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São Paulo: Uso de carro deve continuar em alta na cidade

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

As projeções da SPTrans para o transporte paulistano preveem que haverá pouca mudança nas viagens feitas de carro. Os congestionamentos da cidade devem continuar. Isso porque há o que a SPTrans chama de "frota reserva" de carros na Grande São Paulo. São cerca de 3,5 milhões de automóveis que não são usados durante a semana, mas que estão à disposição de seus donos.

O superintendente de Planejamento de Transporte da SPTrans, Laurentino Junqueira, explica que, conforme o trânsito da cidade for melhorando, esses motoristas vão ter incentivo para sair de casa.

— Com qualquer mudança que resulte em melhoria viária, essa frota sai da garagem.

A expectativa de menos congestionamento faz com que mais carros saiam às ruas e tudo fique como está.

A preferência por carro também passa por fatores psicológicos, como a preferência de ficar sozinho durante o caminho.

Mas embora o individualismo seja citado como uma característica humana, políticas públicas podem desincentivar esse comportamento. Junqueira dá como exemplo a cidade de Tóquio, no Japão.

— Cerca de 60% das viagens em Tóquio são feitas de Metrô. 35% são de carro e 5% de ônibus. 
O secretário- adjunto de Transportes, Pedro Luiz Brito Machado, considerou também que os custos para manter o carro lá são maiores.

— O cidadão lá, quando vai comprar o carro, tem de provar até que tem lugar para estacionar.

 As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

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Empresas de ônibus em Londrina defendem aumento no preço das passagens

As empresas de transporte coletivo de Londrina estão buscando uma forma de reajustar a tarifa da passagem de ônibus no município desde março deste ano. O diretor do Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo de Londrina (Metrolon), Gildalmo de Mendonça, não revelou o valor da proposta que deve ser apresentada à Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).

Mendonça defendeu, em entrevista à Rádio Paiquerê AM, que o valor de R$ 2,20 praticado na tarifa de ônibus em Londrina está defesado em relação às despesas que as empresas possuem com a manutenção dos serviços e a folha de pagamento. E cita como exemplo o caso de Maringá, onde a tarifa é de R$ 2,95 para justificar o aumento na passagem, citando que o valor foi reduzido em R$ 0,05 em 2011 por medida adotada pelo município.

A redução no valor da tarifa de ônibus foi adotada em fevereiro de 2011, quando foi assinado um decreto lei pelo então prefeito Barbosa Neto (PDT), concedendo subsídios de R$ 6.332.000,00 do município para as empresas de transporte coletivo, com recursos oriundos do Imposto Sobre Transmissão de Bens Imóveis (ITBI). Pelo decreto, o subsídio pagava as isenções de 50% da tarifa concedida aos estudantes (prática realizada há anos no município) e 100% do valor da passagem dos aposentados por invalidez, pessoas com deficiência, crianças e adolescentes em situação de risco e pessoas com tratamento médico contínuo.

No final de dezembro de 2011 as empresas haviam protocolado um pedido de reavaliação da planilha da tarifa pública dos ônibus na cidade. A intenção era que fossem revistas as variáveis que influenciam o preço do transporte.

Informações: O Diário.com/Londrina

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Fortaleza tem nova linha de ônibus a partir desta segunda

domingo, 26 de agosto de 2012


Uma nova linha de ônibus expressa vai interligar os terminais dos bairros Antônio Bezerra e Papicu a partir desta segunda-feira (27), em Fortaleza, nos horário de pico. Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), a estimativa é de que o tempo de viagem seja reduzido em 20 minutos. Parte do percurso da nova linha não tem paradas.

A linha 98 Expresso Antônio Bezerra-Papicu vai circular de segunda-feira a sexta-feira nos horários nos períodos da manhã, de 5h às 8h, e da tarde, de 15h30 às 19h50. Oito ônibus vão fazer o percurso. A medida beneficiará em torno de 17 mil passageiros.

