Trolebus em SP
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Em Foz, definidos novos ajustes no sistema de transporte coletivo
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011Reunidos na quinta-feira (20), o prefeito Paulo Mac Donald, o vice Chico Brasileiro, o presidente da Câmara, Edilio Dall Agnol e as equipes técnicas do Foztrans e Logitrans definiram novos ajustes no sistema de transporte coletivo. As alterações ocorrem a partir de sexta-feira e sábado nas linhas da região da Vila C, Morumbi, Vila Portes, interbairros, Três Lagoas e Jardim Ipê.
Na Vila C a linha principal do bairro passa a circular no sentido norte e sul a partir de amanha (sexta). Ainda na região da Vila C o ônibus da linha 101 Vila C/Jardim das Flores dará opção para os usuários da Vila C ir direto para a Ponte da Amizade passando pela barreira de Itaipu, Ponte, centro e Jardim das Flores.
A partir de sábado a linha Jardim Itaipu/Porto Meira sai do Porto Meira e acessa a avenida Tarquínio Santos, através da Avenida Andradina, vai a Vila São Sebastião e entra na Vila C pela área norte. Esta linha atende a reivindicação da grande Vila C ligando o bairro a Unioeste, região da Vila A, Avenida Paraná, INSS, colégio Barão e terminal.
A linha Sohab passa a fazer o itinerário Sohab (Porto Meira) direto para a ponte, passando pela rua Marechal Deodoro (no centro), Avenida Paraná e terminal.
A linha Interbairros fará a ligação Vila C/Porto Meira sem a necessidade de trocar de ônibus em Três Lagoas. A linha fará sentindo Norte/Sul na Vila C e terá ponto final no Porto Meira, na Avenida General Meira, no acesso ao Marco das Três Fronteiras.
O Morumbi passa a ter viagem direta para a Ponte da Amizade através da linha 211 que sai da Vila Borges (mesmo itinerário da antiga linha 350), porem apenas nos horários de maior movimento (manha e final de tarde). A partir de sábado haverá ajustes também nas linhas 201 A e 201 B do Morumbi. Estas linhas vão seguir do bairro para o centro através da Avenida Republica Argentina.
Está previsto a partir desta sexta-feira atendimento pela linha 403 da Vila Carima passando pela Almirante Barroso até o terminal. Na região do Jardim Ipê está sendo estudado um reforço nos horários de pico com o ônibus passando na Avenida Andradina.
Em Três Lagoas os alimentadores Sol de Maio, Vila Miranda e Colombelli passam a operar em um mesmo itinerário a partir desta sexta-feira. E a partir de sábado o alimentador da prainha passa a rodar de hora em hora. Também a partir de sábado, no Jardim Itaipu será implantada uma linha ligando o bairro direto para a Ponte da Amizade ate o terminal.
Outros ajustes ainda estão sendo estudados, mantendo-se o projeto do novo sistema que funciona com a integração. Entre os estudos de ajustes estão as linhas em que se registrou excesso de lotação.
Fonte: ClicFoz
Postado por Meu Transporte às 22:55 0 comentários
Marcadores: Paraná
Tarifa de ônibus em Natal será reajustada
Demorou, mas vai sair o aumento de tarifa dos transportes coletivos de Natal. O assunto invadiu as redações no final da tarde, varrido pelas ondas do Panorama Político, da Rádio Globo Natal. Segundo as informações, o preço da tarifa ficaria na casa de 2,20. O reajuste foi a causa da queda do então secretário de Mobilidade Urbana, Renato Fernandes, numa manobra até hoje não totalmente esclarecida. O reajuste chegou a ser assinado pelo presidente da Câmara, no exercício do cargo de prefeito, Dickson Nasser, e só não entrou em vigor no início de novembro de 2010 porque a publicação foi suspensa pelo chefe do Gabinete Civil, Kalazans Bezerra. Ao retornar de uma viagem aos Estados Unidos, a prefeita Micarla de Sousa exonerou o secretário e suspendeu o reajuste alegando que as empresas de ônibus não haviam cumprido o acordo para melhoria dos serviços.
