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No Rio, BRS aumenta número de usuários de ônibus
segunda-feira, 24 de setembro de 2012
No Dia Mundial Sem Carro, comemorado neste sábado, uma boa notícia para a cidade: segundo o secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, os BRSs (faixas preferenciais para coletivos) aumentaram em 5% o número de passageiros de ônibus na Zona Sul. Ainda de acordo com ele, são 6 mil usuários ou 12 mil embarques (viagens de ida e volta) a mais por dia nos BRSs de Copacabana, Ipanema e Leblon.
— Boa parte é de pessoas que deixaram o carro para usar o ônibus. Hoje, são feitas cerca de 262 mil viagens diariamente nesses corredores. O atrativo tem sido a redução do tempo de viagem — afirma Sansão.
O tempo de percurso no BRS da Avenida Nossa Senhora de Copacabana, que completou um ano em fevereiro, caiu pela metade: de 23m10s, em média, nos horários de rush, para 11m35s. No corredor Ataulfo de Paiva/Visconde de Pirajá (Leblon/Ipanema), a diminuição foi menor: de 10%.
Funcionária do posto do Detran de Copacabana, Amanda Perez viu consolidar, com o BRS, a decisão já adotada anteriormente de usar o ônibus no trajeto entre sua casa, no Catete, e o trabalho:
— Só pego meu carro nos fins de semana.
O BRS da Avenida Rio Branco, no Centro, também encurtou a viagem em quase 50%: de 11m20s para 5m40s. No corredor Presidente Antônio Carlos/Primeiro de Março e na Avenida Presidente Vargas, também no Centro, a queda foi de 34% e 22%, respectivamente. O impacto no número de usuários nesses BRSs, mais recentes, ainda não foi contabilizado.
Para especialistas, as medidas adotadas e anunciadas não são suficientes para desestimular o uso do carro, reduzir os engarrafamentos e melhorar as condições ambientais. Ainda mais levando-se em conta o crescimento da frota de carros. A capital ganhou 48.258 novos automóveis, de janeiro a agosto deste ano, o equivalente a mais de 6 mil por mês. Mais do que os 42.864 no mesmo período do ano passado.
— O sistema de transporte não é atraente o suficiente para as pessoas deixarem de usar o carro — opina Paulo Cesar Ribeiro, professor de engenharia de transportes da Coppe/UFRJ.
A chamada taxa de motorização (habitantes divididos por carros) também foi na contramão do transporte público. No município, passou de 3,94 para 3,2 passageiros por carro, comparando-se agosto de 2002 com agosto de 2012.
José de Oliveira Guerra, do Departamento de Transportes da Uerj, defende a ampliação dos BRSs, lembrando que, quando o ônibus sai do corredor, passa a trafegar na mesma velocidade dos demais veículos:
— É preciso ainda doutrinar os passageiros a mudar de meio de transporte, quando necessário. O que importa é o tempo total da viagem.
Paulo Cesar Ribeiro acrescenta:
— Para haver ganhos ainda maiores nos BRSs, as linhas têm de ser reorganizadas, acabando-se com superposições.
Linha 4 tem de ser ampliada, diz professor
O professor da Coppe defende ainda a ampliação do metrô, a integração das barcas com o restante do sistema de transportes, a melhoria dos trens da SuperVia e a expansão do metrô. Não basta, diz ele, construir a Linha 4 do metrô, entre a Barra e a Praça General Osório (Ipanema):
— É importante ligar a Linha 4 pelo outro lado (Jardim Botânico-Botafogo) e concluir a Linha 2, construindo o trecho entre as estações Estácio e Carioca. A linha 3 será feita entre São Gonçalo e Niterói. E o trecho entre Niterói para o Rio? Falta o túnel. A Ponte Rio-Niterói está saturada.
Pelo primeiro BRT (corredor segregado para ônibus articulados), o Transoeste — que está operando entre o Terminal Alvorada, na Barra, e Santa Cruz — viajam entre 62 mil e 66 mil passageiros por dia. Segundo Alexandre Castro, gerente do Transoeste pelo Rio Ônibus, o trecho inaugurado retirou passageiros de vans e frescões:
— Percebemos ainda que algumas pessoas que circulavam de carro já começam a usar o parador entre Barra e Recreio.
