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Prefeitura de Campina Grande garante ônibus para estudantes da UEPB e UFCG
segunda-feira, 25 de abril de 2022A Prefeitura de Campina Grande, por meio da Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), determinou aos Consórcios Santa Maria e Santa Verônica, nesta quarta-feira, 20, o retorno das linhas noturnas que deverão fazer a rota universitária, passando pelas Universidades Estadual da Paraíba (UEPB) e Federal de Campina Grande (UFCG), no bairro de Bodocongó, garantindo ida e volta para os estudantes e funcionários das instituições.
De acordo com a Ordem de Serviço 0006/2022, a partir de segunda-feira, 25, as linhas 303 e 333 farão as citadas rotas, no turno da noite. Além disso, quem estiver transitando na linha 245 e precisar ir à UEPB, deverá descer no Terminal de Integração do Chico Mendes e fazer a integração com um ônibus alimentador, que levará os passageiros para a universidade.
A linha 245 terá o espaço de tempo entre os ônibus reduzido a 25 minutos, o que deixará o percurso mais rápido para os usuários. Além disso, as linhas 020, 022, 044, 066, 090A, 110, 111, 245, 092, 263, 303, 333, 404, 055, 555, 903A, 903B, 909, 910, 955 terão seus horários estendidos, nos dias úteis, até 22h30.
As linhas que farão as rotas universitárias deverão dar continuidade com o circular após 19h30, chegando às universidades às 20h, 21h e 22h, seguindo para o Terminal de Integração do Centro; e às 20h30, 21h30 e 22h30 sairão do Terminal para os bairros.
Quanto ao atendimento da região universitária durante o dia, além das linhas 303, 333 e da alimentadora oriunda do Terminal do Chico Mendes, haverá a reativação da linha 300B. Esta linha fará o percurso Centro-UFCG-UEPB, transitando pela Avenida Pedro II (lateral da Feira da Prata, no sentido Centro-bairro).
O superintendente da STTP, Carlos Dunga Júnior, explica que a operação dos ônibus foi pensada com o máximo de cuidado, para atender a alta demanda de estudantes das duas universidades públicas.
“Nunca deixamos de escutar os usuários do sistema e buscamos planejar a rota dos ônibus, no retorno presencial das atividades nas universidades, de forma a garantir que todos possam transitar com tranquilidade ao ir e voltar do ambiente de estudo. O objetivo é cumprir nosso dever, enquanto gestão pública, de ouvir, dialogar e atender as demandas para que todos possam exercer seus direitos de ir e vir”, ponderou Dunga.
Informações: G1
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Marcadores: Paraíba
Estudos vão nortear criação de linhas de ônibus na madrugada em Goiânia
O presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC), Tarcísio Abreu, explicou que não vê dificuldades na criação de linhas de ônibus que funcionem durante a madrugada. A demanda surge a partir de um projeto de lei em tramitação que obriga as empresas a rodarem por 24 horas.
“Não vejo dificuldade em fazer, mas só que, para a gente fazer isso, para implementar isso, a gente precisa de estudo, precisa de avaliação. Ver o volume de passageiros. Quantos passageiros são? Vou implementar um corujão em qual sentido? Para qual rota?”, destacou Abreu ao DG.
Nesse sentido, é importante buscar o equilíbrio para que o serviço não entre em bancarrota. “Eu acho que toda linha nova, todo serviço novo a gente precisa avaliar os dois lados. Eu preciso avaliar o lado do usuário, porque ele tem um interesse, ele tem necessidades de se locomover dentro da cidade, e tenho que avaliar a sustentabilidade desse sistema. O sistema, ele é feito assim: algumas linhas mais produtivas pagam linhas não produtivas. Então, a gente precisa buscar esse equilíbrio, o sistema tem que ser sustentável”, pontuou.
Atualmente, apenas a Metrobus mantém uma linha durante toda a madrugada. Chamado Corujão, o serviço já existe por décadas. O projeto de lei do deputado estadual Henrique Arantes (MDB) exige que as outras concessionárias do transporte coletivo coloquem ônibus para rodar entre a meia noite e às seis horas da manhã.