Fonte: Tribuna do Norte
Fonte: Tribuna do Norte
Postado por Meu Transporte às 22:52 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
Transporte pirata volta às ruas do Distrito Federal
O transporte pirata é ilegal, mas muita gente ignora a proibição. Os passageiros que utilizam os piratas reconhecem os riscos. “Eu acho que é arriscado. Um pouco porque ninguém sabe quem é o motorista, se ele é gente boa ou não, né? O pessoal anda em excesso de velocidade, tem aquele detalhe de você correr risco de vida”, relata a estudante Tatiana Oliveira de Souza.
Além de ser perigoso, o transporte pirata é ilega. Quem é flagrado, leva multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e ainda tem o carro retido. Mas isso não parece intimidar os piratas. De janeiro até outubro do ano passado, 1.152 motoristas foram flagrados fazendo transporte irregular no DF.
De acordo com o Detran, o ponto preferido é a Rodoviária do Plano Piloto, seguido do Eixão e eixinhos, Planaltina, Guará, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. A DFTrans tem apenas 17 fiscais para combater os piratas. O novo diretor, Marco Antônio Campanella, afirma que vai melhorar o transporte público – uma promessa antiga. “Melhorando a qualidade do sistema, certamente essas pessoas que hoje optam por trafegar nesses carros farão a opção pelo ônibus e pelo metrô”, aposta.
Fonte: DFTV
Além de ser perigoso, o transporte pirata é ilega. Quem é flagrado, leva multa que varia entre R$ 2 mil e R$ 5 mil e ainda tem o carro retido. Mas isso não parece intimidar os piratas. De janeiro até outubro do ano passado, 1.152 motoristas foram flagrados fazendo transporte irregular no DF.
De acordo com o Detran, o ponto preferido é a Rodoviária do Plano Piloto, seguido do Eixão e eixinhos, Planaltina, Guará, Sobradinho e Núcleo Bandeirante. A DFTrans tem apenas 17 fiscais para combater os piratas. O novo diretor, Marco Antônio Campanella, afirma que vai melhorar o transporte público – uma promessa antiga. “Melhorando a qualidade do sistema, certamente essas pessoas que hoje optam por trafegar nesses carros farão a opção pelo ônibus e pelo metrô”, aposta.
Fonte: DFTV
Postado por Meu Transporte às 22:49 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Empresas interessadas no transporte coletivo visitam terminais em Manaus
Uma equipe técnica da Prefeitura visitou, na manhã desta quinta-feira (20), junto a representantes das 37 empresas interessadas na concorrência pública para exploração do serviço de transporte coletivo da cidade, os terminais de integração, principais corredores viários e itinerários.
A visita permitiu que o grupo observasse a realidade do sistema e identificasse itens como a circulação de linhas troncais, radiais, circulares, e o funcionamento das instalações.
A concorrência envolve empresas de vários locais do país como Paraná e Rio de Janeiro. Entre as principais exigências repassadas pela Prefeitura para a contratação estão aumento, renovação e substituição de frota.
Além das empresas terem que se ajustar para cumprir os prazos, que vencem dentro de 120 dias após a assinatura do contrato e ordem de serviço.
A visita permitiu que o grupo observasse a realidade do sistema e identificasse itens como a circulação de linhas troncais, radiais, circulares, e o funcionamento das instalações.
A concorrência envolve empresas de vários locais do país como Paraná e Rio de Janeiro. Entre as principais exigências repassadas pela Prefeitura para a contratação estão aumento, renovação e substituição de frota.
Além das empresas terem que se ajustar para cumprir os prazos, que vencem dentro de 120 dias após a assinatura do contrato e ordem de serviço.
Licitação
No dia 4 de fevereiro, a Prefeitura de Manaus dará início ao processo de seleção das empresas que se apresentarem interessadas em participar da licitação.