Paulo Cesar Ribeiro, porém, insiste num reestudo dos BRTs, por causa dos acidentes em série:
— Deveriam ser implantadas mais travessias de pedestres com sinais, sincronizadas de modo que os ônibus não parem.
Coordenador regional da Associação Nacional de Transporte Público, William Aquino sai em defesa dos corredores de ônibus:
— Os congestionamento só não aumentaram mais por causa dos BRS e do BRT Transoeste — diz ele, destacando que o aumento de renda da população, o vale-transporte e os bilhetes únicos intermunicipal e municipal têm contribuído para as pessoas viajarem mais de carro ou de transporte público.
Para José Eugenio Leal, professor da PUC, o fundamental é mudar a estratégia do governo, que incentiva o carro ao reduzir impostos (IPI e IPVA) de veículos novos e que usam gás natural.
— Para se priorizar o transporte público, nossa economia não poderia continuar se baseando tanto no carro e no petróleo — adverte Leal.
Já o economista e ecologista Sergio Besserman chama a atenção para problemas causados pelos carros: a poluição do ar; o aquecimento global, quando utilizam gasolina e diesel, produtores de gases do efeito estufa; e a disputa pelo espaço público, uma vez que quase sempre são usados por uma única pessoa.
— O futuro é o da mobilidade inteligente. Precisamos de transporte público eficiente e de usar mais a informática para reduzir a mobilidade burra. O carro continuará a ser uma disponibilidade individual, mas de uso inteligente.
Calor e falta de limpeza ainda são motivo de queixas nos coletivos
O economista Eduardo Sette Camara, de 28 anos, deixa o carro em casa. Ou melhor, na casa dos pais, em Copacabana, porque não tem garagem onde mora. Ele só usa o automóvel nos fins de semana. O deslocamento entre a sua casa, no Leme, o apartamento dos pais, em Copacabana, e o trabalho, no Flamengo, é feito de ônibus, grande parte pelos corredores preferenciais (BRSs) da Avenida Nossa Senhora de Copacabana e da Barata Ribeiro.
— Não tenho onde estacionar — justifica o economista.
Eduardo diz que o BRS reduziu o tempo de viagem, mas são necessários ajustes:
— A organização precisa melhorar. Os motoristas, talvez porque sejam mal treinados, param longe, em fila dupla, passam direto nos pontos. Além disso, os ônibus não têm ar-condicionado, são sujos e malcuidados. Também agruparam os ônibus de forma que não atendem os usuários.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, lembra que 20% dos ônibus têm de ser trocados anualmente e que toda a frota estará renovada até 2016. Quanto ao ar-condicionado...
— Estamos estudando essa questão com cuidado, por causa do impacto na tarifa.
Em relação ao metrô, a promessa do estado é que 19 novos trens estejam funcionando em março de 2013. O secretário estadual de Transportes, Julio Lopes, garante ainda que, também no ano que vem, será inaugurada a estação Uruguai, na Tijuca.
Na SuperVia, dos 160 trens em operação, 68 são novos ou reformados e têm ar-condicionado. Segundo Lopes, esse número subirá para 84 até o fim do ano:
— Em 2014, todos os 191 trens terão ar-condicionado. Em 2016, serão 231 composições com ar.
Quanto às barcas, o TCE autorizou licitação para a compra de nove embarcações, que devem estar operando em dois anos. O aluguel de duas barcas, de 600 e mil lugares, deve acontecer até dezembro.
Postado por Meu Transporte às 11:55 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
Velocidade do metrô supera muito a dos carros em SP
São Paulo - Os trens da Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) circulam com velocidade média até quatro vezes maior do que a dos carros nas ruas da metrópole. No horário de pico da noite, entre 17 e 20 horas, os usuários do transporte público sobre trilhos deslocam-se a 32,4 quilômetros por hora, em média. Enquanto isso, os paulistanos que estão atrás do volante trafegam a 7,6 km/h, quase no ritmo de um pedestre.
