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Três empresas seguem na licitação do transporte público do Distrito Federal
sexta-feira, 26 de outubro de 2012
O resultado do processo de licitação do novo modelo do Sistema de Transporte Público Coletivo (STPC), que inclui a renovação da frota de ônibus do DF, foi divulgado na tarde desta quinta- feira (25/10). Três empresas de ônibus tiveram a documentação aprovada pela Comissão de Licitação do Governo do Distrito Federal e seguem na concorrência. São elas: Cidade Brasília, Pioneira e São José.
A Comissão encerrou a etapa de habilitação das empresas que entregaram suas propostas e documentação no dia 14 de setembro de 2012.
A partir da publicação do resultado as concorrentes terão cinco dias para fazer apelação à Comissão, mais cinco dias para contra-argumentação. Em seguida haverá a publicação dos resultados dos recursos e as empresas terão mais cinco dias para para apelar ao Secretário de Transportes. Por fim será feita a publicação da decisão do Secretário de Transportes e a abertura das propostas financeiras.
Confira abaixo como ficou a situação de cada empresa:
Concorrente
Cidade Brasília
Situação
Habilitada
Razão
Documentação OK
Bacias Pretendidas
1,3 e 4
Concorrente
Pioneira
Situação
Habilitada
Razão
Documentação OK
Bacias Pretendidas
1,2,3,4 e 5
Concorrente
Consórcio Brasília
Situação
Inabilitada
Razão
Certidão de Débitos cancelada pela Receita Federal
Bacias Pretendidas
1,3 e 4
Concorrente
Consórcio DF
Situação
Inabilitada
Razão
Balanço em desacordo com o edital
Bacias Pretendidas
3
Concorrente
Viplan
Situação
Inabilitada
Razão
Falta de certidões
Bacias Pretendidas
1,2,3,4 e 5
Concorrente
Santos &Pradela
Situação
Inabilitada
Razão
Atestado técnico não homologado
Bacias Pretendidas
1,2,3,4 e 5
Concorrente
São José
Situação
Habilitada
Razão
Documentação OK
Concorrente
Vera Cruz
Situação
Inabilitada
Postado por Meu Transporte às 08:18 0 comentários
Marcadores: Distrito Federal
Começa a integração de metrô e ônibus na cidade de Canoas
Desde de ontem, os canoenses contam com mais uma opção de integração intermodal no município. Com o termo de cooperação técnica assinado, na sala Edgar Braga da Fontoura, no Paço Municipal, os usuários dos ônibus de Canoas e da Trensurb poderão contar com o benefício de integração ônibus-trem.
De acordo com a Trensurb e a Metroplan, a redução no valor da passagem chega a 35,85%. O usuário que pagava os R$ 4,35 - a soma dos R$ 2,65 da passagem urbana mais R$ 1,70 do bilhete da Trensurb - passará a pagar R$ 3,50 com esta unificação - e terá uma economia de R$ 0,85. Os usuários poderão realizar a integração entre as linhas de ônibus municipais e o metrô utilizando o cartão TEU.
Durante a reunião de assinatura do termo, o prefeito municipal Jairo Jorge lembrou que, em 2009, os municípios da região e a Trensurb firmaram termo em busca da integração.’’ As melhorias em mobilidade no município iniciaram em março de 2009. O bilhete único é questão essencial, e a experiência iniciada em Canoas a partir de agora será um bom laboratório para se dar os primeiros passos rumo à implantação de um sistema tarifário que integre todos os modais da região’’, disse Jairo Jorge.
Unificação tarifária
O diretor-presidente da Trensurb, Humberto Kasper, afirmou que o processo dá continuidade a uma série de ações para a integração do transporte na região metropolitana, e que a empresa metroviária busca integrar à sua operação os grandes sistemas de bilhetagem da região, TEU e TRI (de Porto Alegre). Segundo Kasper, a integração em Canoas é um passo rumo a solução definitiva e, a médio prazo, caminha-se para a unificação tarifária como já ocorre entre o metrô e as linhas rodoviárias da Capital.
