Novo trem da Linha 15-Prata do Metrô de SP chega ao Brasil *** Goiânia é a cidade que mais construiu ciclovias em 2024 no Brasil *** Em Fortaleza, Cartão Bilhetinho garante gratuidade para mais de 51 mil crianças *** No DF, Mais 171 linhas de ônibus deixam de receber pagamento em dinheiro *** Novo modelo de ônibus elétrico, 2 toneladas mais leve, é testado em Porto Alegre *** Metrô do Recife dá um passo a frente para a privatização *** GDF pretende renovar a frota de metrô com investimento de R$ 900 milhões *** Conheça nossa página no Instagram

São Paulo: Tarifas de ônibus da EMTU também ficam mais caras com aumento do pedágio

domingo, 1 de julho de 2012

Com o reajuste da taxa de pedágio nas praças instaladas nas rodovias do Estado de São Paulo, que ocorre a partir deste domingo (1º), a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) também vai aumentar o preço das passagens das linhas de ônibus que passam pelas regiões metropolitanas de São Paulo e de Campinas.

Segundo a empresa, o reajuste foi autorizado em reunião do Conselho Diretor de 28/06/2012 da Artesp (Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Transporte do Estado de São Paulo). A decisão foi publicada no Diário Oficial do Estado na sexta-feira (29).

...O cálculo para a nova tarifa das linhas de ônibus intermunicipais gerenciadas pela EMTU é feito por meio da divisão entre o novo valor do pedágio e a média de passageiros transportados por viagem.

Veja abaixo as linhas que terão aumento.

Na região metropolitana de São Paulo

Consórcio Anhanguera (15 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,10:
054, 055, 116, 120, 120PR1, 188, 261, 310, 352, 378, 378PR1, 386, 467, 565 e 583
Consórcio Unileste (5 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0, 05:
201, 206, 214, 214VP1 e 379

Na região metropolitana de Campinas
Metrópolis (7 linhas)
As seguintes linhas terão acréscimo na tarifa de R$ 0,05:
612, 612EX1, 616 ,618 , 714 , 715 e 734
Salamanca (1 linha)
A linha 693 terá acréscimo de R$ 0,05
READ MORE - São Paulo: Tarifas de ônibus da EMTU também ficam mais caras com aumento do pedágio

Aprovado projeto de Lei que proíbe aparelhos sonoros no transporte público de Fortaleza


Foi aprovado em discussão única, na sessão plenária da Câmara Municipal de Fortaleza do dia 21 de junho, o projeto de lei 0071/12, de autoria do vereador José do Carmo (PSL), que proíbe a utilização de aparelhos sonoros ou musicais no interior de veículos de Transporte Público Coletivo.

O objetivo do Projeto, segundo o parlamentar, é preservar o cidadão e o trabalhador usuário do transporte coletivo, que já sofre com a lotação dos veículos; com o calor; com o tráfego intenso; com a falta de conforto no traslado, e ainda tem que tolerar música alta e que muitas vezes não é de seu gosto.

Em justificativa a sua proposta, José do Carmo disse que é crescente, em todo o país, o número de campanhas exigindo a proibição do uso de aparelhos sonoros ou musicais, sem o devido uso de fones de ouvido, no interior dos veículos de transporte coletivo.

“A indústria de eletrônicos produz hoje aparelhos de diminutos tamanhos, mas com alto poder de reprodução sonora, que pode chegar a níveis intoleráveis e que muitas vezes são utilizados de forma egoística por algumas pessoas despreocupadas com o bem estar do próximo”, afirmou o vereador. O projeto ainda deve ser aprovado em redação final e, em seguida, encaminhado para a sanção da Prefeita Luizianne Lins (PT).

Fonte: Câmara Municipal

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Aprovado projeto de Lei que proíbe aparelhos sonoros no transporte público de Fortaleza

Brasil vai ter 71 novos aeroportos até 2014


O ministro da Aviação Civil, Wagner Bittencourt, afirmou nesta segunda-feira que o número de aeroportos atendidos pela aviação comercial deverá passar de 129 para 200 até 2014. Segundo ele, o número total de aeroportos será identificado em estudo do plano regional de aviação que está sendo conduzido pelo órgão e deverá ficar pronto até o fim do ano.

Com a expansão, segundo Bittencourt, 94% da população brasileira passará a contar com um aeroporto com voos comerciais a menos de 100 quilômetros de distância – hoje esse total é de  79%. “Temos visão de longo prazo e todos os nossos projetos são nesse sentido”, afirmou. Já o plano de outorgas da aviação, que vai definir a melhor forma de administração de cada aeroporto (municipal, estadual, privada ou pela Infraero) ainda não tem data para ocorrer. “Tudo depende. Pode sair antes ou até depois das novas concessões, um não está atrelado ao outro. Estudamos as melhores formas de atender aos usuários”, diz.

