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Recife: Secretarias de Cidades e Transportes, e Metrorec discutem mobilidade urbana
sábado, 13 de agosto de 2011Obras e estratégias para a melhoria do tráfego no Grande Recife serão debatidas na audiência pública da Comissão de Mobilidade Urbana da Assembleia Legislativa, agendada para a próxima quinta-feira (18). Entre os assuntos que serão abordados, haverá como enfoque principal o usuário de transporte público. Para alimentar o debate o encontro contará com a participação do secretário de Cidades, Danilo Cabral e o de Transportes, Isaltino Nascimento, além do superintendente do Metrorec, Ricardo Esberard. Outro ponto que deverá ser examinado são os corredores exclusivos e R$ 1,5 bilhão em investimentos para oferecer mais mobilidade, anunciados pelo governador Eduardo Campos.
A Comissão já havia se reunido na segunda-feira passada (08), no plenarinho da Alepe, com os sindicatos e associações de taxistas da RMR, para analisar os principais problemas e reivindicações do setor. Na oportunidade, o presidente do Sindicato dos Taxistas de Pernambuco, Everaldo Menezes, lembrou a falta de estrutura dos pontos de táxis do Grande Recife. “Tais locais não possuem iluminação necessária para garantir a segurança de motoristas e passageiros. A circulação dos táxis deve respeitar os limites municipais.” De pronto, o presidente da Comissão de Mobilidade Urbana, Sílvio Costa Filho(PTB), esclareceu que “o incentivo fiscal é outro ponto a ser considerado”. Para o parlamentar, o barateamento do custo dos veículos pode contribuir com a renovação da frota de táxis da Região Metropolitana.
Informações do Pernambuco.com
Postado por Meu Transporte às 08:57 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
Mato Grosso deve perder R$ 2,5 bilhões de obras de mobilidade urbana
Mato Grosso amargará perda de aproximadamente R$ 2,5 bilhões referentes ao plano geral do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que envolve obras estruturantes como as previstas no PAC Mobilidade Urbana. O corte dos recursos para o Estado foi definido em reunião da cúpula do Ministério dos Transportes, no final de julho, e conta com aval da presidente Dilma Rousseff (PT). O ajuste no orçamento, determinado pelo governo federal, tenta driblar junto à opinião pública arranhões causados à imagem do setor, esfacelado com episódio de denúncias de corrupção. O quadro se agravou para o Estado com a saída do ex-diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Luiz Antônio Pagot (PR), do comando da autarquia.
A falta de representatividade para defesa de obras para o Estado "pesou" na hora da decisão de fechar o mapa de destino de verba. A drástica cartada foi informada ao deputado federal Homero Pereira, via fonte do Ministério dos Transportes. O governador Silval Barbosa (PMDB) foi comunicado e estuda alternativa para minimizar o impacto. Mas o fato é que Mato Grosso deverá amargar um quadro de deficiências e limitações em projetos macro, muitos em plena execução. Ainda não há desenho completo sobre a lista total das obras que ficarão paralisadas. Mas existe esboço comprovando veto para liberação de recursos relativos as BRs 158, 163, 242 e ainda a BR 364 que corta Cuiabá e Várzea Grande.
Homero lidera proposta de formação de frente do Estado suprapartidária, com liderança do governador, que visa contornar o problema. Ele lançou recentemente a ação, prevendo um caminho árduo para o Estado após a perda de espaço junto ao Dnit. O parlamentar conta com parceria do coordenador da bancada federal mato-grossense, deputado Wellington Fagundes, também republicano. Reunião prevista para os próximos dias entre parlamentares e o governador discutirá plano para contrapor o governo federal. Mas a tarefa é difícil, porque partiu de Dilma a ordem dos cortes.
Pagot, que teve o nome envolvido no episódio, luta para assegurar investigação do caso. Quer provar sua inocência e conta com apoio do senador Blairo Maggi (PR). O caso que gerou a queda sequencial de representantes da área, a começar pelo ex-ministro dos Transportes, republicano Alfredo Nascimento, atingiu Pagot. A saída dele da autarquia atingiu o bom relacionamento mantido até então entre Maggi e a presidente da República. Está magoado com a dura posição adotada por ela sobre integrantes do PR, com foco especial sobre Pagot, que era seu indicado. O senador cobra explicações de Dilma após a conclusão das investigações, a cargo da Controladoria Geral da União (CGU), Auditoria Geral da União (AGU) e Polícia Federal.