Passo para integração total
Mais economia, mais conforto, pensando sempre no usuário. Assim o secretário de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano do Estado, Luiz Carlos Busato, resumiu o resultado do trabalho integrado pelas esferas municipal, estadual e federal. Ele também reforçou que a integração implantada em Canoas é mais um passo para integração total na região metropolitana.”
Crescimento e inovação
Diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher afirmou aos presentes que ‘‘sem integração não crescemos como rede de cidades, não crescemos na inovação tecnológica’’. Presentes ao ato de assinatura o secretário estadual de Obras Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato; presidente da Trensurb, Humberto Kasper; secretário municipal de Transporte e Mobilidade, Fábio Cannas; diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher; diretor da Sogal, Osório Biazus; diretor da Associação de Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Sérgio Tadeu.
Informações: Diário de Canoas
Postado por Meu Transporte às 08:06 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul, trem/metrô
No Recife, Linha Brasilit terá itinerário alterado visando ganho de tempo aos usuários
A linha 433 – Brasilit terá o seu itinerário alterado, a partir de sábado (27/10), para evitar os engarrafamentos próximos à ponte na Avenida Caxangá. Com as mudanças, no sentido cidade/subúrbio, os usuários ganharão tempo de viagem e mais passageiros serão atendidos.
Dois pontos de embarque e desembarque serão implantados ao longo do novo itinerário da linha. Os usuários poderão pegar os ônibus em uma nova parada fixada na Rua Abatiá e outro na Avenida Barão de Bonito.
A 433 - Brasilit deixará de atender a Avenida Caxangá nos trechos da Rua General Polidoro até o retorno Avenida Afonso Olindese e à Rua Padre Ferreira; e do referido retorno até o cruzamento com a Rua Engenheiro Vasconcelos Bitencourt. Também deixará três paradas na Caxangá e uma no início da Rua Barão de Bonito.
Os usuários serão informados das mudanças através de cartazes nos ônibus e nas paradas. Para quaisquer informações, o Consórcio está à disposição, através da Central de Atendimento ao Cliente, pelo número 0800.081.0158.
Postado por Meu Transporte às 07:55 0 comentários
Marcadores: Pernambuco
BNDES aprova financiamento a mais três estados no valor de R$ 2,7 bilhões
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou nesta quarta-feira (24), por meio do Programa de Apoio ao Investimentos dos Estados e Distrito Federal (Proinveste), três novas operações de financiamento no valor total de R$ 2,76 bilhões. Os investimentos aprovados beneficiarão os estados de São Paulo, do Ceará e do Tocantins.
Com essas operações, o Programa Proinveste contabiliza um total de R$ 5 bilhões em financiamentos aprovados a seis estados. Anteriormente haviam sido beneficiados os estados de Santa Catarina, do Maranhão e de Minas Gerais.
O BNDES Proinveste, lançado em junho deste ano, tem por objetivo ampliar a capacidade de investimentos realizados pelo setor público. Com prazo total de 240 meses, a operação terá custo financeiro de Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP - atualmente em 5,5% ao ano) mais remuneração do BNDES de 1,1% ao ano, de acordo com as regras do Proinveste.
Segundo nota divulgada pelo BNDES, do montante aprovado, caberá ao estado de São Paulo R$ 1,95 bilhão para execução de projeto de mobilidade urbana, logística e transporte; para o Tocantins serão destinados R$ 553 milhões, voltado para implementação de programas de desenvolvimento integrado constantes no Plano Plurianual de Investimentos do Estado para o período 2012/2015; e para o Ceará foram aprovados R$ 250 milhões para refinanciamento de operações contratadas no Programa Emergencial de Financiamento (PEF), criado em 2009 para compensar a diminuição de arrecadação dos estados.
O BNDES esclareceu que os limites dos valores das operações por estado foram definidos pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), com base na Resolução nº 4.109, de 5 de julho de 2012.
