, na manhã desta terça-feira. Os funcionários ameaçaram paralisar novamente porque o Departamento Estadual de Transportes e Terminais de SC (Deter) não participou do encontro. Uma nova rodada está agendada para 17h.
O assunto da reunião era discutir as reivindicações que levaram os trabalhadores a paralisar por cerca de uma hora o transporte coletivo da Capital catarinense. Como nem todas as entidades envolvidas estavam presentes, os dirigentes do Sintraturb fizeram a ameaça.
No fim da manhã, o clima de insegurança sobre a continuidade do serviço de transporte coletivo começou a ganhar corpo entre os usuários. Por volta de 11h45min, o diretor de comunicação do sindicato Atônio Carlos Martins afirmou que os diretores do Sintraturb estavam em vários terminais conversando com os trabalhadores.
Ao contrário do alerta dado pelos trabalhadores, no dia 28 de fevereiro, depois de paralisar por aproximadamente uma hora, a assembleia dos trabalhadores havia decidido que não haveriam novas paralisações.
Naquele dia, a paralisação provocou congestionamentos no trânsito na região de entorno do Terminal Integrado do Centro (Ticen) e provocou atrasos nas partidas de várias linhas.
O assunto da reunião era discutir as reivindicações que levaram os trabalhadores a paralisar por cerca de uma hora o transporte coletivo da Capital catarinense. Como nem todas as entidades envolvidas estavam presentes, os dirigentes do Sintraturb fizeram a ameaça.
No fim da manhã, o clima de insegurança sobre a continuidade do serviço de transporte coletivo começou a ganhar corpo entre os usuários. Por volta de 11h45min, o diretor de comunicação do sindicato Atônio Carlos Martins afirmou que os diretores do Sintraturb estavam em vários terminais conversando com os trabalhadores.
Ao contrário do alerta dado pelos trabalhadores, no dia 28 de fevereiro, depois de paralisar por aproximadamente uma hora, a assembleia dos trabalhadores havia decidido que não haveriam novas paralisações.
Naquele dia, a paralisação provocou congestionamentos no trânsito na região de entorno do Terminal Integrado do Centro (Ticen) e provocou atrasos nas partidas de várias linhas.
Fonte: Diário Catarinense
Postado por Meu Transporte às 08:13 0 comentários
Marcadores: Santa Catarina
No Rio, BRS da Presidente Vargas deve reduzir em 30% tempo de circulação de ônibus
Começou na manhã desta terça-feira a implantação do BRS na Avenida Presidente Vargas, principal corredor viário de acesso à região central. Inicialmente, as faixas preferenciais funcionarão somente em toda a extensão das pistas central, no trecho entre a descida do Trevo das Forças Armadas e a Candelária. A Prefeitura estima que a redução da frota em torno de 15%, aumentará a velocidade dos ônibus. São 17 pontos destinados às linhas de ônibus por sentido ao longo da Presidente Vargas.
De acordo com o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, o novo BRS apresenta pouca diferenças em relação aos já implementados e deve reduzir em 30% o tempo de circulação.
"O horário de funcionamento, por exemplo, é o mesmo (6h às 21h). Mas, ao contrário dos outros corredores exclusivos, o BRS da Avenida Presidente Vargas não funcionará aos sábados, além dos domingos e feriados como de costume. A regra para os táxis também é um pouco diferente. Os motoristas continuam impossibilitados de parar na pista central da Avenida Presidente Vargas, mas poderão utilizar a pista lateral para efetuar o desembarque de passageiros. Com o novo corredor, esperamos reduzir em 30% o tempo de circulação dos ônibus. Nesta primeira semana, não multaremos os motoristas que descumprirem as regras, já que estamos em fase de adaptação", disse.
Ainda segundo Sansão, há previsão para o funcionamento do corredor nas pistas laterais em até 30 dias "Vamos avaliar o BRS diariamente, da circulação dos ônibus nas pistas até o efeito no tempo de trajeto dos condutores".