Após o encerramento de todo o processo licitatório, a meta é colocar mais de 800 ônibus novos em circulação até o segundo semestre de 2011.
O projeto da licitação recomenda que a concessão do novo sistema de transporte convencional se constituirá de dez lotes de linhas, sendo a operação de cada lote, rota, local, trecho e horário, definidos por determinação do poder concedente.
Após o encerramento de todo o processo licitatório, a meta é colocar mais de 800 ônibus novos em circulação até o segundo semestre de 2011.
O projeto da licitação recomenda que a concessão do novo sistema de transporte convencional se constituirá de dez lotes de linhas, sendo a operação de cada lote, rota, local, trecho e horário, definidos por determinação do poder concedente.
Vida útil
De acordo com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, o total de ônibus que circula na cidade é 1,3 mil, dos quais 30% têm idade média para sair de circulação e outros 30% são considerados novos, com fabricação a partir de 2008. Os 40% restantes são de idade intermediária, ou seja, entre dois e sete anos de fabricação.
Executivos
Segundo o superintendente, a partir do exercício da nova licitação para o transporte regular, o transporte executivo também deve sofrer modificações e não vai mais atuar em grande escala.
Marcos Cavalcante informou que este transporte deverá oferecer serviço diferenciado, com tarifa em torno de 50% mais cara, com a circulação em áreas periféricas impedidas e com a frota máxima de 50 a 100 veículos – com características mais sofisticadas como as de um ônibus de viagem.
“Dessa forma sim, será transporte executivo realmente”, analisou.
Novos terminais
Ainda durante as visitas aos terminais de integração, Cavalcante mencionou a elaboração de um estudo para a criação e desativação de pontos de integração na cidade. Os terminais da Constantino Nery (T1) e da Cachoeirinha (T2) são estudados para desativação por conta da concentração de tráfego nos locais.
O estudo traz um projeto de instalação de novos terminais nas zonas Norte (na confluência dos bairros Santa Etelvina e Novo Israel), Sul (Raiz e Manaus Moderna) e Oeste (ainda sem local divulgado). A previsão para conclusão do estudo é de 60 dias.
De acordo com o superintendente Municipal de Transportes Urbanos (SMTU), Marcos Cavalcante, o total de ônibus que circula na cidade é 1,3 mil, dos quais 30% têm idade média para sair de circulação e outros 30% são considerados novos, com fabricação a partir de 2008. Os 40% restantes são de idade intermediária, ou seja, entre dois e sete anos de fabricação.
Executivos
Segundo o superintendente, a partir do exercício da nova licitação para o transporte regular, o transporte executivo também deve sofrer modificações e não vai mais atuar em grande escala.
Marcos Cavalcante informou que este transporte deverá oferecer serviço diferenciado, com tarifa em torno de 50% mais cara, com a circulação em áreas periféricas impedidas e com a frota máxima de 50 a 100 veículos – com características mais sofisticadas como as de um ônibus de viagem.
“Dessa forma sim, será transporte executivo realmente”, analisou.
Novos terminais
Ainda durante as visitas aos terminais de integração, Cavalcante mencionou a elaboração de um estudo para a criação e desativação de pontos de integração na cidade. Os terminais da Constantino Nery (T1) e da Cachoeirinha (T2) são estudados para desativação por conta da concentração de tráfego nos locais.
O estudo traz um projeto de instalação de novos terminais nas zonas Norte (na confluência dos bairros Santa Etelvina e Novo Israel), Sul (Raiz e Manaus Moderna) e Oeste (ainda sem local divulgado). A previsão para conclusão do estudo é de 60 dias.
Fonte: A Critica
Postado por Meu Transporte às 22:34 0 comentários
Marcadores: Amazonas
Postagem do Leitor: STS de Porto Alegre investe em novas tecnologias de transporte de passageiros
Na terça-feira 11 de janeiro, após ficar mais de 20 minutos esperando um ônibus da linha 195 TV, no final da linha no Bairro Menino Deus, Morro Santa Teresa, o dito chegou.
