Trolebus em SP
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Prefeitura de SP passa a aceitar somente ônibus elétricos no transporte público
quinta-feira, 10 de novembro de 2022A Prefeitura de São Paulo, por meio da SPTrans, visando o cumprimento da Lei de Mudanças Climáticas e a redução da emissão de poluentes na cidade, determinou que agora somente ônibus movidos a tecnologias sustentáveis poderão ser incluídos para operar no sistema de transportes da cidade.
A medida inovadora permite que São Paulo avance na melhoria da qualidade do ar e se alinha às políticas públicas mais modernas existentes no planeta em relação à mobilidade urbana. A utilização de tecnologias sustentáveis irá modernizar a frota da cidade, tornando as viagens mais silenciosas, confortáveis e impactando diretamente a saúde de toda a população da região metropolitana, ao reduzir a emissão de gases poluentes.
Com a mudança, as concessionárias não poderão mais comprar ônibus movidos a diesel, somente com tecnologias que atendam o cronograma de redução de emissão de poluentes previsto na Lei 16.802/2018 e nos contratos vigentes, como os elétricos. A determinação foi comunicada às empresas na última sexta-feira (14).
A medida está alinhada, também, com a meta da gestão municipal de ter 20% da frota da cidade composta por veículos 100% elétricos até 2024. Hoje, os ônibus movidos a bateria representam o modelo que melhor atende os termos da legislação de combate à poluição. A cidade de São Paulo conta, atualmente, com 219 ônibus elétricos, sendo 201 trólebus e 18 movidos a bateria.
Informações: Prefeitura de SP
Postado por Meu Transporte às 22:48 0 comentários
Marcadores: Ônibus Elétricos, São Paulo, Tecnologia Renovável
BRT de Salvador inicia integração a partir da próxima sexta-feira
O BRT de Salvador passará a fazer parte do sistema de integração do transporte coletivo de Salvador a partir de sexta-feira (11) após cerca de 40 dias em fase de testes. O horário de funcionamento permanece das 6h às 22h.
Segundo a prefeitura, o BRT tem apresentado bom desempenho operacional e tido grande aceitação dos usuários. No primeiro mês de operação, 174 mil pessoas usaram o BRT. O equipamento estava em testes desde o dia 30 de setembro, antes de iniciar a operação integrada com os outros modais de transporte da cidade.
A integração vai funcionar nos mesmos moldes já praticados pelos ônibus convencionais da cidade sem que seja cobrado nada mais por isso, uma vez que a tarifa também será a mesma, R$ 4,90.
Quem utiliza o BRT poderá integrar normalmente com os demais ônibus convencionais da cidade, além dos ônibus do Sistema Complementar (STEC), os Amarelinhos, com o metrô e também com ônibus metropolitanos. O período para integração também permanece o mesmo, com intervalo de até 2h.
O conjunto do novo modal tem início pela Via expressa na Avenida ACM, na altura do Shopping da Bahia, e segue até o Parque da Cidade Joventino Silva, no bairro do Itaigara.
O sistema de transporte também possui outros dois trechos: o trecho 2 (Lapa/Cidade Jardim - do Hospital Aliança até a Estação da Lapa, passando pela Av. Vasco da Gama) e o trecho 3 (Parque da Cidade Pituba - Itaigara - Posto dos Namorados).
A previsão é que a Estação Pituba seja entregue em dezembro, nas imediações do Parque Júlio César, com trajeto estendido até a orla, na praça Nossa Senhora da Luz. Em dezembro também devem ser entregues novas linhas do modal, ampliando o serviço aos usuários.
A segunda etapa do BRT, entre o Cidade Jardim e a Estação da Lapa, continua em obra, com previsão de entrega no final de 2023.
Integração
A integração do BRT com os demais modais da cidade será feita da mesma forma que já é realizada pelos usuários com os ônibus convencionais, utilizando os cartões Salvador Card, CCR Metrô e o Metropasse.
Os usuários que desejarem poderão adquirir cartões de integração junto às equipes de apoio presentes nas estações, localizadas próximo às catracas. Quem preferir também poderá comprar o cartão unitário do BRT, porém, este não dá direito à integração.
