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Em Aracaju, Prefeitura anuncia novas ações voltadas à mobilidade
sábado, 13 de agosto de 2011Estimular a cidadania e promover a educação no trânsito são preocupações constantes da Prefeitura de Aracaju. Pensando nisso, o prefeito Edvaldo Nogueira lançou nesta sexta-feira, 12, as campanhas ‘A faixa é do pedestre´ e ‘Agora é com a digital - Todos passam pela catraca´. As medidas educativas fazem parte do Projeto Cidadania no Trânsito e Mobilidade Urbana desenvolvido pela administração municipal.
Durante a solenidade, realizada no Quality Hotel, o prefeito detalhou as ações das campanhas e ressaltou o compromisso da Prefeitura com a promoção da mobilidade e melhoria do trânsito em Aracaju, que recebe 15 mil novos veículos por ano, segundo dados do IBGE. De 2005 a julho deste ano, o aumento no número de automóveis na cidade foi de mais de 42%, e o de motocicletas e motonetas foi de 104% e 173%, respectivamente.
A mobilidade urbana hoje é um grande problema enfrentado em diversas cidades do mundo. Em Aracaju nós já estamos avançando na qualidade do transporte, com a renovação da frota de ônibus, manutenção e recapeamento das vias e criação do cartão de transporte, lembrou Edvaldo Nogueira.
Digital
Além do cartão já existente, a Prefeitura traz uma inovação que vai melhorar a vida dos usuários do transporte coletivo. A identificação passa a ser feita também através da digital do usuário, dando mais segurança e garantindo que somente o proprietário do cartão irá usá-lo para o transporte público. Os idosos, que já vem sendo cadastrados biometricamente pela Prefeitura, também vão usar a nova identificação.
É uma forma de levarmos mais qualidade de vida aos usuários de transporte coletivo. Os idosos agora passam a ter o cartão, vão entrar pela porta da frente normalmente, passando o cartão e colocando a digital. Todas as pessoas com direito à gratuidade vão usar a digital, além dos estudantes que utilizam a meia entrada, afirmou o prefeito. Outra novidade para os estudantes será a forma de recarregar o cartão escolar. A partir de 1° de setembro, os jovens poderão fazer a recarga pela internet, sem precisar enfrentar filas.
Fonte: FAXAJU
Postado por Meu Transporte às 10:29 0 comentários
Marcadores: Sergipe
Frota do transporte público de Piracicaba ganha novos veículos
O sistema de transporte público municipal está com dez novos veículos em circulação. O anúncio foi feito ontem pela Semuttran (Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes), que também divulgou a chegada de outros 21 ônibus até setembro. Todos serão adaptados a deficientes físicos. Com a ampliação da frota, o sistema passará a contar com 220 veículos em operação e 44 na frota de reserva. De acordo com o responsável pela Pasta, Paulo Prates, a medida vai beneficiar diretamente moradores de 14 bairros. Por mês, 2,9 milhões de passageiros utilizam o sistema municipal.
Fonte: Jornal de Piracicaba
Postado por Meu Transporte às 10:18 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Lei que determina ciclovias em trechos urbanos não é cumprida deixando ciclistas de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos prejudicados
Uma lei estadual, aprovada há 13 anos, prevê a construção de ciclovias nos trechos urbanos das rodovias. Apesar disso, a determinação nunca saiu do papel e a lei ainda não foi regulamentada.
Ainda não há previsão para a regulamentação. A Secretaria Estadual de Transportes informou que irá criar este ano um grupo para estudar a implantação de ciclovias nas estradas. Enquanto isso, os ciclistas que precisam andar nas estradas se arriscam e enfrentam a insegurança diariamente.
De acordo com a Polícia Rodoviária, todos os anos, são registrados mil acidentes envolvendo ciclistas nas estradas paulistas. De janeiro até agora, já foram mais de 50 mortes.
A falta de regras dificulta investimentos. As concessionárias de rodovias informaram que os contratos não prevêem a construção de ciclovias.
Nas regiões de Campinas, Ribeirão Preto e São Carlos, elas administram três mil quilômetros de estradas. Segundo as empresas, só há dois quilômetros para bicicletas.