Durante operação pela manhã, no sentido Antônio Bezerra-Papicu, a nova linha terá percurso
expresso até o cruzamento da Avenida Heráclito Graça com Dom Manuel, quando passa a parar somente para desembarque. Na volta, a linha será totalmente expressa, sem paradas.

À tarde, no sentido Papicu-Antônio Bezerra, os coletivos farão paradas para embarque e desembarque até o cruzamento da Avenida Heráclito Graça com Dom Manuel, de onde passam a fazer o percurso expresso até o terminal do Antônio Bezerra. No sentido Antônio Bezerra-Papicu, a linha será totalmente expressa.

Fonte: G1 Ceará

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No Recife, Expresso Vera Cruz continua renovando sua frota, este ano serão 62 novos ônibus

Em breve novos e modernos ônibus da Expresso Vera Cruz vão ganhar as ruas do Recife, desta vez, a empresa adquiriu 02 ônibus Comil para analisar seu desempenho, visto que sua carroceria preferida é a marcopolo, mais estes comil que chegaram já ganharam elogios dos diretores da empresa por seu designer e também por um novo acabamento interno.

Dentre as novidades maior, foi que um destes ônibus é de três eixos direcionados em curvas, tanto chamou a atenção o tamanho do ônibus, muito grande mesmo, além de ter 53 assentos, o mesmo número de assentos dos ônibus articulados.

Este novo ônibus possui bancos alcochoados para dá mais conforto a seus usuários, e uma novidade na empresa é o banco do motorista e do cobrador, com fios de elástico, visando dá mais conforto durante o trabalho.

O novo conceito de design harmoniza as linhas modernas e suaves à funcionalidade e desempenho. Remete bem estar, qualidade, durabilidade e leveza, sempre percebidos pelos passageiros.

Sinalerias em LED, montada sobre máscara plástica injetada, deixando a traseira mais moderna, atraente e iluminada, além de proporcionar facilidade de manutenção.

Este ônibus alongado pode transportar cerca de 100 usuários de maneira confortável, o que daria para contornar e muito esses ônibus tradicionais que circulam em muitos terminais sem as minímas condições.

Além destes 02 novos ônibus adaptados da Comil, a grande novidade é a aquisição de mais 20 novos ônibus da Marcopolo com a cor SEI alimentadora, o que vai totalizar numa renovação de 62 novos ônibus somente este ano.

A meta da empresa é atingir uma idade média de 04 anos nos proximos anos, o que vai fazer com que seus usuários possam usufruir de ônibus mais confortáveis.

Até 2014, todos os ônibus da Expresso Vera Cruz vão estar 100% adaptados para pessoas com deficiência.

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Metrô de Salvador continua sem previsão de inauguração

A população de Salvador poderia estar a uma semana da inauguração do tão esperado metrô. Mas a promessa, feita pela prefeito João Henrique (PP) em dezembro do ano passado, não será cumprida. É que todas as seis empresas que analisaram em julho o edital de licitação para revitalizar e testar o sistema rejeitaram o contrato.

“Estou sendo boicotado para o metrô não funcionar. Não querem que o governo João Henrique inaugure o metrô. Está claro?! Não está claro?!”, afirmou ontem o prefeito, ao CORREIO, durante homenagem a escolas municipais, na Boca do Rio.

João Henrique não disse de onde ou quem  estaria boicotando, mas ao ser lembrado da promessa do metrô funcionando até 1º de setembro, rebateu: “Estão com medo de João Henrique em 2014”. O prefeito afirmou, em entrevista ao CORREIO, em abril, que vai disputar  o Palácio de Ondina nas eleições de 2014.

O secretário de Transportes e Infraestrutura do Município, José Luiz Costa, afirmou que abrirá nova licitação ainda este mês para revitalizar e testar o metrô e que, caso ninguém apareça novamente, pedirá dispensa de licitação. “Vamos pedir dispensa de licitação e fazer uma contratação direta, conforme previsto na Lei de Licitações”, disse.