O projeto de São Paulo contempla dois programas do Plano Plurianual do Estado: ampliação, recuperação e modernização da malha rodoviária e expansão, modernização e operação do transporte metroviário.
No transporte metroviário, a operação de financiamento destina-se à expansão da Linha 5 do metrô de São Paulo, no sentido nordeste, ligando a Estação Largo Treze de Maio, no centro do bairro de Santo Amaro, à Estação Chácara Klabin, no mesmo bairro, onde se dará a integração com a Linha 2 (Verde).
No transporte rodoviário, os recursos serão aplicados na implantação do projeto Nova Tamoios, que tem por objetivo ampliar a capacidade de tráfego da principal via de ligação entre a região do Vale do Paraíba e o Litoral Norte do estado, além de desviar o tráfego rodoviário do interior do perímetro urbano central de São Sebastião e Caraguatatuba.
A estimativa de empregos diretos gerados com os empreendimentos é cerca de 9,5 mil na fase de implantação do projeto e de 880 na operação da Linha 5 do Metrô em 2013. Também serão criados em torno de 11 mil empregos indiretos na fase de implantação e operação.
O financiamento aprovado para o Tocantins tem por objetivo a implementação de projetos de infraestrutura de transporte, com a pavimentação e duplicação de rodovias, capaz de integrar as regiões do estado e elevar a capacidade de escoamento de produtos. O projeto inclui ainda investimentos em infraestrutura de saúde, com a implantação de nova unidade hospitalar de média e alta complexidade, incluindo a oferta de tratamento oncológico.
Já no Ceará os R$ 250 milhões aprovados serão utilizados para refinanciar, em condições mais favoráveis, os recursos tomados no âmbito do Programa Emergencial de Financiamento. Com isso, o estado terá maior fôlego em suas finanças para a realização de novos investimentos.
Informações: DCI
Postado por Meu Transporte às 07:51 0 comentários
Marcadores: Ceára, Santa Catarina, São Paulo, Tocantins, trem/metrô
Governo de Minas apresenta ônibus a gás para transporte em Belo Horizonte
quinta-feira, 25 de outubro de 2012
O governador de Minas Gerais autoriza nesta quarta-feira (24), na Cidade Administrativa, a celebração de convênio para o projeto piloto que irá testar um ônibus movido a gás natural no transporte público na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A iniciativa é uma parceria entre a Companhia de Gás de Minas Gerais (Gasmig), a Secretaria de Estado de Transportes e Obras (Setop), a montadora Iveco e o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros Metropolitano (Sintram).
O ônibus começa a circular na segunda-feira (29), na linha 1280 Lindeia – Via Cidade Industrial – Belo Horizonte, operada pela empresa Turilessa. O modelo foi desenvolvido na Europa e será testado pela primeira vez no Brasil, por meio do projeto piloto empreendido em Minas para avaliar o comportamento do veículo nas condições reais do país.
Todo o combustível utilizado pelo ônibus durante seis meses será fornecido, sem custo, pela Gasmig. “Esta é uma das iniciativas da Gasmig para incentivar a utilização do gás natural em veículos pesados e que poderá contribuir para uma melhora significativa da qualidade do ar na região metropolitana”, aposta João Vilhena, presidente da Companhia de Gás de Minas Gerais. Vilhena destaca, ainda, a importância do apoio do Governo Estadual ao projeto e lembra que o combustível já é amplamente utilizado no transporte público de passageiros em países da Europa, como França, Itália, Espanha e Inglaterra, e nos vizinhos Venezuela, Argentina e Colômbia.
Menos custos, ruídos e emissões
Além do benefício da redução do custo operacional, que poderá variar de 10% a 30%, reduzindo, futuramente, as tarifas do transporte, os veículos movidos a gás natural apresentam um nível de ruído de seis decibéis abaixo do nível emitido pelo mesmo modelo de veículo a diesel.