Mario Roberto Duran Ortiz |
Na manhã, entre 7h e 10h, os números sofrem algumas alterações. O carro melhora seu desempenho e atinge a velocidade de uma bicicleta, 20,6 km/h. O metrô mantém os 32,4 km/h, conforme mostram os dados obtidos pelo Estado por meio da Lei de Acesso à Informação. As velocidades dos carros foram medidas pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) no corredor modelo da cidade - Avenidas Eusébio Matoso e Rebouças e Rua da Consolação.
Circulam diariamente pela cidade 4,2 milhões de carros. O metrô paulistano recebe 4,7 milhões de passageiros, provenientes de toda a Região Metropolitana. Embora o metrô seja mais rápido, muitos paulistanos preferem usar carro.
O metrô sairá "vitorioso" dessa "briga" quando mais estações forem construídas perto das casas dos que hoje são motoristas e se converterão em usuários. Essa é a aposta do secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes. "Tem uma questão, porém, a ser levada em conta: é que o usuário do carro entra no veículo na garagem e só sai dele no seu destino final. No metrô isso não acontece. A meu ver, as coisas vão mudar conforme a rede for aumentando", diz o secretário.
A operadora de loja Daiane Santos, de 29 anos, é um exemplo dessa resistência. Ela tem carro e usa metrô - mas só adere ao transporte público porque é obrigada. De carro, Daiane gasta meia hora no trajeto de casa, em Pirituba, ao trabalho, no Tucuruvi, ambos na zona norte. "Pego trem e metrô e demoro 1h30", compara.
As informações são do jornal O Estado de S. Paulo
Postado por Meu Transporte às 09:28 0 comentários
Marcadores: Reportagem especial, São Paulo, trem/metrô
Nova linha de ônibus passa a operar na zona leste de São José dos Campos
Uma nova linha de ônibus vai passar a atender a zona leste de São José dos Campos a partir de segunda-feira (24). A linha 222-Galo Branco/Aquárius passa a operar na cidade. Além disso, haverá reforço nos horários com mais um veículos em sete linhas já existentes.
Segundo a Secretaria de Transportes, o aumento na oferta foi possível devido a chegada de 43 novos veículos da empresa CSBrasil que vão substituir 24 carros menores. Além disso, outros 17 veículos irão reforçar o atendimento por toda cidade.
O reforço na frota que possibilitará o aumento de horários será realizado nas linhas 201- Bairrinho/Terminal Central, 202-Bom Retiro/Terminal Central, 204A Novo Horizonte via Pedro Álvares Cabral, 204B Novo Horizonte via José Longo, 206A Santa Inês/Terminal Central, 206B Santa Inês via José Longo, 237-Novo Horizonte/Aquarius, 240-Novo Horizonte/Campo dos Alemães, 242- Majestic/Afonso Pena e 244- Jd São José/Terminal Central. A linha 245-Praça 1º de Maio/Centro, além de receber o reforço de mais três veículos, passará também a ser denominada Corredor Leste 1/Centro.
Ainda de acordo com a pasta, além de ampliar o atendimento aos bairros, os novos veículos são mais modernos e com maior capacidade para passageiros.
Dos 43 novos ônibus, 18 contam com o piso que pode ser rebaixado melhorando o acesso aos ônibus de pessoas com deficiências ou pessoas idosas. As alterações, assim como os novos horários das linhas, serão informadas dentro dos veículos.
Informações: G1
Postado por Meu Transporte às 09:00 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Rio, Dia Mundial Sem Carro tem pedalada em Laranjeiras
sábado, 22 de setembro de 2012
Para celebrar o Dia Mundial Sem Carro, cerca de 60 ciclistas participaram de uma pedalada pelas ruas de Laranjeiras, na zona sul do Rio de Janeiro. O evento serviu para cobrar das autoridades a construção de ciclovias no bairro.
Os ciclistas se concentraram pela manhã no largo do Machado e seguiram em direção ao Cosme Velho.
