Trolebus em SP
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Trensurb volta a funcionar e novo trecho entra em teste
quarta-feira, 23 de maio de 2012
Depois da paralisação por reajuste e melhorias no setor, que durou 24 horas, os funcionários da Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A. (Trensurb) voltaram aos trabalhos nesta terça-feira na região metropolitana de Porto Alegre (RS). Mesmo dia em que começam a circular os trens, em operação experimental, nas duas novas estações, Rio dos Sinos e Santo Afonso, das 10 às 16h.
As novas estações - do total de cinco - fazem parte da expansão da linha do Trensurb que ligará a capital gaúcha até Novo Hamburgo. Os usuários poderão embarcar, somente nessas duas estações, sem cobrança de tarifa. Durante a semana será definida a data de inauguração plena do sistema e o início da operação comercial.
Essa primeira etapa da expansão da Trensurb a Novo Hamburgo estende a Linha 1 por mais 4,9 quilômetros, chegando a um total de 38,7 km. O trajeto da Estação Mercado até a Estação Santo Afonso levará 46 minutos e, inicialmente, devem ser agregados mais 6 mil usuários diários. No total, o Trensurb transporta, diariamente, 170 mil pessoas.
Mais três estações
A expansão a Novo Hamburgo prevê, ainda, mais 4,4 km de Linha 1, atingindo 43,1 km de extensão, de Porto Alegre até o Centro de Novo Hamburgo. Todo o trecho é estruturado em via elevada e comportará mais três estações - Industrial, Fenac e Novo Hamburgo -, que devem estar prontas até o fim de 2012.
O Consórcio Nova Via - constituído pelas empresas Norberto Odebrecht, Andrade Gutierrez, Toniolo/Busnello e T'Trans - é o responsável pela execução da obra. O total do projeto é orçado em R$ 939,6 milhões.
Novos horários e intervalos
A nova estratégia operacional da empresa prevê a utilização de três carrosséis no horário de pico da manhã e dois no pico da tarde. O carrossel é, basicamente, o percurso de ida e volta do trem. Anteriormente, a Trensurb contava com dois carrosséis nos horários de pico: um entre a Estação Mercado e a Estação São Leopoldo, o outro entre Mercado e a Estação Sapucaia.
O novo serviço contará, no horário de pico da manhã, com um carrossel entre as estações Mercado e Santo Afonso, a manutenção do carrossel entre Mercado e Sapucaia e, nos momentos de maior fluxo, um terceiro carrossel, com intervalo de apenas 3 minutos, entre as estações Mercado e Mathias Velho.
No horário de pico da tarde, serão utilizados os carrosséis entre as estações Mercado e Santo Afonso e entre as estações Mercado e Sapucaia. Dessa forma, é possível adequar o intervalo de trens conforme a demanda, fazendo com que os trechos com maior número de usuários tenham mais veículos à disposição.
Fonte: Terra
Postado por Meu Transporte às 00:14 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
Em Salvador, Rodoviários decidem iniciar greve nesta quarta
terça-feira, 22 de maio de 2012
Em reunião intermediada por procuradores do Tribunal Regional do Trabalho, rodoviários e empresários não entraram em acordo e a greve para a meia-noite desta quarta-feira (23) está mantida, de acordo com informações do Sindicato dos Rodoviários.
Na reunião, que teve início às 16h e durou cerca de uma hora, os empresários do Sindicato das Empresas de Transporte (Setps) ofereceram o reajuste de 4,88% contra os 13,80% pedidos pelos trabalhadores.
Na reunião, que teve início às 16h e durou cerca de uma hora, os empresários do Sindicato das Empresas de Transporte (Setps) ofereceram o reajuste de 4,88% contra os 13,80% pedidos pelos trabalhadores.
Os rodoviários seguem agora para uma assembleia da categoria no ginásio de esportes do Sindicato dos Bancários, nos Aflitos, onde formarão equipes para impedir a saída de veículos das empresas de transporte a partir da meia-noite desta quarta-feira.
Além do reajuste salarial de 13,80% - que corresponde à inflação do período calculada pelo DIEESE (5,37%) mais 8% de ganho real-, a categoria pede a volta do quinquênio (pagamento do salário a cada 15 dias), o fim da terceirização do serviço e a redução da jornada de trabalho de sete para seis horas.
40% dos rodoviários terão que trabalharDuas liminares concedidas na segunda-feira (21) determinam a manutenção de frota mínima de ônibus de 40% com o percentual subindo para 60% nos horários de pico - das 5h às 8 horas e das 17h às 20 horas desta quarta-feira (23).