De acordo com a tabela disponível, inutilmente na internet, deveria haver os horários 18h55min, 19h06min e 19h18min.
O carro que chegou (1142) partiu do final da linha no morro às 18h11min, ou seja, num horário totalmente em desconformidade com a tabela publicada.
Seguimos viagem aos trancos e barrancos, pois depois que um imbecil qualquer resolveu que as pessoas deveriam entrar pela porta da frente dos coletivos, pervertendo as regras da física, ainda por cima DESCENDO o Morro Santa Teresa que possui cota de 148 metros OSL a 80 km por hora, é extremamente difícil manter o equilíbrio dentro destes TRAMBOLHOS em “MNRV” (“movimento não retilíneo variável”) inclusive sentados.
Ao chegar ao final da linha no centro da capital gaúcha (Porto Alegre), me deparo com uma das mais recentes tecnologias desenvolvidas pela STS.
O TELETRANSPORTE.
Finalmente a humanidade poderá contar com este avanço da ciência, pois o STS - Sistema Transportador Sul, que carrega pessoas de um lado para o outro em Porto Alegre, investindo em novas tecnologias de transporte acaba de superar o físico inglês Samuel Braunstein, da Universidade de York na Inglaterra, inventando o TELETRANSPORTE DE PASSAGEIROS, cujo protótipo está alojado no veículo tele transportador de número 1122 e cuja MATERIALIZAÇÃO pude eu testemunhar ao chegar ao centro de Porto Alegre às 18h35min da tarde de ontem, 11 de janeiro de 2011. Enquanto o “nosso” carro 1142 levou pelo menos 30 minutos para chegar ao centro, carregando em seu interior uma massa elevada de pessoas que estavam amontoadas nas paradas e que não puderam participar de tão maravilhoso experimento, o carro 1122 já estava misteriosamente estacionado, materializado, tele transportado exatamente a nossa frente.
Parabéns ao STS, por mais esta moderna tecnologia que será muito bem recebida e utilizada na copa de 2014.
Luiz Colossi - Porto Alegre/ Guaíba - RS
Envie sua notícia para meutransporte@hotmail.com
Postado por Meu Transporte às 22:14 0 comentários
Marcadores: Postagem do Leitor, Rio Grande do Sul
São Paulo realiza 6º Passeio de Trólebus, em comemoração ao aniversário da cidade
Uma volta pelo centro histórico de São Paulo, passando por pontos como Edifício Itália, Teatro Municipal, Edifício Martinelli, Banespa e Catedral da Sé, dentro de um trólebus. Este é o 6º ano do Passeio de Trólebus pela cidade, que Prefeitura de São Paulooferece aos paulistanos em seu aniversário, no próximo dia 25, das 9h às 16h.
O ponto de partida será o Pateo do Collegio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história do município.
A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos - através da EMTU/Metro -, da Himalaia Transporte Ltda., da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana, do Pateo do Collegio e da Ong Respira São Paulo.
O ponto de partida será o Pateo do Collegio, origem da cidade de São Paulo. A viagem, gratuita, tem duração de 40 minutos e desvenda as preciosidades de nossa história, presentes no dia-a-dia de quem transita pelo centro, mas que muitas vezes passam desapercebidas em meio à correria. O trajeto será acompanhado por guias especializados na história do município.
A atividade é uma promoção da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente, da SPTrans, e da SPTuris, com apoio da Secretaria de Transportes Metropolitanos - através da EMTU/Metro -, da Himalaia Transporte Ltda., da AES Eletropaulo, da CET, da Secretaria Municipal de Saúde, da Guarda Civil Metropolitana, do Pateo do Collegio e da Ong Respira São Paulo.
Fonte: Mercado e Eventos
Postado por Meu Transporte às 17:34 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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