De acordo com o projeto ficará a cargo da Câmara Deliberativa de Transportes Coletivos (CDTC) a elaboração de um projeto que atenda ao texto dentro dos próximos sessenta dias após o texto aprovado. O deputado ainda pontua que o projeto fomenta a criação de empregos já que novos postos deverão ser criados com sua aprovação.
Informações: Diário de Goiás
Postado por Meu Transporte às 07:43 0 comentários
Marcadores: Goiás
Urbes anuncia instalação de bilheterias de autoatendimento nos terminais Santo Antônio e São Paulo
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Urbes – Trânsito e Transportes, finaliza os procedimentos para instalação de, ao todo, 17 bilheterias de autoatendimento nos Terminais Santo Antônio (TSA) e São Paulo (TSP). Os dez primeiros dispositivos, em fase de teste, começarão a operar na quarta-feira (27), sendo cinco em cada um dos dois terminais.
“A Urbes vem tomando providências no sentido de diminuir o tempo de atendimento nas bilheterias dos terminais, reforçando o número de atendentes nos horários de maior demanda e, mais do que isso, já está configurando as máquinas para início do autoatendimento na compra de passes. O objetivo é a qualidade do atendimento, sempre ligado ao que há de mais moderno no mercado”, aponta o diretor-presidente da Urbes, Sérgio Barreto.
A Urbes prevê que as máquinas comecem a ser instaladas no início da próxima semana, como mais uma alternativa aos usuários do transporte público. “A medida contribuirá para dar mais agilidade na aquisição do bilhete. Quem preferir também terá a opção de comprar nos guiches da Urbes”, complementa.
Vans e novo site
Outras duas medidas ainda estão sendo providenciadas pela Urbes, para agilizar a compra de bilhetes pelo usuário do transporte público na cidade e igualmente entrarão em funcionamento, em breve.
Uma delas será disponibilizar duas vans, com equipe de venda de bilhetes. Esses veículos funcionarão como unidades volantes e serão direcionadas a pontos ou terminais em que for constatado aumento da demanda na aquisição de passagens. A previsão é que esse serviço esteja disponível dentro de uma semana.
Mais uma ação da Urbes será a modernização do seu site, a fim de providenciar também a compra de bilhetes, via cartão de crédito ou débito. “O site será todo redesenhado, focado em serviços à população, e deve ficar pronto em até dois meses. Porém, antes mesmo disso, em menos de 30 dias, já devemos possibilitar esse tipo de compra no site atual”. Assim, o usuário poderá comprar o bilhete de qualquer lugar onde esteja, seja em casa, no trabalho ou, mesmo, na rua, tudo pelo celular, inclusive”, adianta o diretor-presidente da Urbes.
A empresa lembra, ainda, que mantém 160 postos credenciaos de venda de bilhetes, espalhados por todas as regiões da cidade, e que planeja ampliar essa rede.
Ainda, outra alternativa é que os usuários das linhas operadas pelas concessionárias BRT e Consor comprem os passes via aplicativo Cittamobi, baixado diretamente no celular. A Urbes já realiza estudos para estender a utilização desse aplicativo também aos usuários das linhas operadas pela empresa City, integrando todo o sistema.
Melhorias nas linhas de ônibus
Desde o início deste ano, todas as linhas do transporte coletivo são monitoradas diariamente e em período integral, pelas equipes das três operadoras responsáveis, ConSor, City e BRT Sorocaba, além da Urbes – Trânsito e Transportes. Inicialmente, a intervenção operacional, se necessário, ocorre por meio da inserção de viagens adicionais (extras) e, mantendo-se a procura por parte dos passageiros, essas viagens adicionais permanecem definitivamente na programação daquela determinada linha.
Os ajustes dinâmicos na programação horária de várias linhas do sistema ocorrem como forma de manter a regularidade entre as viagens e otimizar a distribuição do fluxo, evitando viagens lotadas. No entanto, quando alguma situação de lotação é registrada, imediatamente são inseridas viagens extras, até que uma nova programação readequada seja viabilizada para aquela linha.
