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Em Salvador, Inauguração da estação de metrô do Retiro é adiada
terça-feira, 5 de agosto de 2014
Prevista para estar à disposição do público no final do mês de julho, a inauguração da estação de metrô do Retiro, em Salvador, foi adiada e só deve ocorrer o até o final do mês de agosto, ainda sem data definida.
O adiamento do prazo, ainda conforme à empresa, também está relacionado a algumas melhorias no acabamento e limpeza do transporte. Sobre uma obra que ainda é perceptível ao lado da estação, a CCR explicou que se trata da construção do Terminal de Integração Retiro, estação de ônibus integrada ao metrô. A previsão da empresa é de que o espaço inicie a operação em setembro, quando o metrô começa a circular comercialmente.
Conforme a CCR, o metrô irá circular gratuitamente, em operação assistida, até o dia 14 de setembro. A partir do dia 15, o transporte começa a operar comercialmente, das 5h a meia-noite. A empresa relata que o valor cobrado pelo serviço, que deve ser fixado pelo Estado, ainda não foi definido.
Com a conclusão da Estação do Retiro, o Estado encerra a construção da primeira etapa da Linha 1 do metrô, que tem 7,3 quilômetros. Após o encerramento desta fase, a CRR informa que dará prosseguimento à construção das estações Bom Juá e Pirajá, que devem ficar prontas até janeiro de 2015.
Funcionamento
Ainda em fase de operação assistida, sob funcionamento gratuito, o metrô de Salvador teve o horário de circulação ampliado em uma hora na sexta-feira (1º).
De acordo com a CCR, o veículo passou a ficar à disposição do público das 9h às 16h. Durante o mês de julho, o metrô funcionou das 10h às 16h.
O novo horário é válido até o dia 31 de agosto. Conforme calendário divulgado pela concessionária, o horário de funcionamento será novamente ampliado entre os dias 1º e 14 de setembro, quando o veículo deve circular das 8h às 16h.
Após 14 anos de construção, o metrô de Salvador começou a circular no dia 11 de junho, em um trajeto de 5,6 quilômetros que passa pelas estações da Lapa, Campo da Pólvora, Brotas e Acesso Norte.
Informações: Henrique Mendes
Postado por Meu Transporte às 22:22 0 comentários
Marcadores: Bahia, trem/metrô
Especialista critica BRT e defende implantação de metrô de superfície na Grande Vitória
Para Rosa, a única forma para reduzir o número de carros nas ruas é melhorar o sistema de transporte público, ampliando as vias rodoviárias e viabilizando a utilização de outros meios de transporte, como o aquaviário e o VLT. “Se não houver investimento em outros meios, restringindo-se apenas aos veículos sobre pneus, teremos em breve um estrangulamento ainda maior no trânsito”, disse Rosa.
“Hoje o transporte público não dá dignidade ao cidadão”. O especialista foi enfático em afirmar que, mesmo com as facilidades de crédito para comprar um carro ou moto e com o desejo da população em possuir um veículo, o número de automóveis nas ruas seria melhor se o serviço de transporte não fosse tão deficiente. “Com qualidade e quantidade, ninguém preferiria andar de carro”, completou.
Integração de modais
Implantar mais meios de locomoção – aquaviário e sobre trilhos, por exemplo – além dos veículos sobre pneus se faz necessário, desde que haja uma integração entre eles, informou o professor. “Apenas uma tarifa para utilizar os serviços de forma complementar”.
Segundo Rodrigo, é necessário fazer uma pesquisa sobre o crescimento da população em cada um dos municípios e estudar a melhor forma de deslocamento dessas pessoas. “O sistema aquaviário atenderia o tráfego entre Vila Velha e Vitória, da capital à parte de Cariacica. Mas não seria útil para a Serra, porque a lancha teria que entrar em mar aberto. Nesse caso seria melhor o sistema ferroviário”, sugeriu.
VLT X BRT
Vedete do momento quando assunto é mobilidade urbana no Estado, o BRT – Transporte Rápido por ônibus (Bus Rapid Transport) foi reprovado para utilização na Grande Vitória na análise do especialista, pois mesmo sendo mais barato para implementar, “é mais difícil para expandir e causa muito impacto ao meio ambiente”.
Além disso, a implantação do BRT diminuirá o espaço de tráfego sobre pneus e vai promover a derrubada dos armazéns e possível estrangulamento do Porto de Vitória. A melhor solução seria o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) ou metrô de superfície, “que é mais sustentável e tem grandes possibilidades de expansão da malha”.
