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Licitação do transporte de Campinas atrasa e valor será alterado

terça-feira, 11 de julho de 2023

A entrega do edital corrigido para a nova licitação do transporte público de Campinas atrasou e o valor previsto inicialmente em R$ 7,6 bilhões para o período de 15 anos será alterado. O prazo era 18 de junho, pois em 10 de maio, o Tribunal de Contas de São Paulo (TCE-SP) determinou correções de itens para retomada dos trabalhos, com prazo de um mês e uma semana para adequações.

Segundo a Secretaria Municipal de Administração, o valor total da licitação será alterado em função de modificações de custo e elaboração de novas planilhas, mas ainda não existe estimativa sobre o novo preço.

Os estudos são realizados pela Emdec e secretarias de Transporte, Administração e Justiça, com apoio da Fipe.
Após ser publicado, o documento deve ficar disponível para consulta das empresas por 45 dias úteis. Caso não haja novos adiamentos, o edital deve ser concluído em meados de setembro.

Se alguma empresa ou interessado continuar a discordar de conteúdos do documento sobre a proposta para os serviços de transporte, é possível que haja nova representação junto ao TCE-SP para análise e o prazo seja estendido mais uma vez.

A mudança do valor da licitação vai acontecer porque, entre os 14 apontamentos do TCE-SP, estão a necessidade do edital usar bases salariais recentes, detalhar e expor com maior transparência a memória de cálculo da projeção de demanda, além de excluir os serviços de transporte seletivo, que segundo a Emdec, trata-se de um serviço que possui “tarifa e conforto diferenciados, de acordo com regulamentação específica a ser estabelecida em decreto”.

As ofertas para a prestação do serviço precisam prever a adoção de frota do sistema BRT, além de veículos modernos e confortáveis.

O contrato da licitação é válido por 15 anos, prorrogáveis por mais 5, com ônibus novos, mais confortáveis, silenciosos e menos poluentes, um serviço com menos tempo de espera nos pontos, todos os veículos com ar-condicionado, Wi-fi, tomadas com conexão USB, câmeras, GPS e computador de bordo.

Informações: CBN
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BRT Rio entra na campanha de conscientização sobre a vacinação infantil

“Criança vacinada, criança protegida! Leve seu filho ao posto”. Com essa mensagem nos ônibus do sistema BRT, a Prefeitura do Rio, por meio da Mobi-Rio e da Secretaria Municipal de Saúde, começa nesta segunda-feira (10/7) uma campanha de conscientização sobre a vacinação infantil. O objetivo é sensibilizar as famílias da importância de levar as crianças aos postos de saúde para tomar as vacinas obrigatórias e manter a caderneta de vacinação em dia.

A frota dos três corredores (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica) vai rodar com a mensagem por bairros das zonas Norte e Oeste. Pelo sistema, em dia útil, circulam 328 mil passageiros.

– Vamos aproveitar essa oportunidade de poder informar milhares de pessoas diariamente para conscientizar a população sobre esse tema tão importante que é a vacinação – afirma a presidente da Mobi-Rio, Claudia Secin.
Dados do Observatório Epidemiológico da Cidade do Rio de Janeiro (EpiRio) apontam que a baixa adesão à vacinação tem se repetido em crianças e adolescentes cariocas ao longo dos últimos anos, o que pode provocar a volta de doenças prevenidas por vacinas, algumas até já consideradas erradicadas anteriormente.

– Vacinação é um tema multissetorial. É muito importante o envolvimento de toda a sociedade para o resgate das coberturas vacinais, principalmente as infantis. A cidade do Rio conta com 240 pontos de vacinação para atender os cariocas. Vacinas salvam vidas – esclarece o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz.

Informações: Prefeitura do Rio
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Tarifa de ônibus volta a R$ 4,50 em BH a partir deste sábado

segunda-feira, 10 de julho de 2023

A tarifa de ônibus volta a custar R$ 4,50 em Belo Horizonte a partir deste sábado (8), após mais de dois meses a R$ 6.

A redução da passagem foi acordada entre a prefeitura e a Câmara Municipal, que, juntas, vão repassar R$ 512,7 milhões às empresas do transporte coletivo.