Uma ciclovia de um quilômetro em São Carlos contrasta com a estrada em boas condições, pois tem buracos, mato e nenhuma sinalização. “Para quem passa na rodovia, é muito fácil confundir a ciclovia com uma extensão do acostamento, o que é um risco para os ciclistas”, disse Antônio Nelson da Silva, especialista em engenharia de transportes da USP de São Carlos.
O DER informou que a ciclovia deve receber serviços de manutenção e limpeza na próxima semana.
Ele ainda diz que o custo de uma ciclovia varia conforme o terreno, o trecho urbano, a necessidade de pontes, viadutos. Mas ele não tem dúvidas e acredita que o investimento compensa. “Há muitas obras que poderiam ter a ciclovia ou ciclofaixa com um custo adicional muito pequeno. Todo mundo ganharia, porque reduziria os acidentes. Economizaria por outro lado, já que você gastaria um pouquinho mais na construção, mas deixava de gastar com hospital, internação”, disse.
Segundo as concessionárias, na região de São Carlos, há também uma ciclovia em um trecho de 800 metros da SP-127, entre Rio Claro e Piracicaba.
Na região de Ribeirão Preto, há um trecho de interligação para ciclistas e pedestres na SP-322, em Bebedouro.
Fonte: EPTV
Postado por Meu Transporte às 10:09 0 comentários
Marcadores: Bicicletas, São Paulo, Videos
Paradas de ônibus voltam a dar choque nos usuários
Equipes da Prefeitura de Porto Alegre e da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE) do Rio Grande do Sul isolaram na manhã desta sexta-feira uma parada de ônibus, onde inúmeras pessoas relataram ter levado choques na avenida João Pessoa, uma das mais movimentadas da capital gaúcha. Segundo a polícia, queixas foram registradas desde a madrugada, mas sem registro de feridos com gravidade. Somente por volta das 9h30, técnicos da Divisão de Iluminação Pública (DIP) do município conseguiram liberar o local.
O problema ocorreu a menos de 100 metros de um abrigo, no qual o estudante Valtair Jardim Oliveira, 21 anos, morreu ao ser eletrocutado quando esperava um ônibus, em abril de 2010. Na ocasião, ele se encostou nas grades de proteção da parada, que estavam energizadas devido a um vazamento. Oito pessoas foram indiciadas por homicídio culposo e negligência, entre eles três engenheiros e um eletricista do consórcio contratado pela Prefeitura para prestar serviços de manutenção. Dois engenheiros e dois técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) também são acusados.
A nova falha, ocorrida no trecho da avenida João Pessoa entre as ruas Luis Afonso e Otávio Correia provocou a interrupção do trânsito no corredor da via e gerou intenso congestionamento. O DIP ainda não confirmou o motivo oficial para o vazamento de energia, mas, a origem do problema seria um cabo solto da rede de alta tensão.
Na investigação policial sobre a morte, foram apontadas falhas no equipamento e na manutenção da rede de iluminação do abrigo. Também foi constatada uma fuga de tensão elétrica de 108 volts, com origem na luminária do poste. De acordo com o inquérito, problemas na instalação do equipamento causaram a energização do poste e o choque que matou a vítima.
Descarga elétrica mata estudante em parada de ônibus de Porto Alegre
O problema ocorreu a menos de 100 metros de um abrigo, no qual o estudante Valtair Jardim Oliveira, 21 anos, morreu ao ser eletrocutado quando esperava um ônibus, em abril de 2010. Na ocasião, ele se encostou nas grades de proteção da parada, que estavam energizadas devido a um vazamento. Oito pessoas foram indiciadas por homicídio culposo e negligência, entre eles três engenheiros e um eletricista do consórcio contratado pela Prefeitura para prestar serviços de manutenção. Dois engenheiros e dois técnicos da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) e da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) também são acusados.
A nova falha, ocorrida no trecho da avenida João Pessoa entre as ruas Luis Afonso e Otávio Correia provocou a interrupção do trânsito no corredor da via e gerou intenso congestionamento. O DIP ainda não confirmou o motivo oficial para o vazamento de energia, mas, a origem do problema seria um cabo solto da rede de alta tensão.