Preços
O valor da tarifa para subsidiar o sistema de transporte público é uma preocupação do engenheiro. “Se hoje fosse cobrada a tarifa cheia, seria de R$ 5 a R$ 6 reais, mas o governo paga parte da fatura. Com a implantação de outros modais, a relação custo/pessoa ficaria ainda mais alta. A questão é quanto custa para a economia do Estado as horas de congestionamento e engarrafamento? São contas astronômicas”, ressaltou.
Análise de propostas
Quando perguntado sobre como o eleitor deve analisar as propostas dos candidatos relacionadas à Mobilidade Urbana, o especialista recomendou: “um projeto megalomaníaco é sonho e vai ser perder no caminho. Intervenções pontuais são muito mais factíveis. Os futuros governantes devem apresentar projetos, cronograma e o que deixarão de legado para os futuros gestores. Projetos superficiais não dão margem para o eleitor cobrar”.
Informações: Folha de Vitória
Postado por Meu Transporte às 22:18 0 comentários
Marcadores: B R T, Espiríto Santo, VLT
Empresas que construirão corredores de ônibus no centro de Caxias serão conhecidas quinta-feira
Está marcada para as 9h próxima quinta-feira (07) a abertura dos envelopes da licitação para a construção de novos corredores nas Ruas Sinimbu e Pinheiro Machado, no centro de Caxias do Sul. As obras fazem parte do Sistema Integrado de Mobilidade (SIM), e vão formar o eixo leste-oeste do transporte coletivo.
O projeto prevê corredores duplos de ônibus nas duas vias, ligando as estações de transbordo Imigrante e Floresta. Uma das faixas vai permitir o tráfego de ônibus expresso e semiexpresso, com menos paradas no trajeto. As obras estão divididas em dois lotes. O primeiro prevê recapeamento da Sinimbu ao custo de R$ 4.430.000.
Já o segundo lote prevê novo pavimento na Rua Pinheiro Machado, entre as ruas 13 de Maio e Feijó Júnior, da 13 de Maio, entre a Avenida Júlio de Castilhos e a Pinheiro Machado, e da Feijó, entre a Pinheiro Machado e a Rua Irma Valiera. O custo é previsto em R$ 3.277.000.
Em ambos os lotes, os corredores de ônibus ganharão pavimento em concreto rígido, enquanto as faixas para carros passarão por recapeamento asfáltico. Caso a documentação apresentada pelas empresas vencedoras esteja correta, o contrato deve ser assinado em uma semana. A previsão para execução da obra, prevista na licitação, é de cerca de 10 meses a partir da assinatura da ordem de início.
Informações: Gaúcha
Postado por Meu Transporte às 22:13 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Rio Grande do Sul
Em Fortaleza, Avenida Aguanambi receberá obras de túnel e faixa para ônibus em 2015
A Avenida Aguanambi, em Fortaleza, receberá um projeto de requalificação com corredor exclusivo para ônibus a partir de 2016, segundo anúncio da Prefeitura de Fortaleza divulgado nesta segunda-feira (4). A via receberá obras de padronização das calçadas, ciclovias, arborização, instalação de estações de ônibus no canteiro central, drenagem e pavimentação.
A obra terá início no primeiro semestre de 2015 e deve reduzir o tempo de viagem dos coletivos, na Avenida Aguanambi, por onde trafegam cerca de 58 mil veículos por dia, e 34 linhas de ônibus. As principais vias integrantes deste corredor serão BR-116, Av. Aguanambi e Domingos Olímpio. Está previsto também a construção de um túnel, ligando a Avenida Domingos Olímpio à Avenida Antônio Sales, eliminando os semáforos do trecho.
O canteiro central ao longo da Avenida Aguanambi receberá estações de embarque e desembarque dos ônibus articulados. Segundo a Prefeitura de Fortaleza, a pista terá três faixas para veículos e uma exclusiva para ônibus, que será localizada à esquerda, junto ao canteiro central. À direita da avenida, serão implantadas ciclovias junto às calçadas, que receberão projeto paisagístico com plantio de árvores e arbustos, sombreando todo o passeio. Com calçadas drenantes, conhecidas como “calçada verde”, o pedestre poderá usufruir de calçadas mais amplas, acessíveis e ecológicas.