A remuneração complementar será calculada com base na produção quilométrica – quanto mais viagens a concessionária realizar dentro do horário e do itinerário previstos, mais dinheiro ela deve receber.

Apesar da queda na tarifa de referência, a das linhas circulares e alimentadoras não vai ficar mais barata. O valor tinha subido de R$ 3,15 para R$ 4,20 em abril e, mesmo com o pagamento do subsídio, continuará em R$ 4,20. Já os ônibus de vilas e favelas vão continuar gratuitos.

Novas tarifas de ônibus em BH


A tarifa de algumas linhas suplementares também muda a partir deste sábado. As que custavam R$ 4,80 passam para R$ 4,20; as de R$ 6 vão para R$ 4,50, e as de R$ 2,20 passam a custar R$ 2.

A lei que prevê o subsídio para as empresas de ônibus também estabelece gratuidades para públicos específicos (veja abaixo). No entanto, esses benefícios não começam a valer desde já. A prefeitura ainda vai publicar portarias com as regras para a aplicação da tarifa zero.
  • passe livre estudantil integral para os beneficiários;
  • gratuidade para pessoas em deslocamento para consultas e procedimentos médicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prioritariamente pacientes oncológicos;
  • auxílio de transporte para famílias em situação de extrema pobreza;
  • auxílio de transporte para o deslocamento de mulheres em situação de violência até a rede de serviços de atendimento às vítimas.

A legislação ainda determina aumento de 10% nas viagens realizadas pelas concessionárias até o fim deste ano, de 21.700 para 23.870 por dia.

Segundo a prefeitura, já neste sábado, serão 155 novas viagens em 104 linhas. O novo quadro de horários pode ser acessado aqui.

Informações: G1 MG
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Porto Alegre terá 86 viagens a mais no transporte coletivo a partir desta segunda-feira

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Smmu) e a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa ampliação de 86 viagens nos consórcios Mais e Viva Sul para início da operação nesta segunda-feira, 10. A ação faz parte do pacote que o secretário municipal da Mobilidade Urbana, Adão Castro Júnior, divulgou no dia 29 de junho durante evento na Capital. Das 300 viagens anunciadas, 145 já foram disponibilizadas à população. 

Serão acrescidas 13 viagens nas linhas do Consórcio Mais e 73 nas do consórcio Viva Sul. “Essa é mais uma fase importante do Mais Transporte e o maior aumento é para as linhas da Restinga, pois houve um incremento de demanda e, após análise e conversas com a comunidade, nossas equipes prepararam um pacote para qualificar o atendimento dos passageiros que utilizam o transporte na região”, destaca o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior. 

No Consórcio Viva Sul, haverá ampliação em sete linhas: a linha 209 - Restinga terá incremento de 18 viagens, nove por sentido. A linha 210 - Restinga Nova terá aumento de 11 viagens por sentido, com ampliação total de 22 horários. A linha 211 - Restinga Velha passará a assumir as viagens da linha M10 - Restinga Nova Via Velha, com operação até a meia-noite, no sentido Centro/bairro.

A melhoria vai proporcionar que as três linhas em questão circulem até mais tarde no sentido Centro/bairro. A linha 209 circula até as 19h50 e passará a ir até as 22h05. A última viagem da 210 é às 19h e vai até as 23h35, e a linha 211 atende até as 22h05 e vai ampliar até a meia-noite. Devido à alteração, a M10 passa a atender a partir das 23h10 até as 3h59 no sentido Centro/bairro, com cinco viagens por sentido.
A linha 165 - Cohab aumentará seis viagens por sentido, contabilizando 12 a mais; a linha 216 - Restinga Glória vai dispor de mais cinco viagens por sentido. A linha 110 - Restinga Nova / Tristeza terá aumento de quatro no sentido Centro/bairro e cinco no sentido bairro/Centro. A linha 1102 - Restinga/Barra terá incremento de duas viagens em horário de pico no turno da tarde, no sentido Centro/bairro. Além da ampliação, a linha terá outra alteração. Atualmente, sai do sentido bairro/Centro, no horário das 7h08, mas deixará de fazer este horário e será substituída pela linha 110, que sairá no horário das 7h06 e seguirá até o Centro Histórico.