A decisão judicial de reforçar o efetivo mínimo de 30% determinado por lei foi concedida, em caráter liminar, pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Vânia Tanajura Chaves.
O não cumprimento da decisão implica na aplicação de multa diária no valor de R$ 50 mil ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia.
Paralisações em 2011
Em maio do ano passado, os rodoviários fizeram diversas paralisações em Salvador. Durante dois dias - 2 e 13 de maio -, a população enfrentou superlotação nos pontos de ônibus depois da paralisação dos rodoviários nas garagens das empresas de transporte público entre as 4 e 7 horas da manhã.
Paralisações em 2011
Em maio do ano passado, os rodoviários fizeram diversas paralisações em Salvador. Durante dois dias - 2 e 13 de maio -, a população enfrentou superlotação nos pontos de ônibus depois da paralisação dos rodoviários nas garagens das empresas de transporte público entre as 4 e 7 horas da manhã.
Na ocasião, a categoria pedia reajuste salarial de 18%, pagamento de tickets alimentação e folga aos finais de semana.
Os rodoviários chegaram a entrar em estado de greve, mas suspenderam a paralisação após os empresários prometerem reajuste salarial de 8%, aumento de 10% no pagamento de tickets alimentação, piso mínimo para funcionários da manutenção, folga nos finais de semana, plano de saúde administrado pelas empresas a partir de 90 dias, e fim de terceirização na manutenção.
Os rodoviários chegaram a entrar em estado de greve, mas suspenderam a paralisação após os empresários prometerem reajuste salarial de 8%, aumento de 10% no pagamento de tickets alimentação, piso mínimo para funcionários da manutenção, folga nos finais de semana, plano de saúde administrado pelas empresas a partir de 90 dias, e fim de terceirização na manutenção.
Fonte: correio24horas.com.br
Postado por Meu Transporte às 18:05 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em Salvador, Caso haja greve, 60% dos ônibus devem estar nas ruas
Caso os rodoviários decidam entrar em greve nesta quarta-feira (23), por determinação da Justiça, deverão circular por Salvador com 60% da frota de ônibus nos horários de pico (período de maior movimento na capital - das 5h às 8h e das 17h às 20h).
Foto: Subúrbio Notícias |
A decisão judicial de reforçar a frota mínima de 30% determinado por lei foi concedida pela presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 5ª Região, desembargadora Vânia Tanajura Chaves.
A Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador) explica que no período de menor movimento, 40% dos veículos deverão estar nas ruas cumprindo normalmente seus itinerários.
Caso não cumpram a decisão da justiça, uma multa diária no valor de R$ 50 mil será aplicada ao Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Rodoviários no Estado da Bahia.
Informações: A Tarde
Postado por Meu Transporte às 10:21 5 comentários
Marcadores: Bahia
Mais 30 novos ônibus da Itamaracá Transporte entram em operação na Região Metropolitana do Recife
Já está em operação os 30 novos ônibus da Itamaracá Transportes, os veículos são da Volkswagen e carroceria comil e possuem câmbio automático e todos adaptados para cadeirantes. O objetivo da empresa é continuar modernizando sua frota para atender melhor os operadores e clientes.
A Itamaracá Transportes integra o Sistema de Transporte Público de Passageiros (STPP) da Região Metropolitana do Recife – Pernambuco. Atende oito municípios da zona norte: Recife, Olinda, Paulista, Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itapissuma e Ilha de Itamaracá.
Cada ônibus tem 43 lugares para passageiros, possui GPS, câmera de segurança e oferece suporte para deficientes físicos, idosos e gestantes, seguindo a lei de acessibilidade do transporte de passageiros.
Em 2011, A Itamaracá Transportes foi eleita pela ANTP como uma das cinco melhores empresas de transporte do Brasil.
Em 2011, A Itamaracá Transportes foi eleita pela ANTP como uma das cinco melhores empresas de transporte do Brasil.
