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BRT Transoeste terá novo trecho inaugurado no sábado

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Mais um trecho do BRT será inaugurado no próximo sábado (22). É o que fará a ligação Paciência X Santa Cruz pela Avenida Cesário de Melo. Serão abertas quatro estações do BRT: Cesarão I, Cesarão II, Cesarão III e Santa Eugênia, que funcionarão das 05h à 01h.

Segundo a Prefeitura do Rio, o trecho que será inaugurado tem aproximadamente 4,5 Km. Ele liga os bairros de Santa Cruz e Paciência, na Zona Oeste, e se integra à estação de trem de Paciência, que fica ao lado do BRT Santa Efigênia. Com a extensão será possível ir de Paciência direto para o Recreio já que, além das novas estações, a nova linha de BRT atenderá as Estações Expressas/Paradoras do Mato Alto, Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende.

A Avenida Cesário de Melo, entre Campo Grande e Santa Cruz, tem um corredor central exclusivo para ônibus e segregado do tráfego geral, com estações de embarque. O passageiro poderá efetuar a travessia através das faixas de pedestres. Todas as estações aceitam o Bilhete Único Carioca e RioCard. O passageiro que quiser  fazer o transbordo para os Ônibus Paradores do BRT TransOeste deverão, preferencialmente, trocar de ônibus em qualquer uma das estações Expressas/Paradoras situadas no bairro do Recreio dos Bandeirantes (Recreio Shopping, Gláucio Gil e Salvador Allende).

Em janeiro, mais quatro estações da Trasoeste serão abertas nesse trecho Paciência X Santa Cruz: Vila Paciência, Três Pontes, Cesarinho e 31 de Outubro. Em breve, a Transoeste chegará até Campo Grande.

O cronograma de obras do trecho Santa Cruz - Campo Grande foi dividido em duas etapas e executado em um semestre. A primeira fase, que será inaugurada neste sábado, concentrou o trajeto quase cinco quilômetros de Santa Cruz até Paciência, com oito estações, por onde o BRT trafegará em faixa exclusiva ao longo da Avenida Cesário de Melo.

A segunda, prevista para o primeiro trimestre de 2013, abrange 11 quilômetros e mais 15 estações, chegando a Campo Grande. Neste percurso, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou duplicando o trecho de um quilômetro entre o cemitério de Campo Grande e o viaduto Alim Pedro. Também estão sendo feitas readequações no centro do bairro para receber o sistema BRT, com obras para alterações geométricas e na circulação viária.

Ao longo do traçado da Transoeste, a Secretaria Municipal de Obras construiu o túnel José Alencar, perfurado na Serra da Grota Funda, o mais moderno e seguro do Rio, ligando o Recreio dos Bandeirantes a Guaratiba. Com 1.100 metros de extensão em cada sentido, o túnel é a principal estrutura do projeto e uma das maiores intervenções urbanísticas da cidade, sendo a primeira ligação entre as baixadas de Jacarepaguá e Guaratiba.

O itinerário dos ligeirões da Transoeste entre a Barra da Tijuca e Santa Cruz conta ainda com seis viadutos e quatro pontes. Nesta extensão foi escavado 1,3 milhão de metros cúbicos, equivalente a 97 mil caminhões e utilizados 1,2 milhão de metros cúbicos de aterro compactado, correspondente a 91 mil caminhões. A somatória destes dois volumes equivale ao estádio do Maracanã. Além disso, foram usadas 1.1179 toneladas de estrutura de aço para construir as estações de BRT e 181.170 toneladas de asfalto para pavimentação.

Nas vias exclusivas, os ônibus articulados – com ar-condicionado e capacidade para 140 passageiros - trafegam livres de congestionamentos, o que encurta pela metade o tempo de viagem de quem faz diariamente o trajeto entre os bairros. O Terminal Alvorada, ponto de integração com o BRT Transcarioca (Barra–Galeão), foi remodelado e opera desde junho com os ligeirões da Transoeste. O terminal segue em obras no trecho que atenderá futuramente à Transcarioca. Além da ligação dos corredores expressos, o terminal vai receber todo o transporte de ônibus da Zona Oeste.