Informações: Valor Econômico

READ MORE - Brasil vai ter 71 novos aeroportos até 2014

Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é solução imediata para regiões metropolitanas

Em que tipo de cidade queremos viver? Segundo o especialista em planejamento e mobilidade urbana e diretor da C40 (órgão internacional que reúne os prefeitos das principais cidades do mundo), Adalberto Maluf Filho, não se pode pensar em mobilidade sem falar sobre uso de solo, integrando planejamento, meio ambiente e transporte eficiente de massa. Para o especialista o sistema de ônibus em via exclusiva, como o implantado no corredor ABD, tem inúmeras vantagens sobre a solução do monotrilho com o mesmo atendimento da demanda e um custo operacional muito inferior.
O especialista participou ontem (26) do seminário “Transporte Coletivo: Sustentabilidade, Mobilidade e Saúde”, organizado pela Metra, empresa que opera o Corredor Metropolitano de Ônibus ABD, e a Eletra, empresa brasileira que desenvolve tecnologia de tração elétrica para ônibus urbano, em São Bernardo do Campo.

Monotrilho versus BRT
Maluf Filho falou sobre as diferenças entre os modais Metrô, Monotrilho e BRT (Bus Rapid Transit ou ônibus de velocidade rápida). Explicou que o Metrô é um transporte de massa para altos volumes de passageiros (superior a 50 mil por hora), e que a demanda de passageiros destinada às novas linhas de monotrilho poderiam ser atendidas por sistemas de BRT, como em várias cidades do mundo: Bogotá, Cidade do México, Curitiba, em 12 províncias chinesas entre outros exemplos.

As grandes cidades, segundo Maluf Filho, tendem a optar por corredores de ônibus, devido à sua funcionalidade (que permite a integração com o espaço público), ao baixo custo na construção de vias exclusivas e ao baixo impacto ambiental, no caso dos ônibus de tração elétrica ou híbrida. “Mais de quatro mil ações sendo feitas nas cidades da C40 Cidades que estão evoluindo e apostando no corredor de ônibus", disse o especialista.

Maluf citou como exemplo a cidade de Bogotá (Colômbia) onde em duas faixas exclusivas os ônibus de trânsito rápido levam 35 mil pessoas/hora enquanto em outras cinco faixas, os carros levam apenas sete mil pessoas/hora. Na China as autoridades deixaram projetos de monotrilho em favor dos corredores de BRT usando a experiência de técnicos brasileiros. Na província de Ghuangzou o sistema atende até 45 mil passageiros/hora nos horários de pico, demanda equivalente a suportada pelo metrô.
O especialista em planejamento e mobilidade urbana considera importante a integração do transporte de massa com ciclovias, corredores exclusivos e metrô e reforçou que as melhores cidades do mundo privilegiam o sistema de transporte coletivo em detrimento do individual. Tomou como exemplo negativo as cidades Turim, na Itália, invadida por carros, e Seattle, nos EUA, que tem espaço destinado apenas aos automóveis, com baixa integração das pessoas no espaço público. Disse que ao contrário dessas duas, Nova York se reinventou com espaços de convivência, ruas completas com calçadas, proteção ao pedestre, sinalização, ciclovias e integração do espaço público. Disse que em São Paulo 82% das pessoas vão ao metrô de ônibus e que em Londres 76% das pessoas utilizam o ônibus nos deslocamentos. Na opinião de Maluf, o cenário ideal para uma cidade como São Paulo é que um sistema eficiente de BRT´s abasteça estações de metrô com linhas troncais, de forma integrada.

Exemplo de eficiência no corredor ABD
A solução apontada por Adalberto Maluf Filho pode tomar como exemplo o corredor metropolitano ABD, construído na década de 80, e há 15 anos operado pela Metra, com índice de satisfação de 80% segundo pesquisa feita com seus usuários.

Construído sobre vias segregadas, o corredor ABD tem extensão de 33 quilômetros e liga as zonas leste e sul de São Paulo, passando pelas de Diadema, São Bernardo do Campo, Santo André e Mauá. Circulam mensalmente pelo sistema, cerca de 7,5 de passageiros, em 13 linhas operadas, contando com 110 pontos de parada e 10 terminais.

Mobilidade, sustentabilidade e saúde
Participaram do seminário, além de Adalberto Maluf Filho, Vitor Seravalli, especialista em Desenvolvimento Sustentável e presidente do Comitê Brasileiro do Pacto Global da ONU; Paulo Saldiva, médico coordenador do Laboratório de Poluição Atmosférica da Universidade de São Paulo (USP) e os convidados Adriano Murgel Branco (ex-secretário de Transportes do Estado de São Paulo) e Oscar Silveira Campos, secretário de Transportes e Vias Públicas de São Bernardo do Campo.

O Seminário é organizado no mês da celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, bem como da realização da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável Rio+20, no Rio de Janeiro.

Informações: Casa da Notícia

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Sistema BRT (Bus Rapid Transit) é solução imediata para regiões metropolitanas

Viagens de ônibus interestaduais e internacionais ficam mais caras


A partir deste domingo as passagens para transporte rodoviário interestadual e internacional terão um reajuste de aproximadamente 3%. O preço máximo da tarifa para ônibus convencional simples, com banheiro, para uma viagem interestadual de 500 quilômetros, será de R$ 63,00. Para os veículos leito com ar-condicionado a tarifa máxima cobrada pelo mesmo trajeto será de R$ 145,00.