Próximo à sede da Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e de Cidadania (AMC), onde há um estreitamento na via, a avenida passará por um aumento do raio de curvatura no ponto. Com a correção, a prefeitura espera reduzir o número de acidentes de trânsito no local.
O projeto de implantação do corredor BR-116 Aguanambi contará com investimentos de cerca de R$ 290 milhões, sendo 50% financiado pelo BID e 50% do Governo Federal. A obra possui término previsto para o segundo semestre de 2016.
Informações: G1 CE
Postado por Meu Transporte às 22:10 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus, Videos
VLT chega a cidade de Natal esta semana
A primeira composição de Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) deverá chegar em Natal ainda nesta semana. Segundo a Superintendência de Trens Urbanos de Natal, a composição foi fabricada pela empresa Bom Sinal, em Barbalha (CE) e foi despachada com destino a Natal nesta segunda-feira (4).
O equipamento faz parte de um investimento de R$ 154 milhões, disponibilizado através de PAC Equipamentos, do Governo Federal, para a modernização do sistema de trens urbanos. No total, foram adquiridas 12 composições e duas locomotivas tradicionais, que já estão em Natal em fase de testes.
“Com a implantação do sistema de transporte ferroviário na Região Metropolitana de Natal, destacando o VLT como indutor da mobilidade urbana, as pessoas vão se deslocar de maneira muito mais confortável, rápida e econômica, pois não há previsão de aumento da tarifa. O valor do transporte continuará R$ 0,50”, disse João Maria Cavalcanti, superintendente regional da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O tempo de espera será de 15 a 20 minutos.
Após a chegada do primeiro VLT, os próximos deverão ser entregues a cada dois meses e a capacidade diária das linhas deve aumentar de 8 mil para 50 mil passageiros. O primeiro veículo a entrar em circulação na capital deverá atender a linha Ribeira – Nova Natal. O outro VLT vai circular no trecho Ribeira – Parnamirim. Com o novo sistema, a estrutura de transportes por trens será modificada. O conjunto Nova Natal, na zona Norte, terá uma estação de transferência integrada às demais estações.
Com a modernização do sistema, a CBTU espera ampliar a capacidade diária de 8 mil passageiros para 50 mil. A CBTU também tem projetos de ampliação das linhas de trens em Natal e região metropolitana. O projeto prevê a implementação do destino Campus Universitário, com duas novas linhas, uma que ligará à Ribeira e outra, que formará um anel na região central da cidade.
Uma outra linha também deverá ser criada para atender o Aeroporto de São Gonçalo e formará um anel ferroviário metropolitano, interligando Natal, Parnamirim, Macaíba e São Gonçalo do Amarante. Também está prevista a ampliação do ramal sul, a partir do município de Parnamirim em direção a Nísia Floresta e São José de Mipibú.
Postado por Meu Transporte às 22:05 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte, VLT
Mesmo com vans, Usuários de ônibus se queixam de filas em terminais de Fortaleza
As vans de transporte alternativo que passaram a circular nos terminais de Fortaleza há duas semanas agradou a alguns, mas os usuários ainda se queixam das longas filas e espera nos terminais. “A topic [van] cabe 12 passageiros. E você vê aí que a quantidade é insuficiente”, disse auxiliar de enfermagem Maria José Félix, que aguardava a vez de embarcar no Terminal do Lagoa.
O Terminal do Lagoa teve duas linhas de ônibus substituídas por vans. O objetivo é que os carros passem a cada sete minutos e, segundo os passageiros, o tempo vem sendo cumprido, mas as filas não diminuíram. “Piorou, acho que foi um equívoco”, disse uma estudante. A unidade do Lagoa tem 54 linhas distribuídas 355 veículos e recebe 190 mil passageiros por dia.
Uma linha no Terminal do Antônio Bezerra e duas no do Conjunto Ceará também foram substituídas. Apesar da crítica dos passageiros, os motoristas de vans aprovaram a novidade. “A gente tinha um percurso de 1h30 de ida, 1h30 de volta quando a gente estava nas linhas normais. Vindo pro terminal diminuiu”, disse o motorista Fábio Brito.
Trânsito
Mesmo com as mudanças, os motoristas e usuários de ônibus afirmam que o tempo de espera no trânsito não melhorou. “Cada dia que passa fica pior”, disse o motorista Francisco Ramalho, destacando a dificuldade de circular pelas ruas de Fortaleza principalmente nos horários de pico.
Informações: G1 CE, com informação da TV Verdes Mares
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