Caixa-preta 
Enquanto o prefeito reclama dos imbróglios que envolvem a largada do metrô, a professora Denise Ribeiro, do Departamento de Transporte da Universidade Federal da Bahia (Ufba), mostra outro caminho. “Se não há interesse (no contrato do metrô) é porque as empresas não conseguem ver como um bom negócio. Há a incerteza sobre a demanda para alimentar o setor, ainda não há um estudo. É uma caixa-preta”, avalia.

A especialista acrescenta que o fato de as empresas não saberem o custo real da operação do metrô e da receita pode ter gerado a insegurança que resultou na rejeição dos contratos. Já a Setin acredita que o receio dos empresários - que alegaram dificuldade de montar um escritório em Salvador e o excesso de contratos com outras instituições no país - é a dúvida da continuação da exploração após o fim da gestão de João Henrique. “Não vejo outro motivo”, afirmou o secretário José Luiz Costa.

Linha 2
No Centro Cultural da Câmara de Vereadores, ontem, representantes do governo estadual, vereadores, a prefeita de Lauro de Freitas, Moema Gramacho (PT), e representantes da sociedade civil participaram da última audiência da Parceria Público-Privada (PPP) para discutir ajuste no projeto da linha 2 (Bonocô-Lauro de Freitas) e ampliação da linha 1 (Lapa- Pirajá).

Na audiência, houve propostas para que a linha 2 atendesse Cajazeiras, que o sistema chegasse à Cidade Baixa e que seja lembrada a acessibilidade para portadores de deficiência. Até 20 de setembro, outras propostas podem ser sugeridas através do site da consulta pública (www.sedur.
ba.gov.br/metro).

Fonte: Correio 24 Horas

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Em Natal: Após Decretar falência, empresa riograndense venderá seus ônibus para pagar aos trabalhadores

Até amanhã a Viação Riograndense deve homologar as rescisões dos cerca de 200 funcionários que trabalhavam na empresa. A documentação está sendo encaminhada para análise do Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Rio Grande do Norte (Sintro/RN). A empresa decretou falência no último dia 12. Com a homologação das rescisões serão liberados os pagamentos do FGTS e seguro desemprego aos trabalhadores.
Empresa busca venda direta para aumentar ganhos com venda de veículos. Foto: Ana Amaral/DN/D.A Press

Como anunciou falência, a Riograndense terá que vender bens como ônibus, móveis e imóveis para arcar com o pagamento das rescisões trabalhistas. Em reunião realizada semana passada na Procuradoria Regional do Trabalho ficou acertado que os bens da empresa seriam levados a leilão e os recursos destinados ao pagamento das dívidas trabalhistas. "A Riograndense reconhece o débito, por isso serão leiloados os bens", disse Augusto Maranhão Valle, advogado da empresa.

O débito da empresa com os funcionários (motoristas, cobradores e pessoal de manutenção) deve chegar aR$ 4 milhões, segundo o advogado da empresa, já que o último levantamento parcial feito há alguns dias apontava uma dívida superior a R$ 3,7 milhões. O advogado disse que a empresa estuda fazer uma venda direta com o objetivo de arrecadar mais dinheiro para quitar os débitos. Nessa modalidade os bens são vendidos a um comprador mesmo antes do leilão.

De acordo com o advogado da Riograndense serão leiloados bens como máquinas e utensílios da empresa, além de um imóvel situado no município de Nova Cruz, onde atualmente funciona o mercado público da cidade, avaliado em mais de R$ 1 milhão. Os cerca de 25 ônibus da empresa também serão vendidos como forma de arrecadar fundos para quitar o débito com os funcionários.

A venda direta deve ser realizada no prazo de 30 dias, porém, o restante dos bens e utensílios será leiloado nos próximos cinco meses, antes do término do pagamento do seguro desemprego aos funcionários que atuavam na Riograndense. Os ônibus que estavam sob custódia do Sintro foram levados para a garagem da Riograndense localizada no bairro Cidade da Esperança, desde o último sábado. "Tudo foi acordado e o Sintro tem livre acesso à garagem", afirmou o advogado. 



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