Linhas Beneficiadas:
901 - Caetés/Macaxeira - 201 / 219
905 - Igarassu/Paulista - 226 / 227
912 - Caetés I/Paulista - 202 / 203
913 - PE-15/Joana Bezerra - 228 / 229
915 - PE-15/Rua do Sol - 230
917 - Caetés II/Paulista - 205
923 - Cid. Tabajara/PE-15 - 206
931 - Jd. Paulista Baixo/PE-15 - 207 / 208
932 - Jd. Paulista Alto/PE-15 - 209
934 - Arthur Lundgren I/PE-15 - 211 / 213
935 - Paratibe/PE-15 - 212 / 214
940 - Abreu e Lima/Olinda - 221
941 - Arthur Lundgren II/PE-15 - 215 / 216
943 - Mirueira/PE-15 - 217 / 218
949 - Caetés I/Centro de Paulista - 220
980 - Igarassu/Cid. Tabajara - 222 - 223 - 224
989 - Lot. Planalto/Paulista - 204
996 - Arthur Lundgren II/Rio Doce - 225
998 - Caetés III/Paulista - 210
Segue Mais Fotos:
Blog Meu Transporte
Postado por Meu Transporte às 09:22 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Em São Luís, Greve de ônibus entra no 2º dia
Os motoristas e cobradores de ônibus de São Luís continuarão com os braços cruzados nesta terça-feira (22), mesmo depois da decisão do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT-MA), que julgou a greve ilegal e abusiva. O TRT, também, determinou a aplicação de multa diária de R$ 40 mil contra o sindicato da categoria e autorizou os empresários a demitirem os grevistas por justa causa e contratarem outros trabalhadores para os postos de trabalho.
Além da multa diária de R$ 40 mil, a presidente do TRT-MA aplicou multa de R$ 10 mil contra o Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário do Maranhão pela paralisação da última sexta-feira.
Segundo a presidente do Tribunal Regional do Trabalho do Maranhão (TRT), a desembargadora Ilka Esdra Silva Araújo, a decisão visa garantir o interesse da população da cidade e direito constitucional de ir e vir. “Ao manter a paralisação, os rodoviários extrapolaram o direito de greve que têm. A continuação da greve é uma forma de sociedade. Por isso o tribunal tomou esta decisão”, pontuou a presidente do TRT.
Os rodoviários reivindicam um reajuste salarial de 16%, tíquete-alimentação de R$ 450 e inclusão de mais um dependente nos planos de saúde e odontológico.
Inquérito e demissão
A presidente do TRT expediu um ofício para a Superintendência Regional da Polícia Federal (PF), requisitando a instauração de inquérito para apuração crime de desobediência à ordem judicial e perturbação da ordem pública, e outros ofícios ao Ministério Público Federal (MPF) e ao Comando Geral da Polícia Militar, solicitando reforço policial nas garagens de ônibus.
Ilka Araújo afirmou que os rodoviários que insistirem em manter a greve correm o risco de ser demitidos por justa causa. “A partir do momento que a greve foi considerada ilegal e abusiva, as empresas de transporte coletivo podem demitir por justa causa e contratar novos funcionários para garantir o direito da população de São Luís de ir e vir”, disse.
Ela não descartou a possibilidade de ser feita nova audiênciade conciliação entre patrões e empregados. “O TRT nunca fechou as portas para a conciliação. A qualquer tempo as partes poderão fazer uma composição e o Tribunal os receberá e designará a audiência com essa finalidade”, frisou.
De acordo com o presidente do STTREMA, Dorival Sousa, a aplicação das multas não enfraqueceráo movimento. “Toda a categoria está mobilizada e a aplicaçãodas multas não vai enfraquecer a greve”, disse Sousa.
Fonte: Imirante.globo.com
Postado por Meu Transporte às 08:22 0 comentários
Marcadores: Maranhão
No Rio, Corredores de ônibus já inflacionam imóveis
Rio, Cleveland, Bogotá e Medellín - No caminho dos corredores de ônibus BRT, é o mercado imobiliário que dispara na frente. Casas e apartamentos que ficam no entorno das pistas rápidas já tiveram valorização de mais de 150% por causa do novo sistema. Terreno próximo à Estação Veridiana, do Transoeste (Barra-Santa Cruz), por exemplo, há oito meses custava R$ 60 mil. Hoje, a proprietária não negocia por menos de R$ 150 mil.
Foto: Alessandro Costa / Agência O Dia |
A dica de especialistas para moradores de bairros cortados pelo BRT é: só venda o imóvel se for para comprar outro de imediato. Se guardar o dinheiro, haverá prejuízo, pois a alta vai continuar.