A falta de representatividade para defesa de obras para o Estado "pesou" na hora da decisão de fechar o mapa de destino de verba. A drástica cartada foi informada ao deputado federal Homero Pereira, via fonte do Ministério dos Transportes. O governador Silval Barbosa (PMDB) foi comunicado e estuda alternativa para minimizar o impacto. Mas o fato é que Mato Grosso deverá amargar um quadro de deficiências e limitações em projetos macro, muitos em plena execução. Ainda não há desenho completo sobre a lista total das obras que ficarão paralisadas. Mas existe esboço comprovando veto para liberação de recursos relativos as BRs 158, 163, 242 e ainda a BR 364 que corta Cuiabá e Várzea Grande.
Homero lidera proposta de formação de frente do Estado suprapartidária, com liderança do governador, que visa contornar o problema. Ele lançou recentemente a ação, prevendo um caminho árduo para o Estado após a perda de espaço junto ao Dnit. O parlamentar conta com parceria do coordenador da bancada federal mato-grossense, deputado Wellington Fagundes, também republicano. Reunião prevista para os próximos dias entre parlamentares e o governador discutirá plano para contrapor o governo federal. Mas a tarefa é difícil, porque partiu de Dilma a ordem dos cortes.
Pagot, que teve o nome envolvido no episódio, luta para assegurar investigação do caso. Quer provar sua inocência e conta com apoio do senador Blairo Maggi (PR). O caso que gerou a queda sequencial de representantes da área, a começar pelo ex-ministro dos Transportes, republicano Alfredo Nascimento, atingiu Pagot. A saída dele da autarquia atingiu o bom relacionamento mantido até então entre Maggi e a presidente da República. Está magoado com a dura posição adotada por ela sobre integrantes do PR, com foco especial sobre Pagot, que era seu indicado. O senador cobra explicações de Dilma após a conclusão das investigações, a cargo da Controladoria Geral da União (CGU), Auditoria Geral da União (AGU) e Polícia Federal.
Fonte: Só Notícias
Postado por Meu Transporte às 08:51 0 comentários
Marcadores: Mato Grosso
Governo de São Paulo reduz investimentos do metrô em 58%
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
No primeiro semestre de 2011, o governo de Geraldo Alckmin (PSDB) reduziu em 58,2% os repasses à Companhia do Metropolitano de São Paulo e em 23,6% para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), em comparação com o mesmo período de 2010. Os dados constam no Sistema de Informação e Gerenciamento do Orçamento (SIGEO).
O saldo de investimentos nas duas companhias já vinha sendo reduzido há alguns anos. De 2008 a 2010, durante a gestão de José Serra (PSDB), apesar da previsão de gastos no Metrô de R$ 9,58 bilhões, o governo estadual investiu R$ 5,95 bilhões, 37,88% a menos. Somente em 2010, R$ 2,3 bilhões deixaram de ser repassados ao Metrô.
A CPTM, por sua vez, recebeu entre 2006 e 2010 cerca de R$ 4 bilhões em investimentos do governo estadual. No entanto, os repasses não foram suficientes para fechar as contas da companhia. A CPTM teve prejuízo líquido de R$ 419,22 mil em 2008 e R$ 353,62 mil em 2009. O balanço de 2010 ainda não foi apresentado.
De acordo com o presidente do Sindicato dos Metroviários de São Paulo (Metroviários-SP), Altino de Melo Prazeres Júnior, apesar da propaganda que o governo do estado faz da expansão da malha metroferroviária, os repasses às companhias não são suficientes para que a ampliação do transporte sobre trilhos seja feita com rapidez. “Há uma incoerência por parte do governo, porque os investimentos, a nosso ver, estão muito aquém do que deveria ser destinado [às companhias]”, defende.
A mesma opinião é compartilhada por Eluiz Alves de Matos, presidente do Sindicato dos Ferroviários de São Paulo. “Demorou-se muito para começar a investir no transporte sobre trilhos e o que se fez até agora ainda não é o suficiente”, alega.
