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Três terminais de ônibus de Maceió passam por reformas
domingo, 23 de fevereiro de 2014
Com o intuito de oferecer um melhor serviço aos usuários de transporte público, a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), está realizando obras de reforma e recuperação da estrutura física e coberta nos terminais do Benedito Bentes, José da Silva Peixoto e da Levada, no Mercado da Produção. As obras foram iniciadas no mês de janeiro após a assinatura da ordem de serviço pelo prefeito de Maceió, Rui Palmeira.
De acordo com a SMTT, o terminal integrado do Benedito Bentes está na fase de preparação da coberta e do polimento do piso. O prazo de entrega será de 30 a 40 dias contados a partir da data de assinatura, no último dia 20. Já no terminal do José da Silva Peixoto está sendo feito o acabamento e troca das cobertas e o prazo de entrega será daqui a 30 dias. O primeiro terminal onde a reforma foi iniciada, o do Mercado, na Levada, encontra-se na fase de finalização do revestimento, coberta, banheiros e lanchonete. A previsão para a entrega da obra será daqui a 20 dias.
Segundo o superintendente da SMTT, Tácio Melo, as reformas darão mais comodidade e conforto aos usuários do transporte público. “São obras que devem oferecer benefícios não somente para os passageiros, como também os motoristas, fiscais e cobradores que operam no sistema”, frisa o superintendente. Ao todo serão investidos mais de R$ 370 mil na reforma dos terminais do Mercado da Produção, Benedito Bentes e José da Silva Peixoto.
Para este primeiro trimestre, a SMTT fará ainda a licitação para a reforma dos terminais do Osman Loureiro, Trapiche da Barra, Sanatório e Rio Novo, além da construção do terminal do Village Campestre. A construção do calçamento da parada dos ônibus do Conjunto Rosane Collor já foi licitada e aguarda a homologação para o início das obras. Em 2013, a SMTT fez a reforma do terminal do Vergel do Lago.
Informações: Alagoas 24horas
Postado por Meu Transporte às 23:13 0 comentários
Marcadores: Alagoas
Conheça a Transcarioca, BRT que ligará o Aeroporto Internacional Tom Jobim à Barra da Tijuca, o coração dos Jogos Rio 2016
sábado, 22 de fevereiro de 2014
Em 2016, milhares de turistas de todo o Brasil e do mundo desembarcarão no Rio de Janeiro para acompanhar de perto os Jogos Olímpicos e Paralímpicos. Com provas disputadas em quatro regiões distintas – Barra, Copacabana, Deodoro e Maracanã -, um sistema de transportes rápido e eficiente é fundamental para garantir que visitantes, atletas e moradores não percam um minuto sequer das competições. Os BRTs (Bus Rapid Transit, na sigla em inglês)surgiram para encurtar essas distâncias e diminuir o tempo de deslocamento em toda a cidade.
TransOeste, TransCarioca, TransOlímpica e TransBrasil, cada um dos corredores expressos exerce um papel crucial nesta logística (confira o trajeto de cada um no nosso mapa de transportes). Com a Transcarioca, será possível descer do avião e ir direto para o coração dos Jogos. Ao longo dos seus 39 quilômetros de extensão, a via ligará o Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim à Barra da Tijuca em 45 estações, que passam ainda pelos bairros de Curicica, Ilha do Governador, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho, Madureira, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha, Penha, Olaria e Ramos. Estima-se que 320 mil pessoas usem este BRT diariamente.
“O sistema vai reduzir em mais de 60% o tempo gasto no trajeto entre a Ilha do Governador e a Barra, zona central dos Jogos. Além disso, ao permitir diversas integrações com os outros modais como trem e metrô, a via atua como um importante eixo de circulação de espectadores, moradores e atletas, garantindo o deslocamento pela cidade de forma segura, eficiente e em tempo”, explica Paulo Cavalcanti, gerente de Transporte do Rio 2016.