Com isso, já foram realizadas alterações e melhorias em diversas linhas, como: (03) Nova Esperança; (05) Vila Carvalho / Vila Fiori; (06) Barcelona; (10) Senac; (14) Santa Rosália; (25) Itavuvu; (T30) Brigadeiro Tobias; (T31) Cajuru; (45) Retiro São João; (47) Barcelona; (52) Cidade Universitária; (55) Rodrigo; (65) Campolim; (66) Ipatinga; (68) Sol Nascente; (110) Vitória Régia; (T140) Terminal Santo Antônio / Terminal Vitória Régia; (D200) Norte x Sul; (303) Interbairros 3 e (307) Interbairros 7.
Em geral, informa a Urbes, os grandes fluxos são registrados nas linhas que atendem aos principais corredores do transporte público, isto é, as principais avenidas da cidade. Quanto ao movimento de passageiros, há registro de maior utilização nos períodos de pagamento/vale ou datas que antecedem e sucedem feriados.
Quanto a atrasos ou lotações, quando ocorrem, podem ser provocados, ainda, por ocorrências adversas à operação, como, por exemplo, acidentes de trânsito e veículos de passeio parados na rua por alguma falha técnica.
Frota de ônibus continua crescendo
As operadoras do transporte público em Sorocaba continuam adquirindo novos ônibus zero quilômetro para compor as frotas e, com isso, atender às necessidades de viagens, sempre com mais comodidade e conforto. Os veículos estão sendo substituídos por outros mais modernos e tecnológicos, equipados com ar-condicionado, rede de internet sem fio e entrada USB para carregamento de celular e eletrônicos, além de serem mais espaçosos e oferecerem maior capacidade de passageiros. Até início de maio, ainda mais novos e maiores ônibus serão incorporados ao sistema, para melhorias das linhas, tais como as que atendem à Zona Industrial do Éden e Cajuru.
O município de Sorocaba opera, hoje, com 100% da frota do transporte coletivo. Atualmente, são 371 ônibus em operação, sendo 31 articulados e 29 superarticulados, com capacidade de transporte para até 660.671 passageiros/dia útil, bem acima da demanda (mais de quatro vezes maior), que é de 155 mil passageiros/dia útil, em média. São 118 linhas operantes e 2.425.230 viagens/ano.
Em 2020, ano de início da pandemia, eram 300 veículos em operação, em 109 linhas e 1.794.961 viagens/ano. Ou seja, atualmente, a demanda é menor para uma capacidade de atendimento da frota bem maior, sempre como forma de evitar aglomerações.
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 07:38 0 comentários
Marcadores: São Paulo
Grande Recife, VLT pega fogo durante a operação
Um trem do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) da linha diesel do Metrô do Recife pegou fogo na manhã deste sábado (23), na cidade de Cabo de Santo Agostinho, região metropolitana. Por causa do incidentem, os passageiros tiveram que descer e caminhar entre os trilhos.
O princípio de incêndio foi registrado por volta das 11h, no ramal Cajueiro Seco/Cabo de Santo Agostinho. Segundo a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), operadora do sistema, não houve feridos e o trem foi levado para a manutenção.
A CBTU informou ainda que as causas do incidente serão investigadas. Testemunhas disseram que ambos os ramais, que vão para Cajueiro Seco e para o Curado, ficaram paralisados. Segundo um passageiro, o ar-condicionado da composição pegou fogo e os vagões ficaram tomados pela fumaça.
Informações: BNews
Postado por Meu Transporte às 07:27 0 comentários
Marcadores: Pernambuco, VLT
Porto Alegre terá mais de 1,5 mil novos abrigos de ônibus
quinta-feira, 21 de abril de 2022
Porto Alegre contará com um mobiliário urbano mais moderno e sustentável ainda neste primeiro semestre. O contrato de concessão de 1.507 novos e interativos abrigos de ônibus foi firmado com o consórcio Abrigo Inova Poa (homologado por meio de processo licitatório). Serão instaladas 100 câmeras de monitoramento, 180 painéis de próxima chegada e 75 abrigos com telhado verde.
O consórcio será responsável pelo fornecimento, instalação e manutenção do mobiliário. A instalação começa em até 60 dias.