Superlotação
Matos reconhece que nos últimos anos a estrutura e o serviço da CPTM melhoraram, no entanto, acredita que há muito que se fazer. O sindicalista afirma que ao mesmo tempo em que se melhorou o atendimento, a demanda de usuários também cresceu.
Nos últimos dez anos, a quantidade de passageiros transportada pela CPTM cresceu 46,7%, indo de 1,5 milhão de usuários por dia em 2001 para 2,2 milhões neste ano. Já o Metrô, em 2011, foi considerado o mais lotado do mundo pela CoMet – comitê que reúne os maiores metrôs do mundo –, por transportar diariamente uma média de 3,6 milhões de usuários.
Prazeres afirma que a falta de investimentos, além da demora na conclusão da expansão, é refletida também na operação das companhias, como na falta de funcionários e no aumento de falhas nos equipamentos de via e nos trens.
Segundo ele, o crescimento do número de usuários não foi seguido pelo aumento de funcionários. “O funcionário paga o preço [da falta de investimento] também, é uma situação muito crítica”, explica.
Levantamento do Metroviários-SP aponta que hoje o Metrô possui um agente de segurança para cada 3 mil usuários.
Urgência
Para Prazeres, a superlotação dos trens é uma prova da necessidade de se priorizar o investimento para ampliação da rede metroferroviária e melhoria do serviço. “Na verdade, faltam investimentos em décadas. O que está sendo feito hoje é importante, mas ainda é pouco”, defende.
Atualmente, as linhas 4-Amarela, 5-Lilás e 2-Verde estão em obras de expansão. Alckmin também assinou, no último dia 30 de julho, o contrato para implantação da linha 17-Ouro, que deverá ser concluída até 2015. Ainda estão em fase de projeto as linhas 6-Laranja, 15-Branca e 18-Marrom do Metrô. “A previsão é de que daqui a 20 anos se conclua toda a expansão, mas não dá para esperarmos tanto tempo”, pondera o presidente do Metroviários-SP.
No caso da CPTM, a estimativa da Secretaria de Transportes Metropolitanos (STM) é de que a rede ferroviária passe dos 260 km atuais para 304 km em 2014.
O governo do estado, na avaliação de Prazeres, deveria deixar de priorizar a realização de grandes obras viárias, como túneis, viadutos e grandes avenidas, destinadas ao transporte individual e destinar mais recursos para o transporte público. “ A solução para a mobilidade urbana de São Paulo é o transporte público de qualidade, através do Metrô e da CPTM”, completa Matos.
O presidente do Metroviários-SP também ressalta a importância da participação popular no planejamento do transporte público de São Paulo. “O planejamento deveria ser discutido com a sociedade, porque não adianta se ter um investimento pesado em transporte se o plano for decidido por um governo e não for seguido pelo próximo que o substituirá”, pondera.
Informações: Correio do Brasil
Postado por Meu Transporte às 19:23 0 comentários
Marcadores: São Paulo, trem/metrô
Metrô de Teresina vai ter duas novas estações
O metrô possui 15,1 quilômetros de extensão e nove estações. Para uma melhor qualidade no atendimento aos usuários será feita até o fim do ano obras de complementação, que visam à melhoria das estações e dos entornos da linha férrea. Na reforma inclui a construção de sarjetas de drenagem, revestimentos de costa, o que evita desmoronamento de terra sobre a linha do metrô e a vedação da linha em alguns bairros, onde não existem muros de proteção. “A construção de muros no entorno da linha irá garantir uma segurança maior para as pessoas que residem e trafegam próximo à linha do metrô”, explica o diretor.
Oito estações passarão pela reforma, onde será feita a recuperação da cobertura, das instalações elétricas e hidráulicas, além da troca de piso e pintura. A ordem de serviço já foi dada e a recuperação das estações já foi iniciada no bairro Renascença.
Fonte: Clica Piauí
Postado por Meu Transporte às 19:22 0 comentários
Marcadores: Piauí, trem/metrô
Cidade de São Paulo terá (Roda SP) linha turismo
Para participar do programa, o turista teria de comprar um ingresso no valor de R$ 10, válido por todo o dia para embarque e desembarque nos pontos de parada do ônibus. Durante a viagem, os passageiros poderiam ouvir áudios em português, inglês e espanhol sobre a história e os atrativos da região.