Serão incrementadas viagens em três linhas do Consórcio Mais: a linha 344 - Santa Maria vai ter acréscimo de quatro por sentido, passando a ter oito viagens a mais; a linha 3441- Santa Maria/Clemente Pereira terá aumento de duas por sentido, contabilizando quatro ao todo; a linha 3442 - Santa Maria/3ª Perimetral é uma linha circular e contará com ampliação de uma viagem.

Decreto Mais Transporte - Na quinta-feira, 6, foi publicado no Diário Oficial de Porto Alegre (Dopa) decreto que institui o Programa Municipal de Reestruturação e Qualificação do Sistema Municipal de Transporte Público e de Circulação (SMTPC) – Mais Transporte. 

O programa, lançado em abril de 2022, tem como objetivo qualificar o sistema de transporte, melhorando a acessibilidade, segurança, sustentabilidade, eficiência e eficácia na prestação dos serviços e transparência nos serviços prestados.

Informações: Infonet
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Com nova tecnologia, frota de Aracaju já tem biometria facial

No começo do mês de junho, foi anunciado que o Setor de Transporte Público Coletivo teria um aliado para dar mais celeridade ao serviço de mobilidade: a biometria facial. Essa nova tecnologia para quem utiliza as Gratuidades como Escolar, Idosos, Pessoas com Deficiência ou servidores públicos (Policiais, Correios e outros), retira a utilidade do finger (reconhecimento pelo dedo) e já faz a autenticação pelo rosto do passageiro na hora da validação.

Prático e rápido, a biometria facial também é uma aliada para garantir o direito daqueles que realmente têm direito, evitando as fraudes. A biometria lê e identifica o usuário titular do cartão. Os novos equipamentos passaram por testes durante o mês de maio e já conseguiram identificar, infelizmente, em 30 dias 200 casos de fraudes no uso do cartão de estudante.
A biometria facial é um avanço tecnológico para gerar mais praticidade e assegurar o direito à gratuidade. Não é necessário recadastramento, basta passar pela catraca que o sistema reconhece a partir da imagem capturada se é usuário daquela gratuidade. Para melhor adaptar os usuários a biometria facial, como foi informado pela Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (SMTT) em junho, a partir deste mês de julho, os usuários do cartão Mais Aracaju Escolar estarão recebendo mensagens de alerta nos casos de utilização irregular. Vamos entender os procedimentos da fase de adaptação:

1 – Se uma pessoa usar o cartão Mais Aracaju Escolar de outro usuário, a biometria facial identificará que a imagem captada difere da pessoa cuja foto foi registrada no momento do cadastro do benefício.

2 – Nessa fase de adaptação, o cartão NÃO é bloqueado de imediato, nem tampouco os créditos adquiridos no caso do cartão Escolar.

3 – Contudo, uma mensagem será enviada ao canal de contato do usuário informando sobre o prazo de sete dias para o comparecimento à Sede da Aracajucard, localizada no CEAC da Rua do Turista, onde o mesmo será advertido quanto a ocorrência, com a assinatura de um termo de responsabilidade para uso intransferível.

4 – Caso o usuário não atenda a solicitação comparecendo à Aracajucard, posteriormente aos sete dias, no caso dos estudantes, conforme mensagem de alerta enviada, a compra de créditos estará bloqueada, sendo inclusive informada por aviso nos canais de aquisição de recargas (aplicativo, CEAC).

5 – A fase de adaptação ainda não envolve procedimentos para as gratuidades totais.

Informações: Infonet
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Subúrbio de Salvador terá teleférico panorâmico como transporte

O Subúrbio Ferroviário de Salvador pode ter um teleférico panorâmico como meio de transporte. A novidade foi confirmada pela presidente da Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF), Tânia Scofield, nesta quinta-feira (06). Em entrevista ao portal iBahia, ela explicou que o estudo de viabilidade econômica financeira já está em andamento e só foi possível por meio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDS).