Na investigação policial sobre a morte, foram apontadas falhas no equipamento e na manutenção da rede de iluminação do abrigo. Também foi constatada uma fuga de tensão elétrica de 108 volts, com origem na luminária do poste. De acordo com o inquérito, problemas na instalação do equipamento causaram a energização do poste e o choque que matou a vítima.
Descarga elétrica mata estudante em parada de ônibus de Porto Alegre
Fonte: Terra
Postado por Meu Transporte às 09:40 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Governo pretende ampliar concorrência em linhas de transporte interestadual
O governo vai ampliar a concorrência nas linhas de transporte interestadual de passageiros. Novas empresas serão definidas por licitação. No dia 19 haverá audiência pública em Porto Alegre para elaboração do edital. Em todo o país existem hoje quase mil linhas de transportes entre Estados, mas nunca houve licitação. De acordo com a superintendente da Agência Nacional de Transportes Terrestres, Sônia Haddad, o governo vai agir mesmo onde já existe mais de uma empresa operando o serviço.
"Atualmente o sistema conta com 10% das linhas que tem concorrência. A ANTT mantém a concorrência e amplia em determinados trechos, como por exemplo Rio-São Paulo, hoje operado por quatro empresas, vai passar para cinco empresas", disse.
As linhas de Porto Alegre para outras capitais, como Florianópolis e Curitiba vão continuar com mais de uma empresa. As primeiras homologações das vencedoras devem ocorrer em fevereiro de 2012, se a previsão do edital for mantida para outubro, e se não houver questionamento na Justiça.
Apesar do crescimento do transporte aéreo de passageiros, as linhas de ônibus de longo percurso, de Estado para Estado, não perderam passageiros nos últimos anos, conforme estudo da ANTT.
Fonte: Correio de Notícias
Postado por Meu Transporte às 09:39 0 comentários
Marcadores: Brasil, Ônibus Interestaduais
Projetos de mobilidade de Natal não atendem exigências básicas do Ministério das Cidades
Nenhum dos projetos de obras de mobilidade urbana para a Copa do Mundo 2014 apresentados por Natal para atende as exigências básicas do Ministério das Cidades. Dos 55 projetos apresentados para captação do dinheiro do Fundo de Garantia, via Caixa Econômica Federal, apenas 38 foram contratados. Natal não é um deles. Alguns projetos estão tecnicamente condenados por problemas de orçamento básico.
O governo federal tem R$ 7,8 bilhões para financiar as obras, mas alguns projetos estão sendo reprovados. Mesmo os projetos contratados podem ter sua abrangência reduzida dramaticamente, caso a obra não seja entregue até dezembro de 2013.
O motivo para a rejeição de mais de 31% das propostas é a falta de competência técnica das prefeituras e governos estaduais que compõem as 12 sedes da Copa-2014, na elaboração correta das propostas e plano executivo das obras.
Natal parece ser o caso mais emblemático de incapacidade técnica para formatar um projeto de grande magnitude. O estádio é o mais atrasado de todas as sedes. As obras de mobilidade urbana foram desenhadas em 3 projetos para melhoria das vias públicas e construção de viadutos. Tudo a um custo de R$ 441 milhões, com financiamento de 85% por parte da CEF. Nenhum projeto atende as exigências básicas do Ministério das Cidades.
Além da capital potiguar, as cidades de Salvador, Brasília, Cuiabá, manaus e Recife também foram citadas entre as que não atendem as exigências básicas nos projetos.
Na opinião da diretora executiva da Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana, o governo vai mudar sua atitude a partir do programa que beneficiará cidades com mais de 700 mil habitantes. "Para evitar problemas de orçamentos tecnicamente comprometidos como no PAC da Copa por falta de inclusão de vários itens como impacto ambiental e reassentamento urbano, exigiremos isso com antecedência", explicou Luiza Gomide.
O programa de aceleração de crescimento para as 25 cidades com mais de 700 mil habitantes vai liberar R$ 18 bilhões para obras de transportes urbanos, nos próximos meses. "Nós vamos financiar o desenho do projeto. O prefeito terá de cuidar de seu plano diretor e seguir o protocolo a partir de suas necessidades estratégicas. Alguns projetos do PAC da Copa estão com contas abaixo do necessário. Agora, a soma não bate", concluiu Gomide.
Fonte: UOL
Share | Postado por Meu Transporte às 09:03 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Norte
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