“Teremos painéis com funcionalidades inéditas orientando a chegada dos próximos ônibus, câmeras de segurança digitais, assentos individuais nas paradas, espaço para cadeirantes, acessibilidade com o piso podotátil, carregador USB, iluminação, proteção lateral para chuva e informações aos usuários. Tudo sem custo para o município”, afirma a secretária de Parcerias, Ana Pellini.
Segundo Ana, a iniciativa representa um grande ganho para a cidade, pois, além de instalar novos abrigos, vai mantê-los por 20 anos. “O projeto tem um impacto significativo na paisagem urbana e na autoestima do cidadão", completa a secretária.
Contrato - A companhia assinou contrato no valor de R$ 29,38 milhões e terá como contrapartida a exclusividade na exploração publicitária de mídia nos espaços. “A outorga foi definida em abrigos de ônibus adicionais e não em dinheiro, beneficiando o usuário do transporte público. A oferta foi 30% superior aos 1.144 originais estimados no edital, a serem implantados pelo Consórcio Abrigo Inova Poa”, explica o diretor de Estruturação de Desestatização da Secretaria de Parcerias, Fernando Pimentel, coordenador do projeto.
A concessão com a empresa vencedora será fiscalizada pela Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana. O secretário responsável pela pasta, Adão de Castro Júnior, destaca que a prefeitura trabalha para qualificar o transporte público em Porto Alegre. “O contrato firmado com a iniciativa privada vem a se somar com outras ações que irão auxiliar na entrega de um serviço melhor à população”, diz o secretário.
“Vamos oferecer tecnologia e usabilidade à população e às marcas que querem se conectar com essas pessoas, impactando positivamente e contribuindo para a melhoria da mobilidade na cidade”, ressalta Alexandre Guerrero, CEO da Eletromidia.
Informações: Prefeitura de Porto Alegre
Postado por Meu Transporte às 22:55 0 comentários
Marcadores: Rio Grande do Sul
Em Campo Grande, Corredor de transporte coletivo vai reduzir 25% da viagem de ônibus
Primeiro trecho do corredor sudoeste do transporte coletivo nas ruas Guia Lopes /Brilhante/ Marechal Deodoro, vai reduzir em 25% o tempo médio do trajeto de ônibus centro /bairro e bairro/centro.
Quando toda a malha de corredores, com mais de 54 km, estiver funcionando, a expectativa é que a velocidade média dos ônibus passa de 16 para 20 km/h. Este primeiro trecho, de 3,5 km, liga a Avenida Afonso Pena ao Terminal Bandeirantes.
Circulam diariamente pelo corredor colocado em funcionamento nesta segunda-feira, 45 ônibus de 6 linhas (Caiobá /Aero Rancho, Centro /Santa Emília , Centro/Lageado , Aero Rancho /General Osório , Bandeirantes/Nova Bahia e Aero Rancho /Nova Bahia). Conforme a Prefeitura da Capital, a partir de agora será proibido o estacionamento na pista reservada aos ônibus. Também não está autorizada a conversão à esquerda em 5 esquinas onde foram construídas as estações de embarque e desembarque.
Secretário municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos, Rudi Fiorese, e o diretor geral da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine Bruno, passaram boa parte da manhã de segunda-feira (19) acompanhando a entrada em funcionamento do corredor.
Outro trecho
Nos próximos dias serão retomadas as obras do trecho complementar do Corredor Sudoeste, ligação entre os terminais Bandeirante e Aero Rancho pela Avenida Marechal Deodoro. O trecho de 5,2 km já foi recapeado, falta concluir as estações de transbordo e reordenar o trânsito no Trevo Imbirussu.
Na Avenida Bandeirantes, trecho final da ligação bairro /centro do corredor, está pronto o recapeamento, a sinalização está quase pronta, e será feita uma nova licitação para a construção das sete estações planejadas. Já está pronto o corredor da Rua Bahia, entre Afonso Pena e a Coronel Antonino, onde só falta a construção das estações de embarque. Estão em andamento as obras dos corredores da Avenida Calógeras e da Rui Barbosa.
Informações: Capital News
Postado por Meu Transporte às 22:49 0 comentários
Marcadores: Corredores de Ônibus, Mato Grosso do Sul
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