Com relação ao meio ambiente, os ganhos são ainda mais expressivos em comparação ao modelo a diesel. Os motores a gás natural emitem 95% menos óxido de nitrogênio, substância que causa chuva ácida e agride a camada de ozônio, e 99% menos material particulado (poeiras, fumaça e partículas sólidas). E, ao contrário do diesel, a queima do gás natural não produz óxido de enxofre e elimina 22% menos gás carbônico no ar.
O Eurorider é um ônibus urbano, 4×2, movido a GNV, com motor FPT Cursor 8, câmbio automático e suspensão pneumática, desenvolvido na Europa. Ideal para aplicações rodoviárias e, futuramente, urbanas, o Iveco Eurorider tem capacidade para 42 passageiros sentados, além do motorista, mais 35 em pé. Na Europa, há cerca de 3 mil ônibus urbanos da Iveco em circulação. A montadora já comercializou mais de 12 mil unidades desses veículos em diversos países. A América do Sul é hoje o foco da Iveco na introdução dessa tecnologia.
Informações: uipi.com.br
Postado por Meu Transporte às 14:17 0 comentários
Marcadores: Minas Gerais
Câmara de Curitiba aprova fim da função dupla de motoristas de ônibus
A Câmara Municipal de Curitiba aprovou nesta quarta-feira (24) o projeto de lei que proíbe a função dupla de motoristas de ônibus de Curitiba. A proposta de autoria do vereador Denílson Pires (DEM) passou em segundo turno pelo plenário e deve ainda receber a redação final antes de ser encaminhada para apreciação do Poder Executivo. A discussão sobre o tema se prolongou e a sessão chegou a ser estendida.
O projeto já havia sido aprovado em primeiro turno no dia 19 de abril de 2012, porém a segunda votação foi adiada por sete sessões no dia seguinte. O pedido foi feito pela bancada de oposição para que alterações fossem feitas no texto da lei, mas a proposição demorou seis meses para voltar à pauta do plenário por seguidos pedidos de adiamento.
“Além do desemprego, esse modelo fere o Código de Trânsito e é uma reivindicação antiga, justa e plausível da categoria”, justificou Pires ao G1. Pela lei, as empresas concessionárias de serviços de transporte coletivo da cidade não podem incumbir os motoristas de, simultaneamente, cobrar passagem e conduzir o veículo.
No caso de descumprimento, a primeira sanção é uma advertência escrita, com prazo de 30 dias para apresentação de defesa. A segunda infração deve acarretar multa de R$ 10 mil, e após o trânsito em julgado, em caso de nova reincidência, a permissão pode ser cassada pela Prefeitura. As empresas devem ter 120 dias para adequação a partir da publicação da lei.
Repercussão
Atualmente, 131 ônibus circulam em Curitiba com motoristas exercendo a função dupla. De acordo com o Sindicato dos Motoristas e Cobradores de Curitiba (Sindimoc), os 800 motoristas submetidos a este regime recebem acréscimo salarial de 10%, o que gira em torno de R$ 150 nos meses “cheios” dos trabalhadores. “Essa categoria tem um nível de stress muito alto, e um dos fatores que vêm contribuindo muito é a dupla função”, apontou o presidente do Sindimoc, Anderson Teixeira.
O possível fim da função dupla também agradou aos usuários do transporte coletivo, que reclamavam dos problemas que a situação acarretava. “A gente pega ônibus cheio todos os dias, ônibus lotado porque o motorista para pra dar troco, às vezes tem muita gente para contar moeda. A gente sempre acaba esperando muito tempo, e chega a pegar ônibus com 20, 30 minutos de atraso”, reclama a passageira Priscila Glick. Opinião compartilhada pela também passageira Eliane Maneiro. “A função do motorista é cuidar do trânsito, ainda mais do que jeito que está”, acrescentou.
Informações: G1 Paraná
Postado por Meu Transporte às 14:17 0 comentários
Marcadores: Paraná
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