Os primeiros roteiros experimentais do Roda SP começaram no dia 20 de julho na Serra da Mantiqueira: os ônibus levaram os turistas de Campos do Jordão gratuitamente para conhecer os principais pontos turísticos do município e de cidades vizinhas.
Entre os dias 6 e 7 de agosto, os veículos estiveram no Vale do Ribeira, à disposição de mais de 200 mil turistas que visitaram Iguape para a Festa do Senhor Bom Jesus de Iguape. Até o dia 18 de agosto eles estarão na Serra da Mantiqueira, contemplando Aparecida e outras cidades que não foram incluídas nos roteiros da primeira edição. Em seguida, os ônibus vão atender ao mais de um milhão de turistas na Festa de Peão de Boiadeiro de Barretos, interior do estado.
Fonte: Diário do Grande ABC
Postado por Meu Transporte às 09:19 0 comentários
Marcadores: São Paulo
No Recife, Cartão VEM Comum já se encontra à venda
Uma grande iniciativa para os usuários comuns do sistema de transporte do Recife e Região Metropolitana, o Cartão VEM Comum já é comercializado nos postos de recarga do VEM, este cartão visa primeiramente acabar ou diminuir o fluxo de dinheiro dentro dos ônibus, na qual diminuiria e muito os assaltos aos coletivos, além de melhorar o embarque, pois com o cartão o usuário não ficaria preso na catraca esperando o troco por exemplo, sem falar que em muitas vezes nem troco tem, isso é visto com freqüência nas linhas de anel B, onde as tarifas custam R$ 3,10 e haja moedas para os operadores, o cobrador Josenildo Rodrigues, relata que não tem moeda suficiente, e que em muitas situações o usuário desce pela frente por falta de troco.
Ponto Negativo
Ainda em testes, porém com uma baixa procura, o Cartão VEM Comum não oferece nenhuma vantagem a mais além de não precisar pagar a tarifa em dinheiro, ou seja, não existe nenhum desconto para quem paga as tarifas por antecedência.
Especialistas de transporte ouvidos pelo Blog Meu Transporte relataram que se tivesse algum desconto, a procura seria maior, para eles quem ganha mais com o VEM Comum são as empresas, que teriam renda antecipada, diminuição nos assaltos, embarques mais rápidos e mais controle nas demandas.
Se não tiver nenhum desconto, o Cartão VEM Comum não terá muito sucesso, sem falar que nos pontos de ônibus, ainda é possível encontrar cambistas vendendo vale-transportes à R$ 1,90 e não dá pra quem quer, ou seja, é preciso incentivar o usuário a adquirir o cartão, porém com descontos e vários pontos de recargas.
Como adquirir
No Posto de Carregamento do Vem situado à Praça Maciel Pinheiro, 342 – Boa Vista de segunda a sexta-feira das 07:30hs às 19:00hs.
A aquisição será feita com a compra mínima de R$ 25,00 em créditos.
O Cartão tem algum Custo?
Não, porém só poderá ser adquirido através de uma carga igual ou maior que R$ 25,00
O Cartão é recarregával?
Sim, e o carregamento só poderá ser realizado no Posto de Atendimento situado a Praça Maciel Pinheiro, 342- Boa Vista
É Possível acompanhar o Saldo do Cartão?
Sim. O saldo pode ser acompanhado nos validadores dos ônibus ou nos validadores do Posto de Atendimento do Vem na Praça Maciel Pinheiro, 342 – Boa Vista.
O VEM Comum tem garantia?
A garantia deste cartão é de 90 (noventa) dias, a contar da data da primeira carga, observado os cuidados específicos listados no item abaixo. Confirmado a existência de problemas, o cartão será trocado gratuitamente e os créditos eletrônicos remanescentes serão transferidos para o novo cartão dentro do prazo de 04(quatro) dias desde que o cartão esteja com os dados da sua numeração legível possibilitando sua identificação no sistema.
O VEM Comum pode ser utilizado mais de uma na mesma viagem?
Sim, pois é um cartão que não está vinculado a qualquer benefício social, por isso não tem restrição de uso. Podendo ser usado quantas vezes forem necessárias até o limite do saldo de crédito existente no mesmo, inclusive por mais de uma pessoa na mesma viagem.
Blog Meu Transporte
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Postado por Meu Transporte às 09:18 2 comentários
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