Informações: Prefeitura de Salvador
Postado por Meu Transporte às 22:44 0 comentários
Marcadores: Bahia
Em SP, Obras da linha 17-Ouro do monotrilho ficam quase R$ 14 milhões mais caras
As obras do monotrilho da futura linha 17-Ouro do Metrô devem ficar quase R$ 14 milhões mais caras. Entre os serviços que justificam o aumento, estão retoques, a conclusão da montagem de estruturas e a compra de peças metálicas para as juntas das vigas, o serviço mais caro da lista — R$ 55 mil para reapertar parafusos —, além de R$ 80 mil para a limpeza de estruturas metálicas que estão com fezes de pombos.
O dinheiro será repassado para as construtoras KPE e Coesa, responsáveis por terminar as sete estações, o pátio de manobras e fazer o acabamento da linha. A nova previsão de inauguração é 2023. As obras se arrastam há dez anos e o projeto original já foi reduzido pela metade.
“Era para ficar pronta em 2014, né. Estamos em 2022... Eu moro numa rua acima. Sempre passo aqui. Já está, inclusive, enferrujando. Não sei quando vai ficar pronto não”, lembrou Gessi Lavrini, dona de casa.
A promessa de que a linha 17 seria um monotrilho para a Copa do Mundo de futebol no Brasil foi assunto nas redes sociais do presidente do Metrô, Silvani Pereira, nesta semana, enquanto ele comemorava que a companhia iria participar da construção de um outro monotrilho, na República Dominicana, país no Caribe.
Silvani foi perguntado sobre o prazo inicial da linha 17 e respondeu: “Cobre de quem prometeu entregar na Copa. O que pode ser feito, respeitando a lei, estamos fazendo”.
A obra da linha 17 enfrenta desafios há anos. Fornecedores faliram, não cumpriram os contratos, e dois operários morreram em serviço. O Metrô até já mandou instalar nas estações as escadas rolantes que custam cerca de R$ 350 cada uma, mas não há data para funcionamento.
No site do Metrô, os prazos aparecem como “em reprogramação". Em agosto, o SP2 mostrou que o próprio presidente da companhia também estava incomodado com o ritmo das obras. Também nas redes sociais, ele disse: "A empresa responsável pela obra não executou o que estava no cronograma, e que todas as medidas estão sendo adotadas pra resolver esse descumprimento".
Em nota, como justificativa do novo aporte, o Metrô disse que o aditivo se refere à inclusão de serviços necessários, como a instalação de peças metálicas para a escada fixa.
Informações: G1 SP
Postado por Meu Transporte às 22:40 0 comentários
Marcadores: Monotrilho, São Paulo, trem/metrô
No DF, Faixa exclusiva da Epia Sul é desativada para ajustes
A faixa exclusiva destinada ao transporte público coletivo na Estrada Parque Indústria e Abastecimento (Epia) será desativada a partir desta quarta-feira (9). A decisão conjunta da Secretaria de Transporte e Mobilidade (Semob) e do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-DF) tem como objetivo fazer ajustes no projeto. O corredor exclusivo da Epia Sul foi implantado no último dia 24 de outubro. Com extensão de 7,6 km, a faixa vai do entroncamento com a Estrada Parque Dom Bosco (DF-025) ao entroncamento com a Estrada Parque Taguatinga (DF-085).
Durante o período de teste, a faixa da direita foi dedicada preferencialmente a ônibus, vans e táxis, nos horários de pico – pela manhã, das 5h às 9h, e à tarde e à noite, das 16h às 19h30 – enquanto os demais veículos deveriam trafegar nas faixas do centro e da esquerda da via. Fora desses horários, o trânsito funcionava em seu fluxo normal, em que todos os veículos transitavam em qualquer faixa.
“Valorizar o transporte coletivo e incentivar a mobilidade sustentável é uma prioridade desta gestão. O que ocorre é que, depois de duas semanas de teste, detectamos a necessidade de realizar algumas intervenções na Epia para que a população possa de fato usufruir dos benefícios de uma faixa exclusiva para ônibus”, afirma o presidente do DER-DF, Fauzi Nacfur Júnior.
Ele explica que o período de teste foi adotado justamente para que fosse possível verificar a viabilidade da adoção do corredor exclusivo, nos dois sentidos da via. O DER-DF tem realizado várias intervenções em diversas rodovias distritais para priorizar o transporte coletivo, seja com faixa exclusiva ou com reversão, visando melhorar o fluxo viário.