O secretário não descartou implantação de novos BRS no Centro. "Temos muitas ideias para a região central, mas precisamos fazer um planejamento, que vai da verificação dos pontos adequados ao estudo da redução do tempo de viagem. Junto com esse processo, iremos divulgar essas novidades", finalizou.
Fonte: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 08:12 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Faltam bicicletários nas estações de Metrô do Recife
Uma tendência mundial começa a ser incluída aos poucos no sistema de metrô do Recife: a integração da bicicleta com o transporte ferroviário. É bem verdade que, em matéria de infraestrutura, ainda estamos muito no início, mas já se vislumbra a integração, a exemplo do que ocorre no metrô de São Paulo. Há pelo menos duas maneiras de se estabelecer o elo da bicicleta com o metrô: a primeira é usar bicicletários para quem quiser deixar a bike estacionada e seguir de metrô. Aqui ainda não dispomos de bicicletários. A outra é o ciclista entrar com a bicicleta no trem. Em São Paulo, essa prática já é permitida, de segunda à sexta, a partir das 20h, e no sábado, a partir das 14h e domingos e feriados o dia todo. No Recife, por enquanto, só o fim de semana, no mesmo esquema de São Paulo.
Foi na estação central do metrô Recife que encontramos o ciclista Dauziley Fonseca, 44 anos, maquinista do metrô. Ele mora no bairro San Martin, Zona Oeste do Recife, e vai de casa para o trabalho de bicicleta. “Gasto em média 20 minutos, mas se fosse de ônibus perderia mais tempo com certeza”, revelou. O ciclista faz o seguinte percurso: Avenida 21 de abril, Avenida Sul, Rua da Concórdia e estação do metrô. Ou ainda Avenida Abdias de Carvalho, cruza Avenida Agamenon, passa pelos Coelhos, Imip, Ponte de Ferro, Rua da Concórdia e estação. “Mesmo enfrentando um trânsito sem ciclovia e onde os carros não respeitam o ciclista, prefiro a bicicleta do que o ônibus”.
Na estação do metrô onde trabalha, Dauziley tem permissão para guardar a sua bicicleta na ausência de bicicletário. “A minha sorte é que sou funcionário e o pessoal permite que eu guarde a bicicleta, mas quando houver bicicletários muita gente vai poder usar mais o metrô integrado com a bicicleta”, avaliou.
Bicicletários
Das 38 estações do metrô do Recife, apenas a de Santa Luzia dispõe de um bicicletário, resultado de uma experiência que foi abandonada por uma empresa terceirizada. Mesmo assim, o espaço até hoje é usado para estacionamento de bicicleta. “Há um potencial enorme para ser explorado. E não é preciso grandes investimentos. É uma questão de mudar o olhar e perceber que a bicicleta é também um meio de transporte”, afirmou o cientista social José Augusto de Lima Souza, que desenvolveu uma pesquisa sobre o tema.
De acordo com o secretário das Cidades, Danilo Cabral, todos os terminais de integração irão dispor de bicicletários. “Os 14 Terminais Integrados que estão sendo construídos pela Secretaria das Cidades terão bicicletários com capacidade para atender no mínimo 15 bicicletas por equipamento. Além disso, também iremos implantar bicicletários nos terminais que já estão em operação”, afirmou.
No Terminal de Igarassu, onde há um potencial local do uso da bicicleta, os ciclistas improvisam um estacionamento. Para a implantação dos bicicletários, a Secretaria das Cidades está investindo R$ 350 mil, o que irá garantir a inclusão de 318 vagas exclusivas para as bicicletas. É uma parte do que ainda precisa vir, acesso seguro e ciclovias. “É preciso olhar a bicicleta como meio de transporte”, ressaltou o presidente da Ong Instituto Parada Vital, Ismael Caetano
Postado por Meu Transporte às 08:12 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, Pernambuco
Assinar:
Postagens (Atom)