Mais de 85% das obras já estão concluídas e a inauguração da via está prevista para o primeiro semestre deste ano. Além da ponte estaiada da Barra, inaugurada em dezembro de 2013, a Prefeitura do Rio já finalizou outras importantes estruturas do traçado da Transcarioca: o mergulhão Clara Nunes, no Campinho; a ampliação do viaduto de Madureira (Negrão de Lima); a ampliação do viaduto João XXIII, na Penha; o mergulhão Billy Blanco, na Barra (próximo à Cidade das Artes); o mergulhão na altura do Hospital Municipal Lourenço Jorge (também na Barra); e a ponte sobre o canal do Fundão.
Informações: Blog Meu Transporte e Rio 2016
Postado por Meu Transporte às 22:00 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro, Videos
Grande Recife: Linha- 155* Jordão Baixo/Boa Viagem passará a atender a Rua Rio Xingu
Para atender a solicitação da comunidade do Ibura, a linha 155 - Jordão Baixo/Boa Viagem passará a atender a Rua Rio Xingú em alguns horários. Ao todo, o Grande Recife acrescentou seis viagens ao local, duas apenas no sentido cidade/subúrbio, outras duas no sentido subúrbio/cidade e mais duas que atenderão a rua nos dois sentidos da viagem.
A mudança entrará em vigor a partir da próxima segunda-feira (24).
Confira abaixo os horários de cada atendimento a Rua Rio Xingú:
Sentido subúrbio/cidade: 6h e 6h14
Nos dois sentidos: 15h41 e 16h29
Sentido cidade/subúrbio: 17h57 e 18h45
Para mais informações, os usuários devem entrar em contato com a Central de Atendimento ao Cliente, no 0800 081 0158.
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 20:39 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Prefeitura de SP estuda proibir os táxis nos corredores nos horários de pico
A Prefeitura de SP estuda proibir os táxis nos corredores nos horários de pico (7h às 10h e 17h às 20h). Esta seria uma medida intermediária do que o Ministério Público quer, que é a retirada total dos táxis dos corredores de ônibus.
Hoje, táxis com passageiros podem usar os corredores de ônibus em qualquer horário.
Outra medida estudada pela Prefeitura é proibir os táxis nos corredores e permiti-los nas faixas exclusivas à direita. Atualmente, os táxis não podem circulas pelas faixas.
Representantes dos taxistas não aprovam a ideia com o argumento que os passageiros pegam mais táxis nas horas de pico.
Imagem de Robson Ventura | Folhapress
Informações: viatrolebus.com.br
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Postado por Meu Transporte às 20:34 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Fortaleza: Começa a aplicação de multas em faixas exclusivas na avenida Bezerra de Menezes
Os condutores que desrespeitam a faixa exclusiva para coletivos da avenida Bezerra de Menezes começaram a ser multados nesta quinta, 20. A Autarquia Municipal de Trânsito, Serviços Públicos e Cidadania (AMC) faz fiscalização usando quatro câmeras em cada sentido da avenida. As faixas são destinadas ao tráfego de ônibus, vans, táxis e transporte escolar. A punição é de R$53,20 e três pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).
Ontem, alguns condutores estavam desinformados sobre a aplicação das multas. O motorista Edmilson Furtado, 47, era um deles. Segundo ele, a medida vai obrigar os motoristas a respeitas o espaço dos coletivos. “Agora o pessoal vai respeitar. Eles mudam quando começa a pesar no bolso”, disse.
O empresário Rogério Silva, 37, disse que as infrações acontecem principalmente no início da manhã e no final da tarde. Segundo ele, nos horários de maior movimento, alguns condutores utilizam as faixas exclusivas como para fugir dos congestionamentos. “Os motoristasfazem ultrapassagens pela faixa e acabam atrapalhando a passagem dos ônibus”, declara.
Para o taxista Victor Ricardo Braga, 48, a fiscalização eletrônica é importante, mas falta a presença de agentes da AMC. “Eles deveriam ficar aqui pelo menos nos horários de maior movimento. Com os guardas, as pessoas respeitam mais”, opina.
De acordo com o taxista Francisco Magalhães, 52, o desrespeito vem dos motoristas de ônibus. Ele diz acessar a faixa exclusiva para fazer conversões à direita é difícil, porque os coletivos não dão passagem. “Depois que criaram a faixa, eles se acham os donos. Percebo que existe muita arrogância”.
Fiscalização
De acordo com a AMC, as câmeras de fiscalização estão dispostas ao longo da avenida a uma distância de 300 metros. Serão multados os condutores que forem flagrados trafegando pela faixa por duas câmeras consecutivas.
Segundo Venício Sales, chefe da fiscalização eletrônica, a recomendação é que os motoristas só usem a faixa uma quadra antes de realizar conversão à direita ou estacionar. Os condutores devem passar pela área pontilhada.
Ele reforça que a implantação da faixa exclusiva foi tomada para facilitar a locomoção dos coletivos. “Estamos priorizando o transporte público. Os passageiros precisam de pontualidade e essa medida está garantindo isso”, afirmou.
O órgão enviou 10 mil notificações educativas durante o primeiro mês de implantação das faixas exclusivas. A expectativa do órgão é que, com o início das multas, as infrações diminuam. “A maioria dos motoristas já seguem as nossas orientações, mas existem aqueles que só vão respeitar quando sentir o impacto das multas”, afirma.
SAIBA MAIS
A faixa exclusiva para ônibus funciona de segunda a sexta-feira, das 5h às 21 horas, e aos sábados, das 5h às 16 horas. Em domingos e feriados, o trânsito é livre.
Segundo a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), antes da implantação das faixas exclusivas, os ônibus trafegavam pela avenida Bezerra de Menezes com velocidade média de 13 km/h.
Com o espaço exclusivo, os coletivos agora passam pela via com 26,72 km/h, em média.
A Secretaria Municipal da Infraestrutura deve entregar o BRT (Bus Rapid Transit) do Antônio Bezerra ao Centro em agosto. Com o sistema, será criado um corredor exclusivo para transporte público com embarque e desembarque feito pelo lado esquerdo dos veículos.
Atualmente, a via está no Sistema Rápido de Ônibus (BRS, da sigla em inglês).
Informações: O Povo Online
Postado por Meu Transporte às 20:34 0 comentários
Marcadores: Ceára, Corredores de Ônibus
Motoristas desrespeitam faixa azul do BRS de Manaus sem previsão de punição
Os condutores de veículos particulares de Manaus continuam desrespeitando a última determinação do Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização de Trânsito (Manaustrans), em relação à faixa azul, criada para uso exclusivo dos veículos de transporte coletivo, especificamente os do sistema BRS (Bus Rapid Syistem) ou Sistema Rápido de Transporte.
Motoristas insistem na irregularidade (Euzivaldo Queiroz) |
Entretanto, constantemente vem sendo ocupada por carros de passeio, na extensão da avenida Constantino Nery, primeira etapa do sistema implantado pela Prefeitura de Manaus.
A sinalização está posicionada ao longo da avenida na sequência das plataformas de embarque e desembarque de passageiros, com o objetivo de garantir a segurança dos usuários do sistema e demarcar a circulação dos coletivos.
A assessoria do Manaustrans informou que ainda não há data determinada pela Prefeitura para o início da aplicação de punição aos condutores que trafegam na faixa dedicada aos ônibus. Também não há nenhuma determinação prévia quanto à punição ou não às empresas cujos ônibus circulam na faixa dos carros comuns.
Segundo o Manaustrans após esse período de implantação e adaptação dos motoristas ao novo sistema, serão instalados radares nas pistas e os infratores serão autuados com infração média, perda de quatro pontos na carteira de habilitação e multa de R$ 85,30.
Ao contrário do Rio de Janeiro e Fortaleza – cidades que adotaram o mesmo sistema – o trecho de seis quilômetros da primeira etapa, não é coberto por câmeras de identificação. Por enquanto, fiscais da Superintendência Municipal de Transportes Urbanos (SMTU) são posicionados em pontos estratégicos para orientar os condutores.
A prefeitura informou ainda que deve promover uma campanha de orientação, antes de começar a emitir multas.
Informações: A Critica
Postado por Meu Transporte às 20:34 0 comentários
Marcadores: Amazonas, Corredores de Ônibus
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