Já na fase final, o estudo revela que é viável a construção das estruturas na capital baiana. Ainda segundo a representante da instituição, o que também está sendo analisado - no momento - é o custo da obra e os impactos ambientais. Por isso, somente com o projeto base pronto é que será avaliada a real execução da obra.

"A gente está concluindo o projeto básico, para a partir do projeto básico, a gente ter esse orçamento - que entra não só as obras civis, que são todas aquelas torres que sustentam o teleférico. Mas, as obras eletromecânicas", explicou Tânia.

A implantação deste meio de transporte integra o Plano de Mobilidade de Salvador (Planmob). O prefeito Bruno Reis foi ao México em 2021, a convite do Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), para conhecer as soluções de transporte criadas no país e acabou trazendo a ideia do teleférico. Se concretizado, o modal soteropolitano terá 4 estações divididas em um trecho de 4,3 quilômetros.

Será preciso ainda a construção de 26 torres de sustentação e implantação de inúmeras cabides, que comportam 12 passageiros por bonde. A expectativa é realizar o transporte de 4 mil pessoas por dia. A tarifa também foi analisada e ela deve ser incluída no sistema de integração atual. Vale ainda pontuar que se a obra for iniciada em 2024, a previsão de conclusão é 15 a 18 meses.

"Ele é um meio de transporte para os moradores do Subúrbio Ferroviário... Vai ter uma estação na Suburbana, ali em Praia Grande; outra estação no alto ali no Alto da Terezinha e Rio Sena; outra estação no bairro de Pirajá, que é também outro bairro que se comunica com a cidade e a outra que fica em Campinas de Pirajá. Tudo em cerca de 8 minutos".

Execução do estudo

Para a execução da obra será necessário investimentos externos. Por isso, o estudo será minucioso. A parte principal, por exemplo, está sendo feita por um escritório da cidade de Recife, por ser o único - segundo a presidente da FMLF - com expertise no modal. Além disso, quatro pessoas da fundação acompanham de perto as análises.

Sobre o tempo de conclusão do projeto, Tânia Scofield deu o mês de agosto de 2023 como meta. Já que a entrega do documento ao prefeito Bruno Reis acontecerá em setembro.
O Teleférico do Subúrbio pretende retirar boa parte do fluxo de pessoas e veículos da BA-528. As cabines estão previstas para passar por cima do Parque Metropolitano de Pirajá, e, por isso, a previsão é de que além de transporte, o sistema seja também turístico.

"Além de ser um meio de transporte é muito agradável. Você vai ter uma altura considerável. Vai ser por cima de tudo. Por cima de Pirajá, do Parque Metropolitano, enfim. Do teleférico, você consegue ver a Baía de Todos-os-Santos. Então, além de tudo será uma viagem muito agradável"

Teleférico X VLT

Atualmente, os moradores da região do Subúrbio enfrentam dificuldades para acessar regiões mais afastadas da cidade, como o centro, e contam apenas com os ônibus para isso.

Até o momento, o Veículo Leve de Transporte (VLT) do tipo monotrilho foi apresentado pelo Governo da Bahia como solução, após a suspensão do funcionamento dos trens que atendiam a região para reformulação do transporte.

A obra que tem como objetivo, assim como o teleférico, de ampliação da estrutura de mobilidade segue em andamento, através da Concessionária Skyrail Bahia.

Esse projeto tem 25 estações e capacidade de transportar cerca de 172 mil passageiros por dia. Seriam 28 trens, que irão circular ao longo de 23,3 quilômetros para ligar a capital baiana à cidade de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador.

Sobre a presença de dois grandes modais, Tânia acredita que é uma boa complementação do sistema atual de transporte.

"O que tá no projeto, e que eu tenho conhecimento, é que VLT corre na mesma linha do trem. Então, ele sai do Subúrbio até a Calçada. E a gente traz a população até o metrô, até o outro lado. Mas, de alguma forma ele (VLT) permite a mobilidade dos moradores. Eu acho que nenhum modal de transporte substitui o outro. Acho que como a gente não tem ainda um sistema completo, eles se complementam", explicou a presidente da Fundação.

Informações: iBahia
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