Neste domingo, mais uma pedalada marcará a data: a partir das 8h, ciclistas se concentrarão no Monumento dos Pracinhas, no Aterro do Flamengo, de onde partirão rumo a Botafogo. O evento também faz parte da Semana Nacional de Trânsito e do Dia Internacional da Paz, que foi celebrado na última sexta-feira.
Cerca de 300 pessoas integrarão a equipe de apoio da pedalada, com cordões de isolamento, ambulâncias, ciclistas médicos e até caminhões para recolher e consertar bicicletas com defeito.
Para esse passeio será cobrado um ingresso de R$ 5. Ele dará direito a uma camisa do evento e um número para participar de sorteio de 20 bicicletas com marcha, uma elétrica e ainda livros sobre o tema.
Informações: Terra
Postado por Meu Transporte às 18:50 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
Em São Paulo, Dia Mundial Sem Carro é celebrado com protestos e atrações culturais
O Dia Mundial Sem Carro é comemorado neste sábado (22) em São Paulo. A data, celebrada todo o dia 22 de setembro, busca incentivar as pessoas a escolher o transporte público para se locomover pela cidade. Entre as diversas medidas e atrações, a SPTrans anunciou o reforço da frota das linhas que atendem a capital com mais 110 ônibus.
O número de coletivos representa aumento de 1% em comparação à quantidade em circulação aos sábados. Conforme informações da companhia, a frota total de ônibus na capital é composta por 15 mil coletivos, número de veículos que vai para as ruas apenas durante os horários de pico.
Aos finais de semana e feriados, a quantidade de coletivos em circulação diminui, podendo chegar em 70% desse total aos sábados - 10.500 ônibus - e em 50% aos domingos e feriados - 7.500 ônibus. Todas as linhas reforçadas têm como destino a região central ou polos de interesse da capital paulista.
A mobilidade é uma questão central em todas as cidades do mundo – está diretamente ligada ao acesso à cidade e aos serviços públicos, ao meio ambiente e à saúde da população. Segundo os organizadores, frente aos congestionamentos, inadequação de calçadas e danos à saúde e ao meio ambiente a adesão à campanha se ainda torna urgente.
Praia na Paulista
Grupos e entidades se reúnem para a realização de oficinas e ações de protestos promovendo a reflexão sobre o aproveitamento do espaço urbano. As atrações estão marcadas para acontecer na praça do Ciclista, altura do número 2.450, entre 8h e 18h.
Segundo os organizadores a avenida Paulista, no centro, será utilizada como praia. Os manifestantes podem trazer cadeiras e instrumentos musicais. Confira a programação completa (clique aqui) .
Vaga Viva
As vagas de estacionamento da região da Paulista serão utilizadas para atividades de lazer e convivência entre as pessoas. A ideia é provocar reflexão sobre a relação entre a cidade e o automóvel. O evento também ocorre praça do Ciclista das 8h às 18h.
Ciclofaixas
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) irá oferecer todas as ciclofaixas de lazer no sábado em caráter excepcional. São 72 km de ciclofaixas que funcionarão das 7h às 16 h. Por conta da programação especial, a CET recomenda aos motoristas que evitem a região de ativação das ciclofaixas. No domingo, as ciclofaixas também irão operar normalmente.
Endereços das Ciclofaixas
- Ciclofaixa da Zona Sul/Oeste. Ela liga os parques das Bicicletas, do Ibirapuera, do Povo, Villa-Lobos, Avenida Chedid Jafet, Rua Funchal, Avenida Eng. Luís Carlos Berrini e Avenida Jornalista Roberto Marinho (até o futuro Parque Clube do Chuvisco). São 45 Km.
- Ciclofaixa de Lazer da Zona Norte possui 8 km de extensão (4 km em cada sentido). Ela liga a Praça Heróis da F.E.B. a Estação Parada Inglesa do Metrô.
- Ciclofaixa de Lazer da Zona Leste, 14 km de extensão (7 km em cada sentido). Ela foi implantada na avenida Gov. Carvalho Pinto onde está situado o Parque Linear Engº Werner Zulauf - Tiquatira, passando também pelas Avenidas Dom Hélder Câmara e Calim Eid.