O GDF conta com mais de 150 km de faixas exclusivas para o transporte público coletivo. O objetivo dos corredores é melhorar a vida da população que depende de ônibus para se deslocar diariamente ao trabalho e à escola. A ideia é dar mais conforto aos usuários dos coletivos, diminuindo o tempo de viagem nos deslocamentos.
*Com informações do Departamento de Estradas de Rodagem do DF
Postado por Meu Transporte às 22:32 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Distrito Federal
Grande Recife divulga reforço de linhas para primeiro dia de provas do Enem 2022
No próximo domingo (13), estudantes de todo o Estado se submetem ao primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022. Para auxiliar no deslocamento dos feras da Região Metropolitana, o Grande Recife vai dar um reforço na operação de 21 linhas. Juntas, estas linhas terão à disposição 97 ônibus que, juntos, farão 914 viagens ao longo do dia. Ou seja, 26 veículos e 186 viagens a mais que em domingos comuns.
Confira, abaixo, as linhas que terão reforço:
020 – Candeias/TI Tancredo Neves
032 – Setúbal (Conde da Boa Vista)
061 – Piedade
071 – Candeias
346 – TI TIP (Conde da Boa Vista)
440 – CDU/Caxangá/Boa Viagem
860 – TI Xambá (Príncipe)
1977 – TI Pelópidas (Conde da Boa Vista)
202 – Barro Macaxeira (Várzea)
640 – Guabiraba/Derby (Joana Bezerra)
2431 – TI CDU/TI Caxangá (UFPE)
2466 – Vera Cruz/TI Camaragibe
2490 – TI Camaragibe/TI Macaxeira
2920 – TI Rio Doce/TI CDU
521 – Alto Santa Isabel (Conde da Boa Vista)
522 – Dois Irmãos (Rui Barbosa)
162 – Muribeca/TI Cajueiro Seco
163 – TI Cajueiro Seco (Circular)
164 – Marcos Freire/TI Cajueiro Seco
168 – TI Tancredo Neves (Conde da Boa Vista)
198 – Ipojuca/TI Cabo
Neste dia, a Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio funcionará das 07h às 19h, no número 0800 081 0158, apenas para chamadas de telefone fixo, e o Whatsapp (99488.3999) das 05h30 às 21h30 para mensagens de texto, áudio, fotos ou vídeos. Os clientes podem entrar em contato com estes canais de comunicação para tirar dúvidas, dar sugestões ou registrar reclamações.
Informações: GRCT
Postado por Meu Transporte às 22:29 0 comentários
Marcadores: Concursos, Pernambuco
Moradores da Vila Paulicéia passam a ser atendidos pela linha 1778/10
A SPTrans informa que a partir de sábado, 3 de dezembro, a linha 1778/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana ligará o sistema metroviário aos moradores do bairro de Vila Paulicéia e imediações. Para isso, será necessário alterar o itinerário da linha que passará a atender a Avenida Águas de São Pedro e as ruas Pedro Cacunda e Maria do Carmo Sene, na Zona Norte.
Os passageiros que utilizam a linha para embarque/desembarque na Avenida Nova Cantareira e Av. Leôncio de Magalhães terão como opção as linhas 107T/10 Metrô Tucuruvi – Term. Pinheiros, 174M/10 Vila Sabrina – Museu Ipiranga e 1788/10 Jd. Fontalis – Metrô Santana.
Acompanhe o novo itinerário:
1778/10 Jardim Cabuçu – Metrô Santana
Sentido único: normal até Avenida Nova Cantareira, Avenida Águas de São Pedro, Rua Maria do Carmo Sene, Rua Professor Antônio Pena, Rua Pedro Cacunda, Avenida Luís Dumont Villares, Praça Orlando Silva, Rua Dr. Olavo Egídio, Rua Ezequiel Freire, Rua Darzan, Rua Dr.Zuquim, Rua Duarte de Azevedo, Praça Orlando, Avenida Luís Dumont Villares, Rua Tomé Portes, Avenida Águas de São Pedro, Avenida Nova Cantareira, prosseguindo normal.
Informações: SPTrans
Postado por Meu Transporte às 22:24 0 comentários
Marcadores: São Paulo
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