O corretor de imóveis Allan Richard contou que o interesse dos clientes pelo traçado do Transcarioca (Barra-Aeroporto Tom Jobim) tem aumentado nos últimos meses: “Eles perguntam se o empreendimento vai ficar perto de estação de embarque. Isso é uma realidade que temos que considerar, porque é um atrativo”. E é justamente de olho nesse filão que as construtoras estão apostando. Na semana passada, foi lançado empreendimento na Estrada dos Bandeirantes em que cada apartamento de 50 metros quadrados custa R$ 297 mil, na planta. Há um ano, o valor ali orbitava em torno de R$ 150 mil.
Avenida das Américas com estação da Transoeste: tendência de valorização com o corredor BRT | Foto: Alessandro Costa / Agência O DiaExperiência do corredor viário em outros países mostra que o fenômeno que ocorre no Rio já era previsível. Em Cleveland (EUA), o BRT Healthline transformou o bairro Midtown. Terrenos abandonados e com ferros-velhos ganharam construções novas e até um hospital. Mesmo durante a crise de 2008, imóveis dobraram de preço por causa do corredor. Em Bogotá e Medellín, na Colômbia, o mercado de compra e venda de casas registrou aumento entre 30% e 50% devido aos BRTs Transmilenio e Metroplús, respectivamente.
Avenida das Américas com estação da Transoeste: tendência de valorização com o corredor BRT | Foto: Alessandro Costa / Agência O DiaExperiência do corredor viário em outros países mostra que o fenômeno que ocorre no Rio já era previsível. Em Cleveland (EUA), o BRT Healthline transformou o bairro Midtown. Terrenos abandonados e com ferros-velhos ganharam construções novas e até um hospital. Mesmo durante a crise de 2008, imóveis dobraram de preço por causa do corredor. Em Bogotá e Medellín, na Colômbia, o mercado de compra e venda de casas registrou aumento entre 30% e 50% devido aos BRTs Transmilenio e Metroplús, respectivamente.
Expectativa de mais novos empreendimentos e serviços
O boom imobiliário nos bairros por onde vão passar os BRTs deve dar novo visual urbanístico e aquecer o comércio em regiões antes pouco valorizadas, como Sepetiba, Santa Cruz e Pedra de Guaratiba. A expectativa é que aumente o setor de serviços e de alimentos na região.
Vice-presidente da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), Paulo Fabbrianni vai mais longe. Ele acredita que com o trânsito fluindo haverá maior interesse de cariocas em visitar o interior do estado: “O maior tempo gasto na viagem é para sair da capital. Se você consegue resolver isso, é grande incentivo”.
Transoeste vai reduzir viagem à metade
O Transoeste, que será o primeiro BRT do Rio, reduzirá de duas para uma hora o percurso entre Santa Cruz e Barra da Tijuca. A inauguração deve acontecer antes da primeira quinzena do mês que vem. A implantação será feita em quatro etapas. O corredor será o primeiro de quatro que serão implantados até 2016, o que criará uma rota de 151 km de via expressa.
Ano que vem, deve ser concluído o Transcarioca, que terá 39 km e transportará 400 mil pessoas por dia. Esse BRT beneficiará, principalmente, o subúrbio do Rio — Olaria, Ramos, Vila da Penha, Madureira, Vaz Lobo.
BRT pelo mundo
Medelín
TECNOLOGIA. O Centro de Controle e Operações (CCO) do Metroplús tem 40 funcionários e a tarefa de resolver rapidamente problemas nas vias de BRT. Imagens de câmeras surgem em tempo real nos painéis. No Rio, sala semelhante vai funcionar no Terminal Alvorada. De lá, operadores vão se comunicar por microfone com os motoristas, que poderão alertá-los sobre assaltos apertando um botão.
Cleveland
BICICLETÁRIO. Nos ônibus articulados que transitam no BRT Healthline, foram projetados espaços para que ciclistas carreguem suas bicicletas. Nos pontos de embarque, há estacionamentos para ‘magrelas’. Haverá as duas facilidades nos coletivos e nas estações dos corredores expressos do Rio de Janeiro.
Bogotá
TERMINAL. Inspirado em Curitiba, o Transmilenio carrega 45 mil passageiros por hora, em cada sentido. É mais do que muitos metrôs do mundo. A expectativa é chegar a três milhões de usuários por dia. O corredor tem sete terminais, como o Américas. O novo Alvorada, na Barra da Tijuca, seguirá esse padrão.
Fonte: O Dia Online
Postado por Meu Transporte às 00:53 0 comentários
Marcadores: B R T, Corredores de Ônibus, Rio de Janeiro
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