- Ciclofaixa de Lazer Paulista, com 5 km de extensão (2,5 km em cada sentido), ligando a Rua da Consolação à Praça Osvaldo Cruz, com ocupação da faixa junto ao canteiro central nos dois sentidos.
Informações: Último Segundo
Postado por Meu Transporte às 18:48 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Dia Mundial sem Carro tem evento vazio e estacionamentos cheios em Brasília
A chuva que começou ontem (21) e aliviou a seca de 96 dias em Brasília atrapalhou o evento de comemoração do Dia Mundial sem Carro na zona central da cidade hoje (22). Em um dos pontos mais movimentados da capital, a rua que separa um shopping da plataforma superior do principal terminal rodoviário da cidade foi fechada para que o coletivo de organizações não governamentais pudesse ocupar o espaço com diversas atividades para a população que costuma lotar a região em dias menos nublados.
Mas, diante da chuva e do precário transporte coletivo de Brasília, que fica ainda pior nos fins de semana, o resultado foi um evento vazio e estacionamentos lotados. "Isso é a prova capital de que o transporte de Brasília é ruim", avaliou uma das organizadoras do evento, a jornalista Ana Julia Pinheiro, da ONG Rodas da Paz.
Segundo ela, nos fins de semana, as linhas de ônibus ficam piores que nos dias úteis e isso prejudica o fluxo de pessoas das cidades satélites para o Plano Piloto, onde se concentra a maior parte das atividades de lazer de Brasília. Além disso, a ativista avalia que as políticas de transportes sempre priorizam os carros, tornando a cidade mais caótica e menos humana.
"A cidade foi pensada para ser rodoviarista, tem 52 anos e ninguém nunca pensou no transporte público coletivo. As linhas em Brasília obrigam o passageiro a pegar dois ônibus para chegar ao destino. O que a gente está pedindo é que humanizem a cidade", alegou Ana Júlia.
A precariedade do transporte coletivo da capital do país também foi a justificativa dada pela auxiliar administrativa Luciana Borges para ir ao shopping de carro, hoje, com a filha. Ela sequer sabia que estava sendo comemorado o Dia Mundial sem Carro e disse que mesmo que soubesse teria saído de casa motorizada neste sábado. "Em Brasília é complicado, o transporte público aqui é muito precário. Para sair de casa com criança não dá, deixa muito a desejar", avaliou.
Segundo Luciana, que mora no Plano Piloto, durante a semana, a rotina também não permite que ela utilize o transporte coletivo. A auxiliar administrativa trabalha longe de casa e diz que se dependesse dos ônibus para levar a filha ao colégio e ir trabalhar não conseguiria se apresentar no trabalho às 7h30. "E eu moro no Plano [Piloto]. As pessoas que conheço, que moram nas cidades satélites, sempre reclamam que os ônibus não passam no horário, quebram no meio do caminho, é horrível."
Para tentar resolver parte desses problemas, a Universidade de Brasília (UnB) se uniu ao coletivo Dia Mundial sem Carro para fazer um abaixo-assinado a ser entregue para a presidenta Dilma Rousseff e o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz. Eles querem que o transporte regional de trens de passageiros seja reativado e os ônibus circulares façam a ligação até os terminais de trem e metrô. Além disso, há a reivindicação por uma tarifa única, para que o cidadão possa se locomover por diversos meios pagando um único preço.
"Uma grande cidade precisa hoje de transporte de massa, com trens urbanos, além do metrô e de ônibus circulares pontuais e com energia limpa levando as pessoas até as estações a preços acessíveis. É uma tendência na Europa, nos Estados Unidos e na China", aponta a professora Maria Rosa Abreu, que faz parte do projeto Cidade Verde, da universidade.
As mobilizações do Dia Mundial sem Carro ocorrem desde o dia 15 de setembro em Brasília. Para hoje, ainda estão previstos debates, shows, passeios de bicicletas e atividades para as crianças. A expectativa dos organizadores é que, se o sol aparecer na capital, o evento tenha mais movimento.
Fonte: Correio Braziliense
Postado por Meu Transporte às 18:41 0 comentários
Marcadores: Brasília, Distrito Federal
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