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São Bernardo irá licitar 03 faixas de ônibus em outubro
sexta-feira, 13 de setembro de 2013
Os três primeiros corredores de ônibus que serão construídos em São Bernardo deverão ter a licitação iniciada no mês que vem. As primeiras vias que terão espaço exclusivo para o transporte público serão as avenidas Senador Vergueiro, João Firmino e a Estrada dos Alvarenga. A previsão é de que as obras demorem 18 meses para serem concluídas.
Quando o projeto foi anunciado, em abril de 2012, a previsão era de que o processo licitatório fosse realizado no mesmo ano, o que não ocorreu, devido a trâmites burocráticos. A verba para todos os corredores será repassada por meio de financiamento de US$ 250 milhões (cerca de R$ 570 milhões) com o BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). Para que o empréstimo seja viabilizado, a proposta tem de passar por aprovação do Senado e do governo federal, o que já foi feito.
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“Agora, o BID está analisando os projetos executivos e depois nos devolverão para que a licitação seja liberada”, explica o secretário de Transportes e Vias Públicas, Oscar Silveira Campos. Posteriormente, serão iniciadas as obras dos outros oito corredores: Faria Lima, Jurubatuba, Montanhão, Ferrazópolis, Rotary, Capitão Casa, Castelo Branco e Galvão Bueno, além dos terminais Alves Dias, Batistini, Vila São Pedro e Rudge Ramos.
Silveira Campos participou de evento na noite de ontem para apresentação de detalhes do projeto da Linha 18-Bronze do Metrô, que ligará a Capital a São Bernardo por meio de monotrilho, passando também por São Caetano e Santo André. A previsão é de que o edital seja lançado no mês que vem e as obras comecem em abril. O investimento total será de R$ 3,5 bilhões, sendo a maior parte injetada pelo setor privado.
Por Fábio Munhoz
Do Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 20:29 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, São Paulo
Rodoviária disponibiliza 500 ônibus extras durante Rock in Rio
Cerca de 500 ônibus extras foram disponibilizados pelas empresas de ônibus que operam na Rodoviária Novo Rio durante os dias de Rock in Rio.
Segundo informou o consórcio Novo Rio nesta sexta-feira (13), a maioria das pessoas que chegam à cidade para o evento vem de São Paulo e de Minas Gerais. Ao todo, a rodoviária deve movimentar mais de 120 mil passageiros ao longo dos seis dias de festival, um número 40% maior se comparado aos fins de semana normais.
Um total de 30 mil pessoas é esperado para esta sexta. Para sábado (14), a expectativa é de cerca de 29 mil turistas. No domingo (15), 45 mil passageiros devem passar pela rodoviária.
De acordo com a administração do terminal rodoviário, o esquema de segurança foi reforçado internamente com 18 agentes. A segurança conta com o monitoramento de todos os pontos do terminal por 55 câmeras durante 24 horas.
Nesta sexta e na sexta-feira (20), das 11h às 14h e das 17h às 20h, quem chega ao Rio de ônibus encontra atividades de recreação gratuita, como um campeonato de videogame, à disposição do público no setor de embarque do piso superior da Rodoviária. Há telões que exibem imagens das bandas de Rock que se apresentam nos palcos do Rock in Rio.
Informações: G1 Rio
Postado por Meu Transporte às 20:13 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro
São Paulo e Rio de Janeiro concentram 90% de metrôs no Brasil
São Paulo e Rio de Janeiro concentram 90% do transporte de metrô e trens urbanos do país, o que indica a necessidade urgente de expansão desses sistemas para outras regiões, avaliaram nesta quinta-feira analistas que participam até amanhã em São Paulo de um evento do setor. "Essa realidade interfere no desenvolvimento das políticas integradas de transporte", disse à Agência Efe José Geraldo Baião, presidente da Associação de Engenheiros e Arquitetos do Metrô (Aeamesp), que participa da 19ª Semana de Tecnologia Metroferroviária, no centro de convenções Frei Caneca.
Os sistemas de metrô e trens urbanos devem ser vistos no Brasil vinculados à "mobilidade" e não como uma questão de infraestrutura. "O governo estimula muito o transporte individual através de incentivos à indústria automotiva, por exemplo, e não cumpre com o discurso de prioridade do transporte público", indicou Baião.
Depois dos escândalos de corrupção nas licitações das obras do metrô em São Paulo, o atual debate preocupa o setor porque mais de 7,5 milhões de pessoas se movimentam diariamente em São Paulo por esse meio de transporte. Estabelecer e cumprir um "plano diretor" para cada linha do metrô é um dos principais desafios do sistema de metrô e trens em São Paulo até 2015, quando as cidades brasileiras devem se adequar a Lei de Mobilidade Urbana, apontaram os especialistas.
A ideia de um novo sistema de transporte para um maior número de passageiros, operando em longas distâncias, é outras das necessidades brasileiras, e já está em estudo a construção de uma linha de alta velocidade que ligue São Paulo e Rio de Janeiro. "Infelizmente, o transporte no Brasil não é visto como eixo das políticas públicas, mas como fonte de lucro na gestão pública", criticou o professor e analista de políticas públicas de transporte, Sergio Gadini.
O especialista citou como exemplos os projetos de menor custo e com impacto ambiental mais reduzido existentes em outros países, como o monotrilho e os veículo leve sobre trilhos. EFE ic/cd
"Copyright Efe - Todos os direitos de reprodução e representação são reservados para a Agência Efe."
Postado por Meu Transporte às 20:10 0 comentários
Marcadores: Rio de Janeiro, São Paulo, trem/metrô
Com construção mais rápida e barata, monotrilho agiliza ampliação de transportes sobre trilhos
quinta-feira, 12 de setembro de 2013
Ampliar o transporte sobre trilhos de forma rápida e barata é um dos grandes desafios em todo o Mundo. A construção de uma linha de metrô, que envolve grandes escavações subterrâneas, movimentações de terra que exigem certificações ambientais, desapropriações, entre outros, costuma ser demorada e não acompanhar o crescimento da demanda. Para agilizar o processo e ampliar a oferta de transporte público, o Governo de São Paulo vem utilizando o sistema de monotrilho, que fica pronto mais rápido e é mais barato, além de não interferir em redes subterrâneas de esgoto.
Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sendo construída com o sistema de monotrilho (foto: Edson Lopes Jr.) |
A principal diferença do monotrilho é sua estrutura. O metrô subterrâneo utiliza túneis para não atrapalhar o trânsito da superfície. O monotrilho, com o mesmo objetivo, usa uma estrutura elevada. Seus vagões circulam por estruturas suspensas, como passarelas, instaladas sobre os canteiros centrais de avenidas.
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Um dos projetos, que foi internacionalmente premiado pela UITP (União Internacional dos Transportes Públicos), na categoria Inovação em Intermodalidade, é o da Linha 15-Prata, que vai conectar as estações Ipiranga e Cidade Tiradentes, na zona leste de São Paulo, em um percurso de 25,8 km, com 18 estações e capacidade para transportar 500 mil passageiros por dia.
Linha 15-Prata do Metrô de São Paulo está sendo construída com o sistema de monotrilho (foto: Edson Lopes Jr.)
A linha também será equipada com um sistema de controle automático de trens, que permite um intervalo de circulação entre trens de apenas 75 segundos. Um percurso que hoje é feito em mais de duas horas será reduzido para 50 minutos.
O Metrô utiliza ainda o sistema de monotrilho na Linha 17-Ouro, que vai ligar o Jabaquara, na zona sul, à futura estação São Paulo-Morumbi, passando pelo Aeroporto de Congonhas.
Do Portal do Governo do Estado
Postado por Meu Transporte às 20:51 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo, trem/metrô
Grande Recife: Itamaracá Transportes realiza mais um forúm de clientes neste sábado
Neste fim de semana, será realizado mais um Fórum da Empresa Itamaracá Transportes junto a seus usuários e lideranças locais, onde as pessoas presentes poderão falar de suas angustias referentes aos problemas enfrentados no sistema, bem como ouvir esclarecimentos por parte da empresa sobre as competências da mesma e dos governos.
A Itamaracá Transportes atende diariamente a mais de 200 mil pessoas, isso em 46 linhas espalhadas pela região metropolitana.
Fundada em 1958, a Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.
Informações: Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 20:51 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em Cuiabá, Prefeitura começa sinalizar corredor exclusivo para ônibus e táxis
A Prefeitura de Cuiabá começou esta semana a sinalizar as ruas em que será implantado o corredor exclusivo para ônibus e táxis. Placas de sinalização vertical estão sendo colocadas na Avenida Isaac Póvoas para que na próxima semana o transporte coletivo passe a operar no corredor.
Com a medida, o estacionamento em todo o lado direito da via será proibido, assim como na Rua 13 de Junho e Travessa João Lobo. “Vamos dar início ao corredor exclusivo pela Isaac Póvoas, na semana que vem, a pedido do prefeito Mauro Mendes. Nas próximas semanas, também será implantado nas Avenidas Getúlio Vargas e Beira Rio”, contou o secretário de Trânsito e Transportes Urbanos, Antenor Figueiredo.
Além das placas de sinalização, a delimitação do corredor será feita pelos chamados “tachões” no chão. Os veículos que forem flagrados trafegando pela faixa exclusiva poderão ser multados e até mesmo guinchados.
“Ainda esta semana faremos a revitalização das faixas de pedestres e a retirada dos camelôs da 13 de Junho”, informou Antenor.
A medida reduzirá o tempo dos usuários dentro do transporte coletivo, já que aumentará a velocidade do tráfego nas vias. Atualmente, um ônibus trafega em média a 13 km/h na Avenida Isaac Póvoas. Com a implantação da faixa exclusiva, a velocidade média passará a ser de 24 km/h. (Carol Sanford/Secom)
Informações: Diário de Cuiabá
Postado por Meu Transporte às 20:51 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
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