A Agencia Nacional de Transportes Terrestes (ANTT) calculou o reajuste anual com base nos gastos com combustível, lubrificantes, rodagem, pessoal, peças e acessórios, veículos e ativos e despesas pessoais. A decisão é válida para o transporte de passageiros de longa distância, ou seja, viagens acima de 75 quilômetros.

Informações: Extra Online

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - Viagens de ônibus interestaduais e internacionais ficam mais caras

No Rio, Novo trem do metrô estreia só em agosto

sábado, 30 de junho de 2012


O primeiro dos 19 trens do metrô que chegou ao Rio da China, na última sexta-feira, deve entrar em operação na Linha 2 somente em agosto. Ele vem com atraso de um ano e oito meses em relação à previsão inicial de entrega. A partir de março de 2013, data prevista para que todos os trens estejam circulando, os intervalos deverão ser reduzidos de cinco minutos e 40 segundos para quatro minutos, nas pontas de linha, e de quatro minutos para dois minutos, no trecho entre Botafogo e a Central. Segundo a concessionária Metrô Rio, ao todo serão 114 composições que vão aumentar em 63% a frota atual.
MARCELO CARNAVAL / O GLOBO
Segundo o gerente de projetos da Metrô Rio, Pedro Augusto Cardoso, os novos trens terão um sistema de ar-condicionado 30% mais potente, além de câmaras de vigilância em todas as composições. A velocidade dos trens será mantida.
— A principal melhoria é o aumento da capacidade do ar condicionado, além de mudanças no sistema de comunicação com o cliente. O mapa de linha será dinâmico, informando ao passageiro o trajeto que ele vai seguir e qual é a próxima estação. A viagem vai ser feita no mesmo ritmo da viagem atual, mas teremos uma redução dos intervalos. Então, vai ter uma oferta maior de lugares, e os passageiros vão ficar menos tempo esperando na plataforma — disse.
Os trens que foram importados da China vão se somar aos carros que já circulam atualmente. A previsão é que no ano que vem 47 trens estejam em operação, enquanto uma composição ficará como reserva e outra, na manutenção.
Nos novos trens, haverá pega-mãos para os passageiros de baixa estatura e mais espaço para a circulação de pessoas dentro dos carros. Mais de 500 funcionários estão sendo treinados para atuar na manutenção, nas áreas de tráfego e no centro de controle. Segundo a Metrô Rio, a compra dos 19 trens custou R$ 320 milhões.
A Metrô Rio informou ontem que, durante esta semana, cem policiais militares estão sendo treinados pela concessionária para atuar no Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis), já a partir do início de maio. Os policiais reforçarão a segurança nas estações do metrô, fazendo o policiamento nas imediações dos acessos. Como parte do treinamento, grupos de policiais já podem ser vistos nas estações em ações de reconhecimento das instalações da empresa. O Proeis prevê a utilização de policiais em horários de folga para reforçar a segurança das concessionárias de serviços públicos.


Fonte: O Globo Rio

Siga o Blog Meu Transporte pelo Facebook
READ MORE - No Rio, Novo trem do metrô estreia só em agosto

Seja Mais Um a Curtir o Blog Meu Transporte

BRT Aricanduva

Ligeirão NORTE-SUL / Curitiba

Seguidores

 
 
 

Ônibus articulados elétricos em Goiânia


Prefeitura de São Paulo anuncia retomada do Complexo Viário que ligará Pirituba à Lapa

Número de passageiros no Metrô de São Paulo cresceu em 2023

Em SP, Apenas 3 em cada 10 domicílios ficam perto de estações de metrô e trem

BUS ELÉTRICO EM BELÉM


Brasil precisa sair da inércia em relação aos ônibus elétricos

Brasil tem mais de cinco mil vagões de trem sem uso parados em galpões

LIGAÇÃO VIÁRIA PIRITUBA-LAPA


Seja nosso parceiro... Nosso e mail: meutransporte@hotmail.com

Prefeitura do Rio inaugura o Terminal Intermodal Gentileza

‘Abrigo Amigo’ registra 3,5 chamadas por dia em Campinas

Ônibus elétricos e requalificação dos BRTs tornam transporte eficiente e sustentável em Curitiba

Brasil prepara lançamento do primeiro VLT movido a hidrogênio verde

Informativos SPTrans

Nova mobilidade urbana revela o futuro dos deslocamentos

Notícias Ferroviárias

Em SP, Passageiros elogiam Tarifa Zero aos domingos

Porto Alegre terá 12 ônibus elétricos na frota em 2024

Recife: Motoristas mulheres são mais confiáveis no transporte coletivo junto aos usuários

Obras do VLT em Curitiba devem custar cerca de R$ 2,5 bilhões

Com metrô, Salvador deixou de emitir mais de 45 mil toneladas de CO2 em oito anos

Barcelona dá transporte gratuito para quem deixar de usar carro

Os ônibus elétricos do Recife começaram a circular em junho de 1960