Informações: Agência Rio de Notícias

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Ônibus Natalino encanta os usuários no Recife e RMR

Já está nas ruas um ônibus comemorativo para alegrar os seus usuários, um ônibus recheado com desejos de muita paz, amor, saúde e prosperidade. Assim é o Natalbus, um veículo que durante todo o mês de dezembro está circulando pelas ruas da Região Metropolitana do Recife. Decorado com os símbolos natalinos, ele chama a atenção por onde passa.

Idealizado pela Itamaracá Transportes, o Natalbus funciona de segunda a sexta-feira. Nos finais de semana ele realiza viagens solidárias transportando de graça passageiros de instituições não governamentais e também de entidades sociais.

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São Paulo: Campo Belo terá quatro estações do monotrilho

Apesar de ter gerado polêmica entre os moradores da zona sul, que se queixam do possível impacto estético e ambiental do monotrilho, a linha 17-ouro do metrô tende a contribuir para a valorização imobiliária do Campo Belo. As vias do monotrilho já estão sendo construídas no canteiro central da avenida Roberto Marinho.

Segundo o Metrô, as obras do primeiro trecho (estação Morumbi - aeroporto de Congonhas) estão previstas para serem entregues em 2014. No Campo Belo, haverá quatro estações:

Campo Belo

- estação Congonhas (avenida Washington Luís, esquina com rua Lourical)

- estação Jardim Aeroporto (avenida Jornalista Roberto Marinho, esquina com avenida Washington Luís.

- estação Brooklin (avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a rua Cristóvão Pereira e rua Vicente Leporace)

- estação Vereador José Diniz (avenida Jornalista Roberto Marinho, entre a rua Sargento José Roque da Silva e a avenida Vereador José Diniz).

"As obras da linha 17-ouro do metrô, além da linha 5-lilás, que passará ao lado, na avenida Santo Amaro, trarão valorização para a região", aposta Cyro Nausel, diretor de atendimento da Lopes.

O primeiro trecho começou a ser construído no dia 29 de março de 2012 e terá 7,7 km de extensão. Segundo o Metrô, os investimentos previstos para a linha são de R$ 2,8 bilhões (sistemas e vias).

Informações: Revista Ferroviária

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No Recife, Empresários de ônibus derrubam gratuidade a partir dos 60 anos

Os empresários de ônibus do Sistema de Transporte Público de Passageiros da Região Metropolitana do Recife (STPP/RMR) conseguiram derrubar a recém-criada lei municipal que amplia a gratuidade das passagens para os maiores de 60 anos. Até então, só tinha direito a andar de graça nos ônibus aqueles com mais de 65 anos. Com a nova lei, aumentou em 30,91% o número de idosos com direito à isenção nas passagens. A liminar conquistada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Urbana-PE)  foi dada pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) Agenor Ferreira de Lima Filho a uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin). No entendimento do Urbana-PE, a nova lei é inconstitucional porque cria uma gratuidade sem prever a respectiva fonte de custeio, o que a torna ilegal.

A liminar foi dada no último dia 10 e a determinação para que a gratuidade seja suspensa já chegou ao Grande Recife Consórcio de Transporte. A ação continuará tramitando na Justiça, mas até o julgamento do mérito, vale a liminar. Ou seja, os passageiros com 60 anos terão que, pelo menos por enquanto, voltar a pagar a tarifa nos ônibus. A defesa do Urbana-PE alegou que a nova lei feria o Artigo 195, inciso 5º da Constituição Federal; o Artigo 158, parágrafo 1º da Constituição Estadual de Pernambuco; o Artigo 16 da Lei de Responsabilidade Fiscal; o Artigo 35 da Lei Federal 9.074/95 e a Lei Orgânica do Recife.

A ação do Urbana-PE era esperada porque, desde o início, a nova lei enfrentou obstáculos. Ainda na Câmara de Vereadores, recebeu um parecer contrário da comissão de finanças e foi totalmente vetada pelo prefeito João da Costa, exatamente sob o mesmo argumento de que não tinha custeio previsto. Voltou para a Câmara e, mais uma vez, sofreu novos questionamentos: a comissão de legislação concordou com o veto do prefeito. Mas terminou sendo mantida em novembro, numa sessão definida na imprensa como de retaliação a João da Costa, em que vários projetos de lei foram aprovados mesmo depois de vetados pelo Executivo municipal. Na verdade, disputas políticas de lado, é fato que, sem uma fonte certa, quem iria ou irá bancar essa gratuidade será a própria população que paga a passagem em dinheiro, já que o sistema de transporte em Pernambuco ainda não recebe qualquer subsídio. Essa é a questão.

Postado por Roberta Soares / De Olho no Trânsito

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Trens da Supervia terão suas tarifas reajustadas a partir de fevereiro

A Agência Reguladora de Transportes (Agetransp) aprovou nesta terça-feira o reajuste anual da tarifa cobrada pela concessionária de trens Supervia. O preço do bilhete unitário passará de R$ 2,90 para R$ 3,10, a partir de 2 de fevereiro de 2013. A Supervia terá que avisar aos passageiros a partir de um mês antes do reajuste.

O conselho diretor  da Agência decidiu multar a SuperVia em cerca de R$ 36 mil reais devido a incidente ocorrido em 19 de novembro de 2011. Na ocasião, devido a problema mecânico, uma composição da concessionária não pode seguir viagem e os passageiros tiveram que desembarcar na linha férrea, na parte superior da Estação Coelho da Rocha.

Informações: O Dia Online

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Reajustes nas tarifas de ônibus e metrô de São Paulo podem ser no mesmo dia

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

A data do aumento da tarifa de ônibus na cidade de São Paulo poderá ser a mesma da do reajuste do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). Isso, se a Prefeitura de São Paulo aceitar uma proposta divulgada nesta segunda-feira, 17, pelo secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. Historicamente, as atualizações do custo das passagens do ônibus municipal e da rede metroferroviária acontecem em dias, e até meses, diferentes.

Para Fernandes, a unificação facilitaria a adaptação do sistema de cobrança, dividido entre os governos municipal e estadual. "Quando você muda uma tarifa, tem que mudar toda a composição do Bilhete Único, tem que mudar a composição das integrações. Aí, se uma semana depois vem o outro e aumenta, faz tudo isso de novo, a população fica mais penalizada", afirmou em um evento em Itaquera, na zona leste da capital.

O dirigente disse que vai aguardar a posse do prefeito eleito Fernando Haddad (PT) e de seu secretário municipal de Transportes, Jilmar Tatto, para "ver como eles querem compatibilizar isso".

Questionado, o secretário estadual evitou falar em quanto pretende reajustar a passagem dos usuários do metrô e do trem, que hoje custam R$ 3, o mesmo preço do tíquete dos ônibus da São Paulo Transporte (SPTrans). "Eu não conversei com o governador ainda. Estamos sempre nos preparando para, quando o governador solicitar, termos todos os dados."

Contudo, o reajuste poderá ficar um pouco abaixo da inflação, como aconteceu em anos anteriores, de acordo com Fernandes. "O ano passado, inclusive, por questões de arredondamento, o valor da tarifa seria R$ 3,06. Nós resolvemos fixar em R$ 3. Então, trabalhamos também ajustados com a inflação."

O Índice de Preços ao Consumidor (IPC), da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), pode ser o escolhido para o cálculo. No acumulado dos últimos 12 meses, o IPC está em 4,93%. Esse indexador avalia a variação de preços para o consumidor na capital paulista.

Os últimos aumentos de tarifa do Metrô e da CPTM aconteceram no mês de fevereiro, caso deste ano, quando a passagem subiu para R$ 3. Já o reajuste dos ônibus da SPTrans não acontece desde janeiro de 2011.

Jilmar Tatto, futuro secretário municipal dos Transportes, que assume em janeiro, foi procurado por telefone pela reportagem para se manifestar a respeito da proposta do governo do Estado, mas informou que não falaria sobre o assunto.

